Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: TRE-BA defere registro de candidatura de Léo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) deferiu nesta segunda-feira (17) um Recurso Eleitoral que garante o registro de candidatura do vereador eleito de Brumado, Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT). O juiz da 90ª Zona Eleitoral, Genivaldo Alves Guimarães, havia indeferido o pedido. No TRE-BA, a ação foi relatada pela juíza Patrícia Cerqueira Kertzman Szporer.  A Corte Eleitoral, por unanimidade, sendo sete votos favoráveis e nenhum contrário, acatou o recurso e reformou a sentença do juiz de Brumado.

Justiça levaria três anos para zerar estoque de processos, diz CNJ

Se nenhuma nova ação fosse impetrada no período, a Justiça brasileira precisaria de três anos para zerar o estoque de processos pendentes de decisão, segundo conclusão do relatório “Justiça em números”, divulgado nesta segunda-feira (17) pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O documento, elaborado anualmente, faz um diagnóstico dos tribunais do país nas diversas esferas - não inclui o Supremo Tribunal Federal (STF). No encerramento de 2015, fim do período que compreende o levantamento, cerca de 74 milhões de processos estavam em tramitação no país. No ano passado, esse estoque cresceu 3%, uma alta de 1,9 milhão de ações em relação ao fim de 2014. O saldo aumenta continuamente desde 2009. Desde aquele ano, o crescimento acumulado é de 19,4%, ou 9,6 milhões de processos pendentes a mais. O assunto mais demandado no Poder Judiciário no ano passado tem relação com a área trabalhista. No período, o tema correspondeu a 11,75% de toda a demanda.

Oftalmologista de Brumado busca especialização nos Estados Unidos para cirurgias de cataratas Foto: Divulgação

O médico oftalmologista Marlúcio Abreu Filho está na cidade de Chicago, em Illinois, nos Estados Unidos, participando de um Congresso Mundial do segmento. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o médico declarou que está buscando melhor qualificação teórica e prática na área de cirurgias de catarata e retrativa. Marlúcio, que recentemente completou a sua pós-graduação, disse ainda que buscará mecanismos para melhor ofertar os tratamentos em sua terra natal.

Operação Overbooking: Mandados de busca são cumpridos em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/Youtube

Em operação realizada na manhã desta segunda-feira (17), a Polícia Federal cumpriu mandado de busca e apreensão deferido pela Justiça Federal a fim de apurar crimes praticados no aeródromo denominado “Ninho das Águias”, construído ilegalmente em terreno federal. O mandado foi cumprido com participação da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), no aeródromo e na residência de quatro investigados: o homem que detém a posse do terreno e três pilotos envolvidos na administração do aeródromo. Segundo as investigações, o aeroporto tem atividade ilícita noturna intensa, com pousos e decolagens realizados sem a autorização da Anac. Situado às margens da BA-263, no povoado Goiabeira, o “Ninho das Águias” está próximo ao Aeroporto Pedro Otacílio Figueiredo, em Vitória da Conquista. O aeródromo foi construído ilegalmente, em área rural pertencente à União, no bioma da mata atlântica, sem licença ambiental. O Incra informou que os beneficiários originais dos lotes teriam sido expulsos, assumindo a posse do terreno um homem que o alienou ilicitamente a um dos investigados. A partir do que foi apreendido durante a operação, o MPF e a PF darão seguimento às investigações para adotar as medidas judiciais cabíveis ao caso.  

Homem é preso em ronda no Bairro do Tanque após denúncia de roubo de celular em Brumado Foto: Divulgação/PM

No último sábado (15), um homem suspeito de ter roubado um celular foi preso durante ronda no Bairro do Tanque, em Brumado. Segundo informações da polícia, Leonardo Coelho Alves, de 25 anos, foi detido após denúncia que informava sobre o roubo. Ele foi encontrado por motociclistas da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) circulando no bairro com uma faca tipo açougueiro na cintura. A vítima reconheceu o acusado como autor do roubo, mas o celular não foi localizado. Leonardo cumpre condicional do Presídio Lauro de Freitas.  

Brumado: Prefeitura emite nota de pesar pelo falecimento da juíza Leonor Abreu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Prefeitura Municipal de Brumado emitiu nota de pesar pelo falecimento da juíza Leonor Abreu e decretou luto oficial por três dias. A magistrada era Juíza Titular da Vara Cível e Fazenda Pública da Comarca de Brumado há décadas. A prefeitura salientou na nota de pesar que ela exercia o seu ofício com dedicação, competência e notória honestidade. “Referência profissional e pessoal para todos aqueles que com ela tiveram a oportunidade de compartilhar dos seus ensinamentos e experiência; mãe de família e esposa exemplar”.

Livramentense que fraudou sistema de cotas aparece em reportagem do Fantástico Foto: Reprodução/TV Globo

No domingo (16), reportagem especial do Fantástico, programa da Rede Globo, mostrou denúncias de fraudes no sistema de cotas de universidades públicas da Bahia. A instituição com mais casos investigados é a Universidade do Sudoeste da Bahia (Uesb). Segundo a reportagem, uma estudante, já com três anos do curso de Medicina, foi expulsa e condenada por falsidade ideológica por ter ingressado na Uesb pela cota de quilombola. Uma denúncia anônima levou ao afastamento de Maiara Aparecido Oliveira Freire, que tinha se declarado moradora do Quilombo da Rocinha, na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Quatro universidades da Bahia informaram, após recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que 32 alunos entraram nas instituições por declaração de quilombolas, sendo 22 oriundos do Quilombo da Rocinha. Desses 22 estudantes, 11 entraram no curso de Medicina. Além da universidade, casos de fraude foram denunciados também na Universidade Federal do Recôncavo (UFRB). O Ministério Público disse que no próximo mês haverá uma audiência pública para apurar as irregularidades e desenvolver formas de evitar as fraudes.

BB e Caixa já têm juros mais altos que os de bancos privados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Bancos públicos foram na contramão da concorrência e ajustaram gradualmente o juro cobrado dos clientes nos últimos meses. Se no passado recente Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal operavam os juros mais baixos, agora as duas instituições já cobram algumas das maiores taxas. Entre os cinco grandes, o BB tem o maior juro no financiamento de veículos e a Caixa opera o segundo maior no crédito rotativo do cartão de crédito. De acordo com a Veja, após o estouro da crise em 2008, bancos estatais foram protagonistas quando os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Dilma Rousseff incentivaram o consumo via queda de juros. O plano, porém, mudou. No ano passado, os dois bancos federais começaram a elevar lentamente os juros em reação à subida da taxa Selic e diante da necessidade de melhorar a estrutura de capital. Com a chegada de Michel Temer ao Palácio do Planalto, o movimento ganhou velocidade. Em maio, o peemedebista indicou Paulo Caffarelli para a presidência do BB e Gilberto Occhi para a Caixa. Sob o novo comando, os dois bancos adotaram o discurso de recompor receitas para recuperar a rentabilidade perdida nos anos de ação mais agressiva. Pouco mais de quatro meses com a nova chefia e as instituições já exibem juros bem próximos dos concorrentes.

Guarda Civil de Brumado faz homenagem às crianças com entrega de brinquedos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda em alusão à semana da criança, a Guarda Civil Municipal de Brumado (GCM) fez a entrega de brinquedos para a garotada. Pelo segundo ano consecutivo, a GCM conseguiu sensibilizar doadores de várias esferas e arrecadou cerca de 1500 brinquedos para serem doados às crianças carentes. No último dia 11, foi feita uma entrega antecipada de cerca de 100 brinquedos na Creche Pequeno Caçulo, agregada ao Caic. Já no último sábado (15), com uma pequena estrutura de parque infantil montada na Praça da Matriz, foram distribuídos brinquedos, bombons, pipocas e algodão doce. A GCM contou com a colaboração da secretária municipal de educação, Acácia Gondim, e da vice-prefeita Cristina Gondim para realizar a distribuição dos itens arrecadados. 

Guarda Civil de Brumado faz homenagem às crianças com entrega de brinquedos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Estou muito feliz com essa ação mobilizada pelos nossos guardas municipais. Brumado ganhou não apenas uma corporação para a segurança do patrimônio público, mas um agrupamento que visa uma aproximação com a comunidade e dar a sua parcela de colaboração no que diz respeito à promoção da segurança e ações práticas de políticas públicas. Parabenizo não apenas as crianças, mas a todos que direta ou indiretamente colaboraram para a realização da entrega desses brinquedos, o que não resolve os problemas sociais, mas ao menos coloca um sorriso no rosto de cada criança que se faz carente de mais atenção e ações governamentais para melhorar a qualidade de vida da população como um todo”, comentou o coordenador da GCM de Brumado, Paulo Marques.

