Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Lei que obriga informar sobre lactose nos rótulos é sancionada Foto: Reprodução

O presidente em exercício Michel Temer sancionou uma lei que obriga que os rótulos de alimentos informem sobre a presença de lactose nos produtos. A Lei Nº 13.305, de 4 de julho de 2016, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (5). Pesquisas indicam que 70% dos brasileiros têm algum grau de intolerância à lactose. Além de informar se o produto contém ou não lactose, o rótulo também deverá informar o teor de lactose, caso o teor original tenha sido alterado. A regra entra em vigor em 180 dias.

Brumado: Jovem vendedor de água de coco é agredido e está em estado grave Foto: Reprodução/Facebook

Um jovem vendedor de água de coco foi violentamente agredido na madrugada da última segunda-feira (4), quando voltava do São Pedro do Bairro Olhos D’água, em Brumado, onde havia trabalhado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, Glauber Marques Teixeira, de 26 anos, foi abordado por quatro indivíduos no Bairro Santa Tereza e agredido com socos, pontapés e pedradas. Ele foi socorrido e encaminhado em estado grave para o Hospital Municipal Professor Magalhães Neto. Glauber aguarda transferência para uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI), pois precisa passar por procedimentos de alta complexidade. O carrinho de água de coco foi encontrado pela polícia no final da tarde de ontem (4), no Bairro Urbis II, mas ainda não há informações sobre o paradeiro dos criminosos. O caso está sendo investigado.

Justiça baiana veta aumento de 24,9% de operadora de plano de saúde Foto: Reprodução

Uma liminar da Justiça da Bahia reduziu de 24,9% para 13,57% o reajuste para os planos de saúde coletivos da SulAmerica, administrada pela empresa Qualicorp. A liminar foi concedida pelo juiz Joselito Rodrigues de Miranda Junior, da 20ª Vara de Relação de Consumo da Bahia. Ele atendeu a uma ação da Defensoria Pública do Estado (DPE), que considerou abusivo o reajuste proposto de 24,9%. Caso fosse aprovado, o aumento passaria a valer a partir da última sexta-feira (1º). A decisão liminar vale até que seja proferida uma sentença definitiva. O reajuste de 13,57%, determinado pela Justiça, é o mesmo aplicado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) para os planos individuais. De acordo com o G1, enquanto os planos individuais têm o reajuste calculado pela ANS, os planos coletivos empresariais ou por adesão são negociados pelas empresas ou administradoras. As empresas são obrigadas a mostrar como chegaram ao valor do reajuste proposta, mas segundo a DPE, não foi o que aconteceu no caso da Qualicorp. A empresa que tem 40 mil beneficiários na Bahia comercializa e administra planos de saúde para sindicatos e grupos de trabalhadores.

Brumado: 'Projeto Escola Sem Partido visa tirar a liberdade do professor', diz Édio Pereira Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (3), durante sessão legislativa, o vereador José Carlos dos Reis (PDT) apresentou o Projeto de Lei 012/2016, que propõe a instituição na rede municipal de ensino do Programa Escola Sem Partido. Para o vereador Édio Pereira (PCdoB), o projeto visa tirar a liberdade e a autonomia dos professores em sala de aula. “A escola deve proporcionar um ensino de qualidade, buscando a formação de cidadãos livres e conscientes de seu papel na construção e/ou transformação da sociedade. Para que esta formação ocorra, toda a escola precisa estar comprometida com o aluno, principalmente o professor, que se torna o mediador entre o aluno e o conhecimento. Esta mediação deve ocorrer de maneira consciente, crítica e intelectual e com plena liberdade. O professor tem que ter liberdade para adotar uma postura crítica frente à realidade perversa e desumana que aí está, atuando de forma responsável, partícipes do contexto social no qual estão inseridos, não meramente como críticos, mas como sujeitos reflexivos, capazes de perceber a realidade e, a partir dela, assumir uma postura educativa”, destacou o parlamentar. Dessa forma, Pereira considera que o projeto deve ser sumariamente reprovado a fim de que se possa garantir a liberdade do professor em sua missão de educar e formar cidadãos para o exercício da plena cidadania.

