Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Solto na pista, animal provoca acidente e morre no anel viário em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há meses, a prefeitura descontinuou a operação de recolhimento de animais soltos nas rodovias e na área urbana do município de Brumado. Na noite do último sábado (13), mais um grave acidente do tipo foi registrado no anel rodoviário da BR-030. No local, por pouco um dos ocupantes de um veículo que atropelou um equino que atravessava a pista não morreu. O animal não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Já o veículo ficou parcialmente destruído. “Foi tudo muito rápido e o motorista não teve uma boa visão do animal, que pelo escuro ficou camuflado com a falta de iluminação na pista. Ganhamos uma sobrevida. Lamentamos e ainda estamos assustados com o ocorrido, mas agradecidos a Deus por ter nos livrado”, contou um passageiro do carro ao site Brumado Notícias. 

Deputado Lúcio Vieira Lima diz que sairá nu se Manelão não for candidato em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Para dar mais firmeza a seu pronunciamento referente à confirmação da candidatura do peemedebista Emanoel Araújo Lima (PMDB) à prefeitura de Brumado, o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB) provocou os adversários dizendo que desfilará nu pelas ruas da cidade. Ele ainda desafiou os demais candidatos a fazerem o mesmo. “Se Manelão não sair candidato eu vou desfilar nu e quero ver se os outros candidatos vão aceitar o desafio. Se eu perder, eu saio nu, mas se estivermos certos eles saem. Não vai ser uma coisa bonita para os brumadenses verem, mas a aposta está de pé. Não aposto dinheiro porque não tenho e meu pai me ensinou a não apostar dinheiro. Mas se algum dos adversários tiver coragem de encarar o desafio que se manifestem”, polemizou o deputado.  

Bandidos fortemente armados explodem agência do Banco do Brasil em Caculé Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Bandidos fortemente armados explodiram a agência do Banco do Brasil, na cidade de Caculé, no sudoeste baiano, na madrugada desta segunda-feira (15). Segundo apurou o site Brumado Notícias, os moradores da cidade ainda estão em estado de choque devido a intensidade da explosão. De acordo com populares, os meliantes ainda saquearam a agência que fica localizada na Praça Coração de Jesus. No último final de semana, Caculé comemorou 97 anos de emancipação política. O valor roubado não foi divulgado.

Conheça os tratamentos disponíveis na Clínica Luiza Feres em Brumado

A Clínica Luiza Feres oferece tratamentos de ponta com os melhores aparelhos do mercado. Os pacotes são montados individualmente, de acordo com o objetivo do paciente. Todos os tratamentos são acompanhados de fórmulas e produtos ortomoleculares que aceleram o resultado e desintoxicam o organismo. Agora você também associa os tratamentos aos kits hipocalóricos e detox disponíveis na Praticook. Você perde peso e medidas! A Praticook e a Clínica Luiza Feres te ajudam a recuperar o seu peso ideal. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Eleições 2016: Advogado e deputado garantem candidatura de Manelão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em uma coletiva de imprensa realizada pela coligação encabeçada pelo PMDB no último sábado (13), o advogado Jaime Vieira Lima, que acompanhou o deputado federal Lúcio Vieira Lima (PMDB), garantiu a candidatura do empresário e radialista Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, à prefeitura de Brumado, bem como do radialista Marquito Gomes, candidato a vereador. O advogado afirmou que houve um equívoco por parte da Assessoria de Comunicação do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que publicou em sua página a impugnação da candidatura do empresário e a cassação dos seus direitos políticos por oito anos, com a alegação de que o mesmo utilizou veículo de comunicação para favorecer a sua campanha a deputado estadual em 2014. Em resposta à indagação do site Brumado Notícias, o advogado disse ainda que a falha foi corrigida e, dessa forma, não foi necessário recorrer a uma liminar para assegurar a manutenção das candidaturas dos pretensos candidatos. 

Eleições 2016: Advogado e deputado garantem candidatura de Manelão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o deputado Lúcio Vieira Lima, além de reiterar a confirmação de Manelão ao pleito, destacou que o PMDB e seus aliados vão intensificar as campanhas para recuperar os prejuízos causados pela divulgação equivocada. O parlamentar respondeu que acredita em um dolo, não por parte dos juízes do TRE, mas por parte da assessoria de comunicação do órgão, que pode ter sido influenciada por terceiros a fim de prejudicar as candidaturas dos radialistas. O candidato, por sua vez, mandou um recado aos seus adversários. “Esse impasse nos deu mais força para continuarmos firmes no nosso projeto. Se tentaram interromper nossa candidatura é porque estamos incomodando e sabem que podemos fazer a diferença. Prova que estão com medo de nossa presença nessas eleições, mas estamos ainda mais fortalecidos para essa disputa”, ressaltou Manelão. O candidato fará seu registro de candidatura nesta segunda-feira (15). Assim que o mesmo for homologado pela justiça eleitoral, Brumado contará com quatro chapas nas eleições de outubro.

