Achei Sudoeste

03 Dez 2013 - 20:00h

Em coletiva realizada nesta terça-feira (3), na Arena Fonte Nova, em Salvador, a cantora Ivete Sangalo contou os detalhes do que está por vir em seu próximo DVD, que será gravado no estádio no dia 14 de dezembro.  Bem humorada, Ivete deixou todos mais ansiosos pelo dia do show que celebra os 20 anos da sua carreira, mencionando situações em que vivieu ao longo desses anos e ressaltando a importância dos seus amigos e da família para a consolidação da sua carreira. O espetáculo é prometido como uma superprodução, que tem a direção artística assinada pela própria cantora, em parceria com o maestro Radamés Venâncio. A direção de vídeo fica por conta de Nick Wickham, que dirigiu shows de divas da música pop internacional como Beyoncé, Shakira e Madonna. Ivete afirma que não poupou esforços para trazer o melhor em estrutura para o show. O palco tem aproximadamente 75m de largura e mais de 1200 m² de led espalhados em três telões. A estrutura começou a ser montada no dia 1º de dezembro, mas ainda não está finalizada devido aos jogos de futebol que acontecem na Arena. Ao todo, são 30 carretas de equipamentos, o que equivale a mais de 400 toneladas. É a primeira vez que uma artista nacional traz essa estrutura para um show. “Me preparei para esse DVD com um ano de antecedência. O palco está parcialmente montado por conta dos jogos que ainda estão acontecendo. Estou feliz e confortável”, afirmou. Cerca de 20 câmeras serão utilizadas. A tecnologia SpiderCam permite um movimento vertical e horizontal sobre a área. Os equipamentos serão manuseados por cerca de 100 pessoas. As informações são do G1.

03 Dez 2013 - 19:30h

A assessoria da Câmara dos Deputados informou na última terça-feira (3) que o pedido de renúncia ao mandato de José Genoino (PT-SP) não impede que ele seja aposentado, no futuro, por invalidez e passe a receber salário integral como deputado – atualmente de R$ 26,7 mil. Como o pedido de aposentadoria foi feito em setembro pelo petista, antes da renúncia ao mandato, o processo poderá continuar, de acordo com a assessoria. Preso devido a condenação no julgamento do mensalão, Genoino apresentou hoje à Mesa Diretora da Câmara carta de renúncia ao mandato. Ele está provisoriamente em prisão domiciliar devido a problemas cardíacos que levaram a Justiça a autorizar que saísse do Presídio da Papuda, em Brasília. “Quanto à aposentadoria por invalidez, que concederia ao ex-deputado o valor integral do subsídio parlamentar (R$ 26.723,13), o processo seguirá tramitando normalmente, tendo em vista que foi iniciado antes de José Genoino renunciar ao mandato”, informou a assessoria. As informações são do G1.

03 Dez 2013 - 18:20h

Recentemente, houve um grande debate na Câmara de Vereadores de Brumado por conta do projeto de reformulação do Conselho Municipal da Juventude (CMJ), criado em 2005, mas desde então desativado. A nova proposta garantia mais autonomia para o Conselho, com escolha dos seus representantes pela sociedade juvenil e não mais por indicação da maioria e posterior escolha do administrador municipal. Apesar da proposta de inovação, o prefeito Aguiberto Lima Dias (SDD) encaminhou à Casa Legislativa um veto ao projeto, que foi acatado por sua base de sustentação e, consequentemente, o projeto de reformulação foi vetado. O site Brumado Notícias entrevistou dois jovens que lutam pelos interesses da juventude no município. Os mesmos disseram que não têm conhecimento da atuação do CMJ. “Sei desse Conselho porque ouvi alguém dizer, mas não tenho conhecimento e não posso falar com propriedade sobre o assunto. Nunca recebi nenhuma notificação ou contato do mesmo”, declarou Marlon Lucas, coordenador da Juventude da Igreja Católica. 

