Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Brumado vence Paratinga no primeiro confronto do mata-mata do intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Diferente das duas últimas partidas, quando sofreu duas goleadas, a Seleção Brumadense de Futebol voltou a vencer no Campeonato Intermunicipal de Futebol, na tarde deste domingo (17), em confronto com o selecionado de Paratinga, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. O único gol da partida foi marcado na segunda etapa, de pênalti, pelo lateral Tarcísio. O primeiro tempo foi pouco movimentado, mas o time da casa desperdiçou duas chances reais de abrir o marcador. Com o resultado, a seleção de Brumado viaja no próximo final de semana com a vantagem do empate na bagagem. Entre os dois times que representam o sudoeste, o Vitória da Conquista venceu o Barreiras por 1x2 e terá vantagem dupla no jogo na partida de volta: a decisão será dentro e casa e o time ainda tem o empate a seu favor. Já o time de Guanambi conheceu sua primeira derrota na competição: perdeu por 2x1 para a Seleção de São Desidério e terá de reverter o resultado no Estádio 02 de Julho para continuar vivo na competição.

Brumado: SMTT marca presença em congresso de formação de agentes e profissionais do trânsito Foto: Divulgação/SMTT

Entre os dias 15 e 17 de setembro, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) participou do II Congresso Estadual de Formação de Agentes e Profissionais do Trânsito do Estado da Bahia, que aconteceu na cidade de Ilhéus. As agentes Cleidiléia Amorim e Graça Santos e o coordenador Jansen Ricardo marcaram presença no evento com a finalidade de se capacitar frente aos novos desafios do trânsito. O congresso, promovido pelo Sindicato dos Agentes de Trânsito do Estado da Bahia (Sindatran), discutiu o trânsito e a mobilidade urbana como parte importante da segurança pública, seus desafios presentes e futuros, além dos problemas vividos pelos membros da categoria no exercício da função. O ponto alto do evento foi a palestra com o professor Julyver Modesto de Araújo, Mestre em Direito do Estado pela PUC/SP e Especialista em Direito Público pela Escola Superior do Ministério Público de SP. O Superintendente Municipal de Trânsito e Transportes, Engenheiro André Cardoso, ressaltou a importância de se investir em capacitação a fim de aprimorar e qualificar cada vez mais a sua equipe de gestão. Além disso, a participação da SMTT em eventos regionais, estaduais e nacionais, segundo ele, também tem intensificado a aproximação do município junto aos mais variados segmentos.

Brumado: Após início de ano turbulento, vereador demonstra voltar a se entender com o executivo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ao que tudo indica, o vereador José da Silva Santos (Sem Partido), o Santinho, voltou a se entender com o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O primeiro semestre foi turbulento entre os dois, pois, por inúmeras vezes, o parlamentar questionou e reprovou algumas posturas adotadas pelo gestor. Um dos momentos mais acirrados foi no período de votação do pacote de projetos polêmicos, de autoria do prefeito, que foram, na sua maioria, rejeitados pelo parlamentar. No entanto, com a virada do semestre, após o recesso parlamentar, o vereador retomou suas atividades com outra postura, mais brando e até defendendo os projetos do executivo. Ainda não se sabe se tal postura tenha vínculo com os interesses do parlamentar em lançar candidatura a uma cadeira na casa legislativa do estado, mas já se percebe que a harmonia, a princípio abalada, foi restaurada entre o vereador e o prefeito.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Vovôs do pedal fazem bonito na 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O brumadense Valdevino Alves da Silva, popular Tio Barnabé, e o conquistense João Confessor Cândido, o Vô Candido, fizeram bonito na 19ª Corrida Ecológica Brumado a Rio de Contas, que aconteceu no dia 03 de setembro. Os veteranos não apenas completaram a prova de 82 km, na BA-148, entre Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, como também venceram em suas categorias. Aos 71 anos, Vô Candido chegou em primeiro lugar na categoria ciclismo veterano, enquanto Tio Barnabé subiu no lugar mais alto do pódio na categoria MBT Veteranos. Os vovôs do pedal, como já são conhecidos carinhosamente entre os atletas do ciclismo, iniciaram suas carreiras exatamente na Corrida Ecológica. Eles receberam atenção dos demais organizadores de eventos ciclísticos do estado e até da Federação Baiana de Ciclismo. “Nunca é tarde para começar e, hoje, mesmo dentro das minhas limitações, me sinto um garotão cheio de vigor. Durmo bem, tenho boa alimentação e muita disposição para minhas atividades do cotidiano. A bicicleta deu uma repaginada nos meus conceitos de vida”, disse o ciclista brumadense ao site Achei Sudoeste. “Disciplina é o que eu mais tenho aprendido com o passar dos anos e a vida de bicicleta veio pra melhorar meus hábitos de alimentação e saúde da mente e do corpo. Ainda tenho muito asfalto pra rodar e sou feliz em estar incentivando essa garotada da nova geração com esses bons hábitos de alimentação e a fugir do sedentarismo. Vamos pedalar”, afirmou o Vô Cândido.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Projeto orçamentário plurianual de Brumado passa por primeira votação no Legislativo Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O projeto de lei nº 029/2017, que institui o Plano Plurianual do Município de Brumado, passou em primeira votação na sessão da Câmara de Vereadores, na última segunda-feira (11). Com o projeto, a administração municipal poderá prever o orçamento entre os anos de 2018 a 2021, com margem em média de 5% em cima do atual teto do município, que é de pouco mais de R$ 174 milhões. O projeto vai para segunda e última votação na próxima sessão legislativa.

Poções: Vaca dá à luz 3 bezerros e caso raro ocorre a cada 100 mil gestações Foto: Reprodução/TV Bahia

Em uma situação rara, que ocorre a cada 100 mil gestações de bovinos, uma vaca deu à luz três bezerros no município de Poções, no sudoeste da Bahia. O caso ocorreu na Fazenda Boa Sorte, que conta com 13 vacas no rebanho. Entretanto, foi o animal que tem o nome de Jabuti que foi responsável pela rara gestação. Aos 66 anos, Ademário Pires, que há mais de 30 trabalha como vaqueiro, nunca viu uma situação semelhante. “A primeira vez eu vim ver foi essa semana agora que passou”. Essa é a segunda vez que a vaca Jabuti dá à luz. De acordo com o G1, na primeira gestação, tudo ocorreu dentro da normalidade, com o nascimento de um bezerro.  Jabuti é da raça Girolando, que é muito conhecida pela produção de leite. Só essa vaca, produz 12 litros de leite por dia.

Vereador faz severas críticas a FCA e diz que linha férrea só atrapalha o desenvolvimento de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O vereador José da Silva Santos (Sem Partido), o Santinho, fez severas críticas à Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Segundo ele, a empresa tem sido um peso e um impedimento ao desenvolvimento de Brumado. A fúria do parlamentar contra a ferrovia partiu da denúncia de que a empresa não está prestando a devida manutenção nas margens da linha férrea que corta a cidade. “A empresa usa nosso solo, só nos traz transtornos, só serve para acumular lixo no trecho dentro da área urbana. Eles não cuidam da manutenção das margens da ferrovia. Não há nenhum investimento e nem melhorias em prol do desenvolvimento social e urbano da nossa cidade. Eles deveriam respeitar nosso município e, no mínimo, zelar pela limpeza das margens da linha”, disparou o parlamentar. O site Achei Sudoeste tentou contato com representantes da empresa para tratar do assunto, mas não obteve êxito. 

Clínica Luíza Feres dispõe de tratamento para redução de medidas e emagrecimento em Brumado

Na Clínica Luiza Feres você pode aderir ao Programa Na Medida Certa, um tratamento 100% ortomolecular para redução de medidas e emagrecimento de ate 10 kg no mês. O pacote inclui tratamento estético, acompanhamento nutricional, bioimpedância semanal e nutracêuticos ortomoleculares. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Ligue agora mesmo e marque uma avaliação. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise. Vem construir o seu corpo para o verão.

Prefeito encaminha projeto para aquisição de terrenos para ampliação de escolas em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado recebeu na tarde da última sexta-feira (15) um projeto de lei de autoria do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), que visa a autorização para aquisição de terrenos para ampliação de prédios escolares na sede do município. O valor estipulado pelo projeto é de R$ 3 milhões do orçamento municipal para aquisição dos imóveis, os quais devem ser localizados próximos aos prédios do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS) e da Universidade Aberta do Brasil (UAB). O projeto será apresentado na próxima sessão legislativa, nesta segunda-feira (18) e, em seguida, segue para votação.

Ivana Bastos reivindica implantação de Escola Pública de Trânsito em Seabra Foto: Camila Queiroz

Com o objetivo de conceder às pessoas de baixa renda o acesso à primeira habilitação, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o presidente da Câmara Municipal de Seabra, Marcos Pires (PSD), solicitaram ao Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), Lúcio Pereira, a implantação de uma Escola Pública do Detran (EPTRAN) no município. Segundo a parlamentar, a iniciativa é uma grande oportunidade para garantir que pessoas sem condições financeiras possam adquirir a sua habilitação. Já o presidente do Legislativo Municipal destacou que a implantação da EPTRAN, além de ser uma questão de segurança no trânsito, possibilita a inserção de jovens no mercado de trabalho. Em atenção à solicitação, o diretor do Detran encaminhou o pedido e informou que fará o necessário para atender a reivindicação.  

Leite é o carro chefe da produção rural na microrregião de Brumado, aponta IBGE Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O leite é o carro chefe da produção rural e principal fonte de renda da agricultura familiar na região de Brumado, conforme pré-levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro e Geografia e Estatística (IBGE). O site Achei Sudoeste coletou as informações junto à coordenação de recenseamento rural do órgão, segundo a qual o município está entrando em uma nova era na produção rural, com investimentos que estão sendo aplicados nas plantações de manga, maracujá, mamão e melancia. Os dados completos dessa nova linha de produção só serão apresentados após todo o levantamento do censo rural, que se iniciará no mês de outubro. Nossa reportagem também visitou a usina de beneficiamento mantida pela Associação dos Pequenos Produtores de Leite. Mesmo no período de seca, quando as pequenas lavouras e os pastos encontram-se secos, os criadores de gado têm conseguido manter a bacia leiteira bem abastecida devido à ração balanceada adquirida em parceria com uma empresa da região. Durante o início do primeiro semestre do ano, a usina recuperou sua produção de 4500 litros diários que passam por processo de pasteurização. Embora a produção esteja em alta, os pequenos produtores lamentam não ganhar mais espaço no mercado com os derivados do leite, como o queijo, o requeijão e o iogurte, por conta da forte concorrência dos grandes produtores. “Nossa linha é pequena para os derivados e acaba saindo mais caro exatamente por conta da produção menor em comparação com as grandes indústrias. Então, perdemos espaço no mercado com os derivados”, explicou um membro da diretoria da associação.

Caetité: Unidade Móvel da Defensoria Pública atendeu mais de 100 pessoas Foto: Thayná Lima

Na última sexta-feira (15), a Unidade Móvel da Defensoria Pública da Bahia esteve em Caetité, prestando orientação jurídica e resolvendo os mais diversos tipos de conflitos, de forma gratuita. A população recebeu orientação jurídica e processual e teve a oportunidade de resolver conflitos extrajudiciais e coletas para realização de exames de DNA. Foram oferecidas, ainda, orientações jurídicas, resolução extrajudicial de casos de alimentos, regulamentação de visitas e guardas dos filhos, divórcio consensual, regularização de débito de pensões alimentícias, dentre outras. Para o advogado e coordenador da Unidade Móvel da Defensoria do Estado, Dr. Márcio Marcílio Santos, o maior objetivo do projeto é levar o defensor público para os municípios que ainda não têm uma comarca. “Todo mês nós visitamos de três a quatro municípios baianos, permitindo às pessoas de baixa renda a defesa de seus direitos”, explicou.

Ciclista de Ilhéus percorre o mundo pregando o combate à violência contra a mulher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Há 23 anos pedalando pelo mundo, o ciclista Miguel Ferreira dos Santos, o Flecha, natural da cidade de Ilhéus, passou por Brumado esta semana, onde pernoitou alguns dias e depois seguiu viajem rumo ao México. Ele pretende chegar ao país em dois anos com o objetivo de prestar ajuda humanitária. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o ciclista disse que é um mulçumano pacifista, amante da paz e da harmonia entre as pessoas e os povos em geral. O ciclista se manifestou radicalmente contrário à violência contra a mulher. “Acho que não deveria ter advogado para o homem que agride uma mulher. Penso ainda que as donas de casa deveriam receber o mesmo salário de um deputado, aliás, elas produzem muito mais em um dia de serviço que um parlamentar em todo período de atuação”, declarou. O ciclista ainda fez citou que o estado do Espírito Santo é apontado com o maior número de casos de agressões contra as mulheres. “Isso é uma vergonha para aquele estado e as autoridades de lá deveriam intensificar mais programas educativos para eliminar esse tipo de postura covarde praticada pelos machistas”, afirmou. 

Ciclista de Ilhéus percorre o mundo pregando o combate à violência contra a mulher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Viúvo e pai de cinco filhos já adultos, Flecha declarou que abriu mão do lar, com o intuito de realizar o sonho de conhecer o fenômeno da Aurora Boreal no Alasca e conseguiu o feito. Porém, ele acabou perdendo todos os registros feitos em um celular que foi roubado durante suas viagens. Segundo ele, as imagens seriam doadas para exposição a fim de levar o conhecimento do evento natural às crianças e jovens de Salvador, onde foi criado e constituiu família. Por onde passa, Flecha deixa sua marca registrada, distribuindo abraços e mensagens positivas. Em sua jornada peregrina como pregador da paz entre os povos, o ciclista ilheense já passou por vários países da América do Sul, África, Ásia e parte da Europa. “Não gosto de noticiário sobre violência e mortes, apenas gosto de viver. Sou um pregador da vida, por isso vivo na estrada com a minha bicicleta, para sentir mais intensamente a vida”, pontuou.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida em Brumado

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Bando explode agência e faz moradores como reféns em Itagimirim Foto: Lucas Paulo Monteiro da Silva/Arquivo pessoal

Uma agência do Banco Bradesco de Itagimirim, no sul baiano, ficou destruída após uma explosão na madrugada deste sábado (16). Testemunhas contaram que cinco pessoas que passavam pelo local foram feitas como reféns. Segundo o site Radar 64, a ação ocorreu por volta de 2h e durou quase 20 minutos. A estrutura da agência, que é de madeira, ficou destruída. Imóveis vizinhos também sofreram danificações, como uma loja de confecções que teve a vidraça quebrada. Pelo menos nove homens participaram da ação. Após as explosões, o grupo teria tomado a direção de Eunápolis, na mesma região, via BR-101. Até o momento, não há informações sobre o paradeiro da quadrilha nem da quantia roubada pelo grupo. 

Luto: Morre aos 65 anos, o jornalista Marcelo Rezende Foto: Reprodução/Facebook/Marcelo Rezende

O jornalista Marcelo Rezende morreu neste sábado (16), aos 65 anos, na zona sul de São Paulo. Um dos maiores nomes do jornalismo brasileiro, o apresentador da Record TV lutava contra um câncer no pâncreas e no fígado desde o final de abril. A informação foi confirmada pelo Hospital Moriah, onde estava internado desde terça-feira (12). De acordo com o R7, o velório será aberto ao público e acontece a partir das 10h da manhã deste domingo (17), na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Brumado: Profissionais do Samu participam de curso no Hospital Albert Einsten em São Paulo Foto: Divulgação

Profissionais de saúde do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192) de Brumado participaram de um curso de urgências e emergências médicas do Sistema Único de Saúde (SUS) durante esta semana. O curso foi realizado pelo Ministério da Saúde no Hospital Albert Einsten, em São Paulo. Os profissionais puderam ter acesso às técnicas mais modernas utilizadas durante os salvamentos e, assim, reciclar seus conhecimentos com a finalidade de oferecer um serviço ainda melhor na região.

Servidores públicos de Brumado recebem reajuste salarial Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

As negociações iniciadas em junho deste ano entre a Prefeitura Municipal, através da, e o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb) chegaram ao fim com o estabelecimento de um acordo entre as partes. Após algumas rodadas de negociações e as devidas análises e projeções do impacto nos cofres públicos, a Administração Municipal concederá, a partir do próximo mês de outubro, o reajuste de 4% (quatro por cento) aos servidores municipais. A proposta foi acatada pelo Sindsemb em assembleia extraordinária. Diante do acordo, o Executivo já enviou ao Legislativo, na sexta-feira (15), o Projeto de Lei nº 036/2017, que dispõe sobre a atualização da Tabela de Vencimentos dos servidores municipais, efetivos e estáveis, com a concessão do respectivo reajuste de 4%.

Bispo da Diocese de Caetité participa de curso de formação com o Papa Francisco no Vaticano Foto: Divulgação

Na quinta-feira (14), os novos bispos ordenados nos últimos doze meses foram recebidos pelo Papa Francisco na Sala Clementina, no Vaticano. Vinte bispos do Brasil participaram de um curso de formação no local, entre os quais o bispo de Caetité, Dom José Roberto Silva Carvalho. Na oportunidade, o Papa disse estar feliz por conhecê-los pessoalmente e aprofundar com os novos bispos a responsabilidade do ministério que receberam. O discurso do Pontífice se deteve no discernimento espiritual e pastoral.

Brumado: Polícia prende suspeito de praticar vários furtos e roubos na zona rural Foto: Divulgação/PC

Investigadores da Polícia Civil prenderam o indivíduo Elielson Carvalho de Menezes, de 23 anos, conhecido como Neguinho de Bajara, na localidade de Ubiraçaba, em Brumado. Com o suspeito, foram encontrados uma espingarda calibre 32, com numeração suprimida, e 5 cartuchos do mesmo calibre. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, o indivíduo tentou subornar os policiais, oferecendo a quantia de R$ 3.500 para que eles não o apresentassem na delegacia. Elielson já possui passagens criminais e é suspeito de praticar diversos furtos e roubos na zona rural de Brumado e Malhada de Pedras. Ele foi autuado em flagrante e responderá pelo crime de posse ilegal de arma de fogo e corrupção ativa, bem como pelos demais crimes praticados.

Prefeito reduz o próprio salário em 20% e suspende contratações em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Prefeitura Municipal de Livramento de Nossa Senhora publicou no Diário Oficial o Decreto nº 540, de 15 de setembro de 2017, que dispõe sobre adoção de medidas para redução de despesas com pessoal. De acordo com o documento, os subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretário serão reduzidos em 20%. Também serão reduzidos na mesma proporção do Controlador Geral do Município.“Ficam suspensas novas contratações de servidores, ressalvando os casos que importem em descontinuidade de serviços eminentemente essenciais, as quais somente se darão mediante exposição de motivos da autoridade solicitante e com autorização expressa do Prefeito Municipal”, decretou. As medidas levam em consideração a crise econômica que o país atravessa. O decreto foi assinado pelo prefeito José Ricardo Assunção Ribeiro (Rede), o Ricardinho.

Arquivo