Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Governo federal muda critérios para decretar emergência e calamidade pública Foto: Reprodução

O governo federal alterou os critérios para que estados e municípios decretem situação de emergência ou calamidade pública. Segundo a Agência Brasil, o Ministério da Integração Nacional informou que o objetivo é diminuir a burocracia no processo de reconhecimento do quadro emergencial e garantir o apoio complementar do governo. As novas regras foram divulgadas nesta quarta-feira (21) no Diário Oficial da União (DOU). Os desastres passam a ser classificados em três níveis de intensidade: pequena, média e grande. Os de pequena e média intensidade caracterizam situação de emergência, quando há danos humanos ou prejuízos econômicos que podem ser superados pelos entes federativos.  Já os desastres de grande intensidade são aqueles cujo reestabelecimento da normalidade necessita da mobilização e da ação coordenada das três esferas do Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sindpec). Esses casos são automaticamente definidos como calamidade pública. Os prazos para o reconhecimento da situação de emergência por parte do governo federal também foram modificados: para desastres súbitos, os pedidos devem ser encaminhados no prazo de 15 dias após o registro das ocorrências – antes, prefeitos e governadores tinham apenas dez dias para solicitar ajuda. Já no caso dos desastres graduais ou de evolução crônica, o pedido pode ser feito entre 10 e 20 dias, contados a partir da data do decreto do ente federado. O reconhecimento continua vigente por 180 dias após publicação no Diário Oficial da União.

Brumadenses se mobilizam à procura de Kauã Souza Foto: Divulgação

O garoto Kauã Souza, de apenas 10 anos de idade, está desparecido desde às 14h da última terça-feira (20). Familiares informaram ao site Brumado Notícias que o garoto saiu para comprar uma lata de tinta para uma vizinha acerca de 400 metros da casa onde mora com a família no Loteamento Malhada Branca e não foi mais visto. A criança saiu de casa trajando uma camiseta roxa com listras pretas e um short verde. Desesperados, os familiares estão percorrendo a cidade, com o apoio do Conselho Tutelar. Eles também prestaram queixa na polícia. Os munícipes estão colaborando fazendo uma corrente e divulgando a imagem do garoto para que ele possa ser encontrado. Quem tiver informações a respeito do paradeiro de Kauã pode entrar em contato com a família através dos contatos: (77) 99935-6249, (77) 99702-4672 ou (77) 99911-8836.

Garota de 13 anos mata homem a facadas em Guanambi Foto: Semas Guanambi

Uma adolescente de 13 anos é acusada de matar um homem a facadas, na tarde dessa terça-feira (20), no bairro da Massaranduba, em Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo o 17º Batalhão de Polícia Militar (BPM), ela afirma que Reinaldo Ferreira Ramos, 24, tentou abusá-la sexualmente e lhe agrediu com um tapa no rosto. A garota ressalta que o atingiu no braço e no peito com golpes de faca, como legítima defesa. De acordo o Sudoeste Bahia, em depoimento à polícia, a adolescente afirmou que, no momento em que sofreu a agressão, usava a faca para cortar carne. Após o chamado de populares, Ramos foi levado ao Hospital Regional de Guanambi, mas não resistiu. Seu corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML) da cidade enquanto a jovem foi levada para o Conselho Tutelar.

Professores de Malhada de Pedras protestam na prefeitura por pagamento de salários Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Com o salário do mês em atraso e ainda sem receberem o 13º salário, professores da rede municipal da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, promoveram protestos e foram direto à prefeitura cobrar os vencimentos nesta quarta-feira (21). O município atravessa um momento de recesso econômico e crise política à parte do que acontece no país, uma vez que no mês de novembro o prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, o eleito a vice, André Paca (PSD), e outros prestadores de serviços foram presos na Operação Vigilante da Polícia Federal. Com poucas atividades econômicas e baixa oferta de emprego, o comércio local se vale dos vencimentos dos professores para se manter em funcionamento. Com a prisão, o prefeito renunciou ao cargo, passando a gerência do município para as mãos do vice-prefeito, Paulo César Paca (PSD). Segundo apurou o site Brumado Notícias, com as dívidas acumuladas, o atual gestor ainda não conseguiu quitar por completo a folha do município.

94°CIPM realiza Operação de Fim de Ano  em Caetité Foto: Reprodução

Em Caetité, a 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) dará início nesta quarta-feira (21) a Operação Natal e Fim de Ano. Na cidade, haverá um policiamento voltado exclusivamente para atender o comércio local, uma vez que o fluxo de pessoas e vendas aumenta durante o período de final de ano. O Policiamento Operacional será acrescido do Policiamento Motorizado e do Policiamento Operacional a Pé a fim de transmitir maior sensação de segurança à comunidade. Este é o segundo ano que a 94ª CIPM, juntamente com a Câmara de Dirigentes Lojistas, aplica a operação no município. A ação se estende até o dia 31 de dezembro.

Brumado: Prefeito inaugura campo society e sistema de telefonia móvel no Povoado de Correias Foto: Divulgação

Cumprindo agenda de final de ano, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), acompanhado de membros do governo, esteve na tarde do último domingo (18), no Povoado de Correias, para entregar para a comunidade um moderno campo society e o sistema de telefonia móvel, obtidos através de recursos da própria prefeitura. Uma partida comemorativa foi realizada a fim de marcar a solenidade e os moradores da comunidade fizeram questão de agradecer o empenho da administração para concretização das demandas. A agenda de compromissos do prefeito continua e se intensificará ainda mais até o dia 29, com inúmeras inaugurações no município.

Verão começou às 7h44 e vai até dia 20 de março de 2017 Foto: Carolina Lopes/G1

O verão começa às 7h44 desta quarta-feira (21) e vai até o dia 20 de março de 2017, às 7h29. O meteorologista Alexandre Nascimento, do Climatempo, diz que o verão de 2017 terá predomínio de temporais e temperaturas mais amenas em relação aos anos anteriores, em vídeo no site do portal que traz as previsões. “A situação será muito diferente dos últimos anos, quando o Brasil teve graves problemas por causa da falta de chuva no verão. Já está chovendo e está bem menos quente do que em 2015 e 2014”, informou o site do Climatempo. De acordo com Nascimento, o verão traz o máximo de radiação solar chegando ao Hemisfério Sul. É durante o verão que cai a maior parte da chuva na maior parte do Brasil, quando se forma o corredor de umidade da Amazônia carregado de calor e muita umidade, provocando chuvas principalmente no Centro-Oeste e Sudeste. Aumenta a chuva ainda no Nordeste, principalmente no extremo norte da região. A maior parte das chuvas se concentrará em janeiro e fevereiro. O verão terá o predomínio do fenômeno La Niña, que começou no final de novembro e vai enfraquecer até o final do verão. Esse fenômeno mudará o cenário em comparação com o verão anterior, quando choveu mais no Sul e fez muito calor em todo o Brasil.

Brumadense está na lista de espera para transplante de coração em São Paulo Foto: Reprodução/Facebook

Há muitos anos o brumadense Genivaldo Portela, conhecido como Coco, sofre com problemas cardiovasculares devido à Doença de Chagas. Ele está internado no Hospital Dante Pazzanese de Cardiologia, em São Paulo, por conta de complicações no seu estado de saúde. A boa notícia é que em breve ele terá um novo coração. O brumadense já utiliza um CDI - aparelho capaz de monitorar e tratar os ritmos anormais do coração, que podem representar risco de vida. Genivaldo aguarda o órgão e tem prioridade na lista de espera.

O índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 (IPCA-15), considerado uma prévia da inflação oficial, perdeu força de novembro para dezembro, ao passar de 0,26% para 0,19%, segundo informou o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta quarta-feira (21). Foi o menor IPCA-15 para os meses de dezembro desde 1998, quando registrou 0,13%. O IPCA-15 fechou o ano em 6,58%. De acordo com o G1, em dezembro do ano passado, o Índice de Preços ao Consumidor - Amplo 15 havia ficado em 1,18%.

Antes de passar o executivo, prefeito de Brumado deve inaugurar Nova Central dos Conselhos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Antes de passar o comando do executivo ao próximo gestor, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), deve inaugurar algumas obras importantes, dentre as quais a Nova Central dos Conselhos. O prédio, localizado no centro da cidade, agrega o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), o Conselho Municipal dos Direitos das Pessoas Idosas (COMDIB), o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMDICA), o Conselho Tutelar e o Programa de Fortalecimento Familiar (PROFAMILIA). O imóvel foi reformado e restaurado, ganhando novo piso, banheiros, banheiros de acessibilidade para idosos e portadores de deficiência, área de luz, rampas de acessibilidade, janelas novas e novos departamentos. A solenidade de inauguração está agendada para o dia 27 de dezembro.

Governo da Bolívia culpa empresa e piloto por acidente da Chapecoense Foto: Reprodução

A empresa e o piloto do avião da LaMia, que caiu com 77 passageiros no fim de novembro em Medellín (Colômbia), foram considerados os "responsáveis diretos" do acidente, segundo informe oficial do governo boliviano divulgado nesta terça-feira (20). As informação são da Agência France-Press. “A conclusão é contundente, a responsabilidade direta de toda essa eventualidade recai sobre o piloto e sobre a empresa”, disse o ministro de Obras Públicas e Serviços, Milton Claros, em coletiva de imprensa. Além disso, a investigação estabeleceu que Celia Castedo, a funcionária da agência nacional boliviana de aviação civil(AASANA, na sigla em espanhol) que autorizou o voo apesar das irregularidades, “lamentavelmente descumpriu seus deveres e isso também prescreve uma punição”. No acidente, que aconteceu em 29 de novembro na Colômbia, morreram 71 das 77 pessoas que estavam a bordo, entre elas o piloto, jogadores e dirigentes da Chapecoense, assim como jornalistas.

Engenheiro agrônomo assume gerência do escritório regional da Adab de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O engenheiro agrônomo Alexandro de Arruda Monteiro assume a gerência do escritório da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (ADAB) em Brumado, após exoneração de Márdio David Alves. Natural de Canavieiras e com formação na cidade de Cruz das Almas, Alexandro atuava na gerência do escritório da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), na cidade de Santa Maria da Vitória. Apenas esperando sua matrícula junto à ADAB estadual, o agrônomo, já instalado no escritório brumadense, falou em entrevista ao site Brumado Notícias sobre os desafios de atuar em um órgão fiscalizador em defesa da saúde, através do consumo de derivados de origem animal e vegetal. Alexandro exaltou a atuação do seu antecessor e garantiu que dará continuidade as ações de combate ao abate clandestino de animais e a comercialização de carne clandestina. O novo gerente já manteve contato com a câmara de vereadores, mas voltará a se reunir com os novos parlamentares que assumirão na próxima gestão. Ele também irá agendar encontros com o promotor público estadual, com o novo prefeito, com as associações comunitárias rurais, sindicatos rurais e o conselho municipal de desenvolvimento rural sustentável a fim de se adequar a realidade local.

Arrecadação cresce e chega a R$ 102,245 bilhões em novembro

A arrecadação de impostos e contribuições federais chegou a 102,245 bilhões de reais em novembro. Na comparação com novembro do ano passado, houve um pequeno aumento real (descontada a inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA) de 0,1%. De acordo com a Agência Brasil, no acumulado do ano, a arrecadação continua em queda. De janeiro a novembro, chegou a 1,162 trilhão de reais, com queda real de 3,16% em relação ao mesmo período de 2015. As informações foram divulgadas nesta terça-feira pela Secretaria da Receita Federal. Novembro foi o segundo mês consecutivo de crescimento da arrecadação tributária. Em outubro, o governo arrecadou 148,7 bilhões de reais, o maior volume de recursos já registrado para o mês. O resultado foi impulsionado pelo programa de regularização de ativos, também conhecido como repatriação. O chefe do Centro de Estudos Tributários e Aduaneiros da Receita Federal, Claudemir Malaquias, concede entrevista esta tarde sobre os dados da arrecadação de novembro.

Brumado: Deputado Arthur Maia viabiliza água para as comunidades de Umburanas e Várzea de Areia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma emenda do deputado federal Arthur Maia (PPS), no valor de R$ 1 milhão, foi empenhada para construção de uma Estação de Tratamento de Água e implantação de sistemas de abastecimento de água nos povoados de Umburanas e Várzea de Areia, no distrito de Cristalândia, na zona rural de Brumado. A emenda foi proposta ao Orçamento Geral da União de 2016 e será executada pela Prefeitura Municipal. As localidades beneficiadas carecem de um sistema que permita o acesso à água de qualidade e a emenda proporcionará uma melhor qualidade de vida aos habitantes. O deputado salientou que a emenda será de suma importância para as comunidades carentes que serão assistidas. 

Chapecoense publica vídeo de agradecimento a clubes Foto: Reprodução/Youtube

A Chapecoense divulgou na terça-feira (20), em seus canais oficiais na internet, um vídeo de agradecimento aos clubes brasileiros pelas homenagens e pela solidariedade prestadas após a tragédia com o avião que levava a equipe catarinense a Medellín, na Colômbia, no último dia 29. No vídeo, que tem pouco mais de 1 minuto, a Chapecoense exibe em seus vestiários, na Arena Condá, uniformes utilizados por equipes da Série A na última rodada do Brasileiro de 2016, com o escudo da equipe catarinense e mensagens de solidariedade, como “Força Chape”. De acordo com o jornal O Globo, nesta quarta-feira (21), em mais uma homenagem à Chapecoense, a equipe catarinense receberá da Conmebol o troféu de campeã da Copa Sul-Americana de 2016. A decisão de conferir o título ao clube brasileiro, segundo comunicado da própria Conmebol, foi motivada por um pedido do Atlético Nacional de Medellín, que enfrentaria a equipe catarinense na decisão do torneio, cancelada após a tragédia com o voo da LaMia que fez 71 vítimas fatais - 19 mortos eram jogadores da Chape.

Brumado: Onze presos são transferidos da cadeia para o presídio de Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com sentenças condenatórias, onze presos que estavam custodiados na cadeia de Brumado foram transferidos na última terça-feira (20) para o novo presídio da cidade de Vitoria da Conquista. Os presos foram escoltados em duas viaturas da própria Policia Civil. Com a saída dos mesmos, a cadeia, que estava com cerca de 35 detentos, fica agora com 24. Apesar da diminuição, o local ainda está com lotação acima da capacidade, que é para 16 pessoas.

Mineradores de Caetité pedem reparação pela contaminação por urânio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A fim de garantir o ressarcimento dos danos morais, existenciais e materiais sofridos pelos trabalhadores, o Sindicato dos Mineradores de Brumado e Microrregião (Sindmine) entrou com uma ação civil pública contra a estatal federal Indústrias Nucleares do Brasil (INB). Eles pedem a implementação de assistência médica integral e reparações aos trabalhadores e ex-trabalhadores, incluindo os terceirizados, expostos à contaminação por substâncias radioativas na extração de urânio em Caetité, no sudoeste baiano. “Durante as etapas do processo produtivo, os trabalhadores encontram-se submetidos a condições laborais que facilitam o contato com a radiação ionizante e com os produtos químicos utilizados no beneficiamento do urânio, colocando-os em risco de contrair doenças relacionadas a essa exposição”, explica Pedro Mahin, sócio do escritório que representa o sindicato na ação ao Bahia Notícias. As amostras coletadas na fazenda Lagoa Real apontavam uma quantidade quatro vezes superior ao limite permitido para consumo humano, segundo dados da Organização Mundia de Saúde (OMS) e do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama).

Brumado: Legislativo encerra 2016 com aprovação do parecer das contas de 2014 do executivo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por 11 votos favoráveis e 2 contrários, a Câmara de Vereadores de Brumado aprovou na noite da última segunda-feira (19) o parecer do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) referente ao exercício financeiro de 2014, na gestão do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT). A votação secreta, com cédulas depositadas em urna, aprovou o projeto de decreto legislativo de 015/2016, de autoria da Comissão de Finanças e Orçamento. Na última semana, em sessão extra, por pouco o prefeito não teve as contas do exercício de 2013 reprovadas - foram 6 votos favoráveis e 7 contrários ao parecer do TCM. No entanto, seriam necessários 9 votos contrários ao parecer para reprovação. 

