Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Igaporã: Falta de pagamento dos motoristas do transporte escolar impede alunos de ir à escola Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por meio de uma rede social, Raimundo Teixeira, pai de duas alunas, denunciou que a Escola da Gameleira, zona rural de Igaporã, no sudoeste baiano, foi fechada na última segunda-feira (31) por falta de pagamento dos motoristas do transporte escolar. Por conta da paralisação dos servidores, os estudantes estão impedidos de se deslocar até a unidade de ensino. “Por falta de pagamentos dos motoristas, minhas filhas foram ao ponto e o carro não veio. Liguei para o motorista e ele disse que só voltaria a transportar os alunos mediante o pagamento que se encontra atrasadíssimo”, escreveu o pai. Ele ainda pediu que o prefeito Suly Fagundes corrigisse o “erro” porque os alunos não têm culpa da “má administração”. “Estamos à espera da regularização desses pagamentos para que os nossos filhos voltem a frequentar a escolar”, finalizou.

Justiça recebe denúncia contra padre acusado de abusar de 4 meninos Foto: Reprodução/RBS TV

A justiça recebeu a denúncia contra o padre de 36 anos acusado de abusar de quatro meninos de São Francisco do Sul, no Norte catarinense, confirmou o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC). O recebimento ocorreu em 17 de julho. O acusado seguia preso preventivamente até a noite desta quarta-feira (2), segundo o MPSC. Procurada, a defesa do padre informou que “o processo está correndo em sigilo absoluto determinado pelo Juízo Criminal da Comarca de São Francisco do Sul”. O G1 também tentou contato com a Diocese de Joinville, mas não obteve êxito. O padre foi indiciado pela Polícia Civil no início de julho. “Para a polícia, há provas suficientes para o indiciamento por estupro de vulnerável, que ele é responsável pelos crimes que está sendo acusado”, afirmou o delegado Marcel de Oliveira. A Diocese de Joinville decretou a suspensão das atividades dele e abriu um processo de investigação interna para apurar o caso.

Denúncia da Aucib revela que Guarda Municipal de Brumado tem dois comandantes Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Com base na análise da folha de pagamento no Sistema Integrado de Gestão e Auditoria (Siga), do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), a Auditoria Pública Cidadã de Brumado (Aucib) identificou que uma servidora comissionada recebeu, entre os meses de abril e junho deste ano, o salário base de R$ 1.300, referente à função comissionada de Comandante da Guarda Civil Municipal (CGM) de Brumado. Porém, segundo a Aucib, não foi encontrada a portaria de nomeação da servidora para o cargo. Procurados pela auditoria, os Guardas Municipais informaram que o único comandante da CGM de que eles têm conhecimento é Jussimar dos Santos Leite. Em pesquisa no Diário Oficial do Município, a Aucib encontrou a Portaria nº 119, de 11 de novembro de 2016, que nomeia Jussimar para o cargo comissionado de Comandante da Guarda Municipal. Na folha de pagamento, consta que Jussimar recebeu, nos meses de janeiro, fevereiro e março deste ano, o salário base no valor de R$ 1.200, equivalente ao cargo de provimento em comissão que ocupa. Já nos meses de abril à julho, o servidor passou a receber o salário base que todos os guardas municipais recebem, ou seja, salário mínimo e mais gratificações legais. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, até o momento, a Aucib não encontrou a portaria de anulação da nomeação de Jussimar, que na prática continua a exercer a função de confiança.

Mãe é presa suspeita de fazer 'festas' em casa para que filhas fossem estupradas no interior da Bahia Foto: Divulgação/PC

Uma mulher foi presa, nesta quarta-feira (2), no município de Jeremoabo, na região norte do Bahia, por permitir que as duas filhas dela fossem estupradas durante um período de dois anos pelo companheiro da suspeita e um primo dele. Os dois homens também foram presos, segundo informações divulgadas pela Polícia Civil. Conforme a polícia, Adriano Santos Nascimento, Benival Santos Ferreira e a mãe das vítimas, Bernadete Alves de Menezes, tinham mandado de prisão preventiva em aberto e foram localizados por policiais da Delegacia Territorial (DT) do município, após denúncia anônima. De acordo com o delegado Ailton José de Souza, que apura o caso, as investigações revelaram que as duas garotas estavam sendo estupradas desde 2015 por Adriano, que é companheiro de Bernadete, e pelo primo dele, Beneval. Tudo com a conivência da mãe, segundo a polícia. Segundo o G1, foi apurado também, segundo a polícia, que Bernadete costumava promover “festinhas” na residência que morava com as filhas, com consumo de bebidas alcoólicas, deixando as duas garotas expostas e, assim, criando oportunidades para que os dois homens se aproveitassem da vulnerabilidade das vítimas. Autuados por estupro de vulnerável, pela Lei Maria da Penha e pelo Estatuto da Criança e Adolescente, Adriano, Benival e Bernadete foram encaminhados ao Presídio de Paulo Afonso. As duas adolescentes foram entregues ao Conselho Tutelar de Jeremoabo.

