Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Procuradores da Bahia dizem que o WhatsApp estimula a criminalidade Foto: Reprodução

O Ministério Público Estadual, por meio dos procuradores-gerais que chefiam o órgão em diversas unidades da federação, e do Grupo Nacional de Combate às Organizações Criminosas (GNCOC), alertou que o WhatsApp estimula a criminalidade ao se recusar a suspender a criptografia adotada pelo aplicativo em aparelhos de usuários suspeitos. Os procuradores apontam o artigo 12 do Marco Civil da Internet (MCI) que “busca assegurar a eficácia das decisões judiciais brasileiras em tema de dados de Internet” contra o “principal argumento das empresas para o não fornecimento de dados que trafegam em aplicativos de mensagens online ou em redes de relacionamento, que é o de que tais companhias não se submetem à jurisdição brasileira por não terem sede no país”. De acordo com o professor de Direito Constitucional do Brasil Jurídico, Gabriel Marques, o aplicativo gratuito “se converteu em verdadeiro paraíso da criminalidade no universo digital, notadamente no Brasil”. Para a conselheira da OAB-BA, Tamírides Monteiro, o WhatsApp “tem feito chacota das leis brasileiras”. Conforme Monteiro, os avanços da informática não param e novas legislações serão necessárias para regulamentar o setor. Para ela, “o bloqueio e as multas ao aplicativo são medidas cabíveis, tendo em vista que ordem judicial é para ser cumprida”, ponderando que “para contestar as deliberações judiciais existem recursos e apelações”.

Brumado: Estudantes de Direito da Uneb apresentam trabalho em congresso no Rio de Janeiro Foto: Divulgação

Orientados pelo professor Eunadson Donato, os estudantes do curso de Direito da Uneb Caio Coelho, Evelyn Viana, Igor Araújo, Keity Ribeiro e Neres Júnior venceram o edital do Ministério da Defesa com direito a participar no XIII Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional realizado na Escola Naval, no Rio de Janeiro. A equipe se destacou com o artigo “A proteção da mulher refugiada contra violência sexual: Uma reflexão jurídica sobre a crise humanitária no conflito sírio”. O referido congresso é realizado anualmente com o objetivo de estimular a reflexão e a discussão de assuntos relativos à Defesa Nacional, bem como a apresentação de trabalhos acadêmicos que tratam do tema. O evento é composto de palestras, grupos de estudo e debates.

Pré-candidato à prefeitura de Goiânia propõe a criação da 'bolsa-arma' Foto: Reprodução/Facebook

Pré-candidato à prefeitura de Goiânia, em Goiás, o deputado estadual Major Araújo (PRP) iniciou na internet uma campanha para criação da “bolsa-arma”. A proposta, que gerou polêmica, prevê subsídios para que as pessoas possam adquirir armas e sejam “voluntários da segurança da capital”. Em um vídeo publicado nas redes sociais, o deputado afirmou que a bolsa é uma “estratégia de defesa” e que a prefeitura cobraria uma contrapartida do cidadão. “Esta arma (uma pistola calibre 40) pode salvar a sua vida. E nós queremos propor no município o bolsa arma municipal. Mas eu preciso ouvir a sua opinião. [...] Nós não queremos violar a lei. Mas nós queremos propor que o cidadão tenha o direito de se defender também”, explicou. Evidentemente que a prefeitura cobraria uma contrapartida do cidadão. “Essa contrapartida seria você, que recebesse sua arma e todo o treinamento e facilitação ao acesso a arma, você fizesse parte de um cadastro de pessoas voluntárias que participariam do combate à violência em nossa capital”, declarou.

Grupo explode banco e atira contra delegacia em Abaíra Foto: Reprodução/Inúbia News

Uma agência do Banco do Brasil de Abaíra, na Chapada Diamantina, foi alvo de ataque de bandidos na madrugada desta segunda-feira (1°). De acordo com a polícia, um grupo armado detonou explosivos no banco e saquearam os cofres do local. Os bandidos ainda atiraram contra a delegacia da cidade. Não foi informada a soma retirada da agência. Agentes da Companhia Independente de Policiamento Especializado Sudoeste (CIPE-Sudoeste) e equipes da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (DRACO) fazem rondas pela região. Até o momento ninguém foi preso.

