Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

Condenado por crime de homicídio é preso em Contendas do Sincorá Foto: Divulgação/Polícia Civil

Na última quinta-feira (7), as polícias civil e militar da cidade de Contendas do Sincorá, no sudoeste baiano, realizaram diligências e cumpriram mandado de prisão contra Geovani Silva Santos, condenado a 12 anos de reclusão por crime de homicídio. Em agosto de 2013, Geovani matou Américo Rocha dos Santos na cidade. Ele chegou a recorrer da sentença, mas o Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA) confirmou a condenação na semana passada. Segundo informou a polícia ao site Brumado Notícias, o condenado encontra-se recolhido em uma das celas da carceragem de Contendas do Sincorá à disposição da justiça. Ele está aguardando sua remoção para presídio de Salvador, onde cumprirá sua pena em regime inicialmente fechado.

Procuradoria da República defende anular posse de Lula na Casa Civil Foto: Roberto Stuckert Filho/PR

O procurador-geral da República, Rodrigo Janot, recomendou ao Supremo Tribunal Federal (STF) a anulação da nomeação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para a Casa Civil. Em parecer, o procurador disse ver elementos de "desvio de finalidade" da presidente Dilma Rousseff (PT) na escolha do petista para assumir o ministério, que teria a intenção de tumultuar as investigações da Operação Lava Jato. No último dia 28 de março, Janot havia se manifestado a favor da nomeação de Lula, mas pela manutenção das investigações com o juiz Sérgio Moro. No novo parecer, contudo, ele diz que mudou sua posição a partir do exame de “elementos mais amplos” nas investigações. O documento foi enviado ao STF para instruir duas ações sob relatoria do ministro Gilmar Mendes, que, no último dia 18 de março, suspendeu a nomeação de Lula. Com o parecer da PGR, o ministro poderá agora levar o caso para uma decisão definitiva do plenário da Corte, formado por 11 ministros. Logo após o envio do parecer, Mendes liberou seu voto para inclusão na pauta do plenário, decisão que caberá agora ao presidente da Corte, Ricardo Lewandowski. Segundo a assessoria do STF, a previsão é que o julgamento ocorra no próximo dia 20 de abril, para cumprir prazos processuais.

Programa Avante Sertanejo é reativado pela prefeitura municipal de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Através do Decreto 4.842, de 1º de abril de 2016, o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) dispõe sobre a reativação do Programa Avante Sertanejo, que havia sido suspenso temporariamente em outubro de 2015. O programa distribui cestas básicas para famílias carentes cadastradas. Na época da suspensão, o prefeito justificou que a crise financeira que o município atravessava era a causa da adoção da medida. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania adotará as providências necessárias para a execução do programa.

Bahia registra maior queda na produção industrial entre 14 estados do país Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a Bahia apresentou a maior queda na produção industrial dentre os 11 estados que apresentaram recuo em fevereiro deste ano, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (7) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O estudo envolveu 14 estados. Se comparado com janeiro deste ano, o estado registrou queda de 7,9% na produção industrial. Com isso, parte do avanço de 8,5% acumulado nos meses de dezembro e janeiro foi eliminado. A segunda maior queda foi identificada no Amazonas, onde o percentual de recuo foi de 4,7%. Apenas Pará (+6,2%), Espírito Santo (+5,3%) e Goiás (+4,1%) tiveram resultados positivos. Na Bahia, as maiores quedas foram registradas na produção de veículos automotores, reboques e carrocerias (-60%), nas indústrias extrativas (-18,5%) e na fabricação de produtos de borracha e material de plástico (-9,5%). No acumulado dos últimos doze meses, o estado registra um recuo de 2,9% na produção industrial.

Brumado sedia Encontro Regional do Mais Médicos e destaca combate a dengue, zika e chikungunya Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de médicos cubanos se encontraram na última quinta-feira (7), no auditório de treinamento da prefeitura de Brumado, onde participaram do V Encontro Regional do Programa Mais Médicos. Durante o evento, o assunto mais debatido foi o combate ao mosquito aedes-aegypti e as doenças por ele causadas: dengue, zika e chikungunya. A palestra foi presidida por Silvia Squetine, que faz parte da Vigilância Epidemiológica do Sudoeste. Na oportunidade, também foi falado sobre alcoolismo. Lenice Nunes, coordenadora do núcleo de atenção básica, da base de saúde do estado em Brumado, disse em entrevista ao site Brumado Notícias que o encontro reuniu médicos, tutores, supervisores das bases regionais de saúde de Brumado, Guanambi, Caetité e Boquira. 

