Achei Sudoeste

28 Jan 2014 - 20:28h

Em 2013, o número de tentativas de fraude contra consumidores bateu recorde, segundo pesquisa da Serasa Experian, divulgada nesta terça-feira (28). No ano inteiro, foram registradas 2.204.158 tentativas de fraude - por meio da qual dados pessoais são usados por criminosos para fazer negócios ou mesmo obter crédito com a intenção de não pagar. Segundo a Serasa, isso representa uma tentativa de fraude a cada 14,5 segundos no país. Em relação a 2012, foi registrada alta de 3,04%; frente a 2011, houve avanço de 12,39% e, diante de 2010, de 17,56%. O setor em que foi observado o maior número de tentativas de fraude foi o de telefonia: 951.360 (ou 43,16% do total). Frente a 2012, o resultado ficou 26,08% maior. Na sequência, está o setor de serviços, que inclui construtoras, imobiliárias, seguradoras e serviços em geral, com 55.535 registros ou 29,85% do total. Na comparação com o ano anterior, foi registrada queda de 11,85%. Em terceiro lugar está o setor bancário, onde foram verificadas 399.393 tentativas ou 18,12% do total. A alta frente a 2012 foi menor que a dos outros setores, de 1,89%. Um percentual menor das tentativas foi registrado no varejo. Foram 160.698 ou 7,29% do total. O ranking de tentativas de fraude de 2013 é composto ainda por demais segmentos (1,58%). As informações são do Globo. 

28 Jan 2014 - 20:07h

A prefeitura de Brumado poderá ser denunciada nos Ministérios Públicos Estadual e Federal caso não pague o rateio obrigatório do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) aos professores. A ação está prestes a ser movida por representantes da APLB Sindicato nos órgãos. Os sindicalistas cobram, além do rateio, o cumprimento do piso salarial da categoria. Segundo o diretor da APLB, Gilvan Moreira, no município, o piso está abaixo do piso nacional. Moreira disse que a prefeitura tem se justificado afirmando que fez investimentos na ordem de 73% no que se refere aos professores, mas, de acordo com o diretor, não houve transparência nas contas apresentadas, pois não há documentação especificando como foram feitos os gastos apontados.

“O secretário diz que já investiu mais de 73% em relação ao pagamento para os professores, mas ele não explicou o que foi feito com essa verba que obrigatoriamente teria de ser rateada entre os professores. Foi dito que o município está gastando mais 73% com os docentes, mas é preciso ser transparente em dizer como o município está gastando esse dinheiro. Com o que foi apresentado não dá para saber se o município está investindo o dinheiro corretamente. Estamos falando de verba pública, que exige total transparência. Não conseguimos calcular por falta de documentação. Até mesmo uma equipe da APLB de Salvador esteve aqui para avaliar as contas, mas os documentos apresentados pela prefeitura não nos mostraram claramente as aplicações dos recursos”, declarou o diretor sindical. Segundo Moreira, nos dois últimos anos a prefeitura não tem pago aos professores o piso nacional da categoria, resultando em um déficit de 16% da administração com os docentes, que recebem salário base de R$ 681. Está agendada para próxima quinta-feira (30) uma audiência entre representantes da APLB e o prefeito municipal. Caso o gestor não repasse o rateio aos professores, os sindicalistas, juntamente com a categoria, irão mover uma ação pública contra a prefeitura no Ministério Público, em Brumado, e no Ministério Público Federal, em Vitória da Conquista. “O município está na lista negra do Ministério da Educação (MEC). A prefeitura não está fazendo o dever de casa”, concluiu o diretor da APLB.

28 Jan 2014 - 20:00h

Longas filas ainda são formadas todos os dias na Central de Marcação e Regulação de Exames, em Brumado. O site Brumado Notícias registrou a espera de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), que ficam horas na fila para conseguir uma senha de atendimento a fim de agendar exames na rede pública de atendimento. Muitas pessoas já estavam há horas na fila na tarde da última segunda-feira (27), quando tiveram de almoçar apenas biscoito com água para não perderem o lugar. Os populares reclamam da pouca quantidade de senha que é disponibilizada por dia no setor. O secretário de Saúde, Cláudio Feres, garantiu que 180 senhas são distribuídas todos os dias. Segundo ele, a demora no atendimento estaria ocorrendo por conta da baixa de contingente na Central de Marcação - três funcionárias deixaram de atender no setor. Feres adiantou que a demanda só será regularizada após os concursados assumirem seus postos.

28 Jan 2014 - 19:30h

O Brasil ficou na 84ª posição no ranking global de velocidade de conexão de Internet no terceiro trimestre, tendo caído quatro posições em relação ao mesmo período do ano anterior, informou nesta terça-feira o estudo State of The Internet, da empresa de segurança online Akamai. O país apresentou velocidade média de 2,7 Megabit por segundo (Mbps), crescimento de 10 por cento em relação ao segundo trimestre de 2013 e de 19 por cento sobre mesmo período do ano anterior. Mesmo assim, o país caiu do 80º lugar que estava no trimestre anterior, com 2,4 Mbps. O ranking é formado por 140 países. A média global de velocidade de conexão foi de 3,6 Mbps no período de julho a setembro. O estudo, que considera países que tenham mais de 25 mil endereços de IP conectados à rede Akamai, identificou que na América Latina, a velocidade média de conexão variou de 3,9 Mbps, no México, a 1,1 Mbps, na Bolívia. No ranking global, os países estão na 57ª e 136ª colocação, respectivamente.

28 Jan 2014 - 19:00h

O ex-governador de São Paulo José Serra (PSDB), 71 anos, foi submetido a uma cirurgia na próstata, na manhã desta terça-feira (28), no Hospital Sírio Libanês. Ele passa bem, come e fala normalmente e deve permanecer internado até quinta-feira. Segundo a Folha de S. Paulo, a operação, uma ressecção endoscópica da próstata, foi realizada pelo urologista Miguel Srouge e durou cerca de uma hora. O procedimento foi feito para tratar um aumento benigno do órgão. Como a hiperplasia da próstata era benigna, a cirurgia era optativa. Serra escolheu realizar a intervenção. Os médicos do tucano diagnosticaram o aumento da próstata no início do ano passado e ele chegou a ir aos Estados Unidos para fazer exames mais detalhados que descartaram a hipótese de um câncer, segundo pessoas próximas a ele. A cirurgia estava agendada para julho do ano passado, mas ao fazer os exames pré-operatório Serra descobriu que uma de suas artérias cardíacas havia passado por um processo de calcificação. Ele, então, foi submetido a um cateterismo, o que adiou a intervenção na próstata em razão dos anticoagulantes que deveria ingerir durante sua recuperação.

28 Jan 2014 - 18:15h

Nesta terça-feira (28), a comissão formada em prol do retorno da Defensoria Pública Estadual (DPE) para o município de Brumado protocolou ação pública no Ministério Público (MP) contra o governo do estado e a Defensoria Geral. Os membros da comissão assinaram a ação na sede da 21ª Subseção da OAB-BA e, em seguida, a protocolaram no MP. 

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o presidente da comissão e defensor da causa, vereador Weliton Lopes (SDD), falou sobre o tema. Segundo ele, a ação protocolada hoje visa compelir, através do Judiciário, o governo do estado e a Defensoria Geral a designarem um defensor público para a cidade. Lopes adiantou que na próxima semana a comissão se reunirá na sede do Conselho de Desenvolvimento Sustentável com o objetivo de mover outras ações no mesmo intuito. O parlamentar voltou a dizer que espera que a mobilização marcada para o dia 26 de março não seja necessária. 

