Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Eleições 2016: Advogado garante candidatura de Léo Vasconcelos a vereador em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato telefônico com o site Brumado Notícias, na noite deste domingo (04), o advogado Manoel Guimarães Nunes, garantiu a candidatura de Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), ao cargo de vereador em Brumado. De acordo com Nunes, o juiz Genivaldo Alves Guimarães, cometeu um “grande equivoco” ao indeferir o registro de candidatura de Vasconcelos. “Vamos entrar com o recurso necessário na justiça eleitoral de Brumado e temos convicção da reforma desta sentença”, afirmou. Manoel disse que o candidato não podia ser enquadrado na Lei da Ficha Limpa e que por isso assegura a sua candidatura a uma das treze vagas na Câmara Municipal da capital do minério. 

Eleições 2016: Justiça Eleitoral indefere candidatura de Léo Vasconcelos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães, da 90ª Zona Eleitoral de Brumado, indeferiu, o pedido de registro de candidatura de Leonardo Quinteiro Vasconcelos (PDT), o Léo Vasconcelos. Segundo apurou o site Brumado Notícias, foi juntado documento de que o pretenso candidato, quando presidente da Câmara Municipal de Brumado, teve as contas relativamente exercício de 2008, rejeitadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios (TCM). Em sua decisão o magistrado, citou a referida Lei Complementar 64/90, que no art. 1º, “g”, acrescentado pela LC 135/2010 (Lei da Ficha Limpa), previu que são inelegíveis os que tiveram suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure ato doloso de improbidade administrativa, e por decisão irrevogável do órgão competente, salvo se esta houver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário, para as eleições que realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão, aplicando-se o dispositivo do inciso II do art. 71, da Constituição Federal, a todos os ordenadores de despesa, sem exclusão de mandatários que houverem agido nessa condição. Para indeferir o pedido de registro de candidatura, o juiz eleitoral, sentenciou que o pretenso candidato está enquadrado na norma prevista no art. 1º, “g”, da Lei Complementar 64/90. “Por todo o exposto, indefiro o pedido”. 

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Excesso de treinamento pode causar problemas cardíacos Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

O excesso de exercício físico, chamado de overtraining, pode trazer problemas de saúde, com sobrecarga para o coração. Um estudo ainda aponta que a quantidade elevada de cargas pode evoluir ainda para a Síndrome de Excesso de Treinamento (SET), uma alteração cardíaca com diversos sinais e sintomas. Os primeiros indícios podem aparecer durante os treinamentos, com a diminuição de desempenho ou tem a percepção de que está aumentando a carga, mas continua como antes, e com isso, a realização de atividades fica mais difícil do que antes. A síndrome pode fazer com que os batimentos cardíaco seja elevados, mesmo quando a pessoa estiver em repouso, além de apresentar insônia, irritabilidade, crescimento anormal do coração e cansaço exagerado. De acordo com ortopedista Mauricio Fadel, do Hospital e Maternidade São Luiz Anália Franco, em São Paulo, é importante ficar atento quando o cansaço começa a aparecer com mais frequência. As dores começam a surgir após os treinos e duram até três dias após as atividades. Caso o paciente apresente alguns dos sintomas, é necessário tirar um período para descansar, como ficar uma semana sem treino, diz o especialista. Também é preciso fazer uma alimentação equilibrada, rica em vitaminas, minerais, carboidratos de absorção lenta e proteínas, além de frutas, legumes e cereais integrais.

Campanha 'Setembro Vermelho' alerta para doenças cardiovasculares

As doenças cardiovasculares matam 17,5 milhões de pessoas por ano, em todo mundo, segundo dados do Instituto Lado a Lado pela Vida. O número representa 31% de todas as mortes no planeta. No Brasil, as doenças cardiovasculares são a primeira causa de mortes, chegando a 350 mil por ano. Por conta disso, foi lançado a campanha “Setembro Vermelho – Siga seu Coração”, na última quinta-feira (1º), em São Paulo. A presidente do instituto, Marlene Oliveira, afirma que o objetivo da campanha é mostrar para a população que a “prevenção é um estilo de vida que se deve adotar desde criança e que muitas das doenças do coração são genéticas, mas outras são adquiridas”. “Por isso, comer bem, praticar exercícios, diminuir o estresse e consultar o médico periodicamente, entre outros hábitos simples, podem salvar o nosso coração”, explica Marlene Oliveira. A programação da campanha inclui desafios semanais, como estimular internautas a caminhar, comer uma salada antes da refeição, meditar e a semana para avaliar o IMC, a circunferência abdominal e medir a pressão arterial. O Instituto também disponibilizará em seu site a cartilha Diálogos do Coração, e convida as pessoas a usarem algo vermelho – pode ser uma peça de roupa, um batom – no dia 29 de setembro, Dia Mundial do Coração.

Eleições 2016: Candidata a vereadora renuncia de disputar o pleito em Brumado

De acordo com a Justiça Eleitoral de Brumado, a candidata à vereadora Sidnéia Pereira Matos (PDT), da coligação ‘A força da União’, que não estava filiada a nenhum partido político, renunciou de disputar o pleito nas eleições 2016. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Sidnéia tinha sido notificada para apresentar a sua defesa em fase das irregularidades. Na ocasião, em seu cadastro eleitoral, consta que a informação sobre filiação está cancelada. Logo após a notificação, a candidata fez o seu pedido de renúncia. 

Duelo entre Brumado e Conquista marca rodada do intermunicipal no sudoeste baiano Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O campeonato intermunicipal de futebol chega a sua terceira rodada na fase de grupos neste domingo (4). No grupo 12, a expectativa é para o confronto entre Brumado e Conquista, que acontecerá no Estádio Gilberto Cardoso, o Gilbertão. As duas equipes treinaram forte durante a semana. Em Conquista, o técnico Guilhermino Lima comandou o último jogo preparatório no Estádio Osvaldo Flores e exigiu mais coletividade do selecionado. Já em Brumado, o técnico Marcondes André, o Bua, treinou as finalizações e o acerto no último passe, além do controle de jogo sem a posse da bola. O confronto direto decidirá também a liderança do grupo 12, que tem ainda o duelo entre Caetité e Dom Basílio.

Adolescente de 17 anos esfaqueia a própria irmã em Salvador

Uma mulher de 28 anos, identificada como Jaqueline Ricardo Gonçalves, foi golpeada diversas vezes com facadas na região do abdômen. O crime aconteceu no início da noite da última sexta-feira (2), e o autor foi seu próprio irmão, de 17 anos. De acordo com o Varela Notícias, os dois viviam na mesma casa, na Rua Caminho do Vale. Após discutirem, o adolescente que não teve o nome identificado, teria atraído a vítima até o banheiro e a atacado. Não há informações sobre o estado de saúde de Jaqueline, nem sobre o motivo do desentendimento. O caso foi registrado como tentativa de homicídio e foi informado à Delegacia do Adolescente Infrator (DAI), que o investiga.

Polo Sedan acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar um Polo Sedan, 2014/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

ANS suspende venda de 23 planos de saúde de oito operadoras Foto: Getty Images

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) anunciou nesta sexta-feira (2) a suspensão de 23 planos de saúde de 8 operadoras. A partir do dia 9 de setembro, elas ficam proibidas de incluir novos clientes por três meses. Os atuais segurados seguem com acesso ao serviço normalmente. As operadores terão a comercialização liberada a partir do próximo trimestre apenas se houver melhora no serviço prestado e redução no número de reclamações. Os planos de saúde suspensos possuem, juntos, cerca de 167 mil beneficiários. Das oito operadoras com planos suspensos neste ciclo, dois já tinham planos em suspensão no período anterior. No segundo trimestre de 2016, a ANS recebeu 13.571 reclamações. “Trata-se de um mecanismo que gera efetividade no mercado, uma vez que tem como foco a melhoria dos serviços prestados aos consumidores. As operadoras que conseguirem perceber este monitoramento como uma oportunidade de revisão de seus processos internos podem obter mudanças bastante positivas", avalia a diretora de Normas e Habilitação dos Produtos, Karla Santa Cruz Coelho. Clique aqui e veja a lista dos planos suspensos.

Jovem de 18 anos é queimado vivo por dois homens em BH Foto: Reprodução/TV Globo

Douglas Fernandes da Silva, de 18 anos, foi esfaqueado e queimado vivo, no bairro Esplanada, na Região Leste de Belo Horizonte, porque conversou com a ex-namorada de um de seus agressores. A conclusão é da Polícia Civil que apresentou nesta sexta-feira (2) dois homens suspeitos do crime. A vítima chegou a ser internada no Hospital de Pronto Socorro João XXIII. Ele não resistiu aos ferimentos e morreu no dia 24 de julho. De acordo com as investigações, no dia do crime, um dos suspeitos, Felipe Rodrigues da Silva, viu Douglas conversando com a ex-namorada. De acordo com o G1, enciumado, ele teria procurado Lucas Rodrigues para ajudá-lo a se vingar do rapaz. Segundo a delegada Ingrid Estevam, Felipe já havia ameaçado a ex-namorada. Ainda segundo a polícia, os dois homens seguiram Douglas. A vítima foi esfaqueada no abdômen. Imagens de uma câmera de segurança mostram o momento em que gasolina é jogada nele e fogo é ateado. Douglas chegou a correr por alguns metros, gritando por socorro. Felipe e Lucas estão sendo indiciados por homicídio qualificado, por meio cruel, fútil e com recurso que dificultou a defesa da vítima. Eles não têm antecedentes criminais.

Brumado: Prefeitura divulga roteiro do desfile cívico de 7 de Setembro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Educação, coordenará a realização do Desfile Cívico-Militar de 7 de Setembro, cujo tema é “Escola Significativa na Contemporaneidade: No Caminho dos Livros Brumado, vê o mundo”.  O desfile contará com a presença de alunos, professores, Forças Armadas, Igrejas, Escolas Municipais, Organizações, Entidades, Associações, Empresas, Grupo Organizado, Clubes e ONGS, bem como a comunidade em geral. A concentração terá início no estacionamento da Feira Livre (ao lado da Cesta do Povo). O desfile percorrerá a Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, seguindo pela Rua Coronel Tibério Meira, Praça Armindo Azevedo e finalizando em frente ao Coreto, na Praça Capitão Francisco de Souza Meira. As instituições que também participarão do desfile se perfilarão em diferentes ruas das entradas/saídas das avenidas ou ruas acima citadas e se juntarão às escolas municipais desfilando até o Coreto.

Lei do farol baixo em rodovias é suspensa no Brasil Foto: Reprodução

A Justiça Federal de Brasília suspendeu a lei do farol baixo, que previa cobrança de multa para motoristas que circulassem durante o dia sem acender os faróis em rodovias. A decisão é liminar (provisória) e vale para todo o país. O pedido foi ajuizado pela Associação Nacional de Proteção Mútua (ADPVAT) aos Proprietários de Veículos Automotores e acolhido pelo juiz substituto da 20° Vara Federal de Brasília, afirmando que o projeto tem como finalidade a arrecadação, não tendo motivo e tendo uma falta de proporcionalidade entre a conduta tipificada e a multa, além de que as estradas não possuem sinalização suficiente e, por isso, a penalização não poderia ser aplicada. O magistrado reconheceu, em seu despacho, a dificuldade dos motoristas para saberem quando estão passando por uma rodovia, tendo em vista que diversas cidades brasileiras são cortadas por estradas. O juiz não analisou o mérito da lei, analisando apenas que a insuficiência de sinalização existe e que o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) “estabelece que não serão aplicadas sanções nesses casos”. A decisão não define se quem já pagou a multa poderá ser ressarcido.

E2 Engenharia promove café da manhã para apresentar o Brumado Park

A E2 Engenharia e Empreendimentos irá promover em Brumado, no próximo sábado, 03, um café da manhã para os visitantes e interessados no Brumado Park Residence. O café acontecerá no estande do empreendimento, na Praça Armindo Azevedo, 16, Centro, a partir das 8h. Além do café, serão apresentadas mais informações sobre o Brumado Park, um empreendimento diferenciado para a cidade de Brumado, chegando como o primeiro condomínio fechado da cidade, com pioneirismo em infraestrutura de lazer e segurança completa. A construção irá beneficiar todo o bairro Dr. Juracy, onde estará alocado, ao revitalizar a Pça. João Romão, acrescentando um módulo de apoio policial que garantirá mais segurança aos moradores da cidade, mas principalmente trazendo bem-estar ao bairro.

Produção industrial sobe em julho, no 5º avanço consecutivo Foto: Bia Parreiras/Veja

A produção industrial brasileira teve leve alta em julho na comparação com o mês anterior, de 0,1%, mas o desempenho foi suficiente para o indicador acumular seu quinto mês consecutivo de alta. Os dados foram apresentados nesta sexta-feira pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No período, o indicador acumulou alta de 3,7%. Mesmo com o desempenho positivo por cinco meses seguidos, o IBGE fez a ressalva de que os avanços fizeram a indústria recuperar apenas parte das perdas de 2015. A produção industrial ainda está 18,2% abaixo de seu patamar recorde, alcançado em junho de 2013. Em relação a julho de 2015, a indústria recuou 6,6%. Essa foi a 29ª taxa negativa consecutiva nesse tipo de comparação, de acordo com o Instituto. O índice também foi negativo no acumulado dos sete primeiros meses do ano, com redução de 8,7% em relação ao mesmo período de 2015. No acumulado nos últimos doze meses, a queda chega a 9,6%. Entre as grandes categorias econômicas avaliadas pelo IBGE, bens de consumo duráveis (+3,3%), bens intermediários (+1,6%) e indústria geral (+0,1%) foram os grupos que cresceram na comparação com o mês anterior. Na contramão desse movimento, houve retração em bens de capital (-2,7%), bens de consumo semiduráveis e não-duráveis (-1,9%) e bens de consumo (-1%). As informações são da Veja.

Seca: Tanhaçu tem situação de emergência reconhecida pelo governo estadual Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, que está convivendo com a estiagem, teve seu decreto de emergência reconhecido. Na cidade, 49,4% são prejudicados, ou 10,5 mil dos 21,3 mil habitantes com a seca. O decreto tem validade de 180 dias. Os dados foram enviados pela prefeitura municipal à Superintendência de Proteção e Defesa Civil do Estado (Sudec). De acordo com a Sudec, em todo o estado 1,4 milhão de pessoas são afetadas pela estiagem, 9,4% dos 15,2 milhões que moram no estado.

Prazo para resgatar 1º título ou transferência acaba nesta sexta (02) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os eleitores que solicitaram o primeiro título ou mudança de zona de eleitoral devem fazer a retirada do documento até esta sexta-feira (2). A entrega é realizada nos postos de atendimento ou cartórios do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Segundo o TRE-BA, o eleitor deve se dirigir ao cartório onde foi feita a solicitação e, munido de qualquer documento original de identificação, solicitar a entrega do título. O órgão ressalta que o eleitor que não fizer a retirada poderá votar normalmente no pleito do dia 2 de outubro, desde que apresente um documento oficial com foto. A consulta do local de votação, bem como número de zona eleitoral e seção, pode ser feita por meio do site do TRE-BA. Sobre a segunda via do título de eleitor, o órgão destaca que a solicitação pode ser feita até até 22 de setembro, na zona eleitoral do cidadão. Se o prazo for perdido, o cadastro eleitoral será reaberto a partir de 28 de novembro.

Brumado: Câmara obstrui sessão após prefeito prometer novo plano de carreira dos professores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A sessão extraordinária da câmara de vereadores realizada na manhã desta sexta-feira (2), que seria para votação do veto do prefeito referente ao reajuste do salário dos professores, acabou sendo obstruída mais uma vez. A plenária foi tomada por professores e alunos que levaram cartazes de apoio aos educadores cobrando da gestão atenção, respeito, responsabilidade e reconhecimento aos serviços prestados pelos profissionais. Os vereadores tiveram cinco minutos cada para fazerem suas considerações acerca do impasse entre o executivo e os professores. Logo após a palavra foi franqueada para a professora e diretora do núcleo da APLB/Sindicato, Vanuza Lobo. No entanto, para surpresa do parlamento e dos presentes na plenária, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), através do seu representante, o vereador José Carlos dos Reis (PDT), anunciou o envio de um novo projeto do plano de carreira da categoria. Sendo assim, o mesmo solicitou mais um prazo para votação do veto, o que foi aceito pelo sindicato e assegurado pelos vereadores que acataram a manutenção da obstrução até a sessão da próxima segunda-feira (5). Sindicalistas e professores, embora desacreditados na palavra do prefeito, decidiram recuar e dar novamente o benefício da dúvida ao gestor municipal. “A categoria perdeu a confiança na palavra da administração, que já voltou atrás diversas vezes nessa extensa jornada de negociações, mas vamos dar esta última chance para que o gestor e a secretária de educação atendam as demandas da categoria”, declarou a diretora do núcleo da APLB/Sindicato, Vanuza Lobo.

Mega inauguração da nova loja da Ultra Forte acontece no dia 8 de setembro em Brumado

No próximo dia 8 de setembro, às 9h, a Ultra Forte vai inaugurar a sua nova loja em Brumado. Serão dois pisos com uma variedade gigantesca de produtos para melhor atender a demanda. Além do conforto e comodidade, o novo espaço da Ultra Forte promete ser mais dinâmico, funcional e moderno. A nova loja fica localizada na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 56. Não perca essa grande inauguração e venha conhecer tudo que a nova Ultra Forte tem a te oferecer.

Eleições 2016: TSE libera doações por cartão de crédito

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, editou uma portaria na quinta-feira (01) e viabilizou doações feitas por cartões de crédito para as campanhas eleitorais. Até então, as operadoras de cartão vinham se negando a aceitar doações por cartões de crédito. Elas alegavam temer sanções judiciais caso doações irregulares fossem feitas com seu método de pagamento. Para contornar o problema, especialmente numa eleição em que somente pessoas físicas podem doar recursos para as campanhas, Mendes fez gestão junto ao Banco Central, Ministério da Fazenda e operadoras. A portaria, por sua vez, delimita a responsabilidade dos candidatos, comitês financeiros e operadoras de cartão de crédito. Com a edição, as operadoras disseram que irão colaborar com o pleito e vão liberar as doações a partir desta sexta-feira (02).

Brumauto oferece oportunidade de emprego para vendedores

Em Brumado, a concessionária Brumauto está oferecendo oportunidade de emprego para vendedores de consórcio, com ou sem experiência na área. Os profissionais serão contratados em caráter de urgência. Os interessados devem comparecer na Brumauto, no dia 5 de setembro, portando os principais documentos pessoais. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumado: Valor do gás de cozinha sofrerá reajusto no preço Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O valor do gás de cozinha passará a custar R$ 60 para o consumidor a partir da próxima segunda-feira (5). O reajuste vai atingir em cheio o bolso do brumadense, que pagava em média entre R$ 50 e R$ 55 pelo botijão de gás. O aumento, que será de 7,5% a 10% de acordo com cada distribuidora, é baseado no IPCA dos últimos 12 meses.

Homem mata mulher após descobrir traição Foto: Reprodução/Facebook

Um homem matou a esposa após desconfiar que estava sendo traído por ela em Praia Grande, no litoral de São Paulo. O crime aconteceu na manhã desta quarta-feira (31). Segundo testemunhas, após ter matado a esposa com golpes na cabeça, o suspeito escreveu as palavras ‘Matei’ e ‘Traição’ no chão com um objeto pontiagudo. O suspeito, identificado como Vladimir Barros da Silva, agrediu Maria da Conceição dentro da casa onde eles moravam antes de terem se separado informalmente. De acordo com o G1, o casal estava junto há cerca de 35 anos e, de acordo com vizinhos, as brigas entre os dois eram constantes. Após ter cometido o crime, o suspeito fugiu do local de bicicleta. Até o momento, ninguém foi preso.

Advogado brumadense é vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (30), o advogado brumadense Maurício Vasconcelos foi empossado como vice-presidente da Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal da OAB. “Reputo a minha nomeação pelo Presidente Cláudio Lamachia ao prestígio incontestável da OAB da Bahia no cenário nacional sob a liderança do Presidente Luiz Viana Queiroz, bem como do respeito e credibilidade dos demais membros da bancada federal da Bahia”, escreveu Vasconcelos, em sua página pessoal no Facebook. Em seguida, na quarta-feira (31), a Comissão Nacional de Direitos Humanos da OAB realizou a primeira reunião da atual gestão. O colegiado recebeu a diretoria da Ordem para apresentar o plano de ação para os próximos três anos. Claudio Lamachia, presidente nacional da OAB, elogiou a composição da Comissão, “formada por advogados totalmente comprometidos com os direitos humanos”.

Governo mudará regras de acesso ao Bolsa Família Foto: Reprodução

O governo Temer finaliza um decreto para mudar as regras de acesso e permanência no Bolsa Família. Haverá cruzamento com seis bases de dados oficiais no momento da inscrição no programa para evitar declarações falsas de renda; todos os integrantes das famílias terão de ter CPF e será reduzida a duas vezes a tolerância para que participantes que caiam na “malha fina” do programa sejam desligados. Hoje, o benefício é perdido na terceira ocorrência. Na prática, as medidas dificultarão o acesso ao Bolsa Família. De acordo com o jornal O Globo, o governo defende as mudanças apontando a necessidade de colocar regras mais consistentes de checagem dos critérios exigidos pelo programa. Uma fiscalização mais rigorosa, já determinada pela nova gestão, levará ao desligamento de 600 mil famílias somente na folha de pagamento de setembro. Desde maio, quando Temer assumiu, foram 916 mil cancelamentos, ante 1,3 milhão feitos em 2015.

Arquivo