Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Fezinho é dispensado e Bua assume a seleção de Brumado para o Intermunicipal de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O técnico Fernando Santos, o Fezinho, da Seleção Brumadense de Futebol, caiu antes mesmo de ser dado o pontapé inicial ao Campeonato Intermunicipal. Em seu lugar, a Liga Brumadense de Futebol (LBF) contratou Marcondes André, o Bua. Por telefone ao site Brumado Notícias, o presidente interino da LBF, Paulo Lobo, lamentou que não houve um acordo nos valores contratuais com Fernando Santos, o que provocou a sua dispensa. Na noite da última quinta-feira (4), nossa reportagem registrou o treino tático comandado pelo novo técnico, com cobranças de falta e jogadas ensaiadas nas cobranças de escanteio. O técnico Marcondes volta ao comando da seleção brumadense aos 45 anos de idade. A primeira vez que atuou como comandante da equipe foi no Intermunicipal de 1999. Na época, o selecionado chegou até a terceira fase da competição. Empolgado, o treinador disse que o time apresenta características mais ofensivas e competitivas por ter jogadores mais jovens e reforços de outras localidades, além dos preparativos antecipados que estão dando ritmo aos atletas. 

Fezinho é dispensado e Bua assume a seleção de Brumado para o Intermunicipal de Futebol Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“O Intermunicipal nunca é fácil, mas este ano percebemos uma entrega maior dos jogadores. Temos ainda a nossa favor um estádio novo e com boas condições para conseguirmos somar nossos pontos dentro da competição. Queremos chegar às finais da competição e vamos fazer de tudo para alcançar este objetivo”, destacou. O presidente da LBF, Paulo Lobo e o secretário municipal de esportes, Miguel Lima Dias, vão participar do congresso e arbitral do intermunicipal, que acontecerá em Salvador, no dia 13 de agosto, um dia antes do jogo de abertura do campeonato. Na ocasião, a Federação Baiana de Futebol apresentará os regulamentos e a tabela da primeira fase da competição e serão conhecidos os primeiros adversários do selecionado local.

Fuga da poupança chega a R$ 43,7 bi em 2016 Foto: Reprodução

Os saques na poupança superaram os depósitos em 1,15 bilhão de reais em julho, segundo dados do Banco Central. O saldo negativo no mês é 70% menor que o verificado em junho (que teve resultado líquido negativo de 3,71 bilhões de reais) e também 54,5% inferior em comparação com julho de 2015 (-2,45 bilhões de reais). O resultado de julho é decorrente de 159,7 bilhões de reais em depósitos e 160,8 bilhões em retiradas no período. No acumulado do ano, a saída de recursos superou a entrada em 43,7 bilhões de reais. O total de recursos aplicados nessa modalidade fechou julho deste ano em 641,29 bilhões de reais, segundo o BC. A remuneração da poupança é formada por uma taxa fixa de 0,5% ao mês mais a Taxa Referencial (TR) - esse cálculo vale para quando a taxa básica de juros (Selic) está acima de 8,5% ao ano e atualmente está em 14,25% ao ano. O índice anual da Selic está no mesmo patamar desde julho do ano passado. No ano passado, 53,56 bilhões de reais deixaram a poupança, marcando a primeira vez em dez anos que os saques superaram os depósitos. Foi também a maior fuga de valores desde o início da série histórica do BC, iniciada em 1995.

Frank Aguiar tem prisão decretada pela justiça por não pagamento de pensão alimentícia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um processo movido por Andréa César, ex-esposa de Frank Aguiar e mãe da filha mais velha do cantor, Luma Aguiar, de 20 anos, fez a Justiça determinar a prisão do forrozeiro por não pagamento alimentícia. O valor total da ação contra o vice-prefeito da cidade de São Bernardo, em São Paulo, é de R$ 69 mil. Ao saber da determinação da Justiça, a filha do cantor desistiu do processo contra o pai. Segundo o advogado do forrozeiro, Rodrigo Kawamura, Luma não sabia que o pai poderia ser preso. O cantor realizou shows durante os festejos juninos de 2016 em diversos municípios da região, a exemplo do Distrito de Ibitira, em Rio do Antônio.

Festa no Maracanã marca abertura dos Jogos Olímpicos no Rio Foto: Yasuyoshi Chiba/AFP

O Maracanã abre hoje suas portas para um dos momentos mais aguardados dos Jogos Olímpicos. A cerimônia de abertura é o instante em que todos os atletas, desde a grande estrela do atletismo Usain Bolt até o jovem velocista Siueni Filimone, de Tonga, desfilam pelo estádio como iguais. A festa conta com a coreógrafa Deborah Colker, uma das mais renomadas da dança nacional, que assina a coreografia do espetáculo. A direção ficou com Fernando Meirelles, Andrucha Waddington, Daniela Thomas e Rosa Magalhães, com produção executiva de Abel Gomes. De acordo com a Veja, a promessa é de que o roteiro seja uma “síntese da cultura popular brasileira”. Com os nomes envolvidos, a cerimônia de abertura no Rio de Janeiro pode ser mais uma a entrar no rol dos grandes momentos olímpicos.

Eleições 2016: PCdoB e PR promovem convenção eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Os diretórios do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido da Republica (PR) promoveram juntos a convenção partidária na noite da última quinta-feira (4), no clube do sindicato dos mineradores. A convenção visa seguir as prerrogativas da legislação eleitoral e, nesse caso, reforçar a pré-candidatura do engenheiro Eduardo Vasconcelos (PSB) e do vereador Édio Pereira (PCdoB), como cabeças da chapa de situação ao pleito municipal. 

Eleições 2016: PCdoB e PR promovem convenção eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dentre as personalidades, participaram do evento o deputado federal Zé Rocha (PR), o secretário estadual de agricultura, Vitor Bonfim (PDT), o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e os pré-candidatos ao legislativo, bem como alguns dos secretários municipais. Os discursos seguiram as mesmas temáticas da convenção anterior, em que se falou da elaboração da plataforma de campanha a ser apresentada nas campanhas eleitorais.

Sindicato dos Comerciários informa proibição de funcionamento do comércio no sábado (6)

O Sindicato dos Comerciários informa que neste sábado, 6 de agosto, é vedado o funcionamento do comércio devido ao feriado de Senhor do Bonfim, padroeiro da cidade de Brumado. A decisão está em conformidade com a Cláusula 12ª, Parágrafo 1º, da Convenção Coletiva de Trabalho em vigor, sob pena de multa.

Promotoria eleitoral e PM recolhem carro com 'paredão' por crime eleitoral em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cumprindo ordem do promotor público eleitoral, Ruano Fernando da Silva Leite, uma guarnição da Polícia Militar da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) apreendeu um veículo com um paredão de som. Segundo apurado pela promotoria, o carro realizava propaganda eleitoral ilícita próximo ao Clube do Sindicato dos Mineradores, onde era realizada uma convenção política do Partido Comunista do Brasil (PCdoB) e do Partido da República (PR) no início da noite da última quinta-feira (4). O carro foi conduzido à delegacia. O proprietário do veículo pagou fiança e foi solto.

Impeachment: PT já não estaria pedindo votos para Dilma Rousseff no Senado Foto: Reprodução

De acordo com o colunista Cláudio Humberto, do Diário do Poder, o Partido dos Trabalhadores (PT) já não estaria articulando a reversão de votos para tentar preservar o mandato da presidente afastada Dilma Rousseff. A avaliação da cúpula do PT é a mesma do ex-presidente Lula, de que as chances do partido, nas próximas eleições, serão melhores sem Dilma na presidência. A aprovação do relatório favorável à destituição de Dilma teria deixado os petistas ainda mais desanimados.

Criança sofre queimaduras por água quente em escola municipal em Vitória da Conquista Foto: Divulgação

Na última quinta-feira (4), uma criança teve a perna queimada, depois de ser atingida por água quente em uma escola municipal de Vitória da Conquista. Segundo informações da Secretaria de Educação, o acidente aconteceu quando uma monitora manipulava uma marmita. Uma das crianças da unidade de ensino teve acesso à marmita e jogou a água quente no colega, que teve queimaduras superficiais na perna. A criança, que não teve a identidade revelada, foi encaminhada para o Hospital Geral de Vitória da Conquista e já recebeu alta. A secretaria destacou que o caso será registrado no Conselho Tutelar e que também vai apurar o ocorrido e tomar as providências necessárias.

