Achei Sudoeste

22 Jul 2013 - 17:48h

Em uma operação conjunta entre o núcleo de inteligência da 34ª CIPM e Investigadores da 20ª Coorpin - coordenada pelo delegado Arilano Botelho - a polícia prendeu, na tarde desta segunda-feira (22), Renildo Pereira. O detido estava até recentemente que cumprindo pena na delegacia por tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o delegado esclareceu que há dias as investigações foram intensificadas e, com a ajuda de denúncias anônimas, foi possível chegar até Renildo. O preso é também acusado de praticar vários assaltos na cidade. “O meliante atuava como um agente do tráfico”, contou o delegado, dizendo que Renildo já está sendo investigado por participação em várias tentavas de homicídios. Um dos crimes que o investigado pode ter cometido foram os diversos disparos de contra a casa de um pedreiro no Bairro Malhada Branca. O possível homicida foi pego após fretar o serviço de uma moto táxi. O piloto chegou a ser conduzido à delegacia, mas foi liberado em seguida por não ter indício de envolvimento com o preso. 

Com Renildo a polícia encontrou uma pistola de fabricação argentina - municiada com 17 cartuchos intactos e numeração raspada, celulares e uma grande quantia em dinheiro. A arma foi encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT). “Através da perícia [na arma] poderemos elucidar outros crimes no município”, acredita o delegado. Sobre a grande quantidade de delitos ocorridos em Brumado, Botelho comentou: “Sabemos que a população está apreensiva, mas é preciso levar em consideração que um meliante leva no máximo cinco minutos roubando um estabelecimento, enquanto nós, às vezes, vamos precisar de dias para provar o crime com embasamento concreto”. Arilano Botelho pediu a compreensão da comunidade local, explicando que o trabalho da polícia não é tão simples. “Estamos trabalhando para combater a ação desses marginais e essa prisão é fruto do nosso esforço contínuo de combater a criminalidade”, encerrou o delegado.

22 Jul 2013 - 17:28h

Após denúncias anônimas, dois jovens portando armas de fogo foram detidos pela Polícia Militar na manhã desta segunda-feira, 22. Os dois estavam andando pelas ruas do Bairro Malhada Branca exibindo um revólver calibre 38 com quatro munições intactas. De acordo com a polícia, os jovens, ao perceberem a aproximação da viatura, tentaram se livrar da arma, mas mesmo assim foram flagrados. Os dois foram encaminhados à delegacia e devem responder por porte ilegal de arma de fogo.

22 Jul 2013 - 17:10h

O avião que trouxe o papa Francisco ao Brasil aterrissou às 15h43 desta segunda-feira (22) na Base Aérea do Galeão, área militar que fica ao lado do aeroporto do Galeão, na Ilha do Governador, na zona norte do Rio de Janeiro. De acordo com o Bahia Notícias, o pontífice desembarcou da aeronave, um Airbus A330 da companhia italiana Alitalia, e foi recebido pela presidente Dilma Rousseff e dezenas de autoridades brasileiras. O voo partiu do Aeroporto de Fiumicino, em Roma, às 8h55 (3h55 de Brasília).

22 Jul 2013 - 16:59h

A Praça Wenceslau Risério de Araújo, localizada no Bairro Santa Tereza em Brumado, é das poucas que tiveram duas inaugurações em menos de seis meses. Antes mesmo de ser concluída, a Praça foi inaugurada dia 27 de dezembro de 2012, pelo então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. A ação foi uma forma do político conseguir o feito de encerrar seu mandato com o maior número possível de obras inauguradas. Mas como a obra ficou pela metade, coube ao atual prefeito Aguiberto Lima Dias (PSL) concluir. Finalizada, a Praça foi inaugurada novamente durante os festejos de aniversário da cidade, no dia 08 junho de 2013. Na ocasião uma nova placa foi descerrada. Uma única praça, feita por dois prefeitos, com duas inaugurações e dois gastos com placas e evento inaugural.

