Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Bombeiros civis buscam apoio da câmara para criação de um agrupamento municipal Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um grupo de bombeiros civis compareceu à sessão da câmara de vereadores no intuito de buscar apoio do parlamento para a criação de um agrupamento de bombeiros civis em Brumado. Formados desde o ano passado, os bombeiros estão ociosos, uma vez que o município não conta com um agrupamento e tampouco com um setor criado para agregar suas atividades. Os parlamentares aprovaram a iniciativa do grupo em buscar a formação do agrupamento no município. Ao final da sessão, o grupo foi recepcionado no gabinete da presidência, onde o vereador Leonardo Vasconcelos (PDT) estendeu o convite para que na próxima semana os bombeiros utilizem a tribuna livre a fim de expor um projeto que possa ser debatido em plenária e conduzido ao executivo. Os vereadores orientaram ainda que, para tal, seria necessária a criação do bombeiro municipal e a realização de um concurso público para preenchimento de vagas. Uma das sugestões diz respeito à criação, não apenas de um corpo municipal, mas a nível regional, seguindo o modelo do consórcio regional de saúde, tendo o aval do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia e a participação dos demais municípios da região que estejam dispostos a abraçar a causa. Ao todo, Brumado conta com 31 bombeiros civis formados durante o ano de 2016. O grupo abrirá o desfile militar no dia 07 de setembro, quando espera chamar a atenção da administração e da comunidade brumadense para a criação do agrupamento local.  

Ministro do STF liberta homem preso com 211 kg de cocaína no interior de São Paulo Foto: Divulgação/PM

Uma decisão liminar deferida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio Mello concedeu liberdade a um motorista de 53 anos que havia sido preso em flagrante, na cidade de Rosana, no interior de São Paulo, com 211,5 quilos de cocaína em um caminhão. O homem passou 34 dias encarcerado. Na primeira instância, a juíza da Vara do Plantão da Comarca de Presidente Venceslau, Daiane Thaís Souto Oliva de Souza, converteu a prisão em flagrante do motorista, decretada pela Polícia Civil, em prisão preventiva. Ela ainda lembrou que a Constituição Federal equiparou o tráfico de droga aos crimes hediondos, “para que haja uma maior atenção por parte do Estado na sua prevenção e combate”. “Diante do chamado constitucional, não pode o Poder Judiciário fechar os olhos para essa realidade sem dar o devido tratamento ao problema. Os fatos narrados pela Autoridade Policial reclamam, portanto, uma resposta à altura da gravidade apresentada”, salientou a juíza. De acordo com a juíza da primeira instância, “a manutenção do autuado em custódia se revela necessária em face da possibilidade de retomar às suas atividades ilícitas, voltando a afetar a ordem pública, favorecida pela ausência de uma resposta mais adequada por parte das autoridades, em especial do Poder Judiciário”. De acordo com o G1, na segunda e na terceira instâncias do Poder Judiciário, respectivamente, o Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo (TJ-SP) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiram a concessão da liminar requerida para a libertação do preso, ao analisarem habeas corpus impetrados pela defesa. 

Aulas de robótica do Ifba serão estendidas a alunos de escolas públicas de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A coordenação do curso de informática e robótica do Instituto Federal da Bahia (Ifba), em Brumado, está estendendo as aulas para alunos do ensino fundamental das escolas de tempo integral Professora Nice Públio da Silva e Professora Oscarlina Oliveira Silva. 130 alunos das duas unidades municipais de ensino passaram por uma avaliação da coordenação do Ifba, a qual incluiu questões envolvendo várias matérias. Dentre os avaliados, 30 foram selecionados para participarem do curso de robótica, que terá três meses de duração. As aulas serão aplicadas no Ifba, todas as quintas-feiras, com início no dia 31 de agosto.   

As inscrições para os cursos de panificação, que serão oferecidos pelo Senai em Caetité, já estão abertas. Através da iniciativa da prefeitura municipal, serão oferecidos cursos de Produção de Salgados, Auxiliar de Padaria e Confeitaria, Produção de Sequilhos, Pães Especiais de Massa Salgada e Pães Especiais de Massa Doce. Os cursos são direcionados para pessoas a partir de 18 anos, que concluíram o ensino fundamental e são cadastradas no Programa Bolsa Família. Para se inscrever, os interessados devem se dirigir ao antigo fórum com os seguintes documentos: CPF, RG, título de eleitor, comprovante de residência, comprovante de escolaridade e número do NIS. As vagas são limitadas.  