Câmara de Brumado retorna do recesso com aprovação de indicações e projetos legislativos Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Câmara de Vereadores de Brumado retornou aos trabalhos na noite desta terça-feira (1º), após quinze dias de recesso parlamentar. Durante o período de recesso, porém, os parlamentares foram obrigados a atuarem em sessões extras convocadas por conta de projetos de urgência, de autoria do Executivo. Na primeira sessão pós-recesso, os parlamentares aprovaram o projeto de lei nº 020/2017, que visa a fixação de placas de advertência sobre a exploração sexual de crianças e adolescentes, além de seis indicações para obras de infraestrutura urbana em várias localidades do município. A sessão contou apenas dois vereadores que se dispuseram a falar no tempo das considerações finais e não houve pronunciamento no tempo de lideranças. A sessão foi finalizada em menos de 30 minutos com o presidente fazendo a convocação para a sessão da semana seguinte, na segunda-feira (07).

Projeto de Resolução do deputado Luciano Ribeiro é destaque na reabertura da AL-BA Foto: Giselle Quintão

Projeto de Resolução de autoria do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), aprovado em 2015, que prevê adaptações essenciais ao acesso de pessoas portadoras de necessidades especiais, foi contemplado em reformas nos espaços internos e externos da Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (AL-BA), inauguradas no retorno das atividades parlamentares do segundo semestre. Ribeiro participou da sessão especial de reabertura e ficou muito feliz com a concretização desta primeira etapa da reforma. “Parabenizo o nosso presidente da AL-BA, deputado Ângelo Coronel, por vir executando importantes intervenções nestes seis meses do seu mandato, tendo a sensibilidade em atender uma das nossas proposições de novas instalações e equipamentos apropriados a oferecer mais autonomia e segurança aos portadores de necessidades especiais”, destacou Ribeiro.

Carga de cerveja cai de caminhão no centro de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Parte de uma carga de cerveja caiu de um caminhão de uma distribuidora na quarta-feira (02), na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, ao lado da Igreja Matriz. A carga estava sendo transportada para distribuição nos bares da cidade. Já houve outros incidentes similares na mesma localidade e, por coincidência ou não, alguns envolvendo a mesma distribuidora. Populares narraram ao site Achei Sudoeste que no momento do ocorrido uma porta lateral se abriu, o que ocasionou o despejo dos engradados de cerveja na via pública. O incidente já virou meme nas redes sociais, com piadas sobre a perda da “preciosa carga”.

Caetité: Prefeitura lança oficialmente o Banco Comunitário 2 de julho Foto: Thayná Lima

No último dia 21, o prefeito da cidade de Caetité, Aldo Gondim (PSB), esteve no Museu do Alto Sertão da Bahia (Masb), para o lançamento oficial do Banco Comunitário 2 de Julho., que funcionará em uma sede na Praça do Mercado. O Banco do Povo terá cédulas próprias, nomeada de Caetés - 1 caeté corresponde a 1 real. Na oportunidade, foi colocado à venda um kit da moeda. A Incubadora Tecnológica de Economia Solidária da Ufba, Simáia Barreto, destacou que esse é um momento muito importante para o desenvolvimento local. “Por ter ido bem em vários lugares do Brasil, a experiência do Banco Comunitário pode se tornar algo muito singular em Caetité, inclusive, sendo referência em nível de estado e até para outras organizações”, destacou. Assim que a administração municipal terminar a reforma no espaço onde funcionará o banco, será articulada uma data para operacionalizar as ações. Será feito um credenciamento com o comércio da cidade, para o uso da moeda social e cadastro de clientes que requerem valores de empréstimos. O prefeito Aldo Gondim disse que o banco do povo é um instrumento que visa motivar, incentivar e instrumentalizar a ideia de economia solidária, de fomento ao cooperativismo e às atividades de associações e da agricultura familiar.

Brumado está fora do intermunicipal: 'apoio da prefeitura é pífio', diz presidente da LBF Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Por telefone ao site Achei Sudoeste, o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, o Manelão, confirmou que Brumado está definitivamente fora do Intermunicipal 2017. O dirigente adiantou que já entrou em contato com a Federação Baiana de Futebol (FBF) informando que, por falta de apoio da prefeitura municipal, o selecionado não poderá participar da competição. À nossa reportagem, o dirigente disse que solicitou mais apoio da prefeitura, além do material esportivo que a secretaria de esportes havia disponibilizado ao time, porém o pedido foi negado. “O apoio anunciado pela prefeitura é pífio. Apenas com jogos de uniformes e chuteiras não conseguimos levar o time à competição, que tem despesas maiores com alimentação, hospedagem, arbitragem e outros. Se essa é a palavra final da prefeitura, então também batemos o martelo e a seleção de Brumado ficará de fora do Intermunicipal de Futebol”, pontuou o presidente da LBF.

Justiça decreta prisão preventiva de padrasto e avô acusados de estuprar menor em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em Lagoa Real, a Justiça decretou as prisões preventivas do padrasto e do avô suspeitos de estuprarem uma menor de 12 anos. No dia 23 de julho, representantes do Conselho Tutelar de Lagoa Real estiveram na Delegacia Territorial de Guanambi acompanhando a menor. Segundo informações obtidas pelo Achei Sudoeste, a denúncia seria de que o padrasto teria estuprado a adolescente, mas a menina contestou a informação, alegando que foi o avô quem cometeu o crime. A vítima fez exame de corpo de delito e ficou constatada a violência e a gravidez. A Polícia Civil abriu um inquérito para investigar o caso e fez o pedido de prisão à Justiça. Nenhum dos suspeitos admitiu o crime. Se condenados, a lei prevê de 8 a 15 anos de prisão para o crime de estupro. A menina está com a família, sendo acompanhada por um psicólogo.

Câmara aprova arquivamento de denúncia contra presidente Michel Temer Foto: Divulgação

A Câmara dos Deputados aprovou na noite desta quarta-feira (2) o arquivamento da denúncia contra o presidente Michel Temer (PMDB) pelo crime de corrupção passiva. A votação teve início por volta de 18h20. O “não” ao arquivamento permaneceu à frente no placar apenas nos votos iniciais, esmo precisando do apoio de dois terços da Casa - o equivalente a 342 dos 513 parlamentares -, número que já não pode mais ser alcançado. Para tornar a votação válida, a Câmara precisa apenas registrar um total de 342 votos na sessão. A maior parte dos deputados justificou o voto favorável ao arquivamento apontando a necessidade de estabilidade política e econômica. Houve ainda argumentos falando em falta de provas contra o presidente e elogiando o parecer de Paulo Abi-Ackel (PSDB-MG). Alguns parlamentares ressaltaram ainda que defendem que a investigação tenha continuidade com o fim do seu mandato no comando do governo federal. 

Operação da PF desarticula fraude na contratação de transporte escolar em Porto Seguro Foto: Reprodução/G1

A Polícia Federal realiza nesta quarta-feira (2) a Operação Gênesis, na Bahia e em Minas Gerais, para desarticular uma quadrilha que fraudava licitações desviando recursos públicos para a contratação de transporte escolar em Porto Seguro. De acordo com a Agência Brasil, a operação foi deflagrada em conjunto com o Ministério Público Federal e a Controladoria-Geral da União. Foram cumpridos cinco mandados de prisão temporária, 15 mandados de busca e apreensão e 37 de condução coercitiva em municípios baianos e mineiros.

Brumado: Artista plástico faz protesto contra a limitação de senhas na central de marcação Foto: WhatsApp/Achei Sudoeste