22 Jul 2013 - 15:11h

Através de uma denúncia anônima feita nesta segunda-feira (22), por volta das 10 horas, a Polícia Militar de Aracatu, no sudoeste baiano, foi informada sobre uma motocicleta de cor preta - placa de Vitória da Conquista, JRO 6630 - que estava circulando e havia sido roubada. Os policiais localizaram a moto estacionada na Praça Coronel Cândido da Silveira Santos e, ao consultar a documentação, descobriram que realmente era produto de roubo/ furto. A polícia conduziu e apresentou o veículo na delegacia.

22 Jul 2013 - 14:57h

Inconformado com o espaço tomado por uma obra na Rua Padre Miguelino, situada no Bairro das Flores em Brumado, o internauta Ronnei Augusto enviou fotos da situação ao site Brumado Notícias. De acordo com as imagens e com o próprio internauta, a calçada da via está tomada por materiais de construção. “No sábado (dia 20) havia duas betoneiras e eu não pude sequer passar de carro pela rua. Isso é um absurdo”, reclamou. Ronnei comentou no e-mail enviado que não é a primeira vez que o dono da obra dificulta a passagem pela via. “Espero que a Prefeitura Municipal tome alguma providência sobre isso”, falou.


O leitor Ronnei Augutsto enviou a foto e informações ao Brumado Notícias. Participe você também do Internauta Repórter. Envie-nos fotos, fatos e vídeos para nossa redação. Nosso e-mail: [email protected] 

22 Jul 2013 - 14:01h

Durante uma ronda de rotina na madrugada de ontem, domingo (21), pela Avenida Dr. Guilherme Dias - Centro de Brumado, uma guarnição da Polícia Militar encontrou um homem carregando um monitor de computador. A ação suspeita levou os policiais a questionar o homem a respeito do aparelho que carregava. De início, ele alegou que estava levando o equipamento para manutenção. “Às 3 horas da madrugada de domingo? Quem é que presta esse serviço na cidade que nós não conhecemos?”, questionou um policial. Amedrontado, o suspeito confessou ter arrombado uma loja especializada em assistência para motocicletas, de onde subtraiu o monitor. Para entrar no local, o arrombador retirou parte do telhado e quebrou o forro de gesso, deixando um grande estrago. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o proprietário da loja disse que o homem já foi seu funcionário e havia pedido uma nova oportunidade de emprego recentemente. A polícia acredita que o arrombamento possa ter sido por vingança, já que a oferta de trabalho foi negada. E antes de arrombar o estabelecimento, o homem ainda foi visto tentando violar um posto de combustíveis, mas, como não conseguiu, levou apenas uma sacola contendo lacres de conferência de abastecimento, a qual estava em uma das bombas. O ex-funcionário, agora arrombador, está detido à disposição da justiça.

22 Jul 2013 - 11:15h

A Rua 2 de Julho, em Brumado, recebeu na noite do último domingo (21) cerca de mil pessoas de diversas partes da cidade para celebrar a tradicional festa em alusão ao dia da independência da Bahia - 2 julho, que dá o nome da via. Nesse ano, o evento teve sua data alterada por conta de outras festas na região, pois integrantes da comissão organizadora da 2 de Julho também estariam nesses lugares com suas barracas ambulantes. Com apoio da Prefeitura Municipal, do comércio e da Polícia Militar, a festa 2 de Julho contou com a animação de artistas locais, entre eles Serginho Cardoso, Pressão da Bahia, Lazaro Jakarine, Jorginho dos Teclados e Tchucko Baiano. E uma da característica do evento esse ano foi a tranquilidade, já que a polícia não registrou nenhum incidente ou ato de violência.

22 Jul 2013 - 11:10h

O Partido Democrático Trabalhista (PDT) promoveu na última sexta-feira (19) a convenção municipal da sigla em Brumado. O evento teve a finalidade de definir o diretório municipal do partido - composto por 21 titulares e 7 suplentes - e eleger a diretoria executiva para um mandato de dois anos. Para a presidência foi reeleita Maria de Fátima Martins; no cargo de vice ficou Jussara Bonfim, sendo Fabiano Lima o 2º vice; e ainda Nilzete Rosa Cardoso como secretária e Perinalva Silva, tesoureira. Na ocasião foram escolhidos também os integrantes do Conselho Fiscal e da Comissão de Ética Partidária. A convenção, realizada na Câmara de Vereadores, teve a participação do deputado estadual João Bonfim, do vereador José Carlos Reis, líder do PDT e do governo na Câmara, do ex-prefeito Agamenon Lima Santana, do chefe do gabinete municipal, Miguel Lima Dias, representando o prefeito Aguiberto Lima Dias, e de filiados da sigla e vereadores brumadenses, entre outras autoridades.

