Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
'Manelão está querendo se aparecer e liderar a oposição', diz presidente da câmara de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Respingou no presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Leonardo Vasconcelos (PDT), o embate envolvendo o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, o Manelão, e o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Em entrevista ao radialista Carlos Silva, o dirigente esportivo e também radialista citou o presidente da casa legislativa ao mencionar que, outrora, o prefeito o destratava com termos pejorativos e o colocava como parte do “grupo que puxa Brumado pra baixo”. Na atualidade, eles são aliados políticos, o que, segundo Manelão, “tem colaborado para o desastre da atual gestão”. Ao site Achei Sudoeste, o presidente declarou que ficou surpreso com a postura do presidente da LBF e classificou o dirigente como nostalgista de picuinhas passadas que se perderam com o passar do tempo. “Não podemos nos prender ao que ficou para trás. Temos de pensar pra frente, o que ficou para trás não vai beneficiar em nada Brumado, coisas antigas que já foram resolvidas. Estamos juntos participando do mesmo governo, desnecessário essa recordação”, rebateu Vasconcelos. Em seguida, ele ainda disse que o presidente da liga está tentado fazer holofote político com a imagem do prefeito, pois quer se promover a líder de esquerda. “Cada um tem a sua versão sobre o caso, mas quero acreditar que o prefeito esteja em posição mais plausível do que a do presidente da Liga. Emanoel deixou de fazer a defesa em cima do que foi dito pelo prefeito e entrou na seara política, com questões passadas. Acho que Manelão está, na verdade, querendo se aparecer, ficar de vitrine, está querendo ser o grande líder da oposição. Com isso, ele busca polemizar com o prefeito, é uma estratégia dele”, pontuou o presidente do Legislativo.

Brumado: Vereadores aprovam pedido de licença do vereador Dudu Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na justificativa de ausência por estar em tratamento de saúde que foi lida na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, na noite desta segunda-feira (07), o vereador Eduardo Cunha Vasconcelos (PSDB) fez o pedido formal de afastamento da função por 120 dias. O pedido foi aprovado por unanimidade pela plenária legislativa. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o presidente da mesa diretora da Câmara, Leonardo Vasconcelos (PDT), declarou que, com o pedido formal de licença do parlamentar, o legislativo irá consultar o Tribunal de Contas do Município (TCM) quanto a atitude a adotar: se convoca o suplente para assumir o posto ou se aguarda o prazo solicitado pelo vereador. O presidente disse ainda que os vencimentos do vereador Dudu Vasconcelos ficam retidos na casa e poderão ser devolvidos ao município no final do ano, caso o suplente não assuma o posto. Até que o TCM se pronuncie sobre o caso, a cadeira ocupada pelo vereador tucano permanecerá vazia. 

Brumado: Vereadores aprovam pedido de licença do vereador Dudu Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Leonardo Vasconcelos acredita que a resposta do TCM será dada em breve, o que facilitará o posicionamento da mesa. “É uma situação nova que eu ainda não tinha vivenciado durante meus anos de vereança aqui em Brumado. Como o nosso regimento interno ainda é um pouco omisso quanto a essa questão, vamos aguardar uma reposta mais plausível do TCM para tomarmos as medidas cabíveis na questão”, pontuou. Caso o TCM opine pela convocação do suplente Girson Ledo Silva (PSDB), também tucano, este será convocado para assumir o assento no lugar de Dudu Vasconcelos. Porém, se o TCM instruir que a câmara deve esperar pela recuperação do vereador dentro do prazo solicitado, a cadeira deve permanecer vazia e o quórum da casa ficará formado por 12 parlamentares até a primeira quinzena do último mês do ano.

Achei Tour oferece pacote de viagem de quatro dias para Aparecida e Canção Nova

A Achei Tour preparou um pacote especial para os interessados em visitar a Aparecida e Canção Nova entre os dias 3 e 6 de outubro deste ano. O pacote inclui transporte em ônibus leito com ar-condicionado, 03 (três) diárias com café da manhã, almoço e jantar; quartos com ventilador de teto ou ar-condicionado, telefone e wi-fi, 02 (dois) dias em Aparecida com direito a city tour, 01 (um) dia de Canção Nova em Cachoeira Paulista, assistência viagem e uma camisa padronizada. O pacote completo de viagem custa apenas R$ 880,00, sendo à vista, no boleto ou parcelado em 07x sem juros no cartão de crédito. Não perca a chance de conhecer um dos pontos de turismo religioso mais visitado do país pelo melhor preço. A Achei Tour pensou em todos os detalhes para que você tenha a experiência mais completa e marcante. A Achei Tour fica localizada na Rua Ester Trindade Serra, 11-A, Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-6027 / (77) 99991-6027 / (77) 99963-6027. Passe agora mesmo na agência e feche a sua viagem. Acesse o site www.acheitour.com.br e confira os nossos pacotes de viagens.

Buscando prestígio com o prefeito, deputado Erivelton Santana entrega veículos em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O deputado federal Erivelton Santana (PEN) esteve no município de Brumado, no último sábado (05), quando realizou a entrega de um trator com equipamentos agrícolas para as comunidades rurais da Lagoa da Jurema, Lagoa de Dentro, Piabanha e Acento. Na ocasião, o deputado também fez a entrega de um veículo e materiais para a rede de atenção básica. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o deputado ressaltou que apenas está retribuindo ao município os votos de confiança depositados em sua pessoa. Segundo ele, já são mais de R$ 6 milhões de emenda parlamentar destinados ao município, o que o coloca na linha de frente da briga pela medalha de ouro ofertada pelo prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). “A estratégia do prefeito é interessante e eu aceitei o desafio. Entrei na disputa para ganhar a medalha de ouro, isso porque meu interesse é corresponder à população brumadense pela aceitação do meu nome dentre os representantes do município na esfera federal”, disse o parlamentar, que recebeu os agradecimentos do prefeito. Este, por sua vez, ressaltou que o material recebido ajuda a administração a poupar recursos. “Toda ajuda é sempre bem vinda”, pontuou o gestor.

Praticook: O maior showroom saudável em Brumado

Quer se alimentar bem, perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox, Kit Semanal Light, Kit Low Carb e Kit de Lanches. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Quase 38 mil eleitores de Candiba e Guanambi podem perder o Bolsa Família Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) alerta aos quase 38 mil eleitores que ainda não realizaram o recadastramento biométrico nos municípios de Guanambi e Candiba sobre os prejuízos ocasionados pelo cancelamento do título, dentre os quais a suspensão do pagamento do Bolsa Família. Nas cidades, a revisão do eleitorado com informações biométricas está em fase obrigatória e aquele eleitor que não realizar o procedimento terá o título cancelado. Com isso, além da suspensão do Bolsa Família, o cidadão poderá sofrer outros impedimentos. Em Guanambi, apenas 30.482 (49,48%) realizaram o recadastramento. Já em Candiba, somente 4.622 (43,31%) realizaram o procedimento. Somados, os dois municípios, pertencentes à 64ª zona eleitoral, possuem 72.275 eleitores, mas somente 35.104 fizeram a biometria. Os eleitores podem realizar o recadastramento biométrico no Fórum Eleitoral localizado na Avenida Presidente Castelo Branco, no Bairro Aeroporto Velho, em Guanambi. O atendimento é realizado de segunda a sexta, de 7h às 17h.

A empresa Boehringer Ingelheim anunciou o recolhimento do Buscopan Composto em gotas de forma voluntária do mercado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A fabricação do medicamento também está suspensa. De acordo com a companhia alemã, o “produto disponível no mercado não oferece risco à saúde do paciente”. O Buscopan Composto em comprimido e o Buscopan Gotas continuarão a ser vendidos. Os medicamentos compostos da “família” Buscopan acrescentam dipirona junto à substância base, a butilbrometo de escopolamina. Segundo a Boehringer Ingelheim, os remédios foram retirados das farmácias devido a um resultado do estudo de estabilidade -- que estabelece os prazos de validade e é importante para avaliar a segurança, qualidade e eficácia do produto, de acordo com publicação da Fiocruz. 

