Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Prefeito garante que fará repasse do Fundeb aos professores e sindicatos divergem Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, Edilson Costa, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Brumado (Sindsemb) e o vice, Marcos Lima, falaram sobre a audiência que tiveram com o prefeito Aguiberto Lima Dias, a fim de tratar do repasse do Fundeb para os professores do município. Segundo os sindicalistas, o prefeito garantiu que, assim que a verba for encaminhada para a prefeitura, a mesma será distribuída aos docentes do município, não sendo necessários embates judiciais entre a administração e a categoria. Edilson fez questão de alertar os professores que o repasse foi garantido pelo gestor estando o servidor filiado ou não a qualquer sindicato. Os representantes do Sindsemb não quiseram se aprofundar no assunto, mas nossa reportagem apurou que está ocorrendo uma divergência interna entre o sindicato municipal e o núcleo da APLB local. Segundo apuração, a APLB estaria cooptando professores associados do Sindsemb alegando que o repasse só seria garantido caso o profissional ingressasse no sindicato que tem atuação a nível estadual. “Há apenas uma discordância de interpretação de assessorias sindicais, pois cada sindicato tem sua política de atuação”, explicou Costa. No entanto, o Brumado Notícias obteve informações de bastidores de que a aliança formada entre as duas representações no ano passado está prestes a se romper, pois a cooptação de servidores estaria fomentando a discórdia entre os representantes sindicais.  

Lula sinaliza que não vai disputar eleições de 2018 Foto: Alexandre Cassiano/Agência O Globo

Na noite da última segunda-feira (6), em ato realizado no Rio de Janeiro, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva sinalizou que não está disposto a disputar as eleições presidenciais de 2018. Ele reconheceu que a presidente afastada Dilma Rousseff cometeu “equívocos”, mas disse querer que ela recupere seu mandato justamente para corrigir esses “erros”. Mesmo sendo investigado pela Operação Lava-Jato, Lula é o nome mais forte do PT para disputar as eleições. As alternativas apontadas no partido são o prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, e o ex-ministro Jaques Wagner. De acordo com o jornal O Globo, classificando o processo de impeachment como “golpe”, Lula criticou Temer por governar como já fosse presidente de fato, e não interino. “Ele não tinha direito de fazer o que fez, cortou até o almoço da Dilma. Amanhã vamos comer marmitex, se for o caso, mas ele não vai impedir a gente de correr o país fazendo as denúncias que temos que fazer”, disse Lula.

Brumado: Loja Maria Bonita apresenta coleção de inverno em coquetel Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em coquetel com clientes e amigos, a Loja Maria Bonita, localizada na Rua Coronel Tibério Meira, no centro de Brumado, apresentou o lançamento da coleção de inverno 2016. As maiores tendências do mercado nacional e internacional estão nas vitrines da loja, que virou sinônimo de requinte e bom gosto em Brumado e região. Compareça à loja e confira a coleção da estação mais fria do ano, que ainda traz consigo o toque de quem entende de vestir bem, com bom gosto e qualidade. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-4133.

Fotos: Lay Amorim/Brumado Notícias

Gilmar Mendes determina abertura de novo inquérito contra Aécio Foto: Reprodução

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, determinou a abertura de um segundo inquérito para investigar o presidente do PSDB, senador Aécio Neves (MG), sob acusação de ter participado na maquiagem de dados do Banco Rural para a CPI dos Correios, em 2005, com o objetivo de esconder o mensalão mineiro. Além do senador, também se tornam alvos da apuração o seu vice-governador da época, Clésio Andrade (PMDB-MG), atualmente réu no mensalão tucano, e o prefeito do Rio Eduardo Paes (PMDB), à época secretário-geral do PSDB. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, o inquérito tem como base a delação premiada do ex-senador Delcídio do Amaral (ex-PT-MS), à época presidente da CPI dos Correios, que investigou o mensalão. Delcídio disse que foram requisitados dados do Banco Rural e que Aécio atrasou o envio dos dados à CPI para apagar informações comprometedoras do período tucano. Em sua decisão, Gilmar destaca que o crime de falsificação de documentos já estaria prescrito porque ocorreu há oito anos. O ministro, no entanto, diz que a Procuradoria avalia que outras imputações penais seriam possíveis e precisam ser apuradas, como lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e crime contra administração pública.

