Achei Sudoeste

16 Abr 2013 - 20:39h

O prefeito de Malhada de Pedras, Valdeci Alves Bezerra (PT), o Ceará, confirmou nesta terça-feira (16) que não realizará os festejos juninos na cidade. De acordo com a prefeitura da cidade, o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) encaminhou um ofício ao gestor informando que caso realizasse o evento pagaria multa. Ainda segundo a prefeitura, a determinação do TCM é devido à seca prolongada que atinge a Bahia e que impôs a vários municípios, inclusive Malhada de Pedras, a decretação de situação de emergência. A não realização do São João em Malhada de Pedras é um fato inédito desde que a festa começou a ser realizada no município. O prefeito confirmou que será realizada a comemoração de aniversário da cidade em julho.

16 Abr 2013 - 19:05h

A Skol acaba de lançar a Skol 300ml. A nova embalagem é menor, gela mais rápido e cabe em qualquer lugar. Com o lançamento, a Disbel coloca à disposição dos apreciadores de uma boa cerveja o projeto “Skol em sua residência”, que através de uma parceria com os supermercados da cidade, leva a Skol 300ml até a sua casa na van da Skol. Os clientes que comprarem na van irão levar para casa as garrafas e uma linda cesta personalizada, que poderá ser reutilizada em outras compras. A Skol está sempre inovando na busca por atender às expectativas de seus clientes. Beba com moderação.

16 Abr 2013 - 17:33h

O candidato eleito Márcio Mariano (PP), de Muquém do São Francisco, no Oeste Baiano, será diplomado prefeito da cidade nas próximas horas. Márcio impetrou uma ação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), que acatou o recurso do pepista nesta terça-feira (16) e validou o seu registro de candidatura. Em contato telefônico com o Brumado Notícias, Mariano agradeceu à população pela confiança o elegendo duas vezes nas urnas como prefeito da cidade. “Só tenho a agradecer ao povo de minha terra e dizer que em gratidão a ele iremos fazer um grande governo para desenvolver o nosso município cada vez mais”, disse o gestor, classificando o caso como “a maior injustiça eleitoral já cometida na Bahia”. Márcio ainda fez questão de agradecer ao empenho do deputado estadual João Bonfim (PDT), que, segundo ele, foi um grande aliado para a conquista das suas duas vitórias nas urnas. “João Bonfim foi um grande guerreiro. Esteve conosco em todos os momentos e participou ativamente das duas eleições em que saímos vitoriosos das urnas”, finalizou.

16 Abr 2013 - 15:56h

Morreu nesta terça-feira (16) aos 78 anos na cidade de Vitória da Conquista o empresário brumadense Edson Meirelles, que há quatros anos lutava contra um câncer no pulmão. Seu Edson, como era popularmente conhecido, atuava no ramo farmacêutico em Brumado há quarenta anos, sendo um dos mais antigos empresários do município. O empresário era casado com Ana Maria e juntos tiveram quatro filhos.

16 Abr 2013 - 15:12h

Quatros atletas brumadenses do Ajax embarcaram na noite da última segunda-feira (15) para Salvador, onde irão se apresentar na Toca do Leão, casa do Esporte Clube Vitória. Os garotos foram selecionados por olheiros do Clube da capital durante a Copinha do Brasil, que foi realizada na cidade de Prado, no sul do estado, no mês de janeiro. O bom desempenho dos atletas Mateus Cunha (15 anos), Wanderson Rodrigues (15 anos), Ian Patrick Coqueiro (14 anos) e Robson Carvalho (16 anos) despertou o interesse dos rubro-negros, que convidaram os jovens a fazerem testes nas divisões de base do Clube. Caso passem na peneira, os jogadores do Ajax irão fazer parte das categorias Infanto e Juvenil do Vitória. “A safra de Brumado é muito boa e muitas promessas do futebol irão surgir em nossa cidade, mas apelamos para o poder público e privado para que possamos dar atenção e aproveitar essas joias do esporte, visando à formação de boas equipes por aqui. Estamos fazendo a base para os grandes de fora por falta de incentivo em nosso município”, apelou o professor de futebol do Ajax, Lírio Barbosa, que seguiu viagem com os atletas que permanecerão na Toca do Leão por quinze dias.

