Achei Sudoeste

05 Jul 2013 - 09:42h

Na manha da última quinta-feira (04), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) presenciou o lançamento do Plano Safra Semiárido, em Salvador, feito pela presidente Dilma Rousseff (PT) e pelo governador Jaques Wagner (PT). O Plano visa beneficiar agricultores familiares de 287 municípios da Bahia, que vão poder melhorar a produção durante a seca. Na cerimônia foram entregues ainda máquinas, retroescavadeiras, motoniveladoras e ônibus escolares a diversos municípios. “A aquisição dos novos equipamentos e dos ônibus escolares é um grande investimento na região, pois proporcionará aos municípios contemplados um maior desenvolvimento econômico através da realização de ações de apoio à agricultura e melhorando o escoamento da produção”, comemorou Ivana os benefícios recebidos pelos municípios em que representa.

05 Jul 2013 - 09:34h

O staff do desconhecidíssimo deputado federal baiano Edson Pimenta (PSD) não tem qualquer pudor com o e-mail institucional da Câmara e resolveu usá-lo para dar um empurrãozinho à carreira de um amigo. Ontem, os outros 512 parlamentares da Câmara receberam a seguinte mensagem do gabinete de Pimenta: Excelente profissional. É o personal (trainer) do deputado Edson Pimenta, que está muito satisfeito com o seu trabalho. Em anexo ao e-mail, o cartão de visitas do sujeito. Das duas, uma: ou Pimenta está mesmo tão satisfeito com os serviços do rapaz que resolveu compartilhá-lo com os colegas ou deve ficar atento a como seus assessores andam usando seu nome. Em ambos os casos, pega mal. As informações são do Radar Online/Revista Veja.

05 Jul 2013 - 09:21h

Um homem de 26 anos levou dois tiros de arma de fogo na noite da última quinta-feira (04), no Bairro São Jorge, em Brumado. Algumas pessoas viram a vítima caída no chão e acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). O SAMU 192 encaminhou o rapaz ao Hospital Professor Magalhães Neto. A Polícia está investigando o caso para descobrir quem foi o autor dos disparos.

05 Jul 2013 - 09:02h

Liderando um grupo de nove prefeitos, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) marcou presença na solenidade que aconteceu no Centro de Convenções de Salvador e teve como atores principais a presidente Dilma Rousseff (PT), o governador Jaques Wagner (PT) e o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Na ocasião, o trio entregou 130 retroescavadeiras, 191 motoniveladoras e 250 ônibus escolares para 287 prefeituras baianas e lançaram o Plano Safra Semiárido 2013/2014. Ao lado do deputado Maquinho Viana estiveram os prefeitos de Barra da Estiva, Adriano Carlos Dias Pires; o prefeito de Aracatu, Sérgio Silveira Maia; o prefeito de Brejolândia, Gilmar Ribeiro da Silva; de Contendas do Sincorá, Ueliton Valdir Palmeira Souza; de Coribe, Manuel Azevedo Rocha; de Ituaçu, Albercio da Costa Brito Filho; o de Jussiape, Gilberto dos Santos Freitas; o de Tabocas do Brejo Velho, Humberto Pereira da Silva, e o de Tanque Novo, José Messias Carneiro. Os prefeitos receberam motiniveladoras e retroescavadeiras.

04 Jul 2013 - 21:53h

A empresa Andrade Gutierres, que presta serviços na construção do Lote IV, da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), poderá demitir cerca de 650 funcionários em Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, somente nesta quinta-feira (04), 200 funcionários já teriam sido dispensados e que, aos poucos, o número de demissões irá aumentar, tendo em vista que a Andrade Gutierres pretende terceirizar os serviços prestados a Fiol. Após terem sido reiniciadas as obras da Ferrovia, o comércio local comemorou o aquecimento da economia, porém, com o anúncio das demissões em massa, os comerciantes voltarão a se preocupar com as possíveis baixas que podem sofrer.

04 Jul 2013 - 18:54h

Através de Assembleia Geral Extraordinária realizada nesta quinta-feira (04), os empregados pertencentes à categoria bancária, sob a orientação do Sindicato dos Bancários de Vitória da Conquista e região, decidiram pela paralisação das atividades da categoria. A greve terá início a partir da meia noite do dia 11 de julho, próxima quinta-feira. Segundo o presidente do Sindicato, Delson Coêlho, a paralisação visa o cumprimento das exigências contidas na Lei nº 7.783/89 e segue a orientação nacional unificada das centrais sindicais.

