Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Agência dos Correios é arrombada em Guanambi e bandidos fogem sem dinheiro Foto: Bonny Silva

Por volta de 5h de segunda-feira (29), um grupo de bandidos armados arrombou a agência dos Correios da cidade de Guanambi. Os criminosos cortaram fiação elétrica, fiação do alarme e do telefone, mas não conseguiram ter acesso ao cofre com o dinheiro. De acordo com o radialista Bonny Silva, o alarme disparou e os indivíduos foram vistos fugindo do local. A polícia foi acionada e está realizando buscas na região na tentativa de localizar o bando. A polícia técnica esteve na agência fazendo levantamento do ocorrido. O atendimento nos Correios foi suspenso.

Eleições 2016: Aplicativo será utilizado pelo TRE-BA para recebimento de denúncias

Os baianos já dispõem de uma nova ferramenta para formalização de registros de irregularidades no âmbito da Justiça Eleitoral. Está disponível, por meio do portal do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), e também para download em tablets e smartphones, o aplicativo Pardal. Por ele, é possível comunicar ocorrências relativas à propaganda irregular, compra de votos ou qualquer outra infração eleitoral. A utilização do aplicativo pelo TRE da Bahia obedece a Resolução nº 23491/2016, publicada no último dia 16 de agosto pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O Pardal é gratuito e, além de acessado pelo site, pode ser baixado através das lojas virtuais Google Play e Apple Store. Para o registro de ocorrências, o cidadão deverá preencher formulário, informando, obrigatoriamente, nome e CPF. Além disso, será necessário encaminhar elementos que indiquem a existência do fato noticiado, tais como vídeos, fotos ou áudios. O sigilo poderá ser solicitado à Justiça Eleitoral. Uma das vantagens do uso do Pardal é a possibilidade do envio de informação geográfica, o que possibilita ao eleitor informar ao Tribunal a localização exata da propaganda irregular. Através do aplicativo é possível também o acompanhamento da tramitação da denúncia.

Brumado: Prefeitura inaugura quadra poliesportiva na comunidade de Jacaré Foto: Divulgação

A Prefeitura Municipal de Brumado desenvolveu na atual gestão um projeto de ampliação das práticas esportivas na zona rural do município. No último final de semana, uma quadra poliesportiva foi inaugurada na comunidade de Jacaré. A cerimônia de inauguração contou com a participação do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e do secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, que foram acompanhados do presidente da Associação de Moradores do Jacaré, Isael Santana. Este agradeceu os esforços no sentido de materializar o sonho da comunidade, especialmente da juventude, em ter uma praça esportiva de qualidade. A obra teve um custo de R$ 150 mil e contou com uma contrapartida maior por parte da prefeitura, já que, por ter o solo muito rochoso, as obras tiveram de contar com explosões, o que deixou o custo mais alto. O prefeito falou da importância da ampliação do setor esportivo no meio rural. “A nossa gestão deu ao esporte uma atenção especial e estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos. Agradecemos o empenho do deputado Daniel Almeida, que foi o grande responsável pela vinda dessa obra para essa comunidade de Jacaré”, finalizou.

Crise faz alunos saírem da sala de aula para trabalhar Foto: Getty Images

A deterioração no mercado de trabalho levou a um aumento na busca de adolescentes por emprego, o que está ajudando a piorar a evasão escolar no país. A taxa de desemprego na faixa etária entre 14 e 17 anos foi a que registrou maior aumento no segundo trimestre de 2016 ante o mesmo período do ano anterior: passou de 24,4% para 38,7%. Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), apurados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Veja, a taxa de participação dos jovens entre 14 e 17 anos na força de trabalho vem crescendo desde o terceiro trimestre de 2014, o que mostra que cada vez mais jovens estão trabalhando. Como no segundo trimestre de 2016 a taxa de desemprego nessa faixa etária foi a que mais cresceu na comparação com um ano antes (atingindo 38,7%), isso significa que um número ainda maior de adolescentes tem procurado emprego. Para o pesquisador Sandro Sacchet, da Diretoria de Estudos Macroeconômicos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), o aumento na evasão escolar para que os jovens possam trabalhar e complementar a renda da família é um fenômeno temporário, motivado pela crise.

