Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Guanambi: Bandidos fazem família de empresário refém e agridem vítimas em busca de dinheiro

Na última terça-feira (17), por volta de 23h, um empresário foi abordado por três indivíduos encapuzados e armados. Eles invadiram a residência do empresário e fizeram seus três filhos e sua esposa reféns. A casa fica localizada em um loteamento em frente ao Hospital Regional de Guanambi. De acordo com a Rádio 96 FM, os marginais agrediram o empresário com coronhada, tapas e pontapés. Uma das crianças chegou a ser amarrada e agredida com golpes de facão. O dono da casa foi obrigado a levar os indivíduos até a sua oficina mecânica. No total, o grupo roubou R$ 700 em espécie, três cheques que totalizam R$ 1200, um notebook, um celular, uma TV, equipamentos de trabalho, vários eletrodomésticos e um a par de sapatos. Além disso, os criminosos roubaram uma caminhonete de cor branca e placa MOM 4554. Após o roubo, a vítima acionou a polícia, que realizou rondas em busca dos criminosos. Os mesmos não foram encontrados até o momento.

Três policiais foram mortos na Bahia em cinco dias Foto: Reprodução/TV Bahia

Três policiais militares foram mortos em um intervalo de cinco dias em Salvador e Lauro de Freitas. Os casos ocorreram entre os dias 13 e 17 de janeiro e, segundo a corporação, as vítimas foram assassinadas a tiros enquanto estavam de folga. Até agora, somente um suspeito foi preso e outro morto. O último caso ocorreu em uma farmácia do Bairro da Pituba, na capital baiana. De acordo com o G1, o sargento Aldo Carvalho Santos, 46 anos, tinha ido ao local fazer compras quando cinco assaltantes invadiram o estabelecimento. Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), informações preliminares apontam que o policial reagiu e foi baleado pelos criminosos. O secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, afirmou que câmeras da região que possam ter registrado o crime contra o militar estão sendo analisadas. Até a manhã de quarta-feira (18), nenhum suspeito havia sido preso. Desde o início do ano, quatro PMs foram mortos no estado. Em 2016, 23 foram vítimas de homicídios, sendo que somente três estavam de serviço.

Atleta do ciclismo baiano tem bicicleta roubada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em preparativo para disputar a etapa do Campeonato Baiano de Ciclismo 2017, um atleta de Brumado teve a sua bicicleta de competição roubada na noite da última terça-feira (17). O site Brumado Notícias apurou que o ciclista, de 17 anos, treinava com seu primo, de 12 anos, e regressava para casa por volta de 21h, na Avenida João Paulo I. Eles passavam na rotatória ao fundo da sede da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar quando foram abordados por dois elementos armados. “Ele colocou a arma no meu rosto e disse que se eu corresse ele atirava”, contou o ciclista. O atleta disputa a categoria júnior, que começa no mês de março. Agora, sem a sua bicicleta de competição, vê a sua participação ameaçada. A bicicleta do primo, que disputa na categoria mirim, também foi levada pelos marginais. Logo após o roubo, os ciclistas prestaram queixa na delegacia e foram iniciadas as buscas. O apelo do ciclista é para que o autor do crime devolva a bicicleta para que ele possa voltar a treinar e participar do campeonato. “Faço esse apelo para que devolvam minha bicicleta, pois através dela tenho representado nossa cidade a nível estadual. É meu instrumento de competição”.

Viatura vira a caminho de ocorrência de capotamento em Ilhéus Foto: Fábio Roberto Notícias

Uma viatura com dois policiais da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) capotou na BA-001, próximo a região de Ponta da Tulha, no litoral de Ilhéus, região sul da Bahia, na terça-feira (17). Segundo informações da PRE, eles estavam se deslocando para verificar uma ocorrência de capotamento em outro trecho da pista. Ainda de acordo com a PRE, os policias sofreram apenas ferimentos leves, e foram socorridos por uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) para hospitais em Ilhéus. Já o motorista do primeiro acidente não sofreu ferimentos. Ele perdeu o controle de uma caminhonete próximo a Itacaré. De acordo com o G1, o Departamento de Polícia Técnica (DTP) foi acionado para realizar uma perícia no veículo da PRE. Até a manhã desta quarta-feira (18), o motivo do acidente não foi confirmado pela polícia.

Brumado: Ifba antecipa resultado do Processo Seletivo 2017 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ifba divulgou a relação de aprovados no Processo Seletivo 2017, relativa aos cursos técnicos na forma integrada e subsequente. Os resultados estão disponíveis no site www.processoseletivo.ifba.edu.br. Os candidatos também podem acessar o boletim de desempenho, sendo necessário informar o CPF e a senha pessoal. Para interposição de recursos, é preciso encaminhar formulário específico para o e-mail [email protected] até o dia 19 de janeiro. Em relação à antecipação do resultado, que estavam previstos somente para o dia 23, o Reitor em Exercício, Nilton Vasconcelos, informou que “visa proporcionar a simultaneidade com os calendários das demais redes de ensino, propiciando a oportunidade de escolha dos candidatos, como também evitando dispêndios com matrículas em outras instituições de ensino”. É importante que os futuros alunos do IFBA acompanhem os calendários de matrícula dos seus respectivos campi e providenciem a documentação necessária. O resultado final será publicado no dia 20. Em Brumado, as matrículas serão realizadas de 30 de janeiro a 3 de fevereiro, na Coordenação de Registros Acadêmicos, no próprio Campus.

Caculé: Luciano Ribeiro participa de inauguração de quadra poliesportiva Foto: Gisele Quintão

No último sábado (14), a prefeitura municipal de Caculé inaugurou a quadra poliesportiva na comunidade de Água Branca. Várias autoridades participaram do evento, incluindo o prefeito Beto Maradona (DEM), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), vereadores, secretários, equipe escolar, funcionários públicos, presidentes das associações comunitárias e lideres comunitários. O deputado elogiou a administração pelas ações que irão beneficiar a comunidade. “A quadra representa mais que uma obra em si, é um importante meio de convívio e de interação social. A comunidade de Água Branca ganha um espaço para atividades esportivas e eventos culturais, além de entretenimento com mais conforto”, destacou.

Médico brumadense participa de programa da Rede Globo Foto: Reprodução/TV Globo

Nesta quarta-feira (18), o médico infectologista brumadense, Tiago Lôbo Pessoa, participou do programa Bem Estar, da Rede Globo. Considerado um dos maiores infectologistas da Bahia, o médico foi convidado ao programa para falar sobre o surto de Febre Amarela em Minas Gerais e a DXP - Doença do Xixi Preto. Vários casos de DXP foram registrados na Bahia e, segundo os primeiros indícios, ela pode ter ligação com o consumo de peixe e crustáceos infectados por alguma bactéria. O médico respondeu os questionamentos dos apresentadores e dos espectadores, esclarecendo dúvidas sobre as patologias. Embora tenha sido apresentado como sendo de Salvador, ele é brumadense de nascimento.

Adolescente diz que viu a mãe esfaquear o filho no pescoço Foto: Reprodução/Facebook

Suspeita de participação no assassinato de Itaberli Lozano, cujo corpo foi achado carbonizado em um canavial, uma estudante de 15 anos disse à Polícia Civil que presenciou o momento em que a mãe do jovem o matou com uma facada no pescoço, dentro de casa, em Cravinhos (SP). A menor foi liberada após prestar depoimento, mas, segundo o promotor Wanderley Trindade, também responderá pelo homicídio qualificado, assim como a mãe, o padrasto da vítima e outros dois jovens que já estão presos. De acordo com o G1, o Ministério Público considera que o crime foi motivado por homofobia. Para o promotor, a mãe não aceitava o fato de o filho ser homossexual. Já a Polícia Civil sustenta a tese de conflito familiar, alegando histórico de agressões entre ambos. “O crime já está completamente desvendado, só faltam alguns detalhes. A coautoria está bem definida. Todos responderão pelo crime praticado. Quem desferiu o golpe, quem não desferiu, isso é indiferente”, disse Trindade. 