Presidente da câmara faz indicação de nomeação de blogueiro e editor online a cidadão brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um projeto de decreto legislativo de autoria do presidente da Câmara Municipal, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), que visa à concessão de Título de Cidadão Brumadense ao editor e blogueiro Daniel Machado Simurro, foi apresentado durante a sessão legislativa desta segunda-feira (28). Daniel Simurro é natural da cidade de São Paulo, mas mora em Brumado há 20 anos. O editor é redator de vários veículos de comunicação da microrregião, tendo sido um dos percussores da imprensa online da cidade. Ele escreveu a primeira reportagem para um site de notícias do município no período em que a internet ainda buscava a sua popularidade, antes mesmo do surgimento dos notebooks e outras mídias e aplicativos da atualidade. Daniel teve seu nome lançado na imprensa brumadense através de um programa gospel na Alternativa FM, ao lado do radialista Emanoel Fernandes. Seus textos polêmicos, de linguagem peculiar, formam uma espécie de identidade digital na imprensa local. 

Presidente da câmara faz indicação de nomeação de blogueiro e editor online a cidadão brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Daniel também já prestou assessoria na Prefeitura Municipal de Brumado - foram dois anos: no último mandato do prefeito Edmundo Pereira Santos (PT) e durante o primeiro mandato do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), entre 2005 a 2008. O editor também já foi um colaborador do Achei Sudoeste, quando o site Achei Brumado surgia no cenário da cobertura de eventos da cidade. Ao longo de sua trajetória na imprensa brumadense, Simurro se tornou autor de várias matérias que projetaram o nome de Brumado no cenário da mídia estadual e nacional. O Título de Cidadão Brumadense é a maior honraria concedida pela Câmara Municipal, ofertado a pessoas de outras localidades que adotaram Brumado como cidade para viver e contribuem para o progresso do município. “Classificamos a expansão da mídia como parte do desenvolvimento de nossa cidade e o Daniel está entre as pessoas que deram esse pontapé inicial nessa expansão. Por isso, o nosso reconhecimento e congratulação”, disse o autor da proposta. O projeto passará por votação na sessão da próxima semana.  

A segurança hídrica dos moradores das comunidades de Boa Nova e Minador - Casa Armada, no município de Iuiú, foi garantida pela deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e pelo prefeito Reinaldo Góes (PSD), após a Cerb informar que técnicos do órgão estão nos locais para a instalação de poços artesianos. Na comunidade de Boa Nova, o poço a ser instalado possui uma vazão de 15 mil litros de água por hora para o abastecimento de 15 famílias da localidade. Além da instalação do poço, será implantado um sistema de abastecimento de água com aproximadamente 1.400 metros. Para isso, serão construídas uma estrutura que dará suporte a uma caixa d'água com capacidade de 10 mil litros e uma adutora com 300 metros de extensão. Já o poço da comunidade de Minador - Casa Armada beneficiará 15 famílias da localidade através uma rede de distribuição de cerca de 1.670 metros. O poço possui uma vazão de 4.700 litros e também contará com uma base para caixa d'água com capacidade de 10 mil litros e uma adutora com 830 metros de extensão. Os investimentos atingem a cifra de R$ 225 mil.

Projeto de acesso estudantil ao ensino superior é apresentado na Câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 27/2017, de autoria do Executivo, cria o Programa de Acesso Estudantil ao Ensino Superior. A proposta foi apresentada durante a sessão da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (28), e já contou com a aprovação dos parlamentares, que viram com bons olhos as alterações promovidas pelo Executivo para oferecer bolsas de estudos de R$ 500 a 50 alunos. Com a proposta, a prefeitura eliminará a manutenção da residência dos estudantes na cidade de Vitória da Conquista. Os vereadores parabenizaram os esforços do Doutor em Ciências da Computação, Elias Adriano Nogueira da Silva, que apresentou diversos argumentos ao prefeito Eduardo Lima Vasconcelos quanto ao formato de avaliação dos estudantes que poderão receber o benefício. Na sessão da próxima semana, o projeto passará por primeira votação.