Brumado: Prefeitura não aceita eleição de diretores de escolas e legislativo continua obstruído Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Tudo caminhava para um acerto entre a prefeitura e os professores de Brumado no que diz respeito ao encaminhamento do projeto do plano carreira da categoria. No entanto, os professores voltaram a solicitar que o legislativo estenda o prazo para obstrução da votação do veto do prefeito, pois surgiram mais desentendimentos entre as partes nas últimas tentativas de negociação. Com a aceitação das bancadas, a câmara manteve a obstrução e os projetos não foram votados na noite da última segunda-feira (29). Ao fazer uso da tribuna livre, a diretora do núcleo da APLB/Sindicato, Vanuza Lobo, disse que devido a caprichos pessoais da secretária municipal de educação, Acácia Gondim, as negociações ficaram novamente travadas. 

Brumado: Prefeitura não aceita eleição de diretores de escolas e legislativo continua obstruído Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“A secretária está impondo a não aceitação do artigo que reza a escolha democrática das direções das escolas. As eleições para diretor, bem como a licença para o exercício do mandato sindical. A motivação é eleitoreira, na confiança de continuidade de grupo na gestão. Dessa forma estariam tentando manter os diretores como cargos de confiança e cabresto da administração”, declarou Lobo. Vários vereadores se pronunciaram favoráveis ao sindicato e aos professores, apontando a falta de comprometimento da prefeitura com a categoria. “Ficamos muito decepcionados e estarrecidos com esse posicionamento da prefeitura”, comentou o vereador José Ribeiro Neves (PT), presidente da comissão parlamentar de educação. “Estão enrolando os professores e protelando a votação para expirar o tempo hábil de aprovação. Caso mandem o projeto em tempo hábil, o prefeito vetará o projeto, pois está claro que a administração não tem interesse na aprovação do plano de carreira dos professores. O que estamos vendo da parte da gestão é uma estratégia maquiavélica de política eleitoreira”, disparou o vereador Weliton Lopes (DEM).

Brasil tem mais de 206 milhões de habitantes, diz IBGE Foto: Dário Oliveira/Folhapress

O Brasil tem 206.081.432 habitantes, segundo estimativa do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgada nesta terça-feira. No ano passado, o mesmo levantamento apontou 204.450.649 brasileiros – crescimento de 0,79%. De acordo com a Veja, o município de São Paulo (SP) é o mais populoso do país, com 12 milhões de habitantes, seguido pelo Rio de Janeiro (RJ), com 6,5 milhões, Brasília e Salvador (BA), com 2,9 milhões cada. Já as cidades menos populosas são Serra da Saudade (MG), estimada em 815 habitantes em 2016, seguido de Borá (SP), com 838 habitantes, e Araguainha (MT), com 953 habitantes. Esses três municípios são os únicos no país com menos de 1.000 habitantes – até julho deste ano. Segundo o IBGE, o Estado de São Paulo concentra a maior população do país, com 44,7 milhões de habitantes – 21,7% da população do país. Roraima, por outro lado, é o menos populoso. Tem 514,2 mil habitantes apenas (0,2% do total).

Brumado: Vereadora Liu Vasconcelos repudia denúncia anônima que levou justiça a sua casa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tarde da última segunda-feira (29), acompanhado da polícia civil, o promotor público eleitoral, Ruano Fernando, fez cumprir mandado de busca e apreensão e condução coercitiva, expedido pela justiça eleitoral, na residência do casal Léo e Liu Vasconcelos (PDT). Segundo apurado pelo site Brumado Notícias, o mandado surgiu após denúncia de que o candidato a vereador, Leonardo Vasconcelos, estaria praticando atos ilícitos de campanha. O ex-vereador não estava em sua casa no momento da busca, por isso não foi realizada a condução coercitiva. Porém, foram levados da residência celulares da vereadora e do filho, um notebook de propriedade da câmara de vereadores e documentos da família. À noite, durante a sessão da câmara, a vereadora Liu Vasconcelos usou a tribuna livre e mostrou toda sua indignação diante do ocorrido, apontando que as denúncias que levaram à justiça a sua casa partiram de adversários políticos com o objetivo de manchar a candidatura do seu marido. “Fruto de uma denúncia absurda, infundada e inverídica, de possíveis atos ilícitos eleitorais, coisa que nunca praticamos e nem vamos praticar. Nada foi encontrado que pudesse macular o meu lar e impedir nossa caminhada visando à casa legislativa em 2017. A ação da justiça partiu da denúncia de candidatos com inveja e que não confiam em seus tacos. Considero que foi um desrespeito a mim como vereadora e ao lar onde criamos os nossos filhos. Respeito a justiça, mas rejeito o abuso, pois a campanha do meu marido está sendo conduzida dentro dos ditames da justiça maior”, desabafou a parlamentar, que recebeu o apoio dos demais vereadores.

Desemprego fica em 11,6% e bate recorde Foto: Reprodução/EPTV

O desemprego ficou em 11,6% no trimestre encerrado em julho, segundo dados divulgados nesta terça-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Considerando todos os trimestres, a taxa é a maior da série histórica, que teve início em 2012. No trimestre encerrado no mesmo período de 2015, o índice havia atingido 8,6% e no trimestre anterior, de fevereiro a abril deste ano, a taxa ficou em 11,2%. De maio a julho, a pesquisa estima que havia 11,8 milhões de pessoas desocupadas - o maior número desde o início da série. Na comparação com o mesmo trimestre de 2015, o aumento foi de 37,4%. De acordo com o G1, já em relação ao trimestre de fevereiro a abril de 2016, o contingente cresceu 3,8%. Por outro lado, a população ocupada estimada ficou em 90,5 milhões. Diante do mesmo período de 2015, foi registrada uma queda 1,8% e frente aos três meses anteriores, houve estabilidade. Desses trabalhadores empregados, 34,3 milhões tinham carteira assinada. Na comparação anual, o recuo é de 3,9% e na trimestral, não houve variação significativa, segundo o IBGE. Com o aumento do desemprego, caiu o rendimento médio dos trabalhadores, que ficou em R$ 1.985. Em relação ao mesmo trimestre do ano passado, a renda caiu 3% e sobre o período de fevereiro a abril, registrou estabilidade.

Eleições 2016: Eduardo promove caminhadas durante o final de semana em Brumado Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Brumado pelo PSB, Eduardo Lima Vasconcelos, e seu vice, Édio Pereira, promoveram caminhadas de campanha na sede do município e no distrito de Cristalândia, durante o último final de semana. A comitiva de campanha formada pelos vereadores que compõem a chapa percorreu as principais vias do distrito. Em seguida, foi realizado um comício, ocasião em foi apresentada a plataforma de governo da coligação.

Homem é morto em borracharia durante troca de pneu de carroça em Vitória da Conquista Foto: Reprodução/TV Sudoeste

Um homem de 32 anos foi morto enquanto estava em uma borracharia na tarde desta segunda-feira (29), em Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia. De acordo com a Polícia Civil, a vítima tinha ido à borracharia na Avenida João Pessoa, no centro da cidade, para fazer a troca do pneu de uma carroça, quando um homem se aproximou da vítima e efetuou os disparos. Ainda de acordo com a polícia, o atirador chegou ao local de carro com outras pessoas que também estão envolvidas com o crime. A vítima morreu no local. Na ação, ninguém mais ficou ferido. A polícia informou que a autoria dos disparos está sob investigação, mas que já sabe a motivação do crime, contudo não pode dar detalhes para não atrapalhar a averiguação do caso. De acordo com o G1, a vítima tem antecedentes criminais por homicídio, mas já estava solto. Não há detalhes sobre o tempo de cumprimento da pena.