Vereadores brumadenses prestigiam a VII Conferência Municipal de Saúde em Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na última semana, foi realizada na Câmara Municipal de Brumado a VII Conferência Municipal de Saúde e I Conferência Municipal de Vigilância em Saúde. Além das demais autoridades, a vereadora Ilka Abreu fez parte da mesa de abertura, representando o Legislativo em virtude de o presidente da Casa, Léo Vasconcelos, não poder estar presente por compromissos agendados anteriormente. Durante o evento, os participantes ouviram palestras, formaram oficinas de grupos e debateram os temas sugeridos e as demandas da saúde local, além de elegerem os delegados que representarão o município nas conferências regional e estadual. Os vereadores que compõem o legislativo brumadense estiveram presentes destacando a importância do evento, que permite a participação popular e o melhoramento da saúde no município.  

O mercado financeiro ajustou pela terceira semana seguida a projeção para a inflação este ano, após o aumento da tributação sobre combustíveis. Desta vez, a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) subiu de 3,40% para 3,45%. O percentual consta do boletim Focus, uma publicação divulgada no site do Banco Central (BC) todas as semanas, com números dos principais indicadores econômicos. De acordo com Agência Brasil, para 2018, a projeção para o IPCA é mantida de 4,20% há três semanas consecutivas. Mesmo com o aumento na projeção para este ano e manutenção para 2018, as estimativas para a inflação permanecem abaixo do centro da meta de 4,5%, que deve ser perseguida pelo BC. Essa meta tem ainda um intervalo de tolerância entre 3% e 6%. Para alcançar a meta, o BC usa como principal instrumento a taxa básica de juros, a Selic, atualmente em 9,25% ao ano. Quando o Copom aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida, e isso gera reflexos nos preços porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

BA-142: Homem morre após cair de moto e bater cabeça em pedra na Chapada Diamantina Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Um acidente registrado na BA-142, entre Barra da Estiva e Ibicoara, tirou a vida do motociclista Antônio Santos de Oliveira, de 35 anos. Ele bateu a cabeça em uma pedra e, devido à gravidade da lesão, não resistiu. Segundo a polícia, Antônio pode ter perdido o controle do veículo. O corpo foi encaminhado ao Departamento de Polícia Técnica de Brumado para ser periciado. A polícia não soube informar se, no momento da queda, ele estava com o capacete, que foi encontrado nas proximidades.

Goleiro Bruno sai de presídio e visita instituição onde vai trabalhar Foto: Reprodução EPTV

O goleiro Bruno Fernandes visitou na última segunda-feira (7) o Núcleo de Capacitação para a Paz (Nucap), em Varginha (MG), onde começar a trabalhar nesta semana. O jogador, que está preso na cidade, foi autorizado pela 1ª Vara Criminal e de Execuções Penais do município a realizar trabalhos externos de segunda a sexta-feira e deve dar aulas de futebol para crianças e adolescentes assistidos pela entidade. De acordo com o G1, Bruno chegou ao local, de forma discreta, e foi direto para a sala da coordenadora da instituição para acertar os detalhes sobre como o trabalho será realizado e assinar a documentação necessária. Depois o goleiro foi até a recepção, conversou com algumas pessoas, brincou com algumas crianças e seguiu para a quadra poliesportiva onde acontecem as aulas de futebol e de educação física no núcleo. Segundo a decisão da Justiça, o goleiro não vai poder ter contato com a área externa nem com pessoas de fora da instituição - apenas com parentes e familiares, como a mulher dele, que está grávida. O diretor do Boa Esporte Rildo Moraes, clube com o qual o jogador ainda tem contrato, chegou a ir ao local, mas teve que ir embora sem encontrar com Bruno.

