Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Agência bancária fecha e clientes são pegos de surpresa em Vitória da Conquista Foto: Diário do Sudoeste

A agência do Banco do Brasil localizada na Avenida Regis Pacheco, em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, fechou nesta sexta-feira (10) e vários clientes da unidade que foram ao local em busca de atendimento foram pegos de surpresa. De acordo com o G1, a agência é uma das 12 unidades que o Banco do Brasil informou, em novembro de 2016, que seriam encerradas na Bahia. A medida, aprovada pelo Conselho de Administração da empresa, faz parte de uma proposta de reestruturação da empresa para cortar despesas. O banco também disse que transformaria outras 33 unidades do estado em postos de atendimento em 2017. A agência fechada nesta sexta em Conquista tinha cerca de 9 mil clientes e atendia a cerca de 12 mil usuários. De acordo com informações do sindicato dos bancários, alguns funcionários que trabalhavam no local foram transferidos para outras unidades.O sindicato informou, ainda, que o fechamento prejudica clientes e funcionários e afirmou que o tempo de espera para atendimento nas demais unidades da cidade deve aumentar.

Reajustes salariais abaixo da inflação têm maior patamar desde 2008 Foto: Heloise Hamada/G1

O ano de 2016 foi o pior dos últimos 9 anos para os reajustes salariais, segundo o Salariômeto, projeto da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), a partir de dados do Ministério do Trabalho. Em meio à recessão e ao aumento do desemprego, quase metade (47,6%) das mais de 19 mil negociações salariais das diversas categorias de trabalhadores resultaram em reajustes abaixo da inflação, o maior percentual anual já registrado pelo levantamento, que tem início em 2008. Trata-se de uma reversão de uma tendência que vinha nos anos em que a economia brasileira ia bem e o país tinha pleno emprego. Até 2014, a grande maioria das categorias conseguia aumentos salariais acima da inflação. Em 2014, quando o pais ainda vivia uma situação de quase pleno emprego, apenas 4,3% das categorias fecharam aumentos abaixo da inflação, segundo a pesquisa da Fipe. O percentual de reajustes salariais abaixo da inflação no mercado formal em 2016 foi quase o dobro do registrado em 2015, quando 26% das negociações resultaram em aumentos de salários abaixo da inflação medida pelo INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) – indicador usado como principal referência para aos reajustes salariais. De acordo com o G1, menos de um terço (29,9%) das negociações fechadas no ano passado ficaram acima do INPC, ou seja, garantiram aumento real, e 22,5% ficaram iguais, repondo a inflação acumulada em 12 meses até a data-base de cada categoria.

Prefeito Eduardo Vasconcelos estabelece diálogo produtivo com o Poder Legislativo Foto: Divulgação

Em Brumado, o prefeito Eduardo Vasconcelos (PSB) está adotando uma série de medidas com a criação de uma pauta positiva. Um dos pontos principais é o estabelecimento de um diálogo produtivo com o Legislativo, fazendo com que haja uma sintonia entre os dois poderes. Nesse sentido, foi realizada nessa semana uma reunião, no gabinete municipal, que contou com a presença dos vereadores para tratar de assuntos e ações urgentes, os quais precisam de uma união de forças para que sejam operacionalizados. Escola em Tempo Integral, mudanças na educação e ações estruturantes foram alguns dos assuntos apresentados pelo gestor. Um dos assuntos que ocupou quase toda pauta foi a formação do consórcio regional para que seja implantada a Policlínica de Especialidades e o funcionamento da UTI. A reunião foi extremamente produtiva e o prefeito ficou satisfeito com a reciprocidade. Esse tipo de procedimento deverá ter continuidade com reuniões periódicas.