Brumado sedia Encontro Regional do Mais Médicos e destaca combate a dengue, zika e chikungunya Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O encontro ainda contou com a participação dos secretários municipais de saúde de cada município, além do representante da organização pan-americana de saúde. Coordenadora do Mais Médico no sudoeste, a argentina Maria Caputo destacou a importância do programa na região. “É um trabalho muito importante. O programa tem contemplado comunidades pobres, onde nunca antes tinham recebido um atendimento médico. Esperamos que com essa nova capacitação, voltada ao combate dessa tríplice epidemia, a atenção básica possa dar maior suporte nessas comunidades de difícil acesso”, pontuou a coordenadora.

Vitória da Conquista já registrou 14 casos suspeitos de H1N1 Foto: Reprodução

Em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano. até a última quinta-feira (7), notificados 14 casos suspeitos do vírus H1N1, dos quais 05 foram descartados, 08 esperam análise laboratorial e uma suspeita de óbito. O laudo com a causa da morte deve ser divulgado em breve. Os sintomas da gripe H1N1 são: febre alta e súbita, tosse, dor de garganta, dor no corpo, dor nas articulações, dor de cabeça, falta de ar e cansaço excessivo. A campanha nacional de vacinação contra o vírus começa no dia 30 de abril e segue até 20 de maio. Nas clínicas particulares, as doses já estão disponíveis.

Passam de 670 as notificações do vírus zika em Brumado, mas Vigep aponta queda nos registros Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No relatório atualizado, a secretaria municipal de saúde e a vigilância epidemiológica de Brumado apontaram que as notificações suspeitas do vírus zika no município chegaram a 672 casos, dos quais 09 foram descartados após avaliação laboratorial. Mesmo com os números expressivos, a coordenação de endemias da Vigep disse ao site Brumado Notícias que percebeu uma queda no registro das notificações na última semana em comparação com as semanas anteriores. A Vigep acredita que as campanhas realizadas nas escolas e empresas, com palestras promovidas pelo órgão e pela secretaria, surtiram efeito e conscientizaram a população a se precaver diante do risco de uma tríplice endemia. Além dos números da zika, o relatório também aponta 228 casos de dengue, número próximo das ocorrências registradas em todo ano de 2015, quando foram notificados 233 suspeitos, tendo sido 175 descartadas após análise laboratorial. Já a chikungunya teve até aqui o registro de 10 casos suspeitos este ano.

Moradores e comerciantes cobram manutenção da Praça Heráclito Cardoso em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há meses, moradores e comerciantes no entorno da Praça Heráclito Cardoso, em Brumado, estão cobrando da prefeitura a manutenção do local, que está entre os mais frequentados da cidade. Conformados com o não funcionamento da fonte luminosa, considerada principal atração da praça, mas que nunca funcionou, os populares cobram ao menos o conserto de alguns equipamentos que estão danificados. A maior queixa dos moradores é com parte do calçamento em volta de alguns bancos que foram arrancados e ficaram empilhados no local, inclusive, oferecendo risco de acidentes. “Se a prefeitura não der a manutenção agora, daqui a pouco tempo estarão falando em uma nova reforma, o que seria um investimento maior, e até onde sabemos a administração está reclamando de pouca verba para execução de obras dessa natureza. Então, para que o problema não se agrave ainda mais, estamos pedindo a prefeitura para dar atenção a nossa praça e não deixar a mesma no abandono”, solicitaram os populares.

Brumado: Sem água há três dias em escola pública , alunos protestam na sede da Embasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Há três dias que a direção do Centro Municipal de Educação Agamenon Santana (CMEAS), em Brumado, está liberando os alunos mais cedo por causa da falta de água na unidade. A direção informou ao site Brumado Notícias que está faltando água nos banheiros e nos bebedouros e, por isso, é inviável manter os alunos na escola. Tem sido comum a falta de água na região onde se localiza o prédio escolar. 