Vaga de emprego para vendedor interno em Brumado

Uma loja da cidade de Brumado abriu vaga para vendedor interno. O perfil desejado tem as seguintes exigências: sexo feminino, 2° grau completo, acima de 21 anos, conhecimentos básicos de informática, facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. As interessadas devem enviar currículo para o email: [email protected].

Brumado: 'Sinal de celular foi pura enrolação eleitoral', reclamam moradores de Ubiraçaba Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Moradores da região do distrito de Ubiraçaba, em Brumado, entraram em contato com a redação do site Achei Sudoeste para expor a dificuldade da região em se comunicar por falta do sinal de telefonia móvel na localidade. A antena com o repetidor do sinal foi instalada em 2014 “no calor das eleições”, segundo denunciaram. “A antena instalada aqui foi pura enrolação eleitoral, com o objetivo único de captar os votos em nossa região. Tanto que só tivemos sinal de celular por aqui de má qualidade por dois meses, dentro do período de campanha eleitoral. Já passados três anos, os políticos sumiram e levaram consigo o sinal do celular”, desabafaram os moradores. Eles cobram empenho do deputado licenciado Vitor Bonfim, atualmente à frente da Secretaria Estadual de Agricultura. Por telefone, o técnico de manutenção e comunicações da prefeitura de Brumado, Milton Caires, explicou a nossa reportagem que o aparelho repetidor instalado na ocasião por uma empresa de Salvador não possui potência suficiente para atender a demanda de usuários e, ao mesmo tempo, atingir as comunidades adjacentes ao distrito. Segundo Caires, é necessária a troca do equipamento por outro de maior potência, o que já teria sido sinalizado positivamente pelo secretário. Nossa reportagem apurou ainda que o aparelho repetidor tem um custo de cerca de R$ 15 mil.

Delegado deixa de prender suspeito para ir a churrasco com ele Foto: Mariane Rossi/G1

A Justiça de São Paulo afastou o delegado da Polícia Civil Douglas Borguez, então titular da Delegacia Sede de Peruíbe, no litoral paulista, por improbidade administrativa. Segundo denúncia do Ministério Público, ele beneficiava conhecidos e deixou de prender um homem procurado pela Justiça para participar de um churrasco com ele. De acordo com o G1, a investigação foi iniciada em agosto de 2016 e concluída em fevereiro deste ano. Escutas telefônicas, autorizadas pela Justiça, permitiram que os promotores pudessem identificar e registrar ao menos 23 atos que configuram ações ilícitas na função de delegado de polícia. O celular do investigado foi apreendido. Segundo o promotor Thiago Alcocer Marin, o delegado Douglas agilizava investigações para conhecidos e, também, deixava de apurar situações a pedido de pessoas que conviviam com ele. “Constatamos que ele deixava de dar andamento a alguns casos, justamente por solicitação de amigos”, afirmou. Em um dos atos de improbidade investigados, o delegado chegou a informar falsamente à Justiça que não conseguiu localizar um procurado, sobre quem recaía uma ordem de prisão. “Em conversas com uma mulher conhecida desse homem que seria preso, eles combinam a participação em um churrasco, os três juntos. Ou seja, ele sabia onde estava”. Na declaração que remeteu à Justiça, ainda segundo informações da Promotoria, o delegado afirmou que não encontrou o procurado e que não sabia do paradeiro dele. “Ele chegou a afirmar que a equipe o procurou em diversos endereços. Sabemos, porém, que a pessoa nunca chegou a ser procurada”, disse. A real motivação ainda é apurada pelo MP.

Brumado: Prefeito de olho nas aduelas da Fiol para serem utilizadas em obras de infraestrutura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) está articulando a possibilidade de tomar posse de parte dos materiais abandonados no Lote IV do canteiro de obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). O material seria utilizado em obras de urbanização na sede e nas comunidades rurais do município. No domingo (27) o site Achei Sudoeste flagrou o momento em que o deputado federal José Rocha (PR) articulou a conversa do prefeito, por telefone, com um representante da Valec, estatal que administra o empreendimento. 

