Achei Sudoeste

24 Dez 2013 - 16:05h

O vereador e presidente da Câmara Municipal de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), comunica a convocação de todos os vereadores para duas sessões extraordinárias, que serão realizadas no próximo dia 26 de dezembro, às 10h e às 10h30. Em atendimento a ofício encaminhado pelo prefeito da cidade, as sessões visam à votação Projeto de Lei nº 042/2013, em caráter de urgência urgentíssima, que objetiva promover correção formal na Lei Municipal nº 1669, de 17 de dezembro de 2013. Esta versa sobre a recém-aprovada reforma administrativa na estrutura organizacional da prefeitura.

24 Dez 2013 - 15:50h

Um moto-taxista teve sua motocicleta roubada no início da noite da última segunda-feira (23), em frente à usina de beneficiamento de leite, no Bairro São Jorge, em Brumado. A vítima relatou à polícia que o assaltante esteve em seu local de trabalho solicitando uma corrida de moto. Ao chegarem em frente à usina, o homem sacou uma arma e anunciou o assalto, exigindo que o motoboy descesse do veículo e entregasse a carteira e o celular. “Em seguida, ele me mandou correr a pé sem olhar para trás”, contou o moto taxista em depoimento à polícia. Com as informações passadas pelo piloto, o serviço de investigação tenta encontrar o assaltante e a moto roubada.

24 Dez 2013 - 15:40h

São grandes os estragos causados pelas chuvas nas ruas de Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de Infraestrutura André Cardoso informou que o setor está realizando um mapeamento em toda a cidade, a fim de sinalizar os buracos e levantar os custos para realização de reparos. “Ainda não temos um dado preciso e teremos que esperar passar o período da chuva para podermos começar a operação de conserto das vias, mas estipulamos que o município deva gastar uns R$ 2 milhões para o conserto geral, tendo em vista que várias vias serão refeitas, como a Avenida João Paulo I e a Rua Rio de Contas, assim como muitas outras em bairros periféricos. Já estamos começando os trabalhos de sinalização nos pontos mais críticos da cidade”, esclareceu o secretário.

24 Dez 2013 - 15:30h

O casal Edmundo e Marizete Pereira está empolgado com as chuvas que estão caindo no município nesse final de ano. O volume de água tem enchido rios e aguadas por toda a região. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o casal preferiu não falar sobre política, mas deixaram uma mensagem de fim ano aos conterrâneos. “Desejamos um feliz Natal a todos os brumadenses, de muita paz e alegria. Vamos iniciar um 2014 bem diferente, ainda mais com a abençoada chuva que molha a nossa terra. Temos confiança de que teremos um ano melhor para os brumadenses, com muitas conquistas em todos os campos. Nosso desejo e estima é um 2014 de progresso para a nossa cidade e para todos os cidadãos”, desejou o casal.

24 Dez 2013 - 15:20h

O presidente do Sindicato dos Comerciários, Joilson Pereira, desejou aos brumadenses e demais municípios associados boas festas e que aquilo que foi semeado de bom durante o ano seja revertido nessa época em paz, saúde, e felicidade. Pereira ainda fez votos de um Ano Novo repleto de realizações a todos.

24 Dez 2013 - 14:20h

O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) foi condenado pela justiça a identificar, reconhecer, delimitar, demarcar e titular terras ocupadas pelas comunidades quilombolas de Ribeirão do Paneleiro, Batalha, Lagoa do Arroz, São Joaquim de Paulo, Lagoa de Melquíades e Baixa Seca, todas localizadas em Vitória da Conquista. O Incra tem o prazo máximo de um ano para cumprir a determinação. De acordo com as ações, o Ministério Público Federal (MPF) instaurou, nos anos de 2009 e 2010, três inquéritos com o objetivo de promover a regularização fundiária de terras ocupadas por 628 famílias remanescentes de quilombos, distribuídas nas seis comunidades, mas o Incra não tomou as devidas providências. Em 2006, as referidas comunidades foram reconhecidas como remanescentes de quilombos pela Fundação Palmares e até o momento, sete anos depois, as terras seguem sem as devidas demarcações. Em sua defesa, o Instituto alegou que estava com número reduzido de técnicos no Serviço de Regularização de Territórios Quilombolas.