22 Jul 2013 - 10:18h

Na companhia de familiares e amigos, seu Arthur e dona Lindaura Pereira comemoraram neste domingo (21) 70 anos de união. Durante a manhã, o casal assistiu uma missa celebrada pelo Padre Sandro na Igreja Nossa Senhora de Fátima, no Bairro São Félix. Em seguida, participaram de um almoço com toda família. Com 90 anos, seu Arthur disse estar feliz depois de tanto tempo ao lado da esposa e deu a receita para a vida longa no casamento. “Antigamente, a gente se casava para viver por toda a vida, mas hoje muitos se casam por farra, diversão, não levam a sério o belo arranjo de Deus de unir o homem e a mulher. Mas eu tenho muito orgulho e agradeço a Deus por ter me trazido a essa idade junto com minha esposa e pela família que produzimos. Tenho orgulho da família que construímos e, se tivesse condições de repetir, faria tudo de novo”, garantiu o patriarca. Dona Lindaura, de 88 anos, também falou sobre o momento. “O amor nos uniu e nos manteve juntos, por isso estamos celebrando com alegria essa data”, resumiu.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

22 Jul 2013 - 10:10h

Na noite da última terça-feira (09), a Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana realizou solenidade para posse da nova diretoria administrativa, que atuará durante o biênio 2013-2015. Durante os discursos de posse, foram destacados importantes trabalhos promovidos pela Loja Maçônica na comunidade, entre os quais a ampliação da parceria da Maçonaria brumadense em prol de serviços comunitários em comum e a valorização da cidadania. Estiveram presentes na cerimônia diversos maçons, obreiros da Loja Maçônica Manoel Carvalho, da Loja Maçônica Deus, União e Trabalho Livramentense, o Delegado do 31º Distrito, jurisdição da Grande Loja Maçônica do Estado da Bahia (GLEB), Nildomar Lima Meira; do Clube da Fraternidade; representantes das Ordens Para-Maçônicas da Aliança Sertaneja, além de familiares e autoridades militares e políticas. A diretoria ficou assim composta: Venerável Mestre (Presidente) - Luciano Natividade Ataíde; 1º Vigilante (1º Vice-Presidente) - Rodrigo Lima Dias Soares; 2º Vigilante (2º Vice-Presidente) - Manoel Gonçalves Neto; Orador - Walter Castro Bonfim; Orador Adjunto - Miguel Lima Dias; Secretário - Mateus Lima; Secretário Adjunto - Gláuber Daniken Ataíde Novais; Tesoureiro - Ramom Lima Dias; Tesoureiro Adjunto - José Meira de Almeida; Chanceler - José Eunápio dos Santos e Chanceler Adjunto - Fábio Luís Coêlho de Oliveira. O Corpo de Oficiais e os membros das Comissões tomarão posse na reunião seguinte.

22 Jul 2013 - 10:02h

Ansiosos para estar frente a frente com o Papa Francisco, 18 jovens católicos brumadenses embarcaram no início da tarde deste domingo (21) rumo ao Rio de Janeiro, onde participarão da Jornada Mundial da Juventude (JMJ). Antes de chegarem ao destino final, os jovens irão parar na cidade de Caetité, a fim de participaram das festividades da padroeira local e das comemorações do centenário da Diocese. À noite, juntamente com outros jovens de Caetité e Guanambi, o grupo seguirá viagem. No último sábado (20), os jovens brumadenses participaram de uma novena celebrada na Igreja São Cristóvão, onde receberam as bênçãos e recomendações para a viagem. Emocionado com a oportunidade, Caio César descreveu a sensação de ir ao encontro do líder católico. “Estamos animados, pois será um encontro internacional que irá mudar o rosto da Igreja em nosso Brasil. Será nosso encontro não apenas com o Papa, mas também com Cristo, pois estamos indo em busca de mais experiência para o amadurecimento de nossa fé cristã”, disse.

