Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Guanambi: MP recomenda revogar reajustes de salários no Executivo e Legislativo Foto: Bonny Silva

O Ministério Público da Bahia (MP-BA), através da 1ª Promotoria de Justiça do Município de Guanambi, no sudoeste baiano, expediu na última quinta-feira (3) recomendação para que a Câmara Municipal adote medidas tendentes à revogação das leis que tratam do aumento dos subsídios dos salários do prefeito, vice-prefeito, vereadores e secretários em um prazo de vinte dias. De acordo com a promotora de justiça, Tatyane Miranda Caires de Mansine Castro, duas leis municipais foram publicadas no Diário Oficial do Município, no dia 20 de outubro, promovendo os referidos aumentos.

Compre na Madeireira Real e concorra a prêmios no Fim de Ano Premiado

Fim de Ano Premiado é na Madeireira Real! Além dos melhores produtos para a sua construção e reforma e dos menores preços, cada R$ 50 em compras dá direito a um cupom para concorrer a 3 TV´s LED com 32 polegadas. Comprando produtos das marcas Coral, Sparlack, Paredex, Biancogres e Acqualimp os cupons são em dobro. O sorteio será realizado no dia 06 de janeiro de 2017. Essa é a chance para começar o novo ano de casa nova e com uma TV novinha decorando a sala.

Uma pessoa morre em acidente entre carro e caminhão na BR-430 em Igaporã Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Um acidente do tipo colisão frontal foi registrado no último domingo (6), por volta de 16h, na BR-430, entre as cidades de Igaporã e Caetité, no sudoeste baiano. Segundo informou a Polícia Rodoviária Estadual (PRE) ao site Brumado Notícias, o condutor de uma caminhonete modelo S10, placa JGX 5451, de Brasília, identificado como Jataci Gomes Cordeiro, de 70 anos, morreu na colisão entre o seu veículo e um caminhão baú, placa CLJ-2928, de Registro (São Paulo). O motorista do caminhão, João Batista Matias Neto, de 52 anos, não se feriu no acidente. 

Uma pessoa morre em acidente entre carro e caminhão na BR-430 em Igaporã Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Ele declarou que a vítima perdeu o controle da direção ao fazer uma curva, invadiu a pista contrária e colidiu de frente contra o seu caminhão. A esposa da vítima fatal, identificada como Marlúcia Silva Santos Cordeiro, de 65 anos, foi socorrida pelo Samu 192 e encaminhada com ferimentos leves ao Hospital Municipal de Igaporã. Uma equipe da PRE de Brumado registrou a ocorrência e soldados do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista retiraram a vítima das ferragens. A Polícia Técnica realizou o levantamento cadavérico, liberando o corpo para o Instituto Médico Legal de Guanambi.

EPCL está contratando pessoas com deficiência em Brumado

A EPCL - Empreendimentos, Projetos e Construções Ltda está recebendo currículos de Pessoas Portadoras de Deficiências, conforme previsto na lei 8.213/1991. Os interessados deverão deixar currículo identificado com a sigla PCD na portaria da empresa ou através do site www.epcl.com.br, no campo Trabalhe Conosco. A EPCL fica localizada na Av. Centenário, 1420, no Bairro Novo Brumado.

Brumado: 'Fui injustiçado pela justiça eleitoral', lamenta Marquito Gomes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O microempresário e radialista José Marcos Gomes Meira, o Marquito Gomes, candidato a vereador pelo PMDB nas últimas eleições, no município de Brumado, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que ainda está magoado em razão da injustiça sofrida ao ter a sua candidatura rejeitada pela justiça eleitoral. Marquito chegou a disputar o pleito contabilizando quase 500 votos, mas os mesmos foram impugnados pelo Tribunal Regional Eleitoral. “Fui injustiçado pela justiça eleitoral, mas posso assegurar que continuo com o pensamento voltado para o bem maior da nossa comunidade. Ainda sou uma voz em prol do povo de Brumado. Não consegui meu ingresso, mas ainda sou um militante da boa política que valoriza os interesses da população”, afirmou Gomes.

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Secretaria de Educação de Brumado apura suposta irregularidade na acumulação de cargos

Através da Portaria 21, de 1º de novembro de 2016, publicada no Diário Oficial do Município, a Secretaria de Educação de Brumado constituiu Comissão de Procedimento Administrativo Disciplinar para apurar possível irregularidade ao serviço público, praticada pelo servidor Genivaldo de Jesus Azevedo. O mesmo estaria ocupando, irregularmente, cargo em outro órgão público. Notificado para apresentar opção por um dos cargos, o servidor encaminhou resposta informando que opta por continuar ocupando os dois cargos. Diante disso, a Secretaria de Educação resolveu constituir a referida comissão, composta por três servidores, para apurar suposta irregularidade na acumulação de cargos públicos. A comissão terá o prazo de sessenta dias para concluir o procedimento administrativo.

Brumado: Prefeito nomeia representantes para Comissão de Transição de Governo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através da Portaria 116, de 03 de novembro de 2016, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) constituiu a Comissão de Transição de Governo, conforme o que determina a Resolução nº 1.311/2012, do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). A comissão é composta pelos representantes do atual gestor: Secretário Municipal de Administração e Secretário Municipal Interino da Fazenda, Raimundo Lima Dias; Controlador Geral do Município, André Luís Meira Leite; Técnico em Contabilidade, Paulo Henrique Lé dos Santos; e Procurador Geral do Município, Acioli Viana; e por representantes do prefeito eleito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB): Márcio Moreira e João Nolasco da Costa. A comissão visa levantar informações para que o novo governo tenha conhecimento da real situação da Administração Municipal, em atendimento ao princípio da continuidade no serviço público Segundo apurou o site Brumado Notícias, o nome de João Nolasco da Costa, nomeado pelo prefeito eleito para a transição de governo é dado como certo como o novo Secretário da Fazenda do Município.

Celulares estão entre dejetos que entupiam a rede de esgoto da delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o início da semana, a coordenação administrativa da delegacia de Brumado vem lidando com a rede de esgoto entupida. O problema se agravou após o esgoto refluir e atingir a área da recepção, deixando um odor insuportável que chegou a atrapalhar algumas atividades no setor. Segundo apurou o site Brumado Notícias, na última sexta-feira (4), porém, uma faxina foi realizada na caixa de distribuição a fim de minimizar o problema e, como já era esperado, a equipe de limpeza encontrou vários dejetos e objetos que foram lançados pelos detentos na rede, dentre os quais sacolas plásticas, pedaços de lençóis, embalagens de alimentos e aparelhos celulares. A limpeza foi superficial, realizada apenas para desobstruir o fluxo na caixa, e a equipe acredita que será necessária uma limpeza mais profunda a fim de retirar outros objetos que possam estar presos nos canos.

PF prende grupo que fraudou vestibular em Vitória da Conquista em operação contra golpes no Enem Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Polícia Federal cumpriu hoje (06) 28 mandados judiciais em Montes Claros (MG). Quatro pessoas foram presas temporariamente e outras quatro levadas coercitivamente para delegacia local da PF. Os outros mandados são busca, apreensão e sequestro de bens. A “Operação Embuste”, desmantelou uma quadrilha especializada em fraudar concursos públicos. Segundo a PF, os envolvidos já teriam fraudado outros dois concursos realizados neste ano: vestibulares na cidade de Mineiros, em Goiás, e Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. Os policiais afirmam que os criminosos também atuariam durante a realização do Enem. De acordo com a Veja, eles utilizariam meios eletrônicos para transmitir gabaritos para os candidatos. A Superintendência da Polícia Federal, no Maranhão, deflagrou uma outra operação, batizada de “Jogo Limpo”. Foram cumpridos 22 mandados de busca e apreensão em sete estados – Maranhão, Piauí, Ceará, Paraíba, Tocantins, Amapá e Pará – com o objetivo de desmantelar uma outra quadrilha que também comercializava gabaritos. Ninguém foi preso.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Guanambi terá mais um curso de Medicina

Na última quinta-feira (3), foi autorizada, através de portaria publicada no Diário Oficial da União (DOU), a implantação de mais um curso de Medicina na cidade de Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo a publicação, o processo tem o objeto de estabelecer obrigações e deveres entre as partes para a implantação e funcionamento do curso de Medicina no município. Além da função educacional, onde novos médicos serão formados, a população tem outros motivos para comemorar, visto que o projeto de implantação do curso prevê também melhorias para os postos de saúde onde os alunos serão acompanhados de preceptores desde o primeiro período do curso, internato nos hospitais da região em função do número de leitos disponibilizados pela prefeitura e a residência médica em Saúde da Família.

Vírus repassado pelo aplicativo WhatsApp afeta mais de 100 mil usuários Foto: Reprodução

Um novo vírus do aplicativo WhatsApp já afetou mais de 100 mil smartphones, alertou a empresa PSafe, que trabalha com segurança na web. O link, repassado por meio de conversas, sugere que os usuários podem descobrir com quem os amigos da vítima conversam. “Realmente funcionou, e acabei descobrindo quem é amigo de verdade”, traz a falsa mensagem, acompanhada de um link. Segundo o gerente de segurança da PSafe, o número de aparelhos afetados pode ter um alcance maior do que o estimado. “100 mil foi o número de vezes que o PSafe defendeu e bloqueou o vírus nos celulares. O índice pode ser muito maior”, diz Emilio. Ao clicar no vírus o usuário é direcionado a uma página que pede o compartilhamento da mensagem com ao menos dez pessoas “O WhatsApp é aberto automaticamente e uma segunda página aparece avisando que para finalizar a instalação é preciso fazer o cadastro”, explica o gerente. Depois, a pessoa é encaminhada para um endereço de SMS pago, que pede o número do telefone. Além de ter uma cobrança automática da tarifa, as vítimas podem ter os dados expostos ou roubados.

Segunda etapa da Adutora do Algodão amplia oferta de água no sudoeste baiano Foto: Pedro Moraes/GOVBA

O governo do estado inaugurou no último sábado (5) a segunda etapa da Adutora do Algodão, em Caetité, no sudoeste baiano, obra que amplia a oferta de água para mais de 45 mil baianos, segundo dados da secretaria de Infraestrutura Hídrica. O governador Rui Costa (PT) entregou ainda um armazém para agricultores familiares, máquinas agrícolas, uma praça com academia da saúde e a pavimentação em ruas da cidade. “O que muitos não acreditavam que acontecesse um dia nessa região, hoje nós estamos realizando. Estamos garantindo água, e água com qualidade. Algo caro, trabalhoso, mas absolutamente necessário para dar segurança hídrica para essa região. A vida humana e qualquer atividade precisam de água para acontecer”, afirmou Rui. A estrutura com sete estações elevatórias, três reservatórios e aproximadamente 90 quilômetros de tubulação adutora formam a primeira fase do Sistema Integrado de Abastecimento de Água Caetité/Maniaçu, levando água do Rio São Francisco para a sede de Caetité e os distritos de Maniaçu, Lagoa de Dentro, Lagoa de Fora e Morrinhos. Para a etapa entregue no sábado foram investidos cerca de R$ 32 milhões.

'A impunidade alimenta a corrupção', diz Sérgio Moro a juízes em Porto Seguro Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

O juiz responsável pelas ações da Operação Lava Jato na primeira instância, Sérgio Moro, participou na tarde desta sexta-feira (4), em Porto Seguro, cidade do sul da Bahia, do VI Encontro Nacional de Juízes Estaduais (Enaje). Em sua apresentação, Moro afirmou que a Petrobras gastou R$ 6 bilhões em pagamentos de propina só em 2015. Ele também pediu que os juízes de todas as instâncias tomassem iniciativas, não deixando os crimes impunes, para prevenir a corrupção. “A impunidade alimenta a corrupção”, disse Moro. No Enaje, o juiz participou de um talk show e que também contou com a presença de Gherardo Colombo, magistrado responsável pela “Operação Mãos Limpas”, na Itália, investigação que inspirou a Lava a Jato. Na apresentação, os dois compartilharam suas experiências e metodologias com os convidados. De acordo com o G1, ambos contaram que utilizaram grampos, delações premiadas, análise de documentos apreendidos, além de contar com a cooperação jurídica internacional, espécie de pacto com juízes de outros países. Ao público do evento, o juiz Sergio Moro disse que as investigações da Lava Jato mostraram que o pagamento de propina era a regra do jogo na relação entre empreiteiras, políticos e instituições federais. Segundo o juiz, quem não pagasse propina, era excluído. Sobre as informações provenientes das delações premiadas, Moro falou aos juízes no evento que só foram levadas em conta as informações confirmadas através de provas.

Homem é condenado por raptar, estuprar e matar criança na Bahia Foto: Reprodução/TV Santa Cruz

Um homem suspeito de raptar, estuprar e assassinar a prima de 6 anos foi condenado a 31 anos e quatro meses de prisão em julgamento realizado nesta sexta-feira no fórum de Coaraci, na região sul da Bahia. O crime ocorreu em 2013 no município de Almadina. O acusado, Emerson de Jesus Santos, de 28 anos, confessou à época, após ser preso, ter matado a menina Andressa dos Santos Ferreira por vingança. Segundo a polícia, a garota ficou quase um mês sob poder do primo antes de ser assassinada. De acordo com o G1, o homem foi preso três dias depois de o corpo da menina ser encontrado jogado no Rio Almada. Emerson, que desde o crime aguardava pelo julgamento no Conjunto Penal de Itabuna, foi condenado por homicídio qualificado. 

Iuiú: Prefeito eleito rejeita aumento salarial dele, do vice e de secretários

O prefeito eleito do município de Iuiú, Reinaldo Góes (PSD), recusou o aumento de seu próprio salário. Góes explicou que diante da situação que se encontra o município ele procurou o presidente da Câmara Municipal solicitando que fossem mantidos os valores atuais dos subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários municipais para a próxima gestão. Segundo ele, os vereadores votaram em primeiro turno, aprovando, por unanimidade, o projeto de lei que fixa os subsídios do prefeito, vice-prefeito e secretários, mantendo os mesmos valores aprovados em setembro de 2012: de até R$ 12 mil para prefeito, de até R$ 7 mil para vice- prefeito e de até R$ 5 ml para secretários.

Operação da Polícia Federal prende políticos na cidade de Mirante

A Polícia Federal de Vitória da Conquista deflagrou hoje (4) a segunda fase da Operação Belvedere, cujo objetivo é cumprir 26 mandados de prisão preventiva, expedidos pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, nas cidades de Poções, Mirante, Boa Nova, Livramento de Nossa Senhora e Feira de Santana. Nesta segunda etapa, as prisões foram decretadas em razão de o grupo investigado ter continuado operando irregularmente na prefeitura de Mirante. Dentre os presos estão o prefeito afastado, Hélio Ramos, a primeira dama, o chefe do setor de licitação, o diretor financeiro, o chefe do setor de Recursos Humanos, o Secretário de Infraestrutura, o Secretário de Planejamento e Finanças, o Procurador-Geral do Município, o Ouvidor-Geral, o Diretor do Setor de Tributos e Arrecadação, o coordenador do Setor de Compras, o coordenador do Setor de Supervisão de Ensino, o Gerente do Programa Ação Comunitária, o titular e suplente do Conselho Municipal de Educação do município, além de empresários e “laranjas” do esquema criminoso. Os investigados vão responder por crime organizado, crime de responsabilidade, fraude à licitação, associação criminosa, corrupção passiva e lavagem de dinheiro.

Foragido da cadeia de Livramento é recapturado e preso em Paramirim Foto: Divulgação/PM

Foragido da carceragem da cidade de Livramento de Nossa Senhora, o criminoso conhecido como “Tião de Maria de Seu Nem” foi recapturado em uma praça, no município de Paramirim. Ele é acusado de matar um comerciante com golpes de faca na cidade de Érico Cardoso, de onde foi transferido devido à revolta da população que queria linchá-lo após o crime. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o indivíduo pretendia voltar para Érico Cardoso.

Cresce a expectativa para o Enem em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado será mais uma vez base de apoio para aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem, que acontece neste final de semana. Várias escolas públicas e particulares irão receber milhares de candidatos da microrregião. Alguns farão as provas apenas para testar e atualizar os conhecimentos. Por outro lado, a maioria está engajada nas disputas por vagas universitárias. Desde o início do ano, os candidatos participaram de aulas preparatórias, através das quais puderam reforçar os estudos e esclarecer dúvidas. Vale lembrar que na Bahia os portões das escolas serão fechados impreterivelmente às 12h, que corresponde à 13h de Brasília, devido ao horário de verão.

Neymar é o único brasileiro candidato a melhor do mundo Foto: Reprodução

A Fifa anunciou nesta sexta-feira (4) os 23 indicados ao troféu de melhor jogador de 2016, que será entregue no dia 9 de janeiro de 2017. Estão presentes na lista os considerados favoritos Cristiano Ronaldo, Messi, Griezmann, Suárez e Bale. O único brasileiro entre os nomes é Neymar. A premiação, batizada de "The Best", conta com votos de capitães e técnicos das seleções, jornalistas e até torcedores. A votação popular já está aberta no site da Fifa. O Real Madrid - vencedor da Liga dos Campeões pela segunda vez em três temporadas - é o clube com mais representantes entre os indicados: cinco. O Barcelona, que conquistou o Campeonato Espanhol novamente, tem quatro jogadores na lista.

Leilão de carros apreendidos movimenta Fórum Dr. Duarte Moniz em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A movimentação no Fórum Dr. Duarte Moniz, na manhã desta sexta-feira (04), foi grande por conta do leilão dos carros apreendidos no pátio da delegacia de Brumado. No total, 400 veículos foram separados em lotes para os arremates dos interessados. Parte dos veículos em bom estado de conservação ainda podem ser utilizados pelos arrematadores, mas com a ressalva de os mesmos buscarem os meios legais através do Departamento de Trânsito (Detran) para regularizar os trâmites burocráticos para circulação. 

Leilão de carros apreendidos movimenta Fórum Dr. Duarte Moniz em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães solicitou aos leiloeiros que estabelecessem um prazo curto aos arrematadores para retirada dos veículos do pátio da delegacia, pois o objetivo é que o local seja desocupado o quanto antes.

Amarok Highline acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar uma Amarok Highline, 2013/2013. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Governador dividirá atenção com manifestantes em sua visita ao município de Caetité Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador da Bahia, Rui Costa (PT), está com visita agendada para este sábado (05), na cidade de Caetité, no sudoeste baiano, onde fará a entrega de tratores para a região e também deve inaugurar algumas obras no município. No entanto, as atenções ao governador serão divididas com um movimento popular que vem protestando contra as ações do executivo e do legislativo local, assim como com funcionários terceirizados do estado que estão há cerca de seis meses sem receber seus vencimentos. O site Brumado Notícias manteve contato por telefone com alguns integrantes do movimento e os mesmos apontaram que o município está passando por um período delicado no que se refere às ações dos seus representantes políticos. Na pauta está a suposta ilegalidade do reajuste salarial dos vereadores, que foi assinado irregularmente dentro do período eleitoral, quando deveria ter ocorrido no mínimo trinta dias antes do pleito. O movimento popular também aponta superfaturamento de despesas praticadas pelo executivo municipal. Segundo os manifestantes, os ônibus escolares pararam de circular por falta de pagamentos e muitos atendimentos foram cortados no hospital municipal. Funcionários terceirizados que prestam serviços para o estado também devem reforçar as manifestações na presença do governador.

Arquivo