Dia do Meio Ambiente é comemorado em praça pública em Brumado Foto: Marcos Antônio Cardoso/Brumado Notícias

No último domingo (5) foi celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente e, em Brumado, a data foi comemorada pela prefeitura, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com a Magnesita/SA, o grupo Modera e o promoter Marcos Antônio Cardoso, na Praça Coronel Zeca Leite. Vários estandes foram montados no local. No estande da Magnesita houve distribuição de mudas de árvores nativas, que foram bem requisitadas pelos visitantes. Além disso, houve representação teatral e show musical com artistas locais: Amarílio Lima, Arlindo Polvinthay e Silvia Martin. Também teve apresentação de cultura de cordel e muito artesanato. “Foi um evento simples que agradou a todos, mas o nosso objetivo não é apenas agradar, mas, principalmente, buscar a conscientização popular quanto aos cuidados com a nossa natureza”, comentou o secretário municipal de meio ambiente, Frederico Neves. 

Guanambi: Homem é preso acusado de estuprar sobrinha Foto: Divulgação/Polícia Civil

Em Guanambi, um homem foi preso acusado de ter estuprado a sobrinha de nove anos. Vinícius Borges Andrade, de 36 anos, foi autuado em flagrante pelo delegado Clécio Magalhães, que, através de trabalho investigativo, descobriu que o mesmo usa o documento do irmão. Ele é autor de um homicídio ocorrido em São Paulo e tem mandado de prisão expedido contra ele. Segundo o radialista Bonny Silva, a esposa do acusado só soube da verdadeira identidade do marido na delegacia. Além da prisão em flagrante por estupro de vulnerável, o suspeito será autuado por uso de documento falso. O caso continua sendo investigado a fim de descobrir possíveis outros crimes praticados por Vinícius.

Deputado Luciano Ribeiro denuncia falta de professor em escola estadual de Tanhaçu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em pronunciamento realizado na última segunda-feira (6), na Assembleia Legislativa do Estado da Bahia, o deputado Luciano Ribeiro (DEM) mostrou sua indignação com relação à área da Educação, que tem sido citada como prioridade de governo. O parlamentar ficou abismado ao se deparar, em seus compromissos de mandato no último final de semana, com uma escola estadual no município de Tanhaçu, no sudoeste baiano, assim como detectado em outras escolas do Estado, que está até hoje sem professor de português. “Já se passaram seis meses de aula e a Escola ACM de Tanhaçu está até hoje sem professor de Português. E olha que esta escola esteve na agenda de visitas do governador em 11 de fevereiro de 2015, quando várias promessas foram feitas e nada se fez, nem mesmo o essencial. Como esses alunos vão vencer esta carga horária e seguir o estudo? Absurdo! Além disso, funcionários da manutenção das escolas estão sem receber salários. Muito descaso”, destacou Ribeiro.

Rodrigo Janot pede ao STF a prisão de Renan, Cunha, Jucá e Sarney Foto: André Coelho

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) a prisão do presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), do ex-senador José Sarney (PMDB-AP), do senador Romero Jucá (RR), presidente nacional do PMDB e do presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB). De acordo com o jornal O Globo, a justificativa é de tentativa de barrar a Operação Lava Jato, após divulgação dos áudios gravados pelo ex-presidente da Transpetro, Sérgio Machado, em que os peemedebistas são flagrados tramando contra a operação da Polícia Federal. Janot também pediu o afastamento de Renan da presidência do Senado. Em delação premiada, Sérgio Machado disse que distribuiu R$ 70 milhões em propina para os peemedebistas alvos de Rodrigo Janot neste pedido ao STF, além de outros políticos do PMDB, durante os 12 anos que esteve à frente da Transpetro. Esta é a primeira vez que um procurador-geral da República pede o afastamento e a prisão de um presidente do Senado.

Bandidos explodem caixas eletrônicos em Riacho de Santana Foto: Reprodução/WhatsApp

Na madrugada desta terça-feira (7), um grupo fortemente armado invadiu a cidade de Riacho de Santana, no sudoeste baiano, e explodiu os caixas eletrônicos das agências do Banco do Brasil e Caixa Econômica. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, quinze homens se dividiram em pequenos grupos e fizeram uma espécie de barreira próximo à casa de alguns policiais na tentativa de inibir qualquer reação. As agências ficaram completamente destruídas. Ainda não se sabe o valor total roubado pelos bandidos. A ação durou cerca de 50 minutos. Um ônibus que transporta estudantes para a cidade de Guanambi tinha acabado de desembarcar todos os passageiros e o motorista retornava para casa quando foi parado pelos homens. Ele teve o carro alvejado. Há indícios de que os bandidos fugiram sentido Igaporã ou Matina. Ninguém ficou ferido.