04 Jul 2013 - 18:38h

Com o intuito de combater a onda de assaltos que vem acontecendo em Brumado, a Polícia Militar (PM) realizou uma blitz no centro da cidade. Segundo a PM, a fiscalização objetiva parar motocicletas com dois ocupantes, que estejam transportando mochilas e sacolas. A operação visa também retirar de circulação armas de fogo e inibir a ação de assaltantes e traficantes. Durante esta semana, em uma blitz realizada no Bairro Dr. Juracy a polícia apreendeu mais de 9 kg de drogas que eram transportadas por um mototaxista e um passageiro.

04 Jul 2013 - 18:35h

O dia começou com céu nublado e termômetros marcando 16ºC em Brumado. A temperatura mais amena e a sensação de frio surpreenderam os munícipes, que estão acostumados com o calor. Além do tempo fechado, garoou durante a tarde no município. A previsão, segundo a estação digital do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET), é de que o tempo continue parcialmente nublado durante todo o final de semana em Brumado. Ainda de acordo com o INMET, a madrugada desta sexta-feira (05) promete ser ainda mais fria com temperatura de 14ºC. Ao longo do dia de amanhã e no sábado (06) e domingo (07), o Instituto aponta mínima de 17ºC e máxima de 27ºC.

04 Jul 2013 - 18:20h

Orgulho é a palavra que define o sentimento dos músicos da Sociedade Musical Lira Ceciliana Brumadense após terem participado dos desfiles em comemoração à Independência da Bahia, ocorridos na última terça-feira (02) em Salvador. Um presente que ficará marcado na história da cinquentenária Filarmônica. Toda a diretoria e músicos da Lira Ceciliana fizeram questão de agradecer a coordenação de música da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) pelo convite e também a Prefeitura Municipal de Brumado por ter providenciado apoio logístico para o grupo. “Ficamos radiantes com a receptividade dos soteropolitanos, que nos acompanharam por todo o trajeto do desfile, nos aplaudiram e nos trataram como celebridades, muitos querendo até posar para fotos conosco. Só temos que agradecer a Deus e a todos que tornaram esse momento possível para a nossa Sociedade Musical”, disse o músico Evilázio Nascimento.


Fotos: Evilásio Nascimento/Brumado Notícias

04 Jul 2013 - 18:07h

Encontrar animais soltos pelas ruas de Brumado é assunto recorrente e que já foi tema de diversas matérias no site, que chama a atenção para o perigo da situação. O que parecia crítico ficou ainda pior, pois o Brumado Notícias registrou na tarde desta quinta-feira (04) uma manada pastando em via pública, nos arredores da Casa Legislativa. Um rebanho inteiro foi flagrado pastando livremente entre carros, motos e transeuntes, dentro da cidade. Algumas mães chegaram a recolher os seus filhos para casa temendo que os animais pudessem subir nas calçadas e machucar as crianças.

04 Jul 2013 - 15:46h

Duas manifestações originadas pelo mesmo motivo ocorreram na zona rural de Ibiassucê e de Caetité nesta semana. Nos dois protestos, os manifestantes alegam que os caminhões pesados das empresas Andrade Gutierrez, Bahia Mineração e das empresas eólicas, os quais trafegam constantemente na região, estão danificando as estradas e levantando muita poeira, o que tem causado transtorno e provocado doenças, principalmente entre crianças. Desde às 05h da manhã desta quinta-feira (04), os moradores de Ibiassucê bloquearam a estrada vicinal nos dois sentidos, no trecho entre a sede, Santo Antônio e Brasilândia. Revoltados, colocaram fogo em pneus e utilizaram galhos e garranchos para fechar o acesso ao povoado. Segundo disseram os moradores ao site Brumado Notícias, a manifestação visa chamar a atenção das autoridades competentes para o caso.

Em Caetité, moradores do povoado de Santa Luzia realizaram um protesto na última quarta-feira (03), quando os mesmos também bloquearam a estrada vicinal de acesso ao lugar. Cerca de 150 pessoas fecharam a estrada vicinal, interrompendo o tráfego e as obras da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol). Os moradores afirmam que as empresas envolvidas não têm contribuído para a melhoria de vida dos habitantes e, apesar do progresso, ações reparatórias não estão sendo realizadas.

