Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Saveiro Cross acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem uma Saveiro Cross, 2011/2012. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Livramentense assume a coordenação da 18ª Ciretran em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O jovem Cléber Tadeu Leal Cambuí, de 24 anos, natural da cidade de Livramento de Nossa Senhora, assumiu a coordenação da 18ª Ciretran, em Brumado, substituindo o coordenador interino Roque Flagra, que comandou o órgão por 14 meses. Cleber ainda está conhecendo o ambiente e suas funcionalidades, mas já sabe quais os desafios que terá de enfrentar à frente do órgão, que atende a Brumado e mais 20 municípios. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o novo coordenador falou sobre sua missão no comando do órgão. “A expectativa é grande, pois, junto com a equipe, tenho a missão de melhorar a qualidade da prestação de serviços. Esperamos alcançar essa meta, o que significará a satisfação do público”, disse Tadeu.

Uso de bicicletas como meio de transporte avança no Brasil Foto: Reprodução

De acordo com uma pesquisa inédita do Conecta, plataforma web do Ibope Inteligência, quase 10% dos internautas brasileiros vão ao trabalho de bicicleta todos os dias. Entretanto, a maioria (54%) ainda vai ao trabalho de ônibus, enquanto 36% utilizam o carro diariamente. A bicicleta é usada principalmente pela classe C (11%), enquanto apenas 1% da classe A utiliza esse meio de transporte para ir ao trabalho. Como é de se imaginar, a bike é mais utilizada pelos jovens (12% entre internautas de 16 a 24 anos), embora surpreenda que 8% dos internautas com 55 anos ou mais também a utilizam diariamente para trabalhar.

CCJ rejeita recurso de Eduardo Cunha contra cassação Foto: Adriano Machado/Reuters

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara rejeitou na manhã desta quinta-feira (14) o recurso apresentado pelo deputado afastado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), ex-presidente da Casa, que questiona o encaminhamento do processo contra ele ao plenário. A rejeição foi aprovada por 41 votos favoráveis. Doze votaram contra e não houve abstenções. O processo, por quebra de decoro, tramitava no Conselho de Ética da Casa, e foi concluído com parecer recomendando sua cassação. Doze partidos orientaram suas bancadas contra a aceitação do recurso: PT, PSDB, PSD, PSB, DEM, PDT, PCdoB, PRB, PPS, PV, Psol, e Rede. O PP, PTB, PSC e PR liberaram seus deputados e o PMDB, PTN e PEN foram favoráveis o recurso. O SD, PHS e Pros não fecharam questão sobre o recurso.

Barreiras: Cinco pessoas da mesma família morrem em chacina Foto: Jardiel Luiz/Blog Sigi Vilares

Cinco pessoas de uma mesma família morreram em uma chacina, na quarta-feira, 13, no município de Barreiras, no oeste baiano. De acordo com informações formecidas pela Polícia Militar, quatro pessoas foram surpreendias quando tentavam socorrer um homem que havia sido baleado dentro de um taxi. “Eram parentes que apareceram para socorrê-lo, mas também acabaram mortos a tiros”, informou o major Fábio Cruz, da 83ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM). Segundo jornal A Tarde, as vítimas do atentado são três homens e duas mulheres. O ataque é atribuído a traficantes rivais, que  tinham como alvo um dos homens assassinados. O delegado Joaquim Rodrigues de Oliveira, titular da 1ª Delegacia Territorial de Barreiras informou que, por enquanto, a autoria da chacina é desconhecida. Ele não confirmou a informação de que os crimes têm ligação com o tráfico de drogas. O quíntuplo homicídio será  investigado pela Delegacia de Homicídios (DH) daquele município.

Deputado Rodrigo Maia é eleito presidente da Câmara dos Deputados Foto: Reprodução

Nesta quinta-feira (14), o deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito presidente da Câmara dos Deputados. A votação teve 13 candidatos e o segundo turno foi decidido entre Maia e Rogério Rosso (PSD-DF), com vantagem para o democrata por 285 votos a 170. Maia tinha o apoio do Palácio do Planalto e já havia sido cogitado para ser líder do governo de Michel Temer na Casa, mas foi preterido em favor de André Moura (PSC-SE). O terceiro parlamentar mais votado foi o candidato da nova oposição na Casa, Marcelo Castro (PMDB-PI), que teve 70 votos no primeiro turno. Maia permanece no cargo até fevereiro do ano que vem, quando novas eleições serão realizadas.

Assessor do deputado Luciano Ribeiro é nomeado superintendente da Sudene Foto: Divulgação

De acordo com publicação no Diário Oficial da União da última segunda-feira (11), o advogado Marcelo José Almeida das Neves foi nomeado como o novo superintendente da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene). Neves exercia o cargo de Secretário Parlamentar no gabinete do deputado estadual Luciano Ribeiro e anteriormente trabalhou no Tribunal de Justiça da Bahia como conciliador, no Sindicato das Indústrias de Papel e Celulose do Estado da Bahia como assessor jurídico e na UPB - União dos Municípios da Bahia como superintendente administrativo.

Brumadense Cláudia Azevedo morre durante trabalho de parto em Salvador Foto: Arquivo Familiar

A brumadense Cláudia Azevedo, auditora fiscal da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, morreu nesta quinta-feira (14), durante o trabalho de parto de gêmeos. Ela apresentou um quadro de eclâmpsia, que é uma complicação grave na gravidez em que há episódios repetidos de convulsões, seguidos de coma, e que pode ser fatal. Os bebês sobreviveram e passam bem. Claudinha, como era conhecida, tinha 48 anos. O corpo será sepultado nesta quinta-feira (14), às 16h, no Cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.

Festival Brumauto Up! promove as vendas do lançamento da Volkswagen

Somente nesta semana está sendo realizado o Festival Brumauto Up! para promover as vendas do lançamento da Volkswagen. Compareça na concessionária e ganhe R$ 2 mil em bônus para utilizar na compra do veículo, considerado a “compra do ano de 2016” e cujo motor é o seu diferencial. Novo Up!: dirigir nunca esteve em sua melhor forma. A Brumauto fica localizada na Avenida Centenário, 893. O telefone é (77) 3441-5000. Atenção: o Festival Brumauto Up! é válido somente esta semana.

Operação Burla: MPF e PF desarticula esquema criminoso no sudoeste da Bahia

O Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi, a Polícia Federal (PF) e a Controladoria-Geral da União (CGU) deflagraram na nesta quinta-feira (14) a Operação Burla, com o objetivo de cessar as atividades ilícitas de duas organizações criminosas que se valem de empresas de fachada para fraudar licitações e desviar recursos públicos federais no sudoeste da Bahia. Estão sendo cumpridos oito mandados de condução coercitiva, três de prisão preventiva, quatro de prisão temporária e 15 mandados de busca e apreensão nos municípios baianos de Caetité, Guanambi, Iuiú, Salvador e Vitória da Conquista. Relatório elaborado pela CGU evidenciou fraudes e montagem de procedimento licitatório realizado pelo município de Pindaí, que tinha como objeto a contratação de empresa para reforma e recuperação de três escolas locais. Segundo as investigações, as fraudes descobertas em Pindaí faziam parte de um esquema maior de corrupção colocado em prática em diversos municípios baianos. As empresas de fachada participaram de diversas licitações irregulares entre os anos de 2009 e 2016 e receberam repasses de recursos de municípios baianos distintos que, somados, ultrapassaram a quantia de R$ 80.000.000. As penas, se somadas, podem chegar a 40 anos de reclusão.

Deputada Ivana Bastos se reúne com presidente mundial da Bahia Mineração Foto: Camila Queiroz

Na última quarta-feira (13), a deputada Ivana Bastos se reuniu com o presidente da Eurasian Resources Group (ERG), empresa controladora da Bahia Mineração (Bamin), Benedikt Sobotka, com Erik Gaustad, supervisor dos ativos da companhia, e com o presidente da Bamin, Cláudio Menezes. A parlamentar, que também é presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), agora chamada Ferrovia Engenheiro Vasco Neto, solicitou informações sobre a participação e o andamento das atividades realizadas pela ERG-Bamin na construção do Porto Sul, em Ilhéus. O presidente da ERG destacou que a empresa já investiu 1,4 bilhão de dólares nesse projeto, que visa explorar o minério de ferro da região de Caetité e transportá-lo, via construção do Porto Sul. Sobotka falou também que acredita em resultados positivos nas tratativas comerciais com chineses e, eventualmente, com outros parceiros. Durante a reunião, o presidente enfatizou que negociações desse porte, especialmente com chineses, possuem um tempo adequado de duração. Ao final, Sobotka apresentou, junto ao presidente da Bamin, um pedido de colaboração à deputada Ivana Bastos para que, nesse percurso final de viabilização do projeto, as prefeituras viabilizem através de instrumentos legais os detalhes finais das licenças das áreas geográficas das minas. A parlamentar prometeu articular com as prefeituras para sanar as pendências. “Após essa reunião, saio mais confiante e afirmo que está cada vez mais perto a concretização desse sonho baiano. Costumo dizer que não existe porto sem ferrovia e ferrovia sem porto, e que para ambos a Bamin é essencial”, considerou.

Embasa comunica interrupção do abastecimento em bairros de Brumado e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Segundo comunicado da Embasa, o fornecimento de água para alguns bairros e localidades rurais de Brumado e na cidade de Malhada de Pedras encontra-se momentaneamente paralisado nesta quinta-feira (14). A interrupção se deve a um rompimento na adutora que conduz água bruta até a Estação de Tratamento (ETA II). Uma equipe de técnicos da empresa já está atuando para corrigir o problema e restabelecer o funcionamento do equipamento. O abastecimento será retomado ao longo da tarde e normalizado gradativamente. Enquanto isso, a Embasa recomenda à população que economize água e evite o desperdício. As localidades afetadas são: Bairros São Jorge, São Félix, Esmeralda, Jardim de Alá, Urbis II, Urbis III, Loteamento Malhada Branca, Loteamento Bom Jesus, Vila Presidente Vargas, Conjunto Habitacional Brisas I e II, localidades rurais de Espinheiro, Queimada Grande, Arrasta-Pé, Toca Sul e a cidade de Malhada de Pedras.

Substância derivada da romã tem propriedades antienvelhecimento, aponta pesquisa

Pesquisadores da Escola Politécnica Federal de Lausanne (EPFL), na Suíça, descobriram que uma substância derivada da romã tem propriedades potenciais de antienvelhecimento. Resultados de testes com camundongos mostraram um aumento médio de 42% na resistência dos animais para correr após a aplicação da substância urolithin A. Segundo Patrick Aebischer, presidente EPFL e co-fundador da Amazentis, a descoberta promete reverter o envelhecimento muscular. A equipe trabalha em parceria com a empresa de biotecnologia Amazentis para desenvolvimento de um suplemento nutricional que pode aumentar a força muscular e resistência durante o envelhecimento. O primeiro estudo clínico com humanos deve ter seus resultados apresentados em 2017.

Presidente da Câmara de Brumado arquiva 'Projeto Escola sem Partido' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Portaria nº 029/2016, de 13 de julho de 2016, determinou o arquivamento do projeto de lei de nº 012/2016, de autoria do vereador José Carlos dos Reis (PSB) , cujo objetivo seria instituir no sistema municipal de ensino o Programa Escola sem Partido. A proposta foi apresentada em sessão legislativa no dia 4 de julho, criando bastante polêmica entre os parlamentares. Para os professores, o projeto tinha em seu bojo a pretensão de cercear a liberdade de ensinar. Entendendo que a proposição ocasionou uma grande animosidade na comunidade, o presidente do legislativo, médico Alessandro Lôbo (PRB), determinou o arquivamento do projeto, pondo fim ao seu trâmite legislativo.

Clínica Luíza Feres: Desintoxique seu corpo e emagreça com saúde

Agora você desintoxica seu organismo, emagrece de forma saudável e perde medida em menor tempo de tratamento. A alimentação balanceada da Praticook Brumado aliada aos tratamentos estéticos da Clínica Luiza Feres, você diminui a gordura localizada, celulite e a retenção de líquido. Ganhe mais qualidade de vida! Siga a Clínica Luiza Feres nas redes sociais e fique por dentro das promoções, serviços oferecidos e de todas as novidades. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é especialista em Método 5S de Emagrecimento, Terapia Ortomolecular, Dermato Funcional, Peelings e Criolipólise.

Brumado: Zé de Maria precisa de ajuda para fazer tratamento intensivo em Itapetinga Foto: Divulgação

José Maria da Silva Santos, mais conhecido como Zé de Maria, é um dos maiores pedreiros de Brumado, além de um dos personagens mais queridos da cidade devido ao seu jeito irreverente e cativante. Recentemente, ele teve um infarto do miocárdio e, por isso, foi internado às pressas em uma UTI em Itapetinga, onde continua em tratamento. Em contato com o site Brumado Notícias, os familiares fizeram um apelo e pedem ajuda à sociedade brumadense para ajudar no acompanhamento de Zé de Maria. Segundo a família, os custos de hospedagem, alimentação e transporte para manter o paciente na cidade vizinha são altos e ele precisa de ajuda. Para contribuir é simples: basta fazer um depósito de qualquer quantia na conta corrente 20848-5, agência 0730-7, Banco do Brasil - Brumado, em nome de Alex da Silva Santos, que é irmão de Zé de Maria; ou se dirigir à Rua Davi Bonfim, 396, ao lado da Câmara de Vereadores, e levar a sua doação. Você também pode entrar em contato com a família através do número (77) 9.9929-9551 (falar com Alex).