O presidente da Ordem dos Advogados em Brumado, Osvaldo Laranjeiras, também foi entrevista pela nossa reportagem. Ele disse que espera que o governo estadual cumpra a sua obrigação constitucional e volte a oferecer assistência jurídica aos brumadenses. “Esperamos que até o dia 26 de março, quando fará um ano da retirada da DPE do município, essa situação seja resolvida. Caso contrário, iremos às ruas lançar o nosso protesto. Estaremos no fórum local juntamente com toda sociedade civil organizada para clamar pelo atendimento à população carente”, concluiu Laranjeiras. 

28 Jan 2014 - 17:58h

As obras de urbanização na área da Cesta do Povo, em Brumado, ainda não tiveram início. Isso porque a empresa responsável pela obra está aguardando a prefeitura municipal concluir a limpeza do local. Para que as obras possam ser iniciadas ainda restam três outdoors, uma barraca, bancos e vagões de lixo serem removidos da área, além de um serviço de nivelamento. A retirada dos itens citados é de responsabilidade da prefeitura, conforme contratado. Enquanto o serviço não for realizado, a empreiteira continuará aguardando, conforme informou um dos operários ao site Brumado Notícias.

28 Jan 2014 - 16:25h

Uma agência do INSS será aberta no município de Coribe, a qual vai beneficiar as populações da própria cidade e dos municípios de Cocos, Feira da Mata, Jaborandi, São Felix do Coribe, Correntina e outros na região oeste da Bahia. A conquista, uma antiga reivindicação das comunidades, contou com a intermediação do deputado estadual Marquinho Viana (PV), que participou das negociações junto ao ministro da Previdência Social, Garibaldi Filho. O superintendente regional do INSS de Barreiras assinou a Ordem de Serviço para o início da construção da nova agência, que irá atender mais de 50 mil habitantes da região. O deputado Marquinho Viana, o prefeito de Coribe, Manoel Rocha, o vice-prefeito Tiãozinho de João de Vilu, além de demais autoridades políticas participaram da solenidade de assinatura da Ordem de Serviço. Centenas de pessoas aplaudiram a iniciativa.

28 Jan 2014 - 11:40h

O presidente da Câmara de Vereadores de Itabuna e ex-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura da Bahia (FETAG-BA), Aldenes Meira, visitou vários municípios da Chapada Diamantina em cumprimento à agenda de trabalho. Em Bonito, diretores do Sindicato dos Trabalhadores Rurais (STR) declararam apoio à pré-candidatura de Meira a uma vaga na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Para os diretores sindicais, a candidatura de Aldenes representa o anseio de representação dos trabalhadores rurais do estado na AL-BA. Em um encontro realizado no município estiveram presentes o ex-presidente do STR, Marcondes Machado, e demais lideranças, que analisaram a importância da candidatura.

28 Jan 2014 - 11:20h

O último fim de semana foi de festa no município de Lagoa Real, onde aconteceu o II Encontro de Violeiros e Ternos de Reis. O evento, promovido pela prefeitura municipal no intuito de valorizar a cultura regional, ocorreu na Praça da Matriz. No local, o público compareceu em massa para prestigiar Pereira da Viola e Chico Lobo, que fizeram o show de abertura junto aos violeiros da região. No último dia 18, ternos de reis também se apresentaram no mesmo local. As apresentações foram bastante aplaudidas pelo público presente.

28 Jan 2014 - 11:00h

28 Jan 2014 - 10:40h

O filho do deputado João Bonfim (PDT) e diretor de fiscalização da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba), Guilherme Bonfim, está a um passo de obter o apoio do pai para disputar uma das cadeiras na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Isso porque Bonfim vem ganhando cada vez mais apoio para entrar no Tribunal de Contas do Estado (TCE). Segundo o jornal Correio, o deputado está tão confiante no resultado favorável que nem quer saber mais de reeleição. Prova disso é que já fala em colocar o filho e presidente do PSD de Brumado, Guilherme Bonfim, para disputar a Assembleia em seu lugar. Ele quer deixar para o herdeiro o eleitorado que lhe rendeu cinco mandatos, sobretudo, no sudoeste e oeste do estado.

