Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Ex-prefeito de Livramento comenta importância do consórcio e da UTI para Brumado e região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O médico e ex-prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão, falou em entrevista ao site Brumado Notícias sobre a importância de os municípios da microrregião aderirem à proposta do consórcio regional de saúde, que resultará na implantação das UTIs adulto e neonatal, policlínicas e UPAs 24 Horas. O ex-gestor considera que a região como um todo receberá tais investimentos e as cidades darão um salto de qualidade na oferta de atendimentos na saúde. O médico fez um apelo aos prefeitos e vereadores da região para que assinem a adesão ao consórcio levando em consideração o rateio dos custos em parceria com o estado. “Se faz mais que necessário o funcionamento pleno de uma UTI na região, mas é um leito caro que onera muito para um município sozinho arcar, por isso a necessidade desse consórcio, principalmente por parte do estado. Os municípios devem aderir e assumir esse consórcio”, disse. 

Ex-prefeito de Livramento comenta importância do consórcio e da UTI para Brumado e região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Batista ainda acrescentou os benefícios econômicos para os moradores de baixa renda da região. “A implantação de uma UTI acaba atraindo outros investimentos de exames avançados. A região terá a seu dispor exames de alta complexidade, exames de imagens, colonoscopia, endoscopia e outros. Tais exames pela rede pública ficariam a um preço mínimo em comparação com o que se paga na rede particular, o que ajudaria famílias carentes que necessitam de tais atendimentos”, frisou. Ao final, ele reforçou a grande importância do avanço da medicina na região com a instalação das UTIs e suas ramificações. “Lido com pacientes graves todos os dias. A UTI não resolverá todos os problemas, mas dará um aporte maior e pode fazer muita diferença na vida dos pacientes na região. Essa UTI será um diferencial para salvar a vida de muitas pessoas”.

Suspeito filma assalto e reclama de celular de vítima: 'Porcaria' Foto: Reprodução/TV Bahia

Um dos assaltantes que participou do roubo a uma casa lotérica na terça-feira (10) na cidade de Itabela, no sul da Bahia, filmou parte da ação e aparece em um vídeo criticando o celular de uma das clientes, vítima do assalto. “Uma porcaria dessas”, disse o suspeito ao tomar o aparelho das mãos de uma mulher. As imagens foram divulgadas pela Polícia Civil nesta quinta-feira (12). Conforme a polícia, o vídeo foi gravado por um dos assaltantes que participaram da ação. As imagens foram localizadas em um dos celulares encontrados com suspeitos mortos após confronto com a polícia na região. Fotos com o grupo exibindo armas também estavam armazenadas em um dos aparelhos. Vídeos de câmeras de segurança do estabelecimento também foram divulgados pela polícia e mostram toda a ação dos suspeitos. Eles parecem agir com tranquilidade. Entram nos guichês da lotérica, pegam dinheiro e pertences de funcionários e saqueiam clientes. Durante o assalto, as vítimas foram ameaçadas. Algumas vítimas chegaram a tentar escapar da ação, mas retornaram ao estabelecimento após as ameaças. “Venha, não volta não. Se voltar vai tomar”, diz um dos assaltantes.

Altas temperaturas provocam aumento de 30% no consumo de água em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A alta nas temperaturas registradas nos últimos dias tem como principal efeito o aumento natural do consumo de líquidos. Em Brumado, o consumo de água aumentou cerca de 30% desde o primeiro dia do ano. O site Brumado Notícias apurou que a Embasa está operando em capacidade máxima para atender a demanda. Em comunidades rurais como Lagoa Funda e Itaquaraí, a empresa está sendo obrigada a fazer uma espécie de rodízio forçado, tendo em vista que a estação de tratamento que atende as localidades não tem capacidade suficiente para filtrar a demanda de consumo. A Embasa já solicitou a substituição de alguns equipamentos, mas terá de aguardar que seja realizada uma licitação por parte do estado, o que ainda não ocorreu.

