Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
PT tinha ‘conta-corrente’ com a Odebrecht, diz PF Foto: Vagner Rosário/Veja

O Partido dos Trabalhadores mantinha uma “verdadeira conta-corrente” com a Odebrecht, por meio da qual eram pagas propinas a integrantes da legenda, informou nesta segunda-feira a Polícia Federal durante coletiva de imprensa concedida após a prisão do ex-ministro da Fazenda de Lula e da Casa Civil de Dilma Antônio Palocci.  Segundo a PF, Palocci – identificado como “Italiano” nas planilhas da empreiteira – recebeu um total de 128 milhões de reais em ropinas. Parte do dinheiro ficou com o partido. As investigações mostram a atuação intensa e reiterada de Palocci com a Odebrecht, envolvendo contratos e medidas legislativas tomadas para privilegiar a empreiteira em obras públicas. Segundo os procuradores, essa atuação se firmava com pagamentos de propinas que eram destinadas aos PT. O ex-ministro Palocci recebeu os valores através dessa conta desde 2006 até novembro de 2013. De acordo com a Veja, a ex-funcionária Maria Lucia Tavares, segundo os investigadores, foi a “única a quebrar o silêncio que impera dentro  da empresa” e revelou documentos que elucidaram fases passadas da investigação. O delegado da Polícia Federal, Filipe Hille Pace, afirmou que Marcelo Odebrecht e Antonio Palocci tiveram mais de 30 encontros no período em que ele era ministro e até mesmo depois de deixar o cargo. Os encontros se davam na casa de Palocci ou no escritório do ex-ministro. Segundo a PF, Palocci desempenhava um papel mais importante que o ex-ministro José Dirceu.

Brumado: Serginho Pinheiro prepara garotada do Campo Seco para a 13ª Maratoninha Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No dia 12 de outubro será realizada a 13ª Maratoninha em Brumado. Promovido pelo projeto Criança Feliz e idealizado pelo atleta Jessé Silveira, o evento tem por objetivo despertar nas crianças o interesse pelo atletismo. Nos 13 anos de realização do projeto, a garotada da comunidade do Campo Seco é quem mais tem se destacado e conseguido títulos na competição. O treinador e maratonista Sérgio Pinheiro tem uma extensa ficha de conquistas, inclusive em competições nacionais. O maratonista busca recursos para instalar uma escola de atletismo na comunidade, mas tem esbarrado nas dificuldades financeiras e falta de apoio do poder público e da iniciativa privada. Em contrapartida, ele conta com o apoio e empolgação dos pais e dos atletas mirins, que não medem esforços para treinar nas estradas vicinais da comunidade. “Aqui os meninos treinam até correndo atrás de calango, mas o que vale é o espírito esportivo. Depois das olimpíadas, a motivação da garotada cresceu ainda mais, todo mundo quer ser o Bolt do Campo Seco. Nossa equipe vai com tudo para a Maratoninha, mas o prêmio maior está sendo a motivação pelo esporte e pela educação. Isso tem sido recompensador para mim como treinador e mais ainda para os pais que estão vendo a dedicação e boas notas dos filhos”, disse o maratonista ao site Brumado Notícias.

Após cerca de oito meses, chove na região oeste Foto: Reprodução/TV Bahia

Depois de quase 8 meses sem chuva, uma frente fria refrescou o clima quente no oeste da Bahia na segunda-feira (26). De acordo com o Climatempo, nas últimas 48 horas choveu o equivalente a 4 milímetros em Barreiras. O município de Correntina, também na região oeste, foi onde teve um maior volume de chuva, 10 milímetros. Também choveu na cidade de Riachão das Neves, onde a previsão do tempo para esta segunda é de temperatura mínima de 23º C e máxima de 33º C. De acordo com o Climatempo, a frente fria ocorre por conta de um corredor de umidade e deve permanecer no oeste da Bahia, com probabilidade de chuva forte até quarta-feira (28). Também há previsão de chuvas no sul e sudoeste do estado nos próximos dias. Só não há previsão de chuva para o extremo norte do estado. 

Cresce em Brumado o movimento anti-chapinha com o grupo 'Meu cabelo me empodera' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Centenas de mulheres brumadenses estão aceitando cada vez mais a naturalidades dos fios e abrindo mão das chapinhas e dos produtos químicos que prometem alisamento. A motivação veio após o surgimento do grupo “Meu Cabelo Me Empodera”, iniciado nas redes sociais. O movimento cresceu com as primeiras participantes, que resolveram assumir os cachos e os cabelos crespos, e ganhou ainda mais notoriedade e adeptas com o desfile em praça pública durante o 7 de setembro. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Duda Santana, fundadora do grupo, declarou que a ideia surgiu após sua filha pequena comentar que se sentia diferente e inferior às demais colegas de escola, que tinham os cabelos lisos. “Após minha filhar ver várias mulheres assumirem seus cabelos, ela entendeu a diversidade e hoje não quer mais saber de chapinhas. Até diz que ama seus cachinhos”, disse. O grupo conta com mais de 180 adeptas e a cada semana aparecem novas pessoas dispostas a aderir ao movimento, que tem sido denominado de anti-chapinha. “A mulher é bonita com seu cabelo natural. Também é um ato de liberdade diante dessa indústria da moda que busca ditar regras quanto a como devemos nos vestir e nos produzir. No meu cabelo mando eu, pois meu cabelo me empodera”, pontuou Santana. 

Debate entre candidatos será preponderante para os indecisos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os quatro candidatos a prefeito de Brumado estarão frente a frente no debate promovido pela Rádio Comunitária Nova Vida FM, agendado para a próxima quinta-feira (29), às 10h, último dia de campanha eleitoral. Na ocasião, os postulantes ao executivo municipal terão a oportunidade de angariar os votos dos eleitores indecisos. Todos os candidatos confirmaram presença no programa que acontecerá no período matutino e terá duas horas de duração. Os representantes das coligações já se reuniram com a direção da emissora, a qual apresentou todo o formato e regras do debate. A expectativa é de que o debate promova a oportunidade de o eleitoral local ter melhor condições de avaliar os candidatos e suas propostas, através dos embates que envolverão suas teses e ideologias, além dos programas de governo para atender os principais pilares da sociedade.

Última semana de campanha eleitoral promete esquentar as disputas em Brumado

Este período de campanha eleitoral está sendo considerado um dos mais tranquilos da história das eleições municipais em Brumado. Houve uma queda acentuada na poluição sonora que muito incomodava os eleitorais nas eleições anteriores. Este ano, os gastos de campanha foram tabelados pela justiça eleitoral e foram impostas limitações às propagandas volantes. Além disso, os partidos concordaram em não realizar as famosas carreatas. Os candidatos foram mais prudentes e preferiram reservar os fundos para serem gastos na reta final de campanha. Sendo assim, se espera que esta semana as campanhas sejam intensificadas na cidade. Na agenda dos candidatos também ficou acordado perante à Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral (MPE) que cada coligação terá um dia exclusivo de campanha na sede do município e na Vila Presidente Vargas. Os trabalhos começam nesta terça-feira (27) com a coligação dos candidatos Emanoel Araújo Lima, o Manelão, e o Pastor Clóvis Flagra. Na será a vez da coligação encabeçada por Eduardo Vasconcelos e Édio Pereira. Na quinta-feira (29), o dia de encerramento de campanha será com a coligação dos candidatos Alessandro Lôbo e Carlinho Moura. Todas as coligações se programaram para realizar caminhadas e comícios no centro comercial. Porém, foi aberto um precedente para a chapa encabeçada por Genivaldo Azevedo e Fabiano Bonfim, que não fará campanha envolvendo aglomerações. Eles optaram pelo contato corpo a corpo com o eleitorado e, portanto, foi liberado aos candidatos fazerem a campanha todos os dias até o dia 29. A intenção maior das coligações é captar o voto dos indecisos, que parece ter aumentado significativamente, pois, com os escândalos da política nacional, muitos eleitores preferiram deixar para decidir na reta final a quem direcionar seus votos. 

 'Operação Lava Título': Mais de 200 não poderão votar em Lagoa Real Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz da 63ª Zona Eleitoral em Caetité, José Eduardo das Neves Brito, cancelou nesta segunda-feira (26) mais de 200 títulos de eleitores do município de Lagoa Real, no sudoeste baiano. Em maio deste ano, a justiça eleitoral instaurou a ‘Operação Lava Título’ que teve o objetivo de investigar denúncias de desvio de eleitores do município de Brumado. Na ocasião, vereadores da capital do minério disseram na sessão da Câmara Municipal que eleitores do distrito de Ubiraçaba estariam sendo assediados para realizar a mudança em troca de favorecimentos eleitorais. Segundo apurou o site Brumado Notícias, em sua decisão o magistrado narrou a quantidade de transferências eleitorais fraudulentas, assim como de inscrições igualmente fraudulentas, enfatizando que a permanência delas, no pleito que se realizará em 02 de outubro próximo, seria determinante, no resultado, ainda mais quando se sabe que na eleição anterior, disputadas entre os mesmos candidatos de agora, na eleição majoritária, a diferença entre o eleito e o segundo colocado foi de apenas 78 votos. “Com a suspensão que ora determino, todos os eleitores relacionados, não poderão votar nas eleições deste ano devendo o Cartório diligenciar no sentido de promover anotação das respectivas folhas de votação, escrevendo-se em cada uma delas a frase: suspenso por ordem judicial, podendo o Cartório adotar outro procedimento contando que evidencie a suspensão que desta decisão ordena”, sentenciou.  O juiz ainda determinou o envio dos autos para a Delegacia de Polícia de Lagoa Real para a abertura de inquéritos pelos crimes cometidos. Na cidade, o atual prefeito Francisco Cardoso de Freitas (PSD), o Zezinho, tenta a reeleição, contra Pedro Cardoso Castro (PMDB), ambos foram adversários em 2012.

Retorno da chuva minimiza o calor em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A temperatura subiu bastante em Brumado nos últimos dias. No final de semana, os termômetros chegaram a registrar picos, com sensação térmica perto dos 39°C. Porém, desde a noite do último domingo (25), os brumadenses já sentiam a presença da chuva, o que deixou o ar mais úmido e fresco. Em alguns bairros da cidade chegou a garoar. Nesta segunda-feira (26), o céu amanheceu encoberto de nuvens e, no período da tarde, caiu uma chuva fina no centro comercial e em alguns bairros periféricos. A estação meteorológica Clima Tempo aponta que ocorrerão pancadas de chuva nesta terça-feira (27) e na quarta-feira (28), com previsão de acúmulo de 38 mm. A temperatura varia entre a mínima de 21°C e a máxima de 29°C. O que melhorou bastante foi a umidade do ar, que na última semana apenas 40%. Esta semana já se inicia com a umidade relativa do ar em 92%, o que aumentam as chances de chuva no município.  

Um homem morreu e outro ficou ferido no domingo (25) em uma caminhada eleitoral no município de Iguaí, na região sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, o evento ocorria no distrito de Altamira. O homem morto, que ainda não foi identificado, morava na cidade da cidade de Barra do Choça e não estava com documentos pessoais no momento do crime. O outro homem foi baleado de raspão no ombro, socorrido para o Hospital Manoel Martins, recebeu alta e passa bem. Segundo a polícia, não há relação entre as duas vítimas. De acordo com o G1, a polícia ainda não tem informações sobre a autoria e motivação do crime.

Criança de um ano morre afogada em tanque na zona rural de Candiba Foto: Farol da Cidade

No último domingo (25), uma criança de um ano morreu afogada em um tanque na Fazenda Abrão, na zona rural de Candiba, no sudoeste baiano. Segundo o Farol da Cidade, o menino estava dormindo com a mãe em casa, quando despertou sem que ela percebesse e se afogou no tanque. O irmão da vítima escutou a criança se debatendo na água, mas não conseguiu salvá-la. Ele ainda acordou a mãe, mas a criança já estava morta no momento em que ela chegou ao local.

Pai que matou filhos deixou carta com relato de traição Foto: Reprodução/TV TEM

O zootecnista que matou os dois filhos de 3 e 4 anos a facadas e tentou cometer suicídio escreveu uma carta “explicando” a motivação do crime, que chocou moradores do Jardim Ouro Verde, bairro de classe média em São José do Rio Preto (SP), no domingo (25). De acordo com o G1, no bilhete escrito à mão, ele relata que descobriu uma traição e que não suportaria que os filhos vivessem sabendo disso. A carta escrita à mão foi encontrada pela polícia no quarto em que ele estava com as crianças. Hugo Imaizumi tem 41 anos e é doutor em Ciência Animal pela Universidade de São Paulo (USP). No bilhete, ele expressou decepção e se despediu da mulher, uma fisioterapeuta de 39 anos. Segundo o delegado José Luiz Chain, que atendeu à ocorrência, a mulher relatou que o casamento já estava praticamente acabado por conflitos e incompatibilidade. Na carta, o zootecnista se despede de parentes e alega que o “componente infidelidade”  foi a motivação do crime. Chain afirma que Imaizumi foi preso em flagrante e sob vigília no Hospital de Base (HB). Assim que receber alta, será encaminhado ao Centro de Detenção Provisória (CDP). Ele responderá por homicídio duplo qualificado. A pena varia de 12 a 30 anos de reclusão.

Ministério Público realiza seleção de estagiários do curso de Direito em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Procuradoria Geral de Justiça do Estado da Bahia acaba de divulgar o Edital nº 170/2016 para a realização de seleção de estagiários do curso de Direito da Promotoria Regional de Brumado. A seleção visa ao preenchimento de duas vagas para a sede da Promotoria Regional de Brumado e formação de cadastro de reserva para as demais Promotorias da Regional. Os candidatos aprovados terão direito à bolsa de complementação educacional e, se necessário, auxílio transporte. As inscrições serão realizadas entre os dias 27 de setembro e 25 de outubro, de 8h30 às 12h e de 14h às 17h30, na sede da Promotoria de Justiça de Brumado, que fica localizada na Rua Pedro Coqueiro Filho, 50, Bairro Nobre. No ato da inscrição, os candidatos devem apresentar: fotocópia autenticada do documento de identidade, duas fotos 3x4 recentes e comprovante de pagamento autenticado pelo banco do pagamento de R$ 30 em nome do Ministério Público do Estado da Bahia, na conta corrente 992.303-9, agência 3832-6 (Banco do Brasil) - feito exclusivamente em dinheiro ou transferência bancária. A prova será realizada no dia 6 de novembro.

Caixa não pode financiar 'Minha Casa' com FGTS Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério das Cidades desautorizou a Caixa Econômica Federal a utilizar, em contratações do programa “Minha Casa, Minha Vida”, recursos do FGTS, do Fundo de Arrendamento Residencial (FAR) e do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS) “enquanto não constar no orçamento fiscal e da seguridade social rubrica específica correspondente à contabilização dos adiantamentos concedidos a partir de disponibilidades dos referidos fundos”. De acordo com o Uol, a decisão consta da Instrução Normativa (IN) 24, de 23 de setembro de 2016, assinada pelo ministro Bruno Araújo e publicada no Diário Oficial da União (DOU) desta segunda-feira (26). Dentre outras considerações, a medida cumpre determinação do Tribunal de Contas da União (TCU) proferida por meio do Acórdão 3.297/2015, de dezembro do ano passado. Segundo a IN, caberá à Secretaria Executiva do Ministério das Cidades avaliar a conveniência e oportunidade de propor a ação orçamentária necessária e seus limites financeiros e orçamentários, “bem como adotar providências visando à contratação de operação de crédito interno que permita quitar passivos da União referentes ao Programa Minha Casa Minha Vida, provenientes de utilização de recursos oriundos do FGTS, do FAR e do FDS”.

Colisão entre caminhões boiadeiros na madrugada de hoje na BR-030 em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O trecho de travessia da linha férrea na BR-030, entre a Vila Presidente Vargas e o Aeroporto Sócrates Mariani Bittencourt, em Brumado, foi palco de mais um acidente registrado na madrugada desta segunda-feira (26). Desta vez, dois caminhões boiadeiros que regressavam para a cidade após terem feito a entrega de gados no município de Mortugaba se envolveram em uma colisão. O caminheiro que estava à frente disse que foi obrigado a realizar uma frenagem brusca, o que provocou a colisão traseira com o outro veículo. Ele alega que as lombadas antes da linha férrea estão mal sinalizadas e que no local deveria existir um sonorizador para alertar os condutores que desconhecem o percurso. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o caminheiro que colidiu de frente sofreu alguns ferimentos e recebeu os primeiros socorros do Samu 192, com a ajuda da Polícia Rodoviária Estadual, sendo encaminhado ao Hospital Professor Magalhães Neto. O caminhão teve a boleia totalmente destruída.

Eleições 2016: Verifique a situação do registro de seu candidato Foto: Reprodução/TRE-BA

O DivulgaCandContas é o sistema responsável pela divulgação das candidaturas e das prestações de contas dos candidatos e dos partidos políticos em todo o Brasil. Por meio desse sistema, é possível consultar o quantitativo de candidaturas e verificar a situação de cada candidato. Ao consultar a situação do registro de algum candidato, o usuário vai se deparar com algumas informações. “Cadastrado” significa que o pedido foi protocolado dentro do prazo e recebido pela Justiça Eleitoral. Após o cadastro, o pedido de registro pode ser classificado como: “Aguardando Julgamento”, ou seja, quando o pedido foi recebido pela Justiça Eleitoral, mas as informações ainda não foram analisadas pelo juiz responsável. Depois de julgado pelo juiz eleitoral, o pedido de registro de candidatura pode ser classificado como: “Deferido”, quando o candidato atende a todas as condições impostas pela legislação; “Deferido com Recurso”, quando o pedido de registro de candidatura foi julgado procedente, mas houve a interposição de recurso contra a decisão; “Indeferido”, quando o pedido de registro é julgado improcedente em virtude de o candidato não atender às condições impostas pela legislação; e “Indeferido com Recurso”, quando o candidato que teve o pedido de registro negado e entra com recurso contra tal decisão. O candidato é considerado “Apto” quando se encontra habilitado para ser votado na urna eletrônica. É considerado “Inapto” quando não está habilitado para ser votado na urna eletrônica. O sistema DivulgaCandContas é disponibilizado na internet para todos os cidadãos. Para acessá-lo, não há necessidade de cadastro prévio ou autenticação de usuário.

Eleições 2016: Nilo Coelho lidera intenções de voto em Guanambi

A Rádio Cultura de Guanambi contratou a empresa Farani Consultoria e Pesquisa para avaliar a preferência do eleitorado faltando apenas poucos dias para as eleições municipais. Na pesquisa espontânea, sem a apresentação dos nomes dos candidatos, 40,8% disseram que votaria em Nilo Coelho (PSDB), 28,8% votariam em Jairo Magalhães (PSB), 26,8% não sabem, brancos e nulos somam 2,3% e 1,3 votariam em Charles Fernandes (PP). 

Eleições 2016: Nilo Coelho lidera intenções de voto em Guanambi

Já na pesquisa estimulada, quando são apresentados os nomes dos candidatos, 47% disseram que votariam em Nilo Coelho, 34,5% votariam em Jairo Magalhães, 13% disseram que não sabem e 5,5% votariam em branco ou anulariam o voto. A pesquisa foi realizada entre os dias 21 e 22 e ouviu 400 entrevistados em todo o município, incluindo distritos e zona rural. A margem de erro é de 5% para mais ou para menos, considerando um nível de confiança de 95%. O número de registro junto ao TRE é BA-05995/2016.

A Prefeitura Municipal de Brumado está convocando toda a comunidade para participar da Revisão do Plano Diretor Municipal, que irá acontecer em várias audiências públicas. O Plano Diretor Municipal é um instrumento de planejamento da aplicação da política urbana para os próximos dez anos. Além de definir todas as ações e investimentos para a infraestrutura, ele também direciona todas as diretrizes do ordenamento territorial do município. A agenda das audiências públicas ficou assim definida: Sede, 04 de Outubro, às 19h, na Sala de Treinamento da Prefeitura; Itaquaraí, 05 de Outubro, às 10h, no Posto de Saúde; Ubiraçaba, 05 de Outubro, às 16h, no Prédio do Canteiro Esperança; Cristalândia, 06 de Outubro, às 10h, no Posto de Saúde; Arrecife, 06 de Outubro, às 16h, na Quadra da Escola Miguel Mirante; e Vila Presidente Vargas, 07 de Outubro, às 10h, no CRAS Yolanda Pires.

Sorteio para ajudar nas obras assistenciais da SEAV é realizado em Brumado

No último sábado (24), foi realizado na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado, o sorteio de quatro bezerros e um cavalo, promovido para angariar fundos para as obras assistenciais da Sociedade Espírita Albino Viana - SEAV. O evento foi animado pelo DJ G-tona e contou com muitas guloseimas. O ganhador do sorteio foi o advogado Welton Caires. A SEAV está à frente da construção do Condomínio Recanto do Amor Dr. Nelson Lula, uma casa de apoio para abrigo de pessoas enfermas, que estejam fazendo tratamento de saúde na cidade e não tenham onde ficar. Oito leitos são exclusivamente destinados para pessoas que façam tratamento contra o câncer. O condomínio fica localizado na Rua Idália Souza Ribeiro, no Bairro Cidade das Esmeraldas, e também é sede própria da SEAV.

Coelba informa sobre desligamento programado em parte do Bairro Jardim Brasil em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima terça-feira (27), de 8h às 14h, o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido em parte do Bairro Jardim Brasil, em Brumado. Segundo a Coelba, as localidades atingidas serão: Avenida Vereadora Esther, Rua Vereador Paulo Chaves, Rua Sergipe, Rua Bahia, Rua Guilhermino Ribeiro, Rua Olavo Bilac, Rua Euzino Tanajura, Rua Otávio Mangabeira, Rua Manoel de Castro Silva e Rua Paulo Chaves. O desligamento é necessário para que os técnicos da empresa realizem, com segurança, serviços de melhoramento na rede elétrica do local. Para evitar acidentes, a Coelba recomenda que eventuais reparos nas instalações elétricas internas ou em equipamentos sejam feitos com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, mesmo durante o período de interrupção de energia, pois o fornecimento pode ser restabelecido antes do horário previsto.

Capotamento tira a vida de motorista na BA-148 entre Rio de Contas e Jussiape Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Um homem de 33 anos morreu em um acidente de carro no final da tarde de domingo (25), na BA-148, entre Rio de Contas e Jussiape, na Chapada Diamantina. Segundo informações da Polícia Rodoviária, Antônio Marcos Barbosa Caires, conhecido como Carreirinha, perdeu o controle do veículo e capotou na rodovia. A vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Ele era caminhoneiro e residia em Engenho Novo, zona rural de Rio de Contas. Equipes da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) e do Instituto Médico Legal (IML) de Brumado foram mobilizadas a fim de registrar a ocorrência e remover o corpo.

Deputada Ivana Bastos trata de melhorias na segurança de Guanambi Foto: Camila Queiroz

Na última semana, a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) se reuniu com o comandante do 17° Batalhão, em Guanambi, Coronel Marcelo Pinto. Também participaram da reunião o capitão Suarez e o diretor Administrativo da Bahiafarma e líder político local, Paulo Costa. Na ocasião, a parlamentar conversou sobre o reforço do policiamento e as viaturas entregues ao batalhão, após solicitação da deputada durante audiência com o Comandante Geral da Polícia Militar, Coronel Anselmo Alves Brandão, em Salvador. Para a deputada, melhorias na segurança são essenciais para o desenvolvimento do município. “As ações do meu mandato sempre foram em prol do aumento da qualidade de vida das pessoas. Esse reforço e essas viaturas vão levar mais conforto para a população, mas precisamos investir ainda mais”, destacou Bastos.

Brumado vence Caetité de virada e pega Itapetinga na próxima fase do intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por pouco a seleção brumadense de futebol não deu adeus ao Campeonato Intermunicipal de Futebol. Jogando no Estádio Municipal Gilberto Cardoso contra a seleção de Caetité, o selecionado de Brumado manteve maior posse de bola, mas fez um primeiro tempo apático, com muitas falhas no ataque e ainda permitiu que o time adversário abrisse o marcador em uma cobrança de pênalti. Ao final da etapa inicial, a torcida vaiou o time e os jogadores deixaram o gramado cabisbaixos. O resultado negativo deixava a seleção no último lugar do grupo e, consequentemente, fora da competição. Porém, o puxão de orelha aplicado pelo técnico Paulo Lobo no vestiário surtiu efeito e o time retornou ao campo no segundo tempo com outra postura: mais produtivo e acertando os passes até chegar ao gol de empate e a virada. Com o apito final e o resultado favorável em 2x1, o selecionado brumadense terminou a fase no segundo lugar do grupo, com 08 pontos. 

Brumado vence Caetité de virada e pega Itapetinga na próxima fase do intermunicipal de futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O time de Vitória da Conquista, que venceu Dom Basílio por 1x0, fechou a fase como líder absoluto, somando o dobro de pontos do segundo colocado, 16. Já o time de Dom Basílio, mesmo com a derrota, passou para a próxima etapa da competição. O time de Brumado se prepara agora para pegar um dos maiores rivais na competição, o selecionado de Itapetinga. Como fez uma campanha inferior na primeira fase, o primeiro jogo será em solo brumadense. Dom Basílio enfrentará Luiz Eduardo Magalhães e Vitória da Conquista terá pela frente o selecionado de Paratinga. As próximas fases serão no estilo mata-mata, com jogos de ida e volta. Na primeira fase do intermunicipal foram realizados 198 jogos, com 482 gols marcados, ou seja, uma média de 2,43 por partida.

Brumado Park: Saiba por que as pessoas preferem morar em condomínios fechados

Morar em condomínio fechado já foi visto como sinônimo de status. Hoje, entretanto, são outras as percepções que levam as pessoas a optarem por esse tipo de moradia. Um dos motivos é a privacidade e outro fator fundamental é a questão da segurança, já que em um condomínio fechado as ocorrências são bem menores e as condições de segurança, com portaria 24 horas, cerca elétrica, possibilidade de monitoramento por câmeras e rondas noturnas, por exemplo, são bem maiores. Outros itens apontados em pesquisas são o senso de comunidade que se cria em um ambiente assim, as áreas de lazer para adultos e crianças e o estilo da moradia, normalmente com um bom padrão de construção. A E2 Engenharia e Empreendimentos, inserida nessa necessidade do mercado, constrói em Brumado o primeiro condomínio fechado da cidade. Esses atributos refletem uma moradia com muito mais conforto, segurança, tranquilidade, qualidade de vida e opções de lazer. O Brumado Park Residence é um conjunto de 12 prédios com 16 apartamentos cada. Com área de terreno de 35.000m², é cercado por muros e o acesso será por uma guarita, guardada por porteiro 24h. Entendendo a importância do contato com a natureza para a saúde física e mental dos moradores, o condomínio também vai dispor de um total de 15.000 m² dedicados a áreas verdes e jardins. Os itens de lazer são variados: quadra esportiva, piscina adulto e infantil, parquinho, churrasqueira, salão de jogos, academia, brinquedoteca, sala de vídeo, salão de eventos, entre outros. A comodidade na hora de morar se torna ainda mais completa com as instalações de redes de água, esgoto, elétrica e iluminação pública na área do condomínio e nos arredores, além de sistema de gás canalizado e individual para o apartamento.

Eleições 2016: Brumadenses vão escolher novo prefeito no próximo domingo (02) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No próximo domingo (02), os 47.845 eleitores de Brumado vão escolher o novo prefeito que governará a cidade pelos próximos quatro anos. Segundo dados apurados pelo site Brumado Notícias, o maior número do eleitorado está na sede do município, com 34.005, sendo que 13.840 estão na zona rural. Na disputa, quatro candidatos tentam chegar à cadeira executiva da cidade: Alessandro Lôbo (PRB), Eduardo Vasconcelos (PSB), Manelão (PMDB) e Genivaldo Azevedo (PTdoB). Também no domingo os eleitores terão a oportunidade de escolher os treze vereadores que vão representá-los no legislativo.

Começou a Semana Light na Praticook em Brumado

Nesta semana, a Praticook preparou uma surpresa especial para todos os clientes: a Semana Light. Durante toda a semana, todos os produtos integrais e ligth estarão com 20% de desconto. É a sua chance de começar a se alimentar melhor pagando menos. Na loja, você encontra uma variedade enorme de produtos saudáveis e saborosos. Passe agora mesmo na Praticook e conheça o showroom saudável da loja, que fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Arquivo