Participante ativo das manifestações sociais e membro do Levante Popular da Juventude de Brumado (LPJB), Vambergue Barro, reforçou que o Conselho só existe no papel, mas é inexistente para a juventude e seus interesses. “Nunca vi nenhuma ação e nem soube da existência de conselheiros da juventude daqui do município. É um Conselho que está desativado e inerte na gaveta do prefeito; é uma demanda que a juventude brumadense precisa”, pontuou. Vambergue ainda afirmou que os jovens têm de escolher seus representantes com o intuito de o Conselho interceder pelos interesses da juventude junto ao Legislativo e ao Executivo. “O modelo do Conselho aprovado em 2005 não é o ideal, pois o mesmo tem de ter maior representatividade dos jovens. Mas como o prefeito vetou o novo projeto que garante essa autonomia ao Conselho, então que ele pelo menos ative o que foi criado anteriormente”, cobrou o jovem.

03 Dez 2013 - 17:45h

Nesse período anterior ao Natal é comum as pessoas enfeitarem suas residências com decoração típica dessa época do ano. A Coelba, empresa do Grupo Neoenergia, alerta que, na hora da ornamentação natalina, a população deve ficar atenta a alguns detalhes para que acidentes não estraguem a festa. Os produtos devem ser de boa qualidade e certificados pelo Inmetro. As embalagens dos pisca-pisca devem conter informações como potência, tensão de alimentação  e instruções de uso. No caso das árvores de Natal, é importante procurar pela etiqueta “Resistente ao Fogo”. Essa medida preventiva pode evitar um incêndio, na eventualidade de um curto-circuito. Também é preciso prestar atenção nos enfeites luminosos. A informação sobre a potência do produto deve estar visível na embalagem, pois, quanto maior a potência, maior o consumo de energia. Segundo a Coelba, a dica é reduzir o tempo de uso. Se forem ligadas por 5 horas, das 19h à meia-noite, o consumo dessas lâmpadas cai para 7,5 kWh/mês. Outra opção de economia é dar preferência às lâmpadas de LED, que são mais eficientes, brilhantes e com maior durabilidade que as convencionais. Além disso, é importante fazer uma revisão nas instalações elétricas e verificar as condições do material que será instalado. A Coelba alerta ainda que o uso de várias ligações em uma mesma tomada pode provocar aquecimento e curto-circuito e consequentemente interromper o fornecimento de energia elétrica. Essas e outras dicas são pequenos detalhes que fazem toda a diferença para evitar acidentes.

03 Dez 2013 - 17:00h

Em Salvador, uma reunião do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores (PT) foi realizada com o intuito de empossar o novo presidente do PT na Bahia, Everaldo Anunciação, e definir o nome do chefe da Casa Civil do governo Wagner, Rui Costa, como candidato do partido ao governo do Estado. O PT de Brumado foi representado na reunião por Márcio Aguiar dos Santos, militante dos movimentos sociais e atual Secretário de Organização do PT de Brumado. Integrante da chapa Partido Mais Forte, que concorreu no último PED, o dirigente brumadense vai compor o novo Diretório Estadual do PT. O dirigente participou no último sábado (30) da festa de posse dos dirigentes estaduais e municipais do PT baiano, que aconteceu no Salão Lótus do Hotel Fiesta, onde o governador Jaques Wagner (PT) esteve presente. “O companheiro Rui Costa fez um discurso empolgante, falou de sua origem humilde, da infância no bairro da Liberdade, e da decisão de fazer política porque via seus pais trabalharem de domingo a domingo e terem dificuldade de colocar comida dentro de casa”, lembrou o dirigente brumadense. Márcio ainda recordou que um dia antes o PT parecia dividido entre os pré-candidatos, mas essa fase estava superada. “Rui unificou a militância do PT e o Diretório deu a largada para a vitória. Agora é ir pras ruas e defender esse projeto que mudou a vida dos baianos”, destacou o petista brumadense.

03 Dez 2013 - 16:30h

Na sessão legislativa da última segunda-feira (02), o vereador Castilho Viana (PSB) fez severas críticas ao governador Jaques Wagner (PT). Segundo ele, o chefe do executivo estadual é merecedor de todas as moções de repúdio por não ter dado atenção ao município. “Sem sombra de dúvidas, eu assino uma moção de repúdio contra o governo do estado da Bahia”, disparou o vereador. Viana se justificou alegando que o governador fez promessas em benefício do município que até hoje não cumpriu. “Cadê o esgotamento sanitário que ele não mandou para Brumado? Ele nos deixou sem defensoria, prometeu a unidade prisional e ainda nem deu a ordem de serviço para o início das obras. Falaram de investimentos de milhões para o nosso município, mas não temos visto nem centavos. Votei sim no atual governo, mas não posso tapar o sol com a peneira. Se o governo da Bahia enxerga qualquer crescimento no estado, Brumado ficou de fora. Estamos de fora de todos os investimentos de grande porte”, declarou Viana.

03 Dez 2013 - 16:00h

O Brasil foi o país que menos cresceu no terceiro trimestre entre os países pertencentes ao G20 e aos membros do Brics (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul). A informação foi divulgada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega. Segundo ele, o resultado se deve a uma alta nos três meses anteriores, o que prejudicou a base de comparação. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a economia brasileira recuou 0,5% no terceiro trimestre de 2013 em relação ao anterior, que registrou avanço de 1,8% - esta foi a primeira queda do PIB desde o início de 2009, quando a economia "encolheu" 1,6%. Para Mantega, o resultado favorece o crescimento no quarto trimestre. “Acredito nisso, por conta do aquecimento da economia e pelo consumo. Este ano, vamos crescer mais que o ano passado. A economia brasileira está em trajetória de crescimento gradual, e isso deve continuar nos próximos trimestres”, apontou o ministro, que ressaltou que 2013 é um ano de crise, difícil para todos os países. O destaque neste terceiro trimestre foi para a queda de 3,5% da agropecuária. Já a indústria e o setor de serviços mostraram a mesma variação, cresceram 0,1%. Os investimentos tiveram baixa de 2,2% e o consumo das famílias subiu 1%. Em relação à queda do percentual da agricultura, Mantega disse que o fator já era esperado por conta da entressafra nos meses de julho, agosto e setembro, mas que espera novidades e uma agricultura forte para o quarto trimestre. As informações são do G1.

03 Dez 2013 - 15:30h

 O Ministério Público Eleitoral (MPE) da Bahia solicitou a perda do mandato do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias, por infidelidade partidária. O gestor municipal recentemente deixou o Partido Social Liberal (PSL) e se filiou ao Partido Solidariedade (SDD). Vale ressaltar que esta ação de infidelidade partidária já é a segunda de Aguiberto, que, em 2011, enquanto vereador, desligou-se do Democratas (DEM) e migrou para o PSL para se candidatar a prefeito de Brumado em 2012. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o procurador eleitoral, José Alfredo de Paula Silva, um dos responsáveis pela investigação do Mensalão, foi quem protocolou a Ação de Perda de Cargo Eletivo por desfiliação partidária no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) contra o gestor brumadense. No processo, José Alfredo pede a perda do mandato de Aguiberto por desfiliação partidária sem justa causa e a posse da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB). O processo está em tramitação no TRE-BA, e será relatado pelo juiz federal Cássio José Barbosa Miranda. Este é mais um processo eleitoral que o prefeito irá ter que responder na justiça, vez que outras quatro ações contra ele estão em tramitação na Justiça Eleitoral de Brumado e no TRE-BA.

03 Dez 2013 - 11:20h

Um carro com cinco ocupantes capotou na madrugada do último domingo (01), na BR-030, próximo ao município de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano. Entre os passageiros do veículo estava Glauber Rocha, filho de Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará, prefeito do município. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, além dele, duas jovens que estavam no automóvel ficaram bastante feridas e foram encaminhadas ao Hospital Professor Magalhães Neto, em Brumado. Os demais ocupantes receberam atendimento na unidade de saúde de Malhada de Pedras e passam bem. A nossa reportagem tentou contato com o prefeito para falar sobre o assunto, mas não obteve êxito.