Três veículos são entregues para a secretaria de saúde em Caculé Foto: Tayga Ribeiro/Brumado Notícias

O prefeito do município de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, entregou nesta semana dois novos veículos para a Secretaria Municipal de Saúde. De acordo com a assessoria da prefeitura, por meio de recursos provenientes do Ministério da Saúde/Governo Federal, três veículos já estão auxiliando a secretaria de Caculé na saúde pública. Um Fiat Palio, uma ambulância e uma Pick-up Toro já atendem as demandas no município. Além dos carros, o Governo de Caculé aguarda a chegada de mais uma ambulância, obtida através de emenda parlamentar do deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM), para melhorar ainda mais os serviços prestados à população.

Presidente da República diz que há 'chance zero' de ser atingido por Lava Jato Foto: Andressa Anholete/AFP

O presidente Michel Temer afirmou na segunda-feira, em entrevista à agência de notícias Reuters, que há “chance zero” de que ele seja atingido pelas investigações realizadas pela Operação Lava Jato. “Nós não estamos preocupados. Não há a menor chance disto”, disse. Temer afirmou ainda considerar que os depoimentos de executivos e ex-executivos da Odebrecht – nas quais há a expectativa de que até 200 políticos sejam citados – não ajudam a “estabilidade” (do país), mas que não causariam a paralisação da agenda legislativa ou divisões na coalizão governista. O nome do presidente já foi citado em ao menos dois dos acordos de delação. Segundo o ex-executivo Cláudio Melo Filho, Temer teria pedido “apoio financeiro” para as campanhas do PMDB em 2014 a Marcelo Odebrecht, que teria se comprometido com um pagamento de 10 milhões de reais. Outro ex-executivo do grupo, Márcio Faria, relatou em sua colaboração uma reunião, em 2010, na qual Temer e o deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) teriam pedido recursos para a campanha eleitoral daquele ano em troca de beneficiar a empreiteira em contratos com a Petrobras. O peemedebista nega irregularidades e afirma que todas as doações recebidas foram devidamente registradas. As informações são da Veja.

Brumado: Máquinas danificadas prejudicam recuperação de ruas e estradas esburacadas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ônibus escolares, tratores e caminhões pipa da prefeitura de Brumado estão parados na garagem do setor de obras aguardando manutenção. Com isso, a recuperação de ruas e estradas vicinais que depende de máquinas, como tratores, retroescavadeiras e caçambas, não pode ser executada pela infraestrutura municipal. O site Brumado Notícias não pode entrar no setor de obras, mas do lado de fora registrou e confirmou as informações referentes às maquinas paradas em manutenção no local, que abriga ainda várias ambulâncias há anos. 

Brumado: Máquinas danificadas prejudicam recuperação de ruas e estradas esburacadas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com o secretário de infraestrutura, Renato Mendonça, ele disse que está realizando um levantamento para apresentar um relatório completo de como recebeu a pasta e não pode se pronunciar ainda sobre qualquer assunto interno. Ele garantiu que o relatório será encaminhado ao prefeito e o mesmo tomará as providências cabíveis.

Criminosos 'metralham' sede da PM, explodem banco e fogem com reféns em Carinhanha Foto: Folha do Vale

Criminosos explodiram e roubaram uma agência do Banco do Brasil de Carinhanha, no sudoeste da Bahia, durante a madrugada desta quarta-feira (18).  De acordo com informações passadas ao G1 pela Polícia Militar, o caso ocorreu pouco antes das 2h, no centro da cidade. Após a ação criminosa, dezenas de moradores entraram na agência bancária e registraram imagens do local, que ficou destruído. Segundo a PM, testemuhas contaram que o grupo chegou em cerca de quatro carros. Antes do ataque ao banco, os criminosos ainda atiraram diversas vezes contra a sede da Polícia Militar do município. Não houve registro de feridos na ação. O grupo utilizou dinamites para explodir a agência bancária. Parte do teto caiu. A PM informou que dinheiro da unidade foi roubado, mas não soube precisar a quantia total levada. Na fuga, segundo a polícia, os criminosos ainda renderam moradores que estavam em uma praça da cidade e os levaram como reféns. O grupo ainda deu tiros para cima. De acordo com a PM, as vítimas foram deixadas na saída da cidade. Os criminosos, conforme a PM, ainda espalharam diversos grampos na estrada por onde fugiu com o objetivo de furar pneus de carros da polícia que pudessem segui-los. A PM informou que realizou rondas na região com o apoio de uma guarnição da cidade vizinha de Guanambi, mas nenhum suspeito foi localizado.

