Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
28/Jul/2016 - 16h00

Receptadores alimentam o roubo de celulares e tráfico de drogas em Brumado

Receptadores alimentam o roubo de celulares e tráfico de drogas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o Major Jocevã Oliveira, comandante da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), disse que parte da população está patrocinando o tráfico de drogas na cidade. Isso porque muitas pessoas se tornam receptadores de produtos roubados, na sua maioria aparelhos celulares. O Major relatou que a maioria dos aparelhos roubados em Brumado vai parar nas mãos dos receptadores. “São pessoas que acham que vão tirar vantagem comprando o produto no mercado negro, mas acabam alimentado a criminalidade e o tráfico de drogas, que transformam o dinheiro desses aparelhos em armas e drogas”, afirmou o comandante. Segundo ele, o roubo de celular se tornou um ciclo na cidade. “Tem o que rouba aqui, porque há o que compra lá. A demanda de compradores de celulares no mercado negro em Brumado é muito grande, por isso há tantos aparelhos sendo roubados todos os dias”. 

Receptadores alimentam o roubo de celulares e tráfico de drogas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Além da comercialização direta, as investigações do núcleo de inteligência da companhia local apontam que boa parte dos aparelhos vira moeda de troca por drogas nas bocas de fumo. O relatório mostra que outra fatia dos roubos vai parar nas mãos dos presos na cadeia local, o que foi comprovado com a retirada de 27 aparelhos de dentro da custódia no dia 12 de junho, durante uma tentativa de fuga. O comandante deu algumas dicas de segurança quanto ao uso do aparelho celular nas vias e em locais públicos. Neste aspecto, foi observado pela polícia militar que os transeuntes chegam a colocar suas vidas em risco por utilizarem os aparelhos enquanto atravessam as faixas de pedestre. O Major chama a atenção de que na maioria dos roubos há uma exposição exacerbada por parte do usuário. Outra falha apontada são bolsos pequenos, nos quais os aparelhos ficam bastante expostos, o que atrai a atenção dos meliantes. 

Receptadores alimentam o roubo de celulares e tráfico de drogas em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Major lamentou não possuir um relatório preciso dos números de roubos de celulares, uma vez que a maioria das pessoas não procura a polícia para registrar os roubos. “Na maioria das vezes ficamos sabendo do roubo de celular pelos blogs”, disse o comandante. No levantamento parcial da polícia, as principais vítimas dos roubos e furtos de celulares em Brumado são adolescentes, estudantes a caminho ou saindo das escolas, e na maioria do sexo feminino. “Nosso apelo é para que a população seja parceira da polícia, não alimente o crime e a violência comprando esses aparelhos de procedência duvidosa. Receptação também é crime. Sejam mais atentos ao utilizarem seus aparelhos, evitem tanta exposição em lugares públicos. Se não conseguimos zerar esse saldo de assaltos, vamos ao menos inibir ou dificultar essa ações criminosas em nossa cidade”, concluiu o Major Jocevã Oliveira.

Comentários

Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Achei Sudoeste. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.



Nenhum comentário, seja o primeiro a enviar.



Deixe seu comentário

Mais notícias

Arquivo