03 Dez 2013 - 10:55h

O Ministério da Educação (MEC) pré-selecionou 42 municípios onde podem ser implantados novos cursos de graduação de Medicina. Seis municípios da Bahia fazem parte dessa pré-seleção, entre eles a cidade de Guanambi, que está ao lado de Alagoinhas, Eunápolis, Itabuna, Jacobina e Juazeiro. A relação foi divulgada nesta terça-feira (03), no Diário Oficial da União. Ter no mínimo 70 mil habitantes; não ser uma capital e não ter curso de medicina em seu território foram alguns dos critérios adotados pelo MEC para seleção dos municípios. Na segunda etapa do processo, as cidades pré-selecionadas irão receber a visita de uma comissão de especialista para verificação da estrutura de equipamentos públicos e programas de saúde existentes nas cidades. Na terceira etapa, será realizada análise de projeto de melhoria destes equipamentos. De acordo com o MEC, os municípios que não foram pré-selecionados têm até o dia 9 para entrar com recurso. Enquanto isso, a cidade de Brumado perde novamente a chance de implantar novos cursos de ensino superior em sua sede, os quais iriam beneficiar a população, gerar emprego e renda e atrair uma série de investimentos para o município. A falta de atitude e proatividade dos políticos que representam a cidade chama a atenção nesse sentido e deixa os brumadenses frustrados. As cidades vizinhas se desenvolvem e Brumado continua em linha reta.

03 Dez 2013 - 10:10h

A partir da próxima semana, a Casa Legislativa de Brumado começará a discutir um projeto de lei de autoria do vereador José Carlos dos Reis (PDT), subscrito pelos vereadores Márcio Moreira (PSB) e Castilho Viana (PSB), que busca a implantação do voto aberto nas sessões de votação de projetos. Autor da indicação, o pedetista José Carlos do Reis disse em entrevista ao site Brumado Notícias que ele mesmo já indicou a solicitação que altera o regimento interno da Casa, mas ainda não foi atendido. Já o vereador Márcio Moreira lembrou que o presidente do Legislativo, Alessandro Lôbo (PSL), apresentou o projeto da lei da transparência, o qual, segundo ele, seria uma espécie de “trampolim” para a aprovação do voto aberto. Para Castilho Viana, a aprovação do projeto representaria crescimento político, modelo que já vem sendo adotado na capital federal. Segundo Viana, o voto aberto irá inibir a corrupção que ocorria nos corredores e gabinetes da Casa Legislativa, onde o voto era negociado. “A população não pode continuar sendo enganada como acontecia anteriormente nas negociatas por trás das votações. Todo parlamentar tem o direito de dar o seu voto, seja ele contra ou a favor, mas queremos que seja mostrada a cara”, afirmou o vereador.

03 Dez 2013 - 10:00h

No dia 27 de novembro o secretário de agricultura recursos hídricos e meio ambiente, de Brumado, Frederico Neves realizou uma mesa redonda com representantes do poder executivo, órgãos públicos estaduais e federais, um representante do legislativo e representantes de entidades e associações civis que formaram a nova diretoria do Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (CODEMA). Até parecia tudo normal se não fosse o fato de não se ter nessa nova diretoria representantes de grupos ambientais e sindicais. Até o grupo ambientalista MODERA ficou de fora e o presidente do órgão declarou ao Brumado Notícias que nem foi convidado para o evento que escolheu o novo diretório. No site oficial da prefeitura também não aparece nenhum representante de associações de comunidades rurais. Outro fator que chama a atenção é que o conselho foi reformulado em 2004 apontando que o executivo teria apenas um representante, mas na escolha da nova diretoria a reformulação não foi acatada e quatro representantes do executivo municipal foram indicados e aprovados no conselho tendo sido eleito Frederico Neves como novo presidente do diretório.

03 Dez 2013 - 09:50h

A sessão da Câmara de Vereadores da última segunda-feira (02) debateu o Projeto de Lei nº 11/2013, de autoria da mesa diretora, o qual dispõe sobre a convocação de um motorista concursado para a Casa Legislativa. À exceção do vereador Weliton Lopes (PR), a bancada de situação posicionou-se contrária ao projeto alegando que não houve uma comunicação e nem discussão prévia acerca do mesmo. Por conta das divergências, os parlamentares solicitaram que o projeto fosse retirado de pauta para ser melhor estudado. Também foi questionada a real necessidade de um motorista para a Câmara. Em contrapartida, os vereadores da bancada de oposição, à exceção do vereador José Ribeiro Neves (PT), posicionou-se a favor do projeto, justificando que só há um motorista na Câmara e que o mesmo não pode dirigir fora do município. A proibição estaria provocando um acúmulo de funções, pois os assessores parlamentares acabam prestando serviço de motorista em alguns casos. Três membros da mesa diretora não acataram o pedido de retirada de pauta do projeto e o mesmo foi votado. Mesmo com um empate de seis votos contra e seis favoráveis, o projeto foi aprovado através do voto de minerva do presidente Alessandro Lôbo (PSL), que desempatou a votação.

03 Dez 2013 - 09:40h

Em uma das lutas consideradas entre as mais difíceis de sua carreira, o brumadense lutador de MMA, João Isidório Almeida, conseguiu derrotar o adversário Edson Conterrâneo, número 1 do ranking nacional. Promovida pelo STF principal, categoria do MMA brasileiro, a luta foi disputada no Ginásio do Ibirapuera, em São Paulo, na última sexta-feira (29). Os juízes foram unânimes em dar a vitória ao brumadense, que dominou os três rounds. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o atleta do Corinthians destacou que a luta foi difícil e contra um adversário muito experiente, que valorizou ainda mais a vitória. Isidório disse que tirou uma folga durante esta semana, mas retornará aos treinos no dia 09 de dezembro, quando treinará forte para disputar o próximo combate, que valerá o cinturão do MMA nacional. Ainda não foram definidos o adversário e a data da luta. O lutador adiantou que no dia 15 de dezembro estará em Brumado para pedir a bênção de sua mãe e rever os amigos. “Vou aí nessa data para matar a saudade de minha família, pedir a bênção de minha mãe e agradecer pessoalmente aos amigos Castilho Viana, Alípio Júnior e o professor Cezar Leite, que me deram a maior força para me tornar um atleta do MMA e me deram muito incentivo para buscar novos horizontes nessa jornada da minha vida. Aproveito para mandar um abraço a todos os amigos e conterrâneos dessa terrinha que torceram por mim. Saibam que toda vez que eu entrar no octógono será para defender o nome de Brumado”, afirmou Isidório.

03 Dez 2013 - 09:30h

Uma reunião realizada entre a direção da empresa Magnesita S.A e a diretoria da Associação do Campo Seco I foi realizada na última quinta-feira (28) com o objetivo de ouvir as carências da comunidade. O encontro foi articulado pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável. O presidente da associação comunitária, Judicael de Souza Pinheiro (Kaé), fez um resumo dos problemas que afligem a localidade, entre os quais a dificuldade em colocar em funcionamento uma mini fábrica de doce, geleia e compota de Umbu, instalada na comunidade recentemente. Os representantes da mineradora que compareceram à reunião prometeram colaborar mais efetivamente na área social, não só da comunidade em questão, como também em outras comunidades detentoras de problemas semelhantes. O diretor geral da empresa, o engenheiro mecânico Fabrício Amaral, disse durante o encontro que a mineradora precisa se auto-sustentar, porém em seu programa organizacional, recursos existem, não somente financeiros, para atender a área social. O secretário municipal de Agricultura, Frederico Neves, reforçou as palavras do diretor e afirmou o seu desejo de que a Magnesita será, a partir de agora, um parceiro e aliado na busca pela minimização dos problemas sociais do município. O presidente do CMDRS, Gilberto Lima Dias e o presidente da Cooperativa Mista dos Agricultores Familiares de Brumado, também participaram da reunião.

