Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Embasa concede cessão de água para comunidade Bernardo José em Brumado Foto: Divulgação

O presidente da Câmara, vereador Léo Vasconcelos (PDT) acompanhado do vereador Luiz Carlos (PSD), o Palito e do superintendente de Agronegócios da Secretaria Estadual de Agricultura, Guilherme Bonfim estiveram na secretaria estadual de Infraestrutura Hídrica e Saneamento em audiência com o secretário, Cássio Ramos Peixoto e o superintendente de Saneamento, Carlos Fernando a fim de tratarem sobre diversas demandas para o município de Brumado. Entre as solicitações estavam a liberação de extensão de água para as localidades rurais do Ariri, Riachão, assim como Espinheiro, tendo como concretizado na oportunidade a solicitação de extensão de água para a comunidade de Bernardo José, pleito do vereador Luiz Carlos. Devido ao empenho do parlamentar, que tem buscado a efetivação de obras que contemplem as comunidades rurais principalmente as que sofrem com a falta de água serão liberados pela Embasa 1.050 metros de tubos para a efetivação da obra, que beneficiará nove famílias. A obra levara aproximadamente quarenta dias para a sua conclusão em razão do material se encontrar em Salvador e será supervisionada pelo escritório local da Embasa de Brumado, através de sua gerente, Patrícia Meira Gomes. Palito destacou que é uma grande satisfação conseguir a concretização deste pleito de tamanha importância para as famílias que residem na comunidade de Bernardo José.  

Brumado: Eduardo Vasconcelos acompanha obra de canalização do Riacho do Bate Pé no Bairro São José Foto: Divulgação

O prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) visitou pessoalmente a obra de canalização que está sendo realizada no Riacho do Bate Pé, no Bairro São José, em Brumado. A obra é executada pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seinf), com vistas à urbanização de toda a área, que inclui, além do Bairro São José, os Bairros Santa Tereza e Feliciano Pereira Santos. O projeto contempla a canalização do riacho e a abertura de importantes vias marginais ao longo do trecho, as quais contribuirão para a fluidez do trânsito nas imediações, trazendo benefícios diretos aos moradores das localidades. Segundo o prefeito, as vias também irão possibilitar, futuramente, a construção da rede de esgotamento sanitário do município.

Neojiba promove concerto gratuito em Vitória da Conquista neste domingo (24)

O município de Vitória da Conquista recebe neste domingo (24) a décima e última edição da série Música de Câmara no Interior 2017. O evento gratuito será realizado às 17h, no Centro Cultural Glauber Rocha, e contará com as apresentações dos grupos Wood Tropicales, Orquestra de Cordas do Núcleo Conquista Criança (Neojiba), Orquestra Conquista Sinfônica/Arcos (Associação das Culturas Orquestrais e Sinfônicas) e Coral do Conservatório Municipal. A ação integra o projeto Caravanas Pedagógicas do Neojiba, por meio da Rede de Projetos Orquestrais da Bahia. Além do concerto, serão realizadas, no sábado (23), oficinas de técnica instrumental para alunos do Conservatório Municipal e de projetos da região. Todas as atividades são gratuitas e fazem parte das comemorações dos dez anos do Neojiba. Em Vitória da Conquista, a iniciativa conta com a parceria da Arcos-OCS, Conservatório Municipal e apoio da Prefeitura Municipal.

Brumado dá as boas vindas à primavera com a flor da salsa brava da caatinga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O equinócio da primavera, a estação das flores, teve início às 17h02 desta sexta-feira (22), sendo bem recebida pela população brumadense, acostumada com a beleza de sua flora, singular no bioma nacional. A vegetação nativa que cobre o nosso sertão baiano faz parte da vasta caatinga que predomina no Nordeste Brasileiro, vegetação exclusiva da nossa região. A título de curiosidade, a palavra caatinga (do tupi), vem da junção de caa (mata) + tinga (branca), que significa mata branca, devido ao seu aspecto esbranquiçado. Uma planta muito resistente que consegue se manter verde até mesmo nos períodos de estiagem, embelezando o cenário do sertão com sua belas flores de cor lilás, conhecidas no interior como Salsa Brava -no litoral nordestino, recebe o nome de Salsa de Praia. Por causa de seus longos caules flexíveis, formam os fortes cipós que podem alcançar mais de dez metros de cumprimento. 

Brumado dá as boas vindas à primavera com a flor da salsa brava da caatinga Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Brumado, é comum ver as delicadas flores em meio ao verde, contrastando com o cenário o cinzento e seco das outras vegetações nos morros e serras que cercam a cidade. Sua floração acontece entre os meses de março e outubro e suas folhas permanecem verdes o ano inteiro. Porém, não se enganem com a beleza e suavidade dessas flores, pois ela é considerada altamente tóxica, o que faz dela uma ameaça à saúde dos animais. Por conta de sua delicada beleza e ao mesmo tempo perigoso veneno, os nativos na região do Rio Grande do Norte também apelidaram a flor de “Amor dos Homens”, fazendo alusão às mulheres sedutoramente dominadoras. Também conhecida como a estação do amor, a primavera chega a Brumado com a graciosidade do amor dos brumadenses na flor da sua caatinga.

Taisan Auto e a Stark Jeep desenvolvem parceria inédita em Brumado

Em Brumado, a Taisan Auto e a Stark Jeep estão junto em uma parceria para levar o que há de melhor no mercado automobilístico para todos os clientes. Passe na loja e conheça a nova linha Jeep, com direito a test drive. O Jeep Compass tem design arrojado, performance extraordinária, alta tecnologia e sofisticação. A Taisan Auto fica localizada na Av. Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551. Você também pode acessar www.taisanauto.com.br e ficar por dentro de todas as novidades da marca. Não perca essa grande chance e adquira o seu veículo zero com as melhores condições de pagamento.

Bahia supera Minas Gerais e se torna 2º maior produtor de frutas do Brasil, diz IBGE Foto: Reprodução/TV Bahia

Segundo pesquisa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IGBE), a Bahia superou Minas Gerais e se tornou o segundo maior estado produtor de frutas do Brasil. São Paulo permanece na liderança com a maior produção. O grande destaque da pesquisa é o baixo sul da Bahia. De acordo com o G1,na região, o município de Wenceslau Guimarães pela primeira vez apareceu no levantamento entre os 20 municípios do país que mais geram renda a partir da fruticultura. A cidade passou da 34ª para a 12ª posição no ranking nacional, que engloba mais de 5.563 municípios, graças à produção de frutas como a graviola e a banana. Somente em 2016, foram produzidas 115,9 mil toneladas de banana, que geraram mais de R$ 207,9 milhões. No quesito valor de produção agrícola, a Bahia se manteve na 7ª posição no ranking nacional. Frutas como mamão, abacaxi e graviola geraram, no ano passado, R$ 6,3 bilhões no estado, 8,5% a mais que em 2015. Os principais polos produtores continuam sendo o norte do estado. Juazeiro duplicou a produção de manga e subiu da 4ª para a 2ª posição no ranking nacional. Já Bom Jesus da Lapa manteve a liderança nacional na produção de banana.

Brumado: Ilka Abreu viabiliza demandas para zona rural junto a Seagri Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (20), a vereadora Ilka Abreu (PR) esteve na capital em audiência com o Secretário de Agricultura do Estado, Vitor Bonfim (PDT), a fim de viabilizar benefícios para a zona rural do município de Brumado. A parlamentar foi muito bem recebida pelo secretário e ambos discutiram projetos que podem ser implantados na cidade para servir de apoio à agricultura familiar e para ampliação da oferta de água. Abreu ressaltou que ter um representante junto ao governo do estado que não mede esforços para solicitar melhorias para os agricultores da região é muito importante. Ela agradeceu a parceria e espera que as demandas sejam viabilizadas o mais rápido possível.

Campanha de trânsito em Brumado chama atenção para o perigo do uso do celular ao volante Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na tarde desta quinta-feira (21), foi realizada a solenidade de apresentação da Semana Nacional de Trânsito em Brumado. O evento, promovido pela Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), aconteceu no auditório da prefeitura com a presença do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, do secretário de infraestrutura e superintendente de transito, André Cardoso, além de vereadores, secretários, representantes da 34ª CIPM, 2ª CIPRv (Polícia Rodoviária Estadual), 18ª Ciretran, Samu 192, TG 06/024 e Guarda Civil Municipal (GCM). O superintendente municipal de trânsito abriu o evento chamando a atenção para o tema “Foi só uma mensagem”, que faz alusão aos inúmeros acidentes registrados pela falta de atenção ao volante devido ao uso do celular. “O grande vilão do trânsito hoje é o celular. Um segundo de atenção a ele na direção é o suficiente para perder a vida ou ceifar a vida de outros”, alertou Cardoso. O secretário informou, em seguida, que dentro da programação da campanha será realizada uma simulação de um acidente no eixo rodoferroviário, em parceria com a Ferrovia Centro Atlântica e os demais órgãos que estão engajados na campanha. A dramatização irá mostrar à comunidade as causas e efeitos de um trágico acidente. 

