Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Abastecimento é afetado em Malhada de Pedras e em localidades rurais de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Segundo a Embasa, o fornecimento de água será afetado nesta sexta (25), na cidade de Malhada de Pedras e em localidades rurais de Vila Presidente Vargas, Campo Seco 1 e 2, Campo Seco Velho, Barrinha, Jurema, Passagem de Pedra, Espinheiro, Cachoeira, Canudos, Tocassu, Lagoa Redonda, Queimada Grande, Arrastapé, Arrecifinho, Boa Vista, Fundão e Lagoa do Julião, em Brumado. A interrupção do abastecimento será realizada a fim de possibilitar a realização de manutenção emergencial na adutora de água tratada de Malhada de Pedras. O abastecimento será retomado gradativamente no final da tarde, após a conclusão dos trabalhos. Neste período, a Embasa recomenda que os moradores mantenham a economia, consumindo de forma racional a água armazenada nos reservatórios domiciliares.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Em Vitória da Conquista, estamos no Aeroporto Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 3425-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Militantes apontam racha e fragilidade no PCdoB brumadense com o vice-prefeito Édio Pereira Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Militantes da ala conservadora do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) de Brumado declararam ao site Achei Sudoeste que estão decepcionados e insatisfeitos com o posicionamento do vice-prefeito Édio Pereira. Segundo eles, o político vem aceitando as imposições do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e não tem atendido a ala do partido que ajudou a eleger a chapa do gestor. Como último ato do desacerto entre os comunistas e a atual gestão, está a não nomeação do ex-vereador Agno Meira para a secretaria de agricultura, recursos hídricos e meio ambiente. “Não questionamos o nome de Charles Granger, que é muito competente. Mas a falta de atenção com a aliança política que foi formada. O lado do vice-prefeito não está sendo atendido e ele parece estar passivo com a situação, que incomoda a sigla, pois se vê que o PCdoB ficou ofuscado dentro do governo. Não ganhamos nenhuma pasta e não temos voz dentro da ala governista. Quando éramos de esquerda, éramos mais vistos e respeitados do que agora que chegamos ao governo. Aliás, apenas um de nós chegou ao poder, fomos apenas escada”, criticaram. Os militantes afirmaram ainda que há um clima hostil dentro da agremiação, que poderá perder alguns dos seus membros que apontam perda dos ideais do partido diante da aliança com o prefeito. “Ganhamos a eleição, mas perdemos nosso rumo e nossa representatividade dentro da comunidade. Está sendo uma péssima aliança”, pontuaram. Nossa reportagem até falou por telefone com o vice-prefeito Édio Pereira para tratar do assunto, mas o mesmo ainda não agendou uma data para se pronunciar sobre o tema em questão. 

Desde o mês de junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Sesoc), em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), está realizando a distribuição gratuita de repelentes para as gestantes beneficiárias do Programa Bolsa Família em Brumado. O produto está sendo entregue na Casa do Bolsa Família, situada na Avenida Dr. Guilherme Dias, 501, Centro. Para retirar o repelente, as gestantes devem apresentar um documento oficial de identificação com foto, CPF, cartão do titular do Bolsa Família e a caderneta da gestante. O Governo Federal decidiu distribuir os repelentes após o surto do vírus Zika, que ocorreu entre os anos de 2015 e 2016 no país, quando foram notificados 10,2 mil casos de crianças nascidas com alterações no crescimento e desenvolvimento. Por conta do temor de um novo surto, as gestantes devem se prevenir e usar o repelente diariamente. Em Brumado, cerca de 220 mulheres têm direito a receber o produto. O horário de atendimento para retirada dos repelentes é de 14h às 18h. Para maiores informações, o telefone é (77) 3441-1221.

Caetiteense é preso com 36 kg de drogas enterradas em quintal no oeste da Bahia Foto: Divulgação/Polícia Civil

Eduardo Couto de Oliveira, natural da cidade de Caetité, foi preso por suspeita de tráfico de drogas na manhã desta quinta-feira (24), em Santa Maria da Vitória, no oeste da Bahia. O homem tem diversas passagens por envolvimento com o tráfico e homicídios nas cidades de Caetité e Barreiras. Segundo informações do Sudoeste Bahia, 36 kg de crack e maconha foram encontrados enterrados no quintal da casa do suspeito. Eduardo já era investigado há quase um ano, de acordo com a 26ª Coordenadoria de Polícia do Interior. O homem e o material apreendido foram encaminhados para Delegacia de Polícia de Santa Maria da Vitória, onde foi autuado por tráfico de drogas.   

UPB Itinerante acontece em Vitória da Conquista

A cidade de Vitória da Conquista sediará, entre 30 de agosto e 1º de setembro, o UPB Itinerante. O evento, realizado pela União dos Municípios da Bahia (UPB) em parceria com o Tribunal de Contas dos Municípios, vai capacitar gestores e técnicos municipais da região para o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e das regras exigidas pelo tribunal na prestação de contas das prefeituras. A iniciativa tem o apoio da Caixa Econômica Federal (CEF) e do Sebrae, que juntos oferecem atendimento aos municípios sobre a contratação de convênios federais e compras governamentais de micro e pequenas empresas, respectivamente. Já o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) dará orientação sobre estágio e inserção de jovens no mercado de trabalho. Nos três dias de treinamento, especialistas do Tribunal de Contas vão solucionar dúvidas sobre Controle Interno, Licitações, Lei de Transparência e demais exigências às quais os entes públicos estão submetidos. Os participantes também terão acesso a oficinas práticas de capacitação para o uso da plataforma digital E_TCM e o Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (SIGA), onde são lançados os relatórios e documentos necessários para a análise do Tribunal.  

Invasões às margens do Rio do Antônio estão prejudicando a biodiversidade da caatinga em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Pescadores denunciaram ao site Achei Sudoeste uma invasão nos limites da faixa de servidão localizada à margem da Barragem do Rio do Antônio, nas proximidades do Anel Rodoviário da BR-030, em Brumado. Proprietários de chácaras e indústrias estariam tomando conta de toda a margem do rio ao longo do manancial. “Estamos sendo impedidos de pescar nesta margem do rio porque não estamos mais achando local para ancorar nossos barcos. Até mesmo os caminhos que nos conduziam à barragem foram bloqueados pelos muros. Onde andam os órgãos de defesa do meio ambiente dessa cidade que não impedem esse tipo de situação? O local, que poderia se explorado como área de lazer para a população em geral, está sendo dominada por uma dúzia de particulares que se sente dona do rio”, disseram os pescadores. 

Invasões às margens do Rio do Antônio estão prejudicando a biodiversidade da caatinga em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Nossa reportagem buscou informações junto à Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, porém fomos informados de que está sendo realizado um levantamento das denúncias para então serem tomadas as providências cabíveis. Já o presidente do Movimento Pela Despoluição e Revitalização do Rio Antônio (Modera), Aurino Ferreira, declarou que a invasão existe. “Existe sim a invasão, uma vez que não se respeita o limite territorial da margem, que pertence à Marinha do Brasil. Limite este de 40 metros, onde são vistas construções já praticamente dentro do manancial”. O ativista acrescentou que a mesma irregularidade é vista ás margens do Rio das Contas, na região da Barragem de Cristalândia, que abastece Brumado e Malhada de Pedras, bem como em toda a extensão do Rio do Antônio, desde a Barragem do Truvisco, em Caculé, passando por Brumado. O ambientalista considera que está faltando fiscalização e ações mais enérgicas do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) a fim de inibir essas posses irregulares. Aurino argumentou ainda que também falta mais empenho da secretaria municipal de meio ambiente, que deveria denunciar a utilização irregular do solo ao Ministério Público. “Essas invasões afetam toda a biodiversidade da nossa caatinga. Se os animais perdem seus espaços às margens dos mananciais, a tendência é que eles comecem a sumir do mapa, migrem para outras regiões ou entrem em extinção, o que já está acontecendo com nossas árvores nativas nessas localidades, como o umbuzeiro, por exemplo”, pontuou o ativista.  

Segunda Fase do Mutirão de Mamografia é realizada na cidade de Caetité Foto: Thayná Lima

Entre os dias 26 de maio e 12 de junho, o Programa Saúde Sem Fronteiras levou para a Caetité o mutirão de mamografias, atendendo mais de 2.000 mulheres do município. Desde a quarta-feira (23), está sendo realizada a segunda etapa dessa estratégia itinerante. O objetivo dessa fase é realizar exames complementares em quase 400 mulheres de Caetité, Riacho de Santana, Matina, Lagoa real, Igaporã e Tanque Novo. As consultas estão sendo realizadas pelo médico especialista Clóvis da Silva Schitini Filho, na sala de ultrassom da UPA. A Secretária Municipal de Saúde, Cynthia Lopes, destacou que, quando se faz o diagnóstico precoce do câncer de mama, a possibilidade de cura de casos identificados é, praticamente, mais de 95% 100%. “E nosso objetivo é, principalmente, a prevenção”, completou.  

Ministério Público instaura inquérito para apurar legalidade do Processo Seletivo da Prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A 1ª Promotoria de Justiça de Brumado resolveu instaurar Inquérito Civil Público para apurar eventual prática de improbidade administrativa no que se refere à realização do Processo Seletivo nº 005/2017, cujo edital foi divulgado pela Prefeitura Municipal. Segundo a denúncia, formulada pela Auditoria Pública Cidadã (Aucib), o processo seletivo teria sido divulgado sem observância da Lei Municipal nº 1.410/2006. O inquérito também considera que já existem 489 pessoas contratadas sob o regime de natureza precária e temporária, inclusive para cargos de natureza permanente, bem como que o Município realizará o Concurso Público nº 001/2017 para apenas 39 vagas e que alguns cargos apresentam remuneração inferior em relação à mesma função constante do Processo Seletivo. A Prefeitura Municipal deverá, no prazo de 72 horas, apresentar as informações pertinentes e justificar a realização do Processo Seletivo e sua adequação à Lei Municipal nº 1.410/2006, além da diferença de remuneração entre os cargos nos dois certames. Também deverá encaminhar a relação de todos os contratos de natureza temporária e a relação de cargos criados por lei existente no município. Uma audiência foi agendada para o dia 29 de agosto, às 8h30, para tentativa de resolução extrajudicial da matéria.  

Ivana Bastos e prefeito de Guanambi acompanham pedidos na Secretaria de Infraestrutura da Bahia Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) e o prefeito da cidade de Guanambi, Jairo Magalhães (PSB), se reuniram com o secretário de Infraestrutura do Estado, Marcus Cavalcanti, a fim de reivindicar a implantação de voos regulares no Aeroporto de Guanambi. Sobre a demanda, o secretário informou que o governo está negociando com a empresa aérea e fazendo o necessário para sanar as pendências. Na ocasião, ambos também acompanharam o andamento do processo para início das obras de recuperação e a pavimentação asfáltica dos 13 quilômetros da estrada de Ceraíma. Segundo o secretário, a licitação foi concluída e o órgão está em fase de contratação da empresa. Para a deputada, a expectativa é grande e a população aguarda ansiosa pela intervenção.   

Vândalos ateiam fogo em lixeira e atinge Cras na Vila Presidente Vargas em Brumado Foto: João de Deus/Achei Sudoeste

Uma ação criminosa de vândalos por pouco não destruiu a sede do Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) Yolanda Pires, na Vila Presidente Vargas, em Brumado. Moradores relataram ao site Achei Sudoeste que ao sentirem o cheiro da fumaça correram para ver do que se tratava. Eles utilizaram baldes com água para conter as chamas que por pouco não atingiram o interior do prédio do Cras. O local tem sido alvo de muitas reclamações por falta de manutenção em sua estrutura física. Há, inclusive, a suspeita de que o fogo possa ter sido provocado como ato de protesto contra o poder público, que não tem dado atenção à unidade de assistência social do bairro. A polícia deverá ser acionada para apurar os fatos.   

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o ex-presidente da Câmara de Correntina, Jean Carlos Pereira dos Santos. Será apurada a prática de ato de improbidade administrativa diante do prejuízo causado aos cofres municipais com a compra de material de construção, que, supostamente, seria utilizado na reforma da sede do Legislativo. Jean Carlos terá de ressarcir aos cofres públicos a quantia de R$ 404.453,87, com recursos próprios, bem como pagará multa de R$ 10 mil. Segundo o relatório, no final do exercício de 2015, o vereador Jean Carlos dos Santos contratou a empresa Madeireira São Paulo para o fornecimento de material de construção destinado à reforma e ampliação do prédio em que funciona a Câmara, no valor de R$ 423.639,15. Contudo, seis meses depois, foi realizado novo procedimento licitatório, vencido pela Trindade Construtora, tendo por objeto a execução de serviços de engenharia na ampliação e reforma da sede do Legislativo, a um custo de R$ 595.137,90. A relatoria concluiu que a despesa inicial causou um grande prejuízo ao erário, com indícios de crime contra a administração pública. Ainda cabe recurso da decisão.

Projeto artístico de Joadson Mulkannizzer é lançado em Brumado

Em parceria com o a Companhia Abracadabra, o Bacharel em Cinema e Audiovisual Joadson Mulkannizzer acaba de lançar um projeto artístico em Brumado. O Projeto Teatrizzer envolve dança, música e teatro e é voltado aos jovens brumadenses a partir de 16 anos, que tem interesse em atuar em obras teatrais. O projeto acontecerá todas as segundas-feiras, às 19h, no auditório da Escola Nice Publio (próximo à Câmara de Vereadores). As atividades serão iniciadas no mês de setembro e se encerrará em dezembro, com uma apresentação aberta ao público de Brumado. Serão oferecidas 30 vagas. Os interessados devem entrar em contato com o idealizador do projeto, Joadson Mulkannizzer, com o coordenador geral do Abracadabra, Paulo Esdras, com a assessora do Teatrizzer, Leila Meira, ou com Selma Ribeiro, radialista na Rádio Nova Vida. A ficha de inscrição deve ser devidamente preenchida e enviada para o e-mail [email protected] ou entregue pessoalmente na Radio Nova Vida. Para maiores informações, ligue: (77) 99843-1976.

Câmara Municipal de Brumado disponibiliza áudio da última sessão legislativa

O áudio das sessões da Câmara Municipal de Brumado está disponibilizado no site oficial www.cmbrumado.ba.gov.br. O objetivo é fazer com que a população tenha conhecimento das discussões que acontecem nas sessões. A iniciativa faz parte de um conjunto de ações cuja finalidade é promover maior interação com as pessoas na busca do desenvolvimento da cidade. Clique aqui e ouça o áudio.

Assaltantes são ameaçados por pastor alemão e desistem de roubo em Guanambi Foto: Vida Animal

Em Guanambi, um caso inusitado chamou a atenção dos moradores. Na última terça-feira (22), um homem passeava com o seu cão, um Pastor Alemão, na Praça Manoel Novaes, quando, a cerca de 30 metros de distância, dois indivíduos em uma motocicleta abordaram uma moça a fim de efetuar um assalto. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, ao presenciar o ocorrido, o cachorro começou a latir e foi para cima do indivíduo que já estava descendo da motocicleta. De acordo com a 96 FM, assustado, ele subiu no carona novamente e fugiu. Segundo o dono do cão, os indivíduos seguiram pela contramão em uma motocicleta Honda CG 150, de cor azul.

Um policial militar da cidade de Itabuna, no sul da Bahia, foi denunciado à Corregedoria-Geral da corporação por tentativa de estupro a uma colega de trabalho. Conforme a PM, o caso ocorreu em março deste ano. Diante da denúncia da vítima ao comandante onde ela atua, foi aberta uma sindicância e encaminhada à corregedoria da Polícia Militar. A PM não informou a data de abertura do inquérito, mas disse que ele pode ser concluído em até 40 dias. A PM também não deu detalhes do relato da vítima. De acordo com o G1, o inquérito policial militar é sigiloso e informações dos envolvidos não foram divulgadas. Nem o acusado e nem a vítima foram afastados da função. Por meio de nota, a assessoria da PM informou a denúncia foi formalizada e a Corregedoria instaurou um Inquérito Policial Militar (IPM) para apurar o fato. Ao final, o procedimento será encaminhado para o Ministério Público. Ainda conforme a polícia, esta é a primeira denúncia em relação ao militar envolvido.

Brumado: Distrito de Ubiraçaba será contemplado com sistema de abastecimento de água Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em 2004, teve início a luta pela obra que contemplará o Distrito de Ubiraçaba, em Brumado, com um sistema de abastecimento de água através da Embasa, acabando com o sofrimento dos moradores da região devido à estiagem e à falta de água. O vereador Léo Vasconcelos (PDT) e o então deputado estadual João Bonfim (PDT) sempre lutaram em prol dessa causa. Desde essa época, o parlamentar passou a contar com a adesão de importantes representantes políticos, como o atual secretário de Agricultura, Vitor Bonfim (PDT), e o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB). Agora, a Embasa liberou a realização da obra, que atenderá os povoados de Samambaia, Ubiraçaba e Lagoa de São João, beneficiando 6.400 moradores com um investimento na ordem de R$ 4.746.947,00. Léo Vasconcelos destacou que essa é uma das obras de maior relevância já conquistadas pelo seu empenho e compromisso com o seu mandato. Ele agradeceu o ex-deputado João Bonfim, o secretário Vitor Bonfim e o prefeito Eduardo Vasconcelos.

PRF apreende 1,5 tonelada de maconha escondida em caminhão com embalagens no oeste da Bahia Foto: Divulgação/PRF

Um caminhão com 1,5 tonelada de maconha foi flagrado pela Polícia Rodoviária Federal, na BR-020, no trecho de Luís Eduardo Magalhães, no oeste da Bahia. O caso ocorreu na terça-feira (22), mas só foi divulgado na quarta-feira (23) pela PRF. De acordo om o G1, a droga foi localizada entre a carga de embalagens descartáveis, após uma denúncia recebida pela Divisão Estadual de Narcótico da Polícia Civil do Paraná (DENARC/PR) de que um grande carregamento de drogas poderia passar pelas rodovias da região. No momento da abordagem, o motorista dormia na parte da frente do veículo. Após análise da documentação e da nota fiscal apresentadas, os policiais realizaram a fiscalização do baú do veículo, quando foram encontradas dezenas de fardos com o entorpecente. O motorista, que é natural de Campinas (SP) e tem 53 anos, foi preso em flagrante por tráfico de drogas e levado para a Delegacia de Polícia Federal de Barreiras. De acordo com ele, um desconhecido o abordou em um posto de combustíveis em Cascavel (PR) e fez a proposta de levar a maconha até Recife (PE) por certa quantia em dinheiro. Ele aceitou o acordo e seguiu com o homem para carregar o baú com a droga.

Empreendimento eólico faz replantio de árvores e plantas nativas na Serra das Araras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em parceira com empresas colaboradoras, Senai e prefeitura de Brumado, a Enel Green Power Brasil Participações (EGPB) está realizando o replantio de centenas de espécies de árvores e plantas nos 21 km de extensão do Parque Eólico, na Serra das Araras, entre o Distrito de Cristalândia, em Brumado, e os municípios de Dom Basílio e Rio de Contas. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, Lainton Câmara, biólogo do Senai, declarou que foram colhidas mais de 300 mil sementes de 100 espécies de árvores e plantas catalogadas na localidade. A proposta, segundo ele, é reverter os impactos causados com o empreendimento. Para que o reflorestamento tenha resultados mais rápidos, as empresas projetaram bancas que receberam as sementes com uma cobertura de biomanta, confeccionada com cascas de coco, o que projeta mais nutrientes durante o desenvolvimento das mudas, além de fazer a dosagem ideal de água e luz solar. 

Empreendimento eólico faz replantio de árvores e plantas nativas na Serra das Araras em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dentre as sementes replantadas estão algumas espécies próprias da caatinga que estão sob preservação por estarem em risco de extinção, como o umbuzeiro, o coco licuri, a braúna, a aroeira, o angico e a umburana macho. Há também na caatinga brumadense belas flores, como as bromélias e orquídeas, que estão na lista de árvores de grande relevância para o bioma nacional. O biólogo esclareceu que, após o replantio das mudas, o excedente será doado para comunidades, organizações não governamentais e para o público interessado, que poderão adquirir as mudas no horto público anexo ao Parque de Exposições Gilson Brito.

Deputado Waldenor Pereira condena fechamento de agência do Banco do Nordeste em Vitória da Conquista Foto: Márcio Brito

A Associação de Funcionários do Banco do Nordeste, em parceria com a Câmara dos Deputados, realizou na terça-feira (22), em Brasília, o seminário Desenvolvimento Regional, Prioridade Nacional, durante o qual foi questionada a reestruturação administrativa da instituição. As mudanças estão sendo realizadas pelo governo federal e as mesmas foram responsáveis pelo fechamento de diversas agências e enxugamento do quadro de funcionários em todo o Brasil. Presente no evento, o deputado federal Waldenor Pereira (PT) condenou as ações. “A operação desmonte do governo golpista e ilegítimo de Michel Temer em Vitória da Conquista já resultou no fechamento da Superintendência do Banco do Brasil, na perda da Diretoria de Habitação da Caixa Econômica federal em Itabuna e no encerramento das atividades de agência do Banco do Nordeste em Vitória da Conquista, sem que houvesse qualquer manifestação de resistência ou contestação do prefeito da cidade, do mesmo partido do presidente”, destacou. O parlamentar também manifestou o seu apoio aos funcionários presentes e defendeu a preservação integral da estrutura da instituição.

Terceira edição da Copa Minério é realizada no último final de semana em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Mais de 700 atletas se encontraram em Brumado, no último final de semana, na disputa da III Copa Minério, que reúne diversas modalidades esportivas: futsal, voleibol, handebol e futebol society. Os duelos entre as equipes aconteceram nos Ginásio Antônio Alves Ribeiro, no Antônio Imbassahy e na AABB. O quadro de medalhas ficou da seguinte maneira: Futsal feminino: Caculé (campeã) e Malhada de Pedras (vice-campeã); Futsal masculino: Caculé (campeão) e Riacho de Santana (vice-campeão); Vôlei Feminino: AABB Brumado (campeã) e Caculé (vice-campeã); Vôlei Masculino: Vea Conquista (campeão) e Vôlei Faz. Santa Elisa (vice-campeão); Handebol feminino: Guanambi (campeã) e Vitória da Conquista (vice-campeã); Handebol Masculino: Brumado (campeão) e Vitória da Conquista (vice-campeão); Futebol Society: Borussia Brumado (campeão) e Malhada de Pedras (vice-campeão). Campeão Geral: Brumado. Os organizadores do evento, Juarez Marcelo e Valdir Lima, consideraram que a Copa Minério está entre as competições amadoras mais importantes do estado em seu aspecto logístico e número de participantes, que cresce a cada ano com a adesão de mais cidades. Os idealizadores já estudam a possibilidade de ampliar o período do evento para três dias a partir da próxima edição.

Polícia tenta capturar assaltante flagrado em assalto a mão armada em Brumado Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

As câmeras de segurança de um estabelecimento comercial ajudaram a polícia de Brumado a identificar um elemento que praticou um assalto na cidade de Brumado, no último sábado (19). Nas imagens, o bandido aparece exigindo dinheiro e agredindo o comerciante. Em seguida, ele saca o que parece ser uma arma de fogo e engatilha a mesma apontando para o rosto do comerciante, que passa todo o dinheiro do caixa. O marginal saca novamente a arma e aponta para um cliente, ameaçando atirar em seu pé. Mesmo utilizando um boné e óculos escuro, o serviço de investigação da polícia civil e da polícia militar já teria identificado o autor do crime. “É uma questão de tempo até encontrá-lo e apresentá-lo à autoridade policial”, disse um investigador ao site Achei Sudoeste.

Lancha com 129 vira e mata 22 em Salvador Foto: Graer/Divulgação

Vinte e duas pessoas morreram após uma lancha virar na travessia entre Mar Grande e Salvador, na Baía de Todos-os-Santos, na manhã desta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pela Marinha. A lancha tinha capacidade para 160 passageiros e transportava 129. A Marinha diz que resgatou cinco corpos e que as outras 17 vítimas foram resgatadas por embarcações particulares. Segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), 89 pessoas foram resgatadas com vida até o momento. De acordo com o G1, dentre os sobreviventes resgatados, 70 estão na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), em Mar Grande; 15 estão no Hospital Municipal de Itaparica; dois estão no Hospital do Subúrbio e dois no Hospital Geral do Estado (HGE), ambos em Salvador. 

Lancha com 129 vira e mata 22 em Salvador Foto: Juliana Almirante/G1

Um dos sobreviventes do acidente, Edvaldo Santos de Almeida, chegou ao Terminal Náutico de Salvador socorrido por meio de uma lancha que trazia outros ocupantes da embarcação que virou no mar. Ele reclama que demorou muito tempo para que as vitimas fossem socorridas. Segundo a Marinha, informações passadas pela Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab), apontam que a embarcação tinha capacidade para 160 passageiros e transportava 129 no momento do acidente. A Marinha ressalta que como embarcações particulares também fizeram resgates, não é possível afirmar precisamente o número de pessoas retiradas do mar.

A Câmara dos Deputados decidiu nesta quarta-feira (23) retirar da proposta de reforma política o percentual que definiria o valor do fundo eleitoral destinado para financiar as campanhas. Em 2018, o montante ficaria em R$ 3,6 bilhões. O parecer do relator na comissão especial, deputado Vicente Cândido (PT-SP), estabelecia que o valor do fundo seria correspondente a 0,5% da receita corrente líquida no período de 12 meses. De acordo com o G1, a medida, no entanto, foi criticada pela opinião pública e a inclusão do percentual na Constituição perdeu o apoio dos deputados. A ideia dos parlamentares agora é tentar aprovar um destaque para determinar que o valor seja definido pela Comissão Mista de Orçamento (CMO) do Congresso no ano anterior a cada eleição. A retirada do percentual do texto foi aprovada por 441 votos a favor e um único contrário -da deputada Geovania de Sá (PSDB-SC).

Arquivo