Guanambi: Homem é preso depois de agredir esposa e filho portador de necessidades especiais Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (5), a polícia foi acionada por populares do Distrito de Ceraíma, em Guanambi, por conta de um caso de agressão. Na localidade, Edivaldo Borges de Sales, de 67 anos, foi acusado de agredir a esposa e o filho, que é portador de necessidades especiais. A guarnição foi deslocada até o distrito e encontrou o filho do casal na porta da residência. O acusado e a esposa estavam trancados dentro de um quarto e, mesmo após inúmeros pedidos dos policiais, o homem não abriu. A polícia teve de arrombar a porta. No local, foram apreendidas duas facas do tipo peixeira, uma barra de ferro e duas correntes de ferro. O material era utilizado para ameaçar e prender as vítimas. O homem foi levado para a delegacia e está à disposição da justiça.

Justiça suspende processo contra a Samarco e 22 réus pela tragédia de Mariana Foto: Ricardo Moraes/Reuters

A Justiça Federal em Ponte Nova, na Zona da Mata de Minas Gerais, suspendeu o processo criminal que tornou rés 22 pessoas e as empresas Samarco, Vale, BHP Billiton e VogBR por causa do desastre com a barragem de Fundão, em Mariana, em novembro de 2015. A reportagem teve acesso à decisão, que data de 4 de julho deste ano. A defesa do diretor-presidente licenciado da Samarco, Ricardo Vescovi, e do diretor-geral de operações, Kleber Terra, alegou que escutas telefônicas usadas no processo foram feitas de forma ilícita. O despacho é assinado pelo juiz Jacques de Queiroz Ferreira. Os advogados de Ricardo Vescovi e Kleber Terra pediram a anulação do processo, alegando que a quebra de sigilo telefônico ultrapassou período judicialmente autorizado e que as conversas foram analisadas pela Polícia Federal e usadas pelo Ministério Público Federal (MPF) na denúncia. A pedido do MPF, companhias telefônicas foram oficiadas pela Justiça sobre o esclarecimento das informações e o processo fica suspenso até que elas entreguem os dados solicitados. No pedido, o MPF também se manifestou pela não interrupção do processo, o que não foi atendido pelo juiz.

Prefeito reduz o próprio salário e do funcionalismo público em Igaporã

De acordo com o Decreto nº 96, de 04 de agosto de 2017, o prefeito do município de Igaporã, José Suly Fagundes Netto (PR), determinou a redução do próprio salário, do vice-prefeito, secretários municipais, funcionários da administração pública direta e indireta, das fundações e autarquias, dos cargos comissionados e dos servidores contratados temporariamente. O gestor determinou ainda o reajuste dos vencimentos dos funcionários vinculados ao Plano de Carreira e Remuneração do Magistério Público Municipal. Além da redução dos salários, o prefeito suspendeu a concessão de licenças prêmio, horas extras, gratificações e novas contratações de servidores. O decreto ficará em vigor até o dia 31 de dezembro de 2017, quando está previsto o retorno das remunerações aos valores atuais. Em sua justificativa, Suly disse que está obedecendo o limite de gastos com folha de pagamento, determinado pela Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF). Todas as providências legais e administrativas foram expostas com antecedência em reuniões realizadas entre os membros da Administração e os integrantes dos diversos órgãos municipais.

Loja da Dalmóbile tem vagas para Vendedora Externa e Projetista em Brumado

Em Brumado, a loja da Dalmóbile localizada na Rua Barão de Vila Velha, 210, no Bairro das Flores, está contratando Vendedora Externa e Projetista. Os interessados precisam ter experiência de atendimento ao público, habilidade de comunicação, elevada capacidade de organização e responsabilidade, forte sentido estético e criativo, além de disponibilidade imediata. Os currículos devem ser enviados para o e-mail: [email protected]. Para maiores informações, ligue: (77) 3453-1822.

Definidos os confrontos para as semifinais do campeonato brumadense de futebol sub-20 Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

O Botafogo venceu o Califórnia por 4x2 na manhã deste domingo (06), em partida válida pelas quartas de final do Campeonato Brumadense de Futebol Sub-20, disputada no Estádio Gilberto Cardoso. O time conquistou a última vaga para as semifinais da competição. Dessa forma, os confrontos das semifinais ficaram definidos da seguinte maneira: no próximo domingo (13), Vila e Magnesita fazem o primeiro duelo e, no domingo (20) seguinte, o confronto será entre Vitória e Botafogo. As equipes vencedoras vão à final da competição.

