Achei Sudoeste
Achei Sudoeste

A Secretaria de Educação do Estado, por meio do Instituto Anísio Teixeira e da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), está ofertando 2.305 vagas de cursos de graduação na modalidade de Ensino à Distância (EAD) para professores e profissionais da educação. A oferta visa promover, consolidar e expandir políticas de educação à distância voltadas para a formação inicial e continuada dos professores e demais profissionais da Educação Básica, como determina o Plano Estadual de Educação. Os interessados devem se inscrever, exclusivamente, pelo site www.vestibularead.uneb.br/, até o dia 24 de julho para participar do vestibular desta modalidade. O processo seletivo será realizado entre os dias 25 e 28 de julho e o resultado será divulgado a partir do dia 31. Há vagas para o município de Brumado. Entre os cursos ofertados estão as Licenciaturas em História, Geografia, Letras/Espanhol, Letras/Inglês, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Macaúbas: Vereador denuncia que prefeitura paga por funerais de quase quatro anos atrás

Na última segunda-feira (17), o vereador Marcelo Nogueira (PMDB) protocolou uma denúncia gravíssima contra a Prefeitura Municipal de Macaúbas, administrada pelo petista Amélio Costa Júnior, o Amelinho, no Ministério Público Estadual (MPE). A prefeitura prestou contas ao Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) sobre o pagamento de duas notas fiscais da empresa L&M Funerária Pax Regional de Ipupiara Ltda, no valor de R$ 8139,60 e R$ 7260,00. Os recursos referem-se, supostamente, aos serviços de 22 funerais prestados a famílias carentes no município, através da Secretaria de Ação Social, que tem como secretária a irmã do prefeito, Solange Costa. Segundo a denúncia, na relação apresentada ao órgão constam pessoas falecidas há quase quatro anos, anteriores ao mandato da atual gestão e muito antes da licitação ganha pela empresa homologada em 12 de abril de 2017. Na primeira licitação realizada a empresa que havia ganhado o processo é a Rubsleia Silva Leão - Me, mas a mesma foi cancelada sem motivo plausível pelo prefeito Amélio Costa Júnior. Para o parlamentar, os crimes podem se caracterizar como de ordem pública e de ordem civil. O Promotor de Justiça de Macaúbas, Alan Cedraz Santiago, irá solicitar os atestados de óbito dos relacionados junto ao cartório para comprovação das datas a fim de dar segmento as investigações.

PIB tem aumento de 0,49% no trimestre encerrado em maio Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Produto Interno Bruto (PIB), que é a soma de todos os bens e serviços produzidos no país, teve um crescimento de 0,49% no trimestre encerrado em maio na comparação com o trimestre fechado em fevereiro. No entanto, em relação ao trimestre encerrado em maio de 2016, o PIB não teve variação. De acordo com a Agência Brasil, os dados foram divulgados hoje (18), no Rio de Janeiro, pelo Monitor do PIB, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Analisando-se apenas maio, houve queda de 0,9% na comparação com abril e alta de 0,7% em relação a maio do ano passado.

BR-030: Acidente envolvendo três veículos deixa uma vítima fatal em Caetité Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite de ontem (17), três veículos, dois carros de passeio e um caminhão, se envolveram em um acidente na BR-030, em Caetité, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Achei Sudoeste, o acidente aconteceu em um trecho que recebe recuperação asfáltica. No local, um dos carros teria tentado desviar do caminhão, que vinha em sentido contrário, mas acabou colidindo na lateral do mesmo. O veículo que vinha logo atrás também acabou batendo no carro menor, levando os dois para fora da pista. Uma mulher identificada como Edna Gomes, que estava em um dos veículos de passeio, não resistiu aos ferimentos e morreu. Os demais feridos foram encaminhados pelo Samu 192 para a UPA 24 horas de Caetité. O estado de saúde das vítimas ainda não foi divulgado. A Polícia Militar esteve no local registrando a ocorrência e controlando o tráfego, que ficou lento no trecho. Edna deixa uma filha de cinco anos.

Justiça autoriza regime semiaberto para Anna Carolina Jatobá Foto: Divulgação

A juíza Sueli Armani, da 1ª Vara de Execuções Criminais de Taubaté (SP), autorizou nesta segunda-feira que Anna Carolina Jatobá, condenada por participar do assassinato de Isabella Nardoni, de 5 anos, em março de 2008, progrida ao regime semiaberto. Casada à época do crime com Alexandre Nardoni, pai de Isabella, Anna Carolina foi sentenciada em 2010 a 26 anos e oito meses de prisão por homicídio triplamente qualificado. Seus advogados alegavam que ela já cumpriu 34% da pena, tem bom comportamento e trabalha na prisão, condições que, desde o dia 18 de abril, a credenciavam a passar ao semiaberto. Na decisão, a magistrada considerou o “ótimo comportamento carcerário” de Anna Carolina Jatobá no presídio de Tremembé, onde está detida desde maio de 2008. “Não consta registro de infração disciplinar em seu histórico prisional, possui situação processual definida e uma única condenação”, afirma Sueli Armani. De acordo com a Veja, o benefício fará com que ela seja transferida a uma ala da penitenciária reservada a detentas na mesma condição, permitirá que ela saia da cadeia para trabalhar, com a condição de que volte à noite, para dormir, e tenha direito às cinco saídas temporárias anuais.

Rui Costa diz que está trabalhando para garantir voos regionais no Aeroporto de Guanambi Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em sua visita ao município de Guanambi no último sábado (15), o governador Rui Costa (PT) disse à imprensa que existem obstáculos técnicos e naturais impedindo que o Aeroporto de Guanambi receba em definitivo voos regionais. Apesar da conclusão das obras, o governador admitiu que os órgãos de controle da aviação estão impondo outras dificuldades, a exemplo de morros próximos ao município. “Sei que é uma demanda bastante forte do aeroporto, mas apareceram infelizmente novos obstáculos em relação aos morros próximos de Guanambi. Estamos conversando se for o caso para mudar a carta de pouso e decolagem, mas queremos garantir avião regional aqui, voo regular de qualquer companhia”, destacou.

Anvisa aprova novo tratamento para diabetes tipo 2 Foto: Istock/Getty Images

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira um novo remédio para o tratamento de diabetes tipo 2. O Soliqua, nome comercial do medicamento da farmacêutica Sanofi, será uma alternativa para o controle glicêmico de diabéticos. De acordo com a Veja, a terapia é composta por uma combinação de duas moléculas em uma mesma formulação: a insulina glargina e a lixisenatida, um agonista do receptor do GLP-1, que estimula a secreção de insulina quando a glicose está alta. O medicamento é injetável, aplicado por uma caneta. O novo método poderá ser indicado para adultos que não tenham o controle adequado da glicemia, apesar do uso de remédios já disponíveis no mercado. Atualmente, são 14 milhões de pessoas com diabetes no Brasil — cerca de 9% da população. De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, metade delas ainda não foi diagnosticada.

Celular ao volante e não uso do cinto de segurança são as principais infrações no trânsito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Dados da coordenação de estatística, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), apontam o uso do celular ao volante ou ao guiar motocicleta, bem como o não uso de cinto de segurança, como principais infrações praticadas no trânsito local. O levantamento foi realizado nos últimos cinco anos, desde quando o trânsito foi municipalizado. De acordo com os números, entre julho de 2012 e julho de 2017, foram aplicadas quase 19 mil multas por conta de infrações diversas no trânsito brumadense. O número parece alto, mas conforme explicado pelo superintendente municipal de trânsito, André Cardoso, ao ser fragmentado em meses e dias, se percebe que são aplicadas em média 10 multas por dia em Brumado - número considerado bastante inferior ao ser comparado com demais municípios do mesmo porte. A estatística aponta ainda mais de 5.300 multas aplicadas ao longo dos cinco anos só pelo uso de celular ao conduzir veículos, um percentual de pouco mais de 28% das notificações computadas. A falta de cinto de segurança, seja para o condutor ou para os passageiros, registra mais de 17% de notificações. 

