Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Bebês de Rio de Contas nascidos em Livramento poderão ser registrados no município de origem Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Devido à falta de estrutura no Hospital Municipal de Rio de Contas, o município contava com a maioria da população nascida na cidade vizinha de Livramento de Nossa Senhora. A situação foi denunciada em 2015. Segundo a denúncia, as gestantes eram obrigadas a se deslocar para o hospital do município vizinho, onde davam à luz. O problema foi solucionado através de uma lei sancionada pelo presidente Michel Temer (PMDB) e publicada no Diário Oficial da União. A Lei nº 13.484/2017, que incluiu o § 4º no art. 54, da Lei de Registros Públicos. Por meio da alteração, a naturalidade poderá ser do município em que ocorreu o nascimento ou do município de residência da mãe do registrando na data do nascimento. Antes, a lei dizia que a naturalidade seria a do município onde se realizou o parto.

Caetité: Agentes de Trânsito realizam palestra na escola municipal de Pedra Grande Foto: Thayná Lima

A Prefeitura Municipal de Caetité, através do Departamento de Trânsito, tem realizado, durante esse mês de setembro, ciclo de palestras com o tema: “minha escolha faz a diferença no trânsito”. Na última semana, o Grupo Escolar Frei Henrique Coimbra, da comunidade de Pedra Grande, recebeu agentes de trânsito para uma aula interativa com os temas: O que é Trânsito?; Segurança; Cuidados e Atitudes Tomadas no Trânsito; Placas e Sinalizações Vertical e Horizontal; Direitos e Deveres dos Pedestres e Condutores de Veículos; Ônibus; e Moto. Nesta semana, os agentes realizarão a palestra no CRAS e na Escola Grão de Areia.

Oferta de atendimento é maior do que procura para recadastramento biométrico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ainda é grande o número de eleitores que não realizou o recadastramento biométrico dos títulos eleitorais. Embora haja uma boa procura no Fórum Eleitoral de Brumado, o juiz eleitoral Rodrigo Britto disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que, no momento, a oferta com estrutura de atendimento disponibilizada é maior que a procura. O magistrado relatou que a estrutura tem capacidade para realizar 600 atendimentos por dia, mas a demanda diária está bem abaixo da expectativa - o período de recadastramento termina no mês de janeiro de 2018. O juiz alerta aos eleitores que não realizarem o cadastramento dentro do prazo sobre a perda de alguns benefícios, dentre os quais o cadastro no Programa Bolsa Família. No momento, a procura maior está sendo por eleitores do município de Brumado, mas as cidades de Aracatu e Malhada de Pedras, que completam a 90ª Zona Eleitoral, serão contempladas com o recadastramento itinerante tão logo se conclua a etapa brumadense. O Fórum Eleitoral de Brumado está atendendo ao publico de 7h às 19h.

Deputada luta para manter o funcionamento das agências postais no interior da Bahia Foto: Camila Queiroz

A partir do dia 11 de outubro, os serviços de Banco Postal serão encerrados em todas as agências dos Correios da Bahia. A informação foi confirmada pelo superintendente Regional dos Correios, Vaner Prado, durante audiência com a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito de Lajedinho, Marcos Mota. Segundo a parlamentar, a medida afeta principalmente a população de cidades pequenas. “Para muitos municípios baianos, o Banco Postal é o único Correspondente Bancário disponível para a população. No caso de Lajedinho, por exemplo, a instituição financeira mais próxima fica a 80 km da cidade. A falta do serviço causará inúmeros transtornos para a população, bem como para a economia do município”, pontuou. Na ocasião, o prefeito também solicitou a remoção da agência dos Correios do local atual por oferecer riscos à população, após ser afetada pelas fortes chuvas que atingiram o município. Mota destacou que no local será construído o Canal de Macrodrenagem e a prefeitura viabilizará um novo prédio para a agência. O superintendente informou que técnicos irão ao município para verificar as condições do prédio e ajustar as possíveis adaptações.