Presídio de Brumado deve ser inaugurado até o final do ano, garante diretor regional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por telefone ao site Brumado Notícias, Alexando Oliveira, diretor do Presídio Nilton Gonçalves, em Vitória da Conquista, garantiu que a unidade prisional de Brumado deve ser inaugurada e estará em funcionamento até o final deste ano. Em resposta à matéria publicada no site, que aponta o receio da população de que o presídio seja concluído, mas demore de funcionar, o diretor disse que o empreendimento deverá ser finalizado no próximo mês. Segundo ele, depois disso, o governo do estado lançará o edital para contratação da empresa que assumirá a manutenção da unidade prisional. Alexando declarou que, diferente do novo presídio de Vitória da Conquista, que foi a primeira unidade do modelo a ser concluída no estado, as demais estão entrando em funcionamento mais rapidamente. 

Presídio de Brumado deve ser inaugurado até o final do ano, garante diretor regional Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Por ser o primeiro, o presídio de Vitória da Conquista passou por muitas adequações. As empresas que concorriam pela prestação de serviços divergiram com ações judiciais, o que provocou o longo atraso para inauguração”, explicou ele, assegurando que a unidade brumadense terá a licitação aprovada em um prazo de pelo menos cinquenta dias após a conclusão das obras. Dessa forma, a empresa que assumir o complexo deverá lançar o quanto antes o concurso para provimento de vagas para os diversos setores. A previsão é de que o prédio gere 200 empregos em Brumado. “As previsões para o setor prisional nas regiões oeste e sudoeste da Bahia são otimistas com os presídios de Barreiras, Vitória da Conquista e Brumado, pois iremos desafogar as delegacias e devolver os policiais civis e militares para as suas reais funções, sem ter que se preocupar com as atividades carcerárias. Será um grande ganho para a segurança pública da região”, destacou o diretor regional de assuntos penitenciários.

Faixa presidencial está desaparecida

Se o impeachment de Dilma Rousseff (PT) for confirmado no fim de agosto, Michel Temer (PMDB) será empossado como o 37º presidente do Brasil e colocará no peito a… cadê a faixa presidencial? A mais bizarra auditoria de que se tem notícia está sendo realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU): encontrar o misterioso lugar em que está a faixa presidencial do Brasil. O TCU descobriu que 4.500 itens do patrimônio da Presidência da República estão sumidos. Ninguém sabe se foram surrupiados ou simplesmente extraviados. Entre os objetos estão obras de arte, utensílios domésticos, peças de decoração, material de escritório, computadores e, sim, a faixa presidencial. Que fim ela levou? A novidade apareceu durante uma auditoria do TCU que tinha outra finalidade. Em março passado, a Operação Lava-Jato localizou um cofre numa agência bancária em São Paulo no qual o ex-presidente Lula guardava presentes recebidos durante os oito anos de Presidência. A lei determina que os presentes trocados entre chefes de Estado sejam incorporados ao patrimônio da União. Lula e Dilma, segundo os técnicos, desrespeitaram a regra. Entre 2003 e 2010, Lula recebeu 568 presentes. Pelos registros, deixou no Planalto só nove deles. Já Dilma recebeu 163 presentes. Apenas seis foram incorporados ao patrimônio público. O TCU sugeriu ampliar o sistema de fiscalização para impedir que futuros presidentes levem bens que deveriam ser públicos. As informações são da Veja.

Os passos que ainda faltam para o Brasil sair da crise Foto: Christopher Furlong/Getty Images