Brumado: Prefeito de olho nas aduelas da Fiol para serem utilizadas em obras de infraestrutura Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nela, o gestor citou a possível concessão das aduelas que foram fabricadas no canteiro do Distrito de Ubiraçaba, sob a supervisão da Andrade Gutierrez. Como a empresa não retomará mais as atividades no local, o administrador está requerendo o material produzido para ser utilizado em benefício da comunidade. Ainda no telefonema, o prefeito alistou a utilização das aduelas em passagens de rios e riachos nas estradas vicinais, além de melhorias nas passagens ao longo do percurso do Riacho do Bufão, na sede do município. O prefeito preferiu não conceder entrevista para esclarecer o assunto, mas sinalizou que a conversa foi válida e em prol dos anseios do município.

Neto faz avó de refém por mais de 5 horas em Guarulhos Foto: Reprodução/TV Globo

Uma senhora, de cerca de 70 anos, foi refém do próprio neto, de 28 anos, durante mais de cinco horas em Guarulhos, na Grande São Paulo, informou a Polícia Militar (PM). O drama começou no final da noite da última segunda-feira (28) e terminou durante a madrugada. Equipe do Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate) conseguiu resgatar a idosa, após atingir o rapaz com tiros de bala de borracha e com disparo de um taser (arma que dá choque). Ele foi dominado e detido. O sequestro começou por volta das 21h30, quando vizinhos ouviram gritos da casa da família na Rua Quirinópolis. Logo a equipe do Gate chegou com cinco negociadores. Segundo a família, o jovem sofre de esquizofrenia. Durante as cinco horas do sequestro, ele pediu para ser baleado e morto, segundo o Gate. De acordo com o G1, a avó passa bem, mas foi levada a atendimento médico. O rapaz sofreu ferimentos leves durante a ação e foi levado para o Hospital Municipal de Guarulhos.

Homem é preso depois de furtar motocicleta de pátio da delegacia em Caetité Foto:> Divulgação/PM

Na madrugada desta terça-feira (29), Wagner Oliveira da Silva foi preso após furtar três motocicletas que estavam no pátio da Delegacia Territorial de Caetité, município do Sertão Produtivo. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, uma viatura do Pelotão de Emprego Tático Operacional (Peto) patrulhava o centro da cidade, quando se deparou com o suspeito empurrando uma motocicleta sem chave e enferrujada. Ao ver a viatura, o rapaz tentou fugir, mas foi detido. Inicialmente, ele disse ser dono da moto, mas, ao ser questionado sobre a documentação do veículo, acabou confessando o crime. Além disso, ele confirmou aos policiais que já havia furtado outras duas motos do local. Em depoimento, o acusado disse que costumava vender os veículos roubados da unidade policial.

Gastroenterologista: A importância da experiência para a precisão dos diagnósticos na Clínica Mais Vida

O médico gastroenterologista atua na prevenção, diagnóstico, tratamento e avaliação de todas as doenças que envolvem o sistema de digestão do corpo humano. Enfermidades como hepatites, gastrites, úlceras, esofagite, pancreatite, entre outras estão entre as que são cuidadas por esse especialista.  Alexandre Campos, que compõe o quadro de especialidades da Clínica Mais Vida, formado há mais de dezessete anos dos quais quinze atuando como especialista em gastroenterologia e endoscopia, título recebido pela FBG – Federação Brasileira de Gastroenterologia, salienta que para a detecção de uma enfermidade e um diagnóstico preciso são necessários protocolos de atendimento para cada paciente, critérios, medicina baseada em evidências, que resultam em segurança para o paciente e para o profissional. Para a realização dos exames o Alexandre Campos utiliza equipamentos de última geração, possibilitando a investigação precoce do câncer de estômago, esôfago e duodeno, oferecendo ao médico e ao paciente tempo hábil para o tratamento e em sua maioria a cura. Em sua vasta experiência na realização dos exames de endoscopia já são contabilizados mais de 70.000 procedimentos sem que tenha ocorrido nenhuma complicação. Previna-se, busque sempre o especialista para realização de seus exames. Agende sua consulta com Alexandre Campos na Clínica Mais Vida. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496.