22 Jul 2013 - 08:14h

Os brumadenses estão animados com as reformas que estão sendo realizadas nas praças públicas da cidade, onde o verde volta a predominar. “Após oito anos em que só se construíam calçadões cinzentos, enfim temos o retorno de áreas verdes em nossas praças. Praça sem o verde e o colorido das plantas não é praça, é apenas um ponto vazio. Tomara que todas as praças de nossa cidade recebam a mesma atenção. Isso é qualidade de vida para nós”, comentou o aposentando Cláudio de Jesus. As principais mudanças podem ser vistas nas praças Coronel Zeca Leite (Prefeitura), Capitão Francisco de Souza Meira (Matriz) e Armindo Azevedo, onde foram plantadas gramas, palmeiras e árvores de espécies variadas. Outras praças, como a Hélio Cotrim, também começaram a ser reformadas. “Dessa forma, até quem nos visitar terá prazer de passear em nossas praças. Sabemos que precisamos melhorar na saúde e educação, mas também éramos carentes de belas praças como pontos de lazer, onde nossas crianças possam brincar e se alegrar. Não é só o verde na praça, mas é o prazer e o sentir-se bem no lugar onde vivemos”, disse a dona de casa Lícia Nunes.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

21 Jul 2013 - 18:23h

Um veículo Fiesta capotou na tarde deste domingo (21), na BA-026, em Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o motorista do veículo, identificado como Rafael, perdeu o controle da direção após cair em um buraco na pista e, em seguida, capotou. Além do motorista, duas brumadenses, Raquel Azevedo e Andréa Azevedo, além de uma amiga da cidade de Feira de Santana, estavam no veículo. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu e os ocupantes do automóvel passam bem. O carro ficou capotado na rodovia e, enquanto o mesmo não era guinchado, os motoristas tiveram de redobrar a atenção a fim de que novos acidentes fossem evitados.

21 Jul 2013 - 17:40h

Por Irlando Oliveira*

Pela sapiência divina, o período da infância no ser humano é o mais largo dos animais – quer racionais ou irracionais –, fazendo com que seus progenitores se dediquem aos ministérios da paternidade e da maternidade por um bom período de tempo. No que se refere à educação dos nossos filhos, sabemos que não existe uma receita pronta; não se constitui tarefa fácil; contudo, quando os pais não se doam nesse sentido, os frutos a serem colhidos poderão ser assaz amargos.

 

Os rudimentos do processo educacional dos nossos filhos sucedem-se no seio do lar, sendo complementado pela escola – que tem uma função social de alta relevância –, apresentando seus reflexos na sociedade. No lar ou na família, devem os pais intensificar as suas ações, objetivando a excelência da educação doméstica; devem buscar impor limites à prole, desde os pequenos atos. Se proíbem algo aos seus filhos, têm a obrigação de fiscalizar aquilo que foi vetado, sob pena de cair no descrédito e não mais ter aceitas tais proibições. Não nos esqueçamos de que nossos filhos precisam de nós! Precisam de um guia para a vida, e este guia, na família, são e devem ser os pais. De igual modo, na escola deve ser o professor. Pais e professores, na educação dos pequeninos, devem ser exemplo, já que estes vêem naqueles seus modelos, verdadeiros paradigmas a serem seguidos! Acreditem!

 

