Achei Sudoeste

05 Mai 2013 - 07:51h

Com a presença de centenas de correligionários, amigos e admiradores de toda a região, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) inaugurou o seu escritório político em Barra da Estiva. Segundo a Assessoria de Comunicação do deputado, o local visa melhor atender às lideranças políticas. Várias autoridades da região prestigiaram a festa de inauguração. O deputado destacou na ocasião o seu empenho em lutar pelo desenvolvimento de Barra da Estiva, sua terra natal, e também pelos municípios que representa com os numerosos prefeitos que o procuram no seu gabinete na Assembleia Legislativa, na busca de soluções para os problemas de suas comunidades.

05 Mai 2013 - 07:45h

A Acupuntura é uma das áreas da MTC, que busca equilibrar o organismo através da inserção de agulhas em determinados pontos do corpo. Suas respostas positivas vão além de apenas reduzir a dor do indivíduo, dando uma sensação de bem estar e relaxamento que melhoram o indivíduo como um todo. A Artrite Reumatoide é uma doença que afeta as articulações, provocando dores muito fortes nos pacientes. As medicações convencionais muitas vezes não conseguem trazer nenhuma melhora a essas pessoas e até pioram a saúde como um todo, pois o uso constante de anti-inflamatórios leva a problemas estomacais, o que acarreta num numero alto de desistência do tratamento. A Acupuntura é eficaz na redução da dor de 65% dos casos e quando efetuada junto com a eletroterapia sua eficácia sobe para 90% dos casos, muito superior às medicações convencionais e por não utilizar produtos químicos não possui efeitos colaterais. Inclusive a Acupuntura pode e deve ser usada junto às medicações, pois esta irá tratar possíveis efeitos deixados pelos medicamentos, como por exemplo, azia, gastrite ou refluxo, melhorando a qualidade de vida do paciente. Agende o seu atendimento com hora marcada na Clínica Maná. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-1269.

04 Mai 2013 - 11:42h

O Defensor Público Municipal de Brumado, Welton Gama, apresentou nesta sexta-feira (03) uma resposta em defesa do jovem Douglas Patrick, que no dia 26 de abril foi detido portando arma de fogo e sob a acusação de ser um assaltante. Segundo o Defensor, a polícia se equivocou ao fazer as acusações contra Patrick e, por isso, precisa se retratar como forma de reparar o dano causado à família do jovem.  “Patrick foi acusado injustamente de assalto. Ele é usuário e iria trocar a arma por drogas. Ele jamais participou de assalto, ele é dependente químico. Cabe a polícia agora investigar e prender os verdadeiros bandidos. Patrick foi só um ‘laranja’, por isso queremos justiça pelo fato de a família do rapaz estar sendo muito prejudicada no bairro onde mora”, declarou Gama. A avó de Douglas, Dona Zilda de Castro, fez um apelo emocionado em defesa do neto. “Sou eu quem mantenho as despesas dele, ele não é um assaltante, mas sim um dependente químico. Sofro com ele por causa da dependência química, que se tornou uma doença em nossas vidas, por isso até peço ajuda da sociedade. Ao invés de condenar o meu neto que me ajudem a cuidar da libertação dele desse vício das drogas”, disse. Patrick assumiu ser usuário, mas nega ser assaltante. “Quero sair sim do meu vício. Vivi uma experiência muito ruim e estou me sentindo injustiçado. Não sou esse bicho que estão apontando, mas quero provar isso deixando de lado a minha dependência por drogas”, prometeu o rapaz. Para ser mantido em um centro de recuperação em Feira de Santana, a família de Douglas terá de desembolsar um salário mínimo por mês para cobrir os custos durante o período de desintoxicação.

04 Mai 2013 - 10:44h

O Clube Social de Brumado (CSB) realizou na noite da última sexta-feira (03), à beira da piscina, mais uma edição Happy Hour do Social. O cantor Evandro Correia foi a atração do evento. (Veja Fotos).

04 Mai 2013 - 09:07h

O primeiro Circuito Feminino de Vôlei de Areia realizado na AABB de Brumado foi encerrado na última quarta-feira (01) com vitória da dupla Zônia e Raica. As meninas venceram a grande final contra Suzele e Andréia. O evento marcou o retorno da modalidade para o município, que já se prepara para receber o circuito masculino. Segundo Núbia Rocha, uma das idealizadoras da competição, o objetivo é reforçar a prática do vôlei de areia na cidade e em seguida promover um torneio regional.

04 Mai 2013 - 07:03h

As criticas quanto aos serviços prestados pelas companhias aéreas no país tem aumentado muito nos últimos anos. Na madrugada deste sábado (04), o empresário brumadense Beto Bonelly desabafou em sua página pessoal no Facebook sobre o atraso de um voo da Azul Linhas Aéreas. No Aeroporto Padre Otacílio de Figueredo, em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, Bonelly pegaria um voo às 05h30 com destino a São Paulo, mas o mesmo atrasou horas. “Revoltado com a forma que o brasileiro é tratado nesse país. Voo da empresa aérea azul com destino a São Paulo marcado para 05h30 atrasa e a previsão é para as 11h30”, disse. Por telefone, o empresário contou ao Brumado Notícias que a aeronave já se encontrava na pista, mas aguardava a tripulação. “A Azul deveria respeitar mais os seus clientes, pois não são passadas maiores informações”, relatou. Após muita discussão entre os passageiros e os funcionários da companhia, a Azul transferiu os passageiros para um voo da empresa Passaredo, marcado para 08h55 e previsão de chegada às 11h50 no Aeroporto de Guarulhos.

04 Mai 2013 - 06:57h

O brumadense João Gualberto Filho, 75 anos, que morava no município de Aracatu, no sudoeste baiano, morreu nesta sexta-feira (03) após ser baleado com dois tiros, um peito e outro na nuca. Irmão do músico Noério do Sax, Gualberto era fazendeiro e residia na comunidade Bananeira. Segundo informações obtidas pelo Brumado Notícias, Beto do Jipe, como era conhecido, era um cidadão tranquilo e de comportamento normal. A polícia de Aracatu já está investigando o caso e há duas linhas de investigação: a vítima teria reagido a um assalto e sido morto em seguida ou vingança. O corpo de Gualberto foi encaminhado para o Instituto Médico Legal (IML) de Brumado, onde foi necropsiado e liberado. O velório acontecerá em Brumado, terra natal da vítima. A polícia não tem pistas dos autores do crime.

03 Mai 2013 - 16:36h

Uma moradora de rua de identidade ainda ignorada foi esfaqueada na tarde desta sexta-feira (03), em Brumado. Segundo relatou a polícia ao Brumado Notícias, a mulher que morava em um barraco aos fundos da Cesta do Povo pode ter sido agredida pelo próprio companheiro. A princípio, a polícia foi acionada para socorrer a mulher no local onde ela se abrigava, mas a mesma fugiu após a agressão e foi encontrada caída ao lado da igreja São Cristóvão, na Avenida Centenário. Em seguida, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) prestou os primeiros socorros à vítima, encaminhando-a ao Hospital Professor Magalhães Neto. Neste momento, policiais realizam diligências nas imediações do Mercado Municipal no intuito de encontrar o suspeito.

03 Mai 2013 - 16:08h

O presidente da Câmara de Vereadores de Brumado, Alessandro Lôbo (PSL), ressaltou a importância de se estar atento à construção do porto seco - para atender à necessidade da obra da Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol) - em Brumado e à permanência do canteiro de obras da Ferrovia no Distrito Ubiraçaba. O parlamentar garantiu que, assim como na gestão passada, é preciso brigar pela Fiol e pela instalação do porto seco na cidade. A construção, segundo Lôbo, é fundamental para o crescimento do município, vez que a instalação de um local para cargas e descargas de contêineres, que funciona exatamente como um porto naval, porém, os transportes são feitos por terra, facilita muito a logística de grandes empresas. “O modo como as empresas do consórcio Fiol trabalham, contribuem ativamente para o desenvolvimento da nossa cidade, pois elas capacitam e promovem os seus trabalhadores que são filhos da nossa terra. A instalação e permanência do porto seco em Brumado serão imensamente positivas, uma vez que o transporte de baixo custo, que é o trem, e a estrutura de carga e descarga, além de contribuírem para as empresas já existentes, irão atrair vários outros empreendimentos”, destacou Lôbo. O presidente afirmou que enviará um ofício ao ministro dos Transportes, César Borges, para que seja reforçada a sua atenção quanto à construção do porto seco na cidade.

03 Mai 2013 - 15:57h

Neste mês de maio, o Stúdio Criative irá completar 2 anos de muito sucesso fotografando a felicidade. Para comemorar a data, a loja preparou uma super promoção de aniversário. Tem álbum de casamento a partir de R$ 500 e álbum de aniversário a partir de R$ 300. A promoção é válida somente até o dia 31 de maio, mas seu evento pode ser agendado pelo valor promocional até o dia 30 de novembro deste ano. Por isso, não perca tempo e vá até o Stúdio Criative fechar o seu pacote de fotos ou ligue agora mesmo para os números (77) 3441-2862/ (77) 9942-0844. O estúdio fotográfico fica localizado na Rua Oflávio Silveira Torres, 27.

03 Mai 2013 - 14:23h

Tiveram início na manhã desta sexta-feira (03) as obras de reforma na Praça Coronel Zeca Leite, em Brumado. Uma máquina retroescavadeira está sendo utilizada para retirar a antiga fonte luminosa e a ponte, onde foram registradas muitas quedas de populares. No local, serão construídas outras fontes. Além deste, outros pontos da praça serão restaurados, o que dará um novo visual para ao lugar, que é o principal ponto de encontro dos populares e visitantes da cidade.

03 Mai 2013 - 11:47h

A Justiça Eleitoral de Jacaraci cassou os mandatos de Heráclito Luiz Paixão Matos (PT) e Elite Cerqueira Brito David (PT), prefeito e vice-prefeita do município de Mortugaba, no sudoeste baiano, eleitos com 53,70% dos votos válidos. Segundo denúncia protocolada na justiça eleitoral pela coligação derrotada nas últimas eleições, encabeçada pelo ex-candidato Júlio César Mendes Caíres Manoel Silva (PP), o irmão do atual gestor da cidade, Dásio Paixão Matos Filho estaria visitando residências de pessoas carentes na região da Fazenda Canto, zona rural da cidade, oferecendo cestas básicas e roupas em troca de votos em favor de Heráclito. Na Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), foram apresentadas gravações em vídeo comprovando que pessoas ligadas aos investigados estariam envolvidas na captação ilícita de sufrágio. Ainda segundo a ação judicial, donativos arrecadados pela comunidade de Mortugaba com o objetivo de ajudar os desabrigados pela chuva no estado do Rio de Janeiro, no ano de 2011, foram entregues clandestinamente em favor do candidato petista. O juiz Roberto Paulo Prohmann Wolff, da 92ª Zona Eleitoral, julgou procedente a ação, reconhecendo a prática da captação ilícita de votos pelos investigados. “Em consequência, casso os respectivos diplomas expedidos pela junta eleitoral, em favor dos candidatos eleitos ao cargo de Prefeito e Vice-Prefeita da cidade de Mortugaba, ora investigados, e aplico-lhes, além da cassação de seus diplomas eleitorais, a multa de 10 (dez) mil UFIR’S, na forma da parte final do art. 41-A, da Lei n. 9.504/97”, sentenciou o magistrado. O juiz ainda anulou a votação realizada no último dia 07 de outubro de 2012 e declarou vagos os respectivos cargos. Roberto Paulo ainda mandou intimar o presidente da Câmara de Mortugaba a fim de que este assuma, provisoriamente, o comando do Poder Executivo Municipal até ulterior deliberação deste juízo ou do TRE-BA.

03 Mai 2013 - 11:43h

A Cirúrgica Xavier é uma empresa especializada em produtos cirúrgicos e convalescentes, como cadeira de rodas, muletas, bengalas e muito mais. Localizada em Brumado, a loja já se tornou referência na região pela qualidade dos produtos e excelente atendimento. Além disso, a empresa trabalha com o que há de mais moderno na área de saúde, sendo referência também entre os profissionais do setor. A Cirúrgica Xavier fica na Avenida Antônio Mourão Guimarães, 153. Para mais informações, ligue (77) 3441-3597.

03 Mai 2013 - 11:01h

As paralisações de advertência dos agentes de endemias de Brumado continuam. Nesta quinta-feira (02), os profissionais estiveram presentes na Câmara de Vereadores, onde solicitaram o apoio dos parlamentares. O vereador Édio Pereira (PCdoB) disse que os parlamentares irão se posicionar como intermediadores. “Houve um achatamento dos salários e está faltando diálogo com a Secretaria de Saúde. Vamos nos posicionar como interlocutores entre os agentes e o executivo municipal a fim de contribuir com a solução desse impasse. Os agentes são peças importantes para a boa saúde do município e precisam ser bem tratados, valorizados e prestigiados. Da forma como a situação está é insustentável”, afirmou Pereira, após ouvir as queixas dos manifestantes.

O líder do prefeito na Câmara, o vereador José Carlos dos Reis (PDT), esclareceu que o momento é delicado, mas é preciso chegar a um entendimento. “Vamos procurar orientá-los da melhor forma possível para que eles possam obter sucesso nas suas reivindicações, tanto nas questões de trabalho e salarial, como na regulamentação dos agentes concursados. Tem que haver um entendimento entre as condições do município e as reivindicações dos agentes”, disse. Uma comissão que irá representar a categoria foi formada e uma pauta de reivindicações será encaminhada ao prefeito e à Secretaria de Saúde.

03 Mai 2013 - 10:56h

Bandidos entraram novamente na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), em Brumado. Desta vez, os invasores quebraram dois cadeados e uma porta de acesso e levaram um liquidificador industrial e uma batedeira. A APAE já foi alvo de outros arrombamentos na cidade e o último deles ocorreu em outubro do ano passado, quando os marginais subtraíram uma bomba hidráulica do local.

03 Mai 2013 - 10:22h

Através de nota encaminhada ao Brumado Notícias, a empresa Shalev Empreendimentos falou sobre as denúncias dos trabalhadores de que estariam com os salários defasados. Segundo Sérgio Pita, gerente de contratos da Shalev, a empresa está passando por sérias dificuldades financeiras em razão de a Secretaria de Educação não ter repassado o Reequilíbrio Financeiro Contratual. Mesmo com a crise, Pita esclareceu que nenhum funcionário da Shalev recebe salário inferior ao mínimo e que os salários já foram majorados para valores acima do mínimo legal. Pita também desmentiu a alegação de que os benefícios como vale transporte, vale alimentação e salário família não estariam sendo pagos. O que acontece com relação aos salários e aos dois primeiros benefícios, segundo ele, é que, havendo atraso no repasse das verbas, pode existir, por conseguinte, atraso na quitação da remuneração dos funcionários. Entretanto, o gerente garantiu que a Shalev já está tomando todas as medidas para minimizar tais atrasos. Quanto ao salário família, Pita foi enfático ao afirmar que todos os trabalhadores que apresentaram a documentação legal e necessária exigida vêm recebendo o benefício regularmente. O gerente ainda falou sobre o contato telefônico entre o vereador Weliton Lopes (PR) e um representante da empresa. De acordo com Pita, na ocasião, a Shalev explicou ao parlamentar que não tomaria qualquer medida de repressão aos trabalhadores, sendo falsas as alegações de demissão em massa. “Demissões podem ocorrer a qualquer momento, uma vez que a empresa emprega funcionários que podem ser indicados pela Secretaria de Educação. Logo, havendo a solicitação desta para efetuar o desligamento de algum funcionário, a Shalev não pode deixar de atender tal pedido, sob pena de violar cláusulas contratuais”, reiterou o gerente de contratos. Por fim, Pita adiantou que a Secretaria de Educação se comprometeu a solucionar o problema do repasse ainda neste mês de maio, justificando que o atraso se deve a burocracia excessiva e a grande demanda na Procuradoria do Estado.

03 Mai 2013 - 09:29h

Por volta das 06h desta sexta-feira (03), a polícia de Rio do Antônio, no sudoeste baiano, prendeu o líder do grupo que assaltou a agência dos Correios da cidade na última quinta-feira (02). O homem de nome José Aparecido Pereira foi capturado na Fazenda Lagoa do Mandacaru, município de Guajeru, em uma residência de um parente. Com ele, foram apreendidos um revólver calibre 38 de numeração raspada e com uma munição deflagrada, três cartuchos intactos e a quantia de R$ 515. Segundo a polícia, o grupo já vinha sendo investigado, pois é suspeito de ter praticado três roubos na cidade de Guajeru e no Distrito de Ibitira. Os outros autores do crime conseguiram escapar e ainda estão foragidos.

03 Mai 2013 - 08:38h

O Clube Social de Brumado irá realizar nesta sexta-feira (03), a partir das 19h, um agradável Happy Hour à beira da piscina. O evento será animado pelo cantor Evandro Correia, que irá divulgar seu novo cd. Sexta à noite você já tem um encontro marcado com a diversão. Leve toda sua família e amigos para essa hora da alegria em um espaço descontraído e com música de qualidade. Clube Social de Brumado: a sua melhor opção de lazer.

03 Mai 2013 - 08:31h

Presente no V Encontro de Produtores Rurais de Barra da Estiva e Região, o deputado estadual Marquinho Viana (PV) destacou o anúncio feito pelo secretário da Agricultura da Bahia, Eduardo Salles, de que a Chapada Diamantina, conhecida mundialmente por produzir o melhor café do Brasil, terá um plano emergencial para recuperação da cafeicultura desenvolvida pelos pequenos agricultores, envolvendo os municípios de Barra da Estiva, Mucugê, Ibicoara, Ituaçu e Piatã. O deputado afirmou que a iniciativa terá todo o seu apoio na Assembleia Legislativa da Bahia, e que vai incentivar os secretários de Agricultura desses municípios a elaborar um projeto piloto de custeio dos cafezais que contemple poda, calagem, e fertilização dos solos. O projeto visa atender os produtores mais carentes e que estejam organizados em associações. O evento reuniu mais de cinco mil participantes. Em seu discurso, Viana ressaltou que a Chapada também tem vocação para a produção de morangos.

03 Mai 2013 - 08:23h

De acordo com informações publicadas no Jornal Correio, policiais civis decidiram em assembleia realizada nesta quinta-feira (2) fazer duas paralisações na próxima semana. A primeira paralisação acontece na segunda-feira (6) e a outra será na sexta-feira (10) como forma de protesto em busca do atendimento das reivindicações pautadas pela campanha salarial de 2013, entre as quais o aumento salarial de 5,84%, para acompanhar o crescimento da inflação em 2012, contra 2,5% oferecido pelo governo do estado. A categoria não descarta a possibilidade de entrar em greve. O secretário-geral do Sindpoc, Bernardino Gayoso, afirmou que, embora a categoria esteja negociando com o governo, entrará em greve no próximo dia 7. De acordo com Gayoso, se os servidores públicos da saúde, da Polícia Militar, da Justiça e de outros segmentos decidirem pela greve, a Polícia Civil também poderá participar do movimento. Depois da primeira paralisação, os policiais farão uma avaliação da proposta do governo, a fim de decidir os próximos passos a serem dados pela categoria.