Campanha de trânsito em Brumado chama atenção para o perigo do uso do celular ao volante Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Também serão espalhados em diversos pontos da cidade veículos acidentados a fim de sensibilizar a comunidade sobre as consequências geradas pelos acidentes. Ainda dentro da programação, a SMTT promoverá palestras em escolas e empresas, com o intuito de formar agentes multiplicadores para a segurança no trânsito. Nossa reportagem também ouviu o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o mesmo enfatizou a direção defensiva, bem como falou sobre o papel do poder público em ofertar uma trafegabilidade mais ampla na organização urbana da cidade. “A palavra chave é a direção defensiva. Se cada um dirigisse preocupado não em ter a razão, mas sim em chegar ao seu destino, já seria um norte para se evitar as colisões e acidentes. Por outro lado, cabe a nós enquanto poder público planejar a cidade para que haja canais preferenciais de tráfego, bem como canais secundários. Tudo pensando não apenas no imediato, mas no futuro. Mesmo se não pudermos executar tudo no agora, ao menos deixarmos sacramentados os projetos, para que os que vierem depois possam buscar a concretização desses projetos”, concluiu.

Deputado Luciano Ribeiro critica construção de um novo Centro de Convenções em Salvador Foto: Giselle Quintão

Em pronunciamento na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) avaliou o custo gerado pela inexistência do Centro de Convenções de Salvador, a qual, segundo ele, chega a um prejuízo de R$ 200 milhões por ano, especialmente pela característica essencialmente turística de Salvador. Diante da decisão do Governo do Estado de construir outro Centro de Convenções e não reformar o atual, o deputado conclamou a Casa legislativa para uma discussão. “Não podemos admitir uma decisão imposta, sem reflexão, sem ouvir a sociedade e visivelmente equivocada. Na Bahia, estamos vendo um instrumento que era para gerar receitas dando prejuízo. Não podemos aceitar isso. A reforma seria muito menos dispendiosa, mais rápida, além do fato de que já existe toda uma infraestrutura pronta”, contestou. O parlamentar é a favor de uma decisão mais sensata e melhor para a Bahia.

Polícia recupera motocicletas roubadas em Brumado Foto: Divulgação/PM

Dois indivíduos armados em uma motocicleta tentaram roubar um veículo na estrada da Cachoeirinha, zona rural de Brumado. A vítima relatou à polícia que foi fechado bruscamente pelos indivíduos, que estavam a bordo de uma moto, de cor azul e placa DJJ-7797. No momento da abordagem, uma caminhonete se aproximou e os bandidos efetuaram três disparos em direção ao motorista. Para se proteger, o homem jogou o carro contra os criminosos, que fugiram para dentro de um matagal. A polícia foi acionada e foram realizadas diligências pelas Guarnições do Pelotão Especial de Rádio Patrulhamento. As duas motocicletas foram recuperadas e apresentadas, juntamente com as vítimas, na 1ª Delegacia Territorial de Brumado.

Tiro de Guerra realiza solenidade de entrega de Certificado de Dispensa de Incorporação em Brumado Foto: Divulgação/TG

Nesta sexta-feira (22), foi realizada, nas dependências do Tiro de Guerra, a solenidade de entrega do Certificado de Dispensa de Incorporação (CDI) aos cidadãos da classe de 1999, os quais foram dispensados da prestação do serviço militar inicial. A formatura foi conduzida pelo Subtenente Paulo Souza, Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, e contou ainda com a participação do Secretário da 18ª Junta de Serviço Militar, Evanilson Teixeira, e demais funcionários.

Indivíduo tenta sacar R$ 5 mil com documento falso em Brumado Foto: Divulgação/PM

Após denúncia de que um indivíduo estaria tentando realizar um saque apresentando documentos em nome de Marcus Amany Castellar Pinheiro, uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se deslocou até a agência do Banco do Brasil em Brumado. No local, o indivíduo tentava sacar a quantia de R$ 5 mil com um documento falsificado, visto que a foto do RG não era a do correntista. Ao perceber que a polícia havia sido acionada, o homem fugiu. Foram efetuadas rondas na região na tentativa de localizá-lo, porém sem sucesso. O cartão e o documento de identidade em nome de Marcus Amany Castellar Pinheiro com suspeitas de falsificação foram entregues na 1ª Delegacia Territorial de Brumado.