Atraso em obras escolares pode atrapalhar início do ano letivo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A maioria dos prédios escolares do município de Brumado está passando por obras de reforma e ampliação que foram iniciadas na gestão passada e ainda não foram concluídas. O atraso pode atrapalhar o início do ano letivo na cidade. O site Brumado Notícias apurou que várias obras estão há meses em andamento e causaram transtornos ao corpo docente para conclusão do ano letivo passado. Focada na educação, a nova administração terá de acelerar o ritmo das obras para oferecer boa estrutura aos alunos. Escolas grandes como a Professora Eni Mafra, no Bairro São Félix, e Sheila Barreto, no centro, ainda estão com as obras de ampliação inacabadas. O colégio construído no Distrito de Ubiraçaba foi inaugurado na última semana de dezembro sem ter recebido a parte de instalação elétrica. Situação parecida na creche que foi inaugurada recentemente no Bairro Irmã Dulce. Mesmo que o período seja de transição de governo e a secretaria de educação ainda esteja arrumando a casa, o objetivo inicial é organizar o calendário escolar acompanhando o ritmo das obras nas unidades de ensino. Nossa reportagem apurou que a administração irá priorizar o acabamento de algumas salas de aula para poder receber os alunos em tempo hábil e no decorrer do ano continuará com as obras. Além do atraso, também levantou informações de que a gestão anterior deixou milhares de livros didáticos e cadeiras acumulando poeira debaixo de uma lona no almoxarifado central do município. A nossa equipe tentou acesso ao almoxarifado para confirmar as denúncias, mas não teve permissão para entrar no recinto. Também tentamos contato com a secretária interina de educação para tratar do assunto, mas a mesma está viajando. Já o secretário municipal de infraestrutura, Renato Mendonça, se limitou a dizer que a secretaria está passando por um processo de remodelação e ainda está apurando o andamento das obras.  

Michel Temer autoriza Forças Armadas em presídios Foto: Magnus Nascimento/Tribuna do Norte

O governo federal autorizou o uso das Forças Armadas no interior de presídios do país. A decisão foi tomada por causa do avanço da crise no sistema penitenciário. Desde o início do ano, chacinas já deixaram mais de 130 detentos mortos. Os militares farão vistorias nas unidades, além de revistas de presos, à procura de armas, facas, celulares e outros objetos proibidos no interior das carceragens. No entanto, ainda há uma questão legal a ser contornada: pela lei, homens das Forças Armadas não podem atuar no interior das unidades, apenas no entorno. Segundo o presidente do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, Renato Sérgio de Lima, seria necessária a edição de um decreto de lei e ordem. O anúncio foi feito pelo presidente Michel Temer após uma reunião com a cúpula da inteligência do governo federal, que envolve 15 órgãos, seis ministros e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica. De acordo com a CBN, o objetivo do encontro era unificar as ações contra o crime organizado. O presidente e o Ministério da Justiça já vinham sendo pressionados pelos estados para o envio de homens da Força Nacional, mas efetivo foi considerado insuficiente. 

Brumado: Prefeitura publica decreto sobre parcelamento de créditos tributários Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Publicado no Diário Oficial do Município, o Decreto 4.944, de 16 de janeiro de 2017, dispõe sobre o parcelamento de créditos tributários no âmbito da Administração Municipal de Brumado, como regulamento à Lei Complementar 02/2006. Segundo a publicação, fica permitido o parcelamento do crédito perante a Fazenda Pública Municipal, resultante de obrigação tributária. No caso de atraso no pagamento de duas parcelas consecutivas, o parcelamento será cancelado automaticamente e novo parcelamento só será possível até o limite máximo de 12 parcelas, porém condicionado ao valor de mínimo de R$ 100 para pessoa física e R$ 300 para pessoa jurídica.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Legislativo estabelece data para pagamento de servidores e fornecedores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Publicada no Diário Oficial do Legislativo, a Portaria 76/2017 dispõe sobre a data de pagamento de servidores e fornecedores da Câmara de Vereadores de Brumado. Segundo a publicação, fica estabelecido que os servidores da casa receberão seus pagamentos até o dia 25 de cada mês. Já os fornecedores do legislativo receberão entre os dias 25 e 30 de cada mês. Em caso de as datas estabelecidas caírem em sábados, domingos ou feriados, o pagamento será prorrogado para o próximo dia útil.

