Achei Sudoeste

12 Fev 2014 - 11:10h

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado (Sesau) já está preparando o bloco de apoio para o carnaval, que terá início no dia 28 de fevereiro. O Secretário de Saúde, Cláudio Feres, disse em entrevista ao Brumado Notícias que nos cinco dias de festa haverá um ponto de apoio no corredor da folia, onde 60 profissionais da saúde irão se revezar durante o período. Ainda segundo o secretário, no dia 21, ocorrerá uma reunião de que instruirá os ambulantes quanto à correta manipulação de alimentos. No encontro, os profissionais receberão o selo de instrução para fixarem nas barracas. Feres destacou que para este ano a Sesau solicitou um lote de 50 mil preservativos para serem distribuídos aos foliões.

12 Fev 2014 - 11:00h

O GPT - Grupo de Policiamento Tático da Delegacia de Vitória da Conquista apreendeu 32 Kg de maconha prensada na última segunda feira (10). A apreensão aconteceu durante uma operação realizada no Km 932 da BR-116, no município de Encruzilhada, no sudoeste baiano. Ao realizarem uma inspeção em um veículo que seguia de São Paulo com destino a Brumado, os policiais encontraram o entorpecente. Segundo informou a PRF ao site Brumado Notícias, um homem de 41 anos, natural de Guarujá (SP), assumiu a propriedade da droga e informou que receberia determinada quantia em dinheiro para efetuar o transporte do entorpecente. A ocorrência foi encaminhada à Polícia Judiciária de Cândido Sales.

12 Fev 2014 - 09:45h

Suspeito de ter acendido o rojão que matou um cinegrafista da TV Bandeirantes, Caio Silva de Souza, 23 anos, foi preso nesta madrugada em uma pousada da cidade de Feira de Santana, na Bahia. O jovem estava foragido desde a segunda-feira (10), quando a Justiça ordenou a sua prisão temporária. Segundo o recepcionista da pousada, o suspeito se hospedou no local por volta das 16h de terça-feira (11) usando nome falso. Durante a prisão, o jovem se manteve tranquilo e não reagiu, de acordo com o funcionário do estabelecimento. Ele foi reconhecido através de uma foto pelo tatuador Fábio Raposo, acusado de entregar o rojão. O advogado de Caio, Jonas Tadeu, disse que ele se entregaria às autoridades hoje (12). O cinegrafista Santiago Ilídio Andrade teve morte cerebral depois de ser atingido na cabeça pelo rojão disparado por Caio durante as manifestações ocorridas na última quinta-feira (06) contra o aumento das passagens na cidade do Rio de Janeiro. Segundo informações da polícia, Caio mora em Nilópolis, na Baixada Fluminense, e trabalha como auxiliar de limpeza no Hospital Estadual Rocha Faria, em Campo Grande, zona oeste do Rio. 

12 Fev 2014 - 09:05h

Acusada de fazer sexo oral em um aluno de 13 anos, com quem tinha um envolvimento, a professora Mônica Souza dos Santos, 30 anos, prestou depoimento na última segunda-feira (11). Ao Bocão News, a delegada Rosilene de Almeida, responsável pelo caso, informou que o inquérito foi concluído e que o caso deve ser enviado para o Ministério Público ainda nesta semana. A professora aguarda a sentença em liberdade, vez que não houve flagrante. Mônica já havia se apresentado no dia 3 de fevereiro à 22ª Coordenadoria Regional de Polícia do Interior (Coorpin), de Guanambi, após as imagens serem divulgadas pelo próprio garoto na internet. O caso aconteceu na cidade de Palmas de Monte Alto.

12 Fev 2014 - 08:35h

Uma idosa de 115 anos pode ser a mulher mais velha do estado. Moradora da cidade de Caculé, no sudoeste baiano, Florinda Rosa de Jesus, carinhosamente chamada de Dona Ló, nunca teve relação sexual, segundo familiares. A idosa nasceu no ano de 1899 em uma fazenda da família Joaquim Araújo, na região de Caculé. Segundo o Aprochego, aos três anos de idade, Dona Ló ficou órfã e, desde então, foi criada como membro da família para a qual seus pais trabalhavam. Hoje, Florinda mora na cidade com uma sobrinha e usa uma cadeira de rodas para se locomover. Além da idade avançada, chama a atenção o fato de a idosa nunca ter tido sequer um namorado. A sobrinha Belarmina disse que, quando Dona Ló ainda estava lúcida, ela contou que nunca teve relação sexual. Moradores da região acreditam que ela possa ser a virgem mais velha do mundo.

11 Fev 2014 - 18:50h

O vereador Édio Pereira (PCdoB) foi o autor da indicação para entrega da comanda do título de cidadão brumadense ao desportista Zezito Brito, o Zitinho do Bahia, e ao músico Natalino Nunes, o popular Nato. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Pereira falou sobre as indicações e o significado das mesmas para o município. “Para mim foi motivo de muito orgulho poder homenagear essas duas personalidades que não aparecem muito no nosso dia a dia, mas que contribuíram para o desenvolvimento e formação de vários de nossos jovens. Um através do esporte e o outro com a música. São duas pessoas simples e humildes, mas de grande determinação e perseverança, que servem de grande exemplo para todos nós brumadense por natureza. Parabéns a seu Zitinho do Bahia e a seu Natalino da Lira Ceciliana por estarem contribuindo com a nossa história, com o nosso esporte e com a nossa cultura”, disse Pereira.

11 Fev 2014 - 18:10h

Natural da cidade de Rio de Contas, Natalino Nunes, popular Nato, chegou a Brumado no ano de 1973, quando passou a trabalhar como faxineiro na cinquentenária Lira Ceciliana Brumadense. Apaixonado por música, Nato, que já tinha intimidade com os instrumentos musicais, logo entrou para a filarmônica. Anos depois, ele se tornou um dos grandes regentes da Lira Ceciliana, inspirando irmãos e sobrinhos. Natalino trabalhou como servidor público, mas sua grande paixão sempre foi a música. Através de seu talento, ele representou Brumado com a filarmônica em várias partes do estado e até mesmo no carnaval de Salvador, em 2013. O veterano músico, dono de várias composições, também instruiu muitos jovens com os instrumentos da filarmônica e é um dos grandes incentivadores da cultura local. “Ainda não entendi o significado disso porque eu sempre achei que já era filho de Brumado, mas, como todo nascido precisa de uma certidão de nascimento, agora eu posso dizer: nasci em 1973 como filho dessa cidade, tenho 79 anos de nascimento e 41 como filho de Brumado”, afirmou o músico ao Brumado Notícias.

11 Fev 2014 - 17:35h

Um desportista apaixonado por futebol foi um dos grandes destaques na noite de entrega dos títulos de Cidadão Brumadense. A solenidade aconteceu na Câmara de Vereadores, na noite da última segunda-feira (10). Nascido na cidade de Amargosa, Zezito Brito, o Zitinho do Bahia, chegou a Brumado no ano de 1958 para trabalhar como ajudante de pedreiro na empresa Magnesita. Logo, ele mostrou que tinha vocação para o futebol e buscou parcerias para formar a equipe do Bahia, do Bairro Dr. Juracy. Zezito recrutou diversos garotos para atuar na categoria de base e, anos depois, já estava com o time do coração disputando o campeonato municipal. Com o time, o atleta se consagrou tricampeão contra tradicionais equipes locais. Zitinho se orgulha em dizer que também trabalhou na construção do Estádio dos Prazeres. Em entrevista ao Brumado Notícias, o veterano técnico declarou que, embora tenha nascido em Amargosa e passado parte de sua juventude na cidade de Milagres, foi em Brumado que ele passou a maior parte da vida. No município, ele se casou, constituiu família e ainda ajudou na formação de muitos jovens do bairro onde vive desde que chegou à cidade. “Como eu gostaria de fazer mais pelo futebol de nossa cidade! Tenho orgulho de ter chegado até aqui trabalhando firme em favor do nosso esporte. Espero que nossas autoridades deem mais atenção ao esporte em nosso município para que nossos jovens possam ter oportunidade de se desenvolverem com melhor qualidade de vida e longe das drogas”, declarou Zitinho. O brumadense disse que está feliz por ser chamado de filho de Brumado. “Nunca imaginei que iria receber uma homenagem como essa. Pra todos os cantos que eu vou quando me perguntam sempre digo que sou de Brumado, e agora eu tenho como provar. Eu também sou filho de Brumado”, concluiu o treinador, emocionado.

11 Fev 2014 - 16:10h

As contas de energia devem sofrer um aumento em 2014. Isso porque os cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) sobre as receitas e despesas da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE) apresentaram um déficit de R$ 5,6 bilhões para este ano. A CDE serve para cobrir gastos do setor, como com o Programa Luz para Todos. O valor deverá ser repassado para as tarifas de energia. O reajuste tarifário para os consumidores será de aproximadamente 4,6%. Os valores ainda serão debatidos em audiência pública promovida pela Aneel, que pode receber sugestões até o dia 16 de março. Os números foram apresentados hoje (11) durante reunião da diretoria da Agência.