A agência de classificação de risco Standard and Poor's (S&P) anunciou nesta sexta-feira (10) que decidiu manter a nota de crédito soberano do Brasil em "BB" - dois degraus abaixo do grau de investimento - e reafirmou a perspectiva negativa para o rating do país. Já a nota da Petrobras foi elevada de “B+” para “BB-“, um degrau abaixo da nota do Brasil, com perspectiva estável. “Os consideráveis desafios fiscais e econômicos no Brasil implicam na necessidade de um comprometimento mais firme nas políticas”, disse a agência em nota. “Apesar do progresso do ajuste fiscal no médio prazo sob o governo Temer, a continuidade de incertezas políticas, maiores pressões fiscais dos governos locais e a fraqueza da economia implicam em um ajuste mais lento e prolongado”, acrescentou. De acordo com o G1, a perspectiva negativa foi mantida devido aos riscos de que a estratégia do governo para estabilizar a economia e sua posição fiscal pode ser diluída após três anos de recessão e desdobramentos das investigações envolvendo corrupção.

Chuva forte causa alagamentos e transtornos em Vitória da Conquista Foto: TV Sudoeste

A chuva forte que atinge a cidade de Vitória da Conquista desde terça-feira (7) causou estragos na quinta-feira (9), deixando ruas alagadas e com muita lama. Segundo a estação meteorológica da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), choveu 34,8 milímetros nas últimas 24 horas. Desde o início do mês foram quase 40 milímetros, 62% da média esperada para o mês de fevereiro, que é de 64,5 milímetros. De acordo com o G1, os transtornos foram registrados em alguns bairros, como no Nova Cidade e no Vila América. Segundo o Climatempo, a previsão é de que o tempo continue com períodos de nublado, e chuva a qualquer hora. A temperatura na cidade deve variar entre 18°C e 24°C.

Bebê de apenas 42 dias morre após ser estuprado no Maranhão Foto: Blasting News

Um bebê recém-nascido morreu depois de ter sido estuprado em sua própria casa na cidade de Grajaú, no Maranhão. Segundo a mãe da criança, de apenas 42 dias de vida, o bebê passou mal e foi levado para o Centro Médico de Imperatriz. Segundo o Blasting News, a criança ficou quatro dias internada na unidade de saúde e não resistiu. De acordo com a mãe, o menino chegou a evacuar sangue. A perícia confirmou que a criança foi estuprada após exumação do corpo. O principal suspeito está foragido.

Homem morre após passar mal em ônibus dentro do terminal rodoviário de Caetité Foto: Marcos Oliveira/Sudoeste Bahia

Um homem de 46 anos, identificado como Odílio Alves de Jesus, passou mal e morreu dentro de um ônibus no terminal rodoviário da cidade de Caetité, no sudoeste baiano. O caso aconteceu na tarde de quinta-feira (9). De acordo com o Sudoeste Bahia, os passageiros acionaram o Samu 192, mas a vítima morreu no local. Odílio estava acompanhando do pai, que disse que ele tinha problemas no coração. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Guanambi. A vítima morava na zona rural de Malhada e retornava para casa depois de fazer exames de rotina na cidade de Vitória da Conquista.

Brumado: Após 90 dias de trégua, região do Mercado Municipal volta a ser alvo de bandidos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os noventa dias de tranquilidade na região do Mercado Municipal e da Feira Livre de Brumado foram quebrados na última sexta-feira (03), após uma dupla de assaltantes armados fazer um arrastão em uma churrascaria. Na localidade, também foi registrado o arrombamento de um caminhão de entrega de produtos de supermercados. O site Brumado Notícias esteve no local e conversou com o coordenador Manoel Gonçalves Neto. O mesmo declarou que, apesar das ocorrências criminosas, conta com o apoio irrestrito da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) e da Guarda Civil Municipal (CGM) na promoção da segurança no mercado. “Tanto que nos últimos três meses, com a prisão do elemento que vinha causando terror no mercado, não tivemos mais registros de delitos por aqui”, disse o coordenador. Ele argumentou que as últimas ações foram bem orquestradas pelos marginais que aproveitaram para atuar no horário de almoço e troca dos policiais e guardas. “Já estamos no encalço dos autores desses crimes e tal logo a polícia e a nossa guarda municipal darão uma resposta aos usuários do nosso mercado e à comunidade brumadense”, garantiu.