Pré-candidato a prefeito é preso por ofender adversária na campanha de 2012 Foto: Divulgação

O pré-candidato a prefeito de Ribeirão Preto (SP), Fernando Chiarelli (PTdoB), foi condenado a prisão pelos crimes de calúnia e injúria contra uma adversária na campanha eleitoral de 2012. Na época, Chiarelli ofendeu a então candidata à reeleição, Dárcy Vera (PSD), que acabou vencendo a disputa. De acordo com o site Consultor Jurídico, a prisão foi efetuada na última terça-feira (2). De acordo com a decisão, Chiarelli atingiu a honra objetiva e subjetiva da adversária. O crime de calúnia ficou caracterizado na afirmação de que Dárcy Vera, na condição de prefeita, possuía um esquema criminoso com a irmã, visando a venda ilegal de casas de Cohab.  As injúrias foram por chamar a rival de “desonesta”, “pessoa que ostenta condenação por roubalheira", e "de criatura mardita”. A pena foi fixada em 1 ano e 8 meses de prisão, em regime semiaberto, além de multa. A defesa recorreu da decisão e, em maio desse ano, o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-SP), seguindo parecer do Ministério Público, absolveu Chiarelli do crime de difamação, mas manteve a condenação por injúria e calúnia. Com isso, a pena foi reduzida para 1 ano e 13 dias de detenção em regime semiaberto.

Brumado: MPF recomenda que Ifba instale ponto biométrico Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com recomendação do Ministério Público Federal na Bahia (MPF-BA), o Ifba terá de instalar sistema eletrônico biométrico em todas as unidades para controle de duração da jornada de trabalho e assiduidade. O órgão também requisitou que o instituto informe sobre possível acumulação de cargos por servidores. Em 2013, a Controladoria-Geral da União já havia feito a recomendação de instalação do ponto eletrônico. No ano passado, o Ifba instituiu o sistema, mas os servidores se recusavam a utilizá-lo. O Ifba deverá elaborar ainda um programa de gestão de desempenho para aferir a qualidade no exercício profissional dos docentes de nível superior, conforme critérios pontuados pela procuradora. O instituto tem 15 dias para responder sobre o acolhimento da recomendação e, após esse prazo, 60 dias para informar sobre as providências adotadas.

Rio 2016: Brasil fica no zero a zero com a África do Sul Foto: Divulgação/CBF

A seleção brasileira de futebol masculino tropeçou na estreia dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro ao empatar com a África do Sul em 0 a 0, na tarde desta quinta-feira (4), no em partida válida pelo grupo A do torneio. O duelo realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, ficou marcado pelas oportunidades perdidas pelos atletas do time canarinho e pela atuação sem brilho do camisa 10 Neymar. A formação escalada pelo técnico Rogério Micale foi a seguinte: Weverton; Zeca, Marquinhos, Rodrigo Caio e Douglas Santos (William) ; Thiago Maia, Renato Augusto (Rafinha Alcântara) e Felipe Anderson (Luan); Gabriel Barbosa, Gabriel Jesus e Neymar. Os Bafana Bafana foram escalados pelo técnico Owen da Gama com Khune; Mobara, Mathoho, Coetzee e Modiba; Mvala, Mekoa, e Motupa; Masuku (Morris), Mothiba e Dolly. Com o resultado, o Brasil somou o seu primeiro ponto e ocupa a segunda colocação da chave. A equipe volta a atuar pelos Jogos Olímpicos no próximo domingo (7), às 22h, contra o Iraque. 

José Luiz Ataíde fala sobre nomeação ao Setaf de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O núcleo do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) no município de Brumado tem um novo subcoordenador. Trata-se do ex-vereador e atual vice-presidente do Partido dos Trabalhadores (PT) da cidade, José Luiz Alves Ataíde, que teve seu nome publicado no Diário Oficial do Estado esta semana. Em entrevista ao Brumado Notícias, Ataíde falou sobre sua nomeação, esclarecendo que estava prestes a assumir a coordenadoria da 18ª Ciretran, através da indicação dos deputados José Raimundo Fontes (PT) e Waldenor Pereira (PT), mas, por questões políticas internas entre o governo e o deputado estadual Nelson Leal, foi cedida ao parlamentar da cidade de Livramento de Nossa Senhora a indicação do nome do novo coordenador da Ciretran. José Luiz Ataíde irá se deslocar até Salvador no próximo final de semana, quando receberá as orientações da função e será empossado no novo cargo. O subcoordenador disse que buscará se aproximar do atual secretário de agricultura, Vitor Bonfim, e do secretário de desenvolvimento rural, Jerônimo Rodrigues, no intuito de fortalecer os programas de governo em apoio à agricultura familiar do semiárido da região.

