Achei Sudoeste

31 Jan 2014 - 09:39h

Através de investigações prévias, policiais da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) detiveram um casal por estarem comercializando maconha em um bar localizado no Bairro São Jorge, em Brumado. A ação da polícia aconteceu durante à tarde da última quinta-feira (30). Além do entorpecente, também foram apresentados na delegacia quatro maços de cigarro, um aparelho de som automotivo e R$ 500 em espécie. O casal foi ouvido pelo delegado e está detido à disposição da justiça.

31 Jan 2014 - 08:10h

Os Centros de Formação de Condutores terão 90 dias para se se adequem à Resolução n° 444/2013 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). Essa lei determina o uso do Simulador de Direção Veicular para obtenção da categoria ‘B’ nos processos de primeira habilitação, reinício de processo ou adição de categoria. A portaria com a determinação foi publicada pelo Departamento Estadual de Trânsito da Bahia nesta quinta-feira (30) no Diário Oficial do Estado.  Até o momento, somente a Escola Pública de Trânsito do Detran possui o aparelho na Bahia. Segundo apurou o site Brumado Notícias, com essa medida, o futuro condutor deverá realizar cinco aulas no simulador, com duração de 30 minutos cada, que poderão ser ministradas no mesmo dia, desde que tenham intervalo mínimo de 30 minutos. A fiscalização das aulas acontecerá por meio de simuladores conectados à internet. Esse recurso vai ligar o Sistema de Monitoramento de Aulas no Simulador de Direção Veicular (SMAS) ao sistema do Detran, permitindo a transmissão das aulas em tempo real. Antes de iniciar as aulas, o aluno será reconhecido por identificação biométrica. A decisão surpreendeu e não agradou os donos de Centros de Formação de Condutores (CFC) da Bahia. O governo da Bahia chegou a cogitar a possibilidade de revogar essa lei, afirmando que o estado e as auto escolas não tinham interesse no simulador.

30 Jan 2014 - 23:15h

Já era início de noite nesta quinta-feira (30) quando dois bandidos invadiram uma papelaria localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, em frente ao escritório regional do Derba, em Brumado. Armados, os marginais anunciaram o assalto e limparam o caixa do estabelecimento. A dupla de criminosos ainda levou celulares dos clientes que estavam no local. 

Na fuga, os bandidos reconheceram um policial rodoviário a paisana, que estava estacionando seu carro, e começaram a atirar. O soldado revidou, mas os meliantes conseguiram fugir. Em diligências realizadas a fim de capturar os marginais, uma guarnição do Pelotão Especial da Polícia Militar deteve um rapaz que foi visto ajudando os assaltantes a fugir. A motocicleta que o mesmo utilizava também foi apreendida. A polícia continuou as buscas, mas não conseguiu encontrar os criminosos. 

No local do confronto, ficaram as marcas dos tiros que atingiram a vidraçaria de uma farmácia de manipulação, o para-brisa e a porta do carro do policial, além de outro veículo estacionado na via. O Samu 192 foi acionado para socorrer uma funcionária da papelaria, que ficou em estado de choque. Na fuga, os marginais deixaram para trás uma motocicleta que haviam roubado na última terça-feira (28) e que também foi utilizada no assalto a um mercadinho no Bairro Jardim Brasil.

30 Jan 2014 - 20:10h

A senadora Lídice da Mata (PSB) gostou de ter visto as obras que estão sendo realizadas no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. No entanto, ela ouviu do Secretário Municipal de Saúde, Cláudio Feres, um apelo para que possa intervir junto aos governos federal e estadual na alocação de recursos para a manutenção da Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A senadora disse que irá negociar com o prefeito para que as obras na lavanderia da unidade hospitalar sejam aceleradas. Enquanto isso, ela tentará alavancar apoio dos governantes para manutenção da UTI. “A instalação da UTI é uma prioridade para o município, por isso, me colocarei à disposição do prefeito para ver de que maneira poderemos ajudar a viabilizar essa necessidade a fim de que Brumado possa cumprir seu papel de liderança regional. Essa cidade precisa ser dotada de serviços de saúde e educação de qualidade para atender a necessidade de toda a região”, afirmou a senadora.

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário reforçou que o município não conseguirá manter sozinho a UTI e que será necessário unir forças com o estado e com a União. “A UTI não é um sonho nosso, mas uma necessidade que atenderia a uma demanda do estado. Porém, já é notório que não conseguiremos manter a UTI funcionando apenas com recursos próprios e nem apenas com recurso da União. Precisaríamos da ajuda das três esferas de governo. O programa Mais Médicos tem ajudado as prefeituras no que diz respeito à atenção básica, o que começa a gerar uma zona de conforto. No entanto, para achar profissionais especializados nas áreas mais críticas de atendimento em uma UTI, ainda estamos muito longe dessa realidade”, esclareceu Feres. Ele destacou que, sem a ajuda das outras esferas de governo, a UTI poderá virar um ‘elefante branco’. “O município não tem como manter essa UTI sem a ajuda do estado, com isso corre o risco sim dessa UTI virar um elefante branco para nós”, concluiu o secretário.

30 Jan 2014 - 19:30h

Absolvida em um dos processos de cassação tramitava no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), a vice-prefeita de Brumado, Cristina Gondim (PSDB), conversou com o site Brumado Notícias na manhã desta quinta-feira (30). Gondim demonstrou muita alegria por ter sido absolvida do processo juntamente com o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD). Mesmo com o resultado positivo, a vice-prefeita esperava uma votação mais folgada - ambos foram absolvidos por três votos favoráveis e dois contrários. “Deveríamos ter ganhado com mais folga, porque não teve lógica um processo como esse, em que as acusações foram improcedentes. Foram apontados como motivos as obras inauguradas pelo ex-prefeito Eduardo Vasconcelos, mas enfim fomos vitoriosos”, declarou Gondim. A partir de agora, segundo ela, o prefeito se concentrará ainda mais no trabalho em prol do município. “O prefeito agora irá trabalhar mais tranquilo e sem impedimentos. Acabou esse desgaste de ter que estar sempre indo a Salvador responder ao processo, o que causou muito stress também à população”, disse a vice-prefeita. Embora tenham sido absolvidos desse processo, Aguiberto e Gondim ainda terão mais duas batalhas judiciais pela frente. No entanto, Cristina acredita que o pior já passou. “Esse foi o processo mais difícil, pesava mais, os outros considero que serão mais tranquilos. Depois desse com certeza iremos passar pelos outros”, assegurou a vice-prefeita.

30 Jan 2014 - 19:02h

Através de denúncia anônima, a Caesg prendeu Luana Angélica de Jesus, 19 anos. A jovem foi detida com 250 gramas de pasta base de cocaína na garagem da Novo Horizonte, na noite da última quarta-feira (29), em Brumado. A mulher foi presa e a droga apreendida. Além disso, também foi detido durante a operação o rapaz que levou a traficante até o ponto de embarque em uma motocicleta.

30 Jan 2014 - 17:50h

Até o final deste ano, podem ser geradas um total de 6 milhões de novas vagas emprego no Brasil - 3,5 milhões já foram criadas. A informação foi divulgada hoje (30) pelo ministro do Trabalho, Manoel Dias. Coincidentemente, o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) anunciou mais cedo que o desemprego no país é o menor nos últimos 11 anos. De acordo com o IBGE, o desemprego no país caiu em 2013. A taxa média foi de 5,4%, um pouco menor do que o percentual de 2012 (5,5%). O rendimento do trabalho subiu para R$ 1.966 em dezembro do ano passado, 3,2% acima do resultado do mesmo mês de 2012. As informações são da Agência Brasil.

30 Jan 2014 - 17:20h

O Ministério da Saúde acaba de lançar o aplicativo E-SUS Samu. Através dele, usuários de todo país vão poder solicitar atendimento por meio de smartphones. O sistema é integrado ao Facebook. O aplicativo funciona de maneira simples: a partir do momento em que o usuário aciona o botão de emergência do aplicativo, uma notificação é enviada à pessoa indicada pelo próprio usuário como primeiro contato; em seguida - a depender das permissões configuradas - o chamado pode ser publicado no mural do paciente. O sistema envia os dados para a central de atendimento e aciona uma ligação para o 192. Durante a espera, o paciente poderá acompanhar o trajeto da ambulância e saber em quanto tempo ela chegará ao local. O Ministério da Saúde acredita que o E-SUS Samu vai diminuir a incidência de trotes, já que a identificação do solicitante do aplicativo é muito mais evidente.

30 Jan 2014 - 16:50h

Apostando na popularidade do ex-prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB), a senadora Lídice da Mata (PSB) reforçou o convite para que Vasconcelos seja candidato a deputado federal na eleições 2014. “Aproveito para apelar mais uma vez para que Eduardo Vasconcelos seja um representante do partido na disputa à Câmara dos Deputados. Ele tem um histórico que atende aos anseios não apenas do município, mas de toda a região, o que faria um bem muito grande para o nosso estado”, reiterou a senadora. Lisonjeado, Vasconcelos agradeceu mais uma vez o convite, porém disse que saiu pobre da prefeitura de Brumado e está sem recursos para campanha. “Tenho capital político, mas me faltam recursos financeiros. No tempo que eu tive de vida pública, tive uma perda muito grande de patrimônio. Saí em uma condição muito inferiorizada economicamente. Não tenho como bancar uma campanha dessas. Esse é o grande nó da questão, mas, se a senadora me convencer de que há como viabilizar isso, poderemos chegar a um consenso”, concluiu o ex-prefeito.

30 Jan 2014 - 16:25h

A senadora e pré-candidata ao governo do estado, Lídice da Mata (PSB), esteve na cidade de Brumado nesta quinta-feira (30). Ela foi recepcionada por uma comitiva composta pelo ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), pela vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), assim como pelos vereadores Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), além de outras lideranças políticas do município e da região. A senadora visitou o Hospital Professor Magalhães Neto, onde pode conferir o andamento das obras da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), da UTI Neonatal e as obras da lavanderia. Através de emendas conquistadas pela parlamentar, foi adquirido todo o maquinário deste último local. 

Em seguida, a senadora lançou o livro “Convivendo com o Semiárido”, de sua própria autoria. A obra é uma síntese do seu trabalho como parlamentar. Na sequência, Lídice almoçou com membros do partido, ocasião em que foram debatidas as metas de trabalho visando às disputas eleitorais do mês de outubro. Ao site Brumado Notícias, a senadora destacou pontos positivos em sua visita ao hospital. “Fiquei impressionada com a estrutura física do hospital. Conheço hospitais no estado inteiro, tanto públicos como privados, e comparando, em termos de estrutura física, o hospital de Brumado não deixa nada a desejar aos bons hospitais do restante do estado”, concluiu a senadora.

30 Jan 2014 - 15:35h

Uma mulher compareceu ao Hospital Professor Magalhães Neto na manhã desta quinta-feira (30) para fazer exames por conta de uma surra que levou no último final de semana. Ele teria sido espancada pela amante do companheiro. Ao site Brumado Notícias, a mulher contou que foi atrás do companheiro para pedir que o mesmo comprasse leite para as crianças, quando foi surpreendida pela dona da casa em que ele estava e seu filho. Eles a agrediram com pauladas, deixando-a com vários hematomas. “Ela [a amante] estava bêbada e me chamou de vagabunda. Depois me atacou com pedra e um pau. Eu acabei desmaiando e fui socorrida pelo Samu 192”, relatou a vítima, que reside no Bairro Urbis II. A mulher disse que está com medo, pois, segundo ela, foi ameaçada de morte pela amante do marido. “Apanhei e ainda estou sendo ameaçada. Estou com medo por mim e por meus filhos, pois não sei o que aquela mulher pode fazer”, desabafou. A vítima já registrou queixa na delegacia.

30 Jan 2014 - 15:10h

Um mercadinho localizado na Rua Vereador Paulo Chaves, no Bairro Jardim Brasil, em Brumado foi assaltado no final da manhã desta quinta-feira (30). O proprietário estava negociando ao telefone com fornecedores quando um bandido utilizando capacete e com um revólver calibre 38, cano longo, arrancou o telefone e mandou que o mesmo se afastasse do caixa. Enquanto isso, o comparsa rendeu os funcionários e um representante comercial com uma pistola. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, duas crianças estavam no estabelecimento durante o assalto; uma delas dormia em um cercadinho. À polícia, o comerciante contou que os elementos estavam bem vestidos e falavam sem usar gírias. Eles apenas pediam pressa e colaboração dos funcionários em ceder os produtos que foram roubados, entre os quais vários cartões para recarga de celular, dinheiro e dois celulares do representante comercial. “Pelos trajes pareciam dois playboys, mas um mostrou que já é experiente na modalidade de assaltos”, disse uma funcionária em depoimento a polícia.  

30 Jan 2014 - 11:45h

Toda semana a Suprema Sistemas Frigoríficos lança no site www.supremarefrigeracao.com.br diversas promoções. Nesta semana, tem Bebedouro Colormaq por R$ 436,05; Fritadeira Cadence por R$ 502,55; além de aparelhos de ar-condicionado de diversas marcas, modelos e preços. Na Suprema Sistemas Frigoríficos você encontra todas as melhores marcas em eletrônicos, eletrodomésticos, eletroportáteis, compressores, e muito mais. Além da variedade de produtos, a Suprema ainda trabalha com manutenção corretiva e consultora in-loco. Acesse o site e confira todas as ofertas e formas de pagamento. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1786.

30 Jan 2014 - 11:20h

O Ministério do Desenvolvimento Agrário informou que o município de Malhada de Pedras receberá uma máquina do tipo Pá Carregadeira. A entrega do equipamento será viabilizada através do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC 2), em atendimento a solicitações do deputado estadual João Bonfim (PDT). A previsão é de que o equipamento seja entregue ainda no primeiro semestre deste ano. Em 2013, Malhada de Pedras já havia recebido uma motoniveladora, uma retroescavadeira e um caminhão caçamba. Mais recentemente, em evento realizado na última sexta-feira (24), em Feira de Santana, o prefeito da cidade também recebeu um caminhão pipa. Os equipamentos visam amenizar os efeitos da estiagem no município.

30 Jan 2014 - 10:50h

O ex-prefeito de Caculé, Luciano Ribeiro (DEM), participou da cerimônia de lançamento do projeto do novo Aeroclube e Parque Atlântico de Salvador, realizada na última segunda-feira (27). A empresa americana Laguarda Low Architects assina o projeto. Orçada em mais de R$ 200 milhões, a obra será de responsabilidade do Consórcio Parques Urbanos. O evento aconteceu no auditório do Hotel Sheraton da Bahia, localizado no Bairro do Campo Grande, onde estiveram presentes diversas autoridades políticas, entre as quais o prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), que conduziu a cerimônia, a vice-prefeita Célia Sacramento, o Secretário Municipal de Transportes, José Carlos Aleluia, o prefeito de Caculé, Beto Maradona, além de outras. Para Ribeiro, o projeto é grandioso e irá restaurar o local e transformá-lo em ponto turístico. “Uma iniciativa de coragem”, disse ele. O novo Parque Atlântico contará com uma ampla área de lazer, totalmente integrada à natureza e ao novo projeto de revitalização da orla. Ele também terá anfiteatro, quadras de vôlei de praia, pistas de skates, mirantes, esculturas em forma de dunas, além de ciclovias.

30 Jan 2014 - 10:20h

Em Vitória da Conquista, as obras de reforma do presídio Nilton Gonçalves foram iniciadas. Para falar sobre o assunto, o site Brumado Notícias conversou com o diretor da unidade, Alexsandro Oliveira. Segundo ele, as obras estão seguindo um cronograma e, a princípio, estão sendo retirados do local os presos de outros estados. Esses detentos, cerca de 19, serão transferidos para Salvador e Feira de Santana ainda nesta semana. O diretor afirmou que os demais detentos, que são de comarcas distantes da região, serão encaminhados gradativamente para unidades prisionais próximas. Os presos que sobrarem serão realocados nos módulos do presídio de acordo com o andamento da obra. Oliveira confirmou que a reforma já teve início. O telhado começou a ser retirado e o pátio já foi quebrado. “Tudo está dentro do cronograma”, reiterou o diretor. Quanto à ala feminina do presídio, Oliveira disse que ela será a última a ser reformada.

30 Jan 2014 - 10:00h

A peça de teatro “Os Saltimbancos” continua em cartaz em Brumado. Encenado pelo grupo Arte em Cena, a peça infantil é uma excelente opção para entreter a criançada durante o próximo final de semana. Com texto de Chico Buarque e direção de Iggnis Coelho, a peça conta a história de quatro animais que resolvem sair de casa em busca da liberdade e do sonho de serem artistas. Sucesso em suas primeiras apresentações, o espetáculo continua sendo apresentado no antigo cinema Sophyplex, com início às 19h15. Não percam este programa divertidíssimo e venham desfrutar desta pedida cultural. Garantia de boas risadas.

30 Jan 2014 - 09:40h

O vice-governador e secretário de infraestrutura da Bahia, Otto Alencar (PSD), e a deputada estadual Ivana Bastos (PSD)declararam apoio ao prefeito do município de Dom Basílio, João Dias (PMDB), conhecido como João Careca. O gestor assumiu definitivamente a administração do município após o falecimento do prefeito Marilton Matias (PSD), ocorrido recentemente. Alencar ofereceu ao prefeito auxílio nas ações e projetos para o desenvolvimento do município. A deputada também reforçou seu apoio ao gestor ao reafirmar que estará à disposição para ajudar nas demandas da cidade e projetos da administração municipal. Bastos disse ainda que tem um carinho especial por Dom Basílio. Em resposta, João Careca afirmou que fará o “melhor para os moradores e, com o apoio de Otto e de Ivana, sei que vamos conseguir”.

30 Jan 2014 - 09:20h

Nas duas edições do Selo Unicef Município Aprovado, em 2008 e em 2009-2012, a cidade de Lagoa Real foi premiada. Este ano, o município busca sua terceira conquista, na do Selo Unicef Município Aprovado - Edição 2013-2016/Semiárido. Pensando nisso, no último dia 21 de janeiro, membros de diversos segmentos da sociedade civil organizada se reuniram no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com o objetivo de criar a Comissão Intersetorial pelos Direitos da Infância e da Adolescência. Estiveram na reunião órgãos estratégicos da Prefeitura, como as Secretarias de Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura, Esporte e Comunicação; além do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Conselho Tutelar, organizações da sociedade civil, lideranças religiosas e Pastoral da Criança. A Comissão Intersetorial visa planejar, avaliar, executar e acompanhar as ações desta edição do Selo Unicef Município Aprovado. O objetivo maior é melhorar os indicadores sociais do município.

30 Jan 2014 - 08:50h

Nesta terça-feira (29), uma reunião foi realizada para formação de um Comitê Municipal e de comissões de trabalho para a criação do plebiscito popular, com o objetivo de criar uma constituinte exclusiva e soberana para a reforma do sistema político. Após as inúmeras manifestações que ocorreram em todo país, a plenária nacional dos Movimentos Sociais aprovou, em setembro de 2013, a realização de um plebiscito popular. Através dele, o povo dirá sim ou não a pergunta: Você é a favor de uma constituinte exclusiva e soberana sobre o sistema político? A constituinte será composta por cidadãos e cidadãs eleitos exclusivamente para mudar o sistema político, impedindo assim qualquer interferência dos políticos que hoje estão, em tese, representando o povo brasileiro em Brasília. Em Brumado, durante assembleia, o Comitê foi formado por grupos representantes da sociedade civil organizada. As subcomissões também foram compostas. Além disso, fizeram parte da pauta do debate no município a avaliação da conjuntura nacional e a importância da Constituinte Exclusiva; a participação do lançamento regional do Plebiscito em Caetité, dia 18 de fevereiro; e foram encaminhados nomes para Plenária Estadual em Salvador, dia 30 de janeiro. O Levante Popular, o Modera, o Abracadabra, a APDEMB, APLB e Consulta Popular deverão formar uma caravana para ir à Caetité, dia 18 de fevereiro, participar do lançamento regional do Plebiscito. O ativista Vamberg Barros foi escolhido para representar o Comitê de Brumado na Plenária Estadual do Plebiscito em Salvador, dia 30 de janeiro.