Todos nós nos apresentamos no mundo com um cabedal psicológico que nos é próprio, eivado de vícios e de virtudes; de coisas ruins e de coisas boas, no que tange à nossa atitude comportamental. Cabe aos pais, no processo educacional da prole, buscar identificar aquilo de bom e aquilo de ruim que vêem nos seus filhos. Aquilo de bom, deverá ser enaltecido; aquilo de ruim, deverá ser coibido, ser orientado. E não vamos nos iludir que aquela nossa criancinha é um poço somente de virtudes; ela também tem as suas mazelas morais, e estas precisam ser buriladas, trabalhadas pelos pais, no lar, na família. Um exemplo prático que podemos citar é quando nossos filhos trazem algum coleguinha para brincar com eles; percebemos, às vezes, o vício egoísmo em nossos filhos, no momento em que os mesmos não desejam dividir seus brinquedos com seu amiguinho, e isso deve ser combatido pelos pais, como forma de se transformar, com o passar do tempo, o referido vício na virtude altruísmo. Esse é e deve ser o papel arrostado pelos pais que intentam dar um certo direcionamento de princípios de dignidade, honradez e probidade à prole. Não cabem mais aqui aquelas máximas de mães e pais excessivamente protetores, os quais nunca vêem defeitos nos seus filhos, tais como: “meu filho é um amor... meu menino é um anjo... meu filho não tem defeito”. Tem sim! Nossos filhos têm defeitos, sim! E não adianta querer escondê-los. A carapuça terminará caindo em nossas próprias cabeças! É preferível nós, pais, identificarmos tais defeitos, do que aqueloutros que não integram o convívio familiar!

 

Devem, também, os pais acompanhar seus filhos; investigar o local onde estão frequentando, bem como quais as suas companhias. Isto é fundamental no processo educacional! Vemos, através da mídia, vários casos de narcotraficantes que buscam aliciar os menores de idade para o tráfico de entorpecentes, por exemplo. E isto não é à toa! Os criminosos sabem, perfeitamente, que o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) tem todo um elenco de mecanismos protetivos para os menores de idade. Desta forma, se os pequeninos forem pegos em prática de ato infracional, as penalidades serão bem mais brandas, bem mais suaves.

 

Lembremo-nos de que os adultos, quando infringem as leis, praticam crimes, ao passo que os menores de idade, à luz do estatuto mencionado, praticam atos infracionais, ainda que em situações análogas. E o legislador assim estabeleceu entendendo que os menores de idade ainda não têm a sua personalidade e o seu caráter devidamente forjados. Eles ainda estão em processo de formatação psicológica, de maturação. Há adultos que ainda não dispõem de maturidade para a vida, dirá tais menores! Daí a discussão atual no nosso país derredor da mudança da maioridade penal, diante de atos levados a efeito por menores, com requintes de crueldade.

 

No ambiente escolar, o qual já falamos dispor de uma função social importantíssima – já que permitirá aos nossos filhos vivenciarem uma ambiência completamente diferenciada daqueloutra experienciada no lar, no seio da família, pois eles estarão ao lado de pessoas outras que não de pai, mãe, irmão ou irmã –, a questão da imposição de limites deve ser mantida. Afinal, guardadas as proporções, os limites vistos pela prole em casa, serão também constatados na escola, por ocasião das suas regras, as quais estão insculpidas no regimento do estabelecimento de ensino. Se em casa a sanção era um castigo, como, por exemplo, não deixar brincar de bola depois dos estudos, na escola a pena pelo ato equivocado será uma suspensão temporária. Ou seja, o processo educacional continua, levando nossos filhos a entenderem que tudo na vida são regras; que a vida, toda ela, é permeada por disciplina – pequena palavra, mas com um peso substancial! É o que falta hoje em dia!

 

Em nossas palestras, nas escolas, sempre quando podemos e dispomos de tempo, exibimos um texto intitulado “Recomendações disciplinares”, datado do início do século XX (1922), oportunidade em que discutimos o quão significativo e exigido era a questão da disciplina naquela época – muito mais que hodiernamente. Será que fomos perdendo esses valores? Será que existe uma crise de valores ou estes estão em crise, na linguagem do Professor Ives de La Taille. Fomos perdendo tais valores; já não dispomos mais nas grades curriculares, dos cursos nas escolas, da matéria Educação Moral e Cívica (EMC), como outrora. Sem qualquer saudosismo! Já não mais entoamos o Hino Nacional Brasileiro! Cafona, não! Há quem diga! Isso é importante para cultuarmos o amor à pátria. São valores que estamos perdendo, e, certamente, concorrem para o aumento da indisciplina nas escolas, da violência, da anarquia, da anomia, vistas na atualidade!

