Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
14/Mar/2016 - 00h00

Projeto do IFBA para recolhimento de lixo eletrônico está interrompido há dois anos em Brumado

Projeto do IFBA para recolhimento de lixo eletrônico está interrompido há dois anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Assim como em outras cidades da Bahia, Brumado não possui um local adequado para armazenamento ou reaproveitamento de lixo eletrônico. Diante disso, é comum encontrar peças de televisores e computares depositadas em pilhas de entulho espalhadas na cidade. Em 2014, professores e alunos do IFBA lançaram um projeto para recolhimento e reaproveitamento desse tipo de material. O projeto tinha por objetivo fazer o município de Brumado cumprir a lei nacional dos resíduos sólidos, que impede o lançamento de resíduos tóxicos no meio ambiente. Na época, a população abraçou a iniciativa e foram recolhidos muitos computadores que seriam jogados irregularmente no meio ambiente; alguns serviam para os alunos do curso de informática, que consertavam os equipamentos. No entanto, como não havia local adequado para descarte, meia tonelada de carcaça eletrônica acabou ficando armazenada no local cedido pela prefeitura. 

Projeto do IFBA para recolhimento de lixo eletrônico está interrompido há dois anos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Conforme esclareceu o professor Vinícius Carvalho Souza em entrevista ao site Brumado Notícias, o projeto ficou emperrado, pois esbarrou na própria lei federal, que, ao invés de facilitar para incentivar a criação de novas empresas recicladoras, dificulta o progresso de aplicação da lei por conta dos seus muitos trâmites burocráticos. Além disso, segundo o professor, a lei não dá as devidas informações aos órgãos públicos para lidar com o assunto. “Procuramos informações de como proceder para legalizar um local para depósito e até reaproveitamento desse tipo de lixo, mas nenhum órgão soube nos responder”, disse. Em todo território baiano só há três empresas de recolhimento de lixo eletrônico, todas localizadas em Salvador.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

Vagner de Andrade Meira
Aquilo que é lixo pra alguns pode ser útil para outros. Porque não consertar e distribuir para quem precisa?

Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo