Achei Sudoeste

04 Jul 2013 - 09:42h

Pela segunda vez consecutiva, a sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que normalmente é realizada às segundas-feiras, foi adiada. Excepcionalmente nesta semana a sessão legislativa será realizada nesta quinta-feira (04) em função do feriado em comemoração à Independência da Bahia no dia 02 de julho.

03 Jul 2013 - 18:20h

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) cassou, no último dia 26, o diploma eleitoral do prefeito da cidade de Terra Nova. Francisco Hélio de Souza (PP) teve seus direitos políticos suspensos com a decisão e deve deixar o cargo na Prefeitura. O parecer para a cassação foi dado pelo procurador regional eleitoral Sidney Madruga, que decidiu pela cassação porque Souza teria contratado diversos servidores sem a realização de concurso público. O registro de candidatura do prefeito Francisco já tinha sido deferido pela Justiça Eleitoral, quando, em setembro de 2012, foi condenado por improbidade administrativa. Para o procurador, o prefeito de Terra Nova não tem ostentado a condição de cidadão. A decisão determina que Francisco Hélio de Souza só possa se eleger novamente depois de setembro de 2015, mas o prefeito ainda pode recorrer.

03 Jul 2013 - 16:43h

Usando capacete e portando arma de fogo, um homem assaltou uma quitanda, localizada na Rua Aureliano de Carvalho, no início da tarde da última terça-feira (02). A ação ocorreu quando os funcionários do estabelecimento, próximo à Praça Heráclito Cardoso, faziam descarga de mercadoria. “Eu estava com uma caixa na mão e a gente só estava terminado de pegar a carga para fechar a quitanda. Aí o rapaz chegou por trás de mim e anunciou o assalto. Eu não acreditei na hora e falei pra ele parar de brincadeira, mas aí ele me mostrou a arma e mandou entrar colocando todo mundo para ficar no canto da parede”, narrou um dos funcionários ao site Brumado Notícias. Uma funcionária, que estava dentro do banheiro, percebeu a movimentação, mas ao invés de ligar para a polícia, acabou ligando para o Samu 192. A proprietária do comércio ainda subiu em uma escada encostada no muro dos fundos para pedir que os vizinhos ligassem para polícia. Quando uma guarnição policial chegou, o bandido já havia deixado o local.

03 Jul 2013 - 16:39h

Mesmo sendo comum durante feriados prolongados acontecerem acidentes graves, na área de atuação da 2ª Companhia Independente da Polícia Rodoviária (CIPR) foi diferente durante os dias 29 de junho a 02 de julho. De acordo com a CIPR, dos quatro acidentes ocorridos, nenhum teve vítima. Foram abordadas nesses dias 458 pessoas, em 449 veículos, ficando 3 deles retidos. Os policiais informaram ainda que na área aconteceram 52 autos infrações. Para a operação foi utilizado um efetivo de 49 policiais, com 6 viaturas.

03 Jul 2013 - 15:03h

Durante reunião na manhã desta quarta-feira (03), o presidente do Legislativo brumadense, vereador Alessandro Lôbo (PSL), anunciou o retorno do serviço de Ouvidoria do órgão. De acordo com o presidente, o objetivo de trazer de volta esse serviço é oferecer ao cidadão brumadense uma forma de comunicação direta com o Legislativo. “Queremos continuar o processo de modernização da Câmara, buscando ouvir os anseios do povo e atender melhor as reivindicações feitas”, declarou Lôbo na reunião. Quem também participou do encontro foi o professor, sociólogo, advogado e cordelista, José Walter Pires, que vai ocupar o cargo de ouvidor. “Serei um representante do povo. Vou trabalhar pelo contentamento dos cidadãos, buscando a promoção de uma gestão pública democrática, transparente, eficaz, participativa, ética e eficiente. Não será um trabalho político, nem jurídico e sim baseado em transformações propositivas, com imparcialidade, confiabilidade e autonomia”, garantiu Pires. As atividades da ouvidoria devem começar ainda nesta semana, e qualquer brumadense poderá utilizá-la para fazer críticas, denúncias e sugestões.

