Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
25/Mar/2016 - 00h00

Zika chega a 600 notificações e Brumado pode decretar estado de epidemia da doença

Zika chega a 600 notificações e Brumado pode decretar estado de epidemia da doença Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã da última quinta-feira (24), a coordenação de endemias da vigilância epidemiológica de Brumado apresentou o relatório atualizado das notificações suspeitas das três doenças causadas pelo mosquito aedes-aegypti. A Chikungunya apresenta 09 notificações e a dengue chega a 204 notificações, das quais 67 foram descartadas e 12 confirmadas após avaliação laboratorial. A grande vilã é o vírus Zika, com 599 notificações suspeitas, tendo sido 09 descartadas e as demais aguardam análise. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o coordenador do setor de endemias, Fábio Azevedo, chamou atenção para os bairros São Félix e Malhada Branca, onde, segundo o levantamento da Vigep, foram registradas 50% das notificações da zika e da dengue. 

Zika chega a 600 notificações e Brumado pode decretar estado de epidemia da doença Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O coordenador declarou que o município só não entrou ainda para o quadro de epidemia da zika por falta de confirmação dos casos suspeitos. Ele destacou que há cerca de mil casos suspeitas da doença na cidade, mas 40% dos pacientes não procuraram uma unidade de saúde para serem notificados, o que configura as subnotificações. Azevedo voltou a criticar o ministério da saúde por ter enviado pouco larvicida para o trabalho de extermínio do mosquito na cidade. O coordenador declarou que os 10 kg recebidos cobriu apenas uma pequena porcentagem da sede do município e, como o governo estadual cancelou o levantamento do índice predial, os agentes de endemias estão parados aguardando a nova remessa para retornarem ao campo.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo