Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

TCU sugere rejeição das contas de 2015 de Dilma Foto: Reprodução

O relator do processo que analisa as contas de 2015 da ex-presidente Dilma Rousseff (PT) no Tribunal de Contas da União (TCU), ministro José Múcio Monteiro, recomendou nesta quarta-feira (5) que o Congresso rejeite as contas da ex-presidente. O relatório ainda precisa ser votado pelos outros ministros da Corte de Contas antes de ser enviado ao Congresso, que dará a palavra final sobre o assunto. A recomendação do relator leva em consideração 17 irregularidades nas contas da ex-presidente - 12 apresentadas pelo próprio ministro e cinco apresentadas pelo Ministério Público que atua junto ao TCU. Em junho, o TCU havia apontado 23 irregularidades nas contas de 2015 da ex-presidente. Após defesa apresentada pela ex-presidente, as irregularidades foram reduzidas para 17. Entre as irregularidades apontadas no parecer das contas de 2015 estão os atrasos nos repasses de recursos a bancos públicos para pagamento de programas do governo, prática que ficou conhecida como “pedalada fiscal” e os decretos que geraram gastos à União sem autorização prévia do Congresso Nacional.

Brumado: CDL agradece por estacionamento em ângulo, mas SMTT reprova sinalização Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumado agradeceu à prefeitura por liberar o estacionamento em ângulo na Rua Coronel Tibério Meira. “Os comerciantes estão comemorando a decisão da administração municipal, que vem a colaborar para minimizar as dificuldades com estacionamento no centro comercial”, destacou a CDL. No entanto, a nova sinalização tem gerado polêmica interna envolvendo a administração da prefeitura, uma vez que o órgão responsável pelo trânsito local, a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT), reforçou que a sinalização de estacionamento em ângulo não tem o consentimento do setor, alegando que tal liberação no percurso fere as diretrizes do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O superintendente de trânsito, Clidemar Amorim, reforça que a via não atende as medidas de segurança para o estacionamento em ângulo e conta com um fluxo muito grande de veículos, o que torna ainda mais inviável o modelo de estacionamento. O assunto promete ganhar uma discussão mais apurada envolvendo o comércio local, condutores, câmara de vereadores, prefeitura e SMTT.

Strada cabine dupla acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar uma Strada cabine dupla, 2013/2013. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Eleições 2016: 16 prefeitos são reeleitos na região e vão governador por mais quatro anos

Na região, dos 34 prefeitos que tentaram a reeleição, apenas 16 conseguiram renovar o mandato. Entre estes, o mais votado foi o prefeito de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro (PSD), que recebeu 24.589 votos, ou seja, 78% dos votos válidos. O prefeito de Coribe, Manuel Rocha (PR), também teve uma votação expressiva, recebendo 6.521 votos, ou seja, 71,87% dos votos válidos. Em algumas cidades, a pequena diferença de votos entre o prefeito reeleito e o seu adversário chamou a atenção. Em Matina, por exemplo, a diferença foi de apenas 10 votos: Juscélio (PP) obteve 3.682 votos e Olga (PCdoB) 3.672 votos. Em Botuporã, o atual prefeito Tavim (DEM) obteve 4.015 votos contra 3.974 do ex-prefeito Moaci (PP) - diferença de apenas 41 votos. Neste pleito, os 16 prefeitos reeleitos em nossa região são: Sérgio Maia (Aracatu), Eures Ribeiro (Bom Jesus da Lapa), Tavim (Botuporã), Beto Maradona (Caculé), Didi (Contendas do Sincorá), Manuel Rocha (Coribe), Ezequiel Barbosa (Correntina), Gil Rocha (Guajeru), Beto (Ibitiara), Terence Lessa (Ibotirama), Edcarlos (Maetinga), Juscélio (Matina), Ed (Piatã), Léo Gambá (Presidente Jânio Quadros), Márcio Ferraz (Tremedal) e Dorival (Urandi).