04 Jul 2013 - 15:06h

Há tempos, os moradores da Rua Major Jovino Brito, no Bairro São Félix, em Brumado estão reclamando por conta de um terreno particular que se transformou em esgoto dada a quantidade de água acumulada no local. Recentemente, a rede de esgotamento também estourou na via pública e, após inúmeras reclamações levadas a prefeitura sem resposta, os moradores resolveram protestar interditando a rua com os próprios paralelepípedos que se soltaram da via. O Brumado Notícias esteve no local e ouviu as queixas dos moradores. “Nossas crianças estão adoecendo e estão impedidas de brincarem na rua por causa desse esgoto. Estamos abandonados pela prefeitura, que até então não está nem aí para nosso problema”, reclamou o idoso José Gomes. O morador foi apoiado pelo vizinho Marlos Cordeiro, que reside em frente ao esgoto estourado. “Sou obrigado a passar a maior parte do tempo na rua, porque o mau cheiro impregnou todo o interior da minha casa. Ao meio dia, a nossa comida desce sem sabor porque a única coisa que respiramos é o mau cheiro de fezes”, contou o morador, que não se conforma com a falta de atenção da prefeitura. De acordo com a dona de casa Adelaide, além das pedras, ainda serão colocados no meio da rua pneus velhos e outros objetos, que, segundo os moradores, só serão retirados do lugar quando a prefeitura consertar o esgoto.

04 Jul 2013 - 15:02h

Na manhã desta quinta-feira (04), a Polícia Militar apresentou a nova viatura que foi encaminhada a 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) de Brumado. Há cerca de uma semana, o veículo está na cidade, mas, como precisava ser adesivado e serem instalados alguns equipamentos, o comando só apresentou a viatura hoje. Segundo o subcomandante e capitão Wagner Rocha, o veículo, que ficará à disposição do Pelotão Especial, entrará em operação na tarde desta quinta-feira (04). A necessidade de novas viaturas foi assunto bastante debatido recentemente na Câmara de Vereadores local, ocasião em que se apontou uma série de deficiências nos equipamentos da PM da cidade. Mesmo com a chegada do novo veículo, os populares ainda esperam que o estado reforce o efetivo policial no município, tendo em vista o aumento significativo do número de assaltos neste primeiro semestre do ano. “É ótimo recebermos novo aparato, mas temos visto que estamos carentes de efetivo nas duas polícias. Nos últimos tempos, perdemos aquela sensação de segurança e temos convivido com o medo”, disse um comerciante, vítima de assalto.

04 Jul 2013 - 14:55h

No início da semana passada, a empresa que realiza o transporte coletivo na cidade reajustou o preço das passagens de ônibus para Pedra Preta e região. Houve um aumento de R$ 0,50 (de R$ 1,50 para R$ 2,00) e a empresa alegou elevação de custos. Informado sobre o aumento, o vereador Édio Pereira (PCdoB) intermediou a realização de uma reunião entre a empresa e a Associação de Pequenos Produtores Familiares de Pedra Preta, Campo de Dentro e Adjacências, que é presidida por Zenildo Correia. A reunião, que contou com a presença do parlamentar, do presidente comunitário Zenildo Correia e do diretor da empresa do transporte coletivo, Onivaldo Andrade, foi realizada na última quarta-feira (03). No encontro, Pereira argumentou que, com o aumento tarifário, a empresa estaria indo na contramão do que está acontecendo no país. Ao final da reunião, Andrade determinou a revogação do reajuste da tarifa, mantendo-a em R$ 1,50. Além da decisão, o diretor doou à associação comunitária duas bicicletas para serem sorteadas entre os moradores que continuarem a utilizar os ônibus da empresa. O vereador Édio Pereira agradeceu a empresa e se comprometeu a defender a regulamentação definitiva do transporte público de passageiros no município.

04 Jul 2013 - 10:21h

Em matéria publicada no dia 30 de junho, o Brumado Notícias relatou a insatisfação dos profissionais de saúde do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano, que reivindicavam melhorias para a área e buscavam a garantia dos seus direitos trabalhistas. Na ocasião, os profissionais denunciaram que existiam concursados no município que, embora tivessem de cumprir uma jornada de 40 horas semanais, só cumpriam 30 horas ou menos. Ciente da denúncia, o Ministério Público Federal (MPF) determinou à administração municipal a adoção imediata de providências cabíveis para coibir o descumprimento, por profissionais da área de saúde lotados no Programa de Saúde da Família (PSF), da jornada de 40 horas semanais. Na recomendação, o MPF ainda exigiu que fossem afixadas listas com os nomes e horários de trabalho dos profissionais da área lotados no PSF nas entradas da Prefeitura Municipal, da Secretaria Municipal de Saúde e nas unidades dos PSF’s, em locais visíveis ao público. Os munícipes também deveriam ser informados sobre os locais onde se encontram tais listas por meio dos veículos de comunicação regional, com indicação do setor responsável pelo recebimento de reclamações. As exigências devem ser atendidas no prazo de dez dias. Segundo nota enviada pela Prefeitura de Rio do Antônio, o município já cobriu a lacuna e vacância de carga horária sem majorar o índice de despesa com pessoal, cumprindo assim a determinação do MPF.

