Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Baiano Robson Conceição fatura 1º ouro do boxe na história Foto: Peter Cziborra/Reuters

A projeção feita por Robson Conceição em março se concretizou. Em sua terceira Olimpíada, disputada em casa, o baiano venceu o francês Sofiane Oumiha por decisão unânime e conquistou o ouro olímpico, o segundo da Bahia da última terça-feira (16). Eliminado nas estreias em Pequim 2008 e Londres 2012, Robson faturou o primeiro ouro baiano desde 2004, quando Ricardo venceu o torneio de vôlei de praia em Atenas – na época, ele fez dupla com Emanuel.

Trotes atrapalham ações da polícia militar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“A cada dez ligações, uma média de cinco ou seis é trote de toda natureza que recebemos em nossa central”. A declaração foi feita por um oficial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Brumado Notícias. Os números mostram que cerca de 50% a 60% das ligações atendidas na central de rádio patrulha da companhia brumadense são trotes. O comandante, o Major Jocevã Oliveira, ainda informou um dado preocupante: que a maioria dos trotes pode estar sendo aplicada por estudantes. No levantamento, foi registrado que os horários de pico dos trotes acontecem sempre no final da manhã e no final da tarde, justamente na hora da saída dos alunos das escolas. De acordo com o comandante, além dos trotes que deslocam as viaturas para falsas ocorrências, algumas pessoas ligam apenas para fazer chacota dos atendentes. “Alguns simulam choro, outros xingam palavrões e batem o telefone e outros ficam apenas rindo. O lamentável de tudo isso é que muitas vezes coincide que no mesmo momento tem pessoas em real situação de risco, mas tem o atendimento da polícia retardado por esses trotes. Uma cultura maldosa de brincar de atrapalhar os serviços de atendimentos de emergências”, destacou o Major. A polícia militar ainda está fechando o levantamento do primeiro semestre para ter os números exatos dos trotes no período.

Eleições 2016: Ministério Público pede impugnação da candidatura de Manelão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério Público Eleitoral (MPE) em Brumado solicitou na última terça-feira (16) a impugnação do registro de candidatura de Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão.  O pedido será analisado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães. Segundo apurou o site Brumado Notícias, na última terça-feira (09), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), ao julgar uma Ação de Investigação Juducial Eleitoral (Aije), deixou o candidato a prefeito inelegível por oito anos. Manelão foi condenado pelo uso indevido de meio de comunicação social, conduta vedada, propaganda eleitoral e uso de emissora de rádio irregular e abusiva, antes e durante o pleito eleitoral de 2014, quando o acionado foi candidato ao cargo de deputado estadual. As irregularidades foram cometidas indevidamente na emissora Rádio Educativa Brumas FM, a Alternativa FM, de acordo com o TRE-BA.

Marisa Letícia e filho de Lula não comparecerem a depoimento da PF Foto: Reprodução

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, disse hoje (16), em entrevista coletiva, que o não comparecimento da esposa e do filho de Lula, Marisa Letícia Lula da Silva e Fábio Luís Lula da Silva, ao depoimento agendado pela Polícia Federal de Curitiba foi apenas o exercício de um direito previsto na Constituição. O depoimento estava marcado para as 10h de hoje na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo e faz parte da Operação Lava Jato. Na ocasião, seria abordada a questão das benfeitorias feitas em um sítio na cidade de Atibaia, cuja propriedade é atribuída a Lula. Segundo o inquérito, as reformas teriam sido feitas com recursos desviados da Petrobras. “O depoimento não tem sentido já que em março deste ano os proprietários João Suassuna e Fernando Bittar mostraram documentos que provam que eles são os donos do sítio e que a propriedade foi adquirida com recursos lícitos e próprios”, afirmou o advogado.