O desempenho das escolas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 mostra uma desigualdade entre o ensino nas escolas públicas e particulares. Dos colégios públicos, 91% ficaram abaixo da média nacional; entre os privados, apenas 17%. O quadro ainda reflete a crise do ensino médio vista no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado no mês passado. Em quase seis de cada dez escolas públicas (59%) houve queda na nota do Enem em relação a 2014. Na rede privada, as médias caíram em 53%. Das 200 escolas com notas maiores, 180 têm níveis socioeconômicos alto e muito alto - os dois maiores intervalos entre os sete níveis de classificação do Ministério da Educação. As médias do Enem foram divulgadas na terça-feira (4). Para calcular a média geral das escolas, foram consideradas as notas das quatro provas objetivas do exame: linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.

Servidores de Colégio Estadual paralisam atividades por atraso de salários em Caculé Foto: Divulgação

Os servidores terceirizados que prestam serviços no Colégio Estadual Norberto Fernandes, em Caculé, no sudoeste baiano, paralisaram as atividades como forma de protesto devido ao atraso no pagamento dos salários de parte da equipe. Cerca de cinco servidores, de um total de 18 contratados, estão com os salários atrasados. Com o apoio de alunos e professores, os servidores fizeram uma caminhada por algumas ruas da cidade. Em nota, os funcionários informaram que a paralisação das atividades aconteceu exclusivamente na terça-feira (4) e que os cinco servidores não receberam os pagamentos dos meses de julho e agosto. O pagamento deveria ser feito LC - Empreendimento e Serviços ME, responsável pela contratação dos funcionários.

Governador Rui Costa diz que desconhece investigação da Polícia Federal Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã de terça-feira (4), uma operação da Polícia Federal foi deflagrada na Bahia e está investigando, entre outros, o governador Rui Costa (PT). O chefe do executivo estadual recebeu com estranheza e indignação a notícia. Ele disse desconhecer a investigação e informa que não tem qualquer tipo de informação sobre a operação. Costa ainda garante que está à disposição das autoridades competentes para prestar os devidos esclarecimentos. O governador aproveitou a oportunidade para destacar que as contas da sua campanha de 2014 foram aprovadas pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE) por unanimidade e que fez questão de deixar registradas todas as dívidas contraídas durante o processo eleitoral, não restando débitos sem registro. Com relação à agência de publicidade Propeg, que foi alvo da operação da PF, Rui ressaltou que nunca existiu nenhum tipo de relação pessoal ou profissional com a empresa. "Talvez a alta aceitação da nossa gestão incomode. No entanto, o trabalho e a intransigente defesa dos interesses da Bahia vão continuar. As pessoas que mais precisam têm pressa”, afirmou.

Professora é eleita com apenas 5,17% dos votos em Iramaia

Em Iramaia, no sudoeste baiano, dos quatro candidatos que concorreram na eleição do último domingo (02), três estão inelegíveis. Diante da situação, os únicos votos contabilizados foram os da professora Bete (PCdoB), que obteve 340 votos. Até o momento, mesmo com a quantidade inexpressiva de votos, ela foi declarada eleita pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Como estão na condição de inelegíveis, os outros três candidatos não tiveram os votos recebidos considerados válidos. Tunga (DEM) recebeu 3.789 votos, sendo o mais bem votado. Já o atual prefeito e candidato à reeleição, Dodinha, recebeu 2.405 votos e foi o segundo mais votado. A disputa contou ainda com a participação do candidato Mazinho de Ademar (PPS), que recebeu 47 votos, mas também está inelegível. No total, 6.581 eleitores votaram na cidade. Se confirmada a inelegibilidade dos três candidatos, a professora Bete terá sido eleita por apenas 5,17% do total de votos.

