Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Salvador: Professora é morta dentro de escola em Castelo Branco Foto: Reprodução/TV Bahia

Uma professora de 40 anos foi morta a tiros dentro da escola em que trabalhava, no Bairro de Castelo Branco, em Salvador, na manhã desta sexta-feira (13). Segundo a polícia, um homem armado pulou o muro do local e foi em direção à vítima. O crime aconteceu na Escola Municipal Esperança de Viver. De acordo com o G1, a professora, identificada como Sandra Denise Costa Alfonso, também era vice-diretora da unidade de ensino, de acordo com informações da Secretaria Municipal da Educação. No momento do crime havia aula na unidade de ensino, mas nenhuma outra pessoa ficou ferida. O assassino fugiu. Não há informações sobre as motivações do crime. As aulas foram suspensas por conta do crime e ainda não informações de quando as atividades serão retomadas.

Brumado: PDT vai tentar emplacar Geraldo Azevedo como vice de Eduardo Vasconcelos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Parece que as pretensões do prefeito de Brumado, Aguiberto Lima Dias (PDT), de concorrer à reeleição não contam mais com os interesses políticos de seu partido. Segundo apurou o site Brumado Notícias, o Partido Democrático Trabalhista (PDT) já estaria articulando uma composição com o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB). Ao que tudo indica, o médico e ex-prefeito da cidade, Geraldo Leite Azevedo, seria o principal nome para compor a chapa majoritária. De acordo com uma fonte pedetista, o nome de Azevedo é unanimidade para disputar o pleito ao lado de Vasconcelos. Inclusive, o médico já teria confirmado a intenção a alguns militantes do PDT. Como faz parte do mesmo ninho político de Geraldo, Aguiberto estaria no mesmo palanque apoiando Eduardo nas eleições 2016.

Gilmar Mendes toma posse como presidente do TSE Foto: Reprodução

Na cerimônia em que foi empossado como presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o ministro Gilmar Mendes afirmou que o “país se reorientou” e que o Brasil “leniente e apático ficou para trás”. A declaração foi dada quando o magistrado se referia ao julgamento do mensalão e à operação Lava Jato, que investiga esquema de corrupção na Petrobras. Gilmar Mendes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ocupará a vaga de presidente do TSE no lugar de Dias Toffoli. O mandato se encerra em fevereiro de 2018. Ao lado do presidente em exercício, Michel Temer, Mendes fez duras reflexões sobre a crise que o país atravessa e se referiu ao período recente da vida pública como “tragédia de erros que desestabilizou a economia e destroçou o sistema político-eleitoral”. Ele falou em “explosivos problemas”, “terríveis e ininterruptas tempestades”, “abissal crise política”, e “presidencialismo de cooptação”. A final de cada crítica, porém, ressaltava a importância e força das instituições brasileiras para enfrentar os problemas. No comando da Corte, Mendes estará à frente da organização das eleições municipais deste ano.

Petrobras tem prejuízo de R$ 1,25 bi no primeiro trimestre de 2016 Foto: Ueslei Marcelino/Reuters

Segundo informações da própria empresa, a Petrobras registrou prejuízo de 1,25 bilhão de reais no primeiro trimestre. No mesmo período do ano passado, a companhia teve lucro de 5,33 bilhões de reais. O resultado veio pior do que o esperado pelo mercado. A expectativa era de um lucro líquido de 3,64 bilhões de reais, segundo média apurada pela agência Reuters com analistas. O resultado da estatal foi afetado por maiores despesas de juros e variações monetárias e cambiais negativas, que atingiram 9,57 bilhões de reais. A perda também deve-se a menores vendas no mercado interno e queda na produção. A produção total de petróleo e gás natural da Petrobras alcançou no primeiro trimestre 2,61 milhões de barris de óleo equivalente por dia, o que representou redução de 7%. Já a produção de derivados no Brasil ficou estável, somando 1,95 milhões de barris por dia. As vendas no mercado doméstico atingiram 2 milhões de barris por dia. De acordo com a Petrobras, o endividamento bruto em reais da empresa caiu 9% e passou de 492,84 bilhões de reais em 31 de dezembro de 2015 para cerca de 450 bilhões de reais em 31 de março.

Geddel Vieira Lima é nomeado ministro: Por essa Edmundo Pereira não esperava Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A ascensão de Geddel Vieira Lima (PMDB), que volta com força total para o cenário político nacional, nem mesmo os mais otimistas esperavam. Com o afastamento de Dilma Rousseff (PT) do comando do Governo Federal, Michel Temer (PMDB) assumiu o cargo de presidente em exercício. Homem próximo e amigo há anos de Temer, Geddel vai buscar fortalecer as suas bases da Bahia após sua nomeação como ministro-chefe da Secretaria de Governo. Em se tratando de Brumado, o ex-peemedebista Edmundo Pereira, atualmente no Partido dos Trabalhadores (PT), não esperava uma reviravolta na vida política de seu ex-aliado. Pereira que militou no PMDB por mais de 35 anos chegou a ser vice-governador da Bahia, quando o partido apoiou a candidatura do ex-governador Jaques Wagner (PT), em 2002. Após um rompimento do PMDB com Wagner, Edmundo ficou um bom tempo indeciso e até ficou por algum tempo com Geddel, mas logo abandonou o ninho peemedebista e embarcou no PT, um partido nada agradável para o novo ministro. Com isso, a relação de Geddel e Edmundo, que era familiar, se abalou muito, pois, em reunião, ele teria dito ao cacique baiano que estaria deixando a política para cuidar de questões pessoais. Porém, em seguida, Lima assistia o ingresso de Pereira no PT. Enfim, muitos dizem que Edmundo sempre foi “um homem de sorte” e chegou até ser vice-governador da Bahia, mas, ultimamente, a “sorte política” estaria longe do brumadense. Ele já perdeu três eleições no município apoiando a sua esposa, Marizete Pereira (PT), além disso, ela não conseguiu renovar um mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA). Se ainda estivesse no ninho peemedebista, certamente Edmundo estaria nos holofotes da política baiana e brumadense.

Temer cita diálogo, reformas e Lava Jato em fala presidencial Foto: Reprodução

O presidente em exercício, Michel Temer (PMDB), afirmou na quinta-feira (12), em seu primeiro pronunciamento como substituto de Dilma Rousseff (PT), que irá manter os programas sociais da gestão petista. Além disso, prometeu aprimorar a gestão da máquina pública e falou em promover reformas sem mexer em direitos adquiridos. Em seu discurso de 28 minutos, o presidente em exercício falou que, diante da atual divisão do país, há urgência em “pacificar a nação” e “unificar o Brasil”. Ele enfatizou que é urgente fazer um governo de “salvação nacional” e que partidos políticos, lideranças, entidades organizadas e o povo brasileiro terão de colaborar para tirar o país da grave crise em que se encontra. Ele ainda mencionou a situação de Dilma, sem falar sobre as razões pelas quais ela foi afastada e disse que tem “absoluto respeito institucional” por ela. Michel Temer aproveitou seu primeiro discurso como presidente em exercício para elogiar o trabalho da Operação Lava Jato.

Vereador representa Brumado na XIX Marcha Nacional dos Municípios em Brasília Foto: Brumado Notícias

Acompanhado da esposa Olindina de Brito Reis (DEM), o vereador José Carlos dos Reis (PSB) foi o único representante de Brumado na XIX Marcha Nacional de Defesas dos Municípios, que aconteceu nesta quinta-feira (12), em Brasília, capital federal. Por telefone ao site Brumado Notícias, o parlamentar brumadense descreveu que o evento apresentou muitos temas de interesse das administrações, casas legislativas e secretarias municipais, focando no crescimento do municipalismo. Para surpresa dos presentes, o evento contou ainda com a presença do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Gilmar Mendes, que, mesmo com a turbulência envolvendo o afastamento da presidente Dilma Rousseff (PT), prestigiou o encontro. Além do ministro, o vereador brumadense também pode conversar com a presidente da União dos Prefeitos da Bahia (UPB), Maria Quitéria, a quem elogiou pela gestão à frente da entidade. “Estou voltando para Brumado com a bagagem repleta de boas coisas a serem passadas para o nosso executivo e também para a nossa casa legislativa. Espero que possamos colher bons frutos desse encontro que com certeza trará renovações para os nossos municípios carentes”, pontuou José Carlos dos Reis.