Eleições 2016: Genivaldo promove campanha corpo a corpo e corrida eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito de Brumado pelo PTdoB, Genivaldo Azevedo, e seu vice, Fabiano Bonfim, passaram a última semana mantendo a campanha corpo a corpo no centro comercial e na feira livre, inclusive com realização de panfletagem.Os candidatos resolveram promover também uma corrida eleitoral, ocasião em que percorreram algumas avenidas da cidade, pedindo votos aos eleitores que estavam fazendo atividades físicas no final de tarde. Os candidatos também participaram de palestras em empresas e gravaram programas de rádio.

Eleições 2016: Alessandro Lôbo participa de reuniões e faz corpo a corpo em distrito de Brumado Foto: Reprodução/WhatsApp

O candidato a prefeito de Brumado pelo PRB, Alessandro Lôbo, e seu vice, Carlinhos Moura, cumpriram agenda de campanha no último final de semana. Em uma reunião realizada em um espaço de eventos, os candidatos foram acompanhados do casal Edmundo e Marizete Pereira. No sábado (27), os prefeituráveis e os candidatos ao parlamento promoveram campanha corpo a corpo durante o dia no distrito de Cristalândia e em Umburanas, onde foram apresentadas as propostas de governo.   

Justiça cancela títulos eleitores de falsos moradores de Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última semana, a 90ª Zona Eleitoral iniciou a divulgação de cancelamento de títulos eleitorais na cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a justiça constatou que os eleitores apresentaram endereço de residência fixa sem estarem morando na cidade, o que configura uma espécie de fraude eleitoral. São mais de 80 títulos de pessoas que pediram transferência ou alistamento apontando residência em Malhada de Pedras. O número parece inexpressivo, mas pode decidir as eleições locais. Na última eleição, em 2012, foram depositados 6.774 votos nas urnas do município e o prefeito foi eleito com 416 votos de frente. Já este ano, o registro do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) aponta um colegiado de 7.536, ou seja, um aumento de 762 eleitores no município. Outro dado que chama a atenção é a projeção populacional do IBGE para o município em 2015: de 8.896 habitantes, um eleitorado perto da população total da cidade.

Promoção de campanha eleitoral gera despesas para os candidatos e receitas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os custos para promoção de qualquer candidato que entra nas disputas eleitorais pesam bastante na contabilidade de campanha. Embora este ano a justiça eleitoral tenha tabelado os valores a serem gastos pelos candidatos, o valor de cada material de campanha acaba sendo alto no seu contexto final. Por conta disso, em Brumado, os candidatos estão fazendo uma promoção considerada fria neste início de campanha, pois preferem investir no final do período eleitoral. O site Brumado Notícias fez um levantamento parcial dos valores de algumas ferramentas de campanha utilizadas pelos candidatos, o que aponta um custo considerável para quem tenta convencer o eleitor. Os santinhos estão como o carro chefe de campanha, pois é o material mais produzido nas gráficas: em média, os candidatos pagam R$ 450 a cada lote com 10 mil santinhos. Só na primeira semana de campanha foram confeccionados mais de 10 milhões de santinhos em Brumado, uma porcentagem de mais de 80% a mais em comparação com as eleições municipais de 2012. O perfurado adesivado que vai no pára-brisa traseiro do carro custa em média R$ 45 a unidade. O carro de propaganda voante cobra em média R$ 30 por hora de circulação; já a gravação de material de mídia em estúdio para o carro ou para a rádio fica em torno de R$ 70. Há também os custos com as pessoas que sacodem as bandeiras nas ruas, nas caminhadas e nos comícios, que variam entre R$ 20 e R$ 30, de acordo com o evento a ser coberto. Outros materiais também geram custos de campanha, como adesivos, cartazes, aluguel de muros para colar os cartazes, aluguel de sedes de comitês, e fogos de artifícios. Para os comerciantes do ramo está é uma oportunidade de faturamento extra no período. “As campanhas são chatas, sujam as ruas, mas também há o lado positivo da geração de receitas para parte do comércio e da população. Isso mostra que até a política no seu descrédito tem o seu lado positivo”, ponderou o eletricista Cláudio de Jesus.