Em Portugal, maioria das detentas estrangeiras no país é brasileira Foto: Reprodução

Entre as 222 detentas estrangeiras em território português, há 62 brasileiras, o que representa 27,9% do total e coloca o Brasil em primeiro lugar no que se refere à quantidade de mulheres estrangeiras presas no país. Mais de 40% das detentas em Portugal foram presas por crimes relacionados às drogas, seja ao tráfico (37,6%), seja ao consumo (3,7%). Dentre elas, 35,2% são portuguesas e 65,9% são estrangeiras. O segundo tipo de delito mais cometido por mulheres no país é o crime contra o patrimônio (23,9%), com 11% de furtos simples ou qualificados. Essas estatísticas fazem parte do último balanço trimestral (1º trimestre de 2016), divulgado pela Direção Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) do Ministério da Justiça de Portugal. No Brasil, segundo dados do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, divulgados em junho de 2014, a taxa de mulheres nas prisões brasileiras é de 6,4%, o que representa 37.380 mulheres presas. Cerca de 58% delas têm vinculação penal por envolvimento com o tráfico de drogas. 

Programa Água Doce atende Brumado, Livramento e Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Representantes de vinte comunidades rurais dos municípios de Brumado, Livramento de Nossa Senhora e Malhada de Pedras estiveram presentes na manhã desta segunda-feira (6), no auditório do Serviço Municipal de Atendimento ao Cidadão (Semac), em Brumado, onde receberam capacitação para manuseio de dessalinizadores. O curso faz parte do Programa Água Doce, do Ministério do Meio Ambiente, em parceria com as secretarias estadual e municipal de meio ambiente. Genivaldo Abreu, engenheiro civil que presta serviço de acompanhamento de implantação do programa, esteve no evento e explicou ao site Brumado Notícias que o projeto é mais uma ferramenta de convivência com a seca promovida pelas três esferas de governo. Segundo ele, o mesmo visa levar água doce, boa para o consumo humano, às comunidades onde não há acesso à água potável. Na capacitação foi explicado que, em suas comunidades, os moradores recebem uma ficha de controle e fazem a retirada da água através do equipamento. Genivaldo informou que o processo de instalação dos aparelhos está em fase de conclusão. Nessa etapa do programa, o município de Brumado está recebendo treze equipamentos, Malhada de Pedras cinco, e Livramento de Nossa Senhora dois. O engenheiro informou ainda que cada implantação do equipamento está orçada em R$ 150 mil, recurso do Estado e da União, cabendo ao município aceitar o programa e fazer a manutenção dos aparelhos. “Esse programa está levando prazer em um copo d’água e saúde para as pessoas nessas comunidades”, destacou o engenheiro.  

Planos de saúde terão que cobrir teste de zika vírus Foto: Reprodução

Publicada na última segunda-feira (6), no Diário Oficial da União, resolução da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) regulamenta a cobertura obrigatória e a utilização, por parte de operadoras de planos de saúde, de testes para diagnóstico de infecção pelo vírus Zika. Passam a fazer parte do rol de Procedimentos e Eventos em Saúde – de cobertura obrigatória pelos planos – os seguintes testes: PCR (técnica que pesquisa no sangue do paciente a presença de material genético do vírus); IGM (técnica que detecta anticorpos produzidos na fase aguda da doença); e IGG (técnica que indica se houve uma infecção mais antiga pelo vírus). A resolução entra em vigor 30 dias após sua publicação.

Feijão passa dos R$ 9 e assusta brumadenses Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A semana começou difícil para os brumadenses que foram às compras em busca do tradicional feijão de cada dia, pois o quilo do grão deu um salto de quase 100% no valor. Até a semana passada, o feijão carioquinha era encontrado a R$ 5 em alguns supermercados da cidade, no entanto, os preços foram reajustados com a nova remessa que chegou aos estoques. O site Brumado Notícias percorreu a seção de cereais no mercado municipal e os valores encontrados foram os mesmos dos supermercados. Os cerealistas repassaram as explicações dos atravessadores de que fenômenos naturais como a seca na região produtiva, no estado de Minas Gerais, e a entressafra provocaram a alta. Os comerciantes apontam que há duas semanas compraram o saco de feijão a R$ 250, mas na última remessa o alimento foi entregue com valores entre R$ 500 e R$ 600, o que afetou o repasse ao consumidor final. Agora, os consumidores foram pegos de surpresa com o valor de R$ 9,25 e R$ 10. “E os preços podem subir ainda mais nas próximas semanas”, alertam os comerciantes. Aliado ao fenômeno natural, tiveram ainda os gastos com logística, pois, sem o feijão mineiro, os comerciantes brumadenses passaram a receber o grão do estado do Paraná, mas distante e mais caro. Para alguns munícipes, a saída está sendo o feijão preto, que manteve o preço de R$ 5,50. Outros consumidores preferem saídas alternativas para complementar a mesa, como está sendo feito na casa da professora aposentada Celcides Nunes, onde moram dez pessoas. “Quando der a gente come feijão. Na minha casa o consumo é de um quilo de feijão por dia, mas aí agora não vamos poder bancar esse custo. O pirão e a salada serão os companheiros do arroz até o feijão ficar com o preço mais acessível”.