Brumado: Sem água há três dias em escola pública , alunos protestam na sede da Embasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

No local, também se situam a delegacia de polícia, uma unidade básica de saúde, o Fórum Dr. Duarte Moniz, a Defensoria Pública Estadual, a OAB e o Hospital Professor Magalhães Neto, além de empresas privadas e muitas residências. “Às vezes, fica dois ou três dias sem cair água e, quando cai, é muito fraca e não chega a todas as dependências”, relataram os funcionários do prédio. A direção disse ainda que já levou a reclamação ao conhecimento da Embasa, mas o problema persiste. Com isso, os alunos tomaram a iniciativa de formar uma comissão para protestar e cobrar da concessionária uma solução imediata. 

Brumado: Sem água há três dias em escola pública , alunos protestam na sede da Embasa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na tarde desta quinta-feira (7), os estudantes partiram em passeata da escola, passando pela Praça Coronel Zeca Leite tocando tambores, copos vazios e gritando palavras de ordem, reivindicando água na escola. “Queremos estudar, queremos água”, diziam os jovens manifestantes. Na ausência da gerência do escritório, um porta-voz da empresa não permitiu que nossa reportagem acompanhasse o diálogo entre a comissão de alunos e os técnicos da concessionária, mas foi dito que o problema já estaria sendo solucionado.

Gilmar Mendes será presidente do Tribunal Superior Eleitoral até 2018 Foto: Reprodução

O ministro Gilmar Mendes foi eleito hoje (7) o próximo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ele vai substituir o atual presidente, Dias Toffoli, a partir de maio. O ministro Luiz Fux é o novo vice-presidente.  O presidente eleito agradeceu a confiança dos colegas e lembrou o trabalho realizado por Toffoli no TSE. Gilmar Mendes, que também é ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), se disse tranquilo por ter Fux como vice e sobre os desafios que irá enfrentar. Em relação a Fux, que também é ministro do STF, Mendes afirmou: “Todos nós reconhecemos a sua capacidade de trabalho, de integração, de criar um ambiente harmonioso. Isso é fundamental em um período em que estamos vivendo tensões exacerbadas. E também teremos, claro, as tensões ligadas ao processo eleitoral. Vossa Excelência [Toffoli] já bem destacou [teremos] as eleições mais desafiadoras tendo em vista esse número elevado de candidatos e agora as peculiaridades que envolvem a aplicação da nova legislação”, disse. Segundo o TSE, as eleições municipais deste ano contarão com mais de 500 mil candidatos que concorrerão ao pleito em outubro. Este ano, passam a valer algumas das novas regras decorrentes da Reforma Eleitoral de 2015. Entre elas, figura, por exemplo, a proibição do financiamento eleitoral por pessoas jurídicas.

Brumado: Brinquedos danificados em parquinho oferecem risco de acidente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A maioria dos brinquedos instalados no parquinho público da Praça Coronel Zeca Leite, a Praça da Prefeitura, em Brumado, está danificada, oferecendo risco de acidentes para as crianças. A reportagem do site Brumado Notícias esteve no local e registrou que a maioria dos equipamentos precisa com urgência de manutenção e substituição de peças. Nossa reportagem averiguou que a falta de assentos nas gangorras, que ainda exibe pontas de ferros e parafusos enferrujados, podem cortar as crianças e causar tétano.

Brumado: Brinquedos danificados em parquinho oferecem risco de acidente Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já foram registrados acidentes com crianças no local e a prefeitura chegou a fazer alguns reparos nos brinquedos na ocasião. No entanto, com a falta de manutenção, os equipamentos voltaram a ser danificados. Nossa reportagem tentou contanto com o secretário de infraestrutura para tratar do assunto, mas até o fechamento da matéria não obteve êxito.

Brumado: Polícia Rodoviária Estadual divulga estatística trimestral Foto: Divulgação/PRE

Por meio dos quatro pontos fixos localizados nas cidades de Brumado, Vitória da Conquista e Sussuarana, além do uso de viaturas nas operações itinerantes, a 2ª Companhia Independente de Policiamento Rodoviário (CIPM) tem buscado reduzir os acidentes de trânsito e combater o fluxo de veículos roubados, entre outros atos delituosos. O objetivo, segundo a companhia, é oferecer aos usuários das rodovias sob sua jurisdição segurança e bem estar para os seus deslocamentos. Para atingir esses objetivos, a 2ª CIPR tem trabalhado com planejamento e ações de prevenção e fiscalização de trânsito. No primeiro trimestre do ano, 16.193 pessoas foram abordadas, sendo 34 conduzidas às delegacias de polícia. Além disso, foram 13.702 veículos abordados, 33 recuperados e 321 retirados de circulação. A polícia também recolheu durante as ações fiscalizatórias 612 documentos (CNH e CRLV). No total, foram 3.274 autuações. Por fim, a 2ª CIPR ainda recolheu 41 das pistas nas rodovias do estado.

R$ 120 mil são roubados em joias no hospital de Igaporã e polícia investiga o caso Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Igaporã, no sudoeste baiano, uma funcionária do Hospital Municipal José Olinto Cotrim registrou um boletim de ocorrência na última segunda-feira (4) comunicando sobre o furto de um mostruário de joias em ouro que estava dentro de um armário na unidade. De acordo com o delegado responsável pelo caso, a suspeita é que algum colega de trabalho tenha pegado a chave do armário na bolsa da vítima e roubado o material. Após realizar o furto, a chave foi colocada novamente na bolsa, sem deixar pistas. Um inquérito policial foi instaurado para investigar o caso e testemunhas começaram a ser ouvidas.

SW4 acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem uma SW4, 7 lugares, 2013/2014. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brumado: Contrate garante que irá pagar os vencimentos dos funcionários terceirizados Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em contato com o site Brumado Notícias, um representante da secretaria de educação do estado, que presta serviços na sede da extinta Direc 19, reforçou que a empresa Contrate não abriu falência, mas apenas rompeu seu contrato com o estado. Segundo ele, a empresa garantiu que vai cumprir com todos os vencimentos dos funcionários terceirizados. Nossa reportagem foi informada que o estado já está em fase de contratação de uma nova empresa para a prestação de serviços gerais a fim de atender as demandas da secretaria de educação nos núcleos de educação e nas unidades escolares espalhadas pelo estado. Mesmo com a justificativa, ainda há rumores de uma possível paralisação nas unidades de ensino a partir da próxima semana, o que provocaria uma pausa no ano letivo por falta de funcionários para manutenção dos prédios.

OMS diz que diabético pode ter vida saudável se detectar cedo e controlar a doença Foto: Agência Brasil

Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostra que quem tem diabetes pode ter vida longa e saudável se a doença for detectada a tempo e bem controlada. De acordo com a Agência Brasil, o número de diabéticos nas Américas triplicou desde 1980 e, segundo a OMS, a doença é a quarta maior causa de morte na região, depois do infarto, acidente vascular cerebral e de demências. De acordo com o Sistema de Informação de Mortalidade (SIM), no Brasil, mais de 57 mil pessoas morreram por complicações relacionadas à doença em 2013. O diabetes foi o tema escolhido pela OMS para marcar o Dia Mundial da Saúde, lembrado nesta quinta-feira (7). Dados da OMS indicam que nas Américas mais de 60% da população estão acima do peso ou obesa, em grande parte como resultado de mudanças de estilo de vida relacionadas ao desenvolvimento e à globalização. O novo relatório da organização destaca que o aumento de casos do diabetes pode ser retardado por meio de uma combinação de políticas fiscais, legislação, mudanças no meio ambiente e conscientização das pessoas para a necessidade de modificar os fatores de risco para a doença.

Estudante de Livramento que falsificou documentos para cursar medicina pode ser expulsa da Uesb Foto: Blog do Rodrigo Ferraz

A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) vai instaurar uma comissão processante para acompanhar o Processo Administrativo Disciplinar que visa apurar a responsabilidade da estudante do curso de Medicina, Maiara Aparecida Oliveira Freire, que é de Livramento de Nossa Senhora, no sudoeste baiano. De acordo com o blog do Rodrido Ferraz, a estudante já foi condenada pela 2ª Vara Criminal, da Comarca de Vitória da Conquista, a cumprir medidas socioeducativas, além de pagar multa, por ter falsificado documentos durante o processo de inscrição no vestibular. Através de documentação falsa, Maiara alegou ser descendente quilombola e atestou que morava em uma comunidade quilombola no município de Livramento de Nossa Senhora a fim de ser beneficiada no sistema de cotas. A jovem continua cursando a graduação, mas pode ser expulsa da universidade.  

Squaresom e Pollymóveis aderem ao Feirão do Nome Limpo em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Squaresom e Pollymóveis também estão participando do Feirão do Nome Limpo, campanha realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) até o dia 15 de abril. Os consumidores que têm débitos com as lojas poderão participar e ter condições especiais para o pagamento da dívida, como redução nos juros habitualmente cobrados, exclusão de juros, parcelamento do débito, pagamento do débito com cartões de crédito, dentre outros benefícios. Além disso, ao quitar as suas dívidas, os consumidores inadimplentes ainda concorrem a uma moto 0 km. A loja fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 151. O telefone é (77) 3441-3422. 

Virada de preço da ExpoBrumado 2016 acontece neste final de semana

A ExpoBrumado 2016 terá início no dia 16 de abril e os amantes do forró estão contando os dias para prestigiar o grande show da nova sensação da música brasileira: os Gigantes do Brasil. As maiores vozes do gênero, Daniel Diau, Paulinha Abelha e Silvânia Aquino, prometem apresentar um espetáculo histórico no Parque de Exposições Gilson Brito, onde acontece o evento. Além da banda, o cantor brumadense Fann Estourado, o Baixinho da Ostentação, também é uma das atrações da exposição. Garanta agora mesmo o seu ingresso, antes da virada de preço, que deve acontecer neste final de semana, no pontos de vendas autorizados. 

Andrade Gutierrez diz que propina abasteceu campanha de Dilma em 2014 Foto: Renato Costa/Folhapress

A Andrade Gutierrez, segunda maior empreiteira do país, fez doações legais às campanhas de Dilma Rousseff (PT) e de seus aliados em 2010 e 2014 utilizando propinas oriundas de obras superfaturadas da Petrobras e do sistema elétrico. A informação consta da delação premiada do ex-presidente da empresa, Otávio Marques de Azevedo, e foi sistematizada por ele em uma planilha apresentada à Procuradoria-Geral da República. De acordo com o jornal Folha de S. Paulo, é a primeira vez que é descrito por um empresário o esquema revelado pela Operação Lava Jato, de financiamento de partidos por meio de propinas de contratos públicos legalizadas na forma de doação eleitoral. Em 2014, a Andrade Gutierrez doou R$ 20 milhões para o comitê da campanha de Dilma. Na tabela, que inclui também doações em 2010 e 2012, cerca de R$ 10 milhões doados às campanhas de Dilma estão vinculados à participação da empreiteira em contratos de obras públicas. Não está claro se o valor endereçado a Dilma foi doado ao comitê ou ao Diretório Nacional do PT. Segundo envolvidos na negociação do acordo, os delatores afirmam que até 2008 os valores doados legalmente para PT e outros partidos, como PSDB, eram similares. A delação da Andrade Gutierrez engloba ainda pagamento de propinas relacionadas a obras executadas em estádios da Copa do Mundo de 2014, como Maracanã, Mané Garrincha e Arena Amazonas, e atinge não só o PT, mas também o PMDB. O comando da campanha da presidente Dilma Rousseff em 2014 negou qualquer irregularidade nas doações feitas à petista em sua campanha da reeleição.

Fórum eleitoral dobra o atendimento para cadastramento de título em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ainda é grande o número de eleitores buscando o recadastramento do título eleitoral da 90ª Zona Eleitoral, que abrange os municípios de Brumado, Malhada de Pedras e Aracatu. O recadastramento e a retirada dos títulos exigem mais tempo com a adoção da biometria eleitoral. Na manhã desta quarta-feira (6), o site Brumado Notícias registrou mais uma grande fila no entorno do prédio do Fórum Eleitoral, antes mesmo do início das atividades do dia. O chefe do cartório eleitoral, Igor Araújo, esclareceu em entrevista a nossa reportagem que, diante das dificuldades em atender a demanda, foram feitas adequações e, com o apoio das prefeituras da regional, que cederam pessoas para reforçar o efetivo, o atendimento aumentou de 50 para 100 fichas ao dia. 