Mais de 60% dos brasileiros não se preparam para a aposentadoria

Mais da metade dos brasileiros com vida economicamente ativa não se preparam para a aposentadoria, contando apenas com o benefício do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para quando parar de trabalhar. É o que revela pesquisa divulgada hoje (5) pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) Brasil. O estudo indica que 74,1% dos trabalhadores contribuem de alguma forma para o INSS, seja como assalariado ou autônomo, mas, excluindo a previdência pública, seis a cada dez entrevistados disseram não fazer nenhum tipo de investimento visando a aposentadoria. 

Projeto de vereador é considerado uma mordaça aos professores de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O projeto de Lei 012/2016 que institui, no âmbito do sistema municipal de ensino, o Programa Escola Sem Partido, de autoria do vereador José Carlos dos Reis (PSB), líder do prefeito na câmara, foi apresentado ao parlamento na sessão da última segunda-feira (04), mas não foi bem aceito por alguns parlamentares. O primeiro secretário Weliton Lopes (DME) logo se pronunciou contrário ao projeto, apontando o mesmo como uma ferramenta de censura ao professor no exercício da função. “Discordo do projeto, pois ele fere a liberdade e o direto do professor de ministrar a aula com propriedade. Vejo com preocupação e como uma tentativa de amordaçar o professor na sala de aula. O projeto apresenta pontos que bloqueiam essa atuação do professor. Penso que, se o governante está preocupado com o que professor vai dizer nas salas de aula, então ele deveria remunerar bem e dar boas condições de trabalho aos nossos educadores”, disse Lopes. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar citou o inciso III do Parágrafo 3º do projeto, no qual consta que o professor não deve incitar os alunos a promover manifestações e passeatas públicas. O autor rebateu as críticas do secretário e ressaltou que o projeto tem base fundamentada no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), ponderando que o documento é polêmico na sua essência, mas deve ser prestigiado pelo parlamento local. “O projeto é polêmico. Estou tendo a coragem de apresentar, mas não é um cerceamento que inibi o professor, apenas o limita a não induzir o aluno a seguir ideias que de direito deveriam ser passadas por seus pais. E há professores que tentam induzir o aluno a uma ideologia partidária que não é conveniente ou aceita pelos seus genitores”, argumentou Reis. O projeto será debatido pelos vereadores e retornará à pauta de discussões após o recesso parlamentar.

Dilma não irá prestar depoimento na comissão do Senado

A comissão especial do impeachment no Senado foi avisada que a presidente afastada Dilma Rousseff (PT) não comparecerá à sessão desta quarta-feira (06), para a qual está marcado seu interrogatório. Com a ausência, caberá ao advogado, o ex-ministro José Eduardo Cardozo, ler uma manifestação em nome dela sobre o processo. Não há previsão de que seja aberto espaço para perguntas dos senadores ao advogado. A ausência de Dilma é uma estratégia da defesa de resguardá-la para o momento final. Ela poderá ainda falar aos senadores no julgamento final, no plenário do Senado, o que deve ocorrer em agosto. De acordo com o jornal O Globo, Cardozo diz que ainda não há definição oficial sobre a ausência de Dilma, mas reconhece que essa é a tendência do momento. Segundo a comissão, não é necessário nenhum documento para oficializar a ausência, bastando a representação dela pelo advogado no horário marcado para o interrogatório. Nesta terça-feira, a comissão ouvirá peritos que analisaram os aspectos econômico-financeiro e contábil do processo. Falarão João Henrique Pederiva, coordenador do laudo do Senado, e os assistentes da acusação, Selene Péres Péres Nunes, e da defesa, Ricardo Lodi Ribeiro.

Ônibus escolar é flagrado sendo utilizado para fins particulares em Dom Basílio Foto: SINDSERVDB

No último final de semana, o ônibus escolar de placa PJM-6560, da cidade de Dom Basílio, no sudoeste baiano, foi flagrado sendo utilizado para fins particulares, tendo em vista que os alunos estão em período de férias. Populares registraram o veículo estacionado debaixo de uma árvore. Suspeita-se que o mesmo estava sendo utilizado para transportar convidados de um casamento. Segundo o Sindicato dos Servidores e Servidoras Públicos Municipais do Município de Dom Basílio (SINDSERVDB), nos últimos meses, alunos de várias localidades do município ficaram sem frequentar as aulas por falta de transporte. Os motivos vão desde a falta de combustível até o salário atrasado dos motoristas. O órgão informou que vai levar a denúncia ao conhecimento do Ministério Público.

Justiça mantém sentença de gari condenada por fraude no Bolsa Família Foto: Reprodução

A 4ª Turma do Tribunal Regional Federal (TRF) da 1ª Região acolheu parcialmente recurso de uma beneficiária do programa Bolsa Família, condenada pela Justiça Federal em Eunápolis por ter recebido o benefício por meio de fraude. A apelante argumentou que não teve intenção de fraudar, uma vez que teria informado sua situação de empregada e que teria assinado a folha de cadastramento sem ler as informações. A Turma considerou os argumentos insuficientes para afastar a condenação. O relator, juiz federal convocado Leão Aparecido Alves, salientou que no formulário preenchido em abril de 2008 consta que ela não trabalhava, recebendo como renda única uma pensão alimentícia no valor de 250 reais. Alves afirmou que o formulário foi devidamente assinado pela ré e que os documentos foram juntados aos autos demonstram que a ré trabalhava como gari da Prefeitura Municipal de Eunápolis, ficando caracterizada, assim, a falsidade da informação no recadastramento. O Colegiado manteve a pena de 1 ano e 4 meses de reclusão fixada na sentença. Entretanto, a condenação a título de reparação de danos foi afastada, nos termos do art. 387, IV, do Código de Processo Penal, com a redação da Lei nº 11.719, de 20/06/2008, uma vez que os fatos delituosos ocorreram antes da edição da referida lei.

Eleições 2016: PT anuncia esta semana apoio a Alessandro Lôbo em Brumado

O Partido dos Trabalhadores (PT) em Brumado anuncia esta semana a oficialização do apoio à pré-candidatura do presidente da Câmara, Alessandro Lôbo e Silva (PRB), à prefeitura da cidade. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a questão já está fechada com o Diretório Municipal, o qual aguarda apenas uma resposta da Executiva Estadual para fazer o anúncio ainda esta semana. Lôbo, que aguarda a confirmação da aliança, já estaria em constantes reuniões com diversos caciques da política local em busca de fechar mais apoios para a sua campanha eleitoral. Segundo alguns analistas políticos, com a aliança com o casal Edmundo Pereira e Marizete Pereira, Alessandro busca finalizar acordos com o também pré-candidato ao executivo, Édio Pereira (PCdoB), bem como com o casal Marlúcio Abreu e Ilka Abreu, ambos no PR.

Vigilantes são demitidos e colégios estaduais suspendem aulas na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O site Brumado Notícias obteve acesso a um áudio enviado através de um aplicativo de celular pelo supervisor da empresa Map Serviço de Vigilância aos vigilantes que prestam serviços terceirizados nos colégios estaduais, nos municípios de Brumado, Aracatu e Malhada de Pedras. Na mensagem, o supervisor pede aos vigilantes que abandonem os postos de serviços, pois, segundo ele, a empresa não tem mais contrato de prestação de serviço com a Secretaria Estadual de Educação. No áudio, ele ainda cita uma lista com diversas cidades do interior em que o vínculo entre a empresa e o estado foi rompido e, dessa forma, a maioria das unidades de ensino do estado no interior está com as aulas suspensas por falta de segurança. Nossa reportagem ouviu Misael Rosa de Almeida, delegado regional do Sindicato dos Vigilantes (Sindvigilantes), que apontou a falta de competência da gestão do atual secretário estadual de educação, Walter Pinheiro, como principal causa para as demissões. 

Vigilantes são demitidos e colégios estaduais suspendem aulas na região de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Só tem 15 dias que ele está no cargo e já causou toda essa bagunça, desrespeitando os pais de família que precisam dos seus empregos e prejudicando os alunos. O novo secretário provou em um curto período de tempo que ele não tem competência”, disse o sindicalista. A direção do Colégio Estadual de Brumado (CEB) se reuniu na manhã desta terça-feira (5) com o corpo docente e decidiu pela suspensão das aulas até que o embate seja resolvido e a unidade volte a contar com os vigilantes na guarita de entrada. Na região de Brumado foram demitidos 24 vigilantes. Uma comissão de vigilantes compareceu à sessão da câmara de vereadores na noite da última segunda-feira (4) buscando ajuda do parlamento local a fim de intervir junto ao estado a favor da categoria. A comissão recebeu apoio dos vereadores, inclusive de petistas e comunistas que compõem a base do governo no município.

Eleições 2016: PRE recomenda fiscalização rígida de afastamento de servidores candidatos

A Procuradoria Regional Eleitoral na Bahia (PRE-BA) emitiu uma recomendação a órgãos e entidades públicos orientando que fiscalizem a legalidade do afastamento remunerado de servidores públicos que irão se candidatar a cargos nas eleições deste ano. Segundo o documento, os órgãos devem examinar se o requerimento de licença atende às normas previstas na legislação e exigir a comprovação posterior de que o servidor foi escolhido em convenção partidária e de que requereu o registro de sua candidatura à Justiça Eleitoral até 15 de agosto. De acordo com entendimento do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), só pode haver o licenciamento quando o servidor concorrer a um cargo no mesmo município em que exerce sua função. Foi recomendado também que, após as eleições, as entidades verifiquem se o servidor efetivamente participou de campanha eleitoral, inclusive mediante comparação entre os gastos declarados e os votos obtidos, conforme dados a serem disponibilizados pelo TSE. As irregularidades deverão ser comunicadas ao Ministério Público para apuração, pois, caso o servidor obtenha a licença remunerada e não realize campanha ou tenha despesas eleitorais inexistentes ou irrisórias, poderá ser enquadrado na Lei de Improbidade.

Com a extinção do Derba, prefeitura de Caculé recupera BR-030 com recursos próprios Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A extinção do Departamento de Infraestrutura de Transportes da Bahia (Derba) não agradou a população do Estado, bem como diversos gestores. Na última semana, o Governo de Caculé, sob a administração do prefeito José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, realizou obras de recuperação de trecho da BR-030 que dá acesso ao município. Segundo informou o gestor ao site Brumado Notícias, o principal acesso à cidade foi recuperado e o acostamento da rodovia foi limpo. “Realizamos a obra com recursos próprios, pois a trafegabilidade até a nossa cidade estava comprometida. O trecho do Pancadão até a saída para Licínio de Almeida foi revitalizado”, garantiu.  As obras foram realizadas com recursos próprios do Governo de Caculé.

Pare de se preocupar com suas roupas, a Lava & Leva tem a solução em Brumado

A temperatura esfriou e deu uma vontade de dormir com aquele edredom quentinho? Na promoção da Lava & Leva dessa semana, a lavagem do seu edredom ou cobre leito, de qualquer tamanho, fica por apenas R$ 19,90. Aproveite a visita, contrate um plano mensal e não tenha mais preocupações com as suas roupas. Na Lava & Leva, faça chuva ou sol, frio ou calor, as suas roupas estarão sempre limpas e cheirosas. A Lava & Leva fica na Rua Israel Dias de Oliveira, 22, loja 02, no Bairro Santa Tereza, acerca de 200 metros da Apae. A unidade funciona de segunda a sexta, de 8h às 18h, e aceita os principais cartões de débito e crédito. O telefone é (77) 3441-2972. Acesse o site www.lavaeleva.com.br e confira mais informações.

Aguiberto: De candidato à reeleição a indicação de vice na chapa de Eduardo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda continua o dilema do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), quanto a sua reeleição ou até mesmo indicação de uma vice-candidatura na chapa do pré-candidato Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). O atual gestor, que marcou presença no ato de lançamento da pré-candidatura de Vasconcelos ao executivo municipal, além de não ter discursado, causou surpresa em entrevista concedida ao site Brumado Notícias. Durante a conversa, ele confirmou que estaria no páreo para a disputa eleitoral em 2016. Até então, tudo normal, já que Aguiberto seria o candidato natural do grupo para a reeleição. Porém, devido a condições políticas, o seu partido, o PDT, já declarou apoio a Eduardo. Segundo alguns interlocutores, o gestor da capital do minério segue afirmando que é candidato a reeleição. Nos últimos dias, Aguiberto estaria articulando também a indicação do vice na chapa de Vasconcelos. O nome ventilado foi o do advogado Kléber Lima Dias, sobrinho do gestor. Ao que parece, o prefeito de Brumado está muito confuso e no ritmo da melodia de Sílvio Santos, quando apresentava o programa do Baú da Felicidade: ‘Não sei se vou ou se fico, não sei se fico ou se vou’.

Irmão do goleiro Bruno diz que ajudou a esconder corpo de Eliza Samudio Foto: Gil Oliveira/G1

A Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam) de Jacarepaguá, na Zona Oeste do Rio, deu mais detalhes nesta segunda-feira (4) sobre o depoimento do irmão do goleiro Bruno Fernandes de Souza, Rodrigo Fernandes. Segundo a Deam, ele contou à polícia do Piauí que participou do primeiro sequestro de Eliza Samudio, mãe de um filho do goleiro, em outubro de 2009, e também da morte e ocultação do cadáver da jovem, em 2010. De acordo com o G1, a delegacia, que ainda investiga o sequestro de 2009 e pediu o depoimento, disse que os restos mortais da mulher estão numa cidade de Minas Gerais. Na ocasião em que procurou a Deam e denunciou Bruno, Eliza disse ter sido ameaçada e obrigada a tomar remédios para abortar o filho que esperava. Ainda segundo a Deam, Rodrigo não detalhou o local exato em que estaria o corpo de Eliza e apontou suspeitos de terem participado do crime. Ele teria dito que só informaria o paradeiro dos restos mortais da jovem se fosse incluído num programa de proteção a testemunhas.

Aulas no Colégio Estadual de Brumado foram retomadas hoje (05) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

As aulas no Colégio Estadual de Brumado foram retomadas nesta terça-feira (5), no horário normal. De acordo com a equipe gestora da unidade de ensino, a situação das empresas terceirizadas do colégio já foi regularizada e as aulas serão continuadas. A equipe gestora agradece a compreensão dos alunos, pais e responsáveis.

70% das mulheres apresentam queda da libido após o parto

A pesquisa do “Projeto Mães que Pensam Naquilo”, criado por duas amigas, diz que 70% das mulheres apresentam queda da libido após o parto e que metade sente dor na relação sexual. Fatores sociais e econômicos são determinantes nos casos de depressão pós-parto. De acordo com a Agência Brasil, o projeto surgiu entre duas amigas que engravidaram juntas e acompanharam a gravidez uma da outra. Mas um dia, uma das amigas estava vivendo esse problema da sexualidade e resolveu criar um grupo fechado no Facebook. Em menos de duas semanas esse grupo tinha mais de 500 mulheres que relatavam o mesmo problema. Segundo a sócia-fundadora do projeto, Leda Sangiorgio, a ideia é promover eventos pessoais com os maridos junto a fim de discutir a questão da maternidade, que chega a ser um tabu. Mais informações sobre problemas que a mulher enfrenta após o parto podem ser acessadas no site do projeto “Mães que Pensam Naquilo”.

Mulher pode ter matado ex-marido a pauladas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um homem identificado como Vanderlei da Silva foi encontrado morto no último sábado (2), na Fazenda Lagoa do Mourão, na zona rural do município de Brumado. A vítima estava acerca de vinte metros de sua residência com ferimentos provavelmente feitos com pauladas. A polícia suspeita que sua ex-mulher possa ter sido a autora ou mandante do crime. A mulher e seu novo companheiro não foram encontrados na localidade, o que aumenta as suspeitas dos investigadores.

Em jogo treino, Seleção de Brumado goleia e entrosamento agrada treinador Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em segundo jogo preparatório para o Intermunicipal de Futebol, a Seleção de Brumado enfrentou o Vila Esporte Clube, time da casa. O jogo serviu para o técnico Fernando Santos, o Fezinho, dar mais ritmo competitivo ao grupo, que está focado em buscar o primeiro título na competição. Na partida, o treinador fez mudanças significativas no posicionamento dos jogadores e pode observar melhor as peças de reposição que terá a sua disposição durante a competição. Embora alguns atletas que se destacaram tenham começado o jogo no banco de reservas, o técnico foi claro ao dizer que ainda não há definição de quem serão os titulares em sua equipe. Fezinho aprovou o time, além do resultado de 4x0. “Estamos em período preparatório, ainda um pouco distante do início do campeonato, e vamos aproveitar esse período para realizarmos esses jogos treinos e podermos ter uma melhor avaliação de cada atleta. Cada jogo é uma história e por isso vai pesar muito a regularidade de cada jogador. O resultado de hoje não foi tão expressivo como a unidade que o grupo está ganhando. A equipe vem amadurecendo seu entrosamento e esse é o nosso foco”, frisou o treinador.