Praticook agora trabalha com kit de lanches em Brumado

Agora, na Praticook, você tem a opção de adquirir um kit com vários lanches por apenas R$ 50. No kit estão inclusos: 1 esfirra integral, um pastel integral, um kit de quiche integral, 1 kibe integral, 2 mini pizzas integrais e 1 kit de empadas integrais. Passe agora mesmo na loja e adquira já o seu kit completo. Na Praticook, considerado o maior showroom saudável da região, tem diversos produtos light, diet, sem glúten e sem lactose. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Brumado: Obras de urbanização de acesso ao Ifba devem ser retomadas nas próximas semanas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de urbanização de acesso ao campus do Instituto Federal da Bahia (Ifba), no município de Brumado, devem ser retomadas nas próximas semanas. Pelo menos essa é a expectativa do atual prefeito, Eduardo Lima Vasconcelos, que compareceu ao local na manhã desta quinta-feira (12), acompanhado do empreiteiro responsável pela obra. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o gestor esclareceu que esteve no local para apresentar algumas modificações no projeto envolvendo a baixada por onde passa um riacho que corta a via principal. A passagem do riacho será alargada, o que ajudará na drenagem nos períodos chuvosos. A passagem receberá pilares que foram construídos no galpão das obras da Fiol e doados ao município. O prefeito espera concluir o quanto antes a acessibilidade, mas ainda depende de recursos do estado. Na gestão passada, a prefeitura realizou a limpeza da área e instalação dos meios-fios que demarcam as ruas e a praça rotatória, além dos postes de iluminação.

Brumado: Mais de um ano com obras da Fiol paradas na região e sem previsão de retorno Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o mês de junho de 2015, as obras no lote IV da Ferrovia de Integração Oeste Leste (Fiol), na região do município de Brumado, estão paralisadas e sem perspectiva de retomada das atividades. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o setor de empregos e geração de renda ainda sente o impacto com a paralisação das obras. No pico das atividades, até o final do primeiro semestre de 2015, havia cerca de 1200 operários empregados no canteiro de obras. Porém, com os escândalos envolvendo as empresas investigadas em diversas operações da polícia federal e a crise política que culminou no impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), o governo ainda não se recuperou a ponto de retomar as atividades no empreendimento. Dessa forma, até o momento, a Fiol se transformou em um elefante branco que deixou para trás um grande impacto ambiental, alterando a fauna e a flora da região. Mesmo sem previsão de retorno, dezenas de operários desempregados comparecem todos os dias na porta do canteiro administrativo em busca de informações sobre a obra.

Crimes cometidos pela internet podem ter punição mais severa Foto: Reprodução

O Brasil conta com uma norma criada exclusivamente para regular crimes digitais. A Lei 12.737/2012 especifica punições para infrações relacionadas ao meio eletrônico, como invadir computadores, violar dados de usuários ou "derrubar" sites. Projetos em discussão no Senado caracterizam   crimes cometidos na internet e preveem penas mais severas nesses casos. Entre eles está o PLS 436/2015, do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), que altera o Código Penal para punir com maior rigor aqueles que praticarem o crime de vilipêndio a cadáver pela internet. Hoje esse tipo penal prevê detenção de um a três anos. O texto propõe que a pessoa que compartilhar ou publicar imagem, foto ou vídeo por meio da internet (inclusive aplicativos que permitam troca de dados, como por exemplo, WhatsApp) terá a pena aumentada em um a dois terços. De acordo com o senador, o que motivou a apresentação da proposta foi a divulgação na internet de imagens do corpo do cantor Cristiano Araújo, que morreu em 2015 um acidente de carro. Segundo Alcolumbre, a mudança na lei se justifica pelo alcance e rapidez do compartilhamento de informações pelas redes sociais. O projeto está na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ), onde aguarda designação de relator.

Igaporã: Prefeito decreta estado de emergência administrativa Foto: Divulgação

O prefeito de Igaporã, José Suly Fagundes Netto (PTN), decretou no Diário Oficial do Município Estado de Emergência Administrativa pelo prazo de 60 dias. Segundo o Decreto 031, a medida tem por objetivo possibilitar uma “reavaliação do quadro financeiro e administrativo, e para tomada de medidas e decisões para assegurar a governabilidade”. Em sua justificativa, ele denunciou a “a falta de acervo documental atualizado, depreciação dos equipamentos eletrônicos, além de desinstalações de softwares e sistemas operacionais dos equipamentos pertencentes à administração pública”. No Artigo 2º, o gestor rescinde todos os contratos temporários vencidos em 31 de dezembro de 2016, de pessoal, prestadores de serviços e veículos.

Doença da urina preta pode ser causada pelo consumo de peixe na Bahia Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma doença misteriosa chegou à Bahia. Pacientes aparecem na Região Metropolitana de Salvador com dores fortes e com a urina de uma cor diferente. Os médicos não sabem dizer se o que causou as dores foi um vírus, uma bactéria ou uma intoxicação. Nos boletins divulgados, a doença é tratada como “mialgia [dor] aguda a esclarecer”. Os principais sintomas são dor muscular extrema, insuficiência renal e urina da cor preta. De acordo com o infectologista Antônio Bandeira, que acompanhou alguns dos casos em Salvador, é como se o indivíduo “tivesse feito uma maratona em poucos segundos”. Até agora, de acordo com a Secretaria de Estado da Saúde da Bahia, foram 52 casos da doença. De acordo com o Bem Estar, o governo confirmou duas mortes. Todos os casos foram registrados na região metropolitana de Salvador. Os registros foram contabilizados de 14 de dezembro a 5 de janeiro deste ano. Há a suspeita de que peixes consumidos na região tenham causado intoxicação. Por isso, amostras consumidas por pessoas acometidas pela doença foram encaminhadas para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo, e para um laboratório dos Estados Unidos.

BA-148 entre Livramento e Rio de Contas está em péssimas condições de trafegabilidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A BA-148, no trecho entre as cidades de Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas, encontra-se em péssimas condições de uso e conservação. A rodovia é bastante utilizada, especialmente no verão, quando turistas de diversos estados do Brasil visitam a Chapada Diamantina. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o pavimento da rodovia apresenta inúmeros buracos, deformações, rachaduras e reparos mal executados com massa asfáltica que estão funcionando como verdadeiros “quebra-molas”, fora dos padrões e sem sinalização de advertência. Além disso, ao longo do trecho, é possível notar trincaduras e rachaduras que colocam em risco os motoristas que transitam pelo local.

Receita lança serviço de atualização de CPF via internet Foto: Márcio Fernandes/AE

A Receita Federal disponibilizará a partir da próxima segunda-feira um serviço de atualização dos dados cadastrais do CPF via internet. Será possível atualizar, gratuitamente, dados como nome, endereço, telefone e título de eleitor por meio do preenchimento de um formulário no site da instituição pelo próprio contribuinte. O serviço estará disponível 24 horas e poderá ser utilizado por brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, independentemente da idade. Para fazer o processo, será necessário apenas acessar o site da Receita e informar os dados, não havendo necessidade de nenhuma outra etapa ou certificado digital. Se as informações estiverem corretas, a atualização é feita imediatamente e o usuário poderá imprimir um comprovante de inscrição atualizado. De acordo com a Veja, o sistema não está disponível para celulares nesta primeira versão do serviço. Atualmente, é preciso se dirigir a uma agência do Banco do Brasil, da Caixa Econômica Federal ou dos Correios portando documentos que comprovem a alteração pretendida e pagar uma taxa de 7 reais. A atualização presencial dos dados do CPF continuará disponível. A Receita estima que a medida beneficiará 191 milhões de pessoas.

Brumado: Embasa corta fluxo do Rio das Contas e deixa distrito de Cristalândia sem água Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em novo contato com a redação do site Brumado Notícias, moradores do distrito de Cristalândia prometeram provocar o Ministério Público Estadual a entrar com uma ação de crime ambiental contra a Embasa. Na nota, os populares reforçaram que desde o mês de novembro do ano passado a concessionária trancou a descarga ecológica na barragem que abastece os municípios de Brumado e Malhada de Pedras, bloqueando a perenidade do rio. O corte sem explicação vem prejudicando a única fonte de água que abastecia os moradores do distrito. Através de uma bomba mantida pela prefeitura, eles captavam água para o consumo, mas agora com o rio seco no trecho a bomba não pode mais ser utilizada. Desde a última quarta-feira (11), os moradores estão completamente sem água para o consumo e afazeres domésticos. Nossa reportagem falou por telefone com Paulo Ledo, gerente de escritório da Embasa, no polo regional de Caetité, que agrega o município de Brumado. Ledo informou que no momento a Embasa está passando por uma remodelação administrativa nos polos regionais e a sua jurisdição ainda está se colocando a par do problema, uma vez que o município pertencia ao polo de Vitória da Conquista. O gerente disse que uma equipe técnica da empresa está em campo avaliando a situação para buscar a solução do problema.