A produção industrial está em crescimento ininterrupto desde março, o dólar desceu recentemente a seu menor nível em mais de um ano, a Bovespa sobe desde janeiro e tanto consumidores quanto empresários têm declarado uma confiança crescente na economia. Se levarmos em conta apenas esses indicadores, dá para pensar que a difícil recessão pela qual o país passa, a mais severa desde o início da década de 30 do século passado, é página virada. Mas o desemprego na casa dos dois dígitos, o desempenho muito ruim do comércio e dos serviços no primeiro semestre do ano e a previsão de retração, pelo segundo ano seguido, de mais de 3% do Produto Interno Bruto (PIB), indicador que mede a geração de riquezas do país, acendem o alerta: talvez seja cedo para o espocar de fogos. Afinal, a crise está no fim? É fato que muitos economistas têm visto indícios de melhora, mas é preciso fazer a ressalva: há sinais de avanço, o que não significa que a crise econômica esteja se encerrando. O país precisa avançar mais alguns degraus antes de decretarmos que o pior ficou para trás. Em geral, a retomada da atividade de um país em recessão – caso do Brasil, que vê sua economia encolher desde o segundo semestre de 2014 – ocorre em etapas. Os passos são paulatinos, a caminhada não é exatamente perfeita e há avanços e retrocessos ao longo do caminho. Ainda assim, é possível enxergar uma lógica – e o Brasil está antes da metade do caminho. As informações são da Veja.

STJ: Número de processos por erro médico cresce 82%

Nos últimos anos, houve crescimento de processos e reclamações por erros médicos identificados pela Folha em pelo menos três esferas diferentes – no Tribunal de Justiça de São Paulo, no Superior Tribunal de Justiça e no Conselho Regional de Medicina. De acordo com o jornal, os casos que vão ao STJ após recurso em instância inferior subiram 82% de 2010 a 2015, ano com 474 ações. Em 2016, já são 351 até julho. Ainda segundo a publicação, os erros médicos são atribuídos por especialistas a uma série de fatores –que vão da formação deficiente em faculdades à falta de fiscalização em procedimentos feitos por clínicas e hospitais. A publicação afirma também que os especialistas atribuem esse aumento de reclamações e processos à maior exposição do assunto, que incentiva vítimas a buscarem reparações. Em 2013, a Anvisa publicou uma resolução determinando que todos os serviços de saúde no país estabelecessem núcleos de segurança do paciente, com planos que determinassem ações de gestão de risco. Foram estipulados quatro meses para que todos os 8.500 estabelecimentos cadastrados se adequassem. Até julho, apenas 1.277 haviam criado seus núcleos.

Brasil bate a Colômbia e avança às semifinais da Olimpíada Foto: Paulo Whitaker/Reuters

O Brasil está na semifinal do torneio masculino de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio. Garantiu a vaga ao superar o seu mais duro teste até agora e bater a Colômbia por 2 a 0, no sábado (13), no estádio Itaquerão, em São Paulo, em um jogo em que teve de enfrentar a violência e o antijogo do adversário no primeiro tempo. Mas novamente comandando por Neymar, se impôs e agora no mínimo vai disputar a medalha de bronze. O sonho do ouro inédito, porém, está cada vez mais vivo.  Na quarta-feira, o Brasil joga por uma vaga na final contra Honduras - que ganhou da Coreia do Sul por 1 a 0, no estádio do Mineirão, em Belo Horizonte -, às 13 horas, no estádio do Maracanã, no Rio. Na Olimpíada de Londres, há quatro anos, as duas seleções se enfrentaram nas quartas de final e a seleção então comandada pelo técnico Mano Menezes venceu por 3 a 2 após ficar duas vezes em desvantagem no placar.

Após Olimpíada, Lula deverá ser denunciado por participação no esquema do Petrolão Foto: Ricardo Botelho/Photo Pres

Está tudo pronto para que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) seja indiciado pela Polícia Federal e denunciado pelos procuradores da força-tarefa da Lava Jato em Curitiba. Os investigadores trabalham com afinco para pegar Lula assim que a Olimpíada termine. Delegados e procuradores julgam ter provas robustas de que Lula era o chefe do petrolão – e de que recebeu propina das empreiteiras, por meio do sítio em Atibaia e do tríplex em Guarujá. O conjunto de evidências é tamanho que eles abdicam até de novas informações provenientes de delações premiadas. Os investigadores estão irritados com as seguidas tentativas de Lula de intimidá-los. Mas não está previsto, por enquanto, pedido de prisão contra o ex-presidente. Ao menos contra ele. Será a segunda denúncia do Ministério Público contra Lula. A primeira diz respeito à tentativa de Lula silenciar o ex-diretor da Petrobras Nestor Cerveró para que ele não passasse informações sobre o pecuarista José Carlos Bumlai, amigo do petista. As informações são da Época.

Bárbara pega dois pênaltis, e Brasil ganha da Austrália Foto: Reuters

O Brasil tentou resolver nos 90 minutos. Tentou resolver nos 120 minutos. Mas resolveu somente na sofrida disputa de pênaltis contra a Austrália, após o placar de 0 a 0 no Mineirão. E quis o destino que a heroína de hoje fugisse do convencional. A craque Marta desperdiçou a quinta cobrança, mas a goleira Bárbara defendeu duas em seguida e classificou o Brasil para a semifinal olímpica contra a Suécia, no Maracanã, na próxima terça (16). 

Amarok SE acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar uma Amarok SE, 2012/2012. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brumado perde o irreverente 'Zé de Maria'

O brumadense José Maria da Silva Santos, mais conhecido como Zé de Maria, que foi um dos maiores pedreiros da cidade, além de um dos personagens mais queridos devido ao seu jeito irreverente e cativante, faleceu na madrugada deste sábado (13) em Itapetinga. Ele estava em tratamento em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), após um infarto do miocárdio. Zé de Maria estava internado há um mês. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o velório será realizado em sua residência, na Rua Davi Bonfim, 396, ao lado da Câmara de Vereadores. 

Impeachment: Julgamento final de Dilma vai começar no dia 25 de agosto Foto: Reprodução

A defesa da presidente afastada Dilma Rousseff foi informada nesta sexta-feira (12), por meio de uma notificação entregue no Senado, que o julgamento final da petista no processo de impeachment começará às 9h do dia 25 de agosto. A data foi definida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Ricardo Lewandowski, que comandará o julgamento. A notificação, assinada por Lewandowski, convoca Dilma ou seus advogados a comparecerem na sessão marcada para o dia 25. Segundo apurou o G1, está sendo preparado o seguinte cronograma para o julgamento final: na quinta-feira (25) e na sexta-feira (26), os senadores deverão ouvir as três testemunhas da acusação e as seis da defesa. O julgamento deverá ser interrompido no sábado (27) e no domingo (28). Depois disso, na segunda-feira (29) o julgamento será retomado com o depoimento de Dilma Rousseff, caso ela decida comparecer ao Senado. Senão, será lida uma manifestação da petista pelo seu advogado, o ex-ministro José Eduardo Cardozo. Depois, acusação e defesa vão debater o processo. Na terça-feira (30), os senadores deverão fazer a última discussão sobre o processo. A votação final aconteceria após a discussão entre os parlamentares. Dependendo da duração dos debates, a votação em si pode acontecer na quarta-feira (31), e não no dia anterior. Para Dilma ser afastada definitivamente, são necessários os votos de pelo menos 54 senadores. Caso contrário, o processo será arquivado e a petista reassumirá a Presidência da República.

Festival de Inverno movimenta rede hoteleira e aquece economia em Vitória da Conquista

Quem ainda não reservou hospedagem para o Festival de Inverno Bahia, em Vitória da Conquista, região sudoeste, que será realizado entre os dias 26 e 28 de agosto, precisam se apressar com a reserva. Um dos hotéis da região, por exemplo, já recebe mais de dez ligações por dia à procura por vaga para o último final de semana de agosto. Porém, há apenas quartos para domingo. De acordo com o G1, tem fãs que se programam antecipadamente para curtir o festival de música do interior do norte e nordeste do país. Antes mesmo da divulgação da grade de atrações, ainda no primeiro semestre do ano, as vagas para a sexta e o sábado de festival já estavam esgotadas. “O pessoal procura sempre as reservas de até um ano. A gente tem hóspede que, quando termina o festival, ele já procura fazer a reserva para o ano que vem”, disse a assistente de gerente, Catiucea Cardoso. Além do alto movimento na rede hoteleira, os taxistas do município afirmam que esse é um dos melhores períodos do ano. Durante todo o mês de agosto, o aumento no número de corridas é de até 15%. Nos três dias de festa, esse aumento pode chegar a 50%.

Jovem paga R$ 1,5 mil e cai em golpe de emprego Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma jovem moradora de Salvador, que prefere não se identificar, foi vítima de um golpe após ter recebido uma proposta de emprego pela internet. Ela cadastrou o currículo em uma página que serve de consulta para várias empresas em todo o Brasil. A jovem recebeu uma proposta tentadora: cargo de supervisora administrativa de uma empresa portuária alemã, com salário de R$ 4,3 mil e muitos benefícios. Para concorrer à vaga, a candidata precisou responder a um questionário. Ainda foi exigido que ela pagasse um curso indicado pela empresa no valor de R$ 1,5 mil. “Eles me disseram que eu teria que fazer um curso de gestão de qualidade. O valor do curso ficaria em R$ 2 mil e se fizesse o depósito em conta ficaria R$ 1,5 mil. Eu receberia esse desconto. Foi o que eu fiz. A empresa que estava me contratando me disse que eu seria reembolsada do valor desse curso”, conta a vítima ao G1. Ela diz que depois os golpistas pediram que ela fizesse um segundo depósito, no valor de R$ 2.248, mas ela desconfiou da situação. A jovem não conseguiu mais contato com a empresa depois disso nem reembolso. “Eles me bloquearam por telefone, computador e não obtive resposta por e-mail”, afirma. A reportagem tentou entrar em contato com a empresa que ofereceu os cursos e com o responsável pela seleção, mas os telefonemas não foram atendidos.