'Verdadeiro golpe de Estado', diz Dilma, sobre impeachment Foto: Reprodução/TV Senado

Em seu pronunciamento inicial ao Senado, a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) nomeou o processo de impeachment como golpe de Estado – havia a expectativa em torno do uso ou não da palavra para descrever a situação. “Estamos a um passo da consumação de uma grave ruptura institucional, um verdadeiro golpe de Estado”, afirmou a petista, que acrescentou que jamais renunciaria.  A partir da declaração, ela começou a rebater os tópicos apresentados pela acusação para configurar o crime de responsabilidade que ela teria cometido. Como reiterado ao longo do processo, Dilma afirmou que a edição dos decretos de crédito suplementar seguiu “todas as regras constitucionais”, respeitou “as previsões legais da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), e não ultrapassou limites financeiros por conta do decreto de contingenciamento – “o maior da nossa história”. A presidente também tratou dos atos referentes ao plano Safra, que ressaltou não ter participação. Quanto aos atrasos nos pagamentos de débitos com bancos públicos, ela apontou que “o Ministério Público Federal arquivou inquérito sobre essa decisão”, definindo que não se tratavam de operações de crédito. “Esse processo de impeachment não esta realizando justiça”, disse. “Está provado que não agi dolosamente em nada”, completou, destacando que não ofereceu nenhum prejuízo ao erário ou patrimônio publico. Em menção ao clima do julgamento, Dilma defendeu que “não há respeito ao devido processo legal”, já que os julgadores já emitiram sua opinião, “registrada pela grande imprensa”, antes do exercício do direito de defesa. “Votarão contra mim de qualquer jeito. Neste caso o direito de defesa será feito apenas formalmente”.

Eleições 2016: Manelão inaugura comitê central em Brumado Foto: Divulgação

O candidato a prefeito de Brumado pelo PMDB, Emanoel Araújo Lima, o Manelão, inaugurou no último sábado (27) o comitê central de campanha da chapa “Reconstrução Passa Por Renovação”. A inauguração do comitê seguiu com um breve comício ao lado do seu vice, o Pastor Clóvis Flagra, e dos candidatos a vereadores da coligação. Na ocasião, Manelão apresentou algumas propostas de governo ao público presente.  

Chupão no pescoço causa morte de adolescente Foto: Reprodução

Um adolescente de 17 anos, da Cidade do México, no México, morreu após levar um chupão no pescoço dado pela namorada. De acordo com os médicos que o atenderam, o chupão foi tão forte que acabou criando um coágulo. O coágulo foi levado pela corrente sanguínea até o cérebro, provocando um derrame. As informações são do jornal mexicano El Manana. O jovem Julio Macias Gonzalez começou a ter os sintomas logo após o episódio. Ela voltou para casa, sentou à mesa para jantar com a família e sofreu convulsões. Seus pais chamaram a emergência e o garoto foi encaminhado para o hospital. No entanto, não resistiu. A namorada de Julio, de 24 anos, está desaparecida até o momento.

Homem é preso após ter furtado dinheiro em posto de combustíveis em Brumado Foto: Divulgação/PRE

Durante abordagem na BR-030, uma guarnição do posto de Policiamento Rodoviário de Brumado apreendeu Anderson Cruz de Oliveira, que estava circulando sem capacete na rodovia. Ao fazer uma averiguação, a guarnição descobriu que o indivíduo havia efetuado furto minutos antes em um posto de combustíveis localizado às margens da BR-030, saída para Caetité. Confrontado, ele confessou o crime. O frentista que havia sido roubado reconheceu o acusado de ter furtado a quantia a quantia de R$ 100,00. Não foi encontrada nenhuma arma de fogo com o acusado, que foi encaminhado à delegacia local, juntamente com a motocicleta e o dinheiro furtado.