03 Jul 2013 - 14:28h

Nas eleições de 2014, três cidades do sudoeste baiano terão biometria. Cândido Sales, Ribeirão do Largo e Encruzilhada devem fazer o recadastramento biométrico dos eleitores nesse segundo semestre de 2013. A identificação biométrica na Bahia começou em 2009, na cidade de Pojuca, e deve continuar nesse ano em mais 37 municípios de 15 zonas eleitorais. Ao todo, serão recadastrados cerca de 700 mil baianos, correspondendo a quase 7% dos eleitores baianos. Nessa ação, serão coletadas a foto, a assinatura eletrônica e as impressões digitais do eleitor. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) objetiva com a biometria garantir mais segurança nas eleições.

03 Jul 2013 - 13:51h

A polícia flagrou na madrugada desta quarta-feira (03) um homem tentando roubar uma loja de móveis e eletrodomésticos no Centro de Brumado. Ele arrombou o local e, com uma corda e um saco, retirava alguns aparelhos do estabelecimento. Mas quando o assaltante viu a aproximação da viatura policial, que realizava ronda de rotina, fugiu deixando tudo para trás. A polícia tentou persegui-lo, entretanto o homem despistou os policiais entrando em um matagal. A mercadoria que seria fruto do roubo foi apresentada na delegacia, liberada em seguida para o proprietário da loja.

03 Jul 2013 - 11:25h

Em mais um episódio envolvendo a rótula na BR-030, próximo à Magnesita em Brumado, funcionários das Indústrias Nucleares do Brasil (INB) foram vítimas de um acidente de carro. O veículo, que vinha de Salvador e ia para Caetité, invadiu um dos canteiros na rótula e atingiu uma placa informativa, arrancando uma das barras de ferro da base. A rótula, que tem sinalização precária e sem iluminação, ainda com vegetação alta próxima, tem sido um ponto de constantes acidentes. As reclamações de motoristas que trafegam pelo local são muitas, mas nenhuma providência foi tomada até o momento pelos órgãos responsáveis.

03 Jul 2013 - 11:08h

Nas últimas semanas, os policiais de Guajeru, no sudoeste baiano, realizaram apreensão de duas motocicletas, uma delas pode ter sido utilizada em recentes assaltos na cidade, e ainda está investigando um homem suspeito de atuar no tráfico local. A primeira moto encontrada (placa GSX 3407 Lagoa Santa – MG) estava em poder de uma mulher, entretanto a documentação está no nome de outra pessoa. De acordo com os policiais, a condutora falou que a moto era do esposo, mas uma denúncia anônima informou que a documentação não era autêntica. A polícia então consultou no sistema da Secretaria de Segurança Pública e identificou que o veículo era dublê. A segunda motocicleta (placa MWK 3492 Jequié – BA) foi encontrada com um rapaz e não possuía documentação. A moto foi retida para verificação, pois moradores da Fazenda Suçuarana, zona rural do município, comentaram que rapaz está envolvido no tráfico de drogas, e porque o veículo pode ter sido usado para participação em assaltos em Guajeru. Já o homem investigado, que foi abordado quando portava cocaína. Como era de conhecimento dos policiais que no bar havia comercialização de drogas, iniciou-se uma investigação. O homem, mesmo tento declarado que era usuário de drogas e que não as vendia, foi detido para averiguação.