Jovem é internada com trombose devido ao uso de anticoncepcional Foto: Juliana Bardella/Arquivo Pessoal

Após sentir fortes dores de cabeça, perder temporariamente o movimento de uma das mãos e pernas e esquecer como realizar ações básicas, a universitária Juliana Bardella, de 22 anos, foi internada em um hospital de São Paulo, onde permaneceu por 15 dias - três deles na UTI. A jovem foi diagnosticada com trombose venosa cerebral devido ao uso prolongado de pílula anticoncepcional. Embora o risco do problema devido ao uso de contraceptivos orais, em especial os que contém o hormônio drospirenona, seja conhecido, as pacientes ainda são pouco alertadas. Juliana tomou o anticoncepcional Yaz, da Bayer, durante cinco anos. Segundo o ginecologista Eduardo Zlotinik, todo método hormonal tem impacto na coagulação sanguínea, aumentando o risco de trombose. Os hormônios da pílula interferem no sistema circulatório da mulher de diversas formas. O composto aumenta a dilatação dos vasos, a viscosidade do sangue e, consequentemente, a coagulação. Com essas alterações, é possível que sejam formados coágulos nas veias profundas, localizadas no interior dos músculos. Em geral, os coágulos se formam nas pernas, mas podem se alojar nos pulmões, formando um bloqueio potencialmente fatal, ou ainda se mover para o cérebro, provocando um acidente vascular cerebral (AVC).

Obras do Brumado Park Residence são iniciadas Foto: Divulgação

As obras do Brumado Park Residence, primeiro condomínio fechado da cidade, tiveram início. O projeto, encabeçado pela E2 Engenharia e Empreendimentos, tem infraestrutura inspirada em condomínios sustentáveis, valorizando o lazer e o bem-estar e a segurança. Além disso, o condomínio possui salão de eventos, brinquedoteca, salão de jogos, sala de vídeo, academia, parque infantil, piscinas adulto e infantil, quiosque para churrasco, quadra esportiva, guarita, sanitários, vagas para estacionamento e uma extensa área verde com pista para caminhada. O prazo estimado para a finalização da obra é de cerca de 24 meses e a E2 trabalha com uma equipe especializada de engenheiros e arquitetos que executarão as obras dentro dos padrões de qualidade característicos da empresa.

Brumado: Candidatura de Genivaldo Azevedo é a primeira registrada na Justiça Eleitoral Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Levantamento feito pelo site Brumado Notícias no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) apontou que a candidatura de Genivaldo Azevedo (PTdoB) e de Fabiano Bonfim, a prefeito e vice-prefeito, respectivamente, foi a primeira registrada na Justiça Eleitoral. O partido também registrou as candidaturas de Cleusa Barbosa dos Santos e Jansem Ricardo Rocha a vereadores.

Pastor Clóvis Flagra é escolhido como vice do peemedebista Manelão em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em reunião realizada na tarde da última quinta-feira (4) entre os diretórios do PMDB, PV e Rede Sustentabilidade, ficou definido o nome do Pastor Clóvis Flagra (PMDB) para compor a chapa como vice do empresário Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a apresentação oficial do pastor acontecerá na convenção da chapa, que acontecerá na câmara de vereadores, nesta sexta-feira (5).

Produção de veículos em julho é a pior desde 2004 Foto: Divulgação

De acordo com dados divulgados pela associação de fabricantes (Anfavea) nesta quinta-feira (4), a produção brasileira de veículos, incluindo automóveis, comerciais leves (picapes e furgões), caminhões e ônibus, recuou 15,3% em julho, na comparação com o mesmo período de 2015. No total, saíram das linhas de montagem instaladas no país 189,9 mil veículos no mês passado, contra 224,1 mil no mesmo mês de 2015. Houve leve alta de 4,7% sobre o nível de junho, que teve 181,4 mil veículos fabricados. Foi o segundo melhor mês do ano, atrás apenas de março. No entanto, o volume é o pior resultado para o mês de julho desde 2004. De janeiro a julho, a fabricação de 1,2 milhão de unidades, representa encolhimento de 20,4% em relação ao mesmo período do ano passado, que teve 1,51 milhão. Também é o pior desempenho do setor nos primeiros 7 meses do ano desde 2004. As vendas apresentaram uma leve recuperação de 5% sobre junho, mas ainda acumulam recuo de 24% no ano, de acordo com dados da federação de concessionários (Fenabrave).

Quatro pessoas são detidas por suspeita de tráfico em Caculé Foto: Divulgação/PM

Em Caculé, policiais da 94ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) prenderam quatro - três homens e uma mulher - suspeitos de tráfico de drogas. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, ao perceber a aproximação dos policiais, os elementos chegaram a descartar parte da droga. Porém, ainda foram encontrados com os mesmos duas pedras de crack, grande quantidade de material para embalagens de drogas e uma quantia em dinheiro. Os policiais constataram ainda, ao verificar o celular de um dos suspeitos, que a comercialização era feita por um aplicativo de mensagens, através do qual eram trocados áudios com fornecedores e consumidores dos entorpecentes. O material e os indivíduos foram apresentados na delegacia da cidade.

