Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
fechar

O volume do setor de serviços do país iniciou 2016 em queda de 5% frente ao mesmo período do ano passado e registrou o pior resultado para janeiro desde 2012, quando teve início a série histórica do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa é a 10ª baixa seguida do indicador. No mês anterior, o recuo também havia sido de 5%. Em 12 meses, o setor acumula queda de 3,7%. De dezembro para janeiro, recuaram os serviços prestados às famílias (-4,1%), os serviços de informação e comunicação (-2,1%), os serviços profissionais, administrativos e complementares (-9,1%), transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio (-5,8%) e outros serviços (-7,9%). De acordo com o peso que têm sobre o indicador, as principais influências para a queda de 5% partiram de transportes, serviços auxiliares dos transportes e correio e Serviços profissionais, administrativos e complementares, Serviços de informação e comunicação, outros serviços e serviços prestados às famílias.

Wesley Safadão grava vídeo e convida público para show em Livramento de Nossa Senhora

O cantor Wesley Safadão gravou um vídeo convidando todo o público para o Forró do Maracubom em Livramento de Nossa Senhora. O evento acontecerá no dia 20 de março acontece no Espaço Tio Dedé. Além do artista de maior sucesso do momento no país, o evento também contará com shows da Banda Turma da Bregadeira, do cantor Fann e da Dj Samira Lima. O Forró Maracubom 2016 é produzido por Janete Meira Produções.

Brumado: O mau exemplo que vem de casa Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

São muitas as cobranças para que as caçambas que transportam entulhos transitem com a carroceria coberta por uma lona, pois sem a proteção os materiais transportados acabam sendo jogados nas ruas, podendo provocar acidentes. No entanto, o site Brumado Notícias registrou o flagrante de uma caçamba do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que pertence à prefeitura, praticando a irregularidade em pleno centro comercial. Ao entrar na Praça Armindo Azevedo, parte da carga de terra caiu na via e por pouco não atingiu um motociclista e outros veículos que seguiam o transporte de carga. As cobranças dos condutores são para que a superintendência de trânsito seja mais rigorosa em fiscalizar esse tipo de transporte. “Somos cobrados para sermos perfeitos em um trânsito irregular e a própria prefeitura não dá o exemplo, pois seus motoristas deveriam ser treinados a realizar esse tipo de condução”, comentou o ambulante Emerson Amorim.

Lapeclin oferece os mais completos exames para melhor atender os pacientes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com unidades em Caetité e Ibitira, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040.

Brumado: Obras na Praça Pompílio Leite estão em ritmo acelerado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Demorou décadas para os brumadenses verem a reforma e revitalização da Praça Pompílio Leite, a popular Praça do Jurema. Agora, depois de tanto tempo, as obras que começaram no final do ano passado seguem em ritmo acelerado. No momento, estão sendo concluídas as bases dos canteiros. A praça, que esteve entre os principais pontos de encontro da cidade, foi construída no início da década de 1970 pelo então prefeito Juracy Pires Gomes e agora está ganhando um novo aspecto paisagístico, bem diferente de sua primeira construção. 

Brumado: Obras na Praça Pompílio Leite estão em ritmo acelerado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Apenas uma árvore foi preservada no centro da área, pois as demais árvores gameleiras foram consideradas inapropriadas para o urbanismo por conta de suas grandes raízes, que danificaram toda a estrutura do local. No entanto, os troncos retirados deverão retornar para enfeitar a nova praça em forma de obras de artes. A previsão é de que no período do aniversário da cidade a praça seja entregue em ato inaugural à população.

Embasa informa sobre interrupção de abastecimento de água em bairros de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com comunicado da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), devido a um quebramento na principal rede de distribuição que atende aos bairros de Lameiro, Lagoa da Pedra, Apertado do Morro, Passagem, Penha e Loteamento Gabinara, em Brumado, o fornecimento de água encontra-se temporariamente suspenso para a realização dos serviços emergenciais de correção. O abastecimento também está afetado nas ruas Exupério Canguçu, Lindolfo Azevedo Brito, Praça Armindo Azevedo, Sebastião Leite e Antônio Pinheiro Canguçu, no centro da cidade. A empresa informa que o abastecimento será restabelecido de forma gradativa após a conclusão do serviço previsto para a tarde desta sexta (11).

Vitória da Conquista: Quatro homens são presos por aplicar golpe através de rede de wi-fi Foto: Reprodução/TV Bahia

Em Vitória da Conquista, no sudoeste baiano, quatro homens foram presos por aplicar golpes através da rede wi-fi e fazer transferências do dinheiro das vítimas para contas de terceiros. De acordo com a polícia, os homens fazem parte de uma associação criminosa que atua em todo país, hackeando contas bancárias e realizando fraudes financeiras. Os criminosos invadiam redes wi-fi de hotéis, shoppings, estabelecimentos comerciais e instalavam um programa de computador no roteador da internet. Quando as vítimas acessavam a conta do banco, através do celular e dessa rede wifi, os dados eram capturados e o dinheiro das transações era roubado. De acordo com o G1, a prisão dos acusados ocorreu durante uma blitz de rotina no centro da cidade. Os policiais abordaram Tarcísio Meira dos Santos, de 23 anos e no carro dele foram encontrados vários cartões de créditos e comprovantes de transações bancárias. Tarcísio confessou para a polícia que o material era utilizado em golpes financeiros e entregou os outros integrantes da quadrilha. Anderson Silva, de 25 anos, e o pai dele, Gilmar da Silva, de 51 anos, foram presos em seguida. O último a ser preso foi Paulo Ricardo, indicado como o chefe da organização. Com a quadrilha foram apreendidos celulares, notebooks, comprovantes de transações bancárias, cartões, cheques e um revólver calibre 38 que, segundo a polícia, eram utilizados na fraude. Os presos foram levados para a sede da Polícia Federal, em Vitória da Conquista, e vão responder pelos crimes de furto, quebra ilegal de sigilo financeiro, interceptação ilegal de comunicações telemáticas e associação criminosa.

Brumado: Tiro de Guerra realiza estágio de capacitação de secretários de Junta do Serviço Militar Foto: Divulgação/TG

Na última quinta-feira (10), o Chefe do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM/Sul), Capitão Jorge Costa Correia e o Delegado do Posto de Recrutamento e Mobilização (PRM/Sul), 2° Tenente Vanderlei Oelsner, estiveram no Tiro de Guerra de Brumado ministrando um Estágio de Capacitação para trinta Secretários de Junta do Serviço Militar, lotados no município e demais cidades da região. As autoridades foram recepcionadas na ocasião pelo Chefe de Instrução do Tiro de Guerra, o Subtenente Paulo Souza. O estágio visa capacitar os secretários para a nova sistemática de alistamento militar online e demais procedimentos a serem adotados com a mudança.

Caetité: Sudesb apoia projeto social para crianças Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com o objetivo de levar mais oportunidades para crianças e adolescentes através do esporte, com aulas gratuitas de futebol e futsal, a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) firmou convênio com a Associação de Moradores do Bairro da Feira Velha (Amofeve) para a implantação do projeto Bom de Escola, Bom de Bola, em Caetité. O projeto, que irá atender a 400 alunos na faixa etária de 07 a 17 anos, será apresentado à sociedade nesta sexta-feira (11) pelo diretor geral da Sudesb, Elias Dourado. As aulas acontecerão de segunda a quinta, de 09h às 11h30 e de 13h30 às 17h, no campo da Praça da Juventude (Barroquinha) e no campo de futebol do Bairro Rainha da Paz. O apoio da Sudesb será da ordem de R$ 277 mil, utilizados para aquisição de material esportivo, fardamento, eventos, premiação, material publicitário e recursos humanos. Para se inscrever, os interessados devem comparecer na sede da Associação de Moradores do bairro da Feira Velha. É necessário levar uma fotografia 3x4, além do RG e do CPF e comprovante de matrícula em escola pública. O projeto Bom de Escola, Bom de Bola atenderá, prioritariamente, pessoas em situação de risco social, moradores dos bairros da periferia e zona rural.

Ministério Público pede a prisão preventiva de Lula Foto: Divulgação

O Ministério Público de São Paulo (MP-SP) pediu a prisão preventiva do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva na denúncia protocolada nesta quarta-feira (9). De acordo com o Estado de S. Paulo, além de Lula, o MP pediu a prisão do ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto, do empreiteiro da OAS Léo Pinheiro e de outros dois investigados. Na denúncia, Lula é acusado de lavagem de dinheiro e falsidade ideológica por supostamente ocultar a propriedade do triplex no condomínio Solaris, no Guarujá (SP) – oficialmente registrado em nome da OAS. O caso completo tem 102 páginas assinadas pelos promotores Cássio Conserino, José Carlos Blat e Fernando Henrique Moraes de Araújo.

Lesão nos olhos dos bebês ligada a zika vírus preocupa especialistas Foto: The Lancet/Divulgação

Um grupo de pesquisadores identificou que crianças diagnosticadas com microcefalia apresentam problemas na retina e no nervo óptico. Segundo o programa Bem Estar, da TV Globo, os especialistas alertam que as anomalias podem não se limitar apenas às crianças com microcefalia, mas também todos os bebês cujas mães podem ter tido contato com o vírus. Os especialistas também defendem a necessidade de se fazer exames específicos, já que o teste do olhinho não ajuda no diagnóstico dessas alterações. As alterações na retina são uma novidade, segundo a oftalmologista Camila Ventura, da Fundação Alrtino Ventura. “As alterações de retina não têm nada a ver com a microcefalia. São cicatrizes por alguma agressão. Temos a teoria de que elas são provocadas pelo vírus”, diz. Ainda de acordo com Camila, os problemas também estão aparecendo nas crianças que não têm diagnóstico positivo para microcefalia - dados iniciais apontam que ao menos de 30% a 40% dos bebês microcéfalos podem ter problemas oftalmológicos.

Lava Jato: Marqueteiro do PT e a mulher se calam em depoimento Foto: Cassiano Rosário/Futura Press/Estadão Conteúdo

O publicitário João Santana e a mulher dele, Mônica Moura, ficaram em silêncio ao depor ontem (10) na sede da Polícia Federal, em Curitiba. O casal é investigado na Operação Lava Jato por suspeita de receber dinheiro do esquema de corrupção na Petrobras. Foi a primeira vez que Santana e Mônica depuseram desde que o juiz Sergio Moro converteu as prisões temporárias em preventivas, sem prazo para liberação. De acordo com a Agência Brasil, durante o interrogatório, o publicitário se manifestou apenas para negar que tenha sido o responsável pela exclusão de sua conta no Dropbox, um serviço de armazenamento de arquivos na nuvem. A eliminação da conta fora interpretada por Moro como indício de tentativa de obstrução da investigação e motivou a prisão preventiva do casal. Em fevereiro, ao serem presos, Santana e Mônica admitiram ter uma conta bancária não declarada fora do Brasil. Segundo o casal, no saldo estavam depositados pagamentos referentes a campanhas políticas feitas no exterior. Dentre esses pagamentos, figuravam US$ 3 milhões de offshores ligadas à empresa Odebrecht e US$ 4,5 milhões de Zwi Skornicki, apontado pelas investigações como um dos principais operadores do esquema de corrupção na Petrobras. João Santana foi marqueteiro da campanha de reeleição do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em 2006, e das duas campanhas da presidenta Dilma Rousseff (PT).

Brumado: Manelão pode ter registro cassado pelo TRE-BA e ficar inelegível por oito anos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE), que está em tramitação no Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), pode deixar o empresário Emanoel Araújo Lima (PMDB), o Manelão, inelegível por oito anos. Segundo apurou o site Brumado Notícias, a ação já está em tramitação na corte eleitoral desde 2014. Ingressada pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT) da Bahia, a ação acusa Manelão de uso indevido de meio de comunicação social, conduta vedada, propaganda eleitoral e o uso de emissora de rádio irregular e abusiva antes e durante o pleito eleitoral de 2014, quando o acionado foi candidato ao cargo de deputado estadual. Na ocasião, ele obteve 8930 sufrágios, sendo o mais votado no município. No processo eleitoral constam diversas gravações que supostamente comprovam o uso indevido da emissora Rádio Educativa Brumas FM, a Alternativa FM, em favor de Emanoel. Cinco locutores da emissora também foram acionados pelo PDT baiano e podem ter os seus registros cassados. São eles: Carlos Alberto Silva, Sinval José de Souza, Heber de Souza, André Bonfim dos Santos e José Marcos Gomes Meira. O processo está sendo relatado pelo juiz Fábio Alexsandro Costa Bastos. O peemedebista já anunciou que é pré-candidato a prefeitura de Brumado neste ano. 

Brumado vai receber R$ 400 mil para ser investido na saúde pública

Uma emenda parlamentar no valor de R$ 400 mil será destinada para o município de Brumado para ser investido na saúde pública. Segundo apurou o site Brumado Notícias, R$ 250 mil será para a atenção básica e R$ 150 mil para atenção especializada. De acordo com o secretário de saúde do município, Cláudio Feres, a destinação será para a compra de novos equipamentos para as unidades básicas de saúde e Hospital Magalhães Neto. Apesar de a proposta já ter sido apresentada, ainda não há previsão de quando os recursos estarão à disposição do município.

Brumado: Castilho Viana firma apoio com deputado do PSB Foto: Divulgação

Na última segunda-feira (7), o deputado estadual Marquinho Viana se filiou ao Partido Socialista Brasileiro (PSB), que tem como principal líder na Bahia a senadora Lídice da Mata. O parlamentar se reuniu com o vereador Castilho Viana (PSB) na capital do estado com o intuito de firmar uma parceria para que o mesmo possa servir de apoio e suporte diante das demandas existentes, defendendo os interesses de Brumado. Com essa aliança, Viana demonstra mais uma vez a sua capacidade de articulação política. Segundo o parlamentar, a filiação de Viana ao PSB reforça as estratégias do partido para as eleições municipais de 2016, alavancando apoios importantes para o principal nome do partido em Brumado, que é o do ex-prefeito Eduardo Vasconcelos.

