Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Secretário de meio ambiente descarta fechamento de cooperativa de reciclados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com o site Brumado Notícias, filiados da Cooperativa de Catadores de Materiais Recicláveis de Brumado (Catamarb) disseram ter ouvido rumores sobre a tentativa do atual prefeito de descontinuar o funcionamento da entidade. O boato acabou desestimulando parte da equipe que desistiu de continuar no projeto, pois alega que não teria forças para lutar contra as supostas intenções do gestor. Nossa reportagem conversou com o secretário municipal de meio ambiente, Rodrigo Vasconcelos, e o mesmo garantiu se tratar apenas de boataria. O secretário declarou que a prefeitura não poderia contrariar um Termo de Conduta (TAC) firmado entre a administração e o Ministério Público Estadual (MPE). Vasconcelos esclareceu que a prefeitura está buscando adequações dentro do programa de contenção de gastos da administração, a exemplo da tentativa de viabilizar um prédio público para abrigar a sede própria da Catamarb a fim de evitar o pagamento do aluguel de um imóvel. 

Brumado: Secretário de meio ambiente descarta fechamento de cooperativa de reciclados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário disse ainda que a administração está avaliando os equipamentos disponibilizados como incentivo à cooperativa e que, assim que for feito todo o levantamento, promoverá a instalação das caixas coletoras em pontos estratégicos da cidade. “Só lembramos que a cooperativa não é para ser mantida pela prefeitura. Ela tem que ganhar vida e sustento próprio. A princípio, estamos colaborando com o aluguel do local em continuidade aos investimentos feitos pela gestão passada e respeitando o TAC que foi firmado com o Ministério Público”, pontuou. O projeto de implantação da Catamarb foi votado e aprovado na câmara municipal de vereadores, no dia 12 de dezembro de 2016, sendo oficializado no dia seguinte pelo então prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). Na ocasião, foram investidos R$ 25 mil na aquisição de equipamentos, fardamento e aluguel do local onde está instalada a cooperativa. No momento, a entidade carece de maquinário para prensa e outras atividades de reaproveitamento dos materiais recolhidos. No primeiro mês de atividades, os cooperados conseguiram recolher mais de 5 toneladas de reciclados das ruas da cidade.

Ministro que virar réu na Lava Jato será demitido, diz Michel Temer Foto: Reprodução

O presidente Michel Temer (PMDB) disse nesta segunda-feira (13), em pronunciamento à imprensa no Palácio do Planalto, que vai afastar do governo qualquer ministro que for denunciado na Operação Lava Jato. Segundo Temer, o afastamento será provisório se o ministro for denunciado. E será definitivo se, após a fase de denúncia, o ministro virar réu. Nas etapas do processo jurídico, o Ministério Público em um primeiro momento oferece denúncia sobre alguém à Justiça quando considera que há provas consistentes de que um crime foi cometido. De acordo com o G1, se a Justiça aceitar a denúncia, o investigado vira réu e passa a responder a um processo. “Se houver denúncia, o que significa um conjunto de provas eventualmente que possam conduzir a seu acolhimento, o ministro que estiver denunciado será afastado provisoriamente. Depois, se acolhida a denúncia e aí sim a pessoa, no caso o ministro, se transforme em réu - estou mencionando os casos da Lava Jato -, se transformando em réu, o afastamento é definitivo”, afirmou o presidente. Segundo ele, o afastamento definitivo independe de haver ou não condenação na Justiça.

Criança é atacada por abelhas em Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma menina de 7 anos de idade foi parar na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) após ser atacada por um enxame de abelhas. O caso aconteceu na tarde de domingo (12), na cidade de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. A criança já chegou na unidade de saúde com o corpo todo empolado. Como é alérgica, ela teve de ser submetida a exames médicos mais específicos. Segundo o tio da criança, a picada de abelha ocorreu quando ela brincava no quintal de casa, na comunidade de Lagoa do Lajedo, na região do distrito de São Timóteo. A menina recebeu medicação e ficou sob observação médica.