Ivana Bastos comemora vitória de aliados em diversos municípios na Bahia Foto: Camila Queiroz

A deputada estadual Ivana Bastos (PSD) comemorou a eleição de aliados em diversos municípios localizados no centro e sudoeste da Bahia, com destaque especial para a cidade de Guanambi, onde a parlamentar é majoritária e concorreu com o ex-governador e ex-prefeito, Nilo Coelho. Em Guanambi, a deputada, que obteve mais de 12 mil votos nas eleições de 2014, teve uma das suas maiores conquistas em 2016. Bastos consolidou uma parceria de trabalho com o prefeito Charles Fernandes, e com o líder político Paulo Costa. Juntos, eles encabeçaram a chapa com Jairo Magalhães e Hugo Costa, com o apoio do governador Rui Costa e do senador Otto Alencar. Magalhães venceu as eleições contra o candidato Nilo Coelho, que já foi uma das principais forças políticas na região. Ainda com o apoio da deputada foram eleitos os prefeitos de Palmas de Monte Alto, Iuiu, Caetité, Sebastião Laranjeiras, Riacho de Santana, Tanque Novo, Igaporã, Candiba, Rio do Antônio, Matina, e Dom Basílio. “Essa é a maior prova da forte atuação do nosso mandato. Temos muito trabalho nessas localidades e, agora, com o apoio das prefeituras e dos vereadores faremos muito mais pela população. Tenho muito orgulho de poder representar tantos municípios importantes na Assembleia Legislativa da Bahia e, com essa ampliação, o trabalho só irá aumentar”, afirmou Bastos.

Eleições 2016: 18 prefeitos da região sudoeste não conseguiram se reeleger

Na região, dos 34 prefeitos que tentaram a reeleição, 18 não conseguiram se reeleger e 16 tiveram os seus mandatos renovados. Os prefeitos baianos que tentaram renovar os seus mandatos e não conseguiram são: Andrea (Anagé), Marco Túlio (Boquira), Paulo da Yonara (Carinhanha), Guto (Condeúba), Arnaldo Pires (Ibicoara), Rosana (Igaporã), Dodinha (Iramaia), Albercinho (Ituaçu), Zezinho (Lagoa Real), Dr. Gimmy (Malhada), Paulo dos Anjos (Maracás), Itamar (Novo Horizonte), Fernando Laranjeira (Palmas de Monte Alto), Rosane Prado (Pindaí), Sueli (Piripá), Gerson Martins (Rio do Antônio), Moacir Pimenta (São Félix do Coribe) e Padre Deoclides (Serra do Ramalho). No total, seis concorriam ao pleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT).

Deputado Luciano Ribeiro cobra atitudes administrativas do governo baiano Foto: Gisele Quintão

Em seu pronunciamento na Assembleia Legislativa, nesta terça-feira (4), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) cobrou do governo do Estado atitudes administrativas, diante de tanta política, sem atividades propositivas. Como exemplo, o deputado citou o desmoronamento do Centro de Convenções. “A demolição deste importante equipamento para Bahia foi em decorrência do descaso do poder público que protelou a sua reforma, podendo o acidente ter sido pior caso tivesse ceifado vidas e graças a Deus que não tivemos”, lamentou o deputado. Outro ponto levantado é a falta de pagamentos aos terceirizados. Em decorrência disso, hoje, no município de Caculé, uma passeata de professores, alunos e terceirizados que estão sem salários reivindicou a atenção do governo para com a educação. “Se pudéssemos trocar as campanhas, as propagandas por ações efetivas... e olha que educação diz ser a área prioritária deste governo”, comentou Luciano. O parlamentar usou ainda seu discurso para parabenizar os prefeitos que irão gerir os municípios baianos a partir de 2017, desejando aos eleitos força e fé em Deus para atender os anseios daqueles que os elegeram.

Quarta-feira com chuva em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após dias de muito calor, choveu em Brumado na manhã desta quarta-feira (5). Segundo o Instituto Clima Tempo, a temperatura neste momento é de 24°C. As pancadas de chuva podem ocorrer ao longo da tarde e à noite. O céu permanece encoberto de nuvens, com previsão de 16 mm de chuva. A temperatura varia entre a mínima de 21°C e a máxima de 29°C. O Clima Tempo mostra ainda que deve chover durante toda semana e também no final de semana.

Proativa Contabilidade: Há 10 anos atuando no mercado de Brumado e região

Há 10 anos, a Proativa Contabilidade atua no mercado brumadense e da região. A empresa é pautada em rígidos princípios e valores éticos, com foco total na satisfação dos clientes, que são a parte fundamental da vivência no mercado. A Proativa agradece a todos que escreveram e escrevem essa história, familiares, servidores públicos, fornecedores, clientes e a nossa competente equipe de funcionários. Não chegaríamos até aqui sem vocês. A Proativa Contabilidade está localizada na Avenida Coronel Santos, 67-A. Os telefones são: (77) 3441-1405 e (77) 3441-1214.

Livramento: Resultado das urnas aponta para possível candidatura de Paulo Azevedo em 2018 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O atual prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Paulo Azevedo (PMDB), que abriu mão de sua candidatura à reeleição para apoiar o candidato da Rede, Ricardo Ribeiro, sai fortalecido com o resultado das urnas em vários municípios da microrregião. Em Érico Cardoso e Rio de Contas, os prefeitos eleitos são irmãos do alcaide livramentense. Isso abre caminho para possível pré-candidatura a deputado estadual em 2018, como já está sendo ventilado pelos seus correligionários políticos nas redes sociais. Sem contar que ele pertence a um partido forte, da base do Governo Federal, e deverá contar com o apoio dos Vieira Lima, lideres do seu partido na Bahia, o PMDB.

Rui Costa negociou caixa 2 para campanha de 2014, diz delatora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governador Rui Costa (PT) participou de negociações para pagamento de caixa 2 durante a sua campanha ao governo da Bahia em 2014, afirmou Danielle Fontes, empresária ligada à agência Pepper, em delação. O depoimento motivou a deflagração da Operação Hidra de Lerna, na terça-feira (4). De acordo com o Estado de S. Paulo, a Pepper teria sido contratada em 2014 para prestar serviços de internet para a campanha do petista. Danielle contou à força-tarefa da operação que, em uma reunião, Rui disse que seriam pagos R$ 1,9 milhão à agência e recomendou que ela procurasse Carlos Martins, então tesoureiro da campanha, para viabilizar o “acerto”. Martins teria explicado a Danielle que o pagamento seria feito de forma fracionada: R$ 633 mil arcados pelo PT e outros R$ 725 mil não declarados, que seriam pagos pela OAS. O valor restante viria de uma terceira fonte, não indicada inicialmente. Segundo a delação, para viabilizar o repasse irregular, a OAS firmou um contrato de prestação de serviços superfaturado – 70% do valor seria para cobrir as despesas. Na Hidra de Lerna, a Polícia Federal cumpriu mandados de busca em endereços da OAS e de seus dirigentes. A PF chegou a solicitar um mandado de busca no gabinete de Rui Costa, mas o pedido foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) após parecer contrário da Procuradoria-Geral da República. O objetivo da ação desta terça é identificar se a OAS recebeu vantagens em negócios com o governo do estado em troca da doação ilegal.

Nilo Coelho anuncia aposentadoria da vida política em Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista à rádio 106 FM na segunda-feira (3), Nilo Coelho (PSDB) anunciou que encerra a sua carreira política depois da derrota sofrida para Jairo Magalhães (PSB) nas eleições municipais em Guanambi, no sudoeste baiano. Coelho agradeceu ao seu candidato a vice-prefeito, Felipe Duarte, à sua família, seus correligionários e seus 23.187 eleitores. “No dia 02 de outubro, encerrei a minha carreira política, a minha vida pública”, disse. Ele era o favorito na disputa em função da intensa campanha, mas acabou não conseguindo superar o prestígio do prefeito Charles Fernandes e sua capacidade de transferência de voto para Jairo Magalhães, que teve 802 votos a mais. Nilo disse não ter ficado com ressentimento pelo resultado negativo e declarou que vai continuar trabalhando em seus negócios enquanto tiver saúde. “Eu não vou passar um só momento do futuro lamentando o que poderia ser. Hoje mais do qualquer outro dia, tenho em meu coração somente amor e clamo ao Deus todo poderoso que abençoe e inspire o povo de Guanambi. Vou continuar trabalhando e lutando até o fim dos meus dias”, concluiu.

'Brasil está perto de sair do fundo do poço', diz FMI Foto: Chris Ratcliffe/Bloomberg

O Fundo Monetário Internacional (FMI) divulgou Panorama da Economia Mundial, mantendo as previsões que havia feito em julho para o Brasil: recessão de 3,3% neste ano e crescimento de 0,5% em 2017. Embora afirme que o país, juntamente com a Rússia, enfrenta “condições macroeconômicas desafiadoras”, o Fundo ressalta que as perspectivas estão melhores que em abril, última reunião da entidade. “Na América Latina, a economia do Brasil segue em recessão, mas a atividade parece estar perto de sair do fundo do poço, depois dos efeitos dos choques - da queda dos preços das commodities (matérias-primas com cotação global, como soja, minério de ferro e petróleo), o ajuste nos preços administrados em 2015 e das incertezas políticas - desaparecerem”, afirma o documento. O Fundo voltou a dizer que apoia a adoção da regra que cria um teto para os gastos públicos, mas lembra que o país ainda precisa reformar seu sistema tributário, reduzir a barreira ao livre comércio e combater as deficiências na infraestrutura. O FMI ainda previu que a inflação terminará o ano em 7,2%, muito próximo da previsão do mercado financeiro brasileiro. Já para 2017, as previsões de inflação são de 5,07%. O organismo multilateral ainda prevê que a taxa de desemprego fique em 11,2% neste ano e em 11,5% em 2017.

Brumado: Alessandro Lôbo deseja sucesso para novo prefeito e vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato derrotado nas urnas para o cargo de prefeito de Brumado, Alessandro Lôbo (PRB), presidente da Câmara de Vereadores, avaliou o processo eleitoral no município, começando pela nova formação do legislativo. O ex-candidato declarou que esperava mais vereadores conseguissem se reeleger. Para ele, o eleitorado estava interessado em eleger os candidatos que representem suas comunidades, pois a maioria dos novos vereadores foi eleito com votos das comunidades onde moram. “O povo quer falar com quem está mais próximo dele. Até muitos candidatos que não foram eleitos tiveram votação expressiva nas comunidades onde moram”, ponderou. O vereador ainda falou do descrédito popular com a política. “A descrença na política está ficando generalizada. Prova disso é que uma grande parcela da nossa população deixou de votar ou simplesmente preferiu não direcionar seu voto a nenhum candidato. Isso é um alerta para que nós da classe política possamos rever esse cenário e buscar mecanismos para recobrar a confiança do eleitorado em geral”. Em seguida, Lôbo parabenizou o candidato eleito, Eduardo Vasconcelos (PSB), e se colocou à disposição para ajudar a nova administração e os novos vereadores no que diz respeito a somar forças em prol dos interesses do município. 

Brumado: Alessandro Lôbo deseja sucesso para novo prefeito e vereadores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Quero desejar toda sorte do mundo ao prefeito eleito, Eduardo Vasconcelos. Que ele realmente consiga fazer uma Brumado melhor, assim como aos novos vereadores. A política acabou, e ele [Eduardo] pode contar comigo no que eu puder ajudar para o futuro de Brumado. Não sou oposição ou situação, sou brumadense e torço para que tudo dê certo para a nossa cidade”. O médico destacou que as disputas eleitorais este ano atingiram um nível histórico de civilidade, educação e respeito entre os candidatos e o eleitorado em geral. Indagado sobre seus projetos futuros na política, Alessandro enfatizou que aproveitara o período imediato para dedicar mais atenção à família, mas não descarta sua projeção visando os pleitos de 2018 e 2020. “Foi uma campanha de alto nível, parabenizo ao povo, ao prefeito eleito e a todos os candidatos. Não me considero derrotado, porque política para mim é uma questão de ideal. Estou de cabeça erguida, respeitando a democracia e a escolha da maioria. Como cidadão brumadense, continuo na política, mas no momento vou aproveitar para passar mais tempo com a minha família e cuidar um pouco mais da minha vida privada. Ainda não estabeleci nenhum projeto para as eleições de 2018 ou 2020, tem muita coisa pra acontecer daqui pra lá e o tempo, como senhor de tudo, é que irá nos dá um rumo. Agradeço aos quase 10 mil votos recebidos e reforço aos novos eleitos e a nossa população que como cidadão brumadense estou à disposição para somar no que for melhor para a nossa cidade”, finalizou.  

Eduardo Vasconcelos fala de plano de governo e convoca população para reger Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após ter sido eleito prefeito de Brumado, Eduardo Vasconcelos (PSB) concedeu entrevista exclusiva ao site Brumado Notícias. Ele falou sobre diversos temas e das expectativas para os próximos quatro anos da nova gestão. O prefeito eleito fez uma avaliação de como foi o processo eleitoral no município, exaltando a atuação do Judiciário e do Ministério Público Estadual (MPE). “Faço uma avaliação positiva. Houve alguns incidentes de pequena monta, mas não irá se encontrar em qualquer parte do país outra eleição tão perfeita como foi no município de Brumado. Houve uma preocupação, antecipada, sadia, por parte do Ministério Público na mediação de termos de conduta com os partidos e coligações, dentro do regimento e benefício da lei, que proporcionaram esse momento histórico de período eleitoral em nossa cidade”. 

Eduardo Vasconcelos fala de plano de governo e convoca população para reger Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Câmara de Vereadores:

“Eu desejava essa renovação da Câmara, mas não esperava que chegasse a tanto, foram quase 80%. Aconteceu uma escolha sábia do povo, isso é bom, pois trará novos ares e novas ideias. Até para os que estão retornando a visão é outra, com mais experiência mediante os erros e acertos. Espero que esses [vereadores] tragam na bagagem sabedoria e que possam ajudar os novos que passam a ingressar no legislativo. E que os novos saibam ler os sinais do povo que se manifestou e passou com muita clareza uma grande mensagem em suas escolhas. Não podemos achar que vence o mais inteligente, mas o que tem mais capacidade de se adaptar e sobreviver”.

Reforma administrativa:

“Ainda não planejamos se vamos tomar essa medida, mas temos de dar enfoque nos anseios do povo no que se refere à saúde, educação e infraestrutura”.

Orçamento para 2017

“Não tive participação, mas a redução em R$ 1 milhão deve ter sido fruto da recessão que bate a nossa porta e que vem afetando todas as esferas de governo, com perda de arrecadação e controle de gastos. Os governos estão quase que em uma camisa de força no que tange a recurso e não podem gastar mais do que recebem. Isso gera despesas”.

Carnaval:

“Eu adoro festas, acho uma injustiça falarem que sou contra. Se fizerem carnaval em Brumado, estarei lá pulando. Até já me imagino na fantasia de Papai Noel, no sentido de o bom velhinho estar de volta. Mas eu não sei como comemorar ou realizar uma festa com recurso público, aí vem a questão de eleger prioridades. Por mais que a festa seja desejada, temos de lembrar que a responsabilidade com o recurso público vem em primeiro lugar. Eu jamais faria uma festa para simplesmente bater tambores, enquanto muitos pacientes estão nas filas da central de marcação e sem poderem ser atendidos no hospital. Primeiro temos de organizar a casa e, quando tivermos motivo pra comemorar, aí sim”.

Eduardo Vasconcelos fala de plano de governo e convoca população para reger Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Reafirmação ao projeto de governo:

“Teremos como prioridade a educação, depois a saúde e, em terceiro lugar, a infraestrutura”.

Educação:

“Quero apoio dos grupos e da população para lutarmos pela troca da Uneb pela Uesb, que é mais completa na oferta de cursos. Vamos nos empenhar pela instalação de faculdades particulares na cidade e para que o Ifba implante seus projetos para ofertar cursos superiores”.

Saúde:

“Vamos buscar incansavelmente o funcionamento das UTIs e da UPA, além da instalação da Policlínica, que colaborará para que recebamos um curso de medicina, bem como ampliar a oferta de atendimento para a nossa cidade e região”.

Infraestrutura:

“Em diversos pontos da nossa cidade, há erros em nossa infraestrutura que precisam de atenção, visando à paisagem e acessibilidade dos nossos cidadãos”.