16 Abr 2013 - 13:39h

A Câmara de Vereadores de Brumado passou a última segunda-feira (15) sem água, o que chamou a atenção do público presente na sessão legislativa que aconteceu à noite. Em entrevista ao Brumado Notícias, o presidente Alessandro Lôbo (PSL) explicou que a falta de água ocorreu porque o poço artesiano que abastece a Câmara está secando. Por conta disso, está faltando água em todos os setores e nos gabinetes dos parlamentares. O presidente havia autorizado o secretário geral a contratar um caminhão pipa para abastecer a Casa Legislativa, mas não foi necessário porque a rede da Embasa foi religada nesta terça-feira (16), normalizando o abastecimento no local.

16 Abr 2013 - 12:13h

Na sessão legislativa da última segunda-feira (15), os parlamentares também debateram sobre as obras inacabadas em Brumado. Como líder do prefeito na Câmara, o vereador José Carlos Reis (PDT) justificou que as obras citadas pela bancada de oposição estão paradas porque são obras de convênio entre o município, a União e o governo estadual, que não repassaram as verbas necessárias para o seu andamento. A justificativa foi rebatida pelo vereador Édio Pereira (PCdoB), que negou que as obras sejam de convênio. “Essas obras tinham placa de todo o tamanho dizendo que estavam sendo construídas com recursos próprios”, destacou. Pereira ainda disparou que a bancada de situação tenta camuflar os problemas administrativos herdados da gestão anterior, atacando o governador Jaques Wagner (PT). “Respeitamos as opiniões dos colegas da base, mas não concordamos, pois nenhum governo investiu tanto em Brumado como o do governador Wagner. Não podemos descaracterizar e dizer que o governo não tem dado atenção a Brumado. Estão querendo tirar um pouco o foco da problemática pela qual passa o governo municipal por conta dos pepinos deixados pelo ex-prefeito e estão tentando desviar a atenção da opinião pública”, declarou o vereador Édio Pereira.

16 Abr 2013 - 11:59h

O Brumado Notícias acompanhou mais um dia de atividades na obra de reforma do Estádio dos Prazeres, onde os muros estão todos erguidos e 10% da área da arquibancada já foi executada. Durante a última segunda-feira (15), os postes de cinco toneladas, que servem como torres de iluminação, foram removidos das calçadas atendendo à Lei de Acessibilidade. O ritmo de trabalho é intenso para que a obra seja concluída no tempo estimado, como explicou Jair Leite, encarregado da empreiteira que realiza a reforma. “Se o governo federal continuar fazendo os repasses normalmente, a obra será concluída no prazo estipulado de 12 meses”, afirmou.

16 Abr 2013 - 11:48h

Após meses apelando pela presença do secretário estadual de Segurança Pública da Bahia, Maurício Barbosa, para uma audiência em que se debateria sobre a violência em Brumado e microrregião, o vereador Castilho Viana (PSB) recebeu nota do gabinete da secretaria assinada pelo subsecretário Ary Pereira Oliveira, justificando que não será possível a presença do secretário na audiência por falta de vaga na agenda. O parlamentar brumadense não aceitou a justificativa, e prontamente solicitou à mesa diretora da Casa Legislativa o cancelamento da audiência até que o secretário possa atender ao pedido. Em sua fala na sessão legislativa da última segunda-feira (15), Viana disparou contra o secretário, afirmando que o mesmo poderia pedir exoneração do cargo. “Temos que buscar apoio dos políticos que tenham contato com as esferas de lideranças maiores lá de cima para sensibilizar esse secretário de segurança, pois no mínimo o que Brumado merece é o respeito da presença dele aqui. Faz parte do trabalho dele, é uma obrigação, mas se ele não tem condições de dar atenção ao clamor da população, que ele peça exoneração”, criticou o vereador.