Delegado deixa a Lava Jato e se diz 'esgotado' Foto: Reprodução/TV Globo

O delegado da Polícia Federal (PF) Márcio Adriano Anselmo, que é um dos responsáveis pelas investigações que deram início à Operação Lava Jato, vai deixar os trabalhos para assumir um posto de investigação em uma Corregedoria da Superintendência Regional Polícia Federal no Espírito Santo. A informação foi confirmada ao G1 pela Polícia Federal. Márcio Anselmo encontra-se em missão no Espírito Santo, mas ainda deve voltar ao Paraná para concluir alguns trabalhos que estão pendentes antes de se desligar totalmente das investigações da Lava Jato, conforme a PF. Ainda de acordo com a corporação, a saída do delegado se deu por um convite feito pelo Superintendente da PF no Espírito Santo. Em uma carta enviada à PF, Marcio Anselmo disse que pediu o desligamento por esgotamento físico e mental causado pelos mais de três anos que esteve à frente dos inquéritos da operação. A carta foi publicada pelo jornal o Estado de São Paulo e confirmada pelo G1. “Importante frisar ainda que minha saída do grupo não me impede de continuar auxiliando nos trabalhos com toda a expertise adquirida ao longo desse período, notadamente no momento em que diversas unidades da federação tem recebido investigações desmembradas da Operação Lava Jato”, disse Márcio Anselmo em um trecho da carta.

Dois homens morrem após van cair de ponte na zona rural em Guanambi Foto: Sudoeste Bahia

Na tarde de último sábado (11), dois homens, identificados como Juscelino Pereira Costa e Paulo Geraldo Castro, morreram após a van em que estavam ter caído de uma ponte localizada na estrada velha de Mutans, na zona rural da cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. As causas do acidentes são desconhecidas. Segundo a polícia, uma equipe do Departamento de Polícia Técnica (DPT) realizou a remoção dos corpos. De acordo com o Sudoeste Bahia, ambos moravam na cidade de Guanambi. Um laudo deve apontar as causas do acidente.

Morador de rua passa em 2º lugar em curso de universidade federal no Rio Grande do Norte Foto: Divulgação

Dos bancos das praças de Parnamirim, região metropolitana de Natal, para as carteiras da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Esta será a nova vida do morador de rua Mário Batista da Cruz Júnior, 34 anos, aprovado em segundo lugar no curso de administração da federal. Cruz ingressará na vida de estudante universitário nesta segunda-feira (13), quando começam as aulas do primeiro semestre. Ainda sem acreditar que vai cursar uma graduação, ele afirma que se submeteu às provas do Enem 2016 para obter o certificado do ensino médio e, assim, poder distribuir currículos para concorrer a vagas de emprego. O despertar para o estudo veio depois que a ex-mulher dele engravidou. Cruz queria oferecer uma situação financeira melhor para a mulher e a filha. Com dificuldades financeiras, o calouro fez apenas seis meses do 1º ano do ensino médio, abandonou o curso, mas não desistiu de se submeter às provas do Enem. Em entrevista ao Uol, Cruz conta que estudou sozinho, nas horas vagas, nas praças e na fila do albergue municipal de Parnamirim. “Usava bibliotecas públicas e minibiblioteca instalada numa praça, além de livros de um sebo que pegava emprestado", disse. Os planos do calouro são de concluir o curso, fazer uma pós-graduação, enquanto monta seu próprio negócio, além de desenvolver um programa de incentivo aos estudos voltado para pessoas em situação de rua.

Câmara de Vereadores de Brumado lança novo portal Foto: Reprodução

A Câmara de Vereadores de Brumado acaba de lançar o seu novo site. Totalmente renovado, o endereço apresenta diagramação mais dinâmica e funcional, de fácil navegação, além de informações mais completas exigidas na Lei de Acesso à Informação. No site, é possível acompanhar as notícias sobre o dia a dia das sessões, os trabalhos dos vereadores, legislação, prestação de contas, Diário Oficial, transparência municipal e muito mais. Através do novo portal, os cidadãos ficam informados sobre tudo o que acontece na Casa Legislativa e podem exercer com maior propriedade os seus direitos e deveres. Acesse www.cmbrumado.ba.gov.br e confira.