Castilho: 'População de Brumado está sendo desprestigiada nas contratações no Parque Eólico' Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Castilho Viana (PSB), que é membro relator da comissão especial da Câmara Municipal de Brumado, formada para acompanhar os trabalhos relacionados à obra de construção do Parque Eólico de Cristalândia, afirmou que não tem obtido boas notícias no que se refere aos aspectos sociais esperados pelas empresas executoras da obra. Castilho disse que recebeu do coordenador do SineBahia, em Brumado, Erival Augusto da Silva, um ofício em resposta ao encaminhamento da comissão especial enviado ao órgão solicitando informações sobre as contratações feitas pela Cortez Engenharia até o momento. Segundo o parlamentar, de acordo com o documento, o SineBahia encaminhou, até o dia 6 de maio, um total de 84 candidatos às vagas de emprego para a Cortez Engenharia. Em contrapartida, a empresa responsável pela obra, Enel Green Power, informou que já foram contratados 197 funcionários até o momento e que todos eles teriam passado pelo encaminhamento do SineBahia. De acordo com Castilho, além da diferença de 113 pessoas a mais que já foram contratadas sem passar pelo órgão supostamente responsável pela triagem das vagas, das 84 pessoas encaminhadas, 9 não são de Brumado. “Não se pode dizer que estas pessoas foram de fato contratadas, já que muitos brumadenses têm dito que foram encaminhados, feito a entrevista, mas até hoje não foram chamados para trabalhar”, completou Viana. Para ele, diante das evidências, a população de Brumado está sendo desprestigiada no processo de contratações das obras do parque eólico.

Novo ministro de Desenvolvimento Social assegura reajuste do Bolsa Família Foto: Reprodução

Novo ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, o deputado Osmar Terra (PMDB-RS) afirmou que o reajuste proposto pela presidente afastada Dilma Rousseff (PT) aos beneficiários do programa Bolsa Família será mantido. Segundo ele, o Executivo federal vai “arrumar dinheiro de algum lugar” para bancar o aumento médio de 9%. Ele afirmou ainda que é preciso discutir formas de capacitar beneficiários do programa, por meio, por exemplo, de parcerias com o Sebrae e da oferta de microcrédito, para permitir a saída das pessoas. “O Bolsa Família não é um projeto de vida. Ele é um programa emergencial de sustento das pessoas enquanto elas não têm outra renda. Então, temos que ajudar as pessoas, incentivar e reforçar a busca por emprego e renda”, disse ao G1. Terra ponderou que precisará de uma semana a dez dias para se inteirar dos números e dados sobre os programas da pasta. O novo titular do Desenvolvimento Social afirmou ainda que irá revisar o cadastro de beneficiários. Ele sustentou que o grande número de atendidos pelo programa mostra que ou o discurso do governo de ter reduzido a pobreza não era verdade ou haveria fraude no programa. Apesar das críticas, Terra disse que o programa é o mais bem estruturado do governo federal. O ministro afirmou também que pretende implantar um programa de acompanhamento das crianças de até seis anos das famílias que recebem o benefício.

Clínica de Hemodiálise de Brumado promoverá dia de prevenção a hipertensão Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na próxima terça-feira (17) será comemorado o dia mundial de prevenção a hipertensão. No intuito de promover a data em Brumado, o Instituto de Nefrologia e Medicina da Bahia (Ineb) vai realizar um grande evento em sua sede, na Clínica de Hemodiálise, localizada na Rua José Meira Leite, no Bairro Nobre. O evento contará com a presença do renomado nefrologista Fernando Santos. Além disso, os participantes terão acesso a diversos atendimentos gratuitos, como: aferição da pressão, teste de glicemia, exame de sangue para pacientes diabéticos e hipertensos, enzimas renais, uréias e creatinina. Haverá também palestras esclarecendo sobre as medidas preventivas a serem adotadas contra a hipertensão e distribuição de brindes.

Concessionária Brumauto está fazendo parte da campanha Maio Amarelo

Em Brumado, a concessionária Brumauto aderiu à campanha Maio Amarelo, cujo objetivo é chamar atenção para a segurança no trânsito. O movimento visa mobilizar e conscientizar a sociedade para os cuidados no trânsito, a fim de evitar o número de acidentes. A cor amarela, símbolo da campanha, é uma referência à sinalização de advertência no trânsito. Já o mês foi escolhido em referência a maio de 2011, quando a ONU decretou a “Década de Ações para a Segurança no Trânsito”. A Brumauto aderiu à campanha e, por isso, compartilha com a população a hastag #eusou+1 por um trânsito mais humano. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 893. Para mais informações, ligue (77) 3441-5000.