03 Jul 2013 - 10:24h

Pelo menos dez homens, fortemente armados, assaltaram a agência do Banco do Brasil em Tanque Novo, no sudoeste baiano, na manhã desta quarta-feira (03). Segundo narraram alguns moradores da cidade, era por volta das nove horas da manhã quando vários tiros começaram a ser disparados na agência. Por telefone, o major Arthur Mascarenhas, comandante da CIPE/Sudoeste, informou ao site Brumado Notícias que os bandidos tentaram assaltar anteriormente o Banco Bradesco, mas não tiveram êxito. Em seguida, foram ao Banco do Brasil, momento em que as guarnições da Caesg chegaram ao local. Mas os bandidos formaram um escudo humano e atiraram contra os policiais. A polícia não revidou, pois poderia atingir algum popular. Na sequência, os bandidos fugiram e ainda atearam fogo em um veículo na cidade de Botuporã. Neste momento, a Cipe/Sudoeste continua realizando buscas na região para capturar a quadrilha.

03 Jul 2013 - 09:47h

A unidade do Posto de Saúde da Família (PSF), que atende aos Bairros São Félix, Malhada Branca e adjacências, foi invadido na madrugada desta quarta-feira (03). Os invasores pegaram as chaves das portas e espalharam medicamentos por todo o local. Eles desarrumaram todo o suprimento de insulina, que estava em uma geladeira, e ainda seringas descartáveis com agulhas e estiletes para realizar exame do pezinho, este último material também foi encontrado na área externa da unidade. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, os vândalos roubaram um aparelho de medir glicemia, um aparelho de aferir pressão e um aparelho telefônico. Agentes comunitários de saúde e de endemias e os funcionários do posto não puderam sair do PSF para trabalhar e nem atender ao público, já que o local foi revirado pelos elementos. Portanto, a unidade só voltará a funcionar após a chegada da polícia e a realização da perícia. Todos os usuários que já chegaram à unidade estão voltando para casa sem atendimento.


Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

03 Jul 2013 - 09:00h

Na última segunda-feira (01), uma quadrilha de traficantes foi desarticulada em Riacho de Santana, no sudoeste baiano, através de uma operação conjunta das Polícias Militar e Civil da cidade. Através de uma denúncia, o Setor de Investigação da Delegacia, comandado pelo delegado Antônio Rosélio Marques, tomou conhecimento de que uma grande quantidade de drogas que seria entregue no município. Com a informação, os policiais realizaram uma diligência, encontrando nas mãos de traficantes 18 kg de maconha, algumas pedras de crack, revólver calibre 32 com seis munições, dinheiro e celulares. Foram presos em flagrante João Pedro de Oliveira Alves, 19 anos, Tiago Silva Santos, 19 anos, Norlei Maria da Silva, 27 anos e Rone Maicon de Jesus Dias, 20 anos. Ainda faziam parte da quadrilha cinco menores, os quais foram apreendidos. A polícia interceptou, durante a operação, diversas ligações telefônicas feitas entre o bando e o chefe da quadrilha, presidiário em Salvador.

03 Jul 2013 - 08:34h

Valdir Silva de Aguiar morreu na última quinta-feira (27) após ser baleado no sul de Minas Gerais. O homem, de 37 anos, estava na zona rural de Toledo (MG) para cobrar uma dívida, quando levou o tiro. De acordo com a polícia, o suspeito é o devedor, um jovem de 23 anos. Os policiais informaram que Aguiar teria ido de carro até um sítio no Bairro Pinhal Grande e lá foi ameaçado por outra pessoa, que queria quebrar seu veículo com uma barra de ferro. Enquanto isso, o suspeito pegou em casa um revólver calibre 38 e voltou para disparar várias vezes em Aguiar. A vítima foi socorrida e levada para o Hospital São Lucas, em Extrema (MG), mas não resistiu aos ferimentos e morreu no percurso. A polícia prendeu o suspeito em flagrante e o encaminhou para a Delegacia de Polícia Civil de Pouso Alegre (MG). Até o momento não se sabe o valor da dívida e nem relativa ao que seria. Valdir Aguiar é brumadense, mas estava residindo na cidade de Itapeva (MG). As informações são do G1.