Achei Tour: A sua agência de viagens e turismo no sudoeste baiano

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. A Achei Tour fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 206, 1º Andar, Sala 104, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Brumado: Secretaria de Saúde abre inscrições para contratação de Médico e Cirurgião Dentista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Secretaria de Saúde de Brumado (Sesau) acaba de abrir as inscrições do Processo Seletivo Simplificado - 02/2017 para contratação por tempo determinado de vagas para Cirurgião Dentista e Médico. Os profissionais vão atuar em Programas da Atenção Básica, Saúde da Família e Saúde Bucal. As inscrições serão realizadas entre os dias 10 e 13 de fevereiro, de 8h às 12h e de 14h às 18h, na sala de reunião da Sesau, na sede da Prefeitura Municipal. Para se inscrever, o candidato deverá apresentar currículo, acompanhado dos documentos comprobatórios para a função que concorre, RG, CPF e comprovação de pagamento da taxa de inscrição. Os documentos poderão ser entregues em cópia autenticada em cartório ou xerox acompanhada do original para autenticação por servidor municipal. A avaliação dos candidatos será através de análise curricular. A contratação será pelo Regime Especial de Direito Administrativo (Reda). As remunerações variam de R$ 3 mil a R$ 10 mil.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Bêbado quebra porta de emergência da Câmara de Vereadores de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O sistema de monitoramento de segurança da Câmara de Vereadores de Brumado registrou o momento em que um homem visivelmente embriagado quebrou a porta de saída de emergência do parlamento na noite do último domingo (12). As imagens mostram o homem cambaleando chegando ao prédio e forçando a porta de vidro que desmoronou após um soco. Além da porta de emergência do salão das sessões, o homem também forçou e arrancou os puxadores da porta da recepção da ala dos gabinetes

Bêbado quebra porta de emergência da Câmara de Vereadores de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o vigilante que estava no estacionamento do prédio ouviu o barulho e correu para averiguar do que se tratava. Chegando ao local, ele se deparou com a porta de vidro estilhaçada, mas o autor da ação já havia fugido. Em ronda pela vizinhança, uma viatura da polícia militar encontrou o bêbado caído no chão. O mesmo disse não se lembrar do que havia feito. A secretaria de administração do prédio iniciou a apuração dos fatos a fim de tomar as medidas cabíveis quanto ao ocorrido.

Carnaval Disney na Praça será realizado em Brumado no dia 19 deste mês

Uma programação especial está sendo preparada pela Kezinha Produções para acolher o público infantil e da terceira idade durante a véspera de carnaval em Brumado. No dia 19 de fevereiro, às 18h, será realizada uma festa de carnaval antecipada na Praça Coronel Zeca Leite. O Carnaval Disney na Praça contará com o musical da Turma do Mickey Mouse, pagode, axé, marchinhas e desfile no palco para as crianças que estiverem fantasiadas. A organização do evento se junta com as voluntárias do grupo Unidas Por Edu e solicita de cada folião uma contribuição de 1 kg de alimento ou material de limpeza para a Casa de Apoio às Famílias dos Pacientes com Câncer (CAASE) que fazem tratamento em Barretos. O evento conta com o apoio do comércio, de alguns vereadores e da mídia local. Faça parte dessa festa e ajude uma boa causa. O evento é aberto ao público.

Vereadores de Brumado se reúnem com Embasa para discutirem ampliação de abastecimento Foto: Divulgação

Os vereadores Léo Vasconcelos (PDT), Luiz Carlos (PSD), o Palito, Zé Carlos de Jonas (PT) e Wanderley Amorim (PDT) se reuniram no último sábado (11) com o Gerente de Operação da Embasa, Álvaro Vasconcelos Aguiar, para discutirem a ampliação do Sistema de Abastecimento de Água para diversas comunidades rurais de Brumado. Para o presidente do legislativo, Léo Vasconcelos, a reunião foi um importante momento. “As comunidades rurais necessitam de nossa total atenção, sendo o abastecimento de água uma das principais reivindicações dos moradores. Juntos buscaremos os melhoramentos que forem necessários para garantir uma vida de qualidade e a fixação do homem no campo”, disseram os vereadores.