Remoção de veículos do pátio da 20ª Coorpin melhora aspecto no complexo brumadense Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceria com o poder judiciário, a coordenação administrativa do complexo que agrega a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), a delegacia de Brumado, o Departamento de Polícia Técnica (DPT), o Instituto Médico Legal (IML) e o Sistema Integrado de Comunicações (Sicom) conseguiram remover parte dos veículos que se acumularam no pátio interno do complexo ao longo dos anos. Foram retiradas cerca de 120 motocicletas do local, sendo uma parte encaminhada ao pátio da 18ª Ciretran. Muitos veículos já foram catalogados e marcados com lacres para irem a leilão, com data a marcar. A remoção atende a um anseio de moradores e profissionais de saúde na vizinhança, que sempre viram os veículos como uma espécie de berçário para o mosquito aedes-aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e zika. A preocupação é válida, uma vez que por diversas vezes, após períodos de chuva, eram registradas poças de água nos veículos e, em seguida, os agentes de endemias coletavam larvas do mosquito no local. Mesmo com a retirada parcial das motocicletas, ainda há muitos veículos ocupando o pátio do complexo e sua área externa. A coordenação administrativa já sinalizou que as atividades de remoção devem continuar no intuito de minimizar o máximo possível os impactos promovidos pelas apreensões, em decorrência da carência de um pátio para estacionamento fora do perímetro urbano.

Luto: Morre em Salvador, Francisco Pina Lessa, o Chico Lessa Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Faleceu na manhã desta terça-feira (29), em Salvador, Francisco Pina Lessa, 85 anos, mais conhecido como Chico Lessa.  Ele era casado com Dona Magnólia Lessa, conhecida como Dona Noinha e morava na cidade de Brumado.  O corpo de Chico Lessa está sendo velado no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador, e seu sepultamento será realizado amanhã, 30 de agosto, às 10 horas, no mesmo local. Ele deixa 8 filhos.

Depois de uma alta de 1% no primeiro trimestre, o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) do 2º trimestre apontará para uma estabilidade da economia, segundo as projeções de analistas de mercado. A divulgação oficial pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) será na sexta-feira (1). Levantamento do G1 com 12 bancos, consultorias e grupo de economistas mostra que 5 estimam retração entre 0,1% e 0,5%, 4 esperam crescimento zero, e 3 preveem alta, entre 0,1% e 0,2%. O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, também estimou nesta segunda-feira que o PIB do 2º trimestre deverá vir “próximo do equilíbrio”, ou seja, próximo de zero. No 1º trimestre, a economia brasileira cresceu 1%, após 8 trimestres seguidos de queda, numa alta impulsionada principalmente pelo agronegócio. O setor deu um salto de 13,4% após uma supersafra de grãos.

Brumado: A pedido da vereadora Ilka Abreu, deputado buscará placar eletrônico para estádio Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua passagem pelo município de Brumado no domingo (27), o deputado federal José Rocha (PR), que faz parte da comissão de esportes da câmara dos deputados em Brasília, foi recepcionado na residência do casal Marlúcio (médico) e Ilka Abreu (vereadora). O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) também compareceu à residência para recepcionar o deputado. Na ocasião, a vereadora Ilka Abreu fez um apelo ao deputado no intuito de conseguir, via emenda parlamentar, um placar eletrônico para o Estádio Municipal Gilberto Cardoso. “Vamos analisar a possibilidade. Espero poder colaborar com esse equipamento para o estádio. Brumado tem uma participação respeitada no intermunicipal e seu campeonato está entre as referências na região, então vamos buscar essa colaboração para valorização do futebol local”, garantiu o deputado em entrevista ao site Achei Sudoeste.

Com o desembolso de R$ 20,6 milhões no primeiro semestre deste ano, a Agência de Fomento do Estado da Bahia (Desenbahia) atingiu marca histórica de R$ 160 milhões em financiamentos para prefeituras municipais. E o atendimento aos municípios deverá ser ampliado, pois a Caixa Econômica Federal aprovou recentemente a instituição financeira como agente operadora do FGTS, com limite de R$ 21 milhões. A decisão beneficia de imediato projetos de infraestrutura em tramitação de nove municípios, que obtiveram validação de crédito via banco. Para ter acesso ao recurso do FGTS, o gestor municipal deve cadastrar sua proposta diretamente no site do Ministério das Cidades, que administra estes recursos e seleciona as propostas aderentes ao desenvolvimento urbano. A linha de financiamento da Desenbahia às prefeituras permite o aprimoramento de infraestrutura urbana - abrange construção, reforma, ampliação e modernização de instalações públicas de apoio à educação e à saúde, além de aquisição de máquinas pesadas, equipamentos para tratamento de resíduos, pavimentação e drenagem.