Brumado: Ponderado, Eduardo Vasconcelos não rebateu acusações de Alessandro Lôbo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Procurado pela reportagem do site Brumado Notícias, o ex-prefeito de Brumado, Eduardo Lima Vasconcelos (PSB), preferiu não rebater as acusações do presidente da Câmara de Vereadores, Alessandro Lôbo e Silva (PRB). Durante sessão legislativa, o vereador declarou que Brumado perdeu a oportunidade de se tornar sede do Território de Identidade do Sertão Produtivo e, por consequência, vários órgãos estaduais “por conta dos caprichos e brigas do ex-gestor com seu desafeto político, na época o então presidente da casa legislativa, Leonardo Quinteiro Vasconcelos”. Ponderado, Eduardo considerou que o assunto já está saturado e preferiu não retornar ao mesmo. “Esse assunto já foi tratado e respondido exaustivamente. Não vou responder a essas provocações”, disse o ex-gestor.

Tem promoção para zerar o estoque na Suprema Refrigerações

A promoção da Suprema Refrigerações desta semana é para zerar o estoque de tão boa. Só na loja você pode adquirir ar-condicionado Midea Vize 9.000 btus por apenas R$ 949,05 à vista ou por R$ 999,00 em 10 vezes no cartão sem juros. Não perca tempo e adquira já o seu aparelho para refrigerar e tornar o ambiente na sua casa ou trabalho muito mais agradável. A Suprema Refrigerações fica localizada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

CDL de Brumado busca solucionar a questão de estacionamento de veículos no centro comercial Foto: Divulgação

Na última quarta-feira (11), o administrador da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fernando Oliveira, juntamente com o diretor tesoureiro, Cléber Lôbo Ataíde, e representantes do comércio, entregaram ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) um abaixo assinado solicitando uma solução para a questão do estacionamento de veículos no centro comercial. O prefeito recebeu o documento e informou que algumas medidas já foram tomadas, como, por exemplo, a confecção das placas necessárias para a sinalização, modificações na área do Mercado Municipal e a utilização da área do antigo Derba. Aproveitando a oportunidade, o administrador da CDL conversou sobre a questão das ornamentações da cidade no período de São João e Natal. Em resposta, o gestor ressaltou que se esforçará para atender as solicitações.

Brumado: Vereador aponta amadorismo na SMTT e diz que vai acabar com a indústria das multas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias, o vereador Weliton Lopes (DEM) voltou a criticar as atuações da Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT) de Brumado. Desta vez, ele apontou a falta de experiência do setor em lidar com a trafegabilidade local e ainda gerar gastos com a verba pública em obras mal executada, se referindo às lombofaixas. “Estamos pagando um preço alto pela ineficiência da superintendência municipal de trânsito em quase todos os aspectos. Essas lombofaixas foram feitas em abril e ainda não foram sinalizadas. Minha proposta com essa ação no Ministério Público é acabar com esse amadorismo na superintendência de trânsito. Não há uma engenharia de trânsito em nossa cidade e com isso as lombofaixas foram feitas por uma empresa amadora. Estão fazendo estágio às nossas custas e nós brumadenses é que estamos pagando essa conta”, disparou o vereador. 

Brumado: Vereador aponta amadorismo na SMTT e diz que vai acabar com a indústria das multas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Lopes ainda reiterou que vai por fim à indústria das multas criada pelo órgão. “A legislação é clara e diz que quando a sinalização é ineficiente não se pode lavrar auto de infração com multa. Porém, em Brumado, as multas continuam a todo vapor. Eu não estou criando nada, está nas ruas, os brumadenses é que estão reclamando da situação. Pode incomodar, mas eu repito, a indústria da multa de Brumado vai acabar. Se quer gerar recursos para o município, vamos buscar indústrias fabris que geram emprega e renda, mas essa indústria de multas vai acabar”, asseverou o parlamentar.

BA-148: Motorista passa mal e capota várias vezes nas proximidades de Dom Basílio Foto: WhatsApp/Brumado Notícias

Na última quarta-feira (11), um homem identificado como Luiz Amilton Pereira passou mal enquanto dirigia e capotou o veículo várias vezes na BA-148. O acidente aconteceu nas proximidades da comunidade da Fazendinha, no município de Dom Basílio, no sudoeste baiano. Segundo testemunhas, o veículo, com placa de Santa Cruz do Rio Pardo, saiu da pista e só parou às margens da rodovia. Além do condutor, um representante comercial que se deslocava do município de Livramento de Nossa Senhora a Brumado também estava no carro. As vítimas foram socorridas por uma equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levadas para o Hospital Municipal de Livramento. O estado de saúde de ambos não foi informado.