28 Jan 2014 - 10:05h

Um homem ainda não identificado, com aproximadamente 35 anos, foi encontrado despido e morto dentro de um matagal à margem da BR-030, na entrada do distrito de Sussuarana, em Tanhaçu, no sudoeste baiano, no início da noite da última segunda-feira (27). Ao site Brumado Notícias, o delegado Fábio Lago declarou que uma equipe da polícia técnica de Brumado identificou que o homem foi alvejado com três disparos de arma de fogo - dois tiros atingiram a cabeça e um o abdômen. Os peritos constataram que a vítima possui várias tatuagens, entre as quais a suástica, símbolo do Nazismo, um fuzil, e a frase “vida loka”. O corpo do homem estava mutilado, pois os olhos e a língua foram arrancados. Além disso, ele teve os braços quebrados. A polícia trabalha com duas hipóteses. “Uma é que o rapaz poderia estar sabendo demais e estaria delatando criminosos. Por isso, lhe arrancaram a língua. A outra hipótese é que também poderia ter visto o que não devia e por isso ficou sem os olhos”, explicou o delegado.

Segundo avaliação dos peritos, não havia sinal da execução no local onde o corpo foi encontrado, o que aponta que ele apenas teria sido desovado na mata para tentar enganar os investigadores. O delegado acredita que o homem nem seja da região de Tanhaçu. O corpo encontra-se no Instituto Médico Legal (IML) de Brumado aguardando reconhecimento.

28 Jan 2014 - 09:50h

Está agendada para a próxima quinta-feira (30) a visita da senadora Lídice da Mata (PSB) ao município de Brumado. A visita terá início pelas instalações do Hospital Professor Magalhães Neto, onde a senadora fará uma inspeção nos equipamentos por ela conquistados para a unidade. Em seguida, Lídice e demais aliados cumprirão outros compromissos agendados na cidade, a exemplo de uma reunião com a base do partido para definir a estratégia do grupo na região. A previsão é de que a programação seja iniciada logo pela manhã.

28 Jan 2014 - 09:30h

A aproximação das eleições, que acontece no dia 05 de outubro, tem agitado os bastidores da política brumadense. Afirmações que partiram da base do governo municipal sugerem um possível rompimento entre o ex-prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) e o grupo do atual gestor, Aguiberto Lima Dias (SDD). Um dos argumentos seria o fato de Eduardo ter ingressado no partido da senadora Lídice da Mata (PSB), que declarou que irá lançar candidatura própria ao governo do estado em oposição ao atual governo. Por outro lado, Aguiberto tem declarado abertamente seu apoio ao candidato do governador. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Eduardo negou tal conjectura apontando que se trata de especulação dos seus adversários políticos, que querem dividir a base aliada. Ele afirmou que haverá um acerto entre a senadora e o governador. 

“Isso é história de “cururu”, pois Lídice e Wagner vão acabar juntos. Isso aí é especulação transitória, mas eles vão acabar juntos. Isso é coisa de quem tem interesse em disseminar a discórdia”, resumiu Vasconcelos. Quanto à pretensão de concorrer à Câmara Federal, Eduardo parece não ter mais certeza se estará na disputa, indicando que pode desistir da candidatura. O ex-prefeito disse que a resposta definitiva será dada na próxima quinta-feira (30). “Estou fazendo algumas ponderações que estão sendo finalizadas para serem apresentadas a senadora Lídice. Estamos discutindo a melhor estratégia para o partido e para Brumado”, concluiu Vasconcelos.

