Achei Sudoeste
Achei Sudoeste

Um idoso de 71 anos foi preso em flagrante na noite de sábado (13), depois de tentar abusar sexualmente da sogra de 82 anos em Potirendaba (SP). Segundo informações da polícia, a sogra do idoso tem mal de Alzheimer. O caso foi divulgado pela polícia nesta terça-feira (16). O caso corre sob segredo de Justiça, mas o delegado de Potirendaba, Adriano Ribeiro Nasser, disse que o filho da vítima, que a visitava, teria visto o idoso pegando a mão dela e colocando sobre seu pênis, dentro do quarto dela. De acordo com o G1, o crime teria acontecido na casa onde a família vive. A idosa mora com a filha, que é mulher do agressor. Depois de ser flagrado pelo cunhado, o agressor fugiu de carro, mas foi localizado pela polícia perto da represa da cidade. O suspeito foi preso em flagrante e levado para a cadeia de Catanduva (SP). Segundo o delegado, o suspeito já teria passagem pela polícia por estupro.

Eleições 2016: Confira a agenda dos candidatos na primeira semana de campanha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As coligações e os agentes de marketing ainda estão terminando a elaboração das campanhas das chapas que disputam as eleições em Brumado. Para esta primeira semana de campanha, os candidatos terão agenda cheia. O candidato do PSB, Eduardo Lima Vasconcelos, fará uma campanha “corpo a corpo” nesta quarta (17) e quinta-feira (18), no Bairro São Félix. Na sexta-feira (19), ele fará uma caminhada que terá início no Bairro São Félix e terminará no Bairro Malhada Branca. O candidato do PMDB, Emanoel Araújo Lima, fará “corpo a corpo” no mercado municipal, na sexta-feira (19). No mesmo dia, ainda se encontrará com os moradores do Bairro Esconso e, no sábado (20), estará no distrito de Itaquaraí. O candidato do PTdoB, Genivaldo de Jesus Azevedo, fará palestras em empresas e também vai ao “corpo a corpo” na feira livre, no mercado municipal, na próxima sexta-feira (19). Já o candidato do PRB, Alessandro Lôbo e Silva, ainda concluirá a agenda de campanha hoje, mas sua assessoria adiantou que dentro da programação desta semana está a inauguração do comitê na sexta-feira (19) e também visitas em alguns distritos rurais do município.

Dilma irá ao Senado para julgamento final do impeachment Foto: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

A presidente afastada Dilma Rousseff decidiu que irá comparecer ao julgamento final do processo de impeachment no Senado, informou nesta quarta-feira (17) a assessoria da petista. No entanto, assessores ressaltaram que Dilma ainda não definiu a data na qual irá ao Congresso Nacional. O julgamento está marcado para começar na próxima quinta-feira (25). A assessoria de Dilma destacou ao G1 que, no Senado, ela responderá a eventuais questionamentos que forem formulados a ela pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, pelos senadores, pela acusação ou pela defesa. Lewandowski comandará o julgamento no plenário do Senado. Na manhã desta quarta, o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), disse em entrevista coletiva prever que o julgamento final de Dilma se estenderá por quatro dias. Ele sinalizou ainda que, assim como defende Lewandowski, o julgamento deverá ser interrompido na próxima sexta (26) e será retomado somente na segunda-feira seguinte, sem sessões no final de semana. Renan se reuniu na manhã desta quarta com o presidente do STF e com os líderes partidários do Senado para discutir e definir o cronograma do julgamento e procedimentos que terão de ser seguidos pelos senadores, pela acusação e pela defesa.

Brumado: Moradores do Bairro Olhos D'água reclamam de constantes quedas de energia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em nota enviada à redação do site Brumado Notícias, moradores do Bairro Olhos D’água se queixaram das constantes quedas de energia na localidade. “Só no início da manhã de hoje (17) foram três quedas sequenciadas e fomos obrigados a correr para desligar os aparelhos da tomadas, temendo algum curto circuito ou dano aos eletrodomésticos”, disseram. Nossa reportagem se deslocou até a comunidade e ouviu os moradores, que reforçaram as reclamações. Uma dona de casa nas imediações da Praça Donatila Lobo declarou que virou rotina as quedas repentinas de energia na localidade. A moradora disse ainda que teve três televisores queimados por conta dos incidentes, mas não prestou queixa porque não queria se aborrecer com um processo com a concessória responsável pelo fornecimento de energia no município. Até o final da manhã desta quarta-feira (17), tentamos contato com a gerência do escritório regional da Coelba para tratar do assunto, mas não obtivemos êxito.

Deputado Luciano Ribeiro clama por segurança pública na Bahia Foto: Gisele Quintão

A falta de compromisso com a segurança pública na Bahia foi o tema levado para a tribuna da Assembleia Legislativa pelo deputado Luciano Ribeiro (DEM) na sessão da última terça-feira (16), quando ressaltou que a questão é um clamor do povo. O deputado citou os recorrentes assaltos aos bancos no interior, fazendo referência ao assalto ocorrido em Caculé, sua cidade natal. Na oportunidade, um grupo de cerca de vinte pessoas atiraram com fuzis em todas as direções, inclusive contra a companhia de polícia, em plena comemoração da emancipação política do município. “Uma noite de pesadelo, uma cidade toda assustada. Além dos assaltos, vivemos com problemas de segurança nas estradas, não sabemos se nos locomovemos de carro ou de ônibus, onde os assaltos também são previsíveis, ocorrendo no mesmo local. Temos inclusive aqui na Casa uma deputada vítima da ousadia dos bandidos. Não é possível viver num estado de terror e medo com tanta falta de segurança. É muita falta de governo. Nos resta apelar para a sensibilidade do governador em resolver este grande problema e garantir tranquilidade à população”, destacou Ribeiro, indicando ao Estado que torne a polícia mais eficiente, investindo em inteligência, nomeando os policiais civis e delegados concursados e aptos a serem nomeados.

Rio 2016: Brasil goleia Honduras e vai à final Foto: Reuters

Foi de forma tranquila que a seleção brasileira se classificou para a grande final do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. No Maracanã, o time verde amarelo apresentou uma boa atuação e não teve dificuldades para aplicar uma goleada de 6 a 0 sobre Honduras na tarde desta quarta-feira (17). O resultado positivo foi marcado pelo gol mais rápido da história olímpica feito por Neymar, aos 14 segundos de jogo. Além do camisa 10, que marcou mais um nos últimos minutos de jogo, Gabriel Jesus, duas vezes, Marquinhos e Luan rechearam o placar. A equipe comandada por Rogério Micale atuou com a seguinte escalação: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio (Luan) e Douglas Santos; Walace e Renato Augusto (Rafinha Alcântara); Gabriel Jesus (Felipe Anderson), Neymar, Luan e Gabigol. Os hondurenhos atuaram com López; Paz, Palacios e Vargas; Pereira, Espinal, Acosta (Banegas) e García; Elis, Quioto e Lozano. O Brasil joga pelo ouro olímpico no próximo sábado (20), às 17h30, no mesmo Maracanã. O adversário será definido ainda nesta quarta, na partida entre Nigéria e Alemanha, que se enfrentam logo mais, às 16h, na Arena Corinthians, em São Paulo. 

Nissan Kicks acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Acaba de chegar na Taisan Auto o lançamento exclusivo da Nissan: o Nissan Kicks. Considerado o SUV mais desejado do mercado, o veículo possui espaço, conforto, desempenho, tecnologia e inovação. Com um interior espaçoso e design planejado por um time global de especialistas, o Nissan Kicks se destaca em cada elemento. Design tratado como premissa, além do diferenciado exterior, o Nissan Kicks surpreende em sua flexibilidade interna. O interior clean e moderno permite personalização para atender a todas as suas necessidades e expectativas. Conheça de perto esse lançamento na Taisan Auto, que fica localizada na Av. Centenário, 853, Novo Brumado. O telefone é (77) 3441-5551. 

Eleições 2016: Genivaldo abre campanha apresentando plataforma de governo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O candidato a prefeito do município de Brumado, o professor Genivaldo de Jesus Azevedo (PTdoB), abriu o período de campanha majoritária com uma coletiva de imprensa, durante a qual apresentou a sua plataforma de governo. O candidato, que apresentou menor poder aquisitivo ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), declarou que fará uma campanha de baixo custo e, por isso, não fará comícios e nem utilizará carros de som para propaganda volante. Ele apostará no “corpo a corpo” com o eleitorado, fazendo panfletagem nas residências e comércio em busca de voto. 

Eleições 2016: Genivaldo abre campanha apresentando plataforma de governo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Genivaldo disse ainda que vai explorar bastante as redes sociais  para enviar suas propostas de governo à população. Mesmo com uma chapa pequena em comparação aos demais adversários, de partido único e apenas dois candidatos a vereador, o professor acredita que suas propostas serão bastante convincentes para atingir o público indeciso e os que costumam votar em branco e nulo, além de buscar os famosos votos de protesto. Na agenda desta semana, o candidato fará panfletagens no comércio e, na sexta-feira (19), percorrerá o mercado municipal.  

Ministério da Ciência tem novos resultados de estudos de pílula contra câncer Foto: Reprodução/RBS TV

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou na última terça-feira (16), novos resultados de pesquisas sobre a fosfoetanolamina, composto que ficou conhecido como "pílula do câncer". O estudo, que avaliou o efeito da fosfoetanolamina sobre camundongos com melanoma, apontou que a substância foi capaz de reduzir a massa tumoral, porém com efeito menor do que a ciclofosfamida, já usada como quimioterapia contra câncer. O teste, feito pelo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento de Medicamentos da Universidade Federal do Ceará (NPDM/UFC), de Fortaleza, utilizou células de melanoma inoculadas em cinco grupos de 10 camundongos. Os animais receberam o tratamento durante 16 dias consecutivos. Ao final desse período, a dose maior de fosfoetanolamina foi capaz de reduzir em 64% a massa tumoral. A redução, porém, é menor do que a que foi obtida com a ciclofosfamida, que reduziu a massa tumoral em 93%. O MCTIC coordena, ao lado do Ministério da Saúde, uma iniciativa federal para pesquisar a substância, anunciada em outubro de 2015.

Brumadense é preso em Rio do Antônio vendendo motocicletas roubadas Foto: Divulgação/PM

Um homem identificado como Marcleber Amorim Silva, natural da cidade de Brumado, foi preso na última terça-feira (16), no Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio, no sudoeste baiano. Segundo a polícia, o homem foi preso em flagrante na localidade vendendo três motocicletas com valor bem abaixo do preço de mercado. Ao fazer uma busca no sistema, os policiais verificaram que dois dos veículos possuíam restrição de furto ou roubo. O homem foi encaminhado para a delegacia e as motos foram apreendidas.

Desemprego cresce em todas as regiões do país no segundo trimestre, diz IBGE Foto: Reprodução/TV Integração

O desemprego subiu em todas as grandes regiões do país no segunto trimestre deste ano em relação mesmo período de 2015, segundo dados da Pnad Contínua, divulgados nesta quarta-feira (17) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o G1, considerando todos locais, a taxa ficou 11,3%, conforme pesquisa já divulgada pelo instituto. A maior taxa foi observada no Nordeste. Em um ano, o índice de desemprego subiu de 10,3% para 13,2%. No primeiro trimestre deste ano, o índice havia ficado em 11,4%.Na sequência, entre as maiores taxas estão a Sudeste (de 8,3% para 11,7%), a Norte (de 8,5% para 11,2%)  e a Centro-Oeste (de 7,4% para 9,7%).

TP Publicidade realizará solenidade de premiação dos destaques do ano em Brumado

No dia 17 de setembro, a TP Publicidade realizará a solenidade de entrega de títulos dos destaques do ano aos profissionais liberais, empresas, políticos e outros que tiveram maior evidência nos últimos meses em Brumado. A solenidade também vai celebrar a marca histórica de 20 anos da premiação no município. A programação do evento, que acontece no Clube Social, tem desfiles e shows ao vivo com pratas da casa, além do coquetel de confraternização entre premiados, familiares, amigos e convidados.

Farmácia Economize +: Medicamentos com até 70% de desconto

Você pode encontrar medicamentos com até 70% de desconto na Farmácia Economize +. Isso mesmo, 70%. Passe na farmácia agora mesmo e pesquise se o remédio que você precisa está com esse mega desconto. A Farmácia Economize + fica localizada na Rua Rio de Contas, 311, em frente ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os telefones são (77) 3441-0587 e (77) 99917-6106.

Eleições 2016: MP emite recomendação vedando pedido de votos em templos religiosos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com recomendação emitida pelo Ministério Público (MP), é proibido pedir votos em templos religiosos. A proibição de exibir propaganda política em locais de culto está prevista na Lei 13.615/2015. Os candidatos, partidos e coligações que desobedecerem a recomendação podem sofrer penalidades na Justiça Eleitoral, como sanções e até cassação do registro de candidatura no Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Segundo a legislação eleitoral, também é proibida a doação direta em dinheiro a propagandas e candidaturas por parte de instituições religiosas. Os cidadãos podem fazer denúncias dessa natureza diretamente no Ministério Público.

Unopar: Ainda dá tempo de fazer a sua matrícula sem pagar nada agora

Em Brumado, a direção da Unopar informa que as aulas deste semestre já tiveram início no último dia 1º. Mesmo assim, ainda dá tempo de realizar a matrícula com a promoção “Faça a sua matrícula sem pagar nada agora”. Os interessados podem entrar em contato com o polo pelos telefones: (77) 3441-7979 ou 99949-5503. A Unopar fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araujo, 55, Bairro do Hospital. Unopar, mais próxima para você ir mais longe.

Brumado: Polícia Militar recupera bens roubados na zona rural e prende os bandidos Foto: Divulgação/PM

Três indivíduos invadiram e saquearam duas casas na Fazenda Cachoeira, na zona rural de Brumado. Uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) se deslocou até o local e conseguiu interceptar o trio na estrada, voltando para a cidade. 

Brumado: Polícia Militar recupera bens roubados na zona rural e prende os bandidos Foto: Divulgação/PM

Com eles foram encontrados um aparelho de DVD, um ventilador, uma TV, um colchão, um botijão de gás, uma panela de pressão, vários fios, dois alicates, um martelo, uma calculadora e uma bomba para bicicleta. Segundo informações da polícia, os indivíduos foram identificados como Caio Costa Santos, Matheus Lucas Souza Martins e Leandro Benigno Martins. Todos foram apresentados na delegacia, juntamente com os objetos recuperados.

STF investiga Dilma e Lula por tentarem obstruir Justiça Foto: Givaldo Barbosa/Agência O Globo

O ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou na terça-feira (16) a abertura de inquérito contra a presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por obstrução da Justiça. Segundo o jornal O Globo, o caso está sob também são alvo da apuração os ex-ministros José Eduardo Cardozo e Aloizio Mercadante.  Investigadores da Operação Lava Jato apontam que Dilma nomeou Lula como ministro com o propósito de dar a ele foro privilegiado.  O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu a abertura de inquérito no início de maio. No entanto, a investigação começou apenas hoje, com a determinação de Teori.

Brumado: Moni Viana e Chiquinho Amorim são premiados em Festival de Música em Ibotirama Foto: Divulgação

Os músicos Chiquinho Amorim e Moni Viana conquistaram o público presente no XL FEMPI - Festival de Música Popular de Ibotirama, que aconteceu no último final de semana. Além da premiação pela interpretação da canção “Amorável”, de José Alexandre, compositor do Rio de Janeiro, Moni Viana, acompanhada pelo violonista Chiquinho Amorim, venceu como melhor intérprete do festival. A artista brumadense concorreu com quinze cantores de todo país. “Ficamos muito felizes em poder representar a nossa cidade no FEMPI. A música foi muito bem aceita pela população ribeirinha, que entoou os lindos versos, juntamente conosco, atestando que música de qualidade, verdadeiramente, toca a alma,” destacou o músico Chiquinho Amorim, um grande defensor da nossa MPB. 

Cineasta volta à câmara em busca de apoio para produzir filme sobre o desbravamento de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O cineasta Edmilson Landi retornou à Câmara de Vereadores de Brumado na noite da última segunda-feira (15) para fazer uso da tribuna livre a fim de solicitar apoio para produção do filme “Pórcia e Leolino - Uma trágica história do Sertão”. O ator e produtor declarou que a intenção é produzir uma película que conte a história do desbravamento do município nas terras do Campo Seco. Landi, que também é radialista, já produziu outros documentários que despertaram a atenção do público e da crítica conquistense. Em Brumado, acabou de entregar seu último trabalho: a história e trajetória de uma unidade particular de ensino. Landi está se alojando no município a fim de buscar atores locais e figurinistas para começar a rodar a produção.  

Baiano Robson Conceição fatura 1º ouro do boxe na história Foto: Peter Cziborra/Reuters

A projeção feita por Robson Conceição em março se concretizou. Em sua terceira Olimpíada, disputada em casa, o baiano venceu o francês Sofiane Oumiha por decisão unânime e conquistou o ouro olímpico, o segundo da Bahia da última terça-feira (16). Eliminado nas estreias em Pequim 2008 e Londres 2012, Robson faturou o primeiro ouro baiano desde 2004, quando Ricardo venceu o torneio de vôlei de praia em Atenas – na época, ele fez dupla com Emanuel.

