Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Secretaria de Recursos Hídricos vai solicitar análises para comprovar odor da água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário municipal de recursos hídricos, Rodrigo Vasconcelos, declarou em entrevista ao site Brumado Notícias que está buscando junto à Empresa Baiana de Água e Saneamento (Embasa) uma resposta quanto ao problema do mau cheiro da água que está chegando nas torneiras das residências da cidade.  O secretário disse que serão solicitadas da concessionária análises laboratoriais para comprovar se o odor da água não apresenta risco à saúde pública, levando em consideração que alguns populares começaram a se queixar de irritações e coceiras na pele após o banho. “Temos que tomar todas as precauções, pois envolve a saúde pública. No momento, não há motivo para pânico, vamos aguardar a resposta da própria Embasa”, afirmou o secretário.

Mulher é presa com 37 kg de drogas em ônibus em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PRF

Uma mulher de 29 anos foi presa com 37 kg de drogas em um ônibus na BR-116, trecho de Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Segundo a Polícia Rodoviária federal (PRF), a mulher levava 36 kg de maconha e um quilo de cocaína em uma bolsa e dentro de uma caixa que estavam no compartimento de cargas do ônibus abordado pelos policiais. Ela foi identificada como dona da droga e admitiu que levava os entorpecentes para Aracaju (SE), onde receberia R$ 2.500 pelo transporte. A mulher saiu da rodoviária de São Paulo (SP). Ela foi encaminhada com as drogas para a delegacia de Vitória da Conquista.

Vereadora Ilka Abreu conquista limpeza de aguadas em comunidades rurais de Brumado Foto: Divulgação

A vereadora Ilka Abreu (PR) está celebrando a conquista de limpeza de cerca de 30 aguadas em comunidades rurais, no interior de Brumado. Na última quarta-feira (08), a parlamentar brumadense esteve no gabinete do prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) recepcionando a equipe técnica do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (DNOCS) no intuito de programar o início das atividades, que devem ocorrer a partir da próxima semana. “A limpeza das aguadas faz parte do programa de ação de convivência com a seca, desenvolvido em várias cidades do sertão nordestino. Ele chega a Brumado para ajudar as famílias necessitadas de abastecimento em suas localidades”, esclareceu a vereadora. Através de sua parceria com o deputado federal José Rocha (PR), a parlamentar também está articulando emendas para serem aplicadas na área da infraestrutura na sede do município.

Coelba informa sobre desligamento de energia no Bairro Olhos D'água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fornecimento de energia elétrica será interrompido no sábado (11), de 7h30 às 13h30, no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Serão atingidos os seguintes locais: Av. Estados Unidos, Av. João Paulo I, Fazenda Baixão, Rua Adolfo José dos Santos, Rua Albino Viana, Rua Ana Angélica Costa, Rua Carlos Cotrim Leite, Rua Fidelcino Abrantes de Oliveira, Rua Francisco R. Lima, Rua Hermes Santos, Rua José Castro Leite, Rua Manoel Fernandes dos Santos, Rua Sebastião Meira Lobo, e Rua Senegal. O desligamento será necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período da interrupção de energia.

Unidade do Hemoba de Brumado funcionará em horário especial no sábado (11)

No próximo sábado (11), a unidade do Hemoba em Brumado funcionará em horário especial, de 7h às 12h, para atendimento aos candidatos à doação de sangue e/ou cadastro de medula óssea. A Unidade de Coleta e Transfusão fica localizada na Rua Manoel Fernandes dos Santos, 87, no Bairro Jardim Brasil. Para doar sangue, o voluntário deve estar em boas condições de saúde, pesar 50 quilos ou mais e ter idade entre 16 e 69 anos - menores de 18 anos devem estar acompanhados por um responsável legal. É necessário estar bem alimentado, tendo, preferencialmente, ingerido alimentos sem gordura, e portar um documento oficial com foto (RG, carteira de trabalho, carteira de motorista ou de reservista) em bom estado de conservação. Para mais informações, ligue (77) 3441-1363.