Alunos baianos criam jogo para combater Aedes Aegypti Foto: Reprodução/TV Bahia

Dois alunos do curso de Engenharia da Computação, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Fábio Bispo e José Victor Cardim, criaram um jogo que ajuda no combate dos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o G1, um dos objetivos é disponibilizar o aplicativo nas escolas do município para que as crianças aprendam brincando como combater o mosquito. Os estudantes criaram o aplicativo em 3D na disciplina de jogos virtuais, sob a orientação do professor Victor Sarinho. O cenário do jogo é o quintal de uma casa, cheia de focos do mosquito, como piscina, fontes de água, pneus velhos e garrafas. São cinco situações de risco que servem de foco do mosquito e 90 larvas do Aedes Aegpty que precisam ser eliminadas. Cada larva destruída gera uma pontuação. Depois deste tempo, o mosquito pode vencer a “batalha”.

Dilma divulga carta defendendo a realização de um plebiscito sobre novas eleições Foto: Reprodução

A presidente afastada Dilma Rousseff (PT) divulga dirigida aos brasileiros. A informação dos senadores, que estiveram com a presidente afastada na semana passada, é que Dilma defenderá a realização de um plebiscito sobre novas eleições. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já disse não achar “tão essencial” a carta que será divulgada por Dilma. Além da ideia do plebiscito convocando novas eleições, Dilma deve fazer uma análise de que o impeachment representa uma afronta à democracia e afirma que o governo interino representa risco de perda de direitos para diversos setores da sociedade. A presidente afastada também advoga que o governo Temer é um “arranjo esdrúxulo” de setores que apoiaram a gestão petista e a antiga oposição. As informações são do jornal O Globo.

Eleições 2016: Procedimento eleitoral é instaurado contra Eduardo Vasconcelos em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (12), uma equipe de filmagens foi flagrada no centro da cidade de Brumado fazendo uma série de gravações para a produção da pré-campanha do engenheiro Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Ao tomar conhecimento dos fatos, que podem configurar gastos ilícitos de campanha, abuso de poder econômico e outras infrações eleitorais, a Promotora de Justiça Maria Anita Araruna Correa comunicou o promotor eleitoral da 90ª Zona, Ruano Fernando da Silva Leite, que instaurou Procedimento Preparatório Eleitoral a fim de investigar quem contratou e arcou com as despesas.

Suécia vence nos pênaltis, e Brasil vai disputar bronze Foto: Silvia Izquierdo/AP Photo

O sonho do ouro para o futebol feminino do Brasil parou na semifinal. Num jogo em que o time brasileiro atacou mais e teve a posse de bola durante o maior tempo do jogo, a Suécia segurou a pressão, e eliminou o time comandado por Vadão nesta terça-feira (16), no Maracanã. A derrota veio com requintes de crueldade, na disputa de pênaltis. Depois de empatar por 0 a 0 no tempo normal e na prorrogação, as brasileiras não tiveram perna para vencer a disputa de pênaltis frente às suecas. A Seleção ainda terá a chance de conquistar a medalha de bronze. O adversário será definido na partida entre Canadá e Alemanha, às 16h, no Mineirão. A disputa do terceiro lugar acontecerá nesta sexta-feira (19), às 13h, na Arena Corinthians.

Brumado: Sessão da câmara é suspensa por causa do plano de carreira dos professores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O principal assunto da pauta na sessão da Câmara de Vereadores de Brumado, que aconteceu na noite da última segunda-feira (15), seria o veto do prefeito ao reajuste de 7% no salário dos professores. Porém, como já era esperado, após as últimas negociações entre professores, sindicato e administração, o projeto passará mais esta semana sem ser votado. Durante a sessão, o líder do prefeito no legislativo, José Carlos dos Reis (PSB), obstruiu a bancada e a sessão foi suspensa. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador esclareceu que a obstrução fazia parte de uma estratégia já programada entre as partes envolvidas. “Fizemos um acordo de cavalheiros para que o veto seja votado apenas após ser apresentado o novo projeto de reajuste com o plano de carreira do magistério. Dessa forma, dentro do regimento interno, coube a obstrução e suspensão da sessão, pois o prazo para votação já havia se esgotado. Acredito que na próxima sessão o prefeito já terá encaminhado todos os projetos a serem votados”, esclareceu o parlamentar.

Mulher finge que a filha tinha câncer e recebe mais de R$ 60 mil em doações Foto: Divulgação/Polícia de Enid

Uma mulher foi presa acusada de fingir que a filha de 4 anos tinha câncer para arrecadar dinheiro com doações. De acordo com o jornal britânico 'Daily Mail', Jessica Lynn Good, 32 anos, confessou a fraude diante de um juiz. Ela havia se apresentado voluntariamente na última sexta-feira (12), na cidade de Enid, estado de Oklahoma, nos Estados Unidos.  Jessica conseguiu arrecadar mais de R$ 60 mil em doações, incluindo parentes na lista de doadores. Segundo a publicação, até o marido da suspeita foi enganado por ela. O caso vinha sendo investigado desde julho deste ano, depois que o pastor de uma igreja desconfiou dos planos de Jessica e realizou uma denúncia. A suspeita fazia os apelos usando redes sociais e sites de arrecadação de dinheiro. Ela dizia que a filha tinha linfomas e paralisia cerebral para comover os internautas. Porém, conhecidos da família estranharam que a menina estava fazendo quimioterapia, mas não estava perdendo o cabelo. Até mesmo os parentes mais próximos e o marido da suspeita foram enganados no golpe. As páginas de arrecadação de fundo para a menina foram retiradas do ar, após Jessica ser desmascarada. Ela responde pelo crime de fraude, mas pode ter outras acusações acrescentadas posteriormente.

Mensagens viram principal ferramenta de divulgação no primeiro dia de campanha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, os santinhos, áudios e vídeos produzidos pelos candidatos invadiram os aplicativos nesta terça-feira (16), primeiro dia de campanha eleitoral. São muitas as mensagens espalhadas pelos candidatos, principalmente vereadores que disputam as 13 cadeiras do legislativo. Enquanto para o executivo são quatro candidatos, no legislativo a concorrência é maior: seis candidatos por uma cadeira. Segundo tabela do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os candidatos à prefeitura de Brumado poderão gastar até R$ 292.443,77 para se promoverem durante os 45 dias de campanha. Em contrapartida, os postulantes a vereador poderão gastar até R$ 46.681,24. Atualmente, o salário do prefeito é de R$ 20 mil e o de vereador é R$ 8 mil. “O osso é bom. É por isso que tem tanta gente correndo atrás. Se fosse apenas um salário mínimo, garanto que não teria metade desse tanto de candidato”, opinou o pedreiro Ivan de Jesus Alves.

Planos de saúde perdem clientes pelo 13º mês seguido

De acordo com dados divulgados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, os planos de saúde tiveram redução no número de beneficiários pelo décimo terceiro mês consecutivo, chegando a 48,4 milhões em julho. Os números representam uma queda de 1,77 milhão no período, o equivalente a 3,5%. Em relação a junho, a queda foi de 156.498, e sete dentre as dez empresas com mais clientes tiveram redução. A ANS contabiliza os números de contratos de planos de saúde e, por isso, o número de indivíduos com plano pode ser menor que o número de beneficiários. Uma pessoa que tenha um plano pela empresa e outro particular seria contada como beneficiária duas vezes, por exemplo.

Eleições 2016: 86 candidatos buscam 13 vagas na Câmara Municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), 86 candidatos formularam seus pedidos de registro de candidaturas para disputar as 13 vagas da Câmara Municipal de Brumado nas Eleições 2016. Segundo apurou o site Brumado Notícias, como a Justiça Eleitoral ainda não apreciou todos os pedidos, alguns candidatos podem ter seus registros indeferidos. Durante a campanha, assim como já aconteceu em pleitos anteriores, alguns candidatos também desistem das candidaturas. A disputa pelas vagas da cadeira legislativa da capital do minério deve ser uma das mais acirradas da história política da cidade.

Novo vídeo mostra ex-prefeito de Toronto fumando crack Foto: Frank Gunn/AP

Um vídeo do ex-prefeito de Toronto, Rob Ford, fumando crack foi divulgado na última semana. A gravação foi publicada por diversos sites do Canadá logo após uma corte local suspender a proibição que impedia a sua divulgação. De acordo com a Veja, o vídeo mostra Ford usando um cachimbo de crack e um isqueiro e inalando a fumaça enquanto conversa com uma amiga. Ao longo do diálogo, Ford aparece com o rosto avermelhado e a fala lenta. Rumores sobre a existência do vídeo surgiram pela primeira vez em 2013. A polícia de Toronto afirmou ter apreendido a gravação, mas a justiça local proibiu sua divulgação. Na época, Ford negou já ter usado crack. Mais tarde, voltou atrás e admitiu ter usado a droga. Eventualmente, o político foi internado em uma clínica de reabilitação, mas faleceu no início do ano, aos 46 anos, após uma luta de dezoito meses contra um câncer raro.