Preso morre após cair de beliche no presídio de Vitória da Conquista Foto: Blog da Resenha Geral

Um interno de 32 anos morreu na madrugada do último domingo (12), no Conjunto Penal de Vitória da Conquista (CPVC), após cair de um beliche em sua cela. Segundo informações do diretor geral da unidade, Major José Andrade Souza Júnior, o preso provisório Luiz Augusto de Figueiredo Colombini foi encaminhado à enfermaria do CPVC por conta de um mal súbito. No local, ele foi atendido por um auxiliar de enfermagem, sendo socorrido na sequência por uma equipe do Samu, mas acabou falecendo. O corpo de Colombini foi levado para necropsia no Instituto Médico Legal da cidade. O Major explicou que ele estava na cela com seis outros internos, caiu do beliche de concreto e bateu a cabeça. O corpo não apresentava nenhum ferimento aparente. A empresa que administra o Conjunto Penal custeará as despesas funerárias.

Brumado: Empresas e Senai buscam compensar impactos ambientais nas obras do Parque Eólico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Mais de 300 mil sementes de cerca de 100 espécies de árvores já foram colhidas e catalogadas para o replantio na área afetada pelas obras do Parque Eólico, na região do distrito de Cristalândia, em Brumado. O trabalho de compensação ambiental está sendo realizado através de uma parceria entre as empresas envolvidas com o empreendimento, o Senai e a prefeitura, que cedeu o espaço do viveiro municipal para o desenvolvimento das mudas. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o biólogo do Senai, Lailton Câmara, declarou que a proposta é reverter os impactos causados com o empreendimento. Segundo ele, as mudas serão replantadas em toda extensão da área afetada pelo Parque Eólico. Este é o quarto ciclo de monitoramento das espécies promovido pelo Senai no canteiro de obras. 

Brumado: Empresas e Senai buscam compensar impactos ambientais nas obras do Parque Eólico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após as sementes serem recolhidas, são levadas ao canteiro municipal localizado no Parque de Exposições Gilson Brito, onde passam por inspeção, são secadas, armazenadas e catalogadas para, em seguida, serem plantadas. Dentre as sementes, algumas espécies próprias da caatinga que estão sob preservação por estarem em extinção, como o umbuzeiro, o coco licuri, a braúna, a aroeira, o angico e a umburana macho. Há também na caatinga brumadense belas flores, como as bromélias e orquídeas, que estão na lista de árvores de grande relevância para o bioma nacional. 

Brumado: Empresas e Senai buscam compensar impactos ambientais nas obras do Parque Eólico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O biólogo esclareceu que, depois das obras de instalação do parque, as mudas serão replantadas nos locais afetados e o excedente será doado para comunidades, organizações não governamentais e para o público interessado. Além da flora, a parceria de preservação ainda está dando atenção à fauna. Lailton explicou que as serras de densas vegetações servem de lar para animais típicos do sertão, como a onça parda e o gato do mato. Segundo ele, um grupo de técnicos encontrou na localidade uma família de cachorro do mato, animal que não faz parte do bioma da caatinga e é considerado raro na fauna brasileira. A imagem não está disponível, mas tão logo colocará o município nos holofotes por conta da raridade da espécie em um habitat incomum.

Horário de verão chega ao fim no próximo domingo (19) Foto: Neurovasc

Vigente desde outubro do ano passado, o horário de verão chega ao fim no próximo domingo (19). A partir das 0h desta data, os relógios serão atrasados em uma hora nos estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A mudança de horário na estação visa o melhor aproveitamento da luz solar durante o período do verão e, consequentemente, uma economia de energia com o menor consumo entre às 18h e às 21h. Segundo a Agência Brasil, a previsão do governo para este ano é que o horário de verão vá resultar em uma economia de R$ 147,5 milhões. Na última temporada, a medida gerou uma economia de R$ 162 milhões.