Fonoaudiólogo: Conte com esse profissional em todos momentos de sua vida

Comunicar é viver e o profissional da área de fonoaudiologia trabalha para que todas as dificuldades relativas a fala e a audição possam ser diagnosticadas e cuidadas. É responsável pela promoção da saúde, prevenção, avaliação e diagnóstico, orientação, terapia (habilitação e reabilitação) e aperfeiçoamento dos aspectos fonoaudiológicos da função auditiva periférica e central, da função vestibular, da linguagem oral e escrita, da voz, da fluência, da articulação da fala e dos sistemas miofuncional, orofacial, cervical e de deglutição. A fonoaudióloga Marcela Cássia Silva, competente profissional do quadro da Clínica Mais Vida atua nas seguintes nas áreas:  Audiologia:(audição). Motricidade: habilita/reabilita funções relacionadas à respiração, sucção, mastigação, deglutição, expressão facial e articulação da fala, propiciando melhores condições de vida e de comunicação; Voz: O fonoaudiólogo previne, avalia e trata os problemas da voz falada (disfonias), cantada (disfonias) e ainda aperfeiçoa os padrões vocais; Disfagia: alteração na deglutição; Linguagem: trabalha com os aspectos que envolvem a comunicação oral e escrita. O seu desenvolvimento dá-se desde a infância até a idade adulta. Pessoas com problemas de comunicação (expressão e compreensão) podem ter dificuldades na sua integração social e profissional. Portanto, agende já sua consulta com a fonoaudióloga Marcela Cássia Silva, na Clínica Mais Vida.  Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4545 / (77) 99951-4755 / (77) 99180-9496. Clínica Mais Vida - Uma equipe de profissionais para tratar de quem precisa.

Brumado: Secretário de saúde declara que está sanando problemas na prestação de serviços Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, destacou os avanços e melhorias na prestação de serviços à comunidade brumadense. O secretário disse que o prefeito está conseguindo recompor o quadro de profissionais médicos, o que logo, segundo ele, suprirá a demanda das unidades básicas de saúde. Feres ressaltou que o município realocou alguns servidores para atuarem nos guichês da central de marcação com a finalidade de aumentar a oferta de senhas e diminuir o tempo de espera e as filas no setor. O secretário adiantou que os agentes comunitários de saúde passarão por uma nova capacitação no intuito de saber manusear os tabletes que serão utilizados a partir do próximo mês no lugar das anotações em papel durante as visitas nas residências. A ferramenta agilizará o envio das anotações dos agentes ao Ministério da Saúde no que diz respeito ao mapeamento da saúde no município. O secretário disse ainda que já está em planejamento a qualificação dos agentes de endemias, bem como as providências para aquisição de fardamento e outros materiais de trabalho dos agentes. Ao final, o secretário convocou a comunidade a fazer sugestões e críticas que ajudem a construir e ampliar a oferta de saúde no município.

Viação Catarino lança aplicativo para usuários acompanharem a rota dos ônibus em tempo real

Os usuários da Viação Catarino poderão acompanhar em tempo real a rota dos ônibus. Para isso, basta baixar o aplicativo RotSat através do site www.rotsat.com.br ou ligar para (77) 3453-1734 a fim de solicitar a liberação da ferramenta. Em seguida, digite o usuário “Catarino” e a senha “Popular” e acompanhe a rota dos ônibus online. Em parceria com a Portsat, a Viação Catarino irá fixar em vários pontos de ônibus da cidade wi-fi gratuito para que a população possa ter amplo acesso ao sistema. Com o aplicativo RotSat, você sabe a localização exata do seu ônibus e se programa para fazer a sua viagem com agilidade e praticidade. A Viação Catarino fica localizada na Avenida Lindolfo Azevedo Brito, 101. O telefone é (77) 3441-3650.