Brumado: Legislativo encerra 2016 com aprovação do parecer das contas de 2014 do executivo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito fez críticas aos parlamentares que votaram contra o parecer do órgão e chegou a acusar que havia jogo de interesses na votação. O gestor cobrou uma votação nominal, transparente, para que, em caso de rejeição, o parlamentar do voto contrário pudesse justificar seu voto e apresentar falhas que desabonassem as contas da administração. No entanto, após intensas reuniões antes da votação da última sessão, houve um consenso que resultou na aprovação da maioria das contas de 2014. A sessão de ontem (19) foi exclusiva para votação do parecer e logo em seguida foi transformada em sessão solene, durante a qual o presidente Alessandro Lôbo (PRB) e alguns vereadores apresentaram um breve relatório de seus mandatos durante o ano. Para a maioria dos parlamentares foi também uma sessão de despedida, já que não conseguiram se reeleger para a próxima legislatura. Ao final, os presentes participaram de um coquetel de confraternização.

UTI Neonatal do hospital de Brumado começa a ter equipamentos instalados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Esta semana foi iniciada a instalação dos equipamentos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal (UTI-Neo), no Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Além dos leitos, a unidade também está recebendo todos os aparelhos que dão suporte para as equipes médicas que atuarão na unidade. O polo regional de Brumado, que agrega mais 20 municípios, receberá 20 leitos de UTI através do consórcio regional, em parceria com o governo do estado, que irá arcar com 40% dos custos de manutenção. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a assessoria de comunicação do governo ainda não divulgou a nova data para inauguração das UTIs, mas a mesma deve ocorrer ainda na primeira quinzena de janeiro do próximo ano.

Com tornozeleira eletrônica, mulher é presa com drogas em ônibus em Vitória da Conquista Foto: PRF

Uma mulher de 24 anos foi flagrada em posse de maconha e pasta base de cocaína, dentro de um ônibus, na altura do km 330 da BR-116, trecho do município de Vitória da Conquista, região sudoeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, a mulher estava usando uma tornozeleira eletrônica no momento da prisão. Ainda de acordo com a polícia, ela já tem duas passagens por tráfico de drogas, e cumpria pena em Fortaleza, com restrição de se aproximar de presídios. O ônibus em que a mulher foi flagrada seguia de São Paulo, com destino a capital do Ceará. Junto com ela foram apreendidos 8,5 kg de maconha, e 1 kg de pasta base de cocaína. De acordo com o G1, após a prisão, a mulher foi encaminha para delegacia de Vitória da Conquista. Em depoimento para polícia, ela informou que iria receber R$ 2 mil pelo transporte da droga. O material apreendido seria entregue para uma pessoa que reconheceria ela ao chegar em Fortaleza. 

Câmara de Vereadores de Brumado realiza duas sessões extras na quinta-feira (22) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PRB), publicou edital de convocação informando sobre a realização de sessões extraordinárias designadas para a próxima quinta-feira (22). As sessões acontecem às 9h e às 9h30. Na primeira reunião, será apresentado o Projeto de Lei 030/2016, que institui o Plano Diretor Municipal, de autoria do Executivo. Além disso, será votado em primeira discussão o Projeto de Lei 028/2016, que altera denominação de logradouros públicos situados no município de Brumado, de autoria dos vereadores José Carlos dos Reis (PSB) e Márcio Moreira (PSB). Também será votado em primeira discussão o projeto de Lei 029/2016, que redefine e ratifica denominação de logradouros públicos, no Bairro Esconso, de autoria do vereador José Ribeiro Neves (PT). Por fim, nessa primeira sessão, será votado em segunda discussão o Projeto de Lei 027/2016, que declara de Utilidade Pública a Associação de Produtores da Agricultura Familiar das Comunidades de Capote, Baraúna, Zé Gomes, Quixaba e Lagoa do Cipó. Na segunda sessão extra, será votado em única discussão o Projeto de Lei 030/2016, que institui o Plano Diretor Municipal, de autoria do Executivo. Em segunda discussão, será votado o Projeto de Lei 028/2016, que altera denominação de logradouros públicos situados no município de Brumado, e, por fim, será votado em segunda discussão o Projeto de Lei 029/2016, que redefine e ratifica denominação de logradouros públicos, no Bairro Esconso.