04 Jul 2013 - 10:15h

Um trabalhador que fazia a vigilância noturna da planta de uma usina das Indústrias Nucleares do Brasil (INB), em Caetité, no sudoeste baiano, caiu em uma das bacias do sistema de produção de concentrado de urânio no último dia 26. No momento da queda, a bacia teria 20 mil metros cúbicos de líquido radioativo, com substâncias como ácido sulfúrico e outros produtos químicos usados no sistema de beneficiamento do urânio. Segundo denúncia do Movimento Paulo Jackson, que acompanha problemas socioambientais causados pela mineração no sudoeste baiano, o funcionário Gilson Fraga era submetido a uma jornada de 12h de trabalho diário. Além disso, de acordo com a denúncia, a indústria, que opera há mais de 13 anos, não teria guarda-corpo em volta dos locais com líquido radioativo. O equipamento evita o mergulho de profissionais em líquidos altamente ácidos. A coordenadora de comunicação do Movimento Paulo Jackson, Zoraide Vilasboas, disse que o profissional sobreviveu à queda e teve de ficar cerca de três horas embaixo de um chuveiro para ser descontaminado. As informações são do Bahia Notícias.

04 Jul 2013 - 10:02h

A Praça Capitão Francisco de Souza, em Brumado, mais conhecida como Praça da Igreja Matriz, está em obras. No local, já foram implantadas novas mudas de plantas com cercado e os canteiros. Além disso, tapetes de grama, calçamento, bancos e postes de iluminação foram instalados em torno da Igreja Bom Jesus. As obras de revitalização nas praças do município estão chamando a atenção dos populares, que estão satisfeitos com a substituição dos calçadões por áreas verdes.

04 Jul 2013 - 09:46h

No dia 23 de abril deste ano, uma empreiteira contratada pela prefeitura de Brumado iniciou a obra de construção das lombofaixas em frente à Universidade do Estado da Bahia (Uneb), na Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, portão de entrada da BA-148 no município. Na época, uma primeira etapa da obra foi concluída, mas, de maneira arriscada, vagões coletores de lixo e entulho foram colocados para sinalizar o local, que ainda passaria por uma segunda etapa. Um mês após o início da referida obra, no dia 25 de maio, o motociclista Flávio Meira Santos, 27 anos, colidiu em um dos vagões e morreu. Mesmo depois da tragédia, a obra ainda não foi concluída e continua oferecendo riscos não só aos condutores como também a transeuntes, moradores, comerciantes, ciclistas e universitários que constantemente passam pelo local. “Estão esperando mais um morrer aqui?”, questionou um mecânico que acompanhava o registro da reportagem do site Brumado Notícias. Para sinalizar a obra, foram colocados cavaletes de madeira com sinalizadores refletivos em forma de setas, o que para os populares não é suficiente. Por telefone, o secretário de Infraestrutura André Cardoso esclareceu que as obras estavam paradas por falta de sinalização adequada, visto que as placas ainda estavam sendo fabricadas. Segundo Cardoso, as mesmas chegaram nesta quinta-feira (04) e no período da tarde já devem ser fixadas no trecho. A segunda etapa da obra será iniciada na próxima sexta-feira (05).

04 Jul 2013 - 09:42h

Pela segunda vez consecutiva, a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que normalmente é realizada às segundas-feiras, foi adiada. Excepcionalmente nesta semana a sessão legislativa será realizada nesta quinta-feira (04) em função do feriado em comemoração à Independência da Bahia no dia 02 de julho.

03 Jul 2013 - 18:20h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou, no último dia 26, o diploma eleitoral do prefeito da cidade de Terra Nova. Francisco Hélio de Souza (PP) teve seus direitos políticos suspensos com a decisão e deve deixar o cargo na Prefeitura. O parecer para a cassação foi dado pelo procurador regional eleitoral Sidney Madruga, que decidiu pela cassação porque Souza teria contratado diversos servidores sem a realização de concurso público. O registro de candidatura do prefeito Francisco já tinha sido deferido pela Justiça Eleitoral, quando, em setembro de 2012, foi condenado por improbidade administrativa. Para o procurador, o prefeito de Terra Nova não tem ostentado a condição de cidadão. A decisão determina que Francisco Hélio de Souza só possa se eleger novamente depois de setembro de 2015, mas o prefeito ainda pode recorrer.