GP Brumado de Ciclismo movimentou a BA-148 no último domingo (5) Foto: Divulgação/ACBTM

O I GP de Ciclismo de Brumado reuniu atletas de toda região sudoeste no último domingo (5). A prova percorrida entre Brumado e a comunidade Fazendinha, em Livramento de Nossa Senhora, somou 90 km e alterou a rotina na BA-148. O sol forte exigiu muito dos competidores, que imprimiram um ritmo intenso à corrida, com muitas alternâncias na liderança. Destaque para os atletas de Vitória da Conquista que marcaram presença em todos os pódios de todas as categorias. O brumadense melhor classificado foi Luan Rocha, que chegou em segundo lugar na categoria Open. O GP, promovido pela Associação dos Ciclistas Brumadenses Terra do Minério (ACBTM), busca entrar para o calendário esportivo da região. O evento serviu de preparação para a tradicional Corrida Ecológica Brumado/Rio de Contas, que este ano será realizada no dia 4 de setembro.

Polícia aborta mais um plano de fuga dos presos de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A suspeita dos investigadores da polícia civil é de que os presos estavam arquitetando mais um plano de fuga que foi abortado no último sábado (4), em Brumado. Ao realizarem vistoria de rotina na área da custódia, na delegacia, os policiais encontraram um macaco hidráulico no teto do cadeião, juntamente com uma garrafa pet contendo cachaça, além de maconha e cocaína. Não é a primeira vez que a polícia encontra esse tipo de ferramenta na área da custódia e o objeto já foi utilizado em fuga. Na ocasião, os fugitivos conseguiram danificar uma viga da concreto, por onde passaram para fora do complexo. “É um plano sendo arquitetado em duas vias, pois os presos planejam dentro e recebem ajuda de fora. Por mais que seja feito um trabalho minucioso de conter os detentos, os mesmos estão conseguindo fácil comunicação com seus comparsas fora da cadeia e dessa forma tentam burlar a segurança para fugirem”, alertou um investigador ao site Brumado Notícias.

Recém-nascido morre após ser jogado em caçamba no Estado de São Paulo Foto: Reprodução/TV Tem

Um recém-nascido, enrolado em um cobertor ainda junto com a placenta, foi encontrado em uma caçamba na manhã desta segunda-feira (6), em Tarumã (SP). Segundo informações da polícia, o bebê chegou a ser socorrido, mas não resistiu e morreu no hospital. A mãe da criança foi identificada e levada para uma unidade de saúde. A criança foi encontrada ainda viva por uma moradora que caminhava pelo local. Ela pediu ajuda de outros moradores que abriram a bolsa e constataram que era um bebê recém-nascido. Os moradores acionaram a Polícia Militar e o bebê, um menino, foi socorrido por uma ambulância municipal. Os médicos tentaram reanimá-lo, mas ele acabou morrendo. A Polícia Civil investiga o caso. De acordo com o G1, testemunhas disseram que viram um carro estacionado no local antes da criança ser encontrada. Poucos minutos depois que o menino foi atendido, uma mulher deu entrada na mesma unidade com hemorragia. Ela foi encontrada pelos policiais no local onde trabalha após denúncia anônima e confessou que abandonou o recém-nascido. Ela foi internada na unidade de saúde e quando receber alta será ouvida pelo delegado responsável pelo caso.

Dois homens fogem da delegacia de Livramento de Nossa Senhora Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta segunda-feira (6), dois presos fugiram por volta de 11h, da carceragem da Delegacia de Polícia de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Josenilton Correia de Sales, suspeito de roubo, e André Miranda, acusado de latrocínio, conseguiram fugir pelo teto da unidade policial usando uma corda confeccionada com lençóis. A polícia está realizando buscas na tentativa de recapturar os fugitivos.