Proprietários de terras começam a faturar com operação do Parque Eólico em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os 26 proprietários de terras que locaram seus imóveis para as instalações do Parque Eólico, localizado na Serra das Araras, entre os municípios de Brumado, Dom Basílio e Rio de Contas, já estão faturando com os alugueis dos terrenos, uma vez que o empreendimento entrou em caráter operacional de comercialização da energia produzida. O anúncio foi feito oficialmente aos proprietários durante encontro com a Comissão de Acompanhamento do Empreendimento (CAE), que aconteceu está semana. Na ocasião, foram realizados esclarecimentos aos beneficiados, bem como palestras relatando as atividades desenvolvidas junto às comunidades e as tarefas de preservação ambiental ao longo do percurso das instalações. Bianca Mazorete, especialista em sustentabilidade, resumiu em entrevista site Achei Sudoeste que o evento marcou a conclusão do período de atividades nas instalações do Parque Eólico. Membro da CAE, Gilberto Lima Dias, destacou que Brumado abraçou e recebeu o progresso com o Parque Eólico. “O empreendimento respeitou nossa gente, nossas terras, nosso meio ambiente e a nossa história com toda a tarefa de preservação e valorização da região, deixando ainda um legado econômico para as famílias que têm propriedades onde o parque opera”. Coordenador do Movimento de Despoluição do Rio do Antônio (Modera) e também membro da CAE, Aurino Ferreira considera o empreendimento um referencial para a história da região. “O Parque Eólico chega como um marco histórico. Agora, nós temos Brumado antes e depois do empreendimento de geração de energia limpa”, reiterou. O evento contou com a presença de representantes da Enel Green Power, do Senai e das empresas que operaram atividades de instalação no local. Os presentes foram homenageados com placas comemorativas e, ao final, foi servido um coquetel de confraternização.

Parque Eólico de Brumado entra em operação comercial fornecendo energia para 36 cidades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O período de testes operacionais do Parque Eólico instalado na Serra das Araras, no Distrito de Cristalândia, em Brumado, foi concluído e o empreendimento agora opera em caráter comercial, fornecendo energia eólica para a Subestação II da Coelba, que gerencia o fornecimento para 36 municípios da região. No total, são atingidos 586.547 consumidores em Brumado, Rio de Contas, Dom Basílio, Livramento de Nossa Senhora, Aracatu, Maetinga, Jânio Quadros, Condeúba, Tremendal, Belo Campo, Piripá, Cordeiros, Guajeru, Malhada de Pedras, Ibiassucê, Rio do Antônio, Caculé, Lagoa Real, Urandi, Licínio de Almeida, Jacaraci, Mortugaba, Jussiape, Érico Cardoso, Paramirim, Botuporã, Tanque Novo, Rio do Pires, Caturama, Tanhaçu, Contendas do Sincorá, Barra da Estiva, Ibicoara, Iramaia, Piatã e Abaíra. Vale ressaltar que a energia eólica produzida no empreendimento é de reposição, pois a estatal ainda opera com a energia provinda das hidrelétricas que abastecem o estado. 

Parque Eólico de Brumado entra em operação comercial fornecendo energia para 36 cidades Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

São 21 km de extensão do complexo eólico, que começa na região do Distrito de Cristalândia, em Brumado, passando por Dom Basílio e pelo município de Rio de Contas. O site Achei Sudoeste registrou toda a estrutura das instalações, que já estão em sua capacidade total de 90 MW. O parque conta com 45 torres aerogeradoras, capazes de gerar cerca de 350 GWh por ano, demanda suficiente para atender, anualmente, mais de 170 mil imóveis em todo o país. A subestação interna do complexo também está em pleno funcionamento. Comprovando se tratar de energia limpa, os dados apontam que a energia fornecida pelo Parque Eólico evita a emissão de mais de 118 mil toneladas de gás carbônico na atmosfera, pois o movimento das hélices impulsionadas pelos constantes ventos da região gera energia por indução eletromagnética. A expectativa é de que, assim que inaugurado o Parque Eólico, a Enel Green Power anuncie a expansão com a instalação de mais 45 aerogeradores.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 04x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