02 Jul 2013 - 21:02h

Pesquisa do Instituto Datafolha divulgada nesta segunda-feira (1º) apontou que 74% dos brasileiros defendem a prisão imediata dos condenados no julgamento do mensalão. Dos 25 réus considerados culpados, onze devem cumprir regime fechado, em presídio de segurança média ou máxima, entre eles Marcos Valério e o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu. Outros onze ficarão em regime semiaberto, quando é possível deixar o local para trabalhar. Um dos réus foi condenado em regime aberto e dois tiveram a pena transformada em restrição de direitos. A pesquisa ouviu 4.717 pessoas em 196 municípios. A margem de erro máxima é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. Dos entrevistados, 14% disseram que os réus merecem novo julgamento e 12% não souberam opinar. O Datafolha perguntou também qual era o partido político da preferência dos entrevistados. 74% dos que disseram que preferem o PT, se disseram favoráveis à prisão imediata dos condenados.  O índice é o mesmo para quem disse que prefere o PMDB. 83% dos que afirmaram ser o PV o partido da preferência querem a prisão imediata dos condenados. Dos que preferem o PSDB, 77% defendem a prisão imediata. As informações são do G1.

02 Jul 2013 - 20:49h

O presidente da Câmara de Vereadores de Amargosa, Marcos Paulo Andrade Sampaio (PDT), diz que ficou ferido na madrugada desta terça-feira (2) após fugir de um atentado em sua casa. De acordo com ele, o imóvel foi invadido por volta das 3h por um homem armado. Marcos Paulo teve diversas fraturas após subir no telhado da casa para escapar do agressor. O caso foi registrado na delegacia da cidade. A delegada Glória Isabel ouviu Marcos Paulo nesta manhã e faz vistorias no imóvel onde o atentado ocorreu. Marcos Paulo afirma que o invasor é o marido de uma vereadora da oposição. A vereadora não foi localizada para comentar a situação. Até a publicação desta matéria, o suspeito de invadir a casa não tinha sido achado pela polícia. “A câmara está julgando um processo e na sessão passada aconteceram umas discussões em que tive que cortar a fala de uma vereadora”, explica o presidente da Câmara. “Esse marido dela tomou as dores. Ele não é equilibrado. É tirado a valentão de Amargosa”, opina uma prima de Marcos Paulo, que preferiu não se identificar. De acordo com Marcos Paulo, ele dormia com a esposa quando ouviu um barulho na porta de casa e percebeu que havia um homem armado. Ele não abriu a porta e fugiu pelos fundos, mas o suspeito teria conseguido arrombar a grade e entrar no imóvel. O presidente fugiu por cima da casa, subiu no telhado do vizinho e caiu no banheiro. “Perdi os movimentos da perna na queda, fraturei o calcanhar e tive que me arrastar até a rua, quando vizinhos e amigos chegaram e me ajudaram”, conta. As informações são do G1.

02 Jul 2013 - 20:38h

O governador do Estado da Bahia, Jaques Wagner (PT), foi atingido na cabeça por um copo de cerveja enquanto desfilava pelas ruas do bairro do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, durante o desfile em comemoração ao 2 de Julho, data alusiva à Independência do Brasil na Bahia. O objeto foi arremessado pela professora Michele Perrone, de 34 anos, que foi duramente reprimida pelos seguranças do governador após o ato e recebeu voz de prisão de um Capitão do Batalhão de Choque da PM, como pode se ver no vídeo abaixo. O registro foi feito com exclusividade pela reportagem do site Política Livre, que, por questões de segurança, não acompanhou a condução da mulher à delegacia. Segundo informações do repórter Cláudio Cassiano, da TV Bandeirantes, que havia permanecido no local, a professora cedeu suas informações pessoais à polícia e foi liberada em seguida. No momento do ataque, o governador Wagner era vaiado pela população, que o chamava de “cara de pau” e “traíra”, gesto que se repetiu durante boa parte do cortejo.