Rolls-Royce pagou propina de R$ 29,8 milhões à Petrobras Foto: Reuters

A multinacional Rolls-Royce pagou US$ 9,3 milhões (o equivalente a R$ 29,8 milhões) em propinas a um operador e a um então diretor da Petrobras no Brasil entre 2003 e 2013. Após o repasse do dinheiro, a empresa britânica venceu concorrências para atuar em projetos de pelo menos seis plataformas da estatal. A informação foi divulgada pelo Departamento de Justiça americano (DOJ), que participou do anúncio da homologação do acordo da companhia britânica hoje com autoridade brasileiras e americanas na Justiça de Londres. Segundo o DOJ, em julho de 2003, executivos da Rolls-Royce compartilharam e discutiram informações confidenciais sobre propostas da concorrência que envolvia a prestação de serviços para a Petrobras. A companhia atuou nas plataformas P-51, P-52, P-53, P-56, PRA-1 e plataforma de mexilhão. Ainda de acordo com os procuradores americanos, em 2003 a Rolls-Royce enviou sua proposta para dois projetos de plataformas da Petrobras. Contudo, ambas foram negadas pela Petrobras por razões técnicas. A negativa levou a empresa a contratar um consultor que teria repassado propina a funcionários da Petrobras para obter os contratos. O DOJ não revela os nomes dos participantes do esquema. Nos documentos, os operadores são tratados como “intermediários” e a referência aos agentes públicos se refere apenas ao cargo que eles ocupavam à época. As informações são do Jornal o Globo.

Prefeitura de Brumado revoga concorrência pública para construção do Parque da Cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A prefeitura municipal de Brumado publicou no Diário Oficial desta terça-feira (17) a revogação da Concorrência Pública 002/2016, que consiste na construção do Parque da Cidade de Brumado. Segundo a publicação, foi detectada a necessidade de se realizar ajustes técnicos no convênio originário da pretensão licitatória e, consequentemente, de proceder com as respectivas alterações no projeto básico integrante do certame. Assim que forem realizadas as modificações pertinentes, um novo aviso de licitação será publicado. A prefeitura obteve uma área de cerca de 100 mil metros quadrados por meio da Superintendência do Patrimônio da União na Bahia para a construção do Parque da Cidade. A área, que atualmente é de domínio da União e fica localizada ao lado do campus do Ifba, na Fazenda Santa Inês, passará a ser de domínio municipal.

Brumado: Homem sai de casa no sábado (14) e desaparece Foto: Divulgação

Leandro Ferreira Silva, de 25 anos, saiu de casa por volta de 13h30 do último sábado (14) para dar uma volta de bicicleta e não voltou. O caso foi registrado na delegacia no final da manhã desta terça-feira (17). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, familiares ligaram no celular de Leandro e outra pessoa atendeu dizendo que deu carona ao jovem e que o mesmo estava aparentemente desorientado. Leandro é pai de duas crianças, uma de três anos e outra de dois meses. Quem tiver alguma informações sobre o paradeiro do jovem, pode entrar em contato com a polícia através do 197.