Menina de 13 anos morre após ser baleada pelo namorado em Vitória da Conquista Foto: Blog do Anderson

Uma menina de 13 anos morreu ontem (9), após ser baleada na cabeça, dentro da casa onde morava, no bairro Campinhos, na cidade de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. De acordo com informações da Polícia Militar, o namorado da jovem teria sido o autor do crime. Ainda conforme a PM, vizinhos da vítima relataram que ela estava grávida. Testemunhas contaram que a vítima discutia com o suspeito, quando o rapaz atirou nela e depois fugiu do imóvel. Ainda não há informações sobre a identidade do suspeito. A PM informou que agentes da 78ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizam buscas na região, à procura do namorado da adolescente. Até o fechamento desta reportagem, o suspeito ainda não havia sido encontrado. De acordo com o G1, o corpo da vítima foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) da região, onde será periciado. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Secretaria de Recursos Hídricos vai solicitar análises para comprovar odor da água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário municipal de recursos hídricos, Rodrigo Vasconcelos, declarou em entrevista ao site Brumado Notícias que está buscando junto à Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) uma resposta quanto ao problema do mau cheiro da água que está chegando nas torneiras das residências da cidade.  O secretário disse que serão solicitadas da concessionária análises laboratoriais para comprovar se o odor da água não apresenta risco à saúde pública, levando em consideração que alguns populares começaram a se queixar de irritações e coceiras na pele após o banho. “Temos que tomar todas as precauções, pois envolve a saúde pública. No momento, não há motivo para pânico, vamos aguardar a resposta da própria Embasa”, afirmou o secretário.

Mulher é presa com 37 kg de drogas em ônibus em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 29 anos foi presa com 37 kg de drogas em um ônibus na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária federal (PRF), a mulher levava 36 kg de maconha e um quilo de cocaína em uma bolsa e dentro de uma caixa que estavam no compartimento de cargas do ônibus abordado pelos policiais. Ela foi identificada como dona da droga e admitiu que levava os entorpecentes para Aracaju (SE), onde receberia R$ 2.500 pelo transporte. A mulher saiu da rodoviária de São Paulo (SP). Ela foi encaminhada com as drogas para a delegacia de Vitória da Conquista.

Vereadora Ilka Abreu conquista limpeza de aguadas em comunidades rurais de Brumado Foto: Divulgação

A vereadora Ilka Abreu (PR) está celebrando a conquista de limpeza de cerca de 30 aguadas em comunidades rurais, no interior de Brumado. Na última quarta-feira (08), a parlamentar brumadense esteve no gabinete do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) recepcionando a equipe técnica do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no intuito de programar o início das atividades, que devem ocorrer a partir da próxima semana. “A limpeza das aguadas faz parte do programa de ação de convivência com a seca, desenvolvido em várias cidades do sertão nordestino. Ele chega a Brumado para ajudar as famílias necessitadas de abastecimento em suas localidades”, esclareceu a vereadora. Através de sua parceria com o deputado federal José Rocha (PR), a parlamentar também está articulando emendas para serem aplicadas na área da infraestrutura na sede do município.

Coelba informa sobre desligamento de energia no Bairro Olhos D'água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fornecimento de energia elétrica será interrompido no sábado (11), de 7h30 às 13h30, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Estados Unidos, Av. João Paulo I, Fazenda Baixão, Rua Adolfo José dos Santos, Rua Albino Viana, Rua Ana Angélica Costa, Rua Carlos Cotrim Leite, Rua Fidelcino Abrantes de Oliveira, Rua Francisco R. Lima, Rua Hermes Santos, Rua José Castro Leite, Rua Manoel Fernandes dos Santos, Rua Sebastião Meira Lobo, e Rua Senegal. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia.

