Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Eleições 2016: Dona Cleusa tem candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral em Brumado Foto: Reprodução/TRE-BA

Cleusa Barbosa dos Santos (PTdoB) teve o seu pedido de registro de candidatura a vereadora indeferido pela Justiça Eleitoral de Brumado, de acordo com informações do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Segundo apurou o site Brumado Notícias, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, negou o pedido de registro na última quarta-feira (7). Com a decisão, o Partido Trabalhista do Brasil de Brumado terá apenas uma candidatura ao cargo legislativo.

Defesa de Lula quer 'embaraçar apuração' da Lava Jato, diz Teori Foto: AFP

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), afirmou, em decisão na qual negou um pedido de Luiz Inácio Lula da Silva, que o recurso apresentado pelo ex-presidente é “mais uma das diversas tentativas da defesa de embaraçar as apurações” da Operação Lava Jato. Teori Zavascki rejeitou ação que questionava a atuação do juiz Sérgio Moro, responsável pelo caso no Paraná, e pedia que três inquéritos que estão em Curitiba fossem suspensos e enviados à Suprema Corte. A decisão é da última terça-feira (6), mas a íntegra ainda não havia sido disponibilizada no sistema do STF. De acordo com o G1, a decisão de sete páginas, o ministro lembra outra ação apresentada pela defesa contra a atuação de Moro sob o argumento de que o juiz teria mantido sob seu controle interceptações telefônicas de autoridades com foro privilegiado. Para Teori Zavascki, trata-se de “insistência do reclamante”, ou seja Lula, em dar “contornos de ilegalidade, como se isso fosse a regra” aos atos do juiz de primeira instância. O ministro frisou que o STF tem “amplo conhecimento” sobre os processos que tramitam sobre a Lava Jato e as fraudes na Petrobras. 

Eleições 2016: Justiça torna sem efeito indeferimento da candidatura de Léo Vasconcelos em Brumado Foto: Reprodução/TRE-BA

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, em despacho publicado nesta quinta-feira (8), tornou sem efeito a sua decisão de indeferir a candidatura a vereador de Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), da coligação “A força da união”. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Guimarães concedeu prazo de 48h para que o pretenso candidato se manifeste a outra provável causa de inelegibilidade, que refere-se à rejeição das contas correspondentes ao exercício de 2007, conforme documentos juntados pelo Ministério Público. De acordo com a defesa de Vasconcelos, o MP teria feito a ressalva de forma extemporânea. No site do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), já não consta mais o indeferimento da candidatura.

Coelba orienta sobre pagamento da conta de energia elétrica Foto: Reprodução

Mesmo com a paralisação nacional dos bancários, a Coelba orienta os consumidores que não possuem faturas em débito automático a efetuar o pagamento da conta de energia elétrica por meio da internet ou dos terminais de autoatendimento bancário. Segundo a empresa, também é possível efetuar o pagamento das contas nos 616 postos da Rede Coelba Serviços espalhados pela Bahia (estabelecimentos comerciais credenciados pela Coelba), correspondentes bancários e Casas Lotéricas. A relação da Rede Coelba Serviços com os respectivos endereços está disponível no site servicos.coelba.com.br (clique na aba “Coelba Serviços”). Os consumidores que necessitarem de informações adicionais ou estiverem com dúvidas podem entrar em contato com a Coelba através da Central de Teleatendimento 0800 071 0800.

Polícia suspeita que mãe possa ter dormido sobre bebê que morreu em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Polícia Civil e o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Brumado iniciaram as investigações para apurar as causas da morte de um bebê de apenas um mês de vida, residente no residencial Brisas III, que chegou morto na manhã desta quinta-feira (8), no Hospital Professor Magalhães Neto. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a mãe de 30 anos de idade, foi quem levou a criança à unidade hospitalar alegando que a mesma estava com dificuldade para respirar. O médico que prestou atendimento identificou que o bebê já chegou no local sem vida. Um investigador da polícia civil compareceu ao hospital para apurar os fatos e, no final da manhã, peritos removeram o corpo da criança para o Instituto Médico Legal (IML). Uma das suspeitas da polícia é que a mãe possa ter rolado sobre o bebê enquanto dormia, causando o sufocamento da criança. A polícia só dará um parecer real após as conclusões das investigações.