Jovem de 21 anos morre em grave acidente de moto em Dom Basílio Foto: Reprodução/Facebook

Na madrugada do último sábado (15), um grave acidente de moto registrado entre a comunidade de Várzea Grande e a cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano, tirou a vida do jovem Mainan Oliveira, de 21 anos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Mainan retornava para casa após sair do trabalho, quando perdeu o controle da moto em uma estrada vicinal e acabou se chocando em uma cerca de arame que fica às margens da via. Devido ao impacto da batida, a vítima quebrou o pescoço e morreu na hora. A suspeita é de que o jovem possa ter ingerido bebida alcoólica antes do acidente. Mainan foi encontrado caído no chão por populares por volta de 4h30. A polícia foi acionada e os peritos fizeram o levantamento da ocorrência. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado.

Brumado: Delegado exige retratação da polícia militar que acusou pai de ter abusado da filha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (14), a polícia militar realizou a condução de um homem à delegacia de Brumado sob a acusação de que o mesmo estaria abusando de sua própria filha de 9 anos de idade. O homem foi encontrado em sua residência, no Bairro São Félix, e apresentado ao delegado Cláudio Marques, que acompanha o caso. Antes mesmo de o acusado ser levado à cela, a assessoria de comunicação da polícia militar já havia enviado nota para a imprensa local, confirmando que o homem havia praticado o abuso contra a filha. A imagem do acusado já estava circulando na internet, em aplicativos e redes sociais. No entanto, após ouvir o acusado e reunir dados sobre o caso, o delegado de imediato emitiu a soltura, invalidando as denúncias contra o homem. 

Brumado: Delegado exige retratação da polícia militar que acusou pai de ter abusado da filha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota enviada ao site Brumado Notícias, o delegado Cláudio Marques ressaltou que houve um equívoco por parte da polícia militar, que se baseou apenas em informações preliminares de terceiros. Segundo avaliou a autoridade policial, não foi encontrada materialidade que confirme que o pai tenha cometido os abusos contra a filha. O delegado apontou que a própria polícia militar, que fez as primeiras divulgações do suposto crime de abuso, tem de se retratar, pois está maculando e depreciando a imagem do homem. “Rechaço com veemência a falsa informação que não partiu da polícia civil e exigimos uma pronta retratação para preservar a honra alheia e a integridade do suspeito”, disse. A nota desqualifica a ação e divulgação por parte da polícia militar.

Comunidade São José convida para celebração do Terço dos Homens em Brumado Foto: Divulgação

Em Brumado, a comunidade São José, do Bairro Olhos D’água, através da coordenação do Terço dos Homens, convida a todos os brumadenses para participarem da celebração do Terço dos Homens, que acontece toda quarta-feira, às 19h30, na Igreja São José. O movimento Terço dos Homens deseja resgatar para o seio da igreja os homens de todas as idades, classes e culturas. Toda a comunidade está convidada a participar das celebrações, rezando o Santo Terço.

Ibiassucê: Justiça suspende contratos de aquisição de combustível da Prefeitura e Câmara Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Justiça suspendeu os contratos firmados entre a Prefeitura Municipal de Ibiassucê e a Câmara de Vereadores para fornecimento de combustível. A justiça determinou que o executivo e o legislativo realizem, no prazo máximo de trinta dias, novo processo licitatório e novo contrato de fornecimento de combustível, sob pena de multa diária no valor de R$ 5 mil. Durante o período que estiver em processamento a nova licitação e contrato, o combustível poderá ser adquirido junto à empresa, porém o mesmo deve ser pago com o mesmo valor cobrado ao consumidor comum na cidade. A justiça inspecionará todos os veículos de propriedade do município e da câmara a fim de identificar se a determinação está sendo cumprida.

Portaria do Detran-BA obriga autoescola a oferecer habilitação de 'cinquentinhas' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Portaria do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA) obriga os Centros de Formação de Condutores (CFCs) credenciados ao órgão a oferecer o curso de Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC), de acordo com o que dispõe resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran). A medida determina que as autoescolas disponibilizem pelo menos uma turma por mês de ACC, com o número máximo de 35 candidatos por sala. O não cumprimento da portaria pode levar à suspensão do credenciamento do estabelecimento. A decisão do Detran foi motivada pelo impasse entre as associações de motociclistas de “cinquentinhas” e as autoescolas, que se negavam a oferecer a habilitação para motos de 50 cilindradas. A partir de 1º de novembro, o documento será obrigatório. Quem for flagrado sem a habilitação estará sujeito a multa de R$ 564,62 e sete pontos na carteira.