Fórum eleitoral dobra o atendimento para cadastramento de título em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A expectativa, segundo ele, é que o número dobre para 200 atendimentos por dia, já que o cartório aguarda a instalação de mais dois kits biométricos na unidade. O chefe do cartório reforça que os eleitores que pretendem recadastrar os títulos devem comparecer ao Fórum Eleitoral, localizado na Avenida João Paulo I, munidos de identidade, certidão de alistamento militar e comprovante de residência. Em caso de transferência, comprovante residencial gerado há 90 dias.

Ex-aluno de colégio público é aprovado em 10 universidades americanas Foto: Divulgação

O estudante Vinícius Xavier Garcia, de 19 anos, chega aos Estados Unidos (EUA) para uma espécie de turnê pelo país. Aprovado com direito a bolsa em dez universidades americanas, ele quer conhecer de perto cada uma antes de escolher a sua. De acordo com o jornal o Globo, o jovem, que nasceu em Belém, no Pará, mas mora no Rio de Janeiro desde os 2 anos de idade, ainda está aguardando os resultados das instituições Harvard e Datmouth, também nos EUA. Vinícius teve uma trajetória exemplar no Colégio Pedro II, no Bairro do Engenho Novo, Zona Norte do Rio, onde ele cresceu. Foi representante de turma, atuou no grêmio estudantil e participou de projetos como um modelo de simulação da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua escola. O aluno também ajudou a implementar no colégio um fórum de discussão voltado para a temática de raça e etnia na educação e na sociedade. Além disso, trabalhou como tutor de física, química e matemática. Atualmente, Vinícius está cursando Matemática Aplicada na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde se matriculou antes de ter as respostas das instituições americanas. Para ser aprovado nessas faculdades, ele teve apoio da Fundação Estudar, que oferece um programa de preparação gratuito voltado a alunos do ensino médio que desejam estudar no exterior. Para 2016, há 30 vagas, e as inscrições estão abertas até 18 de abril neste site.

Trinta famílias recebem recursos para serem aplicados na agricultura familiar em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Trinta famílias de baixa renda da região das comunidades rurais do Boi Morto, Baixa da Baraúnas e Represo foram contempladas cada uma com R$ 3 mil para serem aplicados em hortaliças, na agricultura e na suinocultura. O objetivo é o fortalecimento da agricultura familiar. João Batista dos Santos, técnico agrícola da Copesul, disse ao site Brumado Notícias que se trata de famílias em convivência com a seca, as quais, após receberem cisternas, serão inseridas no programa Fomento, um programa de transferência de renda do Governo Federal. Os gestores do programa são os Ministérios do Desenvolvimento Agrário (MDA) e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), que definem as normas complementares do programa. A Caixa Econômica Federal é o agente operador. Segundo o técnico agrícola, a expectativa é que mais de 50 famílias brumadenses na região citada sejam beneficiadas com o programa, o que daria mais impulso a agricultura familiar nas comunidades.

Minas Calçados e Confecções participa do Feirão do Nome Limpo em Brumado

O Feirão do Nome Limpo está acontecendo desde o dia 1º de abril em Brumado. O evento, promovido pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), será encerrado no próximo dia 15. O objetivo da campanha é facilitar a renegociação de dívidas em condições especiais, dando aos consumidores inadimplentes uma oportunidade para regularização de débitos de maneira rápida e fácil. Aproveite essa chance, pois serão diversas vantagens, como: redução nos juros habitualmente cobrados, exclusão de juros, parcelamento do débito, pagamento do débito com cartões de crédito, dentre outros benefícios. Além disso, ao quitar as suas dívidas, os consumidores inadimplentes ainda concorrem a uma moto 0 km. A Minas Calçados e Confecções também está participando do Feirão do Nome Limpo. 

Arquivo