 

Um certo autor, em um livro lido há um tempo atrás, nos falava do período de transição da ditadura militar para o tão-almejado Estado Democrático de Direito. Fez-nos reflexionar acerca da não-assimilação, correta, desse período de transição. Parece que confundimos democracia com anarquia, com anomia! E, segundo tal autor, isto contribuiu para a explosão da violência no Brasil. Os índices de criminalidade aumentaram assustadoramente! E isto decorre, indubitavelmente, da impunidade que grassa em nosso país, cujos responsáveis não vem ao caso discutirmos na presente abordagem. É só para refletirmos!

 

Quando falamos em castigo, no parágrafo acima, nunca é demais nos lembrarmos da Lei da Palmada! A Suécia foi o primeiro país a banir castigos físicos do seio do lar. Hoje, já somam mais de 28 (vinte e oito) nações que proibiram os castigos físicos na família! No Brasil, a citada lei está em plena discussão e, quiçá, poderá ser aprovada. O grande empeço é que, sendo aprovada, alguns acreditam que o país intervirá sobremaneira nas questões familiares. Sabemos, por outro lado, que existem pais e “pais”! Que há pais e reprodutores! Os primeiros assumem a sua prole, em todos os sentidos; os segundos, apenas o são biologicamente. Para estes últimos, os seus, são, literalmente, filhos órfãos de pais vivos! O que é lamentável, e se constitui elemento fomentador da violência, aliado aos aspectos sócio-econômico-culturais, estes geradores das desigualdades que medram principalmente nos países em desenvolvimento. Para melhor entendermos esta assertiva – de que há pais e “pais” –, assistindo a uma vídeo-conferência, em uma escola de Macaúbas/BA, pudemos ouvir um depoimento de uma Promotora de Justiça que dizia ter constatado uma situação em que uma mãe havia queimado a vagina da sua própria filha porque esta urinava frequentemente na cama; e um pai que havia queimado a mão do seu filho porque este havia pego um pedaço de bolo sobre o fogão, sem a sua permissão. Ora, a discussão sobre a Lei da Palmada decorre de tais situações, pois podem perfeitamente os pais apenarem seus filhos sem necessariamente a aplicação dos castigos físicos! Estes podem e devem ser substituídos por outros meios de sanção, como, por exemplo, proibir o filho de assistir a um programa televisivo (muito cuidado com os canais abertos, já que possuem uma programação de baixa qualidade, com raríssimas exceções!); proibir o filho de ir à casa da tia, ao final de semana, algo que ele tanto gostaria, dentre outros.

 

Os nossos filhos não nos são propriedades! Eles nos são ofertados pelo Criador para que nós, na condição de pais, os orientemos para a vida, sejamos seus provedores, até que eles se emancipem! Não existe felicidade maior para os pais do que vê-los emancipados, independentes! Como diz Gibran Khalil Gibran, o eminente escritor libanês, no seu valioso livro “O Profeta”: “...vossos filhos não são vossos filhos, são filhos da ânsia da vida por si mesma; eles vêm através de vós, mas não de vós; vós podeis outorgar-lhes o vosso amor, mas não os vossos pensamentos, pois ele têm os seus próprios pensamentos...”

 

Finalizando, se temos na família toda uma orientação e uma observância na educação dos filhos; se temos na escola uma complementação desse processo, certamente teremos uma convivência mais harmoniosa e pacífica na sociedade. Se em casa os atos equivocados dos filhos são devidamente corrigidos, através das penalidades sugeridas – que não castigos físicos; se na escola os comportamentos inadequados também o são, através das penalidades em consonância com o regimento escolar, os nossos pequeninos estarão aptos a interagir no tecido social de forma a não infringir as leis, já que estas nada mais são do que normas de conduta social.

 

* Irlando Lino Magalhães Oliveira é Oficial da Polícia Militar da Bahia, no posto de Major do QOPM, atual comandante da 4ª CIPM/Macaúbas, Aspirante a Oficial da Turma de 1986, tendo ingressado nas fileiras da Corporação no ano de 1984. Possui especialização em Gestão da Segurança Pública, pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Direitos Humanos, pela Faculdade Dois de Julho; e Programa de Desenvolvimento Gerencial Integrado (PDGI), na área de Gestão de Segurança Pública, pela UNEB e Fundação de Administração e Pesquisa Econômico-Social (FAPES).