Câmara de Caculé aprova reajuste dos servidores públicos municipais Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em sessão legislativa realizada na última segunda-feira (9), a Câmara de Vereadores de Caculé aprovou o projeto de Lei 04/2016, de 15 de abril de 2016. Através do projeto, o governo municipal propôs reajuste salarial para os profissionais com efetivo exercício do magistério no valor de 10%, sendo este reajuste retroativo ao mês de janeiro. Para os demais servidores, o reajuste foi equivalente a 6%, retroativo ao mês de abril. Por fim, para os cargos que recebem o equivalente a um salário mínimo, o reajuste foi de acordo com os índices do Governo Federal.

Brumado: Vice-presidente do DEM nega apoio a Aguiberto Lima Dias nas Eleições 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vice-presidente do Democratas (DEM) de Brumado, Renan Rocha, negou que o partido esteja apoiando o prefeito Aguiberto Lima Dias(PDT), assim como foi noticiado no site Brumado Notícias. Segundo o dirigente, não houve nenhuma conversa com o gestor, tampouco formação de bloco do partido com a finalidade de apoiar a sua campanha à reeleição. Em seguida, o vice-presidente reafirmou o apoio do partido à candidatura de Alessandro Lôbo (PRB) à prefeitura da cidade. “A posição do nosso partido é clara. Estamos trabalhando para fortalecer a unidade dos partidos que buscam a inovação da política de Brumado, em prol da candidatura do vereador Alessandro Lôbo. Fazemos parte de um bloco de partido que apóia uma candidatura que representa mudança em nosso município. Reafirmamos que não houve nenhum acerto ou conversa que garanta apoio ao prefeito Aguiberto. Tal noticia causou grande estranheza ao diretório do Democratas”, garantiu Rocha.

Slogan do governo Michel Temer: 'Ordem e Progresso'

O slogan do governo de Michel Temer (PMDB) será “Governo Federal: Ordem e Progresso”. A informação foi divulgada antecipadamente pelo marqueteiro do PMDB, Elsinho Mouco, um dos idealizadores do novo conceito, nesta quinta-feira (12), quando Temer assumiu interinamente a presidência da República, após o afastamento de Dilma Rousseff (PT) do governo pelo Senado Federal, tendo em vista a admissibilidade do processo de impeachment contra ela. De acordo com o jornal Extra, no entanto, a assessoria do partido não confirma que a escolha do slogan seja definitiva. A ideia do novo conceito, que substitui o lema “O Brasil: Pátria Educadora”, criado pelo governo Dilma, teria surgido na quarta-feira, quando Mouco teve uma reunião com a equipe de Temer para definir a imagem do novo governo. Nas redes sociais já circula uma imagem que seria a usada pelo governo Temer para difundir o novo slogan, que mostra a esfera azul da bandeira do Brasil com a frase “Ordem e Progresso”, com as palavras “Brasil” e “governo federal” ao fundo.

Vereadores devem entrar com pedido de impeachment do prefeito de Malhada de Pedras Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na manhã desta quinta-feira (12), o vereador Beto Ventura (PSB), da cidade de Malhada de Pedras, no sudoeste baiano, compareceu à sede do Ministério Público Estadual (MPE), em Brumado, a fim de agendar o protocolamento de uma ação contra o prefeito Valdecir Alves Bezerra (PT), o Ceará. Em entrevista ao site Brumado Notícias, o parlamentar declarou que a intenção dos seis vereadores de oposição é entrar com um pedido de impeachment contra o gestor. Segundo Ventura, a Câmara de Vereadores do Município pretende o quanto antes formar uma Comissão Especial de Inquérito (CEI) para apurar mais a fundo algumas denúncias de irregularidades na administração municipal, inclusive, algumas já estariam comprovadas. “Nosso ensejo será de pedir o afastamento do prefeito e o seu impeachment, pois há fatos comprobatórios de suas irregularidades. No entanto, estamos primeiro realizando este agendamento para protocolar uma ação bem fundamentada nesse processo. Chega de retrocesso em Malhada de Pedras”, afirmou o vereador. Atualmente, há 09 vereadores na Câmara de Malhada de Pedras, sendo apenas três da base do prefeito. Caso o processo tenha encaminhamento e o impeachment vá à votação, a oposição teria dois terços, ou maioria absoluta dos votos, para afastar o prefeito de suas funções.