Juiz Sérgio Moro defende fim do foro privilegiado Foto: Renato Costa/Estão Conteúdo

O juiz federal Sérgio Moro, responsável pelos processos da Lava Jato na primeira instância, defendeu nesta quinta-feira (4), em audiência pública na Câmara dos Deputados, o fim do foro privilegiado, que garante a autoridades julgamento em tribunais superiores. Na visão do magistrado, esse princípio "fere a ideia básica da democracia de que todos devem ser tratados como iguais". Moro foi ao Congresso Nacional para participar de uma audiência na comissão especial da Câmara criada para debater as 10 medidas de combate à corrupção apoiadas pelo Ministério Público. As propostas receberam mais de 2 milhões de assinaturas de apoio da população. O magistrado ainda que, por conta do cargo que ocupa, também possui foro privilegiado, mas destacou que, "tranquilamente", abriria mão do benefício. Sérgio Moro também se mostrou favorável à flexibilização da legislação em vigor para permitir situações em que provas obtidas de forma considerada ilícita possam ser usadas em processos judiciais.

Polícia prende assassino na cidade de Rio de Contas Foto: Divulgação/PC

Na última quarta-feira (3), a polícia prendeu Paulo Sérgio Araújo Cruz, de 36 anos, condenado a oito anos de prisão em regime semiaberto pela prática de homicídio simples. O crime ocorreu em 2007, na Praça Coronel Carlos Souto, em Rio de Contas, na Chapada Diamantina. Na época, Paulo Sérgio tirou a vida de Adriano Araújo Santos. Segundo o delegado coordenador da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), o preso deve ser encaminhado, nos próximos dias, para cumprimento de pena em unidade prisional da SEAP.

Polícia pede prisão de filho suspeito de estuprar a mãe de 80 anos no Piauí Foto: Divulgação/PM

No Piauí, a polícia pediu a prisão preventiva do homem de 38 anos suspeito de estuprar a própria mãe, de 80 anos. O crime ocorreu na cidade de Monte Alegre. Ele foi preso em flagrante na segunda-feira (1) após uma equipe médica do Samu realizar um atendimento à vítima e constatar os indícios do abuso. Os vizinhos da idosa chegaram a informar aos policiais que ela vinha sendo abusada pelo suspeito havia muito tempo. Eles começaram a morar sozinhos após a morte do marido dela, há cinco anos. Segundo o delegado Welton Martins, o homem foi levado preso em flagrante após serem constatados os sinais de abuso sexual. Em depoimento, o filho confirmou que mantinha relações sexuais com ela. A senhora permanece internada e em observação. O caso foi caracterizado com o estupro de vulnerável.

Riacho de Santana: Ex-prefeito Tito Eugênio tem mais um pedido de habeas corpus negado

O ex-prefeito do município de Riacho de Santana, Tito Eugênio Cardoso Castro (PDT), foi preso preventivamente em maio deste ano devido à existência de fraude nas licitações de transporte escolar desde o ano de 2009. Teriam sido desviados mais de R$ 115 milhões dos cofres da prefeitura. Na última segunda-feira (1º), mais um pedido de habeas corpus, impetrado pelos advogados do ex-prefeito, foi negado, desta vez pela ministra Laurita Vaz. Ela considerou que “inexiste situação configuradora de abuso de poder ou de manifesta ilegalidade sanável no presente juízo, devendo a controvérsia ser decidida após a tramitação completa do feito”.

Comissão aprova relatório favorável ao impeachment de Dilma Rousseff Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil

Por 14 votos a 5, a Comissão do Especial do Impeachment do Senado aprovou o relatório do senador Antonio Anastasia (PSDB-MG) favorável ao prosseguimento do processo e ao julgamento da presidente afastada Dilma Rousseff por crime de responsabilidade. Com isso, a comissão encerra os trabalhos. Na próxima terça-feira (9), o mesmo relatório será votado pelos 81 senadores no plenário da Casa. A sessão será presidida pelo presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Ricardo Lewandowski. Para o relatório ser aprovado em plenário, são necessários votos da maioria simples dos parlamentares, ou seja, metade mais um dos presentes à sessão. Caso os senadores decidam pela continuidade do processo, Dilma será julgada no fim do mês, em data ainda a ser definida. No julgamento final, os senadores terão de decidir se Dilma será afastada definitivamente do cargo e ficará inelegível por oito anos. Para aprovação, são necessários, no mínimo, 54 votos, em votação no plenário do Senado.

Arquivo