Brumado: OAB emite nota de pesar pelo falecimento da juíza Leonor Abreu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Seção Baiana e 21ª Subseção Brumado emitiram nota de pesar em razão do falecimento da juíza Leonor Abreu, ocorrido no último sábado (15), em Vitória da Conquista. A Ordem destacou os relevantes serviços prestados pela juíza. Leonor exerceu a magistratura por 39 anos, a maior parte como juíza titular da Vara Cível da Comarca de Brumado, gozando de profundo respeito e admiração dos operadores do direito e da sociedade, pelo exercício de suas atividades com afinco, seriedade, dignidade, comprometimento, discrição e dedicação. “A Seção Baiana dos Advogados e a 21ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil, neste momento de profunda dor, se solidarizam com os familiares, amigos, e todos os operadores do direito”.

Escolaridade dos prefeitos cresce e 52% têm curso superior

Mais da metade dos prefeitos eleitos no primeiro turno das eleições deste ano tem ensino superior completo, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Dos 5,5 mil eleitos, quase 2,9 mil fizeram um curso de graduação, o que representa 52,2% do total. O grau de instrução dos prefeitos eleitos neste ano é maior se comparado com 2012, quando 48,9% dos eleitos no primeiro turno cursaram uma universidade. A proporção de prefeitos que declaram não ter o ensino médio completo também caiu. Em 2012, 17,4% dos eleitos se enquadraram como tal; já em 2016, o índice é de 16,1% do total. O grau de instrução mais baixo, o de candidatos que apenas leem e escrevem, também teve queda de 0,1 ponto percentual: de 0,8% dos eleitos no primeiro turno para 0,7%. Além do percentual de prefeitos com nível superior completo, o único índice que teve alta entre as duas eleições foi o de ensino fundamental completo, que passou de 6,5% em 2012 para 6,6% neste ano. A escolaridade dos vereadores eleitos também subiu no pleito de 2016. Os números do TSE mostram que 26,1% dos candidatos têm superior completo - percentual maior que o da eleição passada, quando 23,7% tinham completado um curso universitário.

Brumado: Fórum decreta luto de três dias em memória à juíza Leonor Abreu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã do último domingo (16), o juiz Genivaldo Alves Guimarães e vários servidores da justiça compareceram ao Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, onde foi realizado o hasteamento das Bandeiras do Brasil, da Bahia e da Justiça a meio mastro, simbolizando o luto de três dias pela morte da juíza Leonor da Silva Abreu. Os servidores e o juiz se uniram para prestar as últimas homenagens e despedida com o ato de hasteamento dos símbolos. À pedido da própria magistrada, o corpo foi cremado em Salvador.

Brumado: Uneb elege Miss e Mister Uati 2016 Foto: Divulgação

O 3° concurso de Beleza na Terceira Idade - Miss Uati 2016, realizado no dia 05 de outubro, na sede da Uneb, em Brumado, contou com cinco candidatos, entre homens e mulheres. O concurso teve três categorias: moda praia, esporte fino e gala. Os jurados avaliaram os participantes nos critérios desenvoltura, beleza, charme, postura, elegância e simpatia. Esbanjando beleza, simpatia, elegância e alegria, Iromá Maria Ribeiro, de 60 anos, e Osmar Santana, de 62 anos, foram eleitos Miss e Mister Uati 2016 do Campus XX da Uneb, em Brumado.  “O objetivo desse concurso é buscar a valorização da beleza na Terceira Idade, bem como propiciar aos idosos um momento de descontração e, principalmente, de resgate de sua autoestima”, salientaram as coordenadoras da Uati no campus de Brumado, Patrícia Freire e Aline Cristina Alves. Os ganhadores do concurso irão representar a Miss e o Mister Uati de Brumado no concurso nacional, em Salvador, no final deste mês.

Operação Pokémon: Polícia Federal cumpre mandados em Vitória da Conquista Foto: Divulgação/PF

A Polícia Federal, com o apoio da Cipe-Sudoeste, deflagrou a Operação Pokémon (referência a prática de fraudes onde veículos são disfarçados para parecerem originais), resultando no cumprimento de mandado de busca e apreensão em imóvel, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. O local era utilizado como “quartel general” para a prática das fraudes referidas, possibilitando desbaratar grupo criminoso que aplicava estelionatos e demais crimes conexos em diversos estados. Vários bens adquiridos com a prática das fraudes foram apreendidos e o locador do imóvel onde as fraudes e as transações bancárias eram consumadas foi indiciado. 

Ivana Bastos se reúne com senador Otto Alencar e prefeitos baianos Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o senador Otto Alencar (PSD) e com diversos prefeitos e vice-prefeitos eleitos na região sudoeste e da Chapada Diamantina, na Bahia. Na ocasião, a parlamentar debateu a execução dos planos de governo e os projetos para o desenvolvimento dos municípios. Reunidos em momentos distintos, a deputada levou os prefeitos de Rio do Antônio, Iuiu, Dom Basílio, Tanque Novo, Mucugê, e Riacho de Santana para debater sobre os principais problemas e os investimentos necessários nas cidades. O senador Otto Alencar se colocou à disposição para lutar por melhorias em diversas áreas para o crescimento dos municípios. Segundo a deputada, o apoio do senador é fundamental para o andamento dos trabalhos.  

Brumado: Nova sede da unidade básica do São José ampliará atendimentos em 2017 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 05 de outubro, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), e o secretário municipal de saúde, Cláudio Feres, estiveram à frente da solenidade de inauguração da nova sede da Unidade Básica de Saúde Dr. Fernando Luiz G. Trindade, no Bairro São José. A unidade fica localizada próximo ao Ginásio de Esportes Antônio Imbassahy. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o secretário de saúde declarou que a nova sede deverá funcionar nas próximas semanas, pois as equipes ainda estão realizando as mudanças dos equipamentos e mobiliário. O secretário adiantou que, além de mais amplo, o local ofertará maior comodidade aos usuários e mais agilidade nos atendimentos, tendo em vista que o projeto conta com três equipes médicas para atuarem a partir do próximo ano.

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Após 90 dias em nova sede, 18ª Ciretran apresenta melhorias no atendimento Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde o dia 26 de julho deste ano, a 18ª Ciretran Brumado está funcionando na sede própria, localizada na Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza. O local mais amplo tem ofertado melhor comodidade aos funcionários e aos usuários em geral, conforme relatado ao site Brumado Notícias pelo coordenador Kleber Leal. A nova sede conta com 12 repartições internas e ambiente climatizado, com destaque para os padrões de acessibilidade para portadores de deficiência. A área externa possui praça de exames com balizas e área de armazenamento para veículos apreendidos. Por dia, o Ciretran brumadense tem expedido entre 60 e 90 habilitações. São realizadas em média 150 documentações de veículos diariamente. Também são realizados em média 120 exames de baliza por semana. A 18ª Ciretran atende a Brumado e mais 21 municípios da região, agrega ainda as Retrans dos municípios de Livramento de Nossa Senhora, Paramirim, Caculé, Malhada de Pedras, Barra da Estiva, Tanhaçu e Ituaçu. Embora o prédio já esteja sendo utilizado, o Detran/Bahia ainda não divulgou a data da solenidade de inauguração, que deve acontecer com a presença do governador Rui Costa e demais autoridades políticas ligadas ao órgão. Nas últimas semanas, a coordenação recebeu nova mobília, o que ajudado a otimizar a prestação de serviço no setor.

Possível instalação de bloqueador de celular no presídio de Brumado promete debates acirrados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por mais que a população brumadense esteja interessada nas melhorias para a segurança local, a possível instalação de um bloqueador de celular no presídio acende uma discussão que promete gerar muita polêmica na cidade. O bloqueador impediria a comunicação entre os detentos e seus comparsas do lado de fora. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a depender do alcance do aparelho que pode ser instalado, algumas empresas e até o posto da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), na BA-262, poderão ser afetados. Nas imediações do presídio, em um raio de 2 km, há ainda a Subestação II da Coelba, empresas de torrefação de café, de produção de embalagens, além de pequenas comunidades rurais que correm o risco de ficar sem comunicação via celular. O presídio ainda não tem data para ser inaugurado, mas os debates em torno do assunto devem esquentar.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Arquivo