FNDE libera construção de creche no Bairro São José em Brumado Foto: Divulgação

Em audiência realizada nesta quarta-feira (27) com o deputado federal Arthur Maia (PPS) e o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB), o presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Sílvio Pinheiro, autorizou a construção de uma creche no Bairro São José (antigo Urbis I), em Brumado. O novo centro de educação infantil atenderá 188 crianças em dois turnos e será construído com recursos na ordem de R$ 1,5 milhão, viabilizados pelo parlamentar junto ao órgão. A previsão é de que o convênio para o início das obras seja assinado nos próximos dias. No projeto, estão previstas salas pedagógicas, sala de informática, cozinha, refeitório, pátio coberto, secretaria, sanitários para pessoas com necessidades especiais, entre outros ambientes.

Brumado: Prefeitura apresenta projeto para pavimentação de ruas no Bairro Rodoviário Foto: Reprodução/Youtube

O Secretário Municipal de Infraestrutura e Transportes Públicos, Engenheiro André Cardoso, esteve em Vitória da Conquista reunido com o Engenheiro Antônio Augusto e o Gerente da Caixa Econômica Federal (CEF) a fim de apresentar o projeto de pavimentação do trecho final da Rua Ormindo Francisco Gama e toda extensão da Rua Maria Caíres Gama, ambas no Bairro Rodoviário, em Brumado. O presente projeto faz parte do Sistema de Convênios do Município - Siconv, nº 79188/2017, com o Ministério das Cidades. As obras irão melhorar a trafegabilidade dos cidadãos, bem como a qualidade de vida dos moradores do entorno. Segundo o Secretário Municipal, após a aprovação do projeto pela CEF, a prefeitura abrirá licitação para dar início às obras. Além de pavimentadas, as vias também serão sinalizadas e identificadas.

Brumado: Veja o que será discutido na sessão legislativa desta sexta-feira (29) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A sessão ordinária da Câmara Municipal de Brumado será realizada nesta sexta-feira (29), às 9h, em razão do adiamento da sessão de segunda-feira (25), que se deu em virtude da falta de energia na região. Na sessão legislativa, o Projeto de Decreto Legislativo 06/2017, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense para Anildo Ferreira da Silva, será apresentado. Além deste, farão parte da pauta, em primeira discussão e votação, o PL 031/2017, que autoriza o Executivo Municipal a adquirir imóveis para ampliação de escolas, a alterar o PPA, LDO E LOA, bem como abrir crédito adicional especial; o PL 032/2017, que declara de utilidade pública a “Associação dos Produtores Rurais de Mancambira e Adjacências; o PL 034/2017, que cria os Distritos de Umburanas, Samambaia e Arrecife; e o PL 036/2017, que dispõe sobre atualização da Tabela de Vencimentos dos servidores municipais. Em única discussão e votação, será apresentado o Projeto de Decreto Legislativo 05/2017, que dispõe sobre a concessão de Título de Cidadão Brumadense para João Bonfim. Por fim, em primeira e única discussão e votação, serão apresentadas as Moções de Pesar em razão do falecimento de Maria Silva Santos e Arivaldo Moreira Meira, bem como diversas indicações solicitando melhorias estruturais para o município.

A ex-prefeita de Piripá, Sueli Gonçalves, foi multada em R$ 5 mil e terá representação apresentada ao Ministério Público Estadual em razão de ilícito que fere a lei de licitações. A decisão foi tomada na tarde desta quarta-feira (27) pelos conselheiros dos Tribunal de Contas dos Municípios ao analisar termo de ocorrência instaurado pela inspetoria do órgão, em 2015. A então prefeita pagou R$ 16 mil à empresa GS Serviços de Assessoria Técnica e Consultoria Ltda, contratada sem licitação ou outros cuidados, como por exemplo, pesquisa de preço, para a realização de “serviços técnicos de consultoria e assessoria tributária, visando à recuperação de receitas tributárias”. Segundo o relatório, nenhuma razão foi apresentada pela administração para justificar a contratação direta, mediante a utilização da inexigibilidade de licitação, da empresa indicada. Ainda cabe recurso da decisão.

Cinco estudantes de Medicina sofrem grave acidente na BR-030 entre Tanhaçu e Brumado Foto: Guanambi FM

Um grave acidente foi registrado na última quarta-feira (27), no trecho da BR-030 entre os municípios de Tanhaçu a Brumado. No local, um veículo cinza que transportava cinco estudantes saiu da pista e caiu em uma ribanceira. As vítimas cursam Medicina na cidade de Guanambi e estariam indo a Salvador para participar de um congresso. O motorista perdeu o controle da direção do veículo e saiu da pista. Ainda não há ainda informações sobre o que teria provocado o acidente. Todos os envolvidos foram socorridos e encaminhados a uma unidade de saúde de Tanhaçu, alguns em estado grave.

Audiência será realizada para debater o Pagamento de Honorários a Advogados Dativos na AL-BA

Por iniciativa do deputado Luciano Ribeiro (DEM), vice-presidente da Comissão de Constituição e Justiça, da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), será realizada Audiência Pública para debater o Pagamento de Honorários a Advogados Dativos, objeto do Projeto de Lei de nº 21.861/2016, de sua autoria. Para o parlamentar, a discussão pela efetividade jurisdicional é bem pertinente. “Assistência jurídica é dever do Estado e, como a defensoria pública baiana não consegue atender a demanda, então o Estado deve assegurar a remuneração de advogados particulares, na forma de honorários advocatícios, garantindo assim o direito à defesa aos mais necessitados, como já acontece em outros Estados”, disse. A Audiência será realizada no dia 02 de outubro, às 9h, no Plenarinho da Assembleia Legislativa.

Disfarçado de agente de saúde, assaltante rouba joias de vendedora em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Disfarçado de agente de saúde, um assaltante roubou as joias de uma vendedora nesta quarta-feira (27), no Bairro Dr. Juracy, em Brumado. A vítima relatou na ocorrência policial que o homem chegou em sua casa como agente de saúde do município. Ele, inclusive, usava o uniforme do setor. Se mostrando interessado nos produtos, o assaltante disse que havia recebido a indicação de outras agentes de saúde da localidade e, em seguida, fez perguntas sobre as joias. Tão logo a vendedora falou o valor das mercadorias, o falso servidor público trancou a porta da casa, sacou uma arma de fogo e anunciou o assalto, levando todo mostruário das joias, no valor estimado de R$ 100 mil. A polícia iniciou as investigações e busca pistas do suposto assaltante no intuito de prendê-lo e recuperar os produtos roubados.

Ibope: Governo Temer é aprovado por 3% e reprovado por 77% Foto: Beto Barata/PR/Fotos Públicas

Pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (28) mostra os seguintes percentuais de avaliação do governo do presidente da República, Michel Temer (PMDB). Ótimo/bom: 3%; Regular: 16%; Ruim/péssimo: 77%; Não sabe/não respondeu: 3%. O levantamento do Ibope, encomendado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), foi realizado entre os dias 15 e 20 de setembro e ouviu 2 mil pessoas em 126 municípios. De acordo com o G1, o nível de confiança da pesquisa divulgada nesta quarta, segundo a CNI, é de 95%, o que quer dizer que, se levarmos em conta a margem de erro de dois pontos percentuais, a probabilidade de o resultado retratar a realidade é de 95%. A Confederação Nacional da Indústria esclareceu que a soma dos percentuais de avaliação de governo totaliza 99% porque as casas decimais do resultado são arredondadas.

Brumado: Homem dorme em linha férrea e morre esmagado por locomotiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Gildásio de Souza, de 46 anos, morreu enquanto dormia na linha férrea à margem da BR-030, na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Moradores da localidade relataram ao site Achei Sudoeste que o homem havia ingerido bebida alcoólica e retornava para casa, quando deitou e dormiu na ferrovia. Ele não percebeu a aproximação da locomotiva e acabou sendo esmagado entre os trilhos. Gil de Quinha, como a vítima era conhecida na comunidade, trabalhava como operário da construção civil. Era solteiro e morava sozinho. A polícia ainda apura o ocorrido. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal e o laudo, juntamente com o teste toxicológico, apontará se o homem realmente estava sob o efeito de álcool.