Mãe confessa assassinato do filho de 19 anos por ser homossexual Foto: Reprodução

A gerente Tatiana Lozano Pereira confessou ter matado o filho de 19 anos em Cravinhos, região metropolitana de Ribeirão Preto. O crime foi registrado pela Polícia Civil. Ela afirmou ter matado o filho a facadas no dia 29 de dezembro com a ajuda do marido, padrasto de Itaberlly, que incendiou o corpo em um canavial. A justificativa para o crime, segundo ela, é que o jovem usava drogas e “levava homens para casa”. De acordo com a Veja, no sábado (7), foi encontrado um cadáver carbonizado que poderia ser do rapaz. O boletim de ocorrência do desaparecimento só teria sido registrado pela família na segunda (9). Os dois trabalhavam juntos em um supermercado. Ambos tiveram a prisão temporária decretada por homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver.

Brumadense recebe título de Membro Internacional da Academia de Letras e Artes de Lisboa Foto: Divulgação

A compositora, cantora e poetisa Silvia Mello, de 46 anos, membro da Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), receberá no próximo dia 21, no Rio de Janeiro, o título de Membro Correspondente Internacional da Academia de Letras e Artes de Lisboa. Silvia começou a carreira muito cedo. Aos 9 anos já havia escrito vários poemas e compôs sua primeira canção. A partir de então não parou mais, passou a ser notada e convidada a participar de vários festivais de música. Conquistou vários prêmios e passou a se apresentar em bares de Brumado. Também poetisa e com um grande número de poemas escritos, foi umas das pioneiras da fundação da Academia de Letras e Artes de Brumado (Alab), onde, como membro, lançou o seu primeiro livro: “A Princesa Lua”, uma história infantil. Como professora de dança, Mello chegou a participar de bandas e atuava como vocalista. Na Banda Beijo Apimentado, a artista gravou dois CDs de músicas autorais e ganhou projeção fora dos limites da cidade de Brumado. Silvia conhece muita pessoas que moram fora do país que compartilham seus poemas e composições. De acordo com o Jornal do Sudoeste, as obras de Silvia acabaram chegando ao conhecimento do presidente do Núcleo de Correspondentes Internacionais da Academia de Letras e Artes de Lisboa, Antónnio Manuel Palhinhia. Com os trabalhos da poetisa em mãos, ele indicou-a para se tornar Membro Correspondente Internacional da Academia de Letras e Artes de Lisboa.

Piso para o salário de professores sobe para R$ 2.298,80 em 2017 Foto: Reprodução

O ministro da Educação, Mendonça Filho, informou nesta quinta-feira (12) que o novo piso salarial dos professores terá um reajuste de 7,64% a partir de janeiro de 2017. Com o aumento, o salário-base passa dos atuais R$ 2.135,64 para R$ 2.298,80. O valor deve ser pago para docentes com formação de nível médio com atuação em escolas públicas com 40 horas de trabalho semanais. Segundo a pasta, o reajuste ficou 1,35% acima da inflação medida em 2016, que fechou o ano em 6,29%. Em 2016, o aumento foi de 11,36%, o que significou um ganho salarial de 0,69% acima da inflação. Segundo o Ministério da Educação, a portaria com o novo piso salarial será publicada na edição desta sexta-feira do “Diário Oficial da União”. Pela regra atual, a correção do piso reflete a variação ocorrida no valor anual mínimo por aluno definido nacionalmente pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). Para contribuir com o cumprimento do piso, o governo federal repassa 10% do Fundeb para estados e municípios. 

Em sessões extras, câmara de Livramento de Nossa Senhora vota taxas de lixo e saneamento básico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito da cidade de Livramento de Nossa Senhora, Ricardo Ribeiro (Rede), encaminhou ao legislativo o projeto lei de 03/2017, que determina cobranças para taxa de saneamento básico e coleta de lixo e limpeza urbana na cidade. Se aprovado, o projeto passará a vigorar a partir do próximo ano. As sessões acontecem nesta quinta (12) e sexta-feira (13), mas o polêmico projeto corre o risco de ser retirado de pauta, uma vez que está gerando insatisfação. Além disso, segundo alguns parlamentares, não apresenta com clareza a forma como seriam cobradas as taxas. No que se refere ao esgotamento sanitário, o assunto é ainda mais complexo, visto que a sede da cidade conta com apenas 26% de tratamento do esgoto.  

