Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Eleições 2016: Oposição lança chapa com Pedrão e João Filho em Caculé Foto: Aloísio Costa

Em convenção realizada na última sexta-feira (5), foi homologada a candidatura dos empresários Pedro Dias e João Gonçalves Filho, a prefeito e vice-prefeito pela coligação “A força vem do povo”. O evento contou com a presença de filiados dos partidos que compõem a coligação, militantes, partidários e lideranças políticas, como os ex-prefeitos Umberto Paulo de Castro Alves e João Aliomar Malheiros. Em seu discurso, Pedro Dias destacou que o povo quer mudança. O candidato terá a difícil missão de derrotar o grupo político do ex-prefeito e atual deputado estadual, Luciano Ribeiro (DEM), que já está no poder há 12 anos e tem como candidato o atual prefeito Beto Maradona (DEM). Na oportunidade também foram homologadas as candidaturas dos que vão concorrer a uma vaga no legislativo municipal.

 José Serra teria recebido R$ 23 milhões da Odebrecht em 'caixa dois' Foto: Adriano Machado/Reuters

O ministro das Relações Exteriores José Serra (PSDB-SP) recebeu R$ 23 milhões em dinheiro sujo da Odebrecht, conforme relataram os executivos da empreita à Procuradoria Geral da República (PGR). Parte do dinheiro foi entregue no Brasil e outra paga por meio de depósitos bancários realizados em contas no exterior. De acordo com O Antagonista, para comprovar que houve o pagamento por meio de “caixa dois”, a empreiteira promete mostrar os extratos bancários dos depósitos feitos no exterior que tinha como destinatária a campanha presidente do então candidato e agora chanceler.

Caetité: Acidente entre carro e moto tira a vida de jovem de 18 anos Foto: Reprodução/Facebook

Em Caetité, no último domingo (7), um acidente entre um veículo de passeio e uma motocicleta tirou a vida de um jovem de apenas 18 anos. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, três jovens seguiam em uma motocicleta em uma Avenida da Praça do Mercado, quando colidiram na laterial de um veículo de passeio, que havia saído de um cruzamento. Com a colisão, os três rapazes foram arremessados, sofrendo diversos ferimentos. O Samu 192 socorreu as vítimas a UPA 24 horas. Lucas Viera Lopes não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na unidade de saúde. As outras duas vítimas não correm risco. Populares disseram que os três jovens teriam saído de casa para socorrer um amigo que passou mal em uma praça da cidade. A polícia militar registrou a ocorrência e as causas do acidente estão sendo investigadas. O condutor do veículo não sofreu nenhum ferimento. Nas redes sociais, os amigos de Lucas lamentaram a morte e prestaram homenagens.

O governo do presidente em exercício Michel Temer (PMDB) corrigiu uma manobra contábil que abria caminho para os atrasos da União no repasse de recursos ao Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Trata-se de uma das “pedaladas fiscais” condenadas pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A correção ocorre dois anos depois de esses atrasos a bancos públicos e ao FGTS durante a gestão da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), terem sido descobertos e investigados pelo órgão fiscalizador. As “pedaladas fiscais” são base do pedido de impeachment de Dilma, aprovado nesta semana pela comissão especial do Senado Federal. O Ministério da Fazenda, sob o comando de Henrique Meirelles, publicou no Diário Oficial da União desta sexta portaria que transfere diretamente os recursos da multa adicional de 10% por demissão sem justa causa e a remuneração de 0,5% sobre a remuneração dos recursos do FGTS para a Caixa Econômica Federal, agente operador do fundo.

Homem morre em acidente de moto na BA-142 entre Tanhaçu e Anagé Foto: Informe Barra

Por volta de 14h30 do último sábado (6), um acidente deixou uma vítima fatal na BA-142, no trecho que liga o Distrito de Sussuarana, em Tanhaçu a Anagé, no sudoeste baiano. Segundo informou a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPR) ao site Brumado Notícias, Igor Rubens de Oliveira, de 35 anos, voltava de uma missa em Sussuarana quando perdeu o controle da motocicleta que pilotava e caiu. O Samu 192 chegou ao local, mas a vítima já havia morrido. Populares disseram que Igor estaria alcoolizado no momento do acidente. Ele era casado e deixou filhos e esposa. O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal de Brumado, onde passou por necropsia e foi liberado para o sepultamento.

Brumado: Polícia impede entrada de drogas na carceragem local Foto: Divulgação/PC

Na última sexta-feira (5), investigadores da polícia civil apreenderam drogas e um aparelho celular na carceragem de Brumado. Segundo apurou o site Brumado Notícias, ninguém foi preso durante a ação. No último sábado (6), a polícia impediu novamente a entrada de drogas na carceragem. Os investigadores estão atentos à entrada de qualquer pacote suspeito na custódia local.

Convenção do PMDB, PV e Rede oficializa chapa com Manelão e Pastor Clóvis em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O PMDB fechou o período de convenções em Brumado com a formação da chapa “Reconstrução passa por renovação”, tendo como aliados o Partido Verde (PV) e o Rede Sustentabilidade. A chapa é puro sangue na majoritária com os peemedebistas Emanoel Araújo Lima, o Manelão, e o Pastor Clóvis Flagra. Na proporcional, terá cerca de 25 pré-candidatos em busca de uma vaga na casa legislativa. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Pastor Clóvis declarou que passou um período de 16 anos longe da política, mas não poderia se ausentar dos interesses da administração municipal e das famílias brumadenses.  O pastor diz que está confiante no apoio do público evangélico. 

Convenção do PMDB, PV e Rede oficializa chapa com Manelão e Pastor Clóvis em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Recebi com muita satisfação esse convite e penso que política se faz de duas formas. Uma é você achar que já está ganho e a outra é achar que já está derrotado. Não entraríamos nesse pleito se não enxergássemos a vitória”, destacou. Já o empresário Manelão ressaltou o tema da chapa. “Não somos uma terceira via, somos uma via de fato com proposta real de renovação. Estão temendo nossa aliança porque sabem que temos condições reais de vencer o pleito e é isso que nos dá ensejo para travar essa batalha visando dias melhores para a nossa cidade”. Durante seu discurso, o pré-candidato se apresentou como “representante da massa menos favorecida”.

Confira os especialistas da semana na Clínica Mais Vida

Com o objetivo de facilitar a marcação de consultas, a Clínica Mais Vida criou um quadro com os horários de atendimento de cada especialista. Na Clínica Mais Vida você pode marcar exames de laboratório e ultrassom. A clínica funciona de segunda a sábado. Confira o quadro acima e marque a sua consulta através dos telefones (77) 3441-4545 ou (77) 99951-4755. A clínica está localizada na Avenida Otávio Mangabeira, 265.

Lei Maria da Penha completa dez anos Foto: Reprodução

A Lei Maria da Penha completa dez anos neste domingo (7) e um dos seus principais avanços foi a conscientização sobre a violência psicológica, avalia Marisa Sanematsu, diretora de Conteúdo do Instituto Patrícia Galvão, organização social sem fins lucrativos que atua no direito das mulheres. Para Marisa, a lei é bem formulada e completa, uma vez que define claramente as formas de violência doméstica como moral, sexual ou patrimonial. Ela acrescentou que muita gente nem sabia que violência psicológica era um crime enquadrado e passou a saber com a divulgação da lei. A psicóloga destacou que antes da vigência da lei, a sociedade só considerava violência contra a mulher aquela violência física. Ela ressaltou que as agressões não bastavam ser simples, mas tinha que deixar a mulher “com muitas marcas para as pessoas aceitarem que, dessa vez, o marido exagerou”. As informações são da Agência Brasil.

Presidente do TSE pede cassação de registro do PT Foto: Reprodução

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, abriu um processo que pede a cassação do Partido dos Trabalhadores (PT), segundo informações da coluna Radar, da revista Veja. De acordo com a publicação, a ação foi motivada pela Operação Lava Jato, que investiga o uso de recursos públicos desviados da Petrobras para financiar campanhas eleitorais do partido. Se o processo for aprovado, a legenda ficará proibida de disputar quaisquer eleições futuras.

Proibida a propaganda eleitoral na TV e no rádio Foto: Reprodução/GTM Web

Emissoras de rádio e televisão estão proibidas de veicular imagens de realização de pesquisa ou demais tipos de consulta popular de cunho eleitoral, em que seja possível identificar o entrevistado ou inclua manipulação de dados. A medida, que faz parte da Lei das Eleições, está vigente desde o último sábado (6). É proibida também a veiculação de propaganda política e difusão de opinião de candidato, partido ou coligação que vá concorrer às eleições municipais do dia 2 de outubro, bem como a transmissão e divulgação de novelas, filmes e programas que os façam crítica ou alusão. A única exceção são os programas jornalísticos e os debates políticos. A legislação veda ainda a divulgação de nome de empresa que se refira a determinado candidato escolhido em convenção. “Sendo o nome do programa o mesmo que o do candidato, fica proibida a sua divulgação, sob pena de cancelamento do respectivo registro”, diz o texto.

Rio 2016: Brasil goleia Suécia e garante classificação no futebol feminino Foto: Reuters

Com uma rodada de antecedência, a seleção brasileira feminina de futebol está garantida na próxima fase do torneio de futebol dos Jogos Olímpicos do Rio 2016. Na noite deste sábado (6), a equipe comandada pelo técnico Vadão não teve problemas para golear a Suécia por 5 a 1, em um Engenhão lotado, pela segunda rodada do grupo E da competição. Os gols do jogo foram marcados por Beatriz (duas vezes), Cristiane e Marta (duas vezes), enquanto Schelin descontou para a equipe visitante. O time verde e amarelo encerra a sua participação na primeira fase na próxima terça-feira (9), às 22h, contra a África do Sul, na Arena da Amazônia, em Manaus.

INSS define regras para rever benefícios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O governo federal definiu em portaria interministerial as regras para convocação de beneficiários de auxílio-doença e aposentadoria por invalidez que passarão por nova perícia médica. A regulamentação está publicada no Diário Oficial da União (DOU) e ocorre um mês depois de o governo ter anunciado o pente-fino na concessão desses benefícios por meio da Medida Provisória 739/2016. Pelo regulamento, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) deverá convocar para a realização de perícia médica os segurados que estavam em gozo de benefício por incapacidade mantidos há mais de dois anos. A convocação não inclui os aposentados por invalidez que já tenham completado 60 anos de idade. De acordo com a Veja, o texto diz que o INSS e a Empresa de Tecnologia e Informações da Previdência Social (Dataprev) deverão consolidar as informações sobre o conjunto de segurados a serem convocados, para agendamento e posterior aferição, monitoramento e controle das perícias médicas. No entanto, em levantamento preliminar já divulgado pelo governo, a revisão deve alcançar 840.000 auxílios-doença, que consomem 1 bilhão de reais mensalmente de dinheiro público, e 3 milhões de aposentadorias por invalidez, cujo gasto mensal chega a 3,6 bilhões de reais. Essas revisões – junto com a reavaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC), concedido a idosos ou pessoas com deficiência com renda familiar per capita menor que do salário mínimo – têm potencial de gerar uma economia anual de 7,1 bilhões de reais.

BMW 320i acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, acabou de chegar uma BMW 320i, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brasileiros de respeito: na bela festa de abertura, o país saiu bem na foto Foto: Ivan Pacheco/Veja

A primeira prova da Olimpíada do Rio de Janeiro acabou e o pódio encheu a pátria de orgulho. Deu tudo certo na cerimônia de abertura. Mais que certo: ficou par a par com as de Pequim e Londres, páreos duros que a festa brasileira encarou com galhardia. Do Maracanã saiu para o mundo um Brasil moderno, seguro das suas qualidades, colorido e bonito. Enfim, um país bacana. A suavidade de Paulinho da Viola cantando o hino nacional deu o tom da celebração das coisas brasileiras, uma distância refrescante do ufanismo estridente de praxe. As marcas registradas estiveram lá, no cenário forrado de vídeos: samba, funk, favela, bola, Garota de Ipanema. Só que revestidas de uma atualidade muito bem vinda, sem exageros, na medida certa. A obrigatória referência ecológica durou um pouco mais do que devia. 

Brasileiros de respeito: na bela festa de abertura, o país saiu bem na foto Foto: Ivan Pacheco/Veja

O segmento dos refugiados desviou-se um pouco do tema. Ficou a impressão de que, mais do que fazer parte do esperto e criativo enredo montado pelos diretores Fernando Meireles, Daniela Thomas e Andrucha Waddington, estes dois momentos tiveram o objetivo de reforçar a atuação social que o Comitê Internacional quer pregar ao universo olímpico. Na busca incessante da simplicidade refinada, alguns figurinos e cenários ficaram mesmo é sem graça, Faltou humor, que em Londres teve e agradou. Em compensação, se lá James Bond e a rainha desceram de paraquedas, aqui tivemos o simpático voo de Santos Dumont. No balanço final, fica a imagem de um país de respeito. Ouro para a festa. As informações são da Veja.

Empresário acusado de abusar de adolescente e criança é preso no aeroporto de Conquista Foto: Blitz Conquista

O empresário André Luiz Porto da Silva, 41 anos, foi apresentado na Delegacia Especializada de Atendimento a Mulher (DEAM) de Vitória da Conquista, na noite da última sexta-feira (05), após ser preso em um voo que chegava a capital baiana. André estava foragido da Justiça desde março deste ano, quando foi decretado o mandado de prisão. O empresário é acusado de estuprar uma adolescente de 14 anos e abusar sexualmente de uma criança de 7 anos. Logo depois da aeronave tocar o solo baiano, antes do desembarque dos passageiros, e com apoio da Polícia Federal, os investigadores entraram na aeronave e deram voz de prisão a André. A polícia ainda descobriu que o empresário portava cédula de identidade e CPF falsos. Em entrevista ao site Blitz Conquista, ele alegou que providenciou os documentos logo depois de descobrir que era procurado pela polícia. O acusado disse que sairia de Salvador diretamente para Conquista, onde ficaria em sua fazenda. André contou ainda que é inocente e teria sido vítima de uma espécie de vingança. Tal alegação é refutada pela Polícia Civil, que afirma ter elementos suficientes para sua condenação. Após ser ouvido na Deam, o acusado passou por exame de Corpo de Delito e seguiu para o presídio Nilton Gonçalves. 

Dois municípios têm mesmo nº de eleitores e de habitantes Foto: Reprodução/G1

Ao menos na estatística oficial, duas cidades do país possuem o mesmo número de eleitores e de habitantes, segundo levantamento do G1 junto aos dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). São dois municípios mineiros: Claraval e Cruzeiro da Fortaleza, que possuem, respectivamente, 4.801 e 4.140 eleitores e habitantes, conforme os números do tribunal e do instituto. O dado é curioso, mas dificilmente essa estatística se confirma na realidade, já que os dados do IBGE são uma estimativa da população. Além disso, no dado populacional estão incluídas pessoas que não votam, como os menores de 16 anos.

Médicos brigam em sala de cirurgia e vão parar na delegacia Foto: Suelen Gonçalves/G1 AM

Dois médicos se desentenderam e brigaram dentro do centro cirúrgico do Pronto-Socorro da Criança João Lúcio, na Zona Leste de Manaus, enquanto se preparavam para uma cirurgia. O caso ocorreu na noite de quinta-feira (4). Segundo funcionários, um neurologista e um anestesista atendiam um adolescente, de 14 anos, internado com lesões na cabeça, quando houve a discussão. Os médicos não foram encontrados pela reportagem para comentar o caso. Funcionários, que não quiseram ser identificados, contaram ao G1 que os dois iniciaram uma discussão por causa do procedimento cirúrgico, em seguida, o anestesista, de 69 anos, deu um choque no braço do neurologista, de 39 anos. Ao receber o choque, o neuro teria dado um golpe no colega, fazendo-o cair com o rosto no chão. Um boletim de ocorrência de vias de fato consumado foi registrado no 9º Distrito Integrado de Polícia (DIP), na capital. No documento consta que os dois entraram em vias de fato devido uma discussão entre eles durante um procedimento cirúrgico. O neurologista tinha escoriações na boca, e o anestesista apresentava escoriações no braço esquerdo, mão direita e pescoço.

Brasil só deve recuperar estoque de empregos a partir de 2021 Foto: Reprodução

Ainda que alguns indicadores comecem a dar sinais de que a economia brasileira parou de piorar e pode estar saindo do fundo do poço, o mercado de trabalho precisará de alguns anos para se recuperar dos efeitos da prolongada recessão e absorver todos aqueles que foram demitidos ou não conseguiram um emprego com carteira assinada. Projeções das consultorias Tendências e GO Associados, com base nas estimativas do mercado para o PIB (Produto Interno Bruto), apontam que só a partir de 2021 o Brasil deverá recuperar o nível de estoque de empregos formais do final de 2014, quando o país vivia uma situação considerada de quase pleno emprego. De acordo com o G1, desde janeiro de 2015, o Brasil perdeu 2,07 milhões de vagas com carteira assinada, de acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho. O país terminou o mês de junho com um estoque de 39,1 milhões de empregos formais ante 41,2 milhões no final de 2014. O recorde da série foi registrado em setembro daquele ano, nas vésperas das eleições presidenciais, quando o total de trabalhadores celetistas chegou a 41,8 milhões. Já são 15 meses seguidos de demissões superando as contratações. No ano passado, o Brasil perdeu 1,54 milhão de empregos formais. Em 2016, no acumulado no ano, até junho, foram eliminados outros 531,7 mil postos de trabalho no regime celetista.

Lula foi ativo em esquema criminoso na Petrobras, diz MPF Foto: Instituto Lula

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou “ativamente do esquema criminoso engendrado em desfavor da Petrobras, e também de que recebeu, direta e indiretamente, vantagens indevidas decorrentes dessa estrutura delituosa”. É assim que o Ministério Público Federal (MPF) resume a participação do petista no esquema investigado pela Operação Lava Jato, conforme parecer de 70 páginas divulgado nesta sexta-feira (5) pela Procuradoria da República. A informação foi antecipada pelo jornal O Estado de S.Paulo. De acordo com o parecer, assinado por quatro procuradores federais de Curitiba (PR) na última quarta-feira (3), Lula, “mesmo após o término de seu mandato presidencial, [...] foi beneficiado direta e indiretamente por repasses financeiros de empreiteiras envolvidas na Operação Lava Jato”. “Rememore-se que, no âmbito desta operação, diversos agentes públicos foram denunciados por receber vantagem indevida mesmo após saírem de seus cargos. Além disso, é inegável a influência política que Lula continuou a exercer no Governo Federal, mesmo após o término de seu mandato (encontrando-se até hoje, mais de cinco após o fim do seu mandato com a atual Presidente da República)”. 

Praticook: Kit inverno inclui sete sopas detox por apenas R$ 84,00

Neste inverno, a Praticook está disponibilizando o “kit inverno”, que inclui sete sopas por apenas R$ 84,00. Para se aquecer nesse período de temperaturas mais amenas e ainda comer saudável, adquira agora mesmo o seu kit. Tem sopa detox de abóbora, sopa detox de cenoura com pimenta rosa, sopa detox de legumes, e sopa detox vegetariana. Passe na Praticook agora mesmo e confira o nosso showroom de alimentos saudáveis, preparados da maneira mais natural para o seu bem estar. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

Convenção confirma ACM Neto como candidato em Salvador Foto: Andrea Silva/TV Bahia

O partido Democratas (DEM) confirmou ACM Neto, 37 anos, como candidato à reeleição ao cargo de prefeito de Salvador. O nome foi homologado durante convenção do partido no Espaço Unique Eventos, na Avenida Tancredo Neves, na manhã desta sexta-feira (5). O vice na chapa será o deputado estadual Bruno Reis (PMDB), que também participou da convenção partidária. Além do DEM e do PMDB, integram a coligação majoritária o PRB, PSDB, PPS, PTB, PV, Solidariedade, PSC, PTC, PHS, PSDC, PEN e PMB. De acordo com o G1, participaram da convenção o ministro da Secretaria de Governo, Geddel Vieira Lima (PMDB), e o ex-governador da Bahia, Paulo Souto. ACM Neto afirmou que está desenvolvendo um plano de governo para uma segunda gestão, que está sendo discutido com técnicos e também com a população. Ele contou que o plano irá trazer uma série de novidades em termos de projetos e que será anunciado assim que estiver concluído.

Pesquisa mostra que compras por smartphone crescem no país Foto: Reprodução

Um estudo da consultoria Accenture, que ouviu 770 consumidores brasileiros e dezenove varejistas do país, confirma uma tendência crescente do uso do smartphone nas compras online. A consultoria mostra que 61% dos consumidores usaram smartphones mais frequentemente no ano passado para procurar o que queriam, 44% esperam adquirir mais produtos via smartphones este ano e 63% consideram fácil comprar com o aparelho. Em contrapartida, somente 31% dos varejistas possuem aplicativos para celulares com capacidade de executar compras. De forma geral, os consumidores estão solicitando mais de seus smartphones enquanto compram em lojas físicas: dos entrevistados, 56% disseram que gostariam de receber promoções em tempo real, estando dispostos a fornecer informações pessoais para isso. Além disso, 47% querem ou já possuem a habilidade de utilizar cupons e descontos automaticamente para comprar e 39% dos compradores preferem pagar pelo celular. Apesar disso, nenhum dos dezenove varejistas brasileiros pesquisados tem essas capacidades ou oferece esses benefícios.

Arquivo