02 Dez 2013 - 21:10h

02 Dez 2013 - 20:40h

Natural de Livramento de Nossa Senhora, o maratonista Antônio Caires, popular Tõe Caires, participou no último sábado (30) da Primeira Corrida Off Road de Brumado. Embora seja um atleta com necessidades especiais, Tõe correu na categoria Masculino Master, chegando em 6º lugar. O maratonista percorreu os 6,08 km da prova em 37 minutos e 16 segundos. Em entrevista ao Brumado Notícias, o atleta paraolímpico disse que o Circuito Off Road serviu de aquecimento para grandes provas que irá disputar ainda este ano em Brasília e em São Paulo, em 2014. Este ano, Caires não disputará a São Silvestre, pois prefere dar atenção às maratonas paraolímpicas. Ao lado de corredores de sua cidade natal, o maratonista declarou que sente saudade dos amigos que fez na capital do minério. “Fiz grande amigos aqui, como Jessé, Serginho e outros que me ajudaram com treinos, patrocínios e incentivos. Gosto de morar na cidade de Livramento, mas tenho saudade do tempo em que morei aqui em Brumado. Por isso deixo meu abraço e desejo muitas felicidades e realizações a todos os meus amigos brumadenses”, afirmou o atleta.

02 Dez 2013 - 19:45h

Na próxima quarta-feira (04), das 07h às 13h, o fornecimento de energia elétrica será temporariamente interrompido na Av. Ana Lídia Viana Cardoso; Av. Clemente Gomes; Av. João Paulo I; Rua Álvaro José Dantas; Rua Clemente Gomes; Rua Copacabana; Rua Idalina Rosa Gama; Rua José Maria Coelho; Rua Leobino Gomes; Rua Olegária Augusta Viana; Rua Risolene Lima Dias; Travessa Antônio Viana Machado; Travessa João Dias e Travessa Manoel José de Souza, todas localizadas no Bairro Parque Alvorada, no município de Brumado. Segundo a Coelba, a interrupção tem por objetivo realizar serviços de melhoramento na rede elétrica. Os mesmos devem ser realizados com a chave geral desligada e os aparelhos retirados das tomadas, a fim de preservar a segurança de todos.

02 Dez 2013 - 19:00h

A partir do mês de janeiro, a 4ª Delegacia do Serviço Militar/Junta do Serviço Militar, em Brumado, terá um novo delegado, o Capitão Rivaldo. A informação foi dada em primeira mão ao site Brumado Notícias pelo atual delegado, o Tenente Cerqueira. O oficial informou que no dia 17 de dezembro irá realizar uma solenidade de despedida na sede da Junta Militar, anexada à base da unidade 06/024 do Tiro de Guerra. As prioridades da Delegacia e Junta de Serviço Militar é emitir certificados de alistamento, dispensa e reservista do serviço militar. Durante o período em que atuou em Brumado o Tenente Cerqueira conseguiu apoio do poder público, na gestão do então prefeito Eduardo Lima Vasconcelos, para que fosse construída a sede própria da Junta Militar, reorganizando assim toda a parte burocrática e administrativa do setor. As mudanças auxiliaram no melhor atendimento à população. Em entrevista à nossa reportagem, o Tenente Cerqueira comentou sobre seu trabalho no município. “Não estou abandonando Brumado, na verdade, eu até tinha o desejo de permanecer aqui por mais uma temporada, mas não foi possível por força do regulamento. Sou um soldado e soldado cumpre ordens. Na vida tudo pra gente é experiência, tanto positiva quanto negativa, e devemos aproveitar todas elas. Brumado para mim foi uma experiência muito positiva. Escolhi vir para Brumado e aqui fizemos um trabalho de excelência e de participação com os gestores e com a comunidade. Levo na bagagem a sensação de dever cumprido”, concluiu o delegado.

02 Dez 2013 - 18:22h

Todos os anos, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) sugere aos comerciantes uma tabela de horários para o funcionamento igualitário do comércio no mês de dezembro. Do dia 02 ao dia 06, o comércio deve funcionar das 08h às 18h. No dia 07, sábado, das 08h às 13h. Já do dia 09 ao dia 13, as lojas abrirão às 08h e fecharão às 19h. No sábado, dia 14, o comércio abre às 08h e fecha às 15h. Do dia 16 ao dia 20, das 08h às 20h. No dia 21 de dezembro, sábado, das 08h às 18h. No dia 23 de dezembro, das 09h às 14h. E, por fim, no dia 24 de dezembro, véspera de Natal, das 08h às 18h (tolerância até 19h). A CDL de Brumado conta com a colaboração de todos os comerciantes e funcionários para que os horários sejam respeitados, pois, apesar de serem sugestões, foram criados para que o comércio seja beneficiado.