16 Abr 2013 - 10:49h

Uma casa comercial localizada na Praça Teófilo Alves de Lima e uma farmácia, situada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, foram assaltadas no início da noite da última segunda-feira (15). Nos dois casos, os bandidos agiram da mesma forma. Uma dupla, a pé e com uma arma de fogo, entrou nos estabelecimentos e anunciou o assalto. Em seguida, os marginais levaram o dinheiro dos caixas. Ainda não foi divulgada a quantia subtraída da farmácia, mas da casa comercial os assaltantes levaram R$ 400. A guarnição da polícia militar que registrou as duas ocorrências descreveu ao Brumado Notícias que analisando as imagens do circuito de segurança é possível perceber que não se trata dos mesmos assaltantes, mas todos podem fazer parte de uma mesma quadrilha.

16 Abr 2013 - 10:21h


O serviço de energia elétrica será temporariamente interrompido em algumas localidades do município de Brumado, entre as quais a Praça João Romão, Rua Aloísio de Castro Gomes, Rua Américo Silva, Rua Beira Rio, Rua Erotildes Santos Vasconcelos, Rua H, Rua José Manoel de Lima, Rua Lepoldino Lima, Rua Lindolfo Alves, Rua Manoel Leobino da Silva, Rua Marquesa de Santos, Rua Olegário José Santana, Rua Padre Anchieta, Rua Presidente Costa e Silva e Rua Princesa Leopoldina. A interrupção ocorrerá no dia 19 de abril, das 07h às 13h. A Coelba informa que o desligamento é indispensável para a realização de melhorias na rede elétrica da região. Além disso, a empresa recomenda que os serviços devem ser realizados com a chave geral desligada e com os aparelhos retirados das tomadas. A Coelba coloca-se à disposição para esclarecimento de eventuais dúvidas.

16 Abr 2013 - 09:23h

Desde o dia 06 março, foi publicado no Dário Oficial do Estado a contratação de uma empresa para a execução das obras de pavimentação no trecho de estrada que liga os municípios de Malhada de Pedras a Guajeru, no sudoeste baiano. Ao todo, são 22,80 km de extensão de estrada que, após as obras, passarão a ser da BA-148, conforme publicado no edital. A reportagem do Brumado Notícias trafegou pelo trecho e registrou que as obras já foram iniciadas com a desapropriação de várias propriedades que servirão para o alargamento da pista. Além dos tratores que limpam e nivelam as terras, a empresa que presta serviços terceirizados para Coelba também trabalha ao longo da via removendo os postes de eletrificação.

16 Abr 2013 - 06:27h

Já são mais de cinco mil internautas curtindo e seguindo o perfil e a Fan Page do Brumado Notícias no Facebook, em busca de informações com credibilidade e seriedade. Os internautas curtem, compartilham e comentam as matérias que são publicadas diariamente e, o mais importante, enviam sugestões de reportagens por meio de um contato direto e instantâneo. Faça parte você também dessa rede de informações e fique atualizado sobre tudo que acontece em Brumado e região. Para receber as atualizações diárias em sua timeline, basta clicar no botão curtir na página do blog no Facebook através deste link www.facebook.com/brumadonoticia.

15 Abr 2013 - 20:55h

Em entrevista ao Brumado Notícias, o diretor do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos de Brumado (DTTU), Alcir Xavier, explicou que a multa indevida aplicada a uma motorista da cidade de Itapebi, por não estar usando capacete, ocorreu por conta de placas clonadas. Segundo o diretor, o Departamento e a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) estão apurando inúmeras denúncias de que alguns condutores de moto do município estariam adulterando as placas das motos com fita isolante preta. A mudança nas placas altera por completo as notificações de trânsito quando estes são multados. Xavier disse que um motociclista de Brumado foi multado por não estar usando capacete e, como a placa de seu veículo estava adulterada, a notificação coincidiu com a numeração da condutora de Itapebi. O Major Sílvio Berlink informou ao diretor do DTTU que irá intensificar as blitzs no município e, se por acaso forem descobertas placas adulteradas, os veículos serão apreendidos e o condutor poderá responder por diversos crimes, incluindo falsidade ideológica. Após publicação da matéria no Brumado Notícias, o assunto gerou repercussão em toda a cidade, o que moveu o Departamento a esclarecer os fatos que já estavam sendo investigados há 15 dias.