Após capacitação da guarda municipal, Brumado implantará a ronda escolar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o apoio da prefeitura, a Guarda Civil Municipal (GCM) de Brumado conseguiu na última semana a qualificação da primeira turma de guardas municipais que irão atuar na ronda escolar a ser implantada na cidade. A capacitação foi realizada no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), com a coordenação da Federação Baiana das Associações de Guardas Municipais (Febaguam). Durante a semana, os guardas participaram de aulas práticas e teóricas, envolvendo conhecimento da legislação, aplicação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), abordagens aos jovens e comunicação direta com os educadores e profissionais da educação, com parcerias com o Conselho Tutelar, psicólogas e advogados. Os guardas também receberam treinamento de primeiro socorros e atuações estratégicas de segurança em situações adversas nas unidades de ensino. As instruções partiram do Samu 192, bem como de guardas municipais que atuam na cidade de Salvador. 

Após capacitação da guarda municipal, Brumado implantará a ronda escolar Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O representante da Febaguam, Alan Braga, que atuou entre os instrutores da turma, disse ao site Brumado Notícias que a formação dará maior suporte ao município no que se refere a melhor segurança para professores, alunos e funcionários das escolas públicas. Segundo ele, o próximo passo para a GCM local será firmar parcerias com a secretaria municipal de educação e com as direções das unidades de ensino para a implantação e bom funcionamento da ronda escolar. Representando o prefeito Aguiberto Lima Dias, o secretário municipal de administração, Raimundo Lima Dias, entregou os certificados de qualificação aos guardas na solenidade de encerramento do curso. A coordenação da guarda adiantou que, assim que as atividades da primeira turma forem iniciadas, será marcada a data da qualificação dos demais guardas que irão compor a segunda turma de formação.

O corpo de um jovem foi encontrado por populares em uma barragem na cidade de Caraíbas, sudoeste da Bahia, na manhã do último domingo (31). As informações são da Polícia Militar da região. De acordo com a PM, a vítima tinha 23 anos. Segundo a polícia, investigações preliminares apontam que a suspeita é de que o jovem morreu por afogamento. De acordo com o G1, o corpo dele foi encaminhado para o Departamento de Polícia Técnica (DPT) de Vitória da Conquista, a cerca de 60 quilômetros de Caraíbas. Não há mais detalhes sobre a ocorrência.

Vitória da Conquista: Criança de 4 anos cai de prédio e mãe é presa por abandono Foto: Reprodução

No último domingo (31), uma criança de 4 anos caiu do segundo andar do prédio onde mora com a mãe no Bairro Brasil, em Vitória da Conquista. A criança foi encaminhada com fraturas expostas nas pernas ao Hospital Geral de Vitória da Conquista (HGVC). A mãe do menino não estava em casa quando o acidente aconteceu. Ela foi presa por abandono de incapaz qualificado e encaminhada ao presídio Nilton Gonçalves. Em depoimento à polícia, a mãe disse que saiu durante cerca de meia hora e, quando voltou, encontrou a criança já ferida. Uma vizinha escutou o choro da criança e chamou por socorro. O caso está sendo acompanhado pelo Conselho Tutelar.

Promoção de ar-condicionado na Suprema Refrigerações

Já conferiu a promoção desta segunda-feira (1º) na Suprema Refrigerações? Na loja, você encontra ar-condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V Midea Liva Inverter por apenas R$ 1.349,05 à vista ou por R$ 1.419,00 em dez vezes no cartão. Confira a linha completa de produtos vendidos na loja no site www.supremaice.com.br e adquira o seu aparelho para refrigerar e tornar o clima na sua casa muito mais agradável. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.  

Unidade da Ortodontic Center é inaugurada em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (29), uma nova unidade da Ortodontic Center foi inaugurada em Brumado. Uma recepção foi organizada para apresentar as instalações do centro odontológico ao público. A Ortodontic Center é uma rede de clínicas odontológicas especializada em ortodontia. A unidade de Brumado conta com uma equipe de profissionais qualificados, além de uma estrutura adequada para dar todo o conforto que os clientes merecem. Visite a unidade, que fica localizada na Avenida Guilherme Dias, 209, ou agende uma avaliação pelo telefone (77)3441-5583. Ordodontic Center, sorrir é a nossa marca.

Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

II Encontro de Informática será promovido pelo Ifba em Brumado

Com o tema “Informática e Mercado de Trabalho”, o II Encontro de Informática do Ifba será realizado entre os dias 8 e 10 de agosto em Brumado. O evento contará com uma vasta programação, que inclui palestras e minicursos, além de um Quiz, um jogo eletrônico de perguntas e respostas com a participação dos alunos. O objetivo do encontro é integrar a comunidade acadêmica e a sociedade, visando a difusão de novos conhecimentos e tecnologias. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do site www.ifbaeventos.tk/informática a partir do dia 3 de agosto. Os minicursos terão vagas limitadas. O evento é aberto ao público.