Polícia recupera motocicletas roubadas em tempo recorde em Brumado Foto: Divulgação/PC

Em Brumado, investigadores da Polícia Civil recuperaram duas motocicletas roubadas, que estavam escondidas em uma casa abandonada no Bairro Urbis II. Segundo informações da polícia, um dos veículos havia sido roubado, à mão armada, na região do Apertado do Morro, por três indivíduos. Neste caso, quando a vítima chegou à delegacia para registrar a ocorrência, os policiais já haviam recuperado a moto. O trabalho de investigação continua na tentativa de identificar a autoria dos roubos.

Brumado: Manelão assegura pré-candidatura, firma aliança com o PV e ganha apoio empresarial Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o empresário e radialista Emanoel Araújo Lima, o Manelão, assegurou a sua pré-candidatura à prefeitura de Brumado e falou sobre as alianças que o PMDB está articulando em prol da campanha nas eleições 2016. O pré-candidato teve a confirmação da aliança com o Partido Verde (PV), comandado pelo também empresário Gilson Dias. Ele garantiu que vem recebendo apoio de várias lideranças, principalmente nos distritos e nas comunidades rurais. Araújo disse ainda que tem recebido apoio de vários segmentos na sede do município. O pemedebista afirmou que mantém conversas em aberto e espera a confirmação de outros aliados para fechar a chapa a ser apresentada na convenção, que deve acontecer no dia 30 de julho. “Sei que posso colaborar com o desenvolvimento da nossa cidade e quero ser esse diferencial novo que a comunidade tanto anseia e vou trabalhar para que isso se concretize”, finalizou o pré-candidato.

Inadimplência cai entre consumidores de 18 a 25 anos

Consumidores entre 18 e 25 anos puxaram a primeira queda no índice de inadimplência desde 2014, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (13) pela Serasa Experian. Em maio, o número de pessoas com contas em atraso caiu de 60,7 milhões no mês anterior para 59,4 milhões. Entre os mais jovens, o número de devedores caiu para 9,3 milhões. Segundo a pesquisa, 15,8% da população com idade entre 18 e 15 anos estavam inadimplentes em abril. Em maio, a proporção passou para 15,6%. Entre os grupos de outras faixas etárias, as taxas de inadimplência permaneceram as mesmas: 13,7% na faixa etária de 26 a 30 anos, 13,8% entre 31 e 35 anos, 21,4% entre 36 e 40 anos, 19,1% entre 41 e 50 anos, 12,8% entre 51 e 60 anos e 12,5% com 60 anos ou mais. Considerando todos os grupos, a diminuição na inadimplência foi de cerca de 1,3 milhão de pessoas, que juntas têm R$ 264 bilhões em contas atrasadas. Foi a primeira queda no número de consumidores negativados desde dezembro de 2014. Segundo os economistas da Serasa Experian, são duas as condições que possibilitaram às pessoas regularizarem as dívidas: elas buscaram linhas de crédito ou sacaram o dinheiro da caderneta de poupança. De acordo com informações do Banco Central, as retiradas da poupança superaram os depósitos em R$ 42,6 bilhões entre janeiro e junho de 2016.

Brumado busca em Caetité modelo de cooperativa para aproveitamento seletivo de lixo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma comitiva brumadense formada pelo secretário municipal de meio ambiente, Frederico Neves, pelo secretário municipal de infraestrutura, André Cardoso, e pela secretária municipal de desenvolvimento social, Themis Narvaes, esteve em Caetité para conhecer a cooperativa de catadores de materiais recicláveis. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a comitiva foi recepcionada pelo secretário de meio ambiente e limpeza pública de Caetité, João Portela, e pelo consultor ambiental George Euzébio. Os secretários brumadenses foram apresentados às instalações da cooperativa, que há anos vem modificando o conceito do descarte do lixo na cidade, contando com o apoio do poder público e da comunidade em geral no que se refere ao reaproveitamento dos recicláveis. A decoração natalina e de ano novo do município é produzida na cooperativa e se tornou referência para várias cidades do país. A expectativa da comitiva brumadense é por em prática o processo desenvolvido na cooperativa de Caetité no intuito de implantar o quanto antes uma cooperativa similar que irá beneficiar tanto os catadores de recicláveis quanto à própria comunidade.