Brumado: Prefeitura poda árvores para conter danos em veículos provocados por fezes de aves Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Todos os dias acontecem a alvorada e revoada de andorinhas e pardais na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. São centenas de pássaros que no final da tarde buscam abrigo nas árvores da praça e, ao amanhecer, partem em busca de alimentos e água. No entanto, a beleza da atração tem um preço, pois as árvores que servem de pouso para as aves ficam exatamente na área de estacionamento da praça e dentro do estacionamento do centro administrativo da prefeitura. Por conta disso, os pássaros acabam fazendo suas fezes nos veículos estacionados e as pinturas dos mesmos estariam sendo danificadas. Além dos carros particulares no estacionamento da praça, a frota de veículos da prefeitura também está sofrendo os danos com as fezes das andorinhas e pardais. 

Brumado: Prefeitura poda árvores para conter danos em veículos provocados por fezes de aves Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Diante disso, a administração mandou podar as árvores do prédio administrativo. Os trabalhos foram iniciados na sexta-feira (10). Além da poda, foi retirado um antigo pé de jamelão que ficava dentro do estacionamento administrativo. Algumas pessoas não viram necessidade de retirar a árvore frutífera do local. “Aí já encaro como uma agressão ambiental. Qual culpa tinha esse jamelão pelos estragos nos veículos, se ele ficava no canto do estacionamento, deixando toda a área livre? Penso que a própria secretaria de meio ambiente devia repensar o que foi feito e multar a prefeitura pelo impacto ambiental com o corte da árvore”, reclamou um comerciante da localidade.

Clínica Luiza Feres trabalha com método revolucionário de emagrecimento

O Método de Emagrecimento 5S é um método rápido, saudável e seguro. Você pode perder até 10 kg em um mês. Tem como principal objetivo a desinflamação e reprogramação do hipotálamo, responsável por inúmeras funções, como, por exemplo, o controle do apetite e da saciedade. Com um protocolo exclusivo, o método dispõe de nutrição específica, acompanhamento diário por uma nutricionista certificada, utilização de produtos exclusivos com ativos ortomoleculares e tratamento estético. O tratamento com o método em questão está disponível na Clínica Luiza Feres, que fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 - (77) 99962-3010 - (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Caculé: Prefeito lança 'Bloco na Estrada' durante o período carnavalesco Foto: Tayga Ribeiro/Brumado Notícias

O prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, lançou em Caculé, durante o período que antecede o carnaval, o “Bloco na Estada”. Segundo informou o gestor ao site Brumado Notícias, o objetivo é realizar obras de recuperação de estradas vicinais no município. De acordo com ele, homens e máquinas já estão em diversas localidades realizando obras. “Já colocamos nosso bloco na rua e vamos recuperar as estradas vicinais para garantir trafegabilidade e segurança aos usuários, principalmente, ao homem do campo”, disse. Nos últimos dias, tem chovido significativamente em Caculé e o setor de infraestrutura está trabalhando também na recuperação de vias públicas na zona urbana.

Brumado: Prefeitura tranca carro do Conselho Tutelar e pode contratar táxi para o setor Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura de Brumado realizou cortes em vários setores como parte do plano de contenção de despesas. Dentre esses cortes, o site Brumado Notícias apurou que pode estar o motorista que prestava serviços ao Conselho Tutelar. Desde o início do ano, o veículo de propriedade do órgão tem ficado retido no estacionamento do prédio administrativo da prefeitura. A alegação é de que as despesas de combustível com a manutenção do carro ajudariam a elevar o balancete das contas. No entanto, nossa reportagem apurou que o carro tinha uma despesa mensal de combustível estimada em menos de R$ 1 mil. Com o salário do motorista, a despesa do transporte do órgão não passaria de R$ 2,5 mil por mês. Com o corte, a prefeitura pretende privatizar o serviço com a contratação de um táxi para atender o setor, o que já ocorria antes da aquisição do carro próprio. Porém, na época, as despesas estavam acima do triplo do valor com o serviço próprio. Vale ressaltar que o carro do Conselho Tutelar chegou ao município juntamente com um kit fornecido pelo governo federal em 2014, contendo o veículo, um computador e outros itens utilizados na sede do órgão. Nos últimos dias, sem o motorista e com o carro retido, os conselheiros estão sendo transportados em veículos da prefeitura. Nossa reportagem tentou contato com a secretária de desenvolvimento social para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Praias de Itacaré impressionam pela beleza e trilhas em Mata Atlântica Foto: Rafaela Ribeiro/G1