Boatos de que 13º Salário seria extinto circulam nas redes sociais Foto: Reprodução

O 13º salário foi instituído em 1962 e está garantido no artigo 7º da Constituição Federal. Boatos nas redes sociais dão conta de que o fim do benefício já teria sido aprovado pelos deputados federais. Desde 2010, o texto que divulga a suposta extinção do benefício circula na internet, ganhando destaque especialmente nos períodos eleitorais. Com a intenção do governo de apresentar um projeto de reforma trabalhista, as especulações ganham ainda mais força. Apesar dos boatos, nenhuma votação dessa natureza teve início no Congresso Nacional. Muitos juristas interpretam que, assim como os Direitos Individuais, o 13º salário é uma cláusula pétrea, que não pode ser tocada. Em tese, uma emenda constitucional poderia suprimir o benefício, mas a mesma teria de ser aprovada duas vezes na Câmara dos Deputados e duas vezes no Senado por três quintos dos parlamentares em cada sessão. A exigência demandaria longa discussão e negociação, com pressão intensa da sociedade.

Thiago Braz bate recorde no salto e leva o ouro Foto: Reuters

A voz tranquila podia até disfarçar à primeira vista, mas Thiago Braz travava uma guerra constante contra sua mente. Bem antes desta noite, o medo de fracassar vinha sendo a maior armadilha, na qual ele caiu algumas vezes. Mas quis o destino que a confiança viesse no momento e no local certos, justo diante da maior pressão de toda sua vida. Aquele menino inseguro, abandonado na infância pela mãe, acabou acolhido de forma calorosa pela torcida do Engenhão. Foi mágico ver o jovem de Marília superando o sarrafo como se estivesse respondendo a quem duvidou.  Enterrou todos os fantasmas e se reinventou saltando impressionantes 6,03m para levar a medalha de ouro, com direito a novo recorde olímpico.  A conquista teve doses extras de emoção. O ouro só viria se o brasileiro passasse de seis metros, algo que nunca havia alcançado. Mas ele conseguiu ser o primeiro atleta do continente a fazê-lo, na segunda tentativa. Viu o até então campeão olímpico e recordista mundial indoor, o francês Renaud Lavillenie, errar duas vezes os 6,03m e uma os 6,08m, já no tudo ou nada. Sucumbiu com cara de espanto, levou a prata com 5,98m e reclamou das vaias da torcida. O bronze ficou com o americano Sam Kendricks, com 5,85m. As informações são do Globo Esporte.

Brumado: Sem tratamento, água da Barragem do Rio do Antônio é distribuída a R$ 120 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há muitas comunidades rurais em Brumado que ainda não são assistidas pela Operação Pipa, coordenada pelo Exército Brasileiro. Em tais localidades, populares, ainda que sem recursos, estão comprando água bruta que sai da Barragem do Rio Antônio. O site Brumado Notícias ouviu alguns desses populares e os mesmos reclamaram que, sem água encanada, alguns ruralistas pagam mais caro para receber o líquido. Segundo os relatos, cada família chega a pagar R$ 120 por um caminhão pipa de água sem tratamento e sem supervisão ou fiscalização. O abastecimento foge do controle da Embasa e da Secretaria Municipal de Recursos Hídricos, que mantém o foco no abastecimento convencional e na operação pipa. Os pipeiros que praticam esse tipo de comércio, batizado de indústria da seca ou indústria da água, não são cadastrados na operação coordenada pelo exército. 