Avião com Aécio Neves faz pouso de emergência em São Paulo Foto: Reprodução/Veja

Uma aeronave pertencente a uma empresa de táxi aéreo que levava o presidente do PSDB, o senador Aécio Neves (MG), a São Paulo fez um pouso de emergência no aeroporto de Guarulhos na noite de quinta-feira e tanto o parlamentar quanto o piloto do avião saíram ilesos do incidente, informou a assessoria do senador.Em publicação na conta do tucano no Twitter, a assessoria de Aécio disse que o parlamentar estava a caminho de São Paulo, onde se reuniria com o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. O avião havia decolado de Brasília e foi alugado pelo PSDB. “A aeronave de táxi aéreo alugada pelo PSDB fez pouso de emergência no Aeroporto de Guarulhos. Os pilotos e o senador estão bem”, informou a equipe do senador mineiro. De acordo com a Veja, Aécio é apontado como possível candidato tucano à Presidência da República em 2018, depois de ter sido derrotado no segundo turno da disputa de 2014 pela petista Dilma Rousseff. O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, também é visto como postulante à candidatura tucana ao Palácio do Planalto no ano que vem.

Homem de 32 anos tem parada cardíaca em academia de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Livramento de Nossa Senhora, um homem de 32 anos teve um infarto enquanto praticava atividade física em uma academia da cidade. O caso ocorreu na quinta-feira (9), por volta de 15h. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, apesar das manobras de reanimação cardíacas que foram realizadas por socorristas do Samu 192, Aparecido Silva Pires chegou no Hospital Municipal sem vida. Ele teve uma parada cardíaca. Morador da comunidade de Santa Cruz, Aparecida possuía histórico de problemas no coração.

Praticook: O maior showroom saudável de Brumado

Quer perder peso com saúde e de uma maneira gostosa e natural? Então conheça os kits de emagrecimento da Praticook. Tem para todos os gostos e necessidades: Kit de Lanches, Kit Detox Semilíquido, Kit Detox Convencional, Kit Hipocalórico, Kit Sopa Detox e Kit Semanal Light. Na loja, que é o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Em reunião com Vítor Bonfim, vereadores buscam obras de abastecimento de água para Brumado Foto: Heckel Júnior

Em reunião realizada no início desta semana, o Secretário Estadual de Agricultura, Vítor Bonfim (PDT), recebeu uma comitiva de vereadores brumadenses composta por Wanderley Amorim (PDT), Luís Carlos (PSD), o Palito, e José Carlos de Jonas (PT). Na reunião foram dados os encaminhamentos para a ampliação de sistemas de abastecimento de água que atenderão a localidades da zona rural de Brumado. As intervenções beneficiarão as comunidades de Ariri I e II; Lagoa Velha; Riachão/Terreiro Duro; Covas de Mandioca; Jatobá e Arrecifinho. Ao todo, serão beneficiadas em torno de 200 famílias. “O abastecimento das populações da zona rural é uma das prioridades do governador Rui Costa. Por isso, temos realizado um esforço conjunto para viabilizarmos obras importantes, a exemplo da ampliação da Barragem de Cristalândia e a extensão da adutora do algodão, que já atende ao município de Caetité e tem uma terceira etapa autorizada. É a partir deste ponto que solicitamos uma extensão até Brumado, para podermos levar a água do Rio São Francisco às localidades de Samambaia, Pé do Morro, Papagaio, Lagoa do Caldeirão, Burro Morto, Baixa da Baraúna, Lagoa do Alto, Junco I e Junco II, Umbuzeiro e Reprezo, Floresta, Agrestinho, Boi Morto, Marquinho, Lagoa do São João, Casado, José Gomes e Ubiraçaba", destacou o secretário.

Achei Tour: A sua agência de viagens e turismo no sudoeste baiano

Na Achei Tour você encontra as melhores opções para viagens, incluindo passagens aéreas (nacionais e internacionais), reservas de hospedagens (nacionais e internacionais), locações e fretamentos (veículos e aeronaves), cruzeiros marítimos, UTI aérea e muito mais. Além da garantia de viajar através de uma agência de viagens, na Achei Tour você recebe todo tipo de orientação, sobre emissão de passaporte, vistos e seguros de viagens. A Achei Tour fica localizada na Rua Coronel Tibério Meira, 206, 1º Andar, Sala 104, em Brumado. O telefone é (77) 3441-6027. Passe agora mesmo na agência e confira todos os pacotes turísticos disponíveis para fazer a sua viagem dos sonhos. Acesse o nosso site e confira os nossos pacotes de viagens: www.acheitour.com.br.