Prefeito Aguiberto inicia despedida da prefeitura e da política de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), já está ensaiando a sua despedida da cadeira administrativa municipal. Durante a convenção da chapa do grupo situacionista para as disputas das próximas eleições, Aguiberto discursou em tom de despedida, fazendo um resumo do que foi até então a sua gestão, com foco na responsabilidade e honestidade com a verba pública. O gestor se justificou por ter aberto mão da reeleição, apontando que embora tenha começado bem sua gestão, com boa aceitação popular, acabou sofrendo diante do período de recessão econômica, bem como da reformulação administrativa do governo estadual, que retirou vários órgãos da cidade. Além disso, o prefeito citou as turbulências da política nacional que respingaram na classe política como um todo, criando uma rejeição generalizada da opinião pública e afetando diretamente os gestores em exercício. Quanto ao pré-candidato Eduardo Vasconcelos (PSB), seu antecessor, o atual gestor declarou que deixa a prefeitura ciente do dever cumprido, passando o bastão de quem o recebeu. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Aguiberto disse que, apesar de ter o direto de disputar a reeleição, preferiu sair por cima, sem macular o seu mandato. O prefeito afirmou ainda que ficou satisfeito com a formação da chapa, levando em consideração a sua indicação ao nome do vice, o vereador Édio Pereira (PCdoB). “Agora vou dar mais atenção para minha família”, pontuou o gestor, dando como encerrada a sua carreira na política, após 40 anos de atuação.

Brumado: Madeireira Real promoverá palestra sobre porcelanato digital polido

Na próxima quinta-feira (4), a Madeireira Real promoverá uma palestra sobre porcelanato digital polido, um novo produto que está revolucionando o mercado da construção civil. Com um polimento perfeito, grande variedade de estilos e formatos, limpeza fácil e elevada resistência a riscos e manchas, o porcelanato digital polido se destaca se comparado aos porcelanatos convencionais. Voltada para arquitetos, engenheiros, técnicos em edificações, assentadores de cerâmica, pedreiros e demais interessados no assunto, o evento acontecerá na loja às 18h30. As vagas são limitadas e, para confirmar a presença, é preciso ligar para (77) 3441-3041 ou ir pessoalmente na Madeireira Real Brumado.

Eleições 2016: Rede diz que deixou PTdoB solitário devido a instabilidade no partido em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última semana, o diretório da Rede decidiu se alinhar com o PMDB. Diante da decisão, o pré-candidato Genivaldo Azevedo (PTdoB) terá de disputar as eleições sem alianças partidárias. Após o anúncio, Azevedo disse que mantém a decisão de “não se misturar com os coronéis da velha política”. Em resposta às declarações, o porta-voz da Rede Sustentabilidade, Paulo Esdras, informou que respeita a postura solitária que Genivaldo tomou devido à instabilidade que ocorreu dentro do PTdoB em Brumado, mas entende que a política não é feita para ser construída solitariamente, principalmente quando é para construção do bem coletivo. “A aliança entre a Rede, PMDB e PV nasceu justamente para que nossos partidos não compusessem uma coligação com a velha política, pois os representantes destas siglas trazem projetos de renovação que combinam com os desejos da população”, afirmou Esdras. Em seguida, o porta-voz declarou que ainda acredita em uma união futura com Genivaldo. “O diálogo desta coligação que está sendo formada contra as duas coligações hegemônicas da velha política foi feito desde o princípio com o PTdoB e o PTC, que participaram de todas as reuniões e ainda temos esperança de uma união futura com Genivaldo e os demais filiados que não se renderam à polarização política”, finalizou.

Pela primeira vez, eleitorado feminino é maior em todos os estados do Brasil Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com informações publicadas no G1, nestas eleições, pela primeira vez, o eleitorado feminino será maior que o masculino nos 27 estados. No país, há 76,5 milhões de mulheres cadastradas na Justiça Eleitoral, ou seja, 6,7 milhões a mais que os homens. O país tem hoje 146,4 milhões de votantes, mas parte deles está no exterior e não votará nas eleições municipais. Nas últimas eleições municipais, no ano de 2012, quatro estados ainda contavam com mais eleitores homens: Mato Grosso, Pará, Roraima e Tocantins. Em 2014, só Mato Grosso e Tocantins ainda tinham mais homens. Em abril deste ano, porém, a realidade mudou. Em Mato Grosso, estão aptas a votar 1.139.972 mulheres e 1.128.530 homens. No Tocantins, a diferença é pequena: são 518.938 mulheres e 518.125 homens.