Celular ao volante e não uso do cinto de segurança são as principais infrações no trânsito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Porém, tanto o superintendente quanto o coordenador de educação no trânsito, Jansen Ricardo, apontam que os números não refletem a totalidade real de infrações no município, uma vez que, com o número limitado no efetivo, a concentração dos agentes fica mais direcionada ao centro da cidade, a área comercial. Assim, muitos atos infracionais praticados nos bairros vizinhos e periféricos acabam não entrando na estatística do departamento. A SMTT convoca os condutores e a comunidade em geral para serem parceiros na promoção de um trânsito mais seguro. Cardoso ressaltou ainda que os números comprovam e rebatem as difamações de que a SMTT seja uma indústria de multas. Ao contrário, segundo ele, os agentes têm priorizado o trabalho educativo junto à sociedade a fim de promover a correção das falhas aliada a educação e conscientização no trânsito local.

País criou 9,8 mil vagas de trabalho no mês de junho

O mercado de trabalho brasileiro abriu 9.821 novos postos em junho, variação de 0,03% em relação ao mês anterior. Essa é a terceira expansão consecutiva e a quarta registrada no ano, segundo informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego, divulgadas na última segunda-feira (17). Para o ministro do Trabalho e Emprego, Ronaldo Nogueira, os dados mostram que “a economia dá sinais de recuperação”. “É melhor que seja gradual, em patamares menores, do que termos uma bolha. Isso nos dá a sinalização de que a economia se recupera de forma positiva”, afirmou. O resultado do Caged é resultado da diferença de 1.181.930 admissões e 1.172.109 demissões. No acumulado do ano, o saldo alcançou 67.358 vagas de emprego abertas. No mesmo período do ano passado, o saldo foi negativo, com 531.765 postos de trabalho fechados a mais que abertos. De acordo com a Agência Brasil, o resultado acumulado nos últimos 12 meses ainda aponta uma redução de 749.060 postos de trabalho. 

Câmara de Vereadores de Brumado consultará esferas superiores quanto ao mandato de Dudu Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Ainda é incerta a continuidade do mandato do vereador Eduardo Cunha Vasconcelos, que se encontra afastado dos trabalhos legislativos para tratamento de saúde. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), esclareceu que a mesa diretora e a assessoria jurídica do Legislativo consultaram o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) e o órgão orientou a câmara a pagar integralmente os primeiros quinze dias de afastamento do vereador. Segundo ele, terminado esse período, o parlamentar deve ser afastado pelo INSS. Quanto ao tempo de ausência do vereador de suas atividades e a possível convocação do suplente, o presidente declarou que tanto a lei orgânica do município quanto o regimento interno da câmara são omissos no que diz respeito ao assunto, não fazendo menção sobre o período de tempo limite para reapresentação do parlamentar ou para convocação de um substituto. O presidente afirmou que a mesa buscará informações junto a esferas superiores, tanto do parlamento estadual quanto do federal. No entanto, ele acredita que o vereador deverá retomar as suas funções após o recesso parlamentar, que vai até o dia 1º de agosto.  

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Idosos são atacados por homem armado com faca na zona rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Várias queixas da mesma natureza estão sendo registradas na delegacia de Brumado referente a um homem portando uma faca e utilizando chapéu de palha que estaria atacando idosos na região da Fazenda Jacaré, comunidade rural do município. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a última ocorrência registrada na sexta-feira (14) descreve que o elemento teria atacado uma idosa de 76 anos de idade e seu filho, que é portador de deficiência. A idosa acabou sendo ferida no rosto e na mão ao tentar se defender do agressor. É a segunda ocorrência da mesma natureza registrada nos últimos 60 dias na comunidade, o que chamou a atenção dos investigadores da polícia civil. 

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Raio-x em hospital acaba denunciando acusado de roubar motocicleta em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um homem deu entrada no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado, no último domingo (16), após ter sofrido um acidente. Inquieta, a vítima levantou as suspeitas da equipe médica. As mesmas foram comprovadas através das imagens do de um raio-x, que apontaram a presença de uma arma de fogo presa na cintura do acidentado. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, a polícia foi acionada e logo identificou que se tratava do mesmo suspeito de ter roubado uma motocicleta minutos antes, nas proximidades da câmara de vereadores. A arma em questão era apenas parte da falsificação de uma arma de fogo. Após receber os cuidados médicos, o acusado foi apresentado na delegacia, onde permanece à disposição da justiça. A motocicleta recuperada foi devolvida aos proprietários.   

Brumadense faz sua estreia pelo Bahia em jogo realizado no domingo (16) Foto: Reprodução/Instagram

Aos trinta minutos do segundo tempo, no último domingo (16), o brumadense José Francisco dos Santos Júnior, o Júnior Brumado, fez sua estreia pelo time profissional do Bahia em jogo realizado contra o Avaí. Nas redes sociais, antes do jogo, o atleta comentou a sua relação para a partida e agradeceu a oportunidade. “Agradecer a Deus por essa oportunidade em minha vida. Aos meus 18 anos estou realizando um sonho hoje. E quem me conhece sabe o respeito que eu tenho por essa cidade (Brumado). Não está sendo a toa que estou carregando esse nome comigo”, disse.

Jovem de 20 anos é detido depois de furtar objetos do pelotão da PM em Palmas de Monte Alto Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Palmas de Monte Alto, o jovem Lucas de Souza Santos, de 20 anos, foi detido por policiais militares sob a suspeita de ter furtado objetos de dentro do pelotão da PM. Segundo informações da polícia, na madrugada do último sábado (15), o jovem entrou no pelotão se aproveitando do momento em que os policiais haviam saído para atender uma ocorrência. Na unidade, ele teria furtado um carregador de pistola e R$ 68. O dinheiro foi furtado de dentro da carteira de um policial que estava em serviço. De acordo com o Sudoeste Bahia, ao retornarem da diligência, os policiais perceberam que o local tinha sido furtado. Lucas foi localizado nas proximidades, durante busca realizada pela polícia. Ele chegou a tentar fugir ao notar a presença da viatura, mas foi capturado. Em depoimento, o jovem confessou ter entrado no pelotão após pular o muro e disse que queria apenas retirar a sua motocicleta que estava apreendida na unidade. A ocorrência foi registrada na delegacia da cidade.

Câmara de Vereadores de Brumado entra em recesso a partir de hoje (17) Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A partir desta segunda-feira (17), a Câmara de Vereadores de Brumado entra em recesso e só volta no dia 1º de Agosto. Na semana passada foi realizada a última sessão do primeiro semestre, com convocação extraordinária na sexta-feira (14) para votação de um projeto urgente do executivo. Ao final, o presidente da casa legislativa exaltou os demais vereadores pelos trabalhos desenvolvidos neste primeiro semestre de legislatura, apontando o grande número de indicações, projetos e moções apresentados e aprovados no parlamento em prol do desenvolvimento da sociedade. Ele também fez referência à busca de entendimentos e harmonia com o executivo.

Clínica Luíza Feres trabalha com o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece o que há de mais moderno em tratamento estético e emagrecimento, com o objetivo de atender às necessidades e particularidades em tudo o que se refere à beleza. A clínica trabalha com inovação e alta capacitação, sempre aliando conhecimento e tecnologia para obter os melhores resultados. As avaliações são gratuitas e os protocolos são individualizados, respeitando os objetivos de cada paciente. A Clínica Luiza Feres fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Secretário rebate representante de cooperativa afirmando apoio integral da prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O secretário municipal de planejamento, André Cardoso, rebateu as informações do representante da Associação Regional dos Catadores de Recicláveis, Jaslei Borges Santos, que afirmou que a Cooperativa de Catadores de Recicláveis de Brumado (Catamarb) estaria prestes a parar as atividades por falta de apoio da prefeitura. O secretário declarou que o cooperativista foi infeliz nas declarações, uma vez que foi a prefeitura quem providenciou toda a estrutura para a criação da cooperativa, desde o uniforme ao local para armazenamento dos materiais recolhidos. Cardoso enfatizou que esteve pessoalmente reunido com o representante da cooperativa e o mesmo, na ocasião, teria aprovado e até agradecido por toda a atenção dispensada pela administração para a Catamarb. No que diz respeito aos equipamentos danificados, o secretário garantiu que a prefeitura realizará os devidos reparos. Já quanto à mudança do local disponibilizado para cooperativa, o secretário garantiu que o novo espaço, além de mais amplo, ainda oferecerá mais conforto aos cooperativados, uma vez que contará com banheiros e outras instalações. 