Secretaria do Estado fez avaliação para novo projeto de esgotamento sanitário em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A engenheira sanitarista e ambiental, Audrey Borde, e a bióloga Cecília Lacerda estiveram em Brumado na última semana a fim de realizar um novo levantamento para atualização de campo referente ao projeto de esgotamento sanitário do município. Segundo apurou o site Brumado Notícias, as avaliações foram efetuadas mediante intervenção do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e do secretário municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Frederico Neves, junto à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado. 

Secretaria do Estado fez avaliação para novo projeto de esgotamento sanitário em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário Cássio Peixoto disse que o projeto enviado à secretaria em 2006 ficou obsoleto, levando em consideração a expansão do município nos últimos 10 anos. Com a nova avaliação, um novo projeto deverá ser desenvolvido e encaminhado à secretaria no intuito de se viabilizar a implantação do esgotamento sanitário municipal, bem como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

STF autoriza quebra de sigilo bancário de Waldir Maranhão Foto: Reprodução

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra do sigilo bancário do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PMDB-MA). A decisão foi tomada após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a procuradoria, há “fortes indícios” de que Maranhão recebeu vantagens “indevidas” para atuar em diversas prefeituras a favor de um esquema ilegal que direcionava investimentos de regimes de previdência de servidores públicos municipais. Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (4), a assessoria de Maranhão disse que o presidente interino da Câmara está “tranquilo” e que, na opinião dele, a quebra de sigilo é “absolutamente normal” dentro de uma investigação. “Quanto mais se investigar, mais se concluirá pela absolvição”, afirmou a assessoria. Na autorização para a quebra do sigilo, o ministro Marco Aurélio afirmou que o pedido do Ministério Público é “relevante” para que se esclareça suposta participação de Maranhão no esquema. O ministro, porém, negou pedido para quebrar o sigilo bancário também da esposa do deputado. O pedido da PGR baseia-se em acordo de delação premiada homologado em 2014 e que tramita em segredo no Supremo.

Com o Juventude, Brumado conquista o regional de futsal contra o Milan Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Juventude Brumado conquistou o 1º Campeonato Regional de Futsal. Na noite da última sexta-feira (1º), o time recebeu o Milan Aracatu no jogo de ida, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, e venceu por 5x3, garantido a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta, que aconteceu na noite do sábado (2), no Ginásio Municipal de Aracatu. Na casa do adversário, a partida decisiva foi mais acirrada, porém a equipe brumadense, que jogou com o regulamento debaixo do braço, conseguiu arrancar o empate e sagrou-se a primeira campeã do torneio, que reuniu seis equipes em um período de 90 dias de disputa. O título foi duplamente comemorado, já que o Juventude celebrou durante a semana 22 anos de existência.

Unopar oferece curso de Educação Física na unidade de Brumado

O curso de Educação Física tem como objetivo formar profissionais docentes nos diferentes níveis e modalidades de ensino sintonizadas com as novas abordagens e tendências metodológicas, de modo a promover o desenvolvimento humano nas dimensões biológicas, sociais, culturais, didático-pedagógicas, e técnico-instrumentais do movimento humano. Em Brumado, a Unopar oferece esse e outros cursos em sua unidade de ensino. Os formandos em Educação Física poderão atuar nas seguintes áreas: docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, em assessoria, planejamento, execução e avaliação dos componentes curriculares em educação física escolar, como também elaborar programas de ensino na Educação Física Escolar para séries, níveis ou ciclos. Esse profissional poderá atuar também na área da pesquisa científica no campo da Educação. A Unopar fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, 55, Bairro Hospital. O telefone é (77) 3441-7979 ou (77) 99949-5503.

Arquivo