Achei Sudoeste

26 Out 2013 - 08:00h

Uma empresa terceirizada que presta serviços ao Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) iniciou nesta sexta-feira (25) a roçagem nas encostas da BR-030. Os trabalhos foram iniciados no anel viário, em Brumado, mas serão estendidos até a cidade de Guanambi. Por telefone, o gerente do escritório regional do DNIT em Vitória da Conquista, Paulo César, informou ao site Brumado Notícias que, além da roçagem, será feito todo o recapeamento da pista, o que deve começar nas próximas semanas.

25 Out 2013 - 23:50h

Um esquema de cobrança de propina por parte de um chefe de seção do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE) foi denunciado ao Ministério Público Federal (MPF) pela direção estadual do PSD. A denúncia foi revelada na última quinta-feira (24) pela TV Bahia. O deputado estadual Angelo Coronel, tesoureiro do partido, diz que foi procurado por Joseph Rodrigues dos Santos, chefe da Seção de Contas Partidárias do TRE, setor responsável pela elaboração de pareceres técnicos sobre finanças das legendas. Segundo Colonel, o servidor pediu R$ 30 mil em troca de parecer favorável às contas do PSD referentes às eleições de 2012. O documento serve de base para os julgamentos dos juízes eleitorais. Para fundamentar a denúncia, o deputado entregou ao MPF dois vídeos gravados recentemente em seu gabinete. No primeiro, Joseph dos Santos conversa com três assessores do parlamentar. Em um momento, diz a um deles: “Se você me der 10 mil, mais um pouquinho, eu fico satisfeito. O resto a gente pode diluir em dezembro até fevereiro, uns quatro mil”. No segundo, o servidor aparece recebendo R$ 5 mil, valor informado por Colonel. O deputado disse que o dinheiro foi pago por um assessor apenas para comprovar o esquema de suborno. À TV Bahia, Joseph dos Santos confirmou que foi ao gabinete do parlamentar, mas negou a cobrança de dinheiro em troca de pareceres favoráveis ao PSD. Em nota, o TRE disse que o caso provocou surpresa e que só se pronunciaria após ser notificado pelo MPF. Informações do Correio.

25 Out 2013 - 18:40h

Luiz Frederico Rêgo, mais conhecido como Fredinho, atual presidente do Partido dos Trabalhadores em Brumado, vai começar em breve seu aperfeiçoamento na área de Políticas Públicas. O petista viajou nesta sexta-feira (25) para São Paulo, onde irá assistir às primeiras aulas do curso de Pós-Graduação em Gestão e Políticas Públicas. Fredinho foi um dos 933 selecionados, entre os 1446 inscritos no curso da pela Fundação Perseu Abramo (FPA) e da Fundação Escola de Sociologia e Política (FESPS-SP). Segundo o próprio Luiz Frederico, a pós-graduação tem carga horária de 400 horas de aulas, 1/3 das quais presenciais e 2/3 à distância. Ele esclareceu ainda que o curso trata de temas como problemas urbanos de mobilidade, elaboração de um Plano Diretor e o entendimento sobre as receitas e despesas de uma gestão, com foco na administração, participativa, democrática e popular nos municípios.

25 Out 2013 - 18:00h

Prefeitura de Tanhaçu também está fechada

Mais uma prefeitura do sudoeste baiano fechou suas portas como forma de se manifestar contra a grave crise financeira que os Poderes Executivos municipais baianos vêm enfrentando. Além de outros 260 municípios, Tanhaçu, no sudoeste baiano, também paralisou as atividades na prefeitura nesta sexta-feira (25), mantendo apenas os serviços básicos em funcionamento. A União dos Municípios da Bahia (UPB) é quem está promovendo a manifestação pelo estado, com o objetivo de chamar a atenção do Congresso Nacional para a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 39/2013. A PEC visa aumentar em 2% o repasse dos recursos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). A ação foi denominada como ‘SOS Municípios’. “Esse é um protesto dos municípios, que dependem unicamente do repasse do FPM para honrar os compromissos com a folha de pagamento e os fornecedores”, comentou ao site Brumado Notícias, o prefeito de Tanhaçu, João Francisco dos Santos (PT).