Está em andamento a Copa União dos Babeiros de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Começou nesta quinta-feira (11), no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, a Copa União de Futsal dos Babeiros de Brumado. Trata-se de um torneio curto, com três dias de duração, que reúne as equipes formadas por peladeiros da cidade. No total, dez times participam da competição. A segunda rodada com eliminatórias do torneio acontece hoje (12) e a final será disputada amanhã (13).

Suzane Von Richthofen recebe indulto de Dia dos Pais Foto: André Vieira

Condenada a 39 anos de prisão por planejar o assassinato dos pais, Suzane Von Richthofen foi beneficiada com a saída temporária de Dia dos Pais. Suzane cumpre pena na Penitenciária Santa Maria Eufrásia Pelletier. Ela deve retornar ao presídio na próxima terça-feira (16). De acordo com o G1, desde que foi condenada em 2006, esta é a terceira vez que Suzane tem direito à saída temporária e a primeira pelo Dia dos Pais. O Ministério Público chegou a pedir que a presa perdesse o direito à saída por seis meses, depois de entregar um endereço falso para sua última saída em maio, mas a Justiça decidiu absolvê-la e manter o benefício.

Tentativa de homicídio é registrada em estacionamento do Hospital Regional de Guanambi Foto: Reprodução

Na tarde da última quinta-feira (11), uma tentativa de homicídio foi registrada no estacionamento do Hospital Regional de Guanambi, no sudoeste baiano. Segundo informações da polícia, os envolvidos prestavam socorro a um amigo quando a discussão teve início. Ainda no estacionamento da unidade de saúde, Alzedite Rosa de Jesus, de 50 anos, atingiu um homem não identificado com uma facada no peito. A vítima foi socorrida e segue em observação. O suspeito foi conduzido para delegacia, onde foi registrada a ocorrência. A polícia está investigando o caso.

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) promoverá, na próxima terça-feira (16), palestra sobre as normas que regulamentam o financiamento das campanhas nas Eleições 2016 e o Sistema SPCE-Cadastro, que, obrigatoriamente, deverá ser utilizado pelos candidatos e partidos para elaborar suas prestações de contas e para encaminhar informações à Justiça Eleitoral. A reunião acontece a partir das 14h, na Sala de Sessões do Tribunal. O evento será aberto ao público e não há necessidade de inscrição prévia. Desde o início do ano, a Justiça Eleitoral, no âmbito de sua atuação administrativa, tem realizado e participado de eventos visando à ampla divulgação da norma. O material de apoio e de capacitação para os interessados na prestação de contas de campanha está disponível no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Eleições 2016: Alessandro Lôbo registra chapa para a disputa à prefeitura de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O médico Alessandro Lôbo e Silva (PRB) solicitou da justiça eleitoral nesta sexta-feira (12) o seu registro de candidatura para a disputa das eleições 2016. Lôbo, que é candidato ao cargo de prefeito de Brumado, terá como vice o auditor fiscal Luís Carlos Moura Matos (PTC), o Carlinhos Moura. Segundo apurou o site Brumado Notícias, Dr. Alessandro, como é conhecido, declarou bens no valor de R$ 2.505.200,00. A coligação foi registrada como “Para cuidar de Brumado”.

Justiça Eleitoral de Amargosa proíbe candidato de visitar residências e pedir votos Foto: Amargosa Urgente

Em Amargosa, a Justiça Eleitoral proibiu Rosalvo Jonas Borges Sales (PV) de visitar eleitores para se apresentar como candidato ou pré-candidato e fazer pedido de votos, explicito ou implícitos, sob pena de multa diária de R$ 20 mil para cada infração. Rosalvinho Sales, como é conhecido, já foi prefeito da cidade. A ação foi movida pelo Ministério Público Eleitoral (MPE) depois de denúncia anônima. Segundo o Bahia Notícias, na decisão, o juiz afirmou que a legislação prevê que a propaganda eleitoral somente é permitida após o dia 15 de agosto e que, antes desta data, os pré-candidatos só poderão realizar propaganda partidária na quinzena anterior à escolha do candidato do partido. Cabe recurso da decisão no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA).

Arquivo