Eduardo Vasconcelos fala de plano de governo e convoca população para reger Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Saneamento básico:

“Continuaremos nossa briga com a Embasa pela implantação do esgotamento sanitário do município. Não queremos o troféu de maior cidade sem esgotamento sanitário, isso é uma questão de qualidade de vida e de saúde pública. Caso venha a audiência pública para a nossa cidade, quero a população de Brumado na rua para que a Embasa entenda que o povo está do nosso lado”.

 Água:

“É de suma importância e urgência a elevação da Barragem de Cristalândia. Convocamos a população de Malhada de Pedras, Aracatu, Tanhaçu e Ituaçu, pois o projeto da barragem é para atender aos cinco municípios, mas com essa primeira etapa só dá para atender Brumado e Malhada e Pedras. Se houver uma necessidade maior e os demais municípios precisarem, não queremos ser tratados como mal educados por negar água. Aracatu, Tanhaçu e Ituaçu só poderão ser atendidos com a segunda etapa da barragem e por isso estamos convocado a população desses municípios a engrossarem essa briga conosco”.

Considerações finais:

“Tenham esperança, mas não esperança vazia, esperança de antever o que pode vir participando. Por isso eu convoco a população a participar conosco em nosso projeto de governo. Volto com uma visão melhor, com mais conhecimento e experiência dos erros e acertos para colocar a serviço do povo. Agradeço a todos que depositaram seus votos de confiança em nossas propostas, mas espero que essa multidão se empenhe e participe conosco quando convocada a soltar a voz por Brumado. Muito obrigado e que o bom Jesus abençoe a todos”.

Ibope: Governo Temer tem aprovação de 14% e reprovação de 39% Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

A pesquisa do Ibope divulgada nesta terça-feira (04) divulgou os índices de aprovação do governo do presidente Michel Temer (PMDB). O levantamento apontou que 39% dos brasileiros consideram o governo Temer ruim ou péssimo e 14% o aprovam. Ainda segundo a pesquisa, 34% dos entrevistados consideram a gestão regular e 12% não sabem ou não opinaram. Encomendada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), a pesquisa foi realizada entre os dias 20 e 25 de setembro e ouviu 2.002 pessoas, em 143 municípios. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. Os divulgados nesta terça-feira se assemelham ao último levantamento, divulgado em 1º de julho, quando Temer – ainda como presidente em exercício – aparecia com a aprovação de 13% dos entrevistados, enquanto 39% o desaprovavam e 36% consideravam a gestão regular, outros 13% não souberam responder.

Se aprovado, Eduardo retornará à prefeitura de Brumado com orçamento de R$ 174 milhões Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito eleito, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), retornará à prefeitura de Brumado com um orçamento de R$ 174 milhões para ser utilizado durante o primeiro ano de mandato. O valor é R$ 1 milhão a menos que o orçamento atual. O projeto de lei 018/2016, de 27 de setembro de 2016, que estima a receita fixa e despesas do município de Brumado para o exercício financeiro de 2017, foi apresentado na noite da última segunda-feira (3) durante a sessão da câmara de vereadores. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o documento solicita ao legislativo municipal que o novo gestor tenha autonomia para realizar 100% de remanejamento, o que deverá ser questionado mediante emenda parlamentar. Nas próximas sessões, o projeto será votado, colocando na responsabilidade do atual parlamento a aprovação das receitas administrativas para o próximo ano.