Brumado: Secretaria Meio ambiente punirá autores de queimada de umbuzeiros no Apertado no Morro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota ao site Brumado Notícias, o secretário de meio ambiente do município de Brumado, Rodrigo Cunha Vasconcelos, declarou que a equipe técnica do setor tomou conhecimento da denúncia de uma queimada criminosa de umbuzeiros na região do Bairro Apertado do Morro. Segundo foi constatado pela pasta no local, cerca de cinco árvores nativas foram indevidamente cortadas e queimadas para dar lugar a um projeto de loteamento de terrenos na localidade. O secretário disse que já notificou os responsáveis pelas ações e os mesmos serão multados pela ação indiscriminada que culminou na queimada dos umbuzeiros, árvores símbolo de resistência da caatinga.

Corolla GLI acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Corolla GLI, 1.8, 2010/2010. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brumado: Embasa diz que alteração no odor da água é proveniente da decomposição da vegetação Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota de esclarecimento enviada ao site Brumado Notícias, a Embasa informou que a alteração no odor da água fornecida em algumas localidades de Brumado é proveniente da rápida decomposição da vegetação existente no lago da Barragem de Cristalândia, que fornece água para o município. Medidas corretivas para reduzir a carga orgânica da barragem e eliminar os efeitos desses componentes durante o tratamento já estão sendo adotadas. A Embasa esclareceu ainda que suas estações de tratamento atendem aos critérios determinados pelo Ministério da Saúde e que a água distribuída à população encontra-se com os padrões bacteriológicos e físico-químicos de cor e turbidez em conformidade com os determinados pela legislação vigente. Amostras da água estão sendo analisadas a cada duas horas nos laboratórios da empresa situados na estação de tratamento de Brumado, na unidade da Caetité e também no Laboratório Central da Embasa em Salvador.

Comunidade CARP realiza Acampamento de Carnaval em Brumado

Entre os dias 25 e 28 de fevereiro, a Comunidade CARP realizará o Acampamento de Carnaval com o tema “Eucaristia fonte de Santidade” em Brumado. Segundo a organização do evento, serão dias de profunda experiência do amor de Deus. Haverá celebração da Santa Missa, lual, noite cultural, show, pregações e muito mais. As inscrições podem ser feitas na loja da CARP, localizada no fundo da Igreja Matriz. Os ingressos custam R$ 60, incluso café da manha, almoço e jantar. Os interessados podem ligar para (77) 3441-5610.

Usuários cobram organização e agilidade na Central de Marcação em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Pacientes da rede pública do município de Brumado estão madrugando nas filas da Central de Marcação a fim de conseguirem senhas para atendimentos no setor. Em entrevista ao site Brumado Notícias, eles reclamaram da falta de organização e agilidade nos atendimentos, além da pequena quantidade de senhas que são distribuídas diariamente para atender a demanda da comunidade. Por volta de 10h desta quinta-feira (09), havia dezenas de pessoas na calçada aguardando para serem atendidas somente a partir de 14h. “Isso é por que chegamos aqui às 5h da madrugada e já tinhas outras dezenas de pessoas em nossa frente que estão sendo atendidas”, disseram a nossa reportagem. 

Usuários cobram organização e agilidade na Central de Marcação em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os próprios usuários desenvolveram um sistema de ordem de chegada com papelão para não haver tumulto do lado de fora do setor. “Isso era o que eles deveriam fazer, mas tratam a gente como bicho, debaixo de sol e chuva”, protestaram. Na porta de entrada da Central de Marcação há um informe sobre o limite de 40 senhas na parte da manhã - sendo 25 normais e 15 prioritárias. Já na parte da tarde são 25 senhas disponíveis - 15 normais e 10 prioritárias. A portaria também especifica sobre a documentação para o recebimento de senha e quanto ao cartão do SUS. Nossa reportagem tentou contato com o secretário de saúde para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Policia Civil de Brumado recaptura ex-primeira-dama do tráfico foragida de Feira de Santana Foto: Lay Amoirm/Brumado Notícias

Equipes da Polícia Civil de Brumado lotadas na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) recapturaram nesta quinta-feira (09) Telma de Jesus Santos, 43 anos, que havia fugido do Conjunto Penal de Feira de Santana em 2015, quando foi beneficiada com o indulto de Natal. Em maio de 2010, ela esteve presa na cidade de Brumado, flagrada com 8 kg de maconha prensada. Segundo disse a polícia ao site Brumado Notícias, na época, Telma era conhecida no meio do crime como primeira-dama do tráfico por conta do seu relacionamento com o comandante do tráfico na cidade, conhecido como Djaga. Na abordagem de hoje, Telma se apresentou ao investigador com o nome de Joana Fagundes da Silva, motivo pelo qual responderá também pela prática do crime de falsidade ideológica. Ela permanecerá na carceragem da delegacia de Brumado até ser reconduzida ao Conjunto Penal de Feira de Santana.