Por determinação do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Administração (Semad), está notificando os servidores públicos municipais que estejam acumulando, indevidamente, cargo, emprego ou função pública. Os servidores notificados deverão comparecer à Procuradoria Geral do Município até o dia 03 de outubro de 2017 para apresentar manifestação, em caso de ausência da cumulação, ou para realizar a opção por um dos cargos públicos que exerce, sob pena de instauração do competente Processo Administrativo Disciplinar. O trabalho tem por objetivo a apuração de indícios de acumulação ilícita de cargo, emprego ou função pública entre os servidores municipais e o excedimento do teto remuneratório. O Município tem o prazo de 60 dias, contados a partir da publicação do Edital nº 291/2017, para informar ao TCM sobre a situação e as providências adotadas para cada caso.

Terreno no Campo Seco será o novo local para o aterro controlado do lixo de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através do Processo Administrativo nº 336/2017, de 20 de julho de 2017, a Prefeitura de Brumado publicou no Diário Oficial do Município, no dia 14 de setembro de 2017, a locação por um ano de um terreno na Comunidade Fazenda Campo Seco para o despejo final dos resíduos sólidos e como novo aterro controlado do município. A locação da área ficou no valor de R$ 36 mil. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) se limitou a dizer que foi necessária a locação de um novo terreno, uma vez que o local onde funcionava o aterro controlado terminou a sua vida útil. O local atual de destinação dos resíduos sólidos está localizado à margem da BR-030, próximo a uma fábrica de cimento, no sentido Brumado a Tanhaçu. Em 2010, o governo federal sancionou a lei nº 12.305/2010, que institui o plano de resíduos sólidos e a construção de aterros sanitários. 

Terreno no Campo Seco será o novo local para o aterro controlado do lixo de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto ficou em tramitação no congresso nacional por 21 anos - desde que a proposta foi sancionada, o governos estipulou prazo para que os municípios se adequassem ao modelo, porém os mesmos sempre foram adiados diante das alegações dos governos municipais da falta de caixa para execução da obra. Sete anos se passaram e poucos municípios conseguiram lixões ou aterros controlados. Em Brumado, toda a coleta é jogada em valas, as quais são cobertas por camadas de terra. Na última gestão administrativa, foram feitos esforços com outra prefeitura da microrregião para se formar um consórcio regional para construção e manutenção de um aterro sanitário regional, o que a princípio foi aprovado pelos gestores, que esperavam pela liberação de uma Síntese do Projeto Aprovado (SPA) por parte da Caixa Econômica Federal. Apesar disso, o projeto não vingou e ficou apenas no campo dos debates.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Igaporã: Jovem com barriga gigante fará transplante de fígado Foto: Márcio Fagundes

Após divulgar um vídeo nas redes sociais pedindo ajuda para o seu tratamento, a jovem Daiane Maria de Oliveira, de 28 anos, moradora do município de Igaporã, no sudoeste baiano, será encaminhada para o Hospital da Mulher Maria Luzia Costa dos Santos, em Salvador. Na unidade, a jovem será submetida a um transplante de fígado. Ela foi diagnosticada com cirrose hepática de origem alcoólica e, até então, fazia apenas tratamentos paliativos para retirada de grandes quantidades de líquidos que se acumulavam na barriga. A jovem já sofria com a doença há três anos. Ela aguardará na fila do transplante e será acompanhada por um hepatologista.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 04x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Juizado de Pequenas Causas de Brumado agiliza processos com intimações telefônicas gravadas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma nova ferramenta, que entra em operação nesta quarta-feira (27), promete agilizar as intimações para processos no Fórum do Juizado Especial Cível Criminal, o popular Juizado de Pequenas Causas de Brumado: a intimação através da ligação telefônica gravada. Ao site Achei Sudoeste, o juiz titular Rodrigo Britto explicou que um aparelho acoplado à linha telefônica transmite a ligação para um programa que grava a conversa no computador, momento em que é digitada e formalizada a intimação com a parte contatada. O magistrado detalhou que, com a nova modalidade, o Tribunal de Justiça visa reduzir custos com as intimações. Em 2016, foram gastos R$ 14 milhões só com as correspondências através dos Correios, conforme dados apresentados.