24 Dez 2013 - 14:10h

O vereador Márcio Moreira faz votos de um Natal cheio de paz e um Ano Novo próspero aos brumadenses. Em sua mensagem, Moreira desejou também que os sonhos da cidade se realizem, a exemplo do esgotamento sanitário, a construção da segunda etapa da Barragem de Cristalândia, a sede da Uneb e a UTI. “Que a fé no Bom Jesus seja renovada e que a paz esteja em nossos corações”, disse ele.

24 Dez 2013 - 14:00h

O resultado do Vestibular 2014 foi divulgado pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) nesta terça-feira (24). São aproximadamente 4,4 mil aprovados, optantes e não optantes pelo sistema de cotas, em mais de 100 cursos de graduação oferecidos nos campi de Salvador e outras 23 cidades baianas. Segundo o Centro de Processos Seletivos (CPS) da universidade, o Vestibular 2014 registrou quase 40 mil inscritos. A matrícula dos convocados nesta primeira chamada, com entrada no primeiro semestre do próximo ano, ocorrerá nos dias 7, 8 e 9 de janeiro, no departamento/campus de cada curso. Os demais candidatos devem ficar atentos às próximas chamadas e ao calendário de matrículas, bem como ao edital de convocação, que serão divulgados no site da Uneb. A ausência do candidato na data e horário estabelecido para sua matrícula ou a não apresentação da documentação requerida implicará na perda do direito à vaga na universidade. Para conferir a lista dos convocados em primeira chamada, acesse o site da instituição.

24 Dez 2013 - 13:50h

As projeções para disputa eleitoral em 2014 estão tomando forma, mas muitas alianças ainda serão firmadas, como apontam estudiosos da política baiana. O ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), declarou ao site Brumado Notícias que o melhor candidato para governar a Bahia seria o do atual vice-governador, Otto Alencar (PSD). Porém, segundo Vasconcelos, ele não tem interesse no cargo administrativo. “Dentre todos os possíveis nomes, quem tem mais trânsito com os prefeitos, mas não quer concorrer ao governo, é Otto Alencar. De dez prefeitos no estado, 11 gostam e aprovam o nome de Otto, mas ele me disse pessoalmente que não quer mais concorrer ao Executivo. Ele quer ir para o Senado”, reiterou Vasconcelos. Sem mencionar os nomes de Rui Costa (PT), o preferido e indicado pelo governador Jaques Wagner (PT), ou o da senadora Lídice da Mata (PSB), o ex-prefeito lembrou o nome do senador Walter Pinheiro (PT). “Outro nome bom seria o de Walter Pinheiro, mas quem decide é a cúpula. E não adianta o baixo clero discutir o que é decidido pelo alto clero”, destacou Eduardo.

24 Dez 2013 - 13:40h

Apesar das dificuldades enfrentadas e dos investimentos realizados pela prefeitura de Lagoa Real, no sudoeste da Bahia, principalmente no combate à seca, o prefeito Francisco José Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, mantém com rigor o pagamento dos servidores do município. Com sua folha de pagamento sempre para o dia 30 de cada mês, o gestor municipal antecipou o pagamento do salário e do 13º a todos os servidores municipais na última sexta-feira (20). Segundo informou a assessoria de comunicação da prefeitura ao site Brumado Notícias, a medida visou também um aquecimento nas vendas do comércio local neste período natalino. Atualmente, o município conta com mais de 600 servidores que prestam relevantes serviços à população da cidade. Ao término de mais um ano, o prefeito fez uma breve reflexão sobre as realizações de sua gestão. “Não nos faltou sabedoria para as escolhas corretas. Sobrou vontade e determinação de lutar. Além disso, nossas ações foram pautadas em justiça, amor, fé e liberdade. Então, temos muito a comemorar”, disse Zezinho, desejando a todos os munícipes que “o espírito de Natal esteja presente, não apenas no final deste ano, mas no início do Ano Novo no coração de todos”.

24 Dez 2013 - 12:43h

A Defesa Civil e o setor de Infraestrutura do município de Brumado começaram a fazer um mapeamento das comunidades ribeirinhas situadas ao longo do Rio do Antônio, pois com o as chuvas dos últimos dias há possibilidade de alagamento da região. Uma inundação na localidade poderia afetar as construções, causar desabamentos e deixar famílias desabrigadas. 

O secretário de Infraestrutura, André Cardoso, disse ao site Brumado Notícias que já começou a entrar em contato com as famílias a fim de que elas possam redobrar a atenção, tendo em vista que a previsão é de que as chuvas continuem até o dia 03 de janeiro. Ainda segundo o secretário, o sistema pluviométrico instalado no escritório da Ebda aponta que até o último domingo (21) choveu 320 milímetros na sede do município, mas que o volume de água pode ter sido bem maior em outros municípios por onde passa o Rio do Antônio. 

“Como a terra está bem úmida, o risco de enchente nas encostas do rio é bem real. Por isso, estamos indo até as famílias para que estas possam ficar prevenidas com a possibilidade de terem de abandonar suas casas”, alertou Cardoso. Por volta das 11h desta terça-feira (24), a Barragem do Rio do Antônio começou a sangrar, antecipando as previsões da Secretaria Municipal de Infraestrutura e aumentando ainda mais o risco de inundação das casas.

24 Dez 2013 - 12:02h

A polícia militar e o Samu 192 atenderam a um chamado para socorrer uma mulher que estava desacordada na noite da última segunda-feira (23), à margem da Avenida Coronel Santos, no perímetro urbano da BA-262, em Brumado. A princípio, a mulher resistiu em ser socorrida, perguntando se seria estuprada novamente. A vítima, de identidade não revelada, estava trajando apenas um short e sutiã. Segundo disse a polícia ao site Brumado Notícias, ela apresentava marcas e amarras no punho, além de sinais de embriaguez. A polícia investiga se a mulher realmente foi violentada. A vítima foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto.

24 Dez 2013 - 11:52h

Os detentos Renan Correia da Silva, vulgo Xinha, José dos Santos Ferreira, vulgo Zé Galinha, e Leonardo Coelho Alves, fugiram da delegacia de Brumado. A fuga só foi percebida na manhã desta terça-feira (24), na hora da passagem do café da manhã, por isso a polícia não sabe precisar se os presos conseguiram fugir na noite da última segunda-feira (23) ou na madrugada de hoje (24). Segundo disse o delegado titular Romilson Dourado ao site Brumado Notícias, na área do 'cadeião', foram encontrados uma barra de ferro utilizada para quebrar o cadeado, uma corda feita de lençóis, e uma catraca de vedar carga de caminhão, usada para separar as vigas de concreto do teto, por onde os detentos fugiram. Entre os foragidos está Zé Galinha, detido durante a Operação BR-030, e o Xinha, considerado de alta periculosidade por histórico de homicídio. Mesmo debaixo de chuva, a polícia já começou as buscas pela cidade, no intuito de recapturar os presos. A última fuga registrada no município ocorreu em dezembro de 2012, ocasião em que os foragidos deixaram um bilhete esnobando a segurança pública.

24 Dez 2013 - 09:40h

O brumadense João Isidório, atual número 1 do MMA no Brasil, está “recarregando as energias” em sua terra natal a fim de disputar um dos maiores desafios da carreira como lutador profissional. O atleta teve que interromper as férias com a família ao ser avisado pela diretoria do Corinthians que irá disputar o cinturão internacional dos pesos pesados. Ele embarca para São Paulo na próxima quarta-feira (26) para continuar a rotina de treinos. Antes disso, Isidório fez uma visita ao amigo e professor César Leite em sua academia. No local, o lutador reviu amigos e os incentivou a pedir mais orientação ao mestre que lhe ajudou a obter a primeira faixa azul. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Isidório deixou uma mensagem a família e aos conterrâneos. “Peço a torcida de todos, pois quero trazer esse cinturão para Brumado e sei que com a vibração daqui vou conseguir esse título. Saí de Brumado porque acreditei que poderia chegar mais longe em meus objetivos. Se você quer e acredita, vá a luta. Estou levando em minha bagagem a bênção de minha mãe e a motivação dos amigos e da família. Espero trazer esse cinturão mundial ao retornar. Desde já desejo um feliz Natal e um maravilho 2014 a todos”, disse o atleta.

24 Dez 2013 - 08:35h

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), o ex-prefeito do município de Caetanos, Valmi Carlos da Rocha, foi condenado pela Justiça Federal em função de desvio de recursos do SUS nos mandatos de 1997 a 2004 ao pagamento de multa no valor de R$ 235 mil. A sentença, de 8 de novembro último, partiu de ação de improbidade movida pelo MPF, que visava ressarcir os prejuízos causados pelo ex-gestor. Rocha deverá devolver aos cofres públicos 78,5 mil reais, além de pagar multa de duas vezes o dano. O ex-prefeito ficará, também, proibido de contratar com o poder público e com direitos políticos suspensos por dez anos. Quando a decisão transitar em julgado, Rocha deve perder a função pública que ocupar na ocasião. Em julho deste ano, o ex-gestor também foi condenado à ressarcir valores do Programa Alfabetização Solidária, cujas contas não foram devidamente prestadas, prejudicando o recebimento de novos repasses. Esta decisão, também obtida por meio de ação de improbidade proposta pelo MPF, já transitou em julgado.

23 Dez 2013 - 20:40h

A presidente Dilma Rousseff (PT) anunciou nesta segunda-feira (23), pelo microblog Twitter, que assinou o decreto que reajusta o salário mínimo para R$ 724. Ao enviar ao Congresso a proposta de Orçamento para 2014, em agosto, o governo previa inicialmente um salário mínimo de R$ 722,90. Mas o valor aprovado pelos parlamentares foi de R$ 724. O novo valor passa a vigorar em janeiro de 2014 e representa, segundo a própria presidente, reajuste de 6,78% sobre o salário mínimo atual, de R$ 678. “Assinei decreto que reajusta o Salário Mínimo para R$724,00 a partir de janeiro de 2014 _ reajuste de 6,78% sobre o valor atual”, escreveu a presidente. As informações são do G1.

23 Dez 2013 - 20:10h

O domingo (22) foi de descontração no Sítio Novo com a realização de um bingo beneficente em prol da construção do novo templo da Loja Maçônica Aliança Sertaneja Baiana. Brumadenses e populares de diversos municípios da região concorreram a uma Suzuki 150 e três veículos da Volkswagen. O evento foi bastante elogiado pela sua estrutura e organização, que ofereceu conforto e boas acomodações a todos os presentes. Ao final, cinco pessoas foram contempladas com os prêmios sorteados. A direção da Loja Maçônica fez questão de agradecer a participação de todos. “Estamos fechando o ano em êxito com este evento. Só temos que agradecer a todos os irmãos que atenderam ao nosso chamado solidário para este bingo. Desejamos a todos boas festas e um 2014 de muita paz e prosperidade”, agradeceu a direção. (Veja Fotos).

23 Dez 2013 - 19:45h

Tocado pelo espírito natalino, o deputado estadual João Bonfim (PDT) desejou boas festas aos baianos e lembrou o verdadeiro sentido do Natal. Bonfim chamou a atenção para a importância da data e de vivenciarmos nesse dia tão especial e amor ao próximo a esperança. O deputado faz votos de que o Natal renova as esperança do povo baiano e a fé em dias melhores.

23 Dez 2013 - 19:35h

O atendimento nas 49 unidades que compõem a rede SAC, na capital e interior do estado, estará suspenso na véspera (24) e no dia de Natal (25), assim como no Ano Novo (31) e no Dia da Confraternização Universal (1º de janeiro). A medida vale para todos os postos fixos da rede, inclusive SAC Servidor, Pontos Cidadão e SAC Móvel.  As unidades estarão abertas ao público em todo o Estado nos dias 23 e 30 de dezembro, datas com expediente compensado no serviço público estadual, com exceção do SAC Candeias, SAC Servidor e o Ponto Cidadão de Inhambupe e Central. Para mais informações sobre os locais e horários de atendimento da Rede SAC na capital e interior, a acesse www.sac.ba.gov.br ou ligue 0800 071 5353 (telefone fixo) e 4020 5353 (telefone móvel).

23 Dez 2013 - 18:20h

No clima natalino, o vereador Castilho Viana (PSB) deseja a todos os brumadenses um Natal de muita luz e um Ano Novo de esperanças renovadas. O parlamentar lembrou o nascimento do menino Jesus nessa data tão importante e fez votos de boas festas aos munícipes.