Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Secretaria do Estado fez avaliação para novo projeto de esgotamento sanitário em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A engenheira sanitarista e ambiental, Audrey Borde, e a bióloga Cecília Lacerda estiveram em Brumado na última semana a fim de realizar um novo levantamento para atualização de campo referente ao projeto de esgotamento sanitário do município. Segundo apurou o site Brumado Notícias, as avaliações foram efetuadas mediante intervenção do prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) e do secretário municipal de Recursos Hídricos e Meio Ambiente, Frederico Neves, junto à Secretaria de Infraestrutura Hídrica e Saneamento do Estado. 

Secretaria do Estado fez avaliação para novo projeto de esgotamento sanitário em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário Cássio Peixoto disse que o projeto enviado à secretaria em 2006 ficou obsoleto, levando em consideração a expansão do município nos últimos 10 anos. Com a nova avaliação, um novo projeto deverá ser desenvolvido e encaminhado à secretaria no intuito de se viabilizar a implantação do esgotamento sanitário municipal, bem como a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).

STF autoriza quebra de sigilo bancário de Waldir Maranhão Foto: Reprodução

O ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a quebra do sigilo bancário do presidente interino da Câmara, Waldir Maranhão (PMDB-MA). A decisão foi tomada após pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR). Segundo a procuradoria, há “fortes indícios” de que Maranhão recebeu vantagens “indevidas” para atuar em diversas prefeituras a favor de um esquema ilegal que direcionava investimentos de regimes de previdência de servidores públicos municipais. Em nota divulgada na manhã desta segunda-feira (4), a assessoria de Maranhão disse que o presidente interino da Câmara está “tranquilo” e que, na opinião dele, a quebra de sigilo é “absolutamente normal” dentro de uma investigação. “Quanto mais se investigar, mais se concluirá pela absolvição”, afirmou a assessoria. Na autorização para a quebra do sigilo, o ministro Marco Aurélio afirmou que o pedido do Ministério Público é “relevante” para que se esclareça suposta participação de Maranhão no esquema. O ministro, porém, negou pedido para quebrar o sigilo bancário também da esposa do deputado. O pedido da PGR baseia-se em acordo de delação premiada homologado em 2014 e que tramita em segredo no Supremo.

Com o Juventude, Brumado conquista o regional de futsal contra o Milan Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Juventude Brumado conquistou o 1º Campeonato Regional de Futsal. Na noite da última sexta-feira (1º), o time recebeu o Milan Aracatu no jogo de ida, no Ginásio Poliesportivo Antônio Alves Ribeiro, e venceu por 5x3, garantido a vantagem de jogar pelo empate na partida de volta, que aconteceu na noite do sábado (2), no Ginásio Municipal de Aracatu. Na casa do adversário, a partida decisiva foi mais acirrada, porém a equipe brumadense, que jogou com o regulamento debaixo do braço, conseguiu arrancar o empate e sagrou-se a primeira campeã do torneio, que reuniu seis equipes em um período de 90 dias de disputa. O título foi duplamente comemorado, já que o Juventude celebrou durante a semana 22 anos de existência.

Unopar oferece curso de Educação Física na unidade de Brumado

O curso de Educação Física tem como objetivo formar profissionais docentes nos diferentes níveis e modalidades de ensino sintonizadas com as novas abordagens e tendências metodológicas, de modo a promover o desenvolvimento humano nas dimensões biológicas, sociais, culturais, didático-pedagógicas, e técnico-instrumentais do movimento humano. Em Brumado, a Unopar oferece esse e outros cursos em sua unidade de ensino. Os formandos em Educação Física poderão atuar nas seguintes áreas: docência na Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio e Ensino Superior, em assessoria, planejamento, execução e avaliação dos componentes curriculares em educação física escolar, como também elaborar programas de ensino na Educação Física Escolar para séries, níveis ou ciclos. Esse profissional poderá atuar também na área da pesquisa científica no campo da Educação. A Unopar fica localizada na Rua Eugênia Dantas de Araújo, 55, Bairro Hospital. O telefone é (77) 3441-7979 ou (77) 99949-5503.