11 Fev 2014 - 16:00h

O deputado estadual Marquinho Viana (PV) esteve no município de Jussiape para participar da solenidade de entrega de equipamentos que irão auxiliar no desenvolvimento da cidade. Ao lado do prefeito Gilberto Freitas (PSC), Viana prestigiou a entrega de máquinas obtidas com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC II) e também de um ônibus escolar proveniente do Programa Caminhos da Escola. O veículo facilitará o acesso dos estudantes da zona rural às escolas do município. O presidente da Câmara de Vereadores, parlamentares e diversas autoridade políticas da cidade e região marcaram presença no evento.

11 Fev 2014 - 15:40h

O prefeito de Maetinga, Edcarlos Lima Oliveira (PT), garantiu em entrevista ao site Brumado Notícias que todas as escolas municipais da cidade serão climatizadas. O gestor declarou que, através de um convênio firmado com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), o município adquiriu 72 aparelhos de ar-condicionado. Os equipamentos já estão sendo instalados em todas as salas de aula, da sede e nas comunidades rurais. A climatização também contemplará as creches do município. “A nossa cidade sempre registra altas temperaturas, o que prejudica a concentração dos alunos e afeta diretamente o aprendizado. No entanto, com esse sistema de climatização, acredito que Maetinga será o primeiro município no sertão baiano a oferecer melhor qualidade de ambiente e incentivo para os estudantes”, ressaltou o prefeito. A prefeitura irá se responsabilizar pela manutenção e cobrirá todas as despesas de energia por meio de orçamento próprio. Além dos climatizadores, outro investimento da administração para este ano letivo será a doação de novos uniformes escolares para todos os estudantes da rede municipal. “Com a volta às aulas, nossa cidade estará mais colorida com os novos uniformes e mais alegre com o sorriso dos nossos alunos. Estamos trabalhando para dar uma melhor educação ao nossos jovens”, concluiu Edcarlos.

11 Fev 2014 - 15:15h

A Junta do Serviço Militar (JSM) já está de delegado novo: o Capitão Rivaldo. Em entrevista ao site Brumado Notícias, ele disse que ficou encantando com a cidade, principalmente com a hospitalidade recebida. O Capitão declarou que buscará manter o mesmo padrão de eficiência que foi instaurado durante a gestão do Tenente Jorge Cerqueira, que atuou por três anos à frente da JSM. “A equipe da Junta trabalha corretamente, o que dá bastante credibilidade ao setor. Em poucos dias por aqui e eu já estou gostando da cidade. Acredito que faremos uma boa parceria envolvendo a população, o SJM e as autoridades locais”, destacou o Capitão Rivaldo.

11 Fev 2014 - 12:30h

Uma contabilidade localizada na Rua Sargento Antenor, próximo à loja da Cesta do Povo, em Brumado, foi assaltada na noite da última segunda-feira (10). Segundo registro da polícia, um elemento entrou no estabelecimento com capacete e, armado, anunciou o assalto. O criminoso roubou dinheiro e celulares dos funcionários da contabilidade. Do lado de fora, um comparsa dava cobertura ao meliante. Após o assalto, ambos fugiram antes da chegada da polícia. 

11 Fev 2014 - 12:00h

De acordo com o jornal Tribuna da Bahia, os partidos de oposição ao governo Jaques Wagner (PT) estão estudando novos nomes para disputar as eleições de 2014. Entre as possibilidades estão os nomes do ex-prefeito de Guanambi e do ex-governador Nilo Coelho (PSDB), que aparecem como candidatos ao Senado. A oposição afirmou em nota que o novo desenho visa “tornar mais forte e consistente o projeto do grupo político que pretende reconduzir o ex-governador Paulo Souto ao Palácio de Ondina”. Nos bastidores da política baiana, o nome do ex-governador Nilo Coelho surgiu como opção para dar maior densidade à chapa. Lideranças como o ex-deputado Raimundo Sobreira consideram a inclusão do nome de Coelho como natural em razão do seu passado como governador. Nesta eleição, Coelho pode aparecer em uma posição estratégica, como importante candidato nas regiões sul, sudoeste e oeste, onde sua liderança é inquestionável.

11 Fev 2014 - 11:45h

Defensor da criação do Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico, Artístico, Cultural, Paisagístico e Ambiental do município de Brumado, o vereador Weliton Lopes (SDD) teve mais uma de suas reivindicações atendidas. No último dia 05 de fevereiro, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) publicou o Decreto nº 4.686, que nomeia o Conselho Municipal. Lopes disse que ficou bastante satisfeito com a nomeação, pois a partir de então as ações culturais, artísticas e ambientais terão uma atenção especial e a população será beneficiada. Segundo o parlamentar, o prefeito Aguiberto tem se mostrado sensível no atendimento às preposições realizadas pelo legislativo municipal. O Conselho é formado por representantes da administração municipal, da Câmara de Vereadores, de instituição de ensino superior (UAB), escolas públicas de ensino fundamental e médio, sociedade civil (CREA), entidade vinculada a proteção ambiental (MODERA), setor empresarial (AIBRUM), entidade cultural (ALAB), instituição privada de ensino superior (UNOPAR), instituição privada de ensino superior e médio CEMNAS e Monteiro Lobato), entidade vinculada ao turismo (Conhecer Turismo).