25 Out 2013 - 17:30h

Depois de dois dias desaparecido, João Batista Amorim, 16 anos, foi encontrado, mas a dor de sua família aumentou ainda mais. O jovem foi encontrado morto num local onde nenhum familiar imaginava, a menos de 30 metros de casa, localizada na Rua João Gomes, Bairro Alto do Cruzeiro, em Caculé, no sudoeste baiano. Um vizinho sentiu um cheiro forte vindo do seu quintal, no início da tarde desta sexta-feira (25), e quando foi verificar, percebeu que vinha da residência ao lado. Ao subir no muro e ver se era apenas um animal morto, o homem notou que havia um corpo no lugar, semicoberto com um pano branco com manchas de sangue. A polícia foi acionada e descobriu que a vítima era realmente João Batista. A casa onde o corpo foi achado pertence a um lavrador, que não estava no momento de chegada dos policiais e mora sozinho. Lopes já foi localizado e prestou depoimento na delegacia. De acordo com o Informe Cidade, o adolescente era amigo de Luiz Lopes e eles conversavam com frequência. Os policiais encontraram na residência o aparelho celular do jovem e afirmaram que o nome dele estava riscado a lápis em uma parede.

25 Out 2013 - 16:15h

Sindicalista há mais de 25 anos, o vereador Édio Pereira (PCdoB) conhece bastante as relações de trabalho que envolve diretamente patrões e empregados. Há mais de seis meses, o Posto do Ministério do Trabalho com sede em Brumado não faz homologações de contrato de trabalho, vez que o funcionário que cuidava da questão foi transferido para Guanambi. O substituto ainda não recebeu o treinamento para fazer as homologações quando da demissão de funcionários das empresas com sede no município e, por isso, muitos transtornos estão sendo gerados a empresas e principalmente aos trabalhadores. Após a demissão estes tem que esperar muito tempo para receber as verbas contratuais, fundo de garantia e o seguro desemprego. Preocupado com o problema, o vereador e sindicalista Édio Pereira solicitou audiência com o Subdelegado do Trabalho em Vitória da Conquista, que deverá recebê-lo na próxima quarta-feira (30), a fim de buscar uma solução para o problema. Édio também está articulando com o Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil de Guanambi a reabertura da Delegacia Sindical que atuava na cidade tendo como objetivo encontrar uma solução definitiva para a problemática das homologações no município.

25 Out 2013 - 14:01h

A ida do prefeito Aguiberto Lima Dias para o Solidariedade (SDD) foi o assunto mais comentado nos bastidores da política brumadense durante a semana, principalmente após o anúncio de que o ex-vereador e principal opositor do gestor, Leonardo Vasconcelos, de comandar a sigla no município. Aguiberto chegou a anunciar que assumiria a presidência da comissão provisória. No entanto, nesta semana, Vasconcelos fez questão de apresentar a documentação do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) comprovando a sua nomeação como presidente da comissão provisória do SDD. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o deputado estadual João Bonfim (PDT) declarou que o prefeito se filiou ao Solidariedade com o objetivo de fazer a sigla crescer na região e com o intuito de ganhar mais projeção diante da executiva estadual do partido. “Particularmente, vejo que Aguiberto foi com o objetivo de crescer o SDD em Brumado e na região. A filiação dele realmente promove o crescimento do partido, pois Aguiberto é o prefeito da cidade que tem a 28ª maior população do estado da Bahia. Ele sendo ou não presidente do diretório, será a estrela do SDD em Brumado e suponho que até no estado. Não sei se há outro prefeito da importância de Aguiberto na sigla, no estado”, reforçou o deputado. Bonfim afirmou ainda que a liderança de Léo Vasconcelos é provisória e que o deputado federal Arthur Maia (SDD), teoricamente líder da sigla na região, irá pensar grande. “Em uma comissão provisória não há nada definitivo. Ser temporariamente presidente não tem muita importância dentro do projeto político do prefeito Aguiberto; ele só tem que trabalhar para fortalecer a sigla ganhando maior representativa na executiva estadual. Arthur Maia é um deputado de visão, que pensa grande, e é meu parceiro em vários municípios aqui na região de Brumado. Penso que ele terá a visão de ampliar seus horizontes no município. Tudo que pudermos construir juntos será benéfico para Brumado, para o Arthur Maia e para o projeto do prefeito”, reiterou o deputado. 

Enquanto Bonfim preferiu ser diplomático, o prefeito Aguiberto foi direto ao ponto, disparando que não aceita a liderança de seu adversário político. “Eu não posso participar de um partido onde o cabeça milita politicamente contra a gente, fazendo o que não deveria fazer”, asseverou. O prefeito disse ainda que confia nas palavras do presidente da executiva estadual, Marcos Medrado, que teria garantido a ele a presidência da sigla no município. “Fui a Salvador, me encontrei com Marcos Medrado e ele me garantiu a liderança da sigla no município. Vou procurá-lo novamente, pois foi um compromisso assumido entre nós, e tenho certeza absoluta de que Medrado irá cumprir, assim como eu cumpri o meu”, concluiu Dias.

25 Out 2013 - 11:00h

Em menos de 24 horas, a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária recuperou dois veículos que haviam sido roubados. Em uma das ocorrências, no dia 22 de outubro, uma guarnição da Polícia Rodoviária Estadual (PRE) localizou uma motocicleta Honda Titan 125, de cor vermelha, após atender um acidente na BA-262, em Caraíbas. Depois de dispersar os curiosos, os policiais encontraram a moto estacionada no trecho, com indícios de adulteração na numeração do chassi. Na delegacia, ao consultar o banco de dados, constatou-se tratar da motocicleta de placa JOI 2149, de Piripá, que havia sido roubada e estava transitando com placa fria. O autor do roubo ainda não foi identificado. Já no dia 23 de outubro, a polícia abordou um veículo Fiat Punto, de cor preta, que portava placas frias e que havia sido roubado no dia 19 de setembro. Após consulta ao sistema, os policiais constataram que se tratava do veículo de placa original JMP 5274. O condutor e o veículo foram conduzidos à delegacia, onde foi lavrado o flagrante.

25 Out 2013 - 10:40h

A Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) concedeu a Comenda Dois de Julho ao empresário brumadense Newton Cardoso após aprovar projeto de resolução de autoria do deputado Marquinho Viana (PV). Cardoso diplomou-se em Direito e em Administração Pública pela Universidade Católica de Minas Gerais. Advogado, empresário e administrador, governou o município de Contagem, em Minas Gerais, por três vezes; foi vice-governador e governador de Minas Gerais, além de deputado federal. Agora, cumpre seu terceiro mandato como deputado federal pelo mesmo estado. O deputado Marquinho fez questão de contar um pouco da história do amigo ao relatar que “em sua terra natal, Brumado, abriu a Orneca que passou a chamar-se de Importex, um grande magazine. Adquiriu a Loja Santos, de tecidos, tornando-se também sócio da Usina Rio. Também em Brumado, adquiriu o loteamento Brasil e lançou outro destinado à classe média, o Loteamento Nobre. Recentemente, inseriu-se no setor imobiliário, restaurando um casarão antigo que abrigou o poeta Castro Alves, transformando-o no Shopping Ápio Cardoso da Paixão, em homenagem ao seu genitor. Acionista da Magnesita por muitos anos, empresa que emprega mais de 4 mil funcionários em Brumado, construiu, em sua gestão, um terminal exclusivo para a empresa no porto de Aratu, gerando mais de 300 postos de trabalho”. Viana ainda destacou que Cardoso é dono de diversas propriedades rurais na Bahia, inclusive uma fazenda no município de Sento Sé, que produz uva sem caroço e emprega cerca de mil pessoas durante a colheita. Outra propriedade agrícola do empresário localiza-se em Nova Viçosa, que sedia um hotel 5 estrelas, investimento de R$ 3 milhões, que gera mais de 200 empregos diretos e indiretos no município.