Unidade do Hemoba de Brumado funcionará em horário especial no sábado (11)

No próximo sábado (11), a unidade do Hemoba em Brumado funcionará em horário especial, de 7h às 12h, para atendimento aos candidatos à doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea. A Unidade de Coleta e Transfusão fica localizada na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, no Bairro Jardim Brasil. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. Para mais informações, ligue (77) 3441-1363.

Avião com Aécio Neves faz pouso de emergência em São Paulo Foto: Reprodução/Veja

Uma aeronave pertencente a uma empresa de táxi aéreo que levava o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), a São Paulo fez um pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos na noite de quinta-feira e tanto o parlamentar quanto o piloto do avião saíram ilesos do incidente, informou a assessoria do senador.Em publicação na conta do tucano no Twitter, a assessoria de Aécio disse que o parlamentar estava a caminho de São Paulo, onde se reuniria com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O avião havia decolado de Brasília e foi alugado pelo PSDB. “A aeronave de táxi aéreo alugada pelo PSDB fez pouso de emergência no Aeroporto de Guarulhos. Os pilotos e o senador estão bem”, informou a equipe do senador mineiro. De acordo com a Veja, Aécio é apontado como possível candidato tucano à Presidência da República em 2018, depois de ter sido derrotado no segundo turno da disputa de 2014 pela petista Dilma Rousseff. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também é visto como postulante à candidatura tucana ao Palácio do Planalto no ano que vem.

Homem de 32 anos tem parada cardíaca em academia de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Livramento de Nossa Senhora, um homem de 32 anos teve um infarto enquanto praticava atividade física em uma academia da cidade. O caso ocorreu na quinta-feira (9), por volta de 15h. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, apesar das manobras de reanimação cardíacas que foram realizadas por socorristas do Samu 192, Aparecido Silva Pires chegou no Hospital Municipal sem vida. Ele teve uma parada cardíaca. Morador da comunidade de Santa Cruz, Aparecida possuía histórico de problemas no coração.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Em reunião com Vítor Bonfim, vereadores buscam obras de abastecimento de água para Brumado Foto: Heckel Júnior

Em reunião realizada no início desta semana, o Secretário Estadual de Agricultura, Vítor Bonfim (PDT), recebeu uma comitiva de vereadores brumadenses composta por Wanderley Amorim (PDT), Luís Carlos (PSD), o Palito, e José Carlos de Jonas (PT). Na reunião foram dados os encaminhamentos para a ampliação de sistemas de abastecimento de água que atenderão a localidades da zona rural de Brumado. As intervenções beneficiarão as comunidades de Ariri I e II; Lagoa Velha; Riachão/Terreiro Duro; Covas de Mandioca; Jatobá e Arrecifinho. Ao todo, serão beneficiadas em torno de 200 famílias. “O abastecimento das populações da zona rural é uma das prioridades do governador Rui Costa. Por isso, temos realizado um esforço conjunto para viabilizarmos obras importantes, a exemplo da ampliação da Barragem de Cristalândia e a extensão da adutora do algodão, que já atende ao município de Caetité e tem uma terceira etapa autorizada. É a partir deste ponto que solicitamos uma extensão até Brumado, para podermos levar a água do Rio São Francisco às localidades de Samambaia, Pé do Morro, Papagaio, Lagoa do Caldeirão, Burro Morto, Baixa da Baraúna, Lagoa do Alto, Junco I e Junco II, Umbuzeiro e Reprezo, Floresta, Agrestinho, Boi Morto, Marquinho, Lagoa do São João, Casado, José Gomes e Ubiraçaba", destacou o secretário.