CONTINUE LENDO

21 Jul 2013 - 17:32h

Uma motocicleta Honda 150, sem placa de identificação, foi encontrada por policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e por policiais de Tanhaçu no meio do matagal, às margens da BA-026. A polícia chegou ao veículo após denúncias anônimas. Segundo constatou-se, a moto foi roubada no último dia 15 de julho, na Barra da Macela, zona rural de Tanhaçu. A polícia civil continua as investigações para chegar aos autores do delito.

21 Jul 2013 - 16:00h

A prefeitura de Lagoa Real, no sudoeste baiano, vem realizando diversas obras que visam à melhor qualidade de vida da população. Em pouco mais de sete meses de administração, o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, já transformou o modelo administrativo e realizou obras na sede e zona rural do município. De acordo com a prefeitura, mesmo com as dificuldades financeiras que o município atravessa, uma agenda positiva foi formatada pela administração, a qual propõe a otimização dos serviços e a execução de projetos para melhorar a infraestrutura local. Desta vez, as comunidades de Riachão e Espírito Santo estão sendo beneficiadas com a construção de quadras poliesportivas, ampliação do cemitério e a recuperação das estradas vicinais. Ainda de acordo com a prefeitura, todas as estradas que dão acesso ao município serão recuperadas. “A nossa meta sempre será a melhor qualidade de vida da nossa população, por isso, vamos buscar cada vez mais recursos e parcerias para realizar obras importantes em nossa cidade”, destacou o prefeito Zezinho.

21 Jul 2013 - 15:46h

Durante uma festa ocorrida na Fazenda Morrinhos, zona rural de Condeúba, no sudoeste baiano, na madrugada deste domingo (21), Miguel Ferreira Porto matou o próprio irmão, Manoel Ferreira Porto, com uma garrafa de vidro. Segundo o DDez, a briga teria começado por um motivo banal. O desentendimento entre os irmãos é antigo e Manoel havia agredido Miguel com socos em outra ocasião. A polícia de Condeúba prendeu Miguel hoje pela manhã em sua residência. O acusado não sabia que tinha matado o irmão e, por isso, os policiais acreditam que o mesmo estaria alcoolizado ou drogado durante a discussão. Miguel passará por corpo de delito e ficará à disposição da justiça para julgamento. Manoel trabalhava na Prefeitura Municipal como ajudante de serviços gerais.

21 Jul 2013 - 11:33h

Acusado de matar uma criança de 8 anos, o jovem Uilton de Jesus Santos irá a júri popular na próxima terça-feira (23), às 09h. O crime aconteceu no dia 17 de novembro de 2011, em Curralinho, distante cerca de 35 km da cidade de Macaúbas, no sudoeste baiano. De acordo com as investigações policiais, Uilton recebeu a quantia de R$ 1 mil do próprio pai da criança para executar o crime. O agricultor Zenilton Silva Costa, pai da criança, queria fugir do pagamento da pensão alimentícia, que custava R$ 40. O menino foi encontrado morto com um cadarço em volta do pescoço e um saco plástico amarrado na cabeça. O Júri Popular será presidido pelo juiz de direito Martinho Ferraz. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o julgamento é aberto ao público e qualquer cidadão poderá assisti-lo.

21 Jul 2013 - 11:11h

Luiz Frederico Rêgo (Fredinho) *


No último 24 de junho, ao acompanhar as notícias sobre o estado de saúde do primeiro negro Presidente sul-africano, me lembrei da canção “Mandela Day”, composta em 1988 pela banda escocesa Simple Minds, que se apresentava em turnês no fim da década de 80 promovendo o trabalho da Anistia Internacional e combatendo o regime do apartheid na África do Sul. Nelson Mandela ainda estava preso quando a música havia sido composta, pois sua pena só foi revogada em 1990, como consequência da abertura política que levou ao fim do regime racista.