15 Abr 2013 - 19:38h

Em sua página no Facebook, Vanderlito Souza Júnior, publicou uma foto de seu pai, o empresário Vanderlito Alves de Souza, que está se recuperando no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após receber uma pedrada na cabeça e ser diagnosticado com traumatismo craniano. O empresário, que já saiu da Unidade de Terapia Intensiva (UTI), se alimenta com a ajuda de uma sonda e possui um tubo no pescoço, resultado de uma traqueostomia, procedimento cirúrgico no pescoço que estabelece um orifício artificial na traquéia, abaixo da laringe, indicado em emergências e nas intubações prolongadas. O objetivo é não prejudicar as cordas vocais do paciente ao passar o tubo de ar. Segundo Júnior, o quadro clínico do pai continuando evoluindo.

15 Abr 2013 - 18:40h

De acordo com o site Itapebi Acontece, uma motorista da cidade recebeu em sua residência uma correspondência do Departamento de Trânsito e Transportes Urbanos (DTTU), do município de Brumado, notificando-a sobre uma multa que consistia em uso de veículo sem capacete. Apesar da aparente normalidade do processo, a motorista conduzia um automóvel e não uma motocicleta. Além do pagamento de multa no valor de R$ 191,54, a motorista Cleumaria Morais Emerentino perderá sete pontos na carteira pela suposta infração. Cleumaria compareceu à delegacia de Itapebi, onde registrou uma ocorrência, vez que, segundo ela, nunca esteve na cidade de Brumado. As autoridades locais estão intrigadas, pois este não é o primeiro caso do gênero registrado na delegacia. O motociclista Fábio Santos da Silva, que reside no município vizinho de Itagimirim, também foi surpreendido com uma multa, no valor de R$ 127,50, por trafegar sem o uso de cinto de segurança. A polícia chama a atenção nos casos o fato de as supostas infrações terem sido cometidas na Avenida Centenário, em frente à Cesta do Povo de Brumado.

15 Abr 2013 - 18:32h

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Saúde, abre edital em caráter de Regime Especial de Direito Administrativo (REDA) para atuação em programas na área da saúde pública e Hospital Professor Magalhães Neto. Ao todo, o processo seletivo abrange 23 funções, entre as quais Assistente Social, Enfermeiro e Farmacêutico. O concurso possui três etapas: redação, entrevista e análise curricular. A contratação é por tempo determinado e de acordo com o interesse da administração. São 316 vagas e os salários variam de R$ 678,00 a R$ 10.000,00. As inscrições podem ser realizadas nos dias 16, 17 e 18 de abril, das 08h às 12h, e das 14h às 18h, na Sala de Treinamento da Prefeitura. Para os cargos de nível superior, as inscrições custam R$ 50, e R$ 20 para os demais cargos. As redações serão aplicadas no dia 28 de abri; já as entrevistas acontecem entre os dias 13 a 17 de maio. Os candidatos convocados devem iniciar as atividades já em junho deste ano. (Veja o edital).