Na manhã desta quarta-feira (02), o artista plástico Robson Trindade fez um protesto individual contra a limitação de senhas distribuídas na Central de Marcação de Exames, em Brumado. No momento do protesto, havia dezenas de pessoas que passaram a madrugada na calçada guardando lugares na fila de espera, o que reforçou a indignação do manifestante. Robson fez um cartaz retratando a morte com uma foice na mão, carregando no ombro a seguinte mensagem: “Senha só na próxima encarnação”. Por telefone ao site Achei Sudoeste, o artista criticou a saúde no município. “Há tempos, a saúde do município está capengando, sem estruturação e sem médicos nas unidades básicas de saúde, agentes comunitários e de endemias sem uniformes e materiais para a prestação dos serviços. E essa central de marcação que oferta míseras senhas para atender uma demanda tão grande em nossa cidade”, disparou o manifestante. Ele prometeu repetir o protesto durante a conferência de saúde que terá início nesta quinta-feira (03). “Espero que esses protestos entrem nas pautas de debates dessa conferência, pois estou apenas retratando o clamor popular. Já estamos cansados de sermos humilhados com essa falta de atenção dada pelo município. Conheci pessoas que já morreram e ainda não receberam a liberação de seus exames que foram marcados nessa central. Então, por isso que o encarte diz que a senha só na próxima encarnação”, pontuou.

Moraes Moreira é internado no Rio com úlcera e cancela shows Foto: Divulgação

O cantor e compositor Moraes Moreira, de 70 anos, foi internado em um hospital na Zona Sul do Rio devido a uma úlcera gástrica. De acordo com um comunicado divulgado pela assessoria de imprensa do artista, ele está sob cuidados médicos no Hospital Copa Star, da rede D'Or, em Copacabana. A nota da assessoria não dá detalhes sobre o estado de saúde de Moreira, mas garante que “ele já se encontra em recuperação e em breve estará de volta aos palcos”. A internação do cantor levou ao adiamento de duas apresentações dos Novos Baianos. A antológica banda formada em 1969 está cumprindo a turnê “Acabou Chorare - Os Novos Baianos se encontram”, que marca a volta do grupo à estrada após 20 anos. O show que aconteceria este sábado, em Olinda, Pernambuco, foi remarcado para 1 de dezembro. E a apresentação de 12 de agosto, em Fortaleza, no Ceará, foi adiada para 21 de outubro. Não há qualquer informação sobre mudança em relação ao show dos Novos Baianos no Rio, que está marcado para o dia 18 de agosto, na Fundição Progresso, na Lapa. Além do cantor, participam da turnê dos Novos Baianos os músicos Baby do Brasil, Pepeu Gomes, Luiz Galvão e Paulinho Boca de Cantor, todos da formação original da banda, que teve seu auge nos anos 70, quando lançou, em 1972, o disco “Acabou Chorare”, um dos mais celebrados álbuns da música nacional. As informações são do jornal O Globo.

Acusado de homicídio em Brumado é encontrado morto em Barra da Estiva Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Acusado de ter participado da execução do lavrador Regimalco dos Santos Mirante, ocorrida no dia 22 de julho, à margem da BR-030, próximo à comunidade de Umburanas, em Brumado, Antônio Júnior de Jesus, de 34 anos, foi encontrado morto na comunidade de Salinas, zona rural de Barra da Estiva, na madrugada desta quarta-feira (02). Segundo apurou o site Achei Sudoeste, investigadores da polícia civil das cidades de Barra da Estiva e Ibicoara, lotados na 20ª Coordenadoria de Polícia (Coorpin), apuraram que o foragido estaria escondido em uma residência na localidade, porém ao chegaram ao endereço se depararam com o homem já sem vida. A suspeita é de que o acusado tenha se matado. As investigações da polícia apontam Antônio Junior de Jesus como autor do crime que vitimou o lavrador, a mando de sua amante, Marta Dias de Barros, de 32 anos, esposa da vítima. O crime teve requintes de crueldade: o lavrador foi apedrejado e teve o corpo parcialmente queimado. O corpo do acusado foi encaminhado para o Instituto Médico Legal de Brumado, onde passará por necropsia para confirmação do que teria causado a morte.

Os aposentados por invalidez do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão alvos da próxima fase do Operação Pente Fino, que está revisando os benefícios por incapacidade. O governo federal anunciou que, após a operação realizada para revisar o pagamento do auxílio-doença, o INSS revisará as aposentadorias por invalidez, já a partir deste mês. Ao todo, serão convocados 1,5 milhão de pessoas que há mais de dois anos estão sem perícia. Dessas, 530 mil recebem o auxílio-doença e mais de 1 milhão são aposentados por invalidez com menos de 60 anos. Até o momento, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social, cerca de 200 mil benefícios de segurados que recebiam o auxílio-doença passaram por auditoria e 160 mil tiveram seus auxílios-doença cancelados. De acordo com o G1, o pente-fino nos benefícios por incapacidade do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já gerou uma economia de R$ 2,6 bilhões para os cofres públicos, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social. 