Trotes atrapalham ações da polícia militar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“A cada dez ligações, uma média de cinco ou seis é trote de toda natureza que recebemos em nossa central”. A declaração foi feita por um oficial da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) ao site Brumado Notícias. Os números mostram que cerca de 50% a 60% das ligações atendidas na central de rádio patrulha da companhia brumadense são trotes. O comandante, o Major Jocevã Oliveira, ainda informou um dado preocupante: que a maioria dos trotes pode estar sendo aplicada por estudantes. No levantamento, foi registrado que os horários de pico dos trotes acontecem sempre no final da manhã e no final da tarde, justamente na hora da saída dos alunos das escolas. De acordo com o comandante, além dos trotes que deslocam as viaturas para falsas ocorrências, algumas pessoas ligam apenas para fazer chacota dos atendentes. “Alguns simulam choro, outros xingam palavrões e batem o telefone e outros ficam apenas rindo. O lamentável de tudo isso é que muitas vezes coincide que no mesmo momento tem pessoas em real situação de risco, mas tem o atendimento da polícia retardado por esses trotes. Uma cultura maldosa de brincar de atrapalhar os serviços de atendimentos de emergências”, destacou o Major. A polícia militar ainda está fechando o levantamento do primeiro semestre para ter os números exatos dos trotes no período.

Eleições 2016: Ministério Público pede impugnação da candidatura de Manelão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Ministério Público Eleitoral (MPE) em Brumado solicitou na última terça-feira (16) a impugnação do registro de candidatura de Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão.  O pedido será analisado pelo juiz Genivaldo Alves Guimarães. Segundo apurou o site Brumado Notícias, na última terça-feira (09), o Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), ao julgar uma Ação de Investigação Juducial Eleitoral (Aije), deixou o candidato a prefeito inelegível por oito anos. Manelão foi condenado pelo uso indevido de meio de comunicação social, conduta vedada, propaganda eleitoral e uso de emissora de rádio irregular e abusiva, antes e durante o pleito eleitoral de 2014, quando o acionado foi candidato ao cargo de deputado estadual. As irregularidades foram cometidas indevidamente na emissora Rádio Educativa Brumas FM, a Alternativa FM, de acordo com o TRE-BA.

Marisa Letícia e filho de Lula não comparecerem a depoimento da PF Foto: Reprodução

O advogado do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Cristiano Zanin Martins, disse hoje (16), em entrevista coletiva, que o não comparecimento da esposa e do filho de Lula, Marisa Letícia Lula da Silva e Fábio Luís Lula da Silva, ao depoimento agendado pela Polícia Federal de Curitiba foi apenas o exercício de um direito previsto na Constituição. O depoimento estava marcado para as 10h de hoje na Superintendência da Polícia Federal em São Paulo e faz parte da Operação Lava Jato. Na ocasião, seria abordada a questão das benfeitorias feitas em um sítio na cidade de Atibaia, cuja propriedade é atribuída a Lula. Segundo o inquérito, as reformas teriam sido feitas com recursos desviados da Petrobras. “O depoimento não tem sentido já que em março deste ano os proprietários João Suassuna e Fernando Bittar mostraram documentos que provam que eles são os donos do sítio e que a propriedade foi adquirida com recursos lícitos e próprios”, afirmou o advogado.

Alunos baianos criam jogo para combater Aedes Aegypti Foto: Reprodução/TV Bahia

Dois alunos do curso de Engenharia da Computação, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Fábio Bispo e José Victor Cardim, criaram um jogo que ajuda no combate dos focos do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com o G1, um dos objetivos é disponibilizar o aplicativo nas escolas do município para que as crianças aprendam brincando como combater o mosquito. Os estudantes criaram o aplicativo em 3D na disciplina de jogos virtuais, sob a orientação do professor Victor Sarinho. O cenário do jogo é o quintal de uma casa, cheia de focos do mosquito, como piscina, fontes de água, pneus velhos e garrafas. São cinco situações de risco que servem de foco do mosquito e 90 larvas do Aedes Aegpty que precisam ser eliminadas. Cada larva destruída gera uma pontuação. Depois deste tempo, o mosquito pode vencer a “batalha”.

Arquivo