Grupo ataca carro-forte e explode veículo na BR-116 Foto: Blog do Anderson

Um grupo e homens fortemente armados interceptou e explodiu um carro-forte na BR-116, entre os municípios de Poções e Boa Nova, na região sudoeste da Bahia. Segundo informações da delegacia regional, em Vitória da Conquista, o crime aconteceu na segunda-feira (19), e ninguém ficou ferido. Os bandidos fugiram depois do ataque. Ainda de acordo com a polícia, o grupo estava a bordo de uma caminhonete, que ultrapassou o carro-forte e disparou tiros na direção do veículo. Após interceptar o carro, os bandidos usaram explosivos para abrir o cofre. A quantia levada não foi divulgada pela polícia. De acordo com o G1, a Polícia Militar (PM) foi acionada depois do crime e iniciou as buscas pelos bandidos, mas até a manhã desta terça-feira (20), ninguém foi preso.

Novo canil de Brumado deve ser inaugurado na próxima semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dentro do tempo hábil, a prefeitura de Brumado conseguiu concluir as obras do novo canil e gatil municipal, que fica localizado às margens da BR-030, sentido Tanhaçu, próximo a uma fábrica de cimentos. A obra conta com quatro baias e uma sala administrativa. O local também possui uma grande área de passeio para os animais recolhidos. Embora o canil tenha sido construído pela prefeitura, uma ONG se comprometeu a fazer a manutenção do espaço e cuidar dos animais resgatados.

Barra da Estiva: Presidente da Câmara diz que aumento não foi indicação de Son Martins Foto: Informe Barra

Em resposta à notícia de que o vereador Eronilson Martins de Souza (PSL), o Son Martins, havia proposta uma emenda parlamentar solicitando o aumento do salário de prefeito para R$ 24 mil, o presidente do legislativo municipal, Irisvaldo da Silva Dias (PSD), o Val Dias, declarou que a informação não procede. “O valor de R$ 24 mil foi apenas cogitado por todos, mas nem foi colocado em pauta. O que houve, na verdade, é que em setembro o salário dos vereadores teve aumento e todos aprovaram, ninguém votou contra, e se fosse levar em conta a mesma proporção seria este o valor a ser aprovado”, disse ele ao site Informe Barra. Segundo ele, a proposta foi de toda a bancada de oposição. “Eu como presidente, mesmo sendo da situação, achei conveniente colocar em pauta o projeto, ajustando o salário para R$ 21.500,00 para prefeito, R$ 10.750,00 para vice-prefeito e R$ 5.500,00 para secretários. Quero ressaltar que nas gestões anteriores houve reajuste de praticamente 100% e ninguém falou nada. Nos anos anteriores, o salário de prefeito era de R$ 7.000 e dobrou para R$ 14.000,00; na gestão atual, aumentou de R$ 14.000,00 para R$ 17.000,00 e agora o prefeito quer dá um aumento de R$ 1.000,00, creio que o que está havendo é fruto de picuinha política”, finalizou Dias. Na próxima quinta-feira (22), o projeto será colocado novamente em pauta e a câmara decidirá se mantém ou não o veto do prefeito Adriano Pires (PV).

Formada a primeira turma de bombeiros civis de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o aval da Academia de Bombeiros Civis da Bahia e sob a regulamentação federal de número 11.901/09, foi formada a primeira turma de Bombeiros Profissionais Civis do município de Brumado. Durante o período de um ano, os 31 alunos, dentre os quais 09 mulheres, receberam treinamento prático e teórico, coordenado pelo instrutor George Dias. Os alunos foram capacitados nas áreas de prevenção e controle de incêndio, salvamento terrestre, primeiros socorros, salvamento aquático e em edifícios. A solenidade de formatura aconteceu no último sábado (17), na Câmara de Vereadores. No local, os formandos receberam as homenagens de parentes e amigos, bem como da mesa de autoridades, formada pelo Tenente Avelina, pelo Capitão Valmari Júnior, subcomandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), pelo Subtenente Paulo Sérgio, instrutor da turma de atiradores do TG 06/024, pelo secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, e pela secretária municipal de educação, Acácia Gondim. “Essa turma abriu com chave de ouro a nossa proposta de salvar vidas em Brumado, pois foi dedicada e disciplinada, o que colaborou para que concluísse com êxito essa árdua jornada. Posso dizer que o brilhantismo e a perseverança foram um marco desses novos bombeiros civis. Entraram no curso cidadãos e retornam cidadãos melhorados, capacitados, aptos para salvar vidas em situações de risco”, afirmou o instrutor George Dias em entrevista ao site Brumado Notícias. 

Arquivo