Aprovada medida provisória que libera FGTS como garantia a consignado Foto: Reprodução

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou na terça-feira a medida provisória que permite aos trabalhadores da iniciativa privada oferecerem aos bancos, como garantia do empréstimo consignado em folha, parte dos recursos de sua conta vinculada do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) e da multa rescisória. Segundo a Agência Câmara Notícias, o texto aprovado prevê que a garantia poderá ser sobre até 10% do saldo individual da conta e sobre até 100% da multa paga pelo empregador em caso de demissão sem justa causa, despedida por culpa recíproca ou força maior. O banco só poderá acionar essa garantia, no entanto, se ocorrer um desses casos de demissão. A MP cria uma exceção à regra que proíbe o penhor da conta vinculada do FGTS, prevista na lei do fundo. A MP, que perde a vigência em julho, será enviada para o Senado. Além da aprovação pelo Senado, para a norma da medida provisória surtir efeito o Conselho Curador do FGTS precisa definir o número máximo de parcelas e a taxa mínima mensal de juros a ser cobrada pelas instituições nas operações de crédito consignado, segundo a Agência Câmara Notícias. E a Caixa Econômica Federal, operadora do fundo, precisa definir os procedimentos necessários para a operacionalização da nova regra.

Brumado: Padre Waldech Gondim recebe imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida Foto: Reprodução/TV Aparecida

Na última terça-feira (12), durante cerimônia realizada no Santuário de Nossa Senhora Aparecida, em São Paulo, os Padres Waldech Gondim, da Paróquia Bom Jesus, de Brumado, Gilvan Pereira, administrador diocesano, Paulo Henrique e Sandro Lima representaram a Diocese de Caetité. Na ocasião, eles receberam a imagem de Nossa Senhora Aparecida em comemoração ao jubileu de 300 anos de seu aparecimento nas águas do Rio Paraíba. A imagem percorrerá toda a Diocese de Caetité. A peregrinação começa no próximo dia 17 de julho, na abertura dos festejos de Senhora Sant’Ana. A peregrinação deve durar um ano e o encerramento está previsto para o dia 26 de julho de 2017, novamente durante a celebração de Senhora Sant’Ana, em Caetité. O padre Waldech agradeceu o incentivo dos fieis nas redes sociais. “Obrigado a todos que na oração nos acompanharam até Aparecida para a entrega da imagem peregrina de Nossa Senhora”.

Funcionário é preso a explosivos em assalto a banco em Barreiras Foto: Blog do Sigi Vilares

O funcionário de um banco foi amarrado a explosivos durante um assalto na manhã desta quarta-feira (13), no município de Barreiras, região oeste da Bahia. Segundo informações da Polícia Militar, o homem foi deixado dentro da agência, mas não consegue se movimentar devido ao risco de explosão. Os bandidos fugiram do local e até por volta das 11h não haviam sido localizados. Ainda de acordo com a polícia, os criminosos estariam fazendo a mãe do funcionário como refém em outro ponto da cidade. A mulher também estaria amarrada a explosivos. As informações foram passadas pelo próprio funcionário. O banco fica no centro da cidade de Barreiras. De acordo com o G1, por volta das 9h desta quarta-feira, policiais militares e civis chegaram ao local e realizaram um cerco nas ruas que dão acesso a agência. O esquadrão antibomba foi acionado e é aguardado para desativar os explosivos utilizados para prender o funcionário. Por volta das 13h20 a polícia informou que a mãe do funcionário já havia sido libertada pelos bandidos. Os policiais seguiam sem informações do paradeiro dos criminosos e o homem continuava aguardando a chegada do esquadrão antibomba dentro da agência.

Brumado: TG-06/024 abrilhanta solenidade de entrega de título ao seu comandante Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O subtenente e instrutor de tropa do Tiro de Guerra - 06/024, de Brumado, o fluminense Paulo Henrique, também recebeu o honorário título de cidadão brumadense, durante solenidade que aconteceu na última segunda-feira (11), na Câmara de Vereadores. Os atiradores em formação compareceram em massa e colaboraram para abrilhantar a solenidade ao realizarem uma breve saudação do pelotão em gratidão pela homenagem ao oficial. Emocionado, o subtenente dividiu a honraria com a família e seus comandados e ainda anunciou alguns projetos em andamento na companhia local. Segundo ele, os mesmos prestam um serviço à comunidade, a exemplo da participação dos soldados no combate ao mosquito aedes-aegypti. 

Arquivo