Achei Tour: A sua agência de viagens e turismo no sudoeste baiano

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. A Achei Tour fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 206, 1º Andar, Sala 104, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Brumado: Secretaria Meio ambiente punirá autores de queimada de umbuzeiros no Apertado no Morro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota ao site Brumado Notícias, o secretário de meio ambiente do município de Brumado, Rodrigo Cunha Vasconcelos, declarou que a equipe técnica do setor tomou conhecimento da denúncia de uma queimada criminosa de umbuzeiros na região do Bairro Apertado do Morro. Segundo foi constatado pela pasta no local, cerca de cinco árvores nativas foram indevidamente cortadas e queimadas para dar lugar a um projeto de loteamento de terrenos na localidade. O secretário disse que já notificou os responsáveis pelas ações e os mesmos serão multados pela ação indiscriminada que culminou na queimada dos umbuzeiros, árvores símbolo de resistência da caatinga.

Corolla GLI acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Corolla GLI, 1.8, 2010/2010. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brumado: Embasa diz que alteração no odor da água é proveniente da decomposição da vegetação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota de esclarecimento enviada ao site Brumado Notícias, a Embasa informou que a alteração no odor da água fornecida em algumas localidades de Brumado é proveniente da rápida decomposição da vegetação existente no lago da Barragem de Cristalândia, que fornece água para o município. Medidas corretivas para reduzir a carga orgânica da barragem e eliminar os efeitos desses componentes durante o tratamento já estão sendo adotadas. A Embasa esclareceu ainda que suas estações de tratamento atendem aos critérios determinados pelo Ministério da Saúde e que a água distribuída à população encontra-se com os padrões bacteriológicos e físico-químicos de cor e turbidez em conformidade com os determinados pela legislação vigente. Amostras da água estão sendo analisadas a cada duas horas nos laboratórios da empresa situados na estação de tratamento de Brumado, na unidade da Caetité e também no Laboratório Central da Embasa em Salvador.

Comunidade CARP realiza Acampamento de Carnaval em Brumado

Entre os dias 25 e 28 de fevereiro, a Comunidade CARP realizará o Acampamento de Carnaval com o tema “Eucaristia fonte de Santidade” em Brumado. Segundo a organização do evento, serão dias de profunda experiência do amor de Deus. Haverá celebração da Santa Missa, lual, noite cultural, show, pregações e muito mais. As inscrições podem ser feitas na loja da CARP, localizada no fundo da Igreja Matriz. Os ingressos custam R$ 60, incluso café da manha, almoço e jantar. Os interessados podem ligar para (77) 3441-5610.

Usuários cobram organização e agilidade na Central de Marcação em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pacientes da rede pública do município de Brumado estão madrugando nas filas da Central de Marcação a fim de conseguirem senhas para atendimentos no setor. Em entrevista ao site Brumado Notícias, eles reclamaram da falta de organização e agilidade nos atendimentos, além da pequena quantidade de senhas que são distribuídas diariamente para atender a demanda da comunidade. Por volta de 10h desta quinta-feira (09), havia dezenas de pessoas na calçada aguardando para serem atendidas somente a partir de 14h. “Isso é por que chegamos aqui às 5h da madrugada e já tinhas outras dezenas de pessoas em nossa frente que estão sendo atendidas”, disseram a nossa reportagem. 

Usuários cobram organização e agilidade na Central de Marcação em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os próprios usuários desenvolveram um sistema de ordem de chegada com papelão para não haver tumulto do lado de fora do setor. “Isso era o que eles deveriam fazer, mas tratam a gente como bicho, debaixo de sol e chuva”, protestaram. Na porta de entrada da Central de Marcação há um informe sobre o limite de 40 senhas na parte da manhã - sendo 25 normais e 15 prioritárias. Já na parte da tarde são 25 senhas disponíveis - 15 normais e 10 prioritárias. A portaria também especifica sobre a documentação para o recebimento de senha e quanto ao cartão do SUS. Nossa reportagem tentou contato com o secretário de saúde para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Arquivo