25 Out 2013 - 10:20h

A Secretaria Municipal de Saúde de Brumado (Sesau) está promovendo uma campanha de conscientização contra o câncer de boca ao longo desta semana. Várias palestras estão sendo realizadas por cirurgiões dentistas, as quais visam alertar a população sobre os cuidados diários que devem ser tomados para evitar a doença. Entre os conferencistas está o renomado cirurgião dentista Alex Fernandes. A campanha foi iniciada por conta das comemorações do Dia do Dentista, que é celebrado nesta sexta-feira (25). A Secretaria de Saúde tem potencializado a equipe para atender melhor a população, tendo o apoio da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), que é odontóloga e vem contribuindo de forma positiva para o sucesso das ações. Um dos focos da campanha é descrever os sintomas do câncer bucal para que a população possa identificar a doença. Os principais sintomas são tumores que se desenvolvem na língua, na mucosa bucal, no céu da boca, na gengiva, nas amígdalas, nas glândulas salivares ou no assoalho da boca. Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), os tumores nos lábios, gengivas e outras regiões da cavidade oral afetam 10 em cada 100 mil homens e 4 em cada 100 mil mulheres. Os fatores de risco são bastante conhecidos: idade superior a 40 anos, fumo, consumo regular de álcool, exposição excessiva ao sol (associado às lesões nos lábios), e presença do vírus HPV. Também há pesquisas relacionando a doença à higiene bucal inadequada e a uma dieta pobre em proteínas, vitaminas e minerais, e rica em gorduras. A prevenção é possível através de hábitos saudáveis que incluam evitar o consumo excessivo de álcool; evitar fazer uso excessivo de cachimbos e cigarros; evitar exposição ao sol sem proteção; evitar próteses desajustadas à boca; ter uma boa higiene bucal escovando os dentes 4 vezes ao dia, de preferência após todas as refeições; manutenção de uma dieta saudável, rica em frutas e legumes; realizar o auto exame da boca, procurando qualquer tipo de alteração como feridas, inchaços ou manchas e ter um acompanhamento odontológico frequente. Neste 25 de outubro, a Sesau aproveita para parabenizar a todos os dentistas de Brumado pela passagem do seu dia.

25 Out 2013 - 09:40h

Na última segunda-feira (21), o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), através da Diretoria de Biodiversidade (Dibio), comandada pelo brumadense Leonardo Vasconcelos, assinou convênio de implantação do Centro de Referência em Restauração Florestal do bioma Mata Atlântica no valor total de R$ 1.666.183,37. O objetivo do convênio é formular diretrizes e procedimentos técnicos para restauração florestal da área. O acordo, realizado na sede do Instituto, tem como parceira a Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB). No ato da assinatura, além do brumadense, estiveram presentes o secretário de Meio Ambiente, Eugênio Spengler, a diretora geral do Inema, Márcia Telles e o reitor da UFRB, Paulo Nassif.

25 Out 2013 - 09:05h

Por volta das 22h da última quarta-feira (23), dois jovens invadiram uma escola localizada no Bairro Brasília, em Guanambi, no sudoeste baiano, e espancaram um menor. O jovem foi pego de surpresa e não teve tempo de reagir aos socos, pontapés e golpes com capacete na face e cabeça. De acordo com o radialista Radiola, mesmo com os gritos desesperados da vice-diretora, os indivíduos continuaram com as agressões e só pararam com a aproximação da polícia militar e a chegada do Samu 192. A vítima ficou bastante machucada. Ainda não se sabe o motivo das agressões, mas a polícia está trabalhando no caso a fim de punir os responsáveis.

25 Out 2013 - 08:24h

Dois delegados da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), peritos do Departamento de Polícia Técnica (DPT) foram mobilizados na noite da última quinta-feira (24) para uma propriedade na Fazenda Riachão, a margem da BA-262, sentido ao município de Aracatu, onde o dono do terreno e demais vizinhos suspeitavam que alguém pudesse ter sido enterrado. A possibilidade surgiu quando, ao chegar à propriedade, o homem se deparou com uma caixa de papelão e ao lado uma sepultura com três flores brancas. Como não sabia do que se tratava, o proprietário do terreno acionou a polícia. O cenário indicava que havia realmente um corpo ocultado no local, mas para surpresa de todos a polícia encontrou o cadáver de um cachorro da raça rottweiler enterrado. “Ficamos aliviados por não ter sido um ser humano. De início, parece engraçado, mas não foi um trote; havia uma situação de suspeita real, ainda mais se levando em consideração os tempos em que estamos vivendo no município. Graças a Deus, as nossas suspeitas estavam erradas”, comentou um dos delegados ao site Brumado Notícias após a descoberta do cachorro.

25 Out 2013 - 00:03h

Quase dez dias depois das prisões da Operação BR-030, a coordenadora da 18ª Ciretran, Katarine Medeiros, quebrou o silêncio e comentou sobre a situação dos servidores envolvidos no caso. Medeiros concedeu entrevista nesta quinta-feira (24) a imprensa regional e declarou acreditar que os funcionários da Ciretran de Brumado são inocentes. “Eu fiquei muito surpresa por que as pessoas envolvidas são do nosso dia a dia. Eu acredito ainda que a verdade vai ser apurada e que os funcionários da Ciretran não estão envolvidos nesses crimes dos quais estão sendo acusados”, enfatizou a coordenadora. Katarine disse ainda que não está participando das investigações, mas tem colaborado em tudo com a Polícia. “Como nada foi finalizado, de acordo com o direito brasileiro, até que se prove o contrário, todo mundo é inocente”, falou Medeiros, que é advogada, reforçando a ideia de que acredita nos ex-colegas de trabalho. A coordenadora da 18ª Ciretran aproveitou a oportunidade para explicar por que o órgão ficou fechado desde o dia 15, quando os servidores foram presos, até o dia 23. “Fechamos para que a Polícia pudesse fazer a investigação no local, e com isso alguns equipamentos nossos foram danificados. Estamos esperando o envio de uma equipe do Detran para consertar”, disse Katarine, acrescentando que o número de funcionários também dificultou a continuidade do trabalho nesses dias. “A gente já não tinha muitos servidores, estávamos trabalhando com um quadro insuficiente para a demanda e como foram exonerados quatro servidores de uma vez, precisamos parar um pouco e nos organizar”, emendou. A coordenadora fez questão de dizer que ela e os demais funcionários do Ciretran estão se desdobrando para atender com qualidade.

24 Out 2013 - 21:30h

Nesta quinta-feira (24), o Ibope divulgou mais uma pesquisa de intenção de voto e novamente mostrou a presidente Dilma Rousseff (PT) bem à frente dos demais possíveis candidatos à eleição presidencial em 2014. Dessa vez, a petista apareceu com 41% das intenções de voto caso os adversários fossem o governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e o senador mineiro Aécio Neves (PSDB). Nesse cenário, Aécio tem 14% e Campos tem 10%, nulos ou brancos somam 22%, e 13% são os que não responderam ou ainda não sabem em quem vão votar. Se a candidata do PSB fosse a ex-senadora Marina Silva e não Eduardo Campos, Dilma teria 39%, Marina 21% e Aécio 13%. Trocando o senador Aécio Neves pelo também tucano José Serra, ex-governador de São Paulo, a petista teria 40%, Serra ficaria com 18% e Campos 10%. Com Marina Silva e Jose Serra disputando juntos, a ex-senadora conseguiria 21% dos votos caso as eleições fossem hoje e o ex-governador teria 16%, enquanto Dilma venceria em primeiro turno com 39%, assim como nas demais situações. Para esta pesquisa foram ouvidas 2.002 pessoas durante os dias 17 a 23 de outubro em 143 municípios, a margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