Verão Vip Brumado promete dar início ao ano de 2018 em alto astral

Na atmosfera festiva do verão, a cidade de Brumado terá a oportunidade de iniciar o ano de 2018 em grande estilo, com um mega evento que irá fazer a galera delirar. O Verão Vip Brumado será uma festa diferenciada, com venda de ingressos limitada e com uma programação bem alto astral, do jeito que o grande público gosta. Marque na sua agenda, porque no dia 20 de janeiro só haverá espaço para diversão em um evento repleto de beleza, cerveja gelada e uma grade musical atualizada. Em breve, serão divulgadas mais informações.

Macaco gigante pode estar matando animais no Distrito de Maniaçu em Caetité

Em Caetité, moradores do Distrito de Maniaçu afirmam que um macaco gigante estaria matando animais na localidade. O caso tem assustado toda a região próxima do distrito, que fica localizado a 26 km da sede da cidade. De acordo com o Caetité Notícias, apesar do temor, ainda não há nenhuma confirmação de que o animal realmente exista e esteja provocando a morte de outros bichos na zona rural. Segundo biólogos, a vegetação da região não favorece a existência de primatas de grande porte.

Bahia é o 7º estado em geração de empregos formais no mês de agosto Foto: Reprodução

O número de postos de emprego formal cresceu na Bahia no mês de agosto. 2.490 vagas de trabalho com carteira assinada foram geradas no Estado, que ocupa a quinta colocação no ranking de geração de emprego no Nordeste e a sétima em esfera nacional. No Brasil o número de vagas cresceu pela quinta vez consecutiva. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) divulgados nesta quinta-feira (21), e apontam ainda que a Bahia registrou 48.068 admissões e 45.578 demissões. Setorialmente, em agosto, cinco segmentos que contabilizaram saldos positivos foram: Construção Civil (+2.396 vagas), Indústria de Transformação (+335 vagas), Serviços (+238 vagas), Serviços Industriais de Utilidade Pública (+34 vagas) e Extrativa Mineral (+17 vagas). Os setores que desligaram trabalhadores celetistas foram: Comércio (-461 postos), Agropecuária (-35 postos) e Administração Pública (-34 postos).

Comissão da OAB-Bahia faz palestra e blitz visando valorização dos advogados em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma Comissão de Defesa das Prerrogativas e Valorização da Advocacia (CDAP), da OAB-Bahia, percorreu várias cidades do sudoeste baiano na última terça-feira (19). A comissão também esteve em Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da 21ª Subseção da OAB, Osvaldo Laranjeiras Júnior, disse que foi um dia produtivo, durante o qual foi realizada uma palestras com temas diversos sobre a defesa e prática de direito dos advogados, além de uma blitz no Fórum da Justiça do Trabalho, onde houve boa receptividade por parte dos juízes. O evento também foi estendido aos universitários do curso de Direito. Na oportunidade, frisou-se a orientação acadêmica sobre o exercício da profissão, tendo por meta preparar os alunos, além de apresentada a valorização da advocacia para garantir o bom exercício profissional. O presidente da OAB local ressaltou que a principal reivindicação por parte da categoria é o aumento no número de juízes nas esferas judiciais do município com a finalidade de aumentar a demanda de processos e melhor atender ao público em geral.

Prefeitura consegue importantes obras através do DNIT para Caetité Foto: Thayná Lima

Desde o começo do mandato, o prefeito Aldo Gondim (PSB) foi, por diversas vezes, à Brasília e a Salvador tentando viabilizar demandas para o município de Caetité. Depois de muitos encontros, os representantes do DNIT, Amauri Lima e Paulo Sérgio, estiveram em Caetité, na terça-feira (19), sinalizando positivamente as seguintes conquistas: o projeto do contorno viário de Caetité – já programado para o ano que vem; recapeamento completo da BR-122, que liga Caetité a Maniaçu; recapeamento da BA-156, que dá acesso ao distrito de Tanque Novo; recuperação trecho urbano que liga Caetité ao município de Igaporã; desvio do trecho da curva da Candonga  e asfaltamento da entrada da cidade via Lamarão. O prefeito comemorou as conquistas e destacou que elas são fruto de um trabalho intenso. Já o superintendente do DNIT, Amauri Lima, destacou que o órgão tem trabalhado de forma muito intensa, nas rodovias da região. “A importância da região é muito grande para nós. Muitas rodovias foram federalizadas e recentemente e os investimentos que fizemos na região superou um bilhão de reais nos últimos dois anos, agora nós vamos cuidar dos detalhes”, afirmou Lima.

Colégio Getúlio Vargas realiza desfile ecológico durante virada educacional em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Seguindo o cronograma da Secretaria Estadual de Educação para o Projeto Transformaê, com a Virada Educacional, o Colégio Getúlio Vargas promoveu um desfile ecológico em alusão ao Dia da Árvore, com a entrega de mudas e sementes pelas ruas do centro comercial de Brumado. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o diretor da unidade de ensino, Ramon Dutra Lobo explicou que o projeto visa à multiplicação dos saberes, levando a escola para a rua e a rua para dentro da escola. O desfile contou com o apoio da Fanfarra da Escola Municipal Idalina Azevedo e apresentou alas que representam a cultura, o lazer e o esporte. 

Colégio Getúlio Vargas realiza desfile ecológico durante virada educacional em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Uma ala do grupo da terceira idade narrou a história de várias personalidades que colaboraram com o desenvolvimento da educação no município, muitos das quais foram alunos e depois professores na própria instituição de ensino. Com o apoio da Enel Green Power, uma ala apresentou e distribuiu mudas e plantas nativas do cerrado e da caatinga, que se encontram na Serra das Araras e estão sendo replantadas na área do Parque Eólico de Cristalândia, o que despertou o interesse de muitos populares. Após o desfile, o evento foi continuado no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), onde os alunos se apresentaram com peças teatrais, dança e música. Ao final, foi servida uma feijoada de confraternização no refeitório do colégio.

Comissão engajada para acelerar e trazer para a Bahia a licitação da Fiol Foto: Camila Queiroz

A presidente da Comissão Especial da Ferrovia Engenheiro Vasco Azevedo Neto (antiga Fiol) - e Porto Sul, deputada estadual Ivana Bastos (PSD), disse que a comissão vai brigar para trazer a licitação da Fiol para a Bahia. O anúncio foi feito após o secretário da Casa Civil, Bruno Dauster, informar que o Governo da Bahia tem interesse em realizar o processo licitatório para finalização das obras da Fiol, durante uma audiência pública realizada pelo colegiado. Na audiência, foram debatidos os detalhes do Memorando de Entendimento assinado recentemente pelo Governo do Estado com o consórcio de empresas chinesas e a Bahia Mineração (Bamin) para financiamento dos empreendimentos. Segundo o secretário, o Governo Federal se comprometeu em lançar o edital de licitação para conclusão das obras da Fiol até o mês de junho de 2018, mas o estado tem total interesse em acelerar esse processo, caso a União coloque a Bahia na condução do procedimento. Dauster garantiu ainda que, de acordo com o memorando, será assinado até dezembro de 2017 o contrato de intenções com todos os dados, com a agenda de investimentos e cronograma por parte dos integrantes do consórcio. As discussões técnicas para esse detalhamento já foram iniciadas.

Prefeitura, Câmara e OAB lutam pela elevação da Comarca de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Advogados lotados na 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Brumado estão engajados, juntamente com a mesa diretora da instituição, na campanha para elevação da comarca local à Entrância Final. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da subseção brumadense, Osvaldo Laranjeira, declarou que a comarca de Brumado já atende aos requisitos para elevação no que se refere ao contingente populacional e eleitoral, pois agrega ainda os municípios de Aracatu e Malhada de Pedras, bem como na renda per capita. Outras cidades da região também estão na mesma luta, mas o advogado esclareceu que o processo envolvendo a Comarca de Brumado está mais adiantados, o que poderá culminar o quanto antes no atendimento dos anseios de toda a comunidade assistida. Segundo Laranjeira, com a entrância elevada ao final, Brumado poderá ganhar mais juízes, servidores, prestação jurisdicional eficaz e mais atendimento à população. “A Comarca de Brumado precisa ser elevada para que propicie mais justiça à comunidade que agrega ainda mais dois municípios”, avaliou o presidente da OAB local, que fez questão de destacar que “tal pedido de Elevação foi encaminhado em conjunto com o Município de Brumado, através do Prefeito Eduardo Vasconcelos, e da Câmara Municipal, através do Presidente Leonardo Vasconcelos – que encamparam desde o início a luta, contando com a pronta e dinâmica atuação em Salvador do Deputado Estadual/Secretário de Agricultura do Estado da Bahia Vitor Bonfim, em busca de concretizar esse sonho de ter Brumado elevada”.

Justiça nega liminar e prefeitura confirma realização de Processo Seletivo e Concurso Público em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A justiça negou na última quinta-feira (21) o pedido de liminar de suspensão do Processo Seletivo e Concurso Público no município de Brumado. A ação civil pública foi ingressada pelo promotor Ruano da Silva Leite, do Ministério Público Estadual (MPE), na última segunda-feira (18). Em nota enviada ao site Achei Sudoeste, a prefeitura de Brumado, confirmou a realização dos certames no próximo domingo (24). “A Prefeitura Municipal comunica que o certame continua em andamento e o Processo Seletivo será realizado normalmente no próximo domingo (24), assim como o Concurso Público 01/2017”, disse a nota.

Cerca de 11 mil pessoas tiram a própria vida todo ano no Brasil

Cerca de 11 mil pessoas morrem por suicídio todos os anos no Brasil. De acordo com o primeiro boletim epidemiológico sobre suicídio, divulgado hoje (21) pelo Ministério da Saúde, entre 2011 e 2016, 62.804 pessoas tiraram suas próprias vidas no país, 79% delas são homens e 21% são mulheres. A divulgação faz parte das ações do Setembro Amarelo, mês dedicado à prevenção ao suicídio.  De acordo com a Agência Brasil, a taxa de mortalidade por suicídio entre os homens foi quatro vezes maior que a das mulheres, entre 2011 e 2015. São 8,7 suicídios de homens e 2,4 de mulheres por 100 mil habitantes.

Caculé: Casal sofre acidente na BA-430 entre Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana Foto: Aloísio Costa/Informe Cidade

Na última terça-feira (19), o casal Cláudio Amorim Coutinho, de 43 anos, e Aline Teixeira da Silva Coutinho, de 28 anos, sofreu um grave acidente na BA-430, entre as cidades de Bom Jesus da Lapa e Riacho de Santana. O veículo em que eles estavam ficou bastante destruído. De acordo com o Informe Cidade, o motorista perdeu o controle da direção e capotou após sair da pista. Apesar da gravidade, o advogado e a cabeleireira tiveram apenas ferimentos leves. O casal retornava para Caculé vindo da cidade de Pilão Arcado, extremo norte da Bahia, onde fazia a entrega de doações a uma das crianças assistidas pela ONG “Jardim das Borboletas”, que Aline coordena.

O governo federal aumentou suas expectativas para o crescimento da economia neste ano e reduziu as estimativas para a inflação em 2017 e 2018. A equipe econômica prevê que o PIB vai fechar o ano com alta de 0,7% – a previsão anterior era de 0,5%. Já as estimativas para o IPCA caíram de 3,3% para 3,2% (2017) e de 4,4% para 4,3% (2018). Os dados constam do Relatório Trimestral de Inflação, divulgado pelo Banco Central nesta quinta-feira (21). A equipe econômica diz que a revisão do PIB aconteceu após o resultado do segundo trimestre – uma alta de 0,2% sobre o período anterior – ficar acima das previsões do mercado. O BC aponta que outros indicadores econômicos também têm mostrado bons resultados. “Nesse sentido, ressalte-se que resultados setoriais de indicadores de maior frequência, recentemente divulgados, têm mostrado surpresas positivas, ensejando perspectivas favoráveis para o crescimento da atividade”, diz trecho do documento. A previsão para 2018 é de crescimento de 2,2%. De acordo com a Veja, em relação aos preços, o Banco Central considera que a queda no preços dos alimentos tem surpreendido. O comportamento faz com que a inflação fique em patamares mais baixos que os previstos anteriormente, apesar de altas não esperadas nos preços de combustíveis e energia elétrica residencial. O centro da meta para o IPCA deste ano é de 4,5% – com a margem de tolerância, pode ir de 3% a 6%. A inflação acumulada nos oito primeiros meses do ano foi de 1,62%, segundo o IBGE. Foi a menor taxa para o período desde a implantação do Plano Real, em 1994. A inflação em queda é um dos motivos pelo qual o BC tem reduzido a taxa básica de juros (Selic), atualmente em 8,25%.

Arquivo