Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
13/Ago/2013 - 14h14

Brumado: Sindicato dos Ferroviários luta pela não desativação da FCA

Brumado: Sindicato dos Ferroviários luta pela não desativação da FCA Segundo a ANTT, o interesse da FCA em devolver os trechos que a mesma colocou como antieconômicos, entre os quais a da capital do minério. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

No último dia 05 de julho foi publicada no Diário Oficial da União a Resolução nº 4.131, a qual autoriza a desativação e devolução de trechos ferroviários da Ferrovia Centro-Atlântica S.A. – FCA. No texto, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) considerou para a decisão, entre outros aspectos, o interesse da Concessionária FCA em devolver os trechos que a mesma colocou como antieconômicos, entre os quais inclui linha férrea existente em Brumado. Inconformados com a resolução, o Sindicato dos Ferroviários decidiu reivindicar contra a desativação da FCA e chamar a população brumadense para a luta. “Nós ferroviários estamos vivendo um momento difícil. Não temos a certeza sobre nossos empregos”, falou Edmilson Costa, diretor sindical e maquinista há 30 anos na FCA. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o sindicalista lembrou-se da privatização ferroviária em 1996. “Houve desemprego na época, mas alguns empregos foram salvos. Não sabemos o que vai acontecer agora. Temos aqui uma ferrovia [FIOL] que teve seu início, mas ninguém sabe quando será seu final. E aí vem essa medida do governo terrível para os ferroviários”, completou. 

Brumado: Sindicato dos Ferroviários luta pela não desativação da FCA Sindicato dos Ferroviários é contra a desativação e ainda estão preocupados com as demissões que podem acontecer. (Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias).

De acordo com ele, a FCA fala em relocar os 1.300 funcionários existentes, mas não diz para onde. “Essa devolução dos trechos está sendo feita sem a participação do trabalhador, nada foi dito para nós. Nós fomos pegos de surpresa com essa resolução”, reclamou Costa. Na resolução não diz quando será a desativação, apenas fala que a FCA deve rescindir todos os contratos. Para o diretor sindical não é só o trabalhador que perde com a devolução dos trechos ferroviários, mas também os municípios que terão as ferrovias desativadas, como Brumado. “Enquanto nos países de primeiro mundo o transporte ferroviário chega a 80%, no Brasil é ao contrário, desativam ferrovias. Estamos retroagindo. Acreditávamos que com o novo governo, que nós defendemos, mais investimentos fossem feitos no setor, mas eles estão em passos de tartaruga”, asseverou. Mesmo com a resolução já feita e com a FCA já podendo proceder à desativação dos trechos, Edmilson Costa diz que a classe acredita numa revogação. “Até o momento nós tivemos contatos com algumas lideranças partidárias, então esperamos o retorno dessa recente resolução”, declarou.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo