Achei Sudoeste

30 Jan 2014 - 08:25h

Os Professores do município de Itambé, no sudoeste baiano, estão há dois meses sem receber salários. O último pagamento foi realizado no mês de novembro. Essa situação tem irritado os docentes do município. Eles afirmam que o dinheiro já foi repassado ao município por meio do Governo Federal. A verba para esse pagamento é proveniente do Fundeb. Os professores estão mobilizados e decidiram que não vão iniciar o ano letivo enquanto o pagamento não for realizado. A categoria está discutindo também a mudança no plano de carreira, aprovada na gestão anterior. Segundo informações obtidas pelo jornalista Daniel Silva do site Brumado Notícias, a Prefeitura Municipal preparou um projeto onde retira vários direitos dos professores. Se isso for validado haverá uma redução de até 30% no salário dos docentes. A mudança do plano de carreira dos professores já está em discussão e poderá ser levada a Câmara de Vereadores para ser aprovada.

30 Jan 2014 - 07:30h

Uma comitiva composta pelo deputado Marquinho Viana (PV), pelo vice-governador da Bahia, Otto Alencar, pelo Secretário da Casa Civil, Rui Costa, e demais lideranças políticas da região, entre as quais os prefeitos das cidades de Macaúbas, Ibipitanga e Botuporã, estiveram no município de Paramirim para a inauguração de diversas obras no distrito de Caraíbas. Viana também marcou presença em uma tradicional festa do Povoado de Angico, no município de Érico Cardoso. Na ocasião, o deputado esteve ao lado de amigos, políticos e correligionários, como o deputado Ronaldo Carleto, o ex-candidato a prefeito, Robério Nunes, o ex-candidato a vice-prefeito, Tõezinho, e o ex-prefeito de Érico Cardoso. Na oportunidade, Marquinho visitou pessoas da comunidade. Já no distrito de Contendas, em Macaúbas, o parlamentar participou de um encontro na residência do presidente do PV do município. Diversos membros da Executiva Municipal do PV de Macaúbas estiveram no encontro, durante o qual o deputado fechou o compromisso de trabalho para buscar mais investimentos para Macaúbas.


Fotos: Divulgação

29 Jan 2014 - 19:30h

O juiz Frederico Ernesto Cardoso Maciel, da 4ª vara de Entorpecentes de Brasília, absolveu um réu que confessou ser traficante de drogas após considerar a maconha como substância recreativa. Segundo o magistrado, o entorpecente nem deveria estar na lista de substâncias proibidas, utilizada como referência na Lei de Drogas. A decisão foi proferida em outubro do ano passado, mas o Ministério Público recorreu. Na sentença, o juiz comparou a maconha com o cigarro e o álcool e disse que há uma “cultura atrasada” no Brasil. Ele ainda afirmou em juízo que a proibição de substâncias como a maconha violam o princípio da igualdade, restringindo o direito de uma grande parte da população de utilizá-las. Na época, o réu confesso foi pego em flagrante, dentro do presídio da Papuda, com 52 porções de maconha dentro do estômago, as quais seriam entregues a um presidiário. Ele assumiu o crime, pediu pena mínima e acabou absolvido.

29 Jan 2014 - 18:50h

Após um longo período de espera, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (SDD), e sua vice Cristina Gondim (PSDB), finalmente foram absolvidos de um dos processos de cassação que está em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). A decisão foi proferida na tarde desta quarta-feira (29). Aguiberto havia sido cassado pelo juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, pelo cometimento de diversas irregularidades e abuso de poder político e econômico durante o pleito eleitoral de 2012. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o juiz Cássio José Barbosa Miranda, que havia pedido vistas ao processo desde dezembro de 2013, votou pela cassação do gestor brumadense. O clima começou a esquentar após o voto da desembargadora Maria do Socorro Barreto Santiago, que não acompanhou o voto do relator do processo, juiz Maurício Kertzman Szporer, e também votou pela cassação de Aguiberto. Então, apenas o juiz Josevando Souza Andrade poderia empatar a votação e deixar o veredicto para a presidente do TRE-BA, Sara Silva de Brito, mas o mesmo acabou acompanhando o relator e votando a favor do recurso interposto pelo grupo do prefeito de Brumado. Anteriormente, o juiz José Wanderley Oliveira Gomes também havia votado favoravelmente ao recurso interposto pelo gestor. Por três votos favoráveis e dois contrários, Aguiberto venceu a primeira batalha na justiça contra a candidata derrotada nas eleições 2012, Marizete Pereira (PT). Outras ações ainda tramitam na justiça eleitoral. Correligionários comemoram a decisão da corte baiana.

29 Jan 2014 - 18:00h

As compotas de umbu e geleia de acerola produzidas na Usina de Beneficiamento de Umbu, na comunidade do Campo Seco, em Brumado foram expostas durante o seminário de implantação do Serviço de Inspeção do Município (SIM). Os representantes da Embrapa aprovaram o sabor e a embalagem dos produtos. “Esta usina com certeza será a primeira a ser avaliada e beneficiada com a marca do SIM, o que irá mudar muito a rotina e a economia dos produtores da região”, comentou Almir Eloy, coordenador setorial da Secretaria Estadual de Agricultura. Além de umbu e acerola, a usina também produz derivados de outros frutos, como manga e goiaba. A expectativa, segundo Jude Caé, presidente da Associação de Moradores do Campo Seco, é que com essa implantação a Secretaria Municipal de Agricultura libere o quanto antes a certificação de inspeção para que os produtores possam começar a comercializar as compotas. “Já estamos produzindo há um bom tempo, mas nossa dificuldade é vender porque ainda não temos o selo da Secretaria de Agricultura para colocarmos esses produtos nas prateleiras comerciais do município e em todas as regiões do estado. Agora estamos mais otimistas com a possibilidade de ganharmos essa certificação”, disse o produtor. A usina de beneficiamento do Campo Seco também conta com o apoio do Sebrae e da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares da Economia Solidária de Brumado (COOPMASB).

29 Jan 2014 - 17:40h

29 Jan 2014 - 17:25h

A saga em busca de mais recursos e obras que beneficiam o semiárido ainda deixa muitos prefeitos e lideranças políticas indecisos quanto à confirmação de apoio para o pleito eleitoral de 2014. Esse é o caso do prefeito da cidade de Caetité, Zé Barreira (PSB), que recebeu a visita da senadora Lídice da Mata (PSB) nesta quarta-feira (29). Em entrevista ao blog local Caetité Notícias, Barreira salientou que Lídice é uma senadora atuante e que a mesma já ajudou o município em diversas vezes. O gestor lembrou a sua boa relação com o governador Jaques Wagner (PT) e com o secretário da Casa Civil e pré-candidato petista ao governo baiano, Rui Costa, que foi apoiado por Barreira em sua candidatura a deputado federal em 2010. Segundo o gestor caetiteense, “a democracia será sempre a base das ações e que o tempo e a hora certa chegarão para definir alianças, independente de legenda partidária, tudo com muita calma e transparência”. Para o socialista, a visita de Lídice foi benéfica e positiva, mas o que defende são os interesses da cidade e seria muito precoce uma definição de apoio neste momento. A senadora declarou que tem certeza que o prefeito analisará todas as questões friamente e que tomará a decisão que for melhor para município.

29 Jan 2014 - 16:50h

Após um ano desde a primeira ocorrência, uma casa comercial especializada em fabricação de lajes e lapidação de mármore, localizada na Avenida Centenário em Brumado, voltou a ser assaltada. Em dezembro de 2012, o local foi invadido e, na ocasião, os marginais conseguiram arrombar o cofre e levar todo o dinheiro. Eles ainda deixaram um recado desafiando a polícia. Desta vez, o assalto aconteceu na tarde desta quarta-feira (29), quando um elemento com um capacete rosa desceu da garupa de uma motocicleta e entrou no estabelecimento. Enquanto o comparsa aguardava na moto, o marginal apontou uma arma para os funcionários exigindo o dinheiro do cofre. Ao ser levado ao local, ele ficou decepcionado ao constatar que não havia dinheiro no cofre. Neste momento, o assaltante acabou revelando que participou do roubo anterior. “Da outra vez que eu vim aqui, levei um monte de dinheiro desse cofre, mas hoje não tem dinheiro nenhum. Ah, ‘queta’!”, foi o que teria dito o marginal, segundo relatou um funcionário ao site Brumado Notícias. Uma queixa foi registrada na delegacia e a polícia suspeita de que se trata da mesma dupla que assaltou o mercadinho na tarde de terça-feira (28). O bandido levou da loja três celulares.

29 Jan 2014 - 16:20h

Dois bandidos invadiram um mercadinho localizado no Bairro Centenário, em Brumado, na tarde da última terça-feira (28). Armados, eles anunciaram o assalto e levaram todo o dinheiro do caixa. Mesmo sem ninguém ter reagido, um dos elementos disparou um tiro dentro do estabelecimento. O projétil atingiu uma prateleira. Os bandidos fugiram e a polícia, que chegou logo após a ação, recolheu a cápsula deflagrada e encaminhou para teste de balística no Departamento de Polícia Técnica.

29 Jan 2014 - 16:00h

A Cipe/Sudoeste, juntamente com a Guarda Municipal do município de Licínio de Almeida, no sudoeste baiano, promoveram uma série de ações nos povoados de Jurema, Duas Passagens e no distrito Tauape, com o objetivo de resguardar a segurança da população. As ações foram realizadas no último sábado (25) a pedido dos próprios moradores, que ficaram bastante satisfeitos com o trabalho das equipes. Na região, vinha ocorrendo muitos roubos de motocicletas. Na operação, foram apreendidos uma motocicleta e um automóvel, os quais foram levados à delegacia local para adoção das devidas providências.

29 Jan 2014 - 15:45h

Em mais um parceria de gigantes, a Madeireira Real e a Eliane uniram forças para oferecer ofertas imperdíveis de carnaval aos clientes. São pisos, revestimentos e argamassas para sua reforma ou construção com preços bem abaixo dos praticados no mercado. Com mais de 50 anos de existência, a Eliane hoje é a líder nacional no segmento. Também há bastante tempo atuando no ramo, a Madeireira Real, a sua loja de construção, oferece com exclusividade em Brumado os produtos dessa grande empresa. Confira: argamassa ACI por apenas R$ 9,90, argamassa ACII Grês, que pode ser utilizada para pisos e revestimentos em áreas internas e externas e em porcelanatos para áreas internas, por apenas R$ 21,99, e piso tipo A Maxigrês Branco Brilhante 60 x 60 cm por somente R$ 26,99 o metro quadrado. Faça uma visita a nossa loja, que fica na Rua Coronel Tibério Meira, 307, Centro. Mais informações, ligue (77) 3441-3041. Para conferir essas e outras ofertas, clique aqui.

29 Jan 2014 - 15:20h

A pedido do Ministério Público Federal (MPF), em Vitória da Conquista, o ex-deputado federal Coriolano Sales, e mais cinco pessoas - seu assessor parlamentar, Weliton Carvalho, e os empresários Darci José Vedoin, Luiz Antônio Trevisan Vedoin e Ronildo Pereira de Medeiros - foram condenados por apropriação de recursos públicos federais destinados à saúde. O esquema de desvio de verba ficou conhecido como Operação Sanguessuga, deflagrada pela polícia federal com o objetivo de investigar uma organização criminosa especializada no fornecimento fraudulento de unidades móveis de saúde para prefeituras municipais do país. Segundo a denúncia, o ex-deputado federal recebia propina dos empresários para aprovação de emendas parlamentares orçamentárias direcionadas à aquisição de unidades móveis de saúde para diversos municípios do estado. Após aprovar as emendas, o processo de licitação para compra das unidades era fraudado e os recursos eram apropriados pelos condenados. Os réus tiveram os direitos políticos suspensos por oito anos e foram proibidos de contratar com o poder público por dez anos. Coriolano e seu assessor ainda foram condenados a perda solidária de R$ 17.540, pagamento solidário de R$ 5 mil, e mais R$ 5 mil por dano moral coletivo. Os condenados já entraram com recurso para reverter a decisão.

29 Jan 2014 - 13:50h

Há pouco mais de seis meses foi realizado um levantamento nas comunidades rurais, em Brumado, por intermédio do Programa Nacional de Habitação Rural e da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares da Economia Solidária de Brumado (COOPMASB), com o objetivo de cadastrar 50 famílias de baixa renda para serem contempladas com a aquisição da casa própria. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Amauri Fraga, presidente da COOPMASB, esclareceu que o projeto original previa 100 habitações, mas, por questões de regras e critérios estabelecidos pelo Ministério da Cidades, é preciso obedecer o limite de 50 casas por lote. Amauri disse que as casas terão 42 m² e cisterna. Após um ano de moradia, segundo Fraga, os proprietários pagarão apenas R$ 1.140 pela residência. O valor é parcelado em cinco prestações. Na próxima segunda-feira, 03 de fevereiro, a COOPMASB dará entrada na Caixa Econômica Federal para construção das 50 casas. Inicialmente, as residências beneficiarão moradores da região dos distritos de Itaquaraí e Ubiraçaba e das comunidades do Boi Morto, Capote e Zé Gomes.

29 Jan 2014 - 13:27h

Produtores rurais da região de Brumado estiveram presentes na manhã desta quarta-feira (29) no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), onde acompanharam um seminário que debateu as metas de apoio dos governos federal, estadual e municipal à agricultura familiar e à implantação do Serviço de Inspeção Municipal (SIM). O seminário teve como palestrantes Nelson Fonseca, pesquisador da Embrapa; Diego Britto Eloy, coordenador de implantação do SIM; Almir de Souza Eloy, coordenador de uma das câmaras setoriais da Secretaria Estadual de Agricultura; e Frederico Neves, Secretário Municipal de Agricultura. 

Durante a palestra, Diego Britto destacou a importância de discutir a atualização da legislação municipal existente e sua adequação aos novos conceitos de desenvolvimento sustentável, trazendo para o âmbito do município a responsabilidade pela sanidade agropecuária e a viabilização de registros para os produtores comercializarem seus produtos. O pesquisador da Embrapa, Nelson Fonseca, disse, em entrevista ao site Brumado Notícias, que falta assessoria aos pequenos produtores para que eles possam melhor desenvolver suas atividades. “Sendo bem assessorado, o pequeno agricultor pode se tornar um empresário de sucesso, e o nosso objetivo é a propagação e o manejo dessa cultura”, esclareceu Fonseca, que foi apoiado pelo coordenador setorial Almir Eloy. 

Este apontou a necessidade das três esferas de governo unirem forças em prol dos pequenos produtores para que, além do sustento próprio, também possam produzir para a comercialização em média escala. O coordenador apontou o município como grande referência para a agricultura regional. “Brumado tem a obrigação de ser o município multiplicador, por isso, nosso intuito é implantar aqui todo apoio técnico necessário para que a cidade se torne uma referência regional de inspeção”, declarou Eloy. Já o secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, destacou que com a implantação do SIM os pequenos produtores e associações poderão ser melhor inspecionados e assistidos no intuito de terem um trânsito eficaz para comercialização das produções nas comunidades.

29 Jan 2014 - 11:15h

De acordo com relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Brasil aparece em 8° lugar entre os países com maior número de analfabetos adultos. O estudo avaliou a situação de 150 países. Em 2012, a taxa de analfabetismo entre pessoas com 15 anos ou mais foi estimada em 8,7%, correspondente a 13,2 milhões de analfabetos no país. O estudo também mapeou os principais desafios da educação no planeta. Para a Unesco, o problema está relacionado com a má qualidade da educação, a falta de atrativos nas aulas e de treinamento adequado para os professores. No Brasil, atualmente, menos de 10% dos professores estão fazendo cursos de formação custeados pelo governo federal, segundo dados do Ministério da Educação (MEC). Sobre os investimentos na área, das 150 nações analisadas, apenas 41 atingiram a meta da Unesco, ou seja, aplicaram em educação 6% ou mais de seu Produto Interno Bruto (PIB). O Brasil é um deles, mas o gasto anual por aluno da educação básica é de cerca de R$ 5 mil. Em países ricos, esse valor é três vezes maior.

29 Jan 2014 - 09:00h

A iniciativa privada será responsável por administrar e operar os Serviços de Apoio ao Diagnóstico por Imagem na rede pública de saúde da Bahia. A execução dessa medida está sendo viabilizada por meio de uma concessão administrativa, dada pela Secretaria Estadual de Saúde. Segundo o Governo da Bahia, essa iniciativa vai proporcionar o provimento dos serviços de telemedicina, diagnóstico e bioimagem em 12 Unidades Hospitalares da rede própria do Estado. As empresas que deverão assinar contrato com o administração estadual ficará encarregada de oferecer tipos de exames como: radiologia convencional, mamografia, tomografia computadorizada e ressonância magnética. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o Hospital Geral de Vitória da Conquista integra a lista das unidades que terão o serviço administrado e operacionalizado pela iniciativa privada. Atualmente, o serviço de imagem do hospital é deficitário e os equipamentos vivem quebrados. A expectativa é que a Parceria Público-Privado possa melhorar os níveis de qualidade no atendimento dos pacientes. No entanto, a proposta não tem sido vista com bons olhos por alguns setores que defendem o fortalecimento do Sistema Único de Saúde. Algumas fontes afirmaram que essa medida fere vários princípios da Lei que regulamenta o SUS. Eles chamaram atenção para lei de nº 8.080, de 19 de setembro de 1990, que garante no Art. 4º, inciso 2º que a iniciativa privada poderá participar do Sistema Único de Saúde (SUS), em caráter complementar. “A forma como o contrato de concessão foi realizado só favorece a iniciativa privada, legitimado pelo discurso de ampliação da oferta de serviço. O Governo da Bahia está enfraquecendo o SUS com essa medida, quando deveria fortalecê-lo”, afirmou um dos profissionais do serviço de saúde pública da cidade.

29 Jan 2014 - 08:30h

De autoria do deputado estadual João Bonfim (PDT), o projeto que autoriza a venda de bebidas alcoólicas em estádios e arenas de eventos esportivos da Bahia foi aprovado em dois turnos na Assembleia Legislativa (AL-BA). Agora, o texto ainda precisa ser sancionado pelo governador Jaques Wagner (PT) para que seja válido. O relator da matéria e líder da oposição na AL-BA, vereador Elmar Nascimento (DEM), disse em entrevista ao site Bahia Notícias que o estado está inovando ao regulamentar o tema, o qual já vem sendo autorizado pela justiça. Os parlamentares Rosemberg Pinto (PT), Capitão Tadeu (PSB), Maria Del Carmen (PT), Yulo Oiticica (PT), Sidelvan Nóbrega (PRB), Pastor Sargento Isidório (PSB), Carlos Ubaldino (PSD) e Aderbal Caldas (PP) votaram contra o projeto.

29 Jan 2014 - 08:00h

Os alunos do curso de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia (Ufba) campus de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, realizam nesta quarta-feira (29) um ato protestando contra a falta de professores regulares no curso. Segundo informaram os estudantes ao site Brumado Notícias, a administração da universidade tem priorizado apenas a contratação de professores substitutos com o fim de amenizar a situação. Para tentar resolver esse problema os alunos montaram uma comissão que mobilizou o curso para a realização de um concurso que deverá garantir professores para todas as matérias da grade curricular. Os estudantes estão correndo o risco de ficar sem uma disciplina básica do curso nesse semestre. Essa situação poderá afetar o andamento do curso, pois a disciplina é pré-requisito para outras. A mobilização acontecerá durante toda a tarde de hoje no campus da Ufba, em Vitória da Conquista. 

28 Jan 2014 - 20:40h

Em sua primeira entrevista do ano, o Major Sílvio Berlink fez uma breve análise sobre a segurança no município em 2013 e apontou ações para o Carnaval e também para o ano em curso. Segundo Berlink, apesar de ter sido um ano bastante violento, o trabalho da polícia foi satisfatório, principalmente tendo em vista a parceria firmada com o governo do estado através do Pacto Pela Vida, que tinha como objetivo a redução da criminalidade. O Major destacou as inúmeras operações deflagradas pela polícia no combate ao tráfico de drogas no momento de maior insegurança da população por conta do aumento no número de ocorrências criminosas. Para ele, aquele momento de violência histórica vivido no município foi específico e isolado, em que a polícia trabalhou de forma árdua com o apoio da comunidade. Nesse sentido, o comandante voltou a chamar a atenção com relação à importância do auxílio da população no combate e prevenção ao crime. Em sua percepção, o saldo foi positivo. Quanto às ações da polícia para este ano, o Major adiantou que o trabalho de fiscalização será intensificado, sobretudo com relação aos motociclistas. Sobre a aproximação do Carnaval, Berlink adiantou que já foi feito um planejamento operacional solicitando apoio das unidades vizinhas. Ele garantiu que está tudo sendo preparado para que a festa transcorra com tranquilidade e segurança, inclusive ressaltando a relevância do monitoramento no circuito da folia, que, segundo ele, é uma ferramenta que auxilia no trabalho dos policiais. Resumindo, o Major espera que 2014 seja um ano de paz.