 

Nesta quinta-feira, Mandela completa 95 anos, internado num hospital de Pretória, onde se encontra desde 22 de junho. Em 2010, a ONU instituiu na data de seu aniversário, 18 de julho, o Dia Internacional em homenagem ao herói da luta anti-apartheid. Assim, o “Mandela Day” retoma uma idéia nascida na África do Sul e que remonta a uma das músicas que é símbolo do ativismo político do final da década de 80. Também nesta data, as Nações Unidas convocam cada cidadão do mundo a dedicar simbolicamente 67 minutos de seu tempo a serviço da coletividade, porque foram esses os anos que o líder sul-africano dedicou à causa pública e à luta pelos Direitos Humanos.


Nascido em 1918, filho de um chefe tribal da casa real do Trankskei, Nelson Rolihlahla Mandela formou-se em Letras e Direito em 1942. Junto a Oliver Tambo, inaugurou o primeiro escritório advocatício negro do país, descobrindo, mas lides jurídicas, que a Justiça pendia para os brancos e as leis eram parcialmente aplicadas, sob o prisma do sistema racista oficializado a partir de 1948. Por combater a política racista do apartheid, foi condenado, em 1962, a cinco anos de prisão. Em 1964, no cárcere, é condenado à prisão perpétua.


Após passar 28 anos numa prisão – fora enviado para a Ilha de Robben, onde ocupou a cela com o número 466/64, com as dimensões de 2,5 por 2,1 metros – e de se tornar um dos presos políticos mais famosos do mundo, Nelson Mandela elegeu-se, em 1994, o primeiro presidente negro da África do Sul. Sobre lhe faltar experiência política e de comando, ironizou: “no meu país, primeiro vamos para a prisão e depois nos tornamos Presidente”. Fora do cárcere, adotou uma postura conciliatória em seus discursos, em substituição aos discursos inflamados dos primórdios da luta. Com isto, demonstrou postura de estadista, antes mesmo de chefiar a Nação.


No cinema, a vida do admirado líder foi retratada em diversos filmes, sendo interpretado por um elenco de astros: Danny Glover, Sidney Poitier, Dennis Haysbert, Terence Howard e Morgan Freeman – este último no filme “Invictus”, dirigido por Clint Eastwood e que concorreu ao Oscar de melhor ator e ator coadjuvante. O próximo a interpretar Mandela nas telas é o britânico Idris Elba, no filme “Longo caminho para a Liberdade”, com estréia prevista para 2014.


É triste que Mandela passe esse aniversário de 95 anos em estado de enfermidade. Seu exemplo de grande estatura moral, contudo, extrapola os aposentos do hospital em Pretória, assim como não ficou contido no cubículo de 5m² na prisão da Ilha de Robben. Conciso, o diplomata líbio Ali Abdessalam Treki, ex-Presidente da Assembleia Geral da ONU, asseverou ser Mandela “um dos maiores líderes morais e políticos de nosso tempo”. Também feliz em definir Mandela, em postagem que li no Facebook, feita por Maris Stella Schiavo Novaes: “Um dos mais lindos referenciais humanos do Século XX”.


Por ora, celebramos este dia 18 de julho com Mandela entre nós. Fico a pensar, numa época em que imperam as incertezas e a intolerância tem sido uma crescente, e já não tendo entre nós gigantes morais como Gandhi e Luther King: o que será do mundo quando não tivermos neste plano físico o referencial representado por Nelson Mandela? Certamente, é o último herói do nosso tempo, engajado na mais justa luta depois do combate ao fascismo, e nos fará uma falta tremenda, sobretudo diante do ceticismo de que a Humanidade possa produzir, nas próximas décadas, um outro Mandela. Resta-nos apresentar nossos sinceros respeitos e eterna gratidão a um exemplo raro de ser humano, que tem honrado sua existência com dignidade, altruísmo, coragem e tolerância. Que permaneça vivo, hoje e sempre, seu exemplo de luta. Viva Madiba! 
 

Luiz Frederico Rêgo (Fredinho), é Bacharel em Direito pela UESB e Serventuário da Justiça. É também Secretário-Geral do Partido dos Trabalhadores (PT) de Brumado.

CONTINUE LENDO