Eleições 2016: 37% dos candidatos brasileiros não têm ensino médio completo Foto: Reprodução/G1

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) mostram que 37,1% dos candidatos que disputam um cargo nestas eleições não têm o ensino médio completo. Os números revelam ainda que 21% dos candidatos têm ensino superior completo - número quase igual ao da eleição passada, em 2012, quando 20% tinham completado um curso universitário. Outros 4,4% iniciaram uma faculdade, mas ainda não a concluíram. A principal parcela dos candidatos declara ter ensino médio completo: 183 mil dos quase 490 mil que concorrem neste ano, o que representa 37,4% do total. Segundo os números do TSE, 13,6% têm o ensino fundamental completo e 15,5% o ensino fundamental incompleto. De acordo com o G1, há ainda 13.977 candidatos que dizem apenas ler e escrever (3% do total) e sete candidatos que se declaram analfabetos. Neste último caso, se a informação não tiver sido colocada por engano no cadastro, eles fatalmente serão considerados inelegíveis. A escolaridade também varia bastante de acordo com o cargo disputado. Entre os que concorrem a prefeito, 51% têm ensino superior completo e menos de 1% diz apenas ler e escrever. No caso dos candidatos a vereador, 19% possuem ensino superior completo.

Polícia prende assaltantes e recupera motocicleta roubada em Brumado Foto: Divulgação/PM

Em ronda realizada no Bairro Dr. Juracy, a polícia apreendeu dois indivíduos, identificados como Joab dos Santos Silva, de 29 anos, conhecido como Chorão, e Robson dos Santos Nascimento, de 21 anos. Ambos fugiram ao se depararem com a guarnição, mas foram pegos após caírem da motocicleta nas proximidades do Bairro Mercado. 

Polícia prende assaltantes e recupera motocicleta roubada em Brumado Foto: Divulgação/PM

O veículo, uma moto CG Titanic 150cc, vermelha, de placa JLL-9405, é roubado. Os indivíduos foram conduzidos ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde receberam os primeiros socorros, e depois foram levados para a 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior. Uma arma de fogo também foi localizada com a dupla.

Farmácia Economize +: Medicamentos com até 70% de desconto

Você pode encontrar medicamentos com até 70% de desconto na Farmácia Economize +. Isso mesmo, 70%. Passe na farmácia agora mesmo e pesquise se o remédio que você precisa está com esse mega desconto. A Farmácia Economize + fica localizada na Rua Rio de Contas, 311, em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-0587 e (77) 99917-6106.

BR-030: Jovem é arremessado para fora do veículo em capotamento e morre na hora Foto: Bonny Silva

Um capotamento registrado na última quarta-feira (7), na BR-030, próximo à Fazenda Lagoa do Urubu, entre Guanambi e Palmas de Monte Alto, no sudoeste baiano, tirou a vida do jovem Plínio Thiago Reis Viana, de 19 anos. O corpo da vítima foi arremessado para fora do veículo e o jovem morreu na hora. Um passageiro não identificado teve apenas ferimentos leves. De acordo com o radialista Bonny Silva, Plínio retornava do show da Banda Torres da Lapa, que ocorreu na cidade Palmas de Monte Alto. Testemunhas disseram que uma garrafa de bebida alcoólica foi encontrada dentro do carro. A vítima era funcionário da empresa Viana Frios.

Eco Sport acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Eco Sport, 2013/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Sorteio é realizado para ajudar na conclusão das obras da Sociedade Espírita em Brumado

Um sorteio de quatro bezerros e um cavalo será realizado no próximo dia 24 de setembro, às 20h, na Praça Coronel Zeca Leite, a fim de auxiliar na finalização das obras assistenciais da SEAV - Sociedade Espírita Albino Viana. O bilhete custa R$ 50 e pode ser adquirido com o idealizador do projeto, Pedro Ricardo Souza Barbosa. A SEAV está à frente da construção do Condomínio Recanto do Amor Dr. Nelson Lula, uma casa de apoio para abrigo de pessoas enfermas, que estejam fazendo tratamento de saúde na cidade e não tenham onde ficar. Oito leitos são exclusivamente destinados para pessoas que façam tratamento contra o câncer. O condomínio fica localizado na Rua Idália Souza Ribeiro, no Bairro Cidade das Esmeraldas, e também é sede própria da Sociedade Espírita Albino Viana.

Coelba alerta para colagens de propaganda política inadequadas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesse período de propaganda eleitoral, a Coelba faz um alerta para algumas situações que podem significar risco de segurança, falta de energia e problemas no faturamento em decorrência de atitudes inadequadas. Segundo a empresa, é proibido colar cartazes nos postes, bem como acessar as estruturas para afixar faixas e cartazes. Além disso, cartazes com estruturas metálicas ou de madeira não podem ser instalados próximo à rede elétrica, pois, com o vento forte, pode se deslocar e provocar interrupção no fornecimento de energia e, até mesmo, acidente em função de um curto-circuito. A Coelba também chama a atenção par colagem de propaganda política nas caixas que abrigam os medidores de energia. Em muitos casos, o adesivo colado nas caixas de medição impede a realização da leitura, o que obriga a distribuidora a realizar o faturamento por média e pode acarretar em acúmulo de consumo. A fim de facilitar o acesso do leiturista ao medidor, a Coelba orienta aos consumidores a verificarem, com frequência, a integridade da caixa de medição.  

Homem dá soco em bebê e diz que achou que era uma boneca Foto: Elsie Rose/Reprodução/Facebook

Um homem de 63 anos foi preso após dar um soco no rosto de uma bebê recém-nascida em uma filial da rede de supermercados Tesco em Wythenshawe, perto de Manchester (Inglaterra), na noite de segunda-feira (5). O motivo alegado pelo homem revoltou usuários de redes sociais na internet: o agressor disse ter pensado que Elsie Rose Temple, de apenas 5 dias de vida, era uma boneca. No momento da agressão, Amy Duckers, a mãe de Elsie Rose, estava acompanhada da outra filha, Libby, de 7 de anos. “Todos ouvimos o soco no rosto da minha bebezinha. Não reagimos de imediato porque estávamos chocados. Depois, eu gritei”, contou Amy ao “Manchester Evening News”. A inglesa contou que uma vizinha veio ver Elsie Rose quando o homem se aproximou e deu um soco na recém-nascida. “Ele apenas se desculpou dizendo que pensava ser uma boneca”, relatou Amy. Elsie Rose foi levada a um hospital próxima e liberada no dia seguinte, sem ferimentos.

Eleições 2016: Justiça Eleitoral indefere candidatura de Jacson Leite em Brumado Foto: Reprodução/TSE

O pedido de registro de candidatura de Jacson dos Santos Leite (PT), da coligação “Avançando com a força do povo”, foi indeferido pela Justiça Eleitoral de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral, já havia anteriormente notificado o pretenso candidato a se manifestar pelo fato de o mesmo não estar filiado a nenhum partido político. Na ocasião, a notificação já falava sobre um possível indeferimento do registro, caso não fossem apresentadas as documentações necessárias.  Este é o terceiro pedido negado ao cargo legislativo pela justiça eleitoral da capital do minério.

Clínica Luíza Feres: Desintoxique seu corpo e emagreça com saúde

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

 

Capacitação para mesário atuarem nas eleições é realizada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (5), no Salão do Fórum Duarte Moniz, foi realizada a capacitação dos mesários que irão atuar na 90ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Os cidadãos que trabalham como mesários no pleito recebem treinamento específico da Justiça Eleitoral a fim de que possam orientar os eleitores, além de solucionar eventuais dúvidas ou questionamentos que surgem no dia de votação.  

Brumado: Populares alertam sobre risco de acidente com galhos de palmeiras na praça da prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores e comerciantes das proximidades da Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura, em Brumado, enviaram nota à redação do site Brumado Notícias alertando quanto aos riscos de acidente por conta dos galhos das palmeiras que ameaçam cair no local. A praça é considerada o maior ponto de encontro da cidade. O lugar é muito frequentado por crianças, o que aumenta ainda mais o risco de alguém se machucar, caso seja atingido por um dos galhos prestes a se soltar das árvores. “Podemos dizer que essa praça é o shopping a céu aberto de Brumado, o ponto de encontro mais frequentado pela comunidade. Nosso alerta não é em tom de crítica, mas sim de prevenção para não vermos notícias de que alguém se feriu por não ter sido avisado do risco”, disse um morador da região a nossa reportagem.   

Brumadense representará o Brasil na etapa sul-americana do Mundial de Fisiculturismo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fisioterapeuta e fisiculturista da cidade de Brumado, Alípio Silva, será o representante brasileiro na etapa sul-americana do Campeonato Mundial de Fisiculturismo, que acontecerá no próximo final de semana, em Curitiba, capital do Paraná. A competição que reunirá 200 atletas de nove países também dará acesso ao MR Universo, a maior premiação da modalidade no planeta. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Alípio, que é atleta da Probiotica, declarou que tem se preparado desde o início do ano com o apoio logístico e técnico do seu patrocinador. “Independente do resultado, estou bem preparado para o momento. Espero receber o apoio dos conterrâneos na torcida, pois estarei levando o nome da nossa cidade como representante nacional da competição”.  

Brumado: Prefeito considera greve dos professores irregular e apenas um capricho dos sindicalistas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), considerou a greve dos professores irregular e arbitrária, pois, segundo ele, o movimento só foi desencadeado para atender os caprichos sindicalistas. “Essa greve é irregular e tem interferência de pessoas de fora que não conhecem a nossa realidade. Já tínhamos fechado todos os pontos solicitados, no entanto, não podíamos colocar dentro do plano a denominação, o nome da entidade sindical que representa a categoria, pois amanhã ou depois outro sindicato poderá representar os professores. É apenas um capricho de pessoas que não são daqui e não conhecem a nossa realidade. Não podemos acatar imposições dessas pessoas que vem de fora e, por conta dessa ingerência, os professores estão perdendo uma grande oportunidade de terem seu plano de carreira implantado no município. Consideramos os profissionais da educação como carro chefe da nossa administração, mas não podemos ceder a esse tipo de capricho que até fere o próprio plano de carreira dos professores”, destacou o gestor.

Brumado: Com protesto dos professores e vaias da população, prefeito abandona desfile cívico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cumprindo o que havia sido decidido em assembleia, os professores de Brumado marcaram presença no desfile cívico do 7 de Setembro em uma manifestação contra o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e a secretária municipal de educação, Acácia Gondim. Segundo disseram os manifestantes ao site Brumado Notícias, ambos são os principais responsáveis pelo desencadeamento da greve. 

Brumado: Com protesto dos professores e vaias da população, prefeito abandona desfile cívico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito, que até então acompanhava a passagem dos cortejos no coreto central da praça, abandonou a solenidade com a chegada do movimento e acabou sendo vaiado pelos populares. Em coro, os mesmos pediam que o gestor retornasse para a área das autoridades. Mesmo sem a presença do prefeito, os professores utilizaram um carro de som, faixas e cartazes a fim de expor aos presentes os motivos da greve e ainda convocaram o chefe do administrativo para negociar pelo fim da paralisação. 

Brumado: Com protesto dos professores e vaias da população, prefeito abandona desfile cívico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um dos cartazes do protesto mostrava os professores sentados em um formigueiro.Sem um acerto entre as partes, a greve dos profissionais da educação continuará até que a administração, o sindicato e os professores cheguem a um denominador comum.