Acusada de estelionato, mulher é presa em Bom Jesus da Lapa Foto: Divulgação/PM

Natural de Goiás, Luciana Maleski Bompani, de 37 anos, foi presa na quarta-feira (11) por policiais do Pelotão de Empreso Tático Operacional em Bom Jesus da Lapa, no oeste baiano. Segundo informações da polícia, utilizando documentos falsos, ela aplicou um golpe ao efetuar uma transação bancária no valor de R$ 10 mil em uma agência da cidade. Luciana foi autuada em flagrante pelo crime de estelionato. A acusada já havia praticado o mesmo golpe em outras cidades da região.

Retroescavadeira cai de carreta e BR-430 fica interditada em Igaporã Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Na tarde da última quarta-feira (11), uma retroescavadeira que era transportada por uma carreta em um trecho de grande circulação de veículos, na BR-430, próximo ao município de Igaporã, no sudoeste baiano, acabou caindo. A máquina caiu do veículo em uma curva do local. Apesar da gravidade do acidente, ninguém se feriu. A pista ficou parcialmente interditada por algumas horas aguardando a operação para retirada da máquina do trecho.

Facebook cria projeto de jornalismo para combater notícias falsas

O Facebook lançou o “Projeto Jornalismo” nesta quarta-feira (12) em uma estratégia para aprofundar seu relacionamento com as organizações de mídia. O lançamento ocorreu menos de uma semana após a companhia afirmar que estava contratando o ex-repórter da CNN e âncora Campbell Brown para liderar a equipe de parcerias de notícias. Como parte do projeto, o Facebook informou que vai se concentrar em melhorar os atuais formatos de exibição de reportagens como o Live, 360 e Instant Articles. A rede social afirmou que vai testar um recurso que usa o Instant Articles para permitir aos leitores verem múltiplas histórias ao mesmo tempo, como um pacote, a partir de suas organizações preferidas de notícias. A empresa afirmou que vai trabalhar com terceiros para ajudar os usuários a decidirem quais fontes de informações são confiáveis e que vai seguir atuando para reduzir a disseminação de notícias falsas. O Facebook afirmou ainda que vai explorar a introdução de pausas para comerciais em vídeos normais. A companhia testou anteriormente o formato no Facebook Live.

Brumado: Bairro Malhada Branca registra infestação de carrapatos

Em Brumado, uma infestação incomum de carrapatos está sendo registrada no Bairro Malhada Branca. Os insetos costumam aparecer em cachorros e podem causar desde problemas de pele, como alergias, até a transmissão de inúmeras doenças. Os moradores estão assustados e já acionaram as autoridades sanitárias para adoção das medidas necessárias. Ao que tudo indica, a infestação de carrapatos na localidade foi provocada pelo aumento significativo de cachorros de rua.

Estudantes de Feira de Santana criam veículo elétrico controlado por celular Foto: Reprodução/TV Subaé

O “carro” chamado de Veículo Elétrico Compartilhado (VEC) foi uma ideia dos estudantes Carlos Hermon e Robenilson Santos, alunos do curso técnico de mecatrônica. A motivação ocorreu a partir da Olimpíada do Conhecimento, uma competição de educação profissional e tecnológica promovida pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O VEC é um veículo pequeno, mas possui todos os objetos que se encontram nos carros comuns, como retrovisor e farol. Todos os controles do VEC ficam em um painel eletrônico no volante, onde é possível ver informações sobre temperatura, bateria e o velocímetro. Além disso, os estudantes associaram o veículo a um aplicativo e é assim que fica possível controlar o carro com o celular. “Nós conseguimos baratear o projeto e usamos peças de motocicleta. Tem a questão que ele é ecologicamente correto, zero poluente. Ele também é totalmente elétrico”, explicou Hermon ao G1. O projeto foi elaborado junto com o professor e orientador Edeílson Santos.