Brumado: Secretaria de Saúde parabeniza enfermeiros pela passagem do seu dia

Para comemorar a atuação dos enfermeiros, profissionais que dedicam sua vida a cuidar do próximo, amenizando sua dor e melhorando a qualidade de vida das pessoas, foi escolhido o dia 12 de maio, Dia Mundial do Enfermeiro. Nessa data tão representativa, a Secretaria Municipal de Saúde faz questão de parabenizar a todos os enfermeiros, em especial os de Brumado, pela passagem do seu dia.

Temer assume o Governo Federal, reduz nove pastas e oficializa escolha de ministros Foto: Reprodução/Twitter

Os nomes que irão compor a equipe ministerial do governo Michel Temer (PMDB) foram confirmados nesta quinta-feira (12) pouco depois de Dilma Rousseff (PT) ser afastada. Como havia sido noticiado, nenhuma mulher irá fazer parte do ministeriado e todos os que já haviam sido relacionados aos cargos se concretizaram, incluindo Geddel Vieira Lima como ministro-chefe da Secretaria de Governo e Romero Jucá como ministro do Planejamento, Desenvolvimento e Gestão. A única novidade foi a inclusão de Leonardo Picciani, que agiu de forma favorável ao governo de Dilma enquanto líder do PMDB na Câmara dos Deputados, como ministro dos Esportes. Veja a relação:

Gilberto Kassab, ministro de Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações
Raul Jungmann, ministro da Defesa
Romero Jucá, ministro de Planejamento, Desenvolvimento e Gestão
Geddel Vieira Lima, ministro-chefe da Secretaria de Governo
Sérgio Etchegoyen, ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional
Bruno Araújo, ministro das Cidades
Blairo Maggi, ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento
Henrique Meirelles, ministro da Fazenda
Mendonça Filho, ministro da Educação e Cultura
Eliseu Padilha, ministro-chefe da Casa Civil
Osmar Terra, ministro do Desenvolvimento Social e Agrário
Leonardo Picciani, ministro do Esporte
Ricardo Barros, ministro da Saúde
José Sarney Filho, ministro do Meio Ambiente
Henrique Alves, ministro do Turismo
José Serra, ministro das Relações Exteriores
Ronaldo Nogueira de Oliveira, ministro do Trabalho
Alexandre de Moraes, ministro da Justiça e Cidadania
Mauricio Quintella, ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil
Fabiano Augusto Martins Silveira, ministro da Fiscalização, Transparência e Controle (ex-CGU)
Fábio Osório Medina, Advocacia-Geral da União

CONTINUE LENDO
Dilma se despede ao lado de Lula: 'Maior das brutalidades' Foto: Reprodução

Após a declaração formal à imprensa, a presidente afastada Dilma Rousseff fez novo pronunciamento na área externa do Palácio do Planalto aos cerca de 3 mil manifestantes que estão no local. Em discurso semelhante ao oficial, mas de forma mais acalorada, Dilma voltou a se defender do que classifica como “injustiça” e citou desta vez o deputado Eduardo Cunha (PMDB-RJ), suspenso do mandato e do cargo de presidente da Câmara dos Deputados. “Quem deu início a esse processo o fez por vingança, o fez porque nós nos recursamos a dar ele, ao senhor Eduardo Cunha, os votos na Comissão de Ética para que ele fosse absolvido”, apontou, para acrescentar: “Eu não sou mulher para aceitar esse tipo de chantagem”. Dilma afirmou ainda que é “um dia muito triste” em sua vida e que o país vive uma “hora trágica”. Assim como no primeiro discurso, Dilma afirmou que seu governo “jamais reprimiu movimentos sociais” e “manifestações politicas, mesmo a que eram contra mim”. Em sua opinião, a gestão do seu vice, Michel Temer, incorre no risco da “tentação” de reprimir os posicionamentos contrários a sua administração. Dilma disse ter honrado os votos que recebeu das mulheres, e destacou o fato de ser “a primeira mulher eleita presidenta”, logo após o “primeiro operário”, em menção ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Ao seu lado durante o pronunciamento, Lula não falou nem à imprensa e aos manifestantes. Após cumprimentar os apoiadores, Dilma segue para o Palácio da Alvorada, onde continuará residindo durante o afastamento de até 180 dias até o julgamento definitivo do impeachment no Senado.

Arquivo