Secretário rebate representante de cooperativa afirmando apoio integral da prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Cardoso disse que a prefeitura tem se empenhado para que a cooperativa consiga ser regulamentada, porém para tanto é demandado tempo, levando em consideração que já houve mudanças na equipe que iniciou as atividades no município e dessa forma a cooperativa ainda não apresentou uma base sólida dos membros dispostos a assumir a gerência, o que atrapalha a formação de uma mesa diretora. Ainda de acordo com o secretário, a Secretaria Municipal de Infraestrutura e a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes estão mapeando os locais de melhor visibilidade para a instalação das caixas coletoras seletivas dos recicláveis. “As coisas não acontecem a toque de dedo, demanda tempo e muito trabalho. Não entendi o posicionamento do representante da cooperativa em nos atacar, porém mantemos as portas abertas para recebê-lo, bem como qualquer representante da Catamarb, para juntos fortalecermos essa cooperativa, que muito tem a colaborar com a preservação do nosso meio ambiente. Reitero o convite, estamos de portas abertas em busca dos interesses comum da nossa comunidade”, pontuou o secretário.

Brasileiros devem em média três vezes o valor do salário Foto: David Sacks/Getty Images/Veja

Uma pesquisa da empresa de recuperação de crédito Recovery, feita pelo Data Popular, mostra que hoje o brasileiro inadimplente deve, em média, três vezes o que ganha e, em alguns casos, acumula até 20 dívidas diferentes. A maior parte das dívidas foi feita nos últimos três anos – período que coincide com o agravamento da crise econômica. De 2014 para cá, a taxa de desemprego mais que dobrou, atingindo 14 milhões de brasileiros. Ao mesmo tempo, a população teve de conviver com a disparada da inflação, escassez de crédito e juro alto. Foi uma combinação perfeita para o aumento da inadimplência (contas em atraso por mais de três meses), que hoje atinge um contingente de 61 milhões de brasileiros. “É metade da população economicamente ativa”, afirma o presidente da Recovery, Flavio Suchek. O número de inadimplentes é o maior em pelo menos cinco anos – início do indicador de Inadimplência do Consumidor da Serasa Experian. “Diferentemente de outros períodos, a inadimplência elevada não é resultado de excesso de endividamento – até porque a carteira de crédito está em queda”, diz Luiz Rabi, economista da Serasa Experian. “Não é que o brasileiro está se endividando além da conta, é justamente o impacto da crise, com o desemprego em nível recorde. Não é que ele não quer pagar – ele não tem é dinheiro”. As informações são da Veja.

Nos pênaltis, Magnesita vence Espanhol e vai às semifinais do sub-20 do brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em jogo disputado na manhã de domingo (16), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso, o time do Magnesita venceu o Espanhol e avançou para as semifinais do Campeonato Brumadense de Futebol Sub-20. No tempo normal, o jogo terminou empatado em 1x1, levando a decisão para as cobranças de penalidades, em que o Magnesita converteu 4 cobranças contra 3 do adversário. O Magnesita agora espera o vencedor do confronto entre São José e Vila Presidente Vargas, que acontece no próximo domingo (23), às 9h.

O mercado financeiro voltou a reduzir as projeções para a Selic e estima que a taxa básica de juros fechará 2017 em 8%. Os dados são do Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central É a segunda semana seguida de recuo nas previsões, após três meses de estabilidade nas apostas. A estimativa para 2018 também é de Selic em 8%. A taxa de juros está atualmente em 10,25%, e o Comitê de Política Monetária (Copom), do BC, se reunirá na terça (25) e quarta (26) da próxima semana para decidir sobre a Selic. Os quatro indicadores de inflação monitorados pelo Focus também tiveram queda nas expectativas. Dentre eles, o IPCA, índice oficial de inflação do país, caiu de 3,3% para 3,29%, o sétimo recuo semanal seguido. Para 2018, a queda foi de 4,24% para 4,20% no índice medido pelo IBGE. A meta para ambos os anos é de 4,5%, com tolerância de 1,5 ponto porcentual. A inflação em queda é um dos fatores que tem levado o Copom a reduzir os juros. As projeções do crescimento do PIB para esse ano permaneceram estáveis em 0,39%, enquanto a estimativa para 2018 caiu pela oitava semana seguida, de 2,10% para 2%, segundo o Focus.