Deputada Ivana Bastos diz que quer encerrar carreira política na prefeitura de Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) disse que gostaria de encerrar a sua carreira política à frente da prefeitura de Guanambi. Em entrevista ao radialista Mário Kertez, ela lembrou que o avô Juca Bastos foi o primeiro prefeito eleito da cidade. “Eu sou de uma família política, meu avó Juca Bastos foi o primeiro prefeito eleito de Guanambi. O Pedro Moraes também, avô de Nilo Coelho. Naquela época, as pessoas vinham na casa de políticos e eu ficava observando. Meu pai, Fernando Bastos, foi deputado. Eu perdi três eleições, fui primeira suplente com 16 mil votos, depois quando me elegi tive 45 mil votos e me reelegi com 63 mil votos. Estou na política porque acho que a gente pode fazer a diferença. Não penso em se deputada federal, com 80 anos eu encerro minha vida política. Aí depois posso ser prefeita de Guanambi”, disse.

O juiz Fábio Stief, da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, condenou o ex-prefeito de Caatiba, Ernevaldo Mendes de Souza, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), por improbidade administrativa. O ex-prefeito foi condenado a pagar multa civil de R$ 60 mil e à perda dos valores acrescidos ilicitamente ao seu patrimônio, no valor de R$ 20.398,01; perda da função pública; suspensão dos direitos políticos por dez anos; e proibição de contratar com o Poder Público pelo mesmo período. Segundo a sentença, o réu não comprovou as despesas e nem prestou contas de R$ 44.799,00, que é parte do valor repassado pela União, através do Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS), ao município. O MPF comprovou que a quase totalidade dos cheques da conta do convênio foi emitida pelo réu em proveito da própria prefeitura ou sem identificação de beneficiário.

Peixe ajuda a diminuir índice de infestação do aedes-aegypti em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a falta de larvicida para combater o aedes-aegypti no ano de 2015, agentes de endemias que atuam no Bairro São Félix, no município de Brumado, pesquisaram os predadores naturais do mosquito e encontraram no estado de Pernambuco o pequeno peixe Guppy, mais conhecido na região como “chupa pedra”. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o peixe cresce poucos centímetros, mas é um devorador voraz de qualquer larva que aparece em reservatórios de água. Motivados a ajudar a comunidade, os agentes Valdir de Freitas Santos e Genivaldo Rocha conseguiram alguns espécimes e transformaram um tanque de alvenaria no fundo de um quintal em um berçário para o peixe, que logo se multiplicou, chegando a gerar 100 filhotes por mês. O animal foi compartilhado com alguns moradores e o criatório passou a fornecer o predador para outros bairros e até comunidades rurais do município. Segundo levantamento realizado pela Vigilância Epidemiológica na região do Bairro São Félix, o índice de infestação do aedes-aegypti caiu consideravelmente desde a chegada do peixe, tirando o bairro da zona crítica de infestação na cidade. 

Peixe ajuda a diminuir índice de infestação do aedes-aegypti em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Até o final do primeiro semestre de 2015, o índice de infestação predial do mosquito na região era de 4.6 - o registro atualizado até novembro de 2016 aponta um índice de 1.2 na localidade. Em 2015, o bairro sofreu com a proliferação da zika, levando vários moradores às unidades básicas de saúde e ao hospital municipal em busca de socorro médico; já no ano passado houve um registro bem reduzido de casos suspeitos na região. “Alertamos que não basta apenas o peixe comer larva, é preciso mais conscientização por parte da comunidade, pois muitas vezes o mesmo morador que se preocupa com o tanque em sua casa, acaba descartando uma garrafa pet em um terreno baldio, o que servirá de berço para o mosquito. O peixe é nosso aliado, é uma arma a mais que temos nessa batalha, mas os soldados dessa guerra somos nós. Então, pedimos aos moradores que combatam esse mosquito que tanto mal já fez a nossa comunidade”, disse o agente de endemias Genivaldo Rocha.

O juiz Fabio Stief, da Subseção Judiciária de Vitória da Conquista, condenou o ex-prefeito de Anagé, Rubens Oliveira Dias, a pedido do Ministério Público Federal (MPF), por improbidade administrativa. O juiz determinou que o réu devolva aos cofres públicos quase R$ 230 mil, que pague multa civil no mesmo valor, além de determinar a perda da função pública e suspensão de direitos políticos por cinco anos. Segundo a denúncia, o ex-prefeito não prestou contas de pagamentos e nem apresentou documentos sobre a aquisição de alimentos provenientes da agricultura familiar do município, adquirido com verbas do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Arquivo