A4 Veículos terá nova loja na Avenida Centenário em Brumado Foto: Divulgação

Em Brumado, foram iniciadas as obras da nova loja da A4 Veículos, que será construída na Avenida Centenário, no antigo Planet Show. O espaço é amplo e irá abrigar um showroom moderno. Nele, serão expostos toda a variedade de carros vendidos na concessionária, sempre pensando em melhor atender os clientes e amigos. O novo espaço ficará localizado na Av. Centenário, 1890.

A4 Veículos terá nova loja na Avenida Centenário em Brumado Foto: Divulgação
Começou a 9ª Copa União de Futsal Gospel de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No último final de semana foi dado o pontapé inicial da 9ª Copa União de Futsal Gospel de Brumado. Oito equipes participam do torneio formado por atletas evangélicos. A competição está sendo disputada no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro e conta com o apoio da Secretaria Municipal de Esportes. A primeira rodada foi marcada pelos seguintes confrontos: Bahia 3x3 Filadélfia; 7ª Quadrangular 12x0 Mundial; Shalon 4x2 Juventude; e Nova Sião 6x0 Recomeço. A segunda rodada, que acontece no próximo final de semana, terá os seguintes duelos: Shalon x Recomeço, Bahia x Mundial, Juventude x Nova Sião e Filadélfia x 7ª Quadrangular. “Nosso torneio tem por objetivo a integração entre os evangélicos. Embora tenha esse ar de competição, o espírito maior é a confraternização entre os jovens das denominações. São bons jogos que propõem ainda uma boa programação de recreação para as famílias. Vale a pena conferir”, comentou Cássio Porto, membro da comissão organizadora do torneio.

IBGE: 4% dos alunos do 9º ano já sofreram estupro Foto: Getty Images

Com a pergunta “Alguma vez na vida você foi forçado(a) a ter relação sexual?”, a Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE) descobriu que 4% dos alunos do 9º. ano do ensino fundamental brasileiro foram vítimas de estupro. É a primeira vez que a pergunta é feita no estudo, elaborado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e divulgado nesta sexta-feira. O levantamento, cujas edições anteriores foram em 2009 e 2012, questionou 2,6 milhões de jovens do ensino público e privado sobre seus hábitos de saúde e comportamento. Segundo os dados, os maiores porcentuais brasileiros de estudantes que sofreram esse tipo de violência estão nos estados de Roraima, com 7,3%, e Mato Grosso, com 6,2%. Só a Região Norte concentra 5,3% dos casos. No total, 4,4% dos alunos obrigados a ter relação sexual estão nas escolas públicas e 2% no ensino privado. Destes, 3,7% são meninos, enquanto para as meninas o porcentual é de 4,3%. De acordo com a Veha, a PeNSE também perguntou quem foi o responsável por essa violência. Namorado (a) ou ex-namorado (a) teve a maior taxa das respostas, com 26,6%. Em seguida, aparece amigo (a), com 21,8%, outros familiares, com 19,7% e pai, mãe, padrasto ou madrasta, com 11,9%. De acordo com especialistas em saúde e sexualidade, o número trazido pela pesquisa pode ser ainda maior, pois as vítimas costumam ter dificuldade de falar sobre o tema e denunciá-lo.