Homem desacata policiais militares e é preso em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Durante abordagem na Praça Bom Jesus, no Bairro Taquarí, em Livramento de Nossa Senhora, um homem foi detido por obstruir a via pública e também por desacatar os policiais militares que participavam da ação. Ele só foi liberado após o pagamento de uma fiança no valor de R$ 15 mil reais. Segundo o Boletim de Ocorrência, os policiais teriam advertido e orientado o motorista para que o veículo fosse retirado do local, porém o mesmo se recusou a obedecer a ordem e ainda teria se exaltado e desacatado os policiais. Ele deve responder ao processo em liberdade. De acordo com o Código Penal, desacatar funcionário público no exercício da função ou em razão dela é crime e a pena prevista é de seis meses a dois anos de detenção ou multa.

Mulher esconde TV embaixo da saia e sai de loja no interior da Bahia Foto: Reprodução/G1

Uma mulher furtou uma televisão de 24 polegadas de uma loja de eletrodomésticos e escondeu o aparelho debaixo de uma saia. O caso aconteceu na cidade de Presidente Tancredo Neves. As câmeras de segurança do estabelecimento flagraram a ação. Segundo a Polícia Civil, outra mulher também é procurada por desviar a atenção de um vendedor enquanto o furto ocorria. As duas fugiram após o crime. Ao G1, o dono da loja disse que as mulheres aparentavam ter cerca de 40 e 60 anos. As duas saíram da loja em um carro. O sumiço do aparelho só foi percebido depois que elas saíram do estabelecimento. As imagens das câmeras de segurança serão encaminhadas para a perícia a fim de identificar as suspeitas.