15 Abr 2013 - 18:23h

De passagem por Brumado na última sexta-feira (12), Ivanilson Gomes, vice-presidente do Partido Verde na Bahia, esteve com o empresário Gilson Dias, presidente municipal da sigla, que foi convidado a assumir o Diretório Regional do partido e ainda avaliar a possibilidade de lançar candidatura para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa do estado em 2014. Segundo Ivanilson, além de Gilson, o PV busca outros nomes para o pleito do próximo ano. “Buscamos uma candidatura do próprio partido. Temos uma aproximação não só com os setores da oposição, mas também da situação, mas o projeto do partido nenhum desses setores consegue inserir em seus programas. A tendência natural é que saiamos com candidatura própria, mas se isso não for possível, vamos avaliar possíveis alianças. Hoje, estamos mais próximos da oposição, pois entendemos que o governador não tem feito aquilo que a população espera”, disse Gomes. O vice-presidente do PV adiantou que Edgar Mão Branca poderá ser o nome do PV nas disputas eleitorais. “Temos vários nomes dentro do partido e vamos avaliar qual candidato ou candidata atenderá o perfil de necessidades da Bahia. Edgar Mão Branca é um dos nomes, pois ele tem a cara, o rosto e o jeito do povo da Bahia. Ele representa bem o sertanejo e seria uma satisfação muito grande se pudéssemos contar com Mão Branca como candidato a governador da Bahia. Mas, se por acaso ele não disputar o governo, sem dúvida entrará na disputa para deputado federal”, destacou Ivanilson.

15 Abr 2013 - 15:13h

Depois de diversas manifestações dos moradores, a Associação de Moradores do Bairro Jardim de Aláh realizou novas eleições no último domingo (14). O objetivo era eleger um novo presidente para a entidade, que era presidido por Marcelo Sena, que já estava com o seu mandato vencido há mais de três anos. Nas eleições de domingo (14), o próprio Marcelo Sena concorria à reeleição com seu adversário Fabiano Neves. Mais de 200 pessoas compareceram a Escola Idalina Azevedo Lôbo para escolher o novo representante da associação, mas apenas 117 pessoas conseguiram votar, vez que muitos se encontravam com o cadastro da associação desatualizado. Ao final da votação, às 13h, os votos foram apurados, sendo 06 anulados. A apuração contou com a presença do delegado de Direitos Humanos, João Mário, convocado pelas duas chapas concorrentes. Dos 111 votos válidos, Marcelo Sena obteve 46 e Fabiano Neves, 65.  Com 19 votos de diferença, Neves foi eleito e agora estará à frente dos trabalhos da Associação de Moradores do Bairro Jardim de Aláh.

15 Abr 2013 - 14:29h

O deputado estadual João Bonfim (PDT) esteve na semana passada com o senador Walter Pinheiro (PT), em Brasília. Na ocasião, acompanhado dos prefeitos Aguiberto Lima Dias (Brumado), Alfredo Magalhães (Sítio do Mato) e do prefeito eleito Márcio Mariano (Muquém do São Francisco), o parlamentar buscou recursos para os municípios do interior do Estado da Bahia. Para Brumado, os recursos solicitados objetivam a viabilização da implantação do Sistema de Esgotamento Sanitário, já cadastrada no PAC 2, a execução da segunda etapa da Barragem de Cristalândia e a construção de uma Estação de Transbordo, no entroncamento da Ferrovia Oeste Leste (Fiol) com a Ferrovia Atlântico Sul, também solicitada ao Ministro dos Transportes. Para Sítio do Mato, foi solicitada a construção de uma Estação de Tratamento de Água no distrito de Gameleira e a liberação de recurso para a construção de um cais, uma vez que o rio vem avançando sobre o povoado. Além disso, Bonfim buscou apoio para a construção da estrada entre Sítio do Mato e Gameleira, e do distrito para a BR-342. Já os recursos para Muquém do São Francisco, dizem respeito à realização de obras para a construção da segunda fase da Adutora do Rio São Francisco, para atender o distrito de Javí, e à construção de cais na comunidade de Fazenda Grande. Com a intenção de melhorar a logística rodoviária de Caetité, onde existe a convergência de várias rodovias, e facilitar o tráfego na cidade, Bonfim também apontou a necessidade da construção de um anel viário. Preocupado com a questão aeroportuária, o parlamentar abordou a adequação do aeroporto de Guanambi às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e a desinterdição dos aeroportos de Ibotirama, Carinhanha e Bom Jesus da Lapa, além da construção de um novo aeroporto para este município.