Brumado: PSB e PCdoB fecha convenção com Eduardo e Édio na chapa 'Força da União' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Partido Socialista Brasileiro (PSB) realizou a convenção e apresentou a chapa ‘Força da União’, que tem à frente o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos e o vice, o vereador Édio Pereira, o Continha, para as disputas das próximas eleições municipais em Brumado. A chapa contará com sete agremiações: PSB, PCdoB, PDT, PSDB, PEN, PPS e PR. A composição levará ainda 26 pré-candidatos às disputas de vagas para casa legislativa, dos quais 08 mulheres. A solenidade foi realizada na câmara de vereadores, no último sábado (30), com a presença de vários correligionários e demais lideranças políticas locais. 

Brumado: PSB e PCdoB fecha convenção com Eduardo e Édio na chapa 'Força da União' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Quem também compareceu foi o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e a vice Cristina Gondim (PSDB), além de vários secretários municipais. Em seu pronunciamento, o pré-candidato Eduardo Vasconcelos exaltou a parceria com as demais legendas, bem como a escolha do vice, embora os dois sejam de escolas diferentes. Enquanto o engenheiro fez parte da classe dos empregadores, o seu vice, além de comunista, também é sindicalista em defesa dos trabalhadores. Eduardo usou um dito popular destacando que “os opostos se atraem e se fortalecem”.

Manifestantes contra Dilma saem às ruas em 17 Estados e no Distrito Federal Foto: Ricardo Matsukawa/Veja

Milhares de manifestantes saíram às ruas de dezessete Estados e do Distrito Federal neste domingo em atos pela consolidação do processo de impeachment da presidente afastada Dilma Rousseff (PT). Houve registro de manifestações em São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Vitória, Brasília, Goiânia, Campo Grande, Salvador, Recife, São Luís, Aracaju, Maceió, Fortaleza, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Belém e Manaus. O maior ato se concentrou em São Paulo, na Avenida Paulista. Convocados pelo Vem pra Rua, os manifestantes vestidos de verde e amarelo pediram a saída definitiva da presidente afastada e criticaram a demora no desfecho do processo de impeachment, que só deve acontecer no fim de agosto. De acordo com a Veja, nos atos de todo o país, também haviam cartazes e camisetas em apoio à Lava Jato e ao juiz Sergio Moro, que foi homenageado com a música Parabéns pra você — nesta segunda-feira, ele completa 44 anos. Comparadas aos mega protestos anteriores, as manifestações pró-impeachment deste domingo mobilizaram menos gente. Em clima de Olimpíada e volta às aulas, os movimentos Brasil Livre e Nas Ruas perceberam a baixa adesão da população nas redes sociais e decidiram adiar o ato para 21 de agosto. O Vem pra Rua, por sua vez, decidiu manter o protesto que até agora é o mais vazio deste ano.

Brumado: Praticook oferece uma linha exclusiva de produtos sem glúten e sem lactose Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A dieta sem glúten e sem lactose corta esta proteína e este nutriente do cardápio, deixando a alimentação mais saudável e o corpo em forma. O glúten é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio e na aveia. Especialistas destacam que o glúten pode provocar inflamações em algumas pessoas, gerando dores articulares, problemas gastrointestinais, dores de cabeças, indisposição e inchaço. Já a lactose, que é o açúcar presente no leite, é um dos principais nutrientes dos doces e do queijo, encontrado também nos molhos brancos. Quem corta a lactose da dieta afirma que a sensação de inchaço abdominal diminui muito. Além disso, há pessoas que têm intolerância e, ao retirá-la da dieta, relatam uma melhora no funcionamento do intestino. Em Brumado, na Praticook, você encontra uma linha completa e exclusiva de produtos sem glúten e sem lactose. Passe na loja e conheça. A Praticook, o maior showroom saudável da cidade, fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Os telefones são: (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Andarilhos utilizam fonte e coreto como dormitórios em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ao que parece, os andarilhos que percorrem a região preferem permanecer por mais tempo no município de Brumado. Tanto que até já ocuparam os espaços no subterrâneo do coreto localizado na Praça Capitão Francisco de Souza Meira, a Praça da Matriz, e o que deveria ser a fonte luminosa da Praça Armindo Azevedo. Comerciantes e populares no entorno das duas praças disseram ao site Brumado Notícias que, quando os andarilhos chegam à cidade, o centro comercial fica infestado e as praças passam a ter um aspecto de campo de refugiados devido a tantas pessoas espalhadas, deitadas e dormindo no chão. A secretária municipal de desenvolvimento social, Themis Narvaes, declarou que a pasta tem conhecimento da situação e que a prefeitura sempre toma medidas no intuito de encaminhar essas pessoas aos seus municípios de origem. A secretária disse ainda que há uma equipe que faz parte do plantão social realizando rondas e abordagens sociais.

Clínica Luiza Feres em parceria com a Praticook oferece novos serviços de redução de peso e medidas

Em Brumado, a Clínica Luiza Feres, em parceria com a Praticook, está inovando mais uma vez no mercado da estética. Além dos pacotes convencionais, a clínica também está oferecendo tratamentos para redução de medidas associados aos kits Detox vendidos na loja de alimentos naturais. O tratamento promove a desintoxicação do organismo, perda de peso e redução de medidas mais rapidamente. Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Obras de pavimentação de acesso ao Ifba continuam paradas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As obras de pavimentação das vias de acesso ao campus do Ifba, no município de Brumado, que haviam sido descontinuadas no mês de junho com a desculpa dos festejos juninos, continuam paradas. Em matéria anterior, a secretaria de infraestrutura do município disse que na primeira semana de julho as obras seriam retomadas, no entanto, o mês está acabando sem atividades no canteiro de obras. Boa parte da via já foi demarcada com meio-fio pela prefeitura. A obra também contará com investimentos do governo estadual. Sem a devida pavimentação e pouca iluminação no trecho, professores e alunos cobram mais agilidade da prefeitura para conclusão da obra e a implantação de uma linha de ônibus interligando o campus aos demais bairros da cidade. Nossa reportagem tentou contato por telefone com o secretário municipal de infraestrutura para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Estatística aponta que jovens brumadenses estão pouco interessados na política Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além de mostrar que as mulheres são a maioria no eleitorado do município de Brumado, o relatório estatístico do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aponta que os jovens brumadenses estão pouco interessados na política ou preferem se manter neutros no que se refere à escolha dos seus representantes. De acordo com relatório que aparece no site oficial do TSE, há 3.655 eleitores do sexo masculino, com idade entre 16 e 24 anos, na cidade. Já as eleitoras na mesma faixa etária somam 3.909. Os números são bem inferiores comparados à somatória de adultos com registro eleitoral: há 19.556 eleitores em Brumado. Já as mulheres na mesma faixa de idade alcançam 20.676 eleitoras. Os dados apontam ainda que, quanto mais jovens, menos envolvimento com os assuntos da política local. Dentre os adolescentes homens de 16 anos, apenas 127 aparecem no registro como aptos a votar nas próximas eleições. Já os de 17 anos, representam apenas 228 eleitores, enquanto que os jovens entre 18-20 anos são 1.300. Do lado feminino, na idade de 16 anos, há apenas 145 eleitoras, 272 na idade de 17 anos e 1389 na faixa entre 18-20 anos. Os números até preocupam, pois a classe política está envelhecendo em Brumado, com poucos jovens se apresentando para renovação do cenário.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Conclusão do impeachment de Dilma ficará para setembro Foto: Adriano Machado/Reuters

O julgamento do processo de impeachment da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), será iniciado no próximo dia 29 de agosto e deverá ser concluído na primeira semana de setembro. De acordo com a Veja, o calendário foi confirmado por meio de nota divulgada neste sábado pela assessoria de imprensa do Supremo Tribunal Federal (STF). De acordo com o documento, o cronograma é fruto de um entendimento entre a área técnica do STF e do Senado, onde o processo atualmente tramita. “Conforme entendimentos entre os técnicos do Supremo e do Senado, a expectativa dos prazos é a seguinte: dia 9 de agosto: Sessão Plenária de Pronúncia, sob a coordenação do presidente do Supremo; até 48 horas após, acusação apresenta libelo e rol de testemunhas; sucessivamente, até 48 horas depois, defesa protocola contrariedade e rol de testemunhas; em seguida, decurso do prazo de 10 dias previsto no parágrafo único do art. 60 da Lei 1079/50; primeira data possível para início da fase de julgamento, respeitados os prazos acima elencados: 26 de agosto (sexta-feira); data acordada: 29 de agosto (segunda-feira). A expectativa dos técnicos é que o julgamento se prolongue por uma semana”, diz trecho do documento.

Chuva pega brumadenses de surpresa na manhã deste domingo (31) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma forte chuva de aproximadamente quarenta minutos pegou os brumadenses de surpresa na manhã deste domingo (31). Os munícipes estavam ansiosos pela chuva em função das altas temperaturas registradas nos últimos dias. De acordo com a estação meteorológica Clima Tempo, a chuvas deve seguir a noite, com temperatura mínima de 18° e máxima 23°.

Arquivo