No WhatsApp, Bolsonaro diz que não irá visitar filho na Papuda Foto: Lula Marques/Facebook

Na eleição para presidente da Câmara, no último dia 2 de fevereiro, o deputado Jair Bolsonaro (PSC-RJ) teve apenas quatro votos e terminou na última colocação entre os seis que pleiteavam o cargo. Ele não teve nem mesmo o voto do filho, Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), que não compareceu à sessão. No dia da votação, no plenário, o fotógrafo Lula Marques, registrou uma imagem do celular de Jair Bolsonaro. Nele, uma conversa dura com o filho, por meio do aplicativo WhatsApp. Lula Marques cedeu as fotos ao site da revista Veja. O registro começa assim. “Papel de filho da puta que você está fazendo comigo. Tens moral para falar do Renan? Irresponsável (Jair tem um filho chamado Renan)”. A cobrança continua: “Mais ainda, compre merdas por aí. Não vou te visitar na Papuda”. O pai ainda se mostra preocupado com o que o filho estaria fazendo naquele momento. “Se a imprensa te descobrir aí, e o que está fazendo, vão comer seu fígado e o meu. Retorne imediatamente”. Somente aí Eduardo Bolsonaro responde para o pai. E não gostou de ser comparado com o meio-irmão. “Quer me dar esporro tudo bem. Vacilo foi meu. Achei que a eleição só fosse semana que vem. Me comparar com o merda do seu filho , calma lá”. A imagem termina com uma pergunta do pai. “Voto em JHC ou João Fernando Coutinho?”

Rodrigo Maia pegou R$ 1 milhão em propina da OAS, aponta PF Foto: Reprodução

A Polícia Federal concluiu investigação sobre o presidente da Câmara, deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) na Operação Lava Jato e apontou indícios de corrupção passiva e de lavagem de dinheiro. A informação foi revelada pelo “Jornal Nacional”, da TV Globo. A investigação da PF teve origem em mensagens de celular entre Maia e o empreiteiro Léo Pinheiro, ex-presidente da OAS. Segundo o inquérito da PF, em troca de propina de 1 milhão de reais, o parlamentar teria defendido interesses da empreiteira no Congresso, entre 2013 e 2014, como apresentar uma emenda à uma Medida Provisória que definia regras para a aviação regional, em benefício da construtora. O “Jornal Nacional” ainda informou que Rodrigo Maia pediu à empreiteira doações eleitorais no valor de 1 milhão de reais em 2014. O dinheiro teria sido repassado oficialmente à campanha de César Maia, pai do presidente da Câmara. Os investigadores suspeitam que a estratégia foi usada para ocultar a origem da propina da empreiteira. A PF sustenta que há ‘fortes indícios de corrupção passiva e lavagem de dinheiro’ por parte de Maia. Maia afirmou que “nunca recebeu vantagem indevida para votar qualquer matéria na Câmara”. Segundo ele, “ao longo dos cinco mandatos como deputado federal, sempre votou de acordo com orientação da bancada ou com a própria consciência”.

Prefeito de Palmas de Monte Alto pretende decretar falência financeira no município

O prefeito da cidade de Palmas de Monte Alto, Manoel Rubens Vicente da Cruz (PSD), esteve na última segunda-feira (6), na Câmara Municipal de Vereadores, prestando conta dos primeiros 36 dias de governo. Segundo o gestor, a situação das contas do município é tão absurda que ele poderia decretar falência financeira. Manoel Rubens disse aos parlamentares que só no INSS o rombo ultrapassa os R$ 11 milhões. O prefeito pediu apoio dos vereadores para tirar o município do caos em que se encontra. O gestor ainda elencou vários problemas, como a frota de veículos sucateada.

Brumado: Na Unopar você também pode ingressar com a nota do Enen

A Unopar de Brumado informa a todos os interessados em ingressar neste semestre e que realizaram o Exame Nacional do Ensino Médio - Enem de 2015 a 2016 que os mesmos poderão utilizar a nota do Enem para se matricular sem precisar realizar a prova do vestibular e ainda garantir a promoção “Matrícula sem pagar nada agora”. Se você ainda não realizou a sua inscrição, ligue agora para o polo da Unopar de Brumado e garanta sua matrícula: (77) 3441-7979 ou (77) 99949-5503. Unopar: mais próxima para você ir mais longe!