Após morte de brumadense, Prefeitura de SP proíbe guarda municipal de atirar em veículo suspeito Foto: Reprodução/TV Globo

Após a morte do brumadense Waldick Silva Chagas, de 11 anos, que foi baleado e morreu durante ação da Guarda Civil Metropolitana (GCM), a prefeitura de São Paulo decidiu proibir a GCM de perseguir e usar armamento letal contra veículos em atitudes suspeitas. A portaria, assinada pelo secretário de Segurança Urbana da cidade de São Paulo, Benedito Domingos Mariano, foi publicada no Diário Oficial da Cidade no último sábado (2). Com a nova portaria, a ordem agora é que os GCMs devem se limitar a acionar a Central de Comunicação da Guarda Civil (Cetel) por rádio, que repassará as informações às polícias estaduais.

Funcionário de mercado e comparsa são presos por furto de feijão em Vitória da Conquista Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um funcionário e um homem foram presos pela Polícia Militar em Vitória da Conquista pelo furto de 100 kg de feijão, 360 latas de leite e uma caixa de sabão em pó de um supermercado. Segundo a polícia, o comparsa se passava por cliente, passando os produtos furtados pelo caixa que o funcionário operava. Este só cadastrava um dos produtos no sistema e a compra era finalizada com o furto dos demais objetos. Uma guarnição da 77ª CIPM foi chamada pelos donos do mercado, que perceberam o esquema. Os policiais prenderam os dois suspeitos e levaram para prestar esclarecimentos no Distrito Integrado de Segurança Pública (Disep). Os produtos furtados foram recuperados e devolvidos ao mercado.

Eleições 2016: Ex-vereador de Brumado usa rede social para falar sobre traição do PT com o PCdoB Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O ex-vereador Marcelo Viana (PMDB) usou o seu perfil no facebook para destacar o que ele classifica como uma ‘traição’ do Partido dos Trabalhadores (PT) com o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) em Brumado. De acordo com a publicação do ex-parlamentar, o não apoio do PT a pré-candidatura de Édio Pereira foi uma demonstração de traição de aliados históricos no município. “Se o PT de Brumado não apoia a pré-candidatura de Édio Pereira a prefeito de Brumado é uma demonstração de traição, pois o PCdoB é um aliado histórico”, disse. Viana ainda classificou Pereira como fiel aliado do PT. “Édio toda vida foi fiel e hoje não receber o apoio é uma traição tamanha na política brumadense”, completou. O PT trabalha para anunciar nos próximos dias o apoio à pré-candidatura do presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo (PRP), à prefeitura nas eleições 2016.

Confira a promoção desta semana na Suprema Refrigerações

Nesta semana, a promoção na Suprema Refrigerações está incrível. Só na loja você encontra o melhor ar-condicionado pelo melhor preço: tem ar-condicionado Split 9000 BTU/s Frio 220V LG Smile por R$ 1.129,55 à vista ou por R$ 1.188,00 em 10 vezes no cartão sem juros. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786. Não perca essa chance de comprar o melhor produto pelo melhor preço!

Brumado: Festa de São Pedro do Bairro Olhos D’água já é referência na região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, a prefeitura municipal iniciou um planejamento específico para que a festa do São Pedro do Bairro Olhos D’água se tornasse referência na região e entrasse de vez para o seleto grupo das melhores festas do período junino. Como resultado de toda essa preparação, esta edição da festa superou as melhores expectativas. O evento, que teve como palco a Praça Donatila Meira Lobo, ocorreu em grande estilo. Nos três dias de festa, bandas e artistas promoveram momentos de alegria e entusiasmo ao grande público presente. Um dos pontos altos foi a organização e a segurança do evento. 

Brumado: Festa de São Pedro do Bairro Olhos D’água já é referência na região Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) comemorou o sucesso do São Pedro. “O grande sucesso da edição 2016 do São Pedro dos Olhos D’água veio coroar o nosso trabalho, que desde o início buscou dar para Brumado um novo referencial de eventos juninos. Quero agradecer a todos os parceiros e colaboradores, em especial à Polícia Militar, que garantiu a tranquilidade do evento. Podemos dizer que estamos com o sentimento do dever cumprido, pois o que planejamos se tornou realidade”, destacou.

Clínica de endoscopia está contratando técnico de enfermagem em Brumado

Em Brumado, uma clínica de endoscopia está contratando técnico de enfermagem. Os candidatos devem ter mínimo de dois anos de experiência, conhecimentos básicos de informática, facilidade de comunicação e predisposição para atendimento ao público em geral. Os interessados devem enviar currículo para [email protected] até o dia 07 de julho.