Brumado: Prefeito e radialista entram em rota de colisão nos microfones Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Os ânimos estão acirrados entre o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) e o radialista Carlos Silva, o Kaká. Nos últimos dias, ambos trocaram farpas nos microfones por conta das indefinições quanto à participação de Brumado no Intermunicipal de Futebol. Em seu programa diário na Rádio Alternativa FM, que vai ao ar ao meio dia, o radialista fez duras críticas ao gestor, apontando que o mesmo é contra o entretenimento, o lazer e a cultura. O radialista ainda nivelou a administração por baixo e culpou a população por ter feito má escolha nas urnas eleitorais. “O povo tem o prefeito que merece”, esbravejou o locutor. As críticas foram rebatidas pelo prefeito em seu programa semanal transmitido pela mesma emissora nas manhãs de sábado. “O povo tem realmente o prefeito que merece porque se fosse o prefeito pretendido pelo radialista estaríamos perdidos”, retrucou o chefe do executivo, sem mencionar o nome do locutor. O gestor ainda falou sobre o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, citando que o mesmo não possui perfil administrativo e que não sabe cuidar dos seus investimentos pessoais e não saberia administrar as finanças públicas da prefeitura. O chefe do executivo ainda fez menção ao “radialistazinho que o usa o microfone para tentar afrontar o desenvolvimento dos trabalhos promovidos pela administração”. Já durante a transmissão do jogo entre Brumado e Vitória da Conquista na tarde deste domingo (06), o locutor voltou a criticar o prefeito pela falta de apoio à Liga Brumadense de Futebol (LBF). “Este prefeito não gosta de esportes, não gosta de carnaval, de festas religiosas, não gosta da cultura e nem de praças com jardins. Não gosta dos professores, estes bravos mestres, que ele mandou sentar no formigueiro, enfim este cara não gosta de nada”, disparou o locutor, sendo apoiado pelo comentarista Paulo Lobo, vice-presidente da LBF. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito reconheceu que não é desportista, porém relembrou que as principais reformas e ampliação do ginásio de esportes e do estádio de futebol do município foram promovidas através de projetos e recursos dentro dos seus dois primeiros mandatos. “Fizemos mais investimentos no esporte em nossa gestão passada do que todos os nossos antecessores juntos”, disse o prefeito. Vasconcelos defendeu ainda que seu programa de governo visa à promoção da educação em consonância com a saúde e a infraestrutura e que a pasta de esportes é pequena diante das demais. “Não estou menosprezando, mas veja o tamanho da estrutura da pasta da educação. São cerca de mil pessoas empenhadas, na saúde mais de 600, enquanto que na pasta de esportes, no máximo três pessoas. Como seria se eu enchesse a pasta de esportes com 200 pessoas e deixasse faltar médico no hospital e professor na sala de aula? O gestor é conduzido pela própria população que clama mais pela saúde e educação”, argumentou o chefe do executivo brumadense. Segundo ele, no orçamento solicitado pela LBF, os materiais ficaram o dobro do valor adquirido pela prefeitura. “Recebemos um orçamento de R$ 32.500,00 e os dirigentes da Liga queriam receber o dinheiro, mas não é assim que funciona com o dinheiro público, pois temos de prestar contas de cada centavo. Daí mandamos fazer uma cotação na rua e compramos os materiais pedidos pela metade do valor”, explicou o prefeito, que ainda apontou comodismo por parte da LBF, que, segundo ele, poderia buscar apoio também da iniciativa privada ao invés de esperar que a prefeitura sozinha banque as despesas com o time de futebol.  Já nesta segunda-feira (07), Carlos Silva disse que o prefeito acusou a LBF de superfaturamento por contra do orçamento apresentado para aquisição de material para a seleção local ir ao intermunicipal. Em seguida, foi ao ar uma entrevista com o presidente da LBF, em que o mesmo rebate o prefeito e retorna as acusações de malversação da verba pública contra o gestor, apontando recursos oriundos da Superintendência de Esportes da Bahia (Sudesb), na ordem de R$ 46 mil, destinados aos times participantes do Campeonato Brumadense de Futebol. Segundo ele, o recurso já teria entrado em caixa, mas ainda não teria sido repassado aos clubes. “Não vou chamá-lo de senhor, pois senhor é um termo usado para pessoas de respeito e ele não merece o meu respeito. Esse prefeito não tem interesse em Brumado e está transformado a prefeitura em sua empresa particular”, desabafou o dirigente. O assunto tem tomado as redes sociais e nas ruas da cidade onde os populares opinam que ambos os lados se esqueceram do esporte e entraram em uma batalha pessoal. “Desse jeito vão continuar malhando em ferro frio e nada vai se resolver. Ambos estão errados, mas fica um transferindo a culpa para o outro e aí a bola não rola. Uma baixaria para nossa cidade, onde falta planejamento do dirigente e ação da administração, que espera o desportista mendigar na porta do seu gabinete o recurso para o desenvolvimento da prática do esporte”, comentou um desportista que preferiu não se identificar.

Brumado: Homem é preso em flagrante no Distrito de Cristalândia acusado de agredir a mulher Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na noite do último sábado (5), um homem de 28 anos foi preso em flagrante no Distrito de Cristalândia, zona rural de Brumado, acusado de agredir a própria mulher, de 19 anos. Segundo informações da Polícia Militar (PM), a vítima fez a denúncia e uma guarnição foi enviada até a localidade. Na residência do casal, foram encontradas duas facas, uma espingarda artesanal e munições, que eram utilizadas para ameaçar a vítima. Todo o material foi encaminhado para a delegacia. A vítima já tinha feito outra queixa contra o acusado, que vinha tentando contra sua vida há dias.

Rodrigo Janot é o PGR mais 'desqualificado' da história, diz Gilmar Mendes Foto: Lula Marques/PT/Divulgação

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes disse nesta segunda-feira (7) que considera o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, desqualificado e sem preparo jurídico nem emocional. “Quanto a Janot, eu o considero o procurador-geral mais desqualificado que já passou pela história da Procuradoria. Porque ele não tem condições, na verdade não tem preparo jurídico nem emocional para dirigir algum órgão dessa importância”, avaliou o ministro em entrevista à Rádio Gaúcha. A declaração foi dada em meio a questionamentos sobre o trabalho da Operação Lava Jato, da atuação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e do STF. De acordo com o G1, Mendes, que também é presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), critica as delações premiadas.

Arquivo