24 Out 2013 - 20:40h

Os brumadenses estão ficando mais preocupados com a saúde da mente e do corpo, prova disso são as academias da cidade lotadas. Mas além das academias, muitas praças e avenidas da cidade também estão movimentadas, pois se tornaram pontos de encontro para quem gosta de fazer uma boa caminhada nos fins de tarde. Inaugurada no início do ano, a Praça Wenceslau Araújo, no Bairro Santa Tereza, tem sido um dos lugares mais frequentados pelos munícipes na busca por caminhada, pois o local é plano, bem arejado e tranquilo – tanto que alguns já apelidaram o local de ‘vila do sossego’.  “Hoje nós chamamos assim de vila do sossego, mas queremos que essa praça também se torne a praça da saúde, por isso até pedimos ao prefeito para que aproveite alguns pontos ainda não concluídos para instalar equipamento de ginástica. Nem todos gostam de academia, mas tenho certeza que a maioria vai gostar de ter uma academia popular ao ar livre”, falou Ana Ribas ao site Brumado Notícias, apoiada pelo cantor e compositor Lázaro Jakarine, também frequentador assíduo da praça. “Este está sendo o melhor local em Brumado para caminhar, mas concordo que com alguns equipamentos de ginástica irá ficar ainda melhor, e teremos uma população motivada a sair da ociosidade com a prática de exercícios ao ar livre”, completou Jakarine.

24 Out 2013 - 20:07h

Começa no próximo final de semana em Brumado o Zonal Semifinal do Campeonato Baiano de Futsal. A cidade está representada na competição pela equipe Feirense, que recepcionará as equipes de Aracatu, Barra da Estiva e Tanhaçu no ginásio poliesportivo Antônio Alves Ribeiro. A rodada do sábado (26) começa às 15 horas, com o jogo Aracatu x Barra da Estiva, e na sequência tem Feirense x Tanhaçu. Já durante a noite, a partir das 20 horas, as equipes voltam para a quadra e jogam novamente. No primeiro jogo da noite, Aracatu enfrentará Tanhaçu e em seguida Feirense pega Barra da Estiva. No domingo (27) acontecerão duas partidas: a partir das 10 horas da manhã tem Tanhaçu x Barra da Estiva e logo depois Feirense x Aracatu. O Campeonato é promovido pela Federação Baiana de Futsal e conta com o apoio da secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Brumado. A cada rodada será cobrado valor de R$ 2,00 pela entrada.

24 Out 2013 - 19:30h

“Está ficando cada dia mais bonita a nossa cidade, e isso está sendo muito bom para a autoestima da população”, comentou a auxiliar de serviços gerais Patrícia Silva ao contemplar as obras de urbanização da rótula da Avenida Lindolfo Azevedo de Brito, via de entrada da BA-148 em Brumado. Várias palmeiras já foram plantadas na Avenida e nesta quinta-feira (24) começou a colocação dos tapetes de grama natural, o que dará um aspecto de praça ao lugar. O local está entre os preferidos dos brumadenses para andar de bicicleta durante a noite.

24 Out 2013 - 18:50h

Em contraponto ao que normalmente acontece na política nacional, a prefeita do município de Pindaí, Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado (PSDB), sancionou uma lei que autoriza o Poder Executivo Municipal a reduzir 30% do salário de todos os servidores ocupantes de cargos comissionados na Administração. A lei, publicada na última quarta-feira (23), incluiu ainda a redução do pagamento direcionado à própria gestora Rosane e do valor recebido pelo vice-prefeito Jidasio Alves. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, todo o secretariado municipal autorizou a diminuição dos vencimentos, que tem como objetivo adequar o percentual gasto com folha de pagamento ao limite estabelecido na lei de responsabilidade fiscal. “Apesar de todas as medidas adotadas pela gestão para manter a austeridade, a constante queda no repasse dos recursos federais nos obriga a adotar novas medidas para preservar o equilíbrio financeiro, visando atender às demandas da população”, explicou a prefeita Rosane.

24 Out 2013 - 18:00h

Buscando tornar a Bahia o maior produtor nacional de algodão, diversos órgãos governamentais se uniram para realizar em Brumado o 1º Seminário da Cultura do Algodão. O evento acontecerá amanhã, sexta-feira (25), no auditório da Semac, situado na Rua Dr. Mario Meira, a partir das 7h30. A organização do Seminário é uma parceria do Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Agricultura; da Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia – ADAB; da Prefeitura Municipal de Brumado, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Recursos Hídricos e Meio Ambientes, e, contando ainda, com o apoio de Ministério da Agricultura, Fundo para o Desenvolvimento do Agronegócio do Algodão, Associação Baiana dos Produtores de Algodão e a Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola S.A. O evento tem o objetivo de capacitar e mobilizar o setor produtivo do algodão para aprimorar o sistema de produção.