TCM aciona ex-prefeito de Érico Cardoso no Ministério Público Foto: Reprodução

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) julgou parcialmente procedente a denúncia formulada por cidadãos do município de Érico Cardoso contra o ex-prefeito João Paulo de Souza (PT) por diversas irregularidades cometidas no exercício de 2011. O relator do processo, Fernando Vita, determinou a formulação de representação ao Ministério Público Estadual contra o gestor para que seja apurada a ocorrência de ato ilícito quanto ao não recolhimento da contribuição previdenciária dos servidores municipais e imputou multa de R$ 10 mil. A relatoria comprovou que a prefeitura não procedeu ao devido recolhimento da parte patronal do INSS, não repassando o montante de 8% descontados dos vencimentos dos servidores municipais. Foi confirmada ainda a acumulação indevida de cargos pelo ex-prefeito. No exercício de 2011, além do recebimento do subsídio como prefeito, João Paulo manteve três vínculos remunerados como médico. A equipe técnica identificou também que foram gastos R$ 10.186,24 em áreas não abrangidas por procedimento licitatório realizado para contratação de limpeza pública e conservação de estradas vicinais. Ainda cabe recurso da decisão.

País ampliará oferta de vacina contra influenza Foto: Divulgação

O ministério da Saúde vai ampliar a oferta da vacina contra influenza em 2018: de 60 milhões de doses anuais para 80 milhões. Porém ainda não foram definidos os grupos adicionais que terão direito a receber a vacina pelo Sistema Único de saúde (SUS). Hoje, na rede pública, a vacinação contra influenza é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Para atender à demanda, o Instituto Butantan vem realizando modernizações em sua fábrica, segundo o diretor da instituição, Jorge Kalil. De acordo com o G1, em 2016, o vírus influenza H1N1 matou 1.982 pessoas. Ao todo, 10.625 casos foram notificados. O balanço quase alcançou os números de 2009, quando o H1N1 se tornou uma pandemia e matou 2.060 brasileiros. A composição da vacina de influenza muda todo ano porque o vírus da gripe passam por mutações frequentes. Todo ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) faz uma previsão de quais serão os vírus Influenza que devem circular no inverno do hemisfério norte e do hemisfério sul com base em amostras de pacientes coletadas em centros sentinela distribuídos em todo o mundo.

TCM aprova com ressalvas contas do ex-prefeito Tito Eugênio

O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) concedeu provimento ao pedido de reconsideração formulado pelo prefeito de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso de Castro (PDT), para modificar a decisão inicial que opinou pela rejeição das contas relativas ao exercício de 2015, e aprovou as contas com ressalvas. O relator do parecer, conselheiro Paolo Marconi, manteve a multa imputada de R$ 6 mil. No recurso, o gestor contestou o único ponto do relatório que motivou a rejeição: a abertura de créditos especiais sem prévia autorização legislativa, apresentando novas justificativas e documentações. A relatoria entendeu que não houve criação de novo elemento de despesa na Lei Orçamentária, o que descaracteriza o crédito aberto como especial. Com isto, a irregularidade que motivou a rejeição das contas foi desfeita.

Taxas de juros do cartão e cheque especial caem Foto: AFP

As taxas de juros das operações de crédito caíram pelo segundo mês seguido em janeiro, na esteira da redução dos juros básicos (Selic), segundo a Associação Nacional dos Executivos de Finanças, Administração e Contabilidade (Anefac). No caso do cartão de crédito, a taxa média caiu de 453,74% ao ano em dezembro, para 441,76%, em janeiro. A taxa deste mês é a menor desde abril de 2016, de acordo com o levantamento. Também foram reduzidos os juros do cheque especial, de 314,51% ao ano para 309,24%, e do comércio, de 98,50% ao ano para 97,61%. Considerando todas as linhas de crédito para a pessoa física, a taxa de juros média geral passou de 8,16% ao mês (156,33% ao ano) em dezembro de 2016 para 8,12% ao mês (155,20% ao ano) em janeiro de 2017 - a menor desde julho de 2016. De acordo com o G1, no caso das linhas para pessoa jurídica, a taxa de juros média geral também caiu, de 74,32% ao ano em dezembro de 2016 para 73,92% ao ano, em janeiro de 2017 - a menor taxa de juros desde junho de 2016. Das três linhas de crédito pesquisadas, duas tiveram suas taxas de juros reduzidas no mês (capital de giro e desconto de duplicatas) e uma teve sua taxa de juros elevada no mês (conta garantida).

Arquivo