Umburanas bate Real e garante primeira vaga nas semifinais do campeonato brumadense de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Umburanas bateu o Real São Félix por 3x0 no primeiro jogo das quartas de final do Campeonato Brumadense de Futebol 2017, disputado na tarde deste domingo (16). Com o resultado, o time assegurou a primeira vaga nas semifinais da competição. Mesmo com o atual campeão tendo o domínio total do jogo durante os 90 minutos, a partida foi considerada morna e os gols só começaram a surgir a partir dos 15 minutos da segunda etapa. O Real parecia desmotivado em campo, o que refletiu a falta de estruturação da equipe que foi para o jogo com apenas três jogadores no banco de reservas. Com as contusões que surgiram durante a partida, até o goleiro reserva teve de mudar de uniforme e entrar em campo como homem de linha. As entradas dos atacantes Boca e Ricardo Buiu deram um novo gás ao Umburanas e dos pés dos dois nasceram os gols que consagraram a vitória do time, além do gol do também atacante Zé Márcio. O adversário do Umburanas na próxima fase sairá do confronto entre Califórnia e Vila Presidente Vargas. O duelo entre as equipes acontece no próximo domingo (23), a partir de 15h30 horas, no Estádio Municipal Gilberto Cardoso.

Um adolescente de 17 anos matou o irmão, de 18, a golpes de faca, durante uma briga no final da noite de sábado (15), na Bahia, segundo informações da Polícia Civil. O crime aconteceu dentro da casa onde os dois moravam, no município de Miguel Calmon. De acordo com a polícia, os irmãos discutiam por causa da namorada de um deles quando o assassinato aconteceu. Segundo o delegado Pedro Gonçalves, responsável por investigar o caso, o suspeito não gostou do fato do irmão ser próximo da garota e, por isso, os dois começaram a brigar. Durante a confusão, o adolescente golpeou o irmão com uma faca de cozinha. O suspeito teve um ferimento leve provocado durante a confusão. O adolescente foi apreendido e será encaminhado para o Ministério Público, conforme o delegado. O corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Jacobina, para ser periciado. A polícia não tinha informações sobre o sepultamento. As informações são do G1.

Com apoio de Léo Vasconcelos, Arthur Maia busca simpatia do grupo do prefeito de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Apontado como principal cabo eleitoral do deputado federal Arthur Maia (PPS) no município de Brumado, o presidente da Câmara de Vereadores, Léo Vasconcelos, disse em entrevista ao site Achei Sudoeste que vem articulando a aliança entre o parlamentar e o grupo do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos. A princípio, o presidente da casa legislativa justificou que Maia, embora bem votado nas últimas eleições municipais, acabou ficando impedido de trabalhar mais por Brumado “por conta de antigas picuinhas e velhas ladainhas por não ter aliança política quando ainda era rival do então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e do ex-prefeito Aguiberto Lima Dias, que acabaram emperrando suas emendas parlamentares e transformando as mesmas em emendas da prefeitura”. Segundo o vereador, o período de divergências com o prefeito está sendo superado, pois, com seu apoio à atual gestão, ele tem conseguido articular uma possível aliança entre o deputado e o grupo do prefeito. Recentemente, o gestor, lançou o que ele mesmo classificou como olimpíadas das medalhas, no intuito de provocar os deputados a destinarem emendas ao município. De acordo com Léo Vasconcelos, Arthur Maia já teria entrado na disputa pela medalha de ouro, apresentando emendas na casa de R$ 5 milhões, a serem aplicados na sede e em comunidades rurais.  Também recentemente, vários outdoors espalhados pela cidade, patrocinados pela União dos Policiais do Brasil (UPB), repudiaram a atuação do deputado como relator da reforma da previdência. No entanto, para o deputado e o vereador tal desgaste é passageiro e, no final, a população brumadense entenderá os benefícios do projeto do governo federal. Os parlamentares julgam melhor o desgaste com a previdência do que o nome agregado a operação lava jato. “Assim como eu, Arthur acredita que o atual desgaste com a reforma da previdência é temporário. Ele até afirmou que prefere o desgaste com a polêmica da reforma previdenciária, que depois trará benefícios para a nação, do que está no meio das investigações da Lava Jato, envolvido em corrupção”, pontuou o presidente da câmara de vereadores de Brumado.

Arquivo