Na última semana, as obras de pavimentação das ruas do Loteamento São Lourenço, que pertencem ao complexo urbanístico do Bairro Santa Tereza, tiveram início. As obras fazem parte de um pacote que foi disponibilizado por meio de uma emenda parlamentar no valor de R$ 1 milhão. Os trabalhos também serão estendidos às ruas e avenidas dos seguintes bairros: Monsenhor Antônio Fagundes: Rua Antônio Francisco da Silva; Santa Tereza: Rua Israel Dias, Av. Dino Cotrim Rizerio, Rua Antônio Virgilio Rizério de Lima, Rua Antônio José Cardoso e Rua Itamar dos Santos; Bairro Baraúnas: Rua Militona Alves Meira; Bairro Rodoviário: Rua Idalina Rosa Gama e Rua José Bonifácio de Souza. A pavimentação será feita com paralelepípedos, atendendo a reivindicações dos moradores das localidades. Um dos destaques será a continuação da Av. Antônio Francisco da Silva, a qual é bem extensa e faz a ligação entre importantes bairros da cidade.

Mercado diz que inflação deve encerrar o ano em 7,12%

A projeção de instituições financeiras para a inflação este ano, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), foi ajustada de 7,06% para 7,12%. Para 2017, a projeção se manteve em 5,5%. Os cálculos fazem parte de pesquisa feita todas as semanas pelo Banco Central (BC), que edital o boletim Focus. De acordo com a Agência Brasil, as estimativas estão acima do centro da meta de inflação, de 4,5%. O limite superior da meta inflacionária é de 6,5% este ano e 6% em 2017. É função do Banco Central fazer com que a inflação fique dentro da meta. Um dos instrumentos usados para influenciar a atividade econômica e, consequentemente, a inflação, é a taxa básica de juros, a Selic. Quando o Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) aumenta a Selic, a meta é conter a demanda aquecida e isso gera reflexos nos preços, porque os juros mais altos encarecem o crédito e estimulam a poupança.

Homem que era conduzido pela polícia consegue fugir algemado de viatura em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Cumprindo expedição judicial, investigadores da polícia civil detiveram um homem identificado apenas como Fábio no final da manhã desta segunda-feira (6), no Bairro Olhos D’água, em Brumado. Algemado, ele foi colocado no porta-malas de uma viatura, porém, próximo à delegacia, conseguiu abrir o porta-malas e fugiu com o veículo ainda em movimento. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, durante a fuga, o homem invadiu várias residências e ainda tentou arrancar as algemas em uma oficina mecânica localizada na Avenida João Paulo I, mas não obteve êxito. A Polícia Militar foi acionada para reforçar as buscas, mas ainda não conseguiu capturar o foragido.

Confira a promoção desta semana na Suprema Refrigerações

Nesta semana, a Suprema Refrigerações preparou uma promoção especial: na loja, você encontra ar-condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V LG Smile por R$ 1.157,00 em dez vezes de R$ 115,70 sem juros. Além disso, o aparelho também pode ser adquirido com desconto por R$ 1.099,15 no boleto ou débito on-line à vista. Deixe a sua casa ou o seu escritório com um ambiente agradável e adquira já o seu. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

Brumado: TRE-BA julga processo que pode deixar Manelão inelegível na quarta (08) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O plenário do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) julga na próxima quarta-feira (08), uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), contra o pré-candidato a prefeitura de Brumado, Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) da Bahia, acusa Manelão de uso indevido de meio de comunicação social, conduta vedada, propaganda eleitoral e o uso de emissora de rádio irregular e abusiva antes e durante o pleito eleitoral de 2014, quando o acionado foi candidato ao cargo de deputado estadual. No processo eleitoral constam diversas gravações que supostamente comprovam o uso indevido da emissora Rádio Educativa Brumas FM, a Alternativa FM, em favor de Emanoel. O processo está sendo relatado pelo juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos. 

Ivana Bastos entrega trator no Distrito de Itaquaraí em Brumado Foto: Camila Queiroz

No último sábado (4), a deputada estadual Ivana Bastos (PSD) esteve no distrito de Itaquaraí, no município de Brumado, onde participou da entrega de trator com implementos agrícolas para a Associação de Mancambira. O presidente da associação, Antônio Aguiar e vereadores do PCdoB local participaram do ato. A entrega do equipamento foi feita através da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR). O equipamento, garantido durante audiência na CAR, quando a deputada e o vereador se reuniram com o superintendente Jeandro Ribeiro e com o diretor Wilson Dias para apresentar a necessidade do equipamento, servirá a cerca de 100 beneficiários da associação. “É uma grande satisfação poder entregar esse trator para a comunidade. Foi mais um compromisso assumido e cumprido. Com esse equipamento, a comunidade poderá aumentar a produtividade e melhorar a lida no campo”, destacou Bastos.

Arquivo