Boquira: Agência dos Correios é autuada pelo Procon em razão de irregularidades no serviço Foto: Reprodução/O Eco

Após denúncia formulada pela Prefeitura Municipal de Boquira e uma moção de repúdio na Câmara Municipal, o Procon autuou a agência dos Correios de Boquira em razão do descaso com que trata a população. Caso a unidade não cumpra as regras estabelecidas, sofrerá multas que poderão chegar a R$ 6 milhões. Na cidade, a população sofre com a falta de carteiros, correspondências que não chegam aos destinatários, muitas inclusive com suspeitas de desvios, além de encomendas que costumam atrasar até três meses. De acordo com o jornal O Eco, a atitude do prefeito e do legislativo surtiu efeito e deve servir de exemplo para as demais cidades da região, que sofrem quando o assunto é enviar ou receber correspondências ou encomendas via postal. Em nota, a Superintendência de Proteção e Defesa do Consumidor disse que fiscalizou o fornecedor, identificou a falha e constatou que não havia carteiros na cidade em atividade e que todos os serviços prestados são cobrados. “A qualidade de serviço prestado pela empresa de correio deve ser a mesma, seja na capital ou no interior, e nós sabemos, no Procon- Bahia, que quando não se tem uma sede é mais difícil ter acesso a esse direito, então, dentro dos nossos esforços, faremos sempre o que for possível para defender o direito do consumidor”, disse o Superintendente do órgão no Estado, Felipe Vieira.  

Novo pedido de prisão de Aécio será julgado pela 1ª Turma do STF Foto: Gerdan Wesley

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Marco Aurélio confirmou hoje (1º) que o novo pedido de prisão e afastamento do senador Aécio Neves (PSDB-MG), feito ontem (31) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), será julgado pela Primeira Turma da Corte, após manifestações dos advogados do senador. A data do julgamento ainda não foi definida. Após deixar a sessão de abertura dos trabalhos do segundo semestre no STF, Marco Aurélio, que é relator do novo pedido, disse que continua convencido do acerto de sua decisão que determinou a volta de Aécio às atividades parlamentares e rejeitou pedido de prisão preventiva do parlamentar. “Continuo convencido de que a decisão é uma decisão correta. Agora, há um pedido sucessivo de receber o pleito de reconsideração como agravo. Havendo um recurso, eu terei que estabelecer o contraditório, ouvir a parte interessada na manutenção da minha decisão, que é o senador Aécio Neves, e confeccionar meu voto, que praticamente está confeccionado”, afirmou o ministro. 

Charles Granger é nomeado novo secretário de agricultura e meio ambiente de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Através da Portaria nº 444, de 28 de julho de 2017, o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) nomeou Charles Almeida Granger novo secretário municipal de agricultura, meio ambiente e recursos hídricos. A pasta estava vaga desde o mês de junho, quando o prefeito exonerou o próprio filho, o então secretário Rodrigo Cunha, seguindo recomendação do Ministério Público Estadual, que acatou a denúncia de nepotismo. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito fez boas referências ao novo secretário, que ainda responderá interinamente pela pasta de Planejamento. Granger terá a missão de formar um elo entre o administrativo municipal e os sindicatos, associações comunitárias e o conselho que representam as mais de 250 comunidades rurais do município, além de fortalecer os recursos de âmbito estadual e federal em prol do desenvolvimento rural. O novo secretário reforçou a nossa reportagem que também terá a missão de desenvolver ações mais enérgicas em defesa do meio ambiente, além de estudar a destinação de resíduos de construções e o fortalecimento da cooperativa de reciclados. 

Charles Granger é nomeado novo secretário de agricultura e meio ambiente de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Também será missão de Granger buscar mecanismos em prol da convivência com a seca para os cerca de 20 mil munícipes assolados nas comunidades rurais, dando atenção ao projeto de construção de uma estação de tratamento de água na região de Umburanas, com extensão até o distrito de Cristalândia. O secretário destacou que também buscará o fortalecimento da economia rural e da ExpoBrumado e ainda declarou que manterá diálogo direto com os produtores rurais e representantes das entidades representativas a fim de dar maior fluidez para a pasta. “A princípio, estou tomando conhecimento das demandas que envolvem a pasta e o que estaremos priorizando. Estou me familiarizando com os dados dos investimentos para o crescimento da agricultura familiar local. Quero manter o livre acesso com os representantes das comunidades rurais, bem como com o conselho e os sindicatos que representam o meio rural, pois penso que quando nos comunicamos o trabalho fica mais leve. Então, vamos buscar a linha de entendimento entre a pasta e as instituições e suas representatividades”, pontuou o novo secretário. 

Ainda insatisfeita com o apoio da prefeitura, LBF não garante Brumado no intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Em entrevista ao site Achei Sudoeste na manhã desta quarta-feira (02), o presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanoel Araújo Lima, o Manelão, declarou que mesmo com o apoio anunciado pelo diretor de esportes de prefeitura, Jobson Cruz, ainda é incerta a participação da seleção local no Campeonato Intermunicipal de Futebol. “O diretor fez oba, oba com pouca coisa, pois a prefeitura não atendeu as principais solicitações na lista apresentada pela Liga, como hospedagem e alimentação”, disse. Manelão ainda criticou o apoio concedido pela prefeitura. “Ele [Jobson Cruz] sabe que uma seleção não vai ao intermunicipal apenas com dois jogos de camisas e alguns pares de chuteira, a logística de uma seleção vai bem além disso”, acrescentou. O presidente da LBF informou que até o meio dia de hoje haverá uma nova reunião com o diretor e a secretária municipal de esportes, Acácia Gondim, durante a qual solicitará mais ajuda para que o selecionado possa realmente confirmar a sua participação na competição. Na noite de ontem (1º), os dirigentes da LBF estiveram reunidos com alguns representantes dos clubes que participam do Campeonato Brumadense de Futebol e deixaram os mesmos de sobreaviso diante da possível participação da seleção no intermunicipal. Caso a participação seja confirmada, o jogo entre Feirense e Magnesita, válido pelas quartas de final da competição, que seria realizado na tarde do próximo domingo (06), poderá ser antecipado para a tarde de sábado (05). Dessa forma, a seleção faria sua estreia contra o selecionado de Vitória da Conquista no domingo (6), no Estádio Municipal Gilberto Cardoso. Manelão disse ainda que Brumado já conta com o plantel de atletas pré-convocados para o intermunicipal e, a princípio, o time será comandando pelo vice-presidente da LBF, Paulo Lobo. No entanto, a definição só será concretizada no início da tarde de hoje, após o novo encontro com os representantes da prefeitura. Se Brumado não participar dessa edição do intermunicipal, o município poderá sofrer sanções da Federação Baiana de Futebol (FBF) e ficar até seis anos de fora das competições promovidas pela FBF.

Brumado: SMTT apresenta estatísticas gerais sobre agravamento, recursos e resultados de infrações Foto: Divulgação

Levantamento da Coordenação de Estatística, da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), apresenta as estatísticas gerais de agravamento das multas lavradas e apresentação e resultados de recursos relativos aos sete meses iniciais da gestão do Superintendente André Cardoso. Segundo os dados, no período de 1º de janeiro de 2017 a 1º de agosto de 2017, foram registradas 1320 infrações graves (34,35%), 1172 gravíssimas (30,5%), 1096 médias (28,52%) e 255 leves (6,64%). Desse total de multas, foram apresentados 559 recursos (14,6%), em diferentes instâncias, em contraposição a 3284 infrações sem apresentação de recursos (85,5%). Quanto aos resultados dos recursos apresentados, o levantamento da Coordenação de Estatística mostra 503 Defesas Prévias (em primeira instância). Dessas, 130 ainda não foram julgadas (26%) e 373 foram julgadas (74%). Com relação aos recursos julgados nessa instância, 76 foram deferidos (15%), 134 foram deferidos em advertência (27%) e 163 foram indeferidos (32%). Em segunda instância, por sua vez, os recursos são impetrados na Junta Administrativa de Recursos e Infrações (JARI). Nesse aspecto, foram apresentados 99 recursos, dos quais 52 estão em julgamento (53%) e 47 já foram julgados (47%). Desses, 19 foram deferidos (19%) e 28 foram indeferidos (28%). Por fim, na terceira instância, o Conselho Estadual de Trânsito - Cetran recebeu 6 processos, os quais ainda estão em julgamento. 