Jovem rouba igreja e vai preso em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um jovem de 24 anos foi preso após invadir e roubar dinheiro de uma paróquia em Vitória da Conquista, município na região sudoeste da Bahia. O jovem confessou o crime em depoimento à polícia na segunda-feira (16). O crime ocorreu na sexta-feira (13), e na quinta (12) ele havia ligado para a paróquia e informado sobre o roubo que iria cometer. Segundo informações da polícia, o jovem contou que entrou na paróquia por uma janela e pegou o dinheiro, cerca de R$ 1.100, dentro de um armário na secretaria da igreja. O padre da paróquia, que preferiu não se identificar, disse que o jovem é dependente químico e era ajudado pela comunidade da igreja. Ainda de acordo com o padre, o jovem costumava fazer ameaças para conseguir dinheiro da igreja. De acordo com o G1, o suspeito foi preso pela Polícia Militar na sexta-feira (13), e encaminhado para a delegacia, onde ele prestou depoimento e confessou o crime. O jovem será indiciado por furto qualificado e terá a prisão preventiva solicitada pela polícia.

Juiz determina arquivamento de inquérito sobre furto de galinhas em Aracatu

Em novembro do ano passado, um homem identificado foi flagrado após roubar seis galinhas de uma fazenda no município de Aracatu. A vítima seguiu o rastro deixado pelo acusado e encontrou os animais sendo cozidos na casa do acusado. Ao ser surpreendido, ele ofereceu R$ 50 à vítima para que ela não acionasse a polícia. A vítima não aceitou o valor ofertado e o meliante foi conduzido à delegacia de Brumado, onde foi lavrado o flagrante. O Ministério Público requereu o arquivamento do inquérito alegando que nos casos de furto famélico (furto para matar a fome) a doutrina e a jurisprudência vêm decidindo pela exclusão da ilicitude do crime. O juiz Genivaldo Alves Guimarães verificou que não há justa causa para o ajuizamento de ação penal, determinando o arquivamento dos autos.

Enem 2017 não servirá como certificação do ensino médio

O ministro da Educação, Mendonça Filho, confirmou nesta terça-feira (17) que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não servirá mais como meio para se obter uma certificação de conclusão do ensino médio. “A notícia deve ser oficializada amanhã, a separação do Enem em relação ao Encceja [Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos]”, disse Mendonça Filho após sair de uma reunião com a ministra Cármen Lúcia, presidente do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o ministro, o Encceja, que já é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) todos os anos como meio de certificação de conclusão do Ensino Fundamental, será ampliado para servir também como certificação do Ensino Médio já a partir do segundo semestre deste ano. “O Enem não servirá como instrumento de certificação e conclusão de Ensino Médio e sim como instrumernto de acesso ao ensino superior... [pois] termina exigindo de um jovem ou de adulto que queira a certificação no ensino médio mais do que seria necessário, é uma imposição de um ônus, de ter que ter um conhecimento a mais, para aqueles que só querem ter uma certificação no Ensino Médio”, disse Mendonça Filho.

Paciente engole barata ao tomar leite com chocolate no Hospital Regional de Guanambi Foto: Imagem Ilustrativa

No último final de semana, uma mulher denunciou que sua filha, que estava internada no Hospital Regional de Guanambi, no sudoeste baiano, engoliu uma barata ao beber leite com chocolate em pó. “Misturaram tanto o chocolate para dissolver no leite que minha filha engoliu uma parte da barata. A outra parte ficou no copo”, disse a mãe. De acordo com o Folha do Vale, a direção da unidade de saúde ainda não se pronunciou sobre o caso.

Números divulgados pelo Ministério da Justiça apontam que, somados, os quatro presídios federais do país estão a 303 vagas de atingirem a capacidade máxima. O número representa cerca de 36,4% do total de vagas nas unidades. Cada uma das unidades tem capacidade para receber 208 presos – somados, os presídios têm 832 vagas. Segundo o ministério, atualmente, há 529 presos ocupando vagas em presídios federais. Atualmente, há quatro presídios federais no Brasil, localizadas em Mossoró, no Rio Grande do Norte; Porto Velho, em Rondônia; Catanduvas, no Paraná; e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. De modo geral, as penitenciárias federais abrigam presos que não poderiam ficar nas unidades prisionais dos estado por questões de segurança. A transferência de presos considerados perigosos de presídios onde houve rebeliões e mortes nas últimas semanas é tratada com prioridade pelo governo federal e pelos governos estaduais. De acordo com o G1, na última sexta-feira (13), por exemplo, 32 presidiários foram transferidos de Manaus (AM) para presídios federais.

Arquivo