Guarda Civil Municipal inicia ronda escolar na expectativa de regulamentação em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Guarda Civil Municipal de Brumado iniciou nesta segunda-feira (29) a ronda escolar nas unidades públicas de ensino do município. No primeiro contato entre os guardas e as escolas, houve uma grande aprovação por parte dos docentes e alunos. Mesmo com a nova atuação que visa colaborar com a segurança e inibir ações delituosas nas escolas, a Guarda Civil ainda aguarda o encaminhamento ao parlamento local, por parte do executivo municipal, do projeto de lei que regulamenta o serviço da instituição em Brumado. O assunto está pendente desde o final da greve da categoria no ano passado. Na época, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) acordou com o sindicato e com os grevistas que encaminharia o projeto para ser votado na câmara de vereadores até o mês de março deste ano, o que não aconteceu. “Para nós será de fundamental importância termos o projeto de regulamentação aprovado ainda este ano, pois ano quem vem terá uma nova administração e teremos que recomeçar do zero as negociações que envolvem esse projeto. O que significa mais tempo perdido, sendo que nossa regulamentação visa o interesse coletivo da segurança local”, pontuaram representantes da categoria ao site Brumado Notícias.

Última noite do Festival de Inverno Bahia reúne romantismo, rock e sertanejo Foto: Henrique Mendes/Gshow

A noite de domingo (28) no Festival de Inverno Bahia foi aberta pela cantora Paula Toller, que trouxe para o evento um lado mais dançante do seu trabalho, com novos hits e músicas repaginadas da trajetória artística. Entretanto no evento, a loira levou para o palco principal um som pop, poderoso e contagiante, uma extensão do vigor da fase madura da carreira. De acordo com o G1, segunda atração da noite, a Legião Urbana fez uma apresentação que vai ficar marcada na história do Festival de Inevrno Bahia. Mais uma vez, as canções do grupo tomaram os corações e as mentes do público no show “Legião Urbana – XXX anos”, projeto que comemora o aniversário de lançamento do primeiro disco banda , um gatilho para atiçar a memória e trazer à tona grandes sucessos. A dupla Marcos & Belutti foi responsável pela última apresentação do FIB 2016, comemorando a boa fase na carreira com o show “Tão Feliz”. O novo trabalho contou com um medley dos clássicos sertanejos, como “Agenda Rabiscada/ Você vai Ver/ Vida Pelo Avesso” e já emplaca hits para as músicas inéditas em “Queda Livre”, “Ponto Fraco”, “Coração em Êxtase” e “Retoque o Batom”. 

Brumado: Apae realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência  Intelectual e Múltipla 2016 Foto: Reprodução/Facebook

Na noite da última sexta-feira (26), a equipe da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brumado esteve na Praça Coronel Zeca Leite para celebrar a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência  Intelectual e Múltipla 2016, cujo tema é “O futuro se faz com a conscientização das diferenças”. A semana tem como objetivo sensibilizar e mobilizar a sociedade para a incidência e prevenção das deficiências, para os direitos de cidadania, inclusão social e para a importância dos serviços prestados pela instituição. A presidente Dorinalva Aragão, a vice-presidente Neuza Hora e a diretora social Solidade Brandão marcaram presença no evento. A secretária municipal de educação, Acácia Gondim, também prestigiou a semana. A celebração foi aberta com a apresentação dos alunos da Escola Especial da Apae. 

Brumado: Apae realiza Semana Nacional da Pessoa com Deficiência  Intelectual e Múltipla 2016 Foto: Reprodução/Facebook

Em seguida, o Centro de Educação Maria Nilza Azevedo Silva apresentou uma dança folclórica. A Escola Paulo Freire trouxe uma coreografia da música Pé de Manacá. O CMEAS apresentou a fanfarra, alegrando aos presentes. O Ballet Clássico realizou várias apresentações, todas muito lindas! O CRAS das Baraúnas apresentou uma dança com a aluna Jéssica. A Escola Getúlio Vargas apresentou um coral. Já o professor Guinga e seus alunos do Projeto de Boxe Juventude em Ação fizeram uma demonstração da luta de boxe. O grupo de capoeira Ginga Brasil fechou as apresentações da noite encantando a todos com a participação dos alunos da Apae. Ao término das atividades, os convidados apreciaram os artesanatos da Oficina Terapêutica.

Arquivo