Brumado: Sem tratamento, água da Barragem do Rio do Antônio é distribuída a R$ 120 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nossa reportagem falou com o secretário municipal de recursos hídricos, Frederico Neves, e o mesmo mencionou que a água armazenada na barragem que margeia o Anel Rodoviário da BR-030 tem sito utilizada apenas por ribeirinhos, fazendeiros e indústrias que circundam o manancial. Ele declarou desconhecer o roteiro de atividades desses pipeiros que agem por conta própria. Desde que a Barragem de Cristalândia entrou em operação, a Embasa desinstalou a adutora da Barragem do Rio do Antônio. Sendo assim, a retirada de água do manancial ficou sem supervisão. “É uma via dupla. O governo municipal, estadual e agora até o federal reconhecem o estado de emergência de seca do município e viram as costas para esse corpo de água que poderia ser melhor utilizado para abastecer muitas famílias que não recebem o apoio da operação pipa. Enquanto isso, os aproveitadores tomam conta da situação”, reclamaram representantes comunitários.

Morre João Havelange, ex-presidente da Fifa, aos 100 anos Foto: Fábio Motta/Estadão Conteúdo

Morreu na manhã desta terça-feira (16) o ex-dirigente brasileiro João Havelange, ex-presidente da Fifa e da Confederação Brasileira de Desportos (CBD, antiga denominação da CBF), além de dirigente do Comitê Olímpico Internacional (COI). Com 100 anos, o ex-dirigente passava por problemas de saúde nos últimos anos e chegou a ser internado no Hospital Samaritano do Rio de Janeiro por conta de uma pneumonia. Atleta de natação e Polo Aquático nos anos 50, o carioca João Havelange se destacou no mundo esportivo como o sétimo presidente da Federação Internacional de Futebol de 1974 a 1998, sendo responsável pelo profissionalismo de torneios como a Copa do Mundo de Futebol e a popularização da modalidade em todo o mundo. A informação da causa de sua morte ainda não foi divulgada. Além da Fifa, o brasileiro também foi dirigente do COI de 1963 a 2011.

Eleições 2016: Justiça Eleitoral vai analisar pedidos de registro de candidaturas majoritárias em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após as convenções partidárias e o encerramento do prazo de pedido de registro de candidaturas, o juiz Genivaldo Alves Guimarães vai analisar as solicitações da 90ª Zona Eleitoral. Em Brumado, quatro candidatos solicitaram o registro para a disputa da cadeira executiva da capital do minério. O fato de Alessandro Lôbo e Silva (PRB), Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), Emanoel Araújo Lima (PMDB) e Genivaldo de Jesus Azevedo (PTdoB) já terem ingressado com seus registros de chapa no Fórum Eleitoral não significa que eles estão aptos para serem votados em 02 de outubro. Todas as documentações exigidas pela Justiça Eleitoral já foram protocoladas e nos próximos dias os deferimentos ou indeferimentos de candidaturas serão divulgados.

Morre Elke Maravilha, a extravagante diva da TV brasileira Foto: Lucas Lima/Dedoc

A atriz Elke Maravilha morreu, aos 71 anos, na madrugada desta terça-feira (16), no Rio de Janeiro. Ela estava internada na Casa de Saúde Pinheiro Machado, zona sul da cidade, desde julho, em coma induzido após cirurgia de úlcera. Antes de ser internada, ela rodava o Brasil com o espetáculo Elke Canta e Conta, em que contava histórias de sua vida e cantava em vários idiomas. A atriz pode ser vista no cinema, em uma participação especial no filme Carrossel 2 – O Sumiço de Maria Joaquina. De acordo com a Veja, carismática e irreverente, Elke se tornou uma figura folclórica no imaginário brasileiro. Ao longo de sua carreira, passou pelas passarelas da moda, por programas de calouros na TV, por novelas, minisséries e alguns dos títulos mais marcantes da história do cinema nacional. Foi diva, e das mais extravagantes.

Eleições 2016: Candidatos dão o pontapé inicial na campanha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, os candidatos ao cargo de prefeito e vereador já iniciaram as suas caminhadas nas eleições 2016. Segundo apurou o site Brumado Notícias, desde às 00h00 desta terça-feira (16), os postulantes já estavam enviando materiais de campanha nas redes sociais, como o Facebook e o Whatsapp. 