MPF foi contra busca no gabinete do governador Rui Costa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Polícia Federal representou pedido para que fosse realizado busca e apreensão no gabinete do governador da Bahia, Rui Costa (PT) no âmbito da operação "Hidra de Lerna", mas o Ministério Público Federal não concordou, segundo apurou o blog do Matheus Leitão. Desdobramento da Acrônimo, a "Hidra de Lerna” investiga o financiamento ilegal de campanhas políticas na Bahia, além de fraudes em licitações e contratos no Ministério das Cidades. A operação cumpre 16 mandados de busca e apreensão na Bahia, Distrito Federal e no Rio de Janeiro na manhã desta terça-feira (4). Além do governador Rui Costa, também são investigados os ex-ministros das Cidades Mário Negromonte (PP) e Márcio Forte. A operação apura ainda se o esquema de financiamento foi usado na campanha eleitoral do PT ao governo do estado.  Existe a suspeita de que a empreiteira OAS, também alvo da “Hidra de Lerna", contratava de maneira fictícia empresa do ramo de comunicação especializadas na realização de campanhas políticas, remunerando serviços prestados a partidos políticos e não à empresa do ramo de construção civil. Um contrato da agência de publicidade Propeg com o Ministério das Cidades, realizado por meio de licitação no valor de R$ 45 milhões, está debaixo da lupa dos investigadores. O G1 informou que a PF trabalha com a suspeita de que os ex-ministros Negromonte e Fortes teriam recebido propina para beneficiar a Propeg.

Paramirim: Prefeito eleito aparece em vídeo gritando na porta da prefeitura Foto: Reprodução/Youtube

O prefeito eleito da cidade de Paramirim, o ex-deputado estadual, Gilberto Brito (PSB), esteve na última segunda-feira (3), na sede da prefeitura e também na Secretaria Municipal de Educação. Em um vídeo que circula nas redes sociais, ele aparece gritando em frente aos locais. “Independência ou morte. O povo de malandro vai sair daqui a partir de primeiro de janeiro”, disse. De acordo com o Bocão News, ainda prefeito da cidade, Júlio Bittencourt e a secretária municipal de educação, Marinelia Aparecida Santos Castro, são investigados pelo Ministério Público Federal (MPF) por fraude em licitação. O caso é um desdobramento da investigação Águia de Haia, destinada a apurar desvios de recursos públicos federais do Fundo de Manutenção da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais de Educação (Fundeb).

Ultra Forte estará aberta no domingo (9) por conta do Dia das Crianças

O Dias das Crianças está chegando e por isso a Ultra Forte estará de portas abertas no próximo domingo (9) para você comprar os presentes da criançada. Na loja, você encontra milhares de opções pelo melhor preço. Não perca essa chance e aproveite o domingo para dar uma passadinha na Ultra Forte. A loja fica localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 56. Dia das Crianças é na Ultra Forte, em Brumado.

Brumado: Sinalização causa conflito entre SMTT e Seinfra Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O centro comercial amanheceu com uma nova sinalização, com estacionamento em ângulo de 30° na Rua Coronel Tibério Meira, além de remarcação da faixa amarela que divide a via. A nova sinalização foi o estopim para o conflito entre a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes e a Secretaria Municipal de Infraestrutura. Por telefone ao site Brumado Notícias, Clidemar Amorim Risério, que comanda a pasta do trânsito, declarou que não concorda com a sinalização, apontando que a mesma fere o Art. 48, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), uma vez que a via, cuja largura é de 13 metros, não atende as medidas da lei para estacionamento em ângulo. Clidemar disse ainda que o órgão não responde pela nova sinalização, a qual, segundo ele, está totalmente irregular. O superintendente transferiu toda a responsabilidade da sinalização ao secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso. 

Brumado: Sinalização causa conflito entre SMTT e Seinfra Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“O secretário não tem competência para realizar está sinalização. Por isso, não assumo a responsabilidade dessa pintura errada”, afirmou. Amorim ainda ressaltou que, caso a sinalização não seja corrigida, vai reiterar o pedido de exoneração do cargo. “Se não ocorrerem mudanças, eu vou entregar o cargo, pois o CTB tem que ser respeitado. Esse estacionamento aqui para nós é proibido”. Em resposta, o engenheiro André Cardoso destacou que todos os projetos referentes ao trânsito passam pela infraestrutura e o processo foi aberto e encaminhado ao setor para que a pintura fosse realizada. “A prefeitura não tem condições de manter um engenheiro em cada pasta, então todos os projetos de obras ficam concentrados na infraestrutura”, disse o secretário. O prefeito Aguiberto Lima Dais (PDT) ainda não se manifestou acerca do conflito entre as pastas.

Arquivo