11 Fev 2014 - 11:30h

A Associação das Pessoas com Deficiência do Município de Brumado (APDEMB), na pessoa do seu presidente, Lázaro Landulfo Rocha, convocou eleições para escolha dos novos membros da Diretoria Executiva e do Conselho Fiscal da entidade. A votação ocorrerá no dia 22 de fevereiro, entre às 08h e 12h, na Biblioteca Municipal Jarbas Passarinho. O prazo para registro das chapas que pretendem concorrer ao pleito se encerra no dia 14 de fevereiro, às 20h. A Associação ficará aberta para registro das chapas concorrentes apenas em dias úteis. A APDEMB fica localizada na Avenida Guilherme Dias (prédio dos Sindmineradores). O atendimento pode ser feito das 18h às 20h. A nova diretoria atuará durante o triênio 2014/2016.

11 Fev 2014 - 11:15h

Dois homens em uma motocicleta arrancaram a bolsa de uma mulher que estava de carona em outra motocicleta. O roubo aconteceu na rótula da Rua Aureliano de Carvalho, próximo à Praça Heráclito Cardoso, em Brumado, na tarde da última segunda-feira (10). A polícia foi acionada e, ao fazer ronda nas imediações, encontrou dois homens com as mesmas características descritas pela vítima. Eles estavam em uma moto preta e, quando perceberam a aproximação da viatura, começaram a fugir e até subiram em uma calçada para desviar da guarnição. Porém, a dupla não contava com a presença de outra viatura que chegava ao local. Devido à alta velocidade, os suspeitos acabaram colidindo de frente com o veículo policial. Os elementos tiveram várias escoriações pelo corpo e a moto ficou bastante danificada. Com eles, a polícia encontrou seis trouxinhas de cocaína. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, os elementos foram conduzidos ao Hospital Professor Magalhães Neto para receberem atendimento e, em seguida, foram apresentados na delegacia, onde se encontram detidos à disposição da justiça. A polícia ainda não confirmou se os detidos são os mesmo que roubaram a bolsa da mulher.

11 Fev 2014 - 10:55h

A sessão da Câmara de Vereadores ocorrida na noite da última segunda-feira (10) foi solene para entrega de título de Cidadão Brumadense a várias personalidades que escolheram Brumado como local para morar e adotaram o município como segunda terra natal. Parentes e amigos dos homenageados prestigiaram a solenidade, que foi marcada por relatos históricos da chegada dos novos filhos à cidade em décadas passadas. Eles contribuíram para o crescimento e progresso da capital do minério em vários segmentos, como o de esportes, educação, cultura, saúde, justiça, habitação, comércio e indústria. Ao todo, seriam 26 contemplados, mas, por motivo de força maior, três deles não puderam comparecer. A Câmara já está agendando uma data posterior para entrega destes títulos, dentre eles o do ex-ministro da Integração Nacional, Geddel Vieira Lima (PMDB). Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da Casa Legislativa, Alessandro Lôbo (PSL), falou sobre a solenidade e seu significado para o município. “É um reconhecimento da cidade por tudo que esses cidadãos fizeram por nós brumadenses. Só faltava esse reconhecimento e a entrega desses títulos sanou essa falta. Nós vereadores, assim como todos os brumadenses, agradecemos e parabenizamos de coração a todos os novos filhos de nossa cidade”, disse Lôbo. Confira a lista com o nome dos novos cidadãos brumadenses. (Veja Fotos).

11 Fev 2014 - 10:15h

Tem sido constante a imprudência de muitos condutores em Brumado. Desta vez, o acidente de trânsito que ocorreu na manhã desta terça-feira (11) causou a destruição de um bem público. Nos fundos da agência do Bradesco, uma carreta que realizava uma manobra na curva do semáforo atingiu uma placa de sinalização e a mesma foi derrubada. Segundo disseram testemunhas ao site Brumado Notícias, o condutor do veículo viu o que havia acontecido, mas ignorou a infração e fugiu do local sem prestar contas do prejuízo. Os agentes de trânsito chegaram rapidamente à cena, mas, somente por volta das 9h30, uma empresa metalúrgica foi acionada para serrar a placa e desobstruir a via.