Juizado de Pequenas Causas de Brumado agiliza processos com intimações telefônicas gravadas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Gastou-se muito, mas a carta não tem sido uma ferramenta efetiva da intimação. Muitas correspondências acabam retornando por não ter sido encontrada a pessoa intimidada ou o endereço indicado. Com a intimação telefônica se espera maior resolutividade e produtividade, além de economia”, disse o juiz. Segundo ele, também haverá maior celeridade nas intimações e nos processos. “Com a intimação telefônica se espera maior celeridade nas intimações, bem como na resolução dos processos. O que levava até 90 dias com a intimação AR, através dos Correios, agora será resolvido em no máximo 15 minutos”, ponderou o titular do juizado especial. Para mostrar a confiabilidade da ferramenta, o magistrado alerta à comunidade que as ligações que partem do juizado são do telefone fixo do mesmo e não se solicita dados pessoais ou senhas de contas bancárias. O objetivo será apenas informar o andamento dos processos e a data do mesmo.

STF decide que escola pode dar aula de uma religião específica Foto: Reprodução/Solidariedade

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu na quarta-feira (27), por 6 votos a 5, que as escolas públicas poderão continuar promovendo o ensino religioso confessional (que professa uma determina religião), desde que a matrícula seja facultativa – o estudante e a família decidem se participam ou não. A presidente da Corte, ministra Cármen Lúcia, foi responsável pelo voto que decidiu pela improcedência de ação apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR). De acordo com a Veja, o julgamento havia sido suspenso na semana passada quando o placar estava 5 a 3 a favor da manutenção do ensino confessional. Os ministros Marco Aurélio Mello e Celso de Mello empataram o julgamento ao decidirem votar com o relator do caso, o ministro Luís Roberto Barroso. Cármen Lúcia, então, desempatou em desfavor da ação da PGR. Os ministros Alexandre de Moraes, Luiz Edson Fachin, Gilmar Mendes, Dias Toffoli e Ricardo Lewandowski também votaram para manter o ensino confessional. Rosa Weber e Luiz Fux foram os outros ministros que votaram com o relator.

Prefeito de Brumado está temeroso com proposta de abastecer Tanhaçu sem ampliação da Barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A proposta de construção de uma adutora na Barragem de Cristalândia para abastecer a sede e algumas comunidades rurais do município de Tanhaçu está deixando o prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), temeroso. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, ele disse que sua preocupação se justifica, tendo em vista que não feita a elevação da barragem para aumentar o acúmulo na lagoa. O prefeito criticou o projeto e o deputado federal Waldenor Pereira (PT), seu desafeto político. Do ponto de vista do prefeito, a primeira preocupação do próprio governo do estado deveria ser agilizar a ampliação da barragem, que atualmente armazena 16 milhões de metros cúbicos de água e abastece as sedes dos municípios de Brumado e Malhada de Pedras, além de parte das comunidades rurais. 

Prefeito de Brumado está temeroso com proposta de abastecer Tanhaçu sem ampliação da Barragem de Cristalândia Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

“Isso está fervendo em minha cabeça, essa ideia parte do deputado que quer tirar tudo de Brumado. A ideia em si é boa, o povo de Tanhaçu merece, mas no momento não há condições de fazer isso. Ano passado chegamos perto de ficarmos sem água e agora, com a aprovação dessa solicitação do parlamentar, minha palavra é temeridade. Temo pelos riscos que poderemos sofrer com o abastecimento em nossa região”, ressaltou Vasconcelos. Com as altas temperaturas e o aumento em mais de 30% no consumo de água, bem como as poucas chuvas no segundo semestre de 2016, o nível do volume de água na Barragem de Cristalândia diminuiu cinco metros e o acumulado no leito do manancial ficou um pouco acima dos 10 milhões de metros cúbicos de água. Como medida preventiva para evitar um possível racionamento, a Embasa trancou a descarga ecológica por um período, até a chegada das chuvas.

Arquivo