Brumado: Com protesto dos professores e vaias da população, prefeito abandona desfile cívico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Mesmo debaixo de sol forte, brumadenses celebram o 7 de Setembro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os brumadenses prestigiaram o desfile cívico militar realizado na manhã desta quarta-feira, 7 de Setembro, dia da Independência do Brasil. Mesmo com o sol forte e calor intenso, os munícipes se mantiveram firmes no corredor do desfile, mostrando cidadania e patriotismo. O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e a vice Cristina Gondim (PSDB) hastearam a Bandeira Nacional e, em seguida, o gestor fez um breve discurso de abertura do evento. Os munícipes lotaram as Praças Armindo Azevedo e Capitão Francisco de Souza, a Praça da Matriz, para prestigiar o desfile do Tiro de Guerra, da 34ª CIPM, da 2ª CIPRv, da Guarda Civil Municipal, do Corpo de Bombeiro Civil, instituições, entidades religiosas, associações, grupos diversos e escolas públicas municipais, além das fanfarras e da cinquentenária Lira Ceciliana Brumadense. A data, que trouxe como tema a escola e a leitura como despertar para o saber, também foi marcada pela marcha de protesto dos professores em greve, que ganhou coro dos populares presentes. Ao final, ainda houve o desfile do Clube do Fusca e uma breve cavalgada com damas e cavaleiros.

iPhone 7 sai com câmera dupla e sem saída para fones de ouvido Foto: Thássius Veloso/TechTudo

O iPhone 7 e o iPhone 7 Plus foram anunciados pela Apple nesta quarta-feira (07), em um evento de lançamento em San Francisco, nos Estados Unidos. Entre as novidades do celular está um novo conjunto de câmeras fotográficas. Na parte traseira do iPhone 7 Plus, no lugar da tradicional lente única, há duas lentes. O responsável pelo desenvolvimento do iPhone, Phil Schiller, revelou um design bastante parecido com o que os consumidores já conhecem do iPhone 6S e iPhone 6S Plus. De acordo com a Techtudo, o formato do aparelho continua o mesmo. No entanto, há novidade em relação às cores: preto fosco, preto brilhante, dourado, rosa e prata são as opções de acabamentos com o novo dispositivo. A Apple adotou no novo iPhone a proteção contra água. A certificação IP67 permite molhar o telefone, mas não possibilita entrar com ele dentro da piscina, ao contrário dos outros telefones. O iPhone 7 e 7 Plus também são resistentes a poeira.

Mega inauguração da nova loja da Ultra Forte em Brumado

Nesta quinta-feira (08), às 9h, a Ultra Forte vai inaugurar a sua nova loja em Brumado. Serão dois pisos com uma variedade gigantesca de produtos para melhor atender a demanda. Além do conforto e comodidade, o novo espaço da Ultra Forte promete ser mais dinâmico, funcional e moderno. A nova loja fica localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 56. Não perca essa grande inauguração e venha conhecer tudo que a nova Ultra Forte tem a te oferecer.

Paciente é agredido após acordar médico de plantão com água Foto: Rodrigo Rodrigues

Um paciente afirma que foi agredido por um médico dentro do Pronto Socorro Agenor de campos, em Mongaguá, no litoral de São Paulo, no último sábado (3). De acordo com a vítima das agressões físicas, ele encontrou o médico dormindo durante o expediente após esperar quase uma hora para ser atendido e resolveu jogar um balde d’água no profissional. Rodrigo Rodrigues da Silva, de 30 anos, conta que vai até o Pronto Socorro regularmente por causa de problemas respiratórios. “Estou indo direto no PS com problema de bronquite. Já na semana passada eu cheguei na unidade de saúde e uma enfermeira me disse que o médico estava dormindo e só iria atender caso tivessem cinco fichas na mesa dele”, afirma. Nesse dia, Rodrigo conta que foi atendido por um enfermeiro que se solidarizou com a situação dele. “Ele viu que eu estava ruim, preparou uma máscara e fiz a inalação. Depois disso, eu fiquei bem e fui pra casa”, conta. De acordo com o G1, há exatamente quatro dias, ele voltou a apresentar problemas respiratórios e decidiu retornar ao Pronto Socorro, quando se deparou com a mesma situação novamente.  “Fiquei aguardando por cerca de 40 minutos e chamei a enfermeira, que me avisou que ele estava dormindo. Depois disso, eu peguei um balde com água, que estava na sala, entrei no consultório e o vi deitado em uma maca com um cobertor e joguei nele”, afirma Rodrigo. 

Arquivo