Itacaré, no sul da Bahia, é um lugar para quem busca sossego e contato pleno com a natureza. Mas a cidade turística, que integra a Costa do Dendê, também acolhe quem vive em busca de adrenalina e esportes radicais. Ondas perfeitas, como as da praia da Tiririca, atraem surfistas de todas as partes do Brasil e do mundo, e a calmaria da maré na Praia da Concha é um convite ao banho relaxante e à prática de Stand upl Paddle. Ancorada no ecoturismo, Itacaré é um dos grandes destinos turísticos do estado e recebe aproximadamente 130 mil turistas ao ano, segundo dados da Secretaria de Cultura do município. Do total, 90 mil turistas vão à cidade durante o verão, alta estação que ocorre nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março. De acordo com a Secretaria de Cultura, a cidade conta com 7.500 leitos em hotéis em mais de 90 meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas, além de 25 flats, cinco campings e oito hostels. De acordo com o G1, os turistas podem visitar 14 praias, a maioria semi desertas, em um cenário que além do mar, inclui trilhas em meio a Mata Atlântica que dão acesso a algumas das praias. As que ficam no perímetro urbano são as mais visitadas da cidade com destaque para a praia da Concha, Resende, Tiririca, e Ribeira. Entre as mais afastadas, estão a Prainha, Jeribucaçu, Engenhoca, Havaizinho e Itacarezinho, mas que também são bastante frequentadas. Além de ir às praias, os visitantes podem se aventurar em esportes radicais na cidade e em distritos no entorno. À noite, as opções de lazer estão na rua da Pituba, onde se concentra a maior parte dos bares, restaurantes, pizzarias da cidade, que além de uma culinária local, regional e internacional disponibilizam música ao vivo com artistas locais.

Bolsa Família: Governo acha 1,5 milhão com renda ainda menor Foto: André Coelho/Agência O Globo

Até mesmo no pente-fino feito pelo governo do presidente Michel Temer (PMDB) ano passado, com o objetivo de descobrir beneficiários que mentiam sobre a renda para continuar recebendo o Bolsa Família, o fenômeno do empobrecimento apareceu. Ao cruzar diversas bases de dados, a fiscalização encontrou 1.570.963 famílias que, ao contrário do foco da investigação, tinham renda menor que a declarada. E, por isso, teriam direito a benefícios maiores do que recebiam. No geral, eram pessoas que haviam sido demitidas no último ano e não comunicaram a nova condição ao governo, o que pode ser feito com a atualização do cadastro na Assistência Social do município. O número de famílias nessa situação (1,5 milhão) corresponde a 46% da quantidade que caiu na malha fina por inconsistência nos dados informados: 2,2 milhões. De acordo com o jornal O Globo, desse total flagrado por alguma inadequação identificada no pente-fino, 470 mil tiveram o benefício cancelado automaticamente por desrespeitarem as regras do programa, 655 mil foram bloqueados para cumprir pendências e 1,1 milhão entraram no processo de averiguação, ainda em curso.

Aracatu: Bandidos arrombam caixa eletrônico do Bradesco Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Bandidos arrombaram um caixa eletrônico do Bradesco na cidade de Aracatu, no sudoeste da Bahia, na noite do último sábado (11). Segundo apurou o site Brumado Notícias, a polícia militar foi acionada e ao chegar ao local confirmou a o arrombamento. O crime somente foi descoberto com a chegada da polícia. O Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado foi acionado e realizou a perícia no local. A quantia roubada não foi divulgada. A polícia civil já iniciou as investigações. 

Aracatu: Bandidos arrombam caixa eletrônico do Bradesco Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Arquivo