Eleições 2016: Candidatos dão o pontapé inicial na campanha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta manhã, a nossa reportagem flagrou carros de som nas ruas com jingles de candidatos, bem como início de colagem de adesivos. Todos os candidatos precisam ficar atentos às regras da nova legislação vigente, pois a Justiça Eleitoral de Brumado está atenta para impedir qualquer tipo de infração.  

'Não é possível prever o fim da Lava Jato', afirma procurador Foto: Agência Brasil

O procurador da República e coordenador da força-tarefa da Lava-jato, Deltan Dallagnol, disse que não é possível prever o fim das investigações da Polícia Federal. Em entrevista exclusiva à CBN, ele afirmou que a operação faz um diagnóstico de uma situação sombria da corrupção no Brasil e que a sociedade brasileira precisa olhar para isso e reagir. Deltan também disse também que não havia corrupção apenas na Petrobras. “Petrobras era a moça mais honesta dos cabarés do Brasil”, afirmou. Segundo o procurador, a operação encontrou provas de corrupção na Eletrobras, no Ministério do Planejamento e na Caixa Econômica Federal: “é uma investigação em plena expansão”. Sobre o projeto de lei das dez medidas contra a corrupção, Deltan afirmou que o país é um paraíso da impunidade e que o sistema precisa ser reformado. Segundo o procurador, a proposta contou com o apoio escrito e formal por assinatura de mais de dois milhões de brasileiros e, com isso, foi levada ao Congresso Nacional. “O que nós precisamos agora é nos engajar para incentivar os parlamentares a aprovar essas dez medidas contra a corrupção”.

Associação de pescadores promoverá terceira edição do torneio de pesca esportiva em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Recentemente, a Associação de Pesca Esportiva foi fundada em Brumado. A ideia partiu de um grupo de amigos que sempre reunia as famílias nos finais de semana para se divertirem às margens da barragem do Rio do Antônio, tendo como recreação principal a pesca. Com o passar do tempo, o número de participantes dos encontros aumentou, chegando ao ponto de os primeiro membros realizarem o I Torneio de Pesca Esportiva do município, que aconteceu em abril do ano passado. O projeto deu certo e uma segunda edição foi realizada na cidade de Anagé. Este ano, a terceira edição do evento já está marcada para acontecer no Rio das Contas, próximo à barragem do Distrito de Cristalândia. Em breve, os organizadores vão informar a data, inscrição e regras para os interessados em participar do evento.

Governo diz que impostos podem aumentar se arrecadação decepcionar Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

O Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse que pode haver aumento de impostos para fechar as contas no ano que vem caso a arrecadação seja insuficiente. Segundo Meirelles, o importante é atingir equilíbrio fiscal, e a alta não está descartada se a receita ficar abaixo das expectativas. Ele acrescentou que as estimativas da arrecadação de impostos e contribuições para 2017 serão divulgadas até o fim do mês. De acordo com o Estadão, na última semana, o secretário de Acompanhamento Econômico da Fazenda, Mansueto Almeida, havia dito que as novas estimativas seriam calculadas e divulgadas ainda nesta semana, mas o ministro marcou para até o final do mês a publicação dos dados. Também será divulgado até 31 de agosto, segundo Meirelles, a nova projeção do governo para o crescimento do PIB no ano que vem. Segundo técnicos da Fazenda, se a nova expectativa saltar da atual 1,1% para 1,5%, automaticamente a arrecadação crescerá em 2017, não sendo necessário aumentar impostos. O ministro, no entanto, não descartou essa possibilidade.

 

Brumado: Moradores reclamam que prefeitura realizou obra e deixou lixo e entulho para trás Foto: Leitor/Brumado Notícias

Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, moradores do Bairro São Lourenço, em Brumado, denunciam e reclamam de obras incompletas da prefeitura. Segundo eles, o projeto da prefeitura na localidade seria para pavimentação de três ruas, mas apenas duas receberam o calçamento. Outra situação que está incomodando os moradores é com relação ao abandono do entulho das obras, que está bloqueando uma das vias. As donas de casa se queixam da poeira que aumentou na região, onde a prometida pavimentação ainda não chegou. Nossa reportagem tentou contato com o secretário municipal de infraestrutura para tratar do assunto, mas não obteve êxito.

Arquivo