Prefeitura de Brumado investe R$ 1,3 milhões na canalização do Riacho do Sapé Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

Na manhã de terça-feira (1º), o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) acompanhou pessoalmente as obras de pavimentação de vias e a canalização do Riacho do Sapé, entre os Bairros São José e Santa Tereza. Ao longo do trecho de 600 metros por onde passará a obra, o gestor apontou várias residências que foram construídas à margem do riacho, o que ele classificou como ocupação indevida da área de preservação ambiental da União. Com as construções em locais de risco, o prefeito declarou que está sendo obrigado a fazer adequações e desvios na obra para não afetar os imóveis que invadiram a área de servidão do riacho, o que tem demandado mais tempo de serviço e aumentado os custos da obra, que visa a canalização do afluente do Rio do Antônio no intuito de reorganizar o perímetro. O plano piloto trata da construção de galerias abertas para o escoamento pluvial, além da abertura de novas ruas a fim de proporcionar melhor fluidez na região. Os custos, todos a cargo da prefeitura, estão orçados em pouco mais de R$ 1,3 milhões, entre escavação e concretagem das galerias. Em entrevista ao site Achei Sudoeste, o prefeito disse que a obra visa promover a valorização da localidade, já projetando investimentos futuros em imóveis residenciais e comerciais. A licitação para a obra deve sair ainda esta semana, conforme o cronograma administrativo.  

Cinco animais apreendidos são furtados de curral da PRF em Jequié Foto: Divulgação/PRF

Cinco animais foram furtados do curral da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Jequié, na região sudoeste da Bahia. A PRF não tem detalhes de quais bichos tenham sido levados, mas informou que no local são mantidos cavalos, éguas, burros e jegues. O crime ocorreu durante a madrugada da quinta-feira (27). Conforme a PRF, os animais furtados tinham sido abandonados e foram apreendidos na cidade e nas rodovias da região. Eles eram mantidos no curral da PRF para evitar que voltassem para as ruas. De acordo com o G1, a cerca que circunda o curral foi cortada para que os animais fossem removidos do local. Segundo a PRF, o crime foi descoberto depois que os cuidadores dos animais chegaram para trabalhar, na manhã da quinta-feira. A PRF não soube informar o número total de animais que eram mantidos no local no momento do crime, porque há rotatividade. Ainda não há informações sobre a autoria do furto. Até a publicação desta reportagem, nenhum dos animais levados havia sido recuperado.

Embasa conclui instalação da canalização de água para o presídio de Brumado Foto: Lay Amorim/Achei Sudoeste

A Embasa concluiu nesta terça-feira (1º) a instalação da canalização que levará água ao presídio do município de Brumado. As obras duraram uma semana e a equipe que prestou serviços para a estatal baiana instalou 600 metros de cano interligando a adutora da comunidade dos Pebas, a margem da BA-262, até o complexo penitenciário. Segundo apurou o site Achei Sudoeste, resta agora a secretaria estadual de assuntos penitenciários e ressocialização agilizar a ligação para o interior do empreendimento. Além da água, o presídio também conta com a instalação elétrica. Como o prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) está tentando convencer o governador Rui Costa (PT) a inaugurar o presídio juntamente com os 20 leitos de UTI do Hospital Professor Magalhães Neto ainda neste mês de agosto, a expectativa é que dentro desta semana a prefeitura dê início à pavimentação da estrada de acesso que liga a obra a BR-030.

Sérgio Moro aceita denúncia, e Lula vira réu no caso do sítio de Atibaia Foto: Reprodução

O juiz Sérgio Moro aceitou na terça-feira (1º) a denúncia contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e outros 12 denunciados pelo caso do sítio em Atibaia, no âmbito da Operação Lava Jato. Agora, todos são réus no processo. Segundo o Ministério Público Federal (MPF), Lula recebeu propina proveniente de seis contratos firmados entre a Petrobras e a Odebrecht e a OAS. Os valores foram repassados ao ex-presidente em reformas realizadas no sítio, dizem os procuradores. Conforme a denúncia, as melhorias no imóvel totalizaram R$ 1,02 milhão. O pecuarista José Carlos Bumlai, de acordo com a denúncia, também teria pago parte da obra. De acordo com o G1, apesar de o imóvel estar em nome dos empresários Fernando Bittar e João Suassuna, os investigadores da força-tarefa encontraram uma série de elementos que, segundo a denúncia, comprovariam que o sítio pertence, na verdade, ao ex-presidente. Entre eles, estão bens pessoais, roupas e indícios de visitas frequentes ao imóvel. A denúncia afirma que entre 2011 e 2016, Lula esteve no local cerca de 270 vezes.

Arquivo