Tanhaçu: São Pedro em Suçuarana supera as expectativas e tem recorde de público

Assim como o São João em Tanhaçu, no sudoeste baiano, o São Pedro no Distrito de Suçuarana superou todas as expectativas e foi sucesso de público. A festa manteve a tradição e encerrou os festejos na cidade durante os oito anos de administração do prefeito João Francisco Santos (PT). O São Pedro em Suçuarana marcou pela alegria do público, bem como pelas centenas de famílias que marcaram presença no evento. “Agradeço a Deus e a todos vocês que sempre me deram forças nesta caminhada para realizar estes oito anos de São João e São Pedro com o apoio de todos”, disse o prefeito da cidade ao site site Brumado Notícias. Emocionado pelo sucesso dos festejos deste ano, o gestor tanhaçuense disse que tem mais de cinco meses para trabalhar muito em prol dos munícipes. “Vamos trabalhar que ainda tenho muito o que fazer pela nossa querida Tanhaçu, que não pode cair em mãos erradas e voltar ao atraso de antigamente”, destacou.

Confira a melhor oferta do Golf Highline 1.4 TSI na Brumauto

A melhor oferta do Golf Highline 1.4 TSI 2015/2015 você encontra na concessionária Brumauto. São 140 cavalos de potência, câmbio DSG com sete velocidades, sete airbags e muito mais. Confira essa e outras ofertas na Brumauto, que fica localizada na Av. Centenário, 893, Bairro Dr. Juracy, em Brumado. O telefone é (77) 3441-5000. Acesse www.brumauto.com.br. Golf não é só um carro, é Golf!

Leonardo e Eduardo Costa estarão em Vitória da Conquista apresentando a festa Cabaré

Os cantores Leonardo e Eduardo Costa estarão em Vitória da Conquista, no dia 8 de outubro, apresentando o melhor show do mundo sertanejo, o Cabaré. Os artistas percorrem o país levando o majestoso espetáculo e encantando o público com seus talentos e carismas. O empresário Jovino Ferraz, parceiro do empresário Massinha na promoção do show, chega na cidade no próximo dia 10, quando serão anunciadas as vendas das mesas e camarotes. Não haverá reserva de mesas e cadeiras. O evento também será realizado em Guanambi, no dia 7 de outubro.

Brumado: Polícia Militar garante tranquilidade da festa de São Pedro no Bairro Olhos D'água Foto: Divulgação/PM

O comando da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) considerou os três dias de realização da festa do São Pedro do Bairro Olhos D’água como tranquilos. Segundo a companhia, poucas ocorrências foram registradas e nada de grave aconteceu. O evento contou com número adequado de policiais militares e com o apoio da Rondesp e Caesg. Além disso, pela primeira vez, foi instalado um posto unificado com as presenças de prepostos da Polícia Militar, Conselho Tutelar e agentes de saúde, o que proporcionou ao cidadão um melhor atendimento. O comando também contou com a colaboração dos comerciantes que estiveram presentes no evento no cumprimento das normas estabelecidas em reunião no Ministério Público, bem como na arrumação de suas barracas na praça, conforme proposta do comandante da CIPM.

PF apura propina de R$ 39 milhões em obra da Petrobras Foto: Gabriel Rosa/Agência RBS

Policiais federais cumprem mandados referentes à 31ª fase da Operação Lava Jato em São Paulo, Rio de Janeiro e Distrito Federal desde a manhã desta segunda-feira (4). Ao todo, foram expedidas 35 ordens judiciais, sendo quatro de prisão temporária, uma de prisão preventiva, 23 de busca e apreensão, além de sete conduções coercitivas, que é quando a pessoa é levada para prestar depoimento. De acordo com o G1, um dos presos é o ex-tesoureiro do PT Paulo Aldalberto Alves Ferreira, que está detido desde 24 de junho, quando foi alvo da Operação Custo Brasil, um desdobramento da Lava Jato que investiga fraudes no crédito consignado de servidores públicos. A PF também cumpriu um mandado de busca e apreensão de bens de Ferreira em Brasília. A ação desta segunda-feira foi batizada pela PF de “Abismo"”e investiga crimes de organização criminosa, cartel, fraudes licitatórias, corrupção e lavagem de dinheiro por meio de contratos da Petrobras, em especial do firmado para a construção do Centro de Pesquisas e Desenvolvimento Leopoldo Américo Miguez de Mello (Cenpes), no Rio de Janeiro. O esquema no Cenpes envolve o pagamento de R$ 39 milhões em propinas em três frentes: a uma empresa, para que ela desistisse de participar da licitação da obra; para funcionários da diretoria de Serviços da Petrobras, e para Ferreira, ex-tesoureiro do  PT. Também foram presos Edson Freire Coutinho, executivo da Schahin Engenharia, e Roberto Ribeiro Capobianco, presidente da Construcap. Erastor Messias da Silva Jr., da construtora Ferreira Guedes, e Genesio Schiavinatto Jr. são considerados foragidos. Os presos temporários serão levados para a Superintendência da PF em Curitiba.

Governador Rui Costa anuncia que 20 leitos de UTI serão inaugurados em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta segunda-feira (4), o governador Rui Costa anunciou novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em todo o estado a partir do segundo semestre. Em Brumado, a promessa é de que sejam inaugurados 20 leitos de UTI - dez para pacientes adultos e dez infantil. “‘Nós vamos abrir também o HGE 2 que também vamos ter 20 novos leitos de UTI, e ano que vem nós vamos ter um número ainda muito maior, porque vamos inaugurar o hospital de Seabra; o novo hospital da Costa do Cacau, em Ilhéus, com leitos de UTI também. Vamos inaugurar também, eu diria, que a duplicação do Hospital Prado Valadares, em Jequié, onde nós teremos também leitos de UTI. Portanto, vamos ampliar bastante as condições no estado da Bahia de cirurgias de alta complexidade, porque essas cirurgias precisam do leito de UTI”, destacou o governador. O governador também anunciou o início de um programa de cirurgias eletivas, cuja meta para algumas cirurgias, segundo ele, é zerar, em um prazo de doze meses, a fila na Bahia.

Vírus bovino pode estar associado à microcefalia na Região Nordeste Foto: Reprodução

O surto de microcefalia no Nordeste pode ter outras causas além da contaminação por zika durante a gestação. Pesquisadores brasileiros encontraram traços do vírus BVDV, um agente que até hoje se imaginava afetar rebanhos animais, como bovinos, em fetos com microcefalia associada ao zika. De acordo com a Veja, a pesquisa foi feita por integrantes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisa Professor Joaquim Amorim Neto (Ipesq). Os trechos do BVDV foram encontrados em três amostras, um número pequeno para fazer alguma afirmação categórica, mas considerado relevante para os cientistas. “Essa é uma peça importante dentro desse quebra-cabeças. Nunca foi descartada a possibilidade de que, além do zika, outro vírus estivesse relacionado ao aumento de casos de bebês com problemas neurológicos”, disse um integrante da força-tarefa do Ministério da Saúde destacada para avaliar o caso.

Conheça os kits de emagrecimento na Praticook em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Praticook Brumado oferece uma linha exclusiva de kits de emagrecimento com produtos naturais. Vá até a loja e confira os kits: Hipocalórico; Detox Semilíquida; Detox Convencional e Semanal Light. Escolha o melhor kit para te ajudar no seu processo de emagrecimento. Todos os kits são acompanhados pela nutricionista da loja. Somente na Praticook você perde peso com qualidade de vida. Passe na Praticook agora mesmo e adquira já o seu kit. A loja fica localizada na Praça Coronel Zeca Leite, 08-A. Para maiores informações, ligue (77) 3441-0687 e (77) 99961-0687.

'Não me incomoda ser chamado de golpista', diz Michel Temer Foto: Cristiano Mariz/Veja

O presidente interino da República, Michel Temer (PMDB), afirmou em entrevista à edição de Veja desta semana que a Operação Lava Jato não vai abalar o seu governo e que a economia dará sinais de melhora após a definição do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Ele disse que não se incomoda ao ser chamado de golpista. “Não me incomoda minimamente. Mas acho que dizer isso reflete uma ignorância política extraordinária, além de produzir uma agressão institucional igualmente extraordinária. O artigo 79 da Constituição diz que o vice-presidente deve substituir o presidente nas suas ausências ou impedimentos. Eu tenho legitimidade constitucional! Depois, quando começou essa questão do impeachment, eu, percebendo que o vice é sempre o principal suspeito, fui para são Paulo. Fiquei lá três semanas. Alguns me procuraram lá, claro, é natural. Mas depois eu soube de uma reunião que fizeram aqui no Palácio dizendo que a ideia era desconstruir a figura do vice-presidente tanto no plano institucional quando no plano pessoal. Daí, eu achei demais. Pensei: "Não posso mais ficar em silêncio". Então, na semana que antecedeu a votação da Câmara, eu vim para cá. E veio aquele resultado, 367 votos”, disse.

Polícia Civil prende homem acusado de tentar explodir banco em Rio do Pires Foto: Divulgação/Polícia Civil

Durante os festejos de São Pedro, em operação realizada na noite do último sábado (2), a polícia civil da cidade de Rio do Pires, no sudoeste baiano, cumpriu mandado de prisão preventiva contra Wilian Rodrigues de Oliveira, de 23 anos. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, ele fez parte do grupo que tentou explodir os terminais eletrônicos do Bradesco na cidade, em dezembro do ano passado. Há indícios de que o indivíduo também tenha participado das explosões nos terminais do banco em Caturama. A operação ainda está em andamento e mais um mandado de prisão deve ser cumprido.

Rótulos deverão indicar presença de alergênicos Foto: Agência Brasil

Desde o último domingo (3), as embalagens de comidas e bebidas comercializadas no Brasil deverão conter informações sobre a presença de substâncias alergênicas, como trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas), crustáceos, ovos, peixes, amendoim, soja, leite de todos os mamíferos, amêndoa, avelã, castanha de caju, castanha do Pará, macadâmia, nozes, pecã, pistaches, pinoli, castanhas, além de látex natural. A Resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) foi aprovada em junho do ano passado, dando um ano para que a indústria alimentícia se adequasse à norma, aprovada após intensa mobilização de pais e mães que enfrentam dificuldades para identificar quais alimentos seus filhos podem consumir. A medida vale para produtos fabricados a partir de hoje, já aqueles fabricados antes e que estiverem em circulação, podem continuar sendo comercializados até o final do prazo de validade. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no Brasil estima-se que de 6% a 8% das crianças com menos de seis anos de idade sofram de algum tipo de alergia. 

Sindicato dos comerciários fortalece assessoria jurídica em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Gilson dos Santos Angelote passa a compor a assessoria jurídica do Sindicato dos Comerciários de Brumado. Em entrevista ao site Brumado Notícias, Angelote destacou que o objetivo da diretoria do sindicato é ofertar aos associados e funcionários do comércio local uma assessoria jurídica mais fortalecida como pilar de garantia dos direitos desses trabalhadores. O advogado destacou que, assim como nos demais municípios, há ainda uma parte do patronal do comércio que insiste em descumprir as leis trabalhistas, até mesmo negando a assinatura da carteira de trabalho dos funcionários. “Nossas ações estarão voltadas a coibir essas ilicitudes dos empresários referentes a esses direitos dos trabalhadores. O sindicato ganha mais respaldo judicial com o reforço de sua assessoria jurídica e o maior beneficiado acaba sendo o trabalhador filiado”, pontuou o advogado.

Conheça o método de emagrecimento 5S na Clínica Luiza Feres

Considerado o melhor tratamento para o sobrepeso e a obesidade, o método 5S vai além de um simples emagrecimento, é um resgate a saúde e autoestima. O tratamento consiste na desinflamação e reprogramação do hipotálamo, enviando para o mesmo a sensação de saciedade. São cinco técnicas associadas e que juntas promovem a perda de peso rápida, saudável e sustentável. Quer saber mais sobre o tratamento? Então, marque uma avaliação gratuita na Clínica Luiza Feres e descubra os benefícios do método 5S. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / (77) 99962-3010 / (77) 99997-3200. Luiza Soares Feres é Especialista em Fisioterapia Uroginecologica, com formação em Spiral Taping, RPG e Microfisioterapia.

Confirmadas as atrações do Feijão do Sítio Novo em Brumado

Com produção da Só Legal e Beto Bonelly Produções, o Feijão do Sítio Novo promete ser uma festa diferenciada e que terá grandes novidades. Na sexta-feira (1º), a produção do evento divulgou as atrações do primeiro Feijão do Sítio Novo, que acontece no dia 22 de outubro, no Sítio Novo, em Brumado. A festa será mais um marco na área de eventos. As atrações são: Fann Estourado, Tiago Araújo, DJ Pantera e o sensacional Jauperi. Se prepare porque esse será mais um evento que entrará para a galeria de sucesso das grandes realizações da área de entretenimento na cidade.

Arquivo