28 Jan 2014 - 09:20h

Precisa de calçados novos? Então chegou a oportunidade que você estava esperando. A Minas Calçados e Confecções preparou uma promoção de arrasar. Vários produtos da loja estão com um super desconto de até 80%. Isso mesmo: 80%. Além do preço amigo, você tem a garantia de qualidade dos calçados e uma variedade enorme de cores, estilos e tendências. Passe na loja e escolha os de sua preferência. Não perca tempo e vá agora. É nesta terça-feira (28)! A Minas Calçados fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 333-A, no Centro de Brumado. Para mais informações, ligue (77) 3441-3319.

28 Jan 2014 - 09:10h

O gabinete do deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), em Vitória da Conquista, foi assaltado no último final de semana. Um bandido arrombou o local e levou apenas uma impressora do imóvel, que fica na Rua Lourival Cairo, próximo à sede da 77ª Companhia Independente de Polícia Militar. O gabinete tem cerca elétrica, mas o equipamento não estava funcionando. Falcão disse ao Bahia Notícias que a violência na cidade chegou a níveis alarmantes. Somente no mês de janeiro foram vinte e dois assassinatos. Apesar de integrar a base do governador Jaques Wagner (PT), o deputado não poupou críticas à segurança pública em Conquista, de responsabilidade da Polícia Militar. A ocorrência foi registrada no Distrito Integrado de Segurança Pública (DISEP).

27 Jan 2014 - 19:00h

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o pastor João Mário, presidente da Comissão Brasileira dos Direitos Humanos, em Brumado, destacou a importância do retorno da Defensoria Pública Estadual (DPE) para o município. O grupo está apoiando a comissão que foi formada em prol do retorno da defensoria para a cidade. O pastor disse que a situação está ficando cada vez mais difícil, tendo em vista que, segundo ele, quem sofre é a população mais carente, que não tem condições de arcar com a contratação de um advogado. “O defensor público é o agente da sociedade. É ele que ajuda a classe pobre a fazer valer seus direitos”, argumentou o presidente. Para ele, muitas pessoas estão sendo lesadas com o arquivamento de centenas de processos, enquanto outras acreditam que seus direitos estão sendo assegurados, quando não é isso que está acontecendo. O pastor reforçou que a Comissão de Direitos Humanos, em Brumado, está engajada nesta luta porque reconhece a importância e a necessidade da presença do órgão no município. Nesta terça-feira (28), a comissão formada por representantes da sociedade civil organizada em prol da do retorno da Defensoria Pública Estadual ao município irá formalizar uma ação pública contra o estado no Ministério Público (MP).

27 Jan 2014 - 18:30h

No programa semanal Café com a Presidenta, Dilma Rousseff (PT) declarou que mais de 1,5 milhão de famílias brasileiras foram beneficiadas pelo Programa Minha Casa, Minha Vida. Segundo ela, além das moradias já entregues, 1,7 milhão de casas e apartamentos estão em construção em todo o país. Desde o início de seu mandato, o governo contratou 2,24 milhões de moradias. Até o final deste ano, a previsão é de que outras 510 mil sejam contratadas, atingindo a meta de 2,75 milhões de casas e apartamentos. Para a presidente, os números representam uma grande conquista. Dilma ressaltou que os dados se referem, sobretudo, a famílias de baixa renda, que, com o programa federal, estão recebendo um subsídio do governo, que banca uma parte importante do valor da moradia. As condições do financiamento variam de acordo com a renda da família.

27 Jan 2014 - 18:00h

Contrariando a suposta rivalidade existente entre as duas musas do axé, as cantoras Ivete Sangalo e Claudia Leitte acabam de lançar um videoclipe no qual dividem as vozes na canção 'Deusas do Amor'. A música vai estar no repertório das duas artistas durante o Carnaval. A faixa foi composta pelo baiano Alexandre Peixe, que tem várias outras letras emplacadas nas vozes de artistas como, além de Ivete e Claudia, Latino, Daniela Mercury, Netinho, É O Tchan e Cesar Menotti e Fabiano.