02 Jul 2013 - 13:42h

Preocupado com os constantes relatos de abusos cometidos contra crianças e adolescentes, o Juiz da Vara da Infância e Juventude de Brumado, Genivaldo Alves Guimarães, concedeu entrevista ao Brumado Notícias falando sobre o assunto. Guimarães destacou que, mesmo com a união do Ministério Público, do Conselho Tutelar, do CREAS e dos agentes de proteção ao menor, que agem preventivamente buscando reprimir essas práticas abusivas, o índice de abusos está acima da estatística proporcional do município. O juiz aponta a falta de estrutura familiar com uma das causas desse número elevado. “Em muitos casos, os pais não fiscalizam e não dão exemplo, o que contribui para a exploração sexual do vulnerável, coisa que acontece até dentro de muitas residências, mas não é revelado por ser constrangedor. Muitos desses casos nem chegam ao conhecimento das autoridades”, afirmou o magistrado. O juiz não quis apresentar casos registrados recentemente no município, mas lamentou que as ocorrências dessa natureza sejam cada vez mais frequentes na cidade.

01 Jul 2013 - 21:28h

Um protesto bloqueou um trecho da BR-242 na manhã desta segunda-feira (1º), segundo informações da Polícia Rodoviária Federal (PRF). A manifestação foi da população de Muquém do São Francisco, querendo chamar atenção do judiciário para o município - eles querem uma definição sobre as eleições de outubro por parte do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Enquanto uma decisão sobre quem deve ser o novo prefeito da cidade não é tomada, o presidente da Câmara Municipal, vereador Osmar Gaspar (PT), administra a prefeitura da cidade. O protesto começou por volta de 8h e se encerrou no início da tarde. Cerca de 30 km de congestionamento se formou na região. As informações são do Correio.

01 Jul 2013 - 20:00h

O Diabetes Mellitus é uma doença crônica, provocada por uma disfunção no metabolismo que faz com que o pâncreas perca a capacidade de produzir insulina ou a produza em quantidade insuficiente. Com isso, aumenta o nível de glicose no sangue alcançando níveis acima do normal. Segundo o Ministério da Saúde a doença aumenta de três a cinco vezes os riscos de desenvolvimento de doenças cardiovasculares, além de ser a principal causa de falência renal, cegueira, amputação e disfunção erétil, chegando a reduzir em até cinco anos a expectativa de vida do paciente. Cerca de 75% dos diabéticos não conseguem controlar os níveis de açúcar no sangue e com isso as complicações são inevitáveis. A boa notícia é que a Acupuntura consegue te ajudar a melhorar os níveis da glicemia. Um estudo científico revela que a Acupuntura faz abaixar em até 20% a taxa da glicose no sangue do paciente, esse estudo foi dirigido pela Organização Mundial e Saúde (OMS) que constatou e indica acupuntura para toda pessoa que tem Diabetes. E além de tratar a pessoa diabética e as complicações a Acupuntura vai atuar na prevenção da mesma em indivíduos que pertencem ao grupo de risco. Então não espere as complicações da Diabetes aparecerem, procure a Clínica Maná e experimente as maravilhas que a Acupuntura fará em sua vida. Clínica Maná: Ligue agora e agende sua consulta (77) 3441-1269.

01 Jul 2013 - 18:27h

Uma guarnição do Pelotão Tático Operacional (Peto) da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu 9kg de maconha prensada e mais 296g de crack na tarde desta segunda-feira (01). As drogas estavam em posse de dois jovens que trafegavam de moto pela Rua Armindo da Silva Leite, no Bairro Dr. Juracy. A apreensão aconteceu por coincidência, pois a polícia estava no local realizando abordagens em busca dos celulares que haviam sido roubados de uma loja. Ao avistarem o carona de um mototaxista transportando uma mochila suspeita, os policiais pediram para estacionar e averiguaram o objeto, encontrando então as drogas. Os jovens disseram que a droga tinha vindo de Salvador, com destino à cidade de Caetité. O mototaxista, que declarou ter 16 anos, e o jovem com a mochila foram encaminhados à delegacia com todo o material apreendido.