Grupo Topázio realiza a V Copa Capoeira Fight em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O final de semana foi de muitas atividades para os integrantes do Grupo Topázio, que promoveu a V Copa Capoeira Fight Grupo Topázio Brumado. O evento foi realizado na Praça Coronel Zeca Leite e contou com a participação de agremiações convidadas, como a Ginga Brasil e o Guerreiros da Bahia. Durante o evento, aconteceram várias apresentações culturais de matrizes africanas, além de rodas de capoeira. “Foi uma festa para o nosso grupo que vem buscando juntamente com os demais manter acesas as nossas tradições. Agradeço aos nossos colaboradores do comércio local e esperamos que nossa cultura ganhe mais valorização e espaço em nossa comunidade”, disse o professor Maxuel Barreto. O evento atraiu dezenas de pessoas ao anfiteatro da praça para prestigiar as muitas apresentações e incentivar a continuidade do projeto de valorização das raízes ancestrais.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Três pessoas morrem em grave acidente registrado na BR-030 entre Caetité e Brumado Foto: Reprodução/Facebook

O grave acidente registrado na altura do km 15, na BR-030, entre as cidades de Caetité e Brumado, na noite de ontem (28), deixou três pessoas mortas. No local, um carro de passeio com placa de Salvador e um caminhão colidiram de frente e pegaram fogo em seguida. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, desgovernado, o carro teria invadido a pista contrária e colidido contra o caminhão. O motorista do veículo de carga, identificado como Antônio Almeida, e uma passageira saíram ilesos do acidente. Já as três pessoas que ocupavam o carro de passeio, identificadas como Reinaldo Cotrim, Reginaldo Mosqueira e Gislaine Mello, todos da cidade de Guanambi, morreram carbonizados. O Departamento de Polícia Técnica de Guanambi trabalha na identificação dos corpos, que estão no Instituto Médico Legal do município.

Magnesita sai na frente do Vitória em jogo de 07 gols na decisão do brumadense de futebol sub-20 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Magnesita saiu na frente do Vitória na primeira partida da grande decisão do Campeonato Brumadense de Futebol Sub-20 2017. Foi um jogo de sete gols, com a garotada dos operários da mineração construindo o belo resultado de 4x3. Mesmo com o grande número de gols, os times ainda perderam outras grandes chances de ampliar o marcador. Os atacantes esbarraram nas boas defesas efetuadas pelos goleiros. Com resultado, o Magnesita leva a vantagem do empate para o jogo de volta, que acontece no próximo domingo (02, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Para esta partida, dirigentes da Liga Brumadense de Futebol e dos clubes definiram que será cobrado um quilo de alimento não perecível como ingresso. Toda a arrecadação será doada a uma instituição de caridade local.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Professora pede na justiça prisão do prefeito de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Livramento de Nossa Senhora, a professora Nilza Azevedo Silva representou contra o prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho, na Procuradoria Geral do Estado (PGE) por supostos crimes de desobediência judicial e improbidade. Através de mandado de segurança, ela ainda pleiteou o retorno de 20 horas de jornada que lhe foram amputadas pela Administração Municipal. O juiz João Lemos Rodrigues indeferiu o pedido liminar devido à falta de provas. Inconformada, a servidora recorreu ao Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), obtendo liminar do desembargador Augusto de Lima Bispo, reconduzindo-a “ao seu lugar de trabalho de origem”. Como a funcionária não havia sido removida, tendo apenas a jornada reduzida, os advogados do Município entendem que a ordem judicial já está atendida. De acordo com o Mandacaru da Serra, Nilza fez concurso para trabalhar 20 horas e teve essa jornada ampliada para 40 horas, sem concurso, por gestões anteriores. Agora, ela entende ter direito à incorporação e remuneração dessa ampliação. O Ministério Público e o juiz de primeira instância concluíram que ela não provou esse direito. Na contestação, o Município argumenta que a supressão das 20 horas é legal.

Arquivo