Brumado: Lixo está sendo despejado à margem do Riacho do Bufão e moradores culpam prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Moradores dos Bairros Santa Tereza e Prazeres, ao longo do Riacho do Bufão, em Brumado, enviaram nota à redação do site Brumado Notícias reclamando do despejo irregular de lixo no manancial. Segundo as queixas, os carroceiros são os que mais praticam a irregularidade no perímetro. Nossa reportagem esteve no local e pode registrar que o lixo não está sendo despejado apenas à margem do riacho, mas também em seu leito. São garrafas pet, carcaças de eletroeletrônicos, pneus, imóveis velhos, entre outros. 

Brumado: Lixo está sendo despejado à margem do Riacho do Bufão e moradores culpam prefeitura Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“Infelizmente esse tipo de ação parte da cultura de uma minoria que viu no mau exemplo do poder público um modelo para praticar esses despejos. Esse riacho já foi fonte de renda para muitas famílias, pois sustentava plantações e hortas, mas irresponsavelmente e criminosamente a própria prefeitura, em administrações passadas, matou o nosso riacho ao canalizar o esgoto das casas para o mesmo. E agora nossos políticos ficam com esse discursos vazios que estão lutando pelo saneamento básico da cidade. É por isso que quando chove acontecem alagamentos aqui no bairro, pois mexeram no percurso natural da água. Lamentável que nesse período em que dizemos que evoluímos, parece que retrocedemos”, disseram, na nota.

Desembargador Lourival Trindade se despede do TRE-BA Foto: Divulgação/TRE-BA

No próximo domingo (13), o Desembargador Lourival Almeida Trindade, natural da cidade de Érico Cardoso, encerrará dois anos de mandato como Juiz Efetivo e Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA). Em solenidade realizada na manhã de hoje (10), última sessão na agenda da semana, ele se despediu da Corte e agradeceu pelo trabalho realizado ao longo do período que ficou à frente do órgão. Na solenidade, o magistrado recebeu do TRE-BA a “Medalha do Mérito Eleitoral da Bahia com Palma”, honraria oferecida àqueles que contribuíram para o engrandecimento da Justiça Eleitoral do estado e do país. “Tive o raro privilégio de conviver com colegas paradigmáticos, que souberam, magistralmente, dar ao efêmero dos meus dias aqui vividos a densidade do eterno”, disse o juiz, durante os agradecimentos. Agora, com a saída do Desembargador, o Tribunal de Justiça (TJ-BA) realizará eleição interna a fim de eleger o próximo desembargador a ocupar a vaga de juiz na Corte Eleitoral. Até que as eleições sejam realizadas, assume interinamente o cargo de Presidente do TRE baiano o Desembargador Mário Alberto Hirs, que exercia o cargo de vice até o momento.

Agricultores baianos encontram erva nativa que seria a cura para dengue, zika e chikungunya Foto: Acontece na Bahia

Localizados no Assentamento Várzea do Curral, entre os municípios de Jacobina e Várzea Nova, agricultores dizem que a erva nativa, conhecida como Cravo de Anum ou Cravo de Urubu, seria a cura para a dengue, zika vírus e chikungunya. A planta é encontrada nos pastos e tem sido bastante procurada para fazer um chá especial. Segundo os agricultores, pessoas infectadas com as doenças utilizam o chá da erva e acabam com os sintomas. De acordo com o Acontece na Bahia, o nome científico da planta da família das borragíneas é Heliotropium Indicum.

AL-BA: Comissão da Fiol e Porto Sul comemora acordo com chineses Foto: Camila Queiroz

Presidente da Comissão Especial da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Porto Sul, a deputada Ivana Bastos (PSD) comemorou o acordo de intenção assinado por investidores chineses para a retomada das obras da Fiol e início das obras do Porto Sul. Os acordos foram acertados durante visita do governador Rui Costa à China. Os empreendimentos serão construídos, operados e financiados pelo Fundo Chinês para Investimento na América Latina (Clai-Fund) e pela China Railway Engineering Group n.10 (Crec). O investimento será feito em associação com o governo do estado e com a Bahia Mineração (Bamin).Para buscar informações sobre o acordo e o encaminhamento do processo, a comissão aprovou uma audiência de trabalho com o secretario da Casa Civil, Bruno Dauster, que também participou da negociação em Pequim. Neste encontro, o colegiado pretende detalhar o formato da participação dos chineses nos empreendimentos, a modelagem comercial relativa à reserva de cargos, aspectos legais à contratação de mão-de-obra e aos valores e prazos envolvidos na operação. “Após essa notícia, a comissão realizará todas as atividades necessárias para agilizar a retomada das obras da Fiol e o início das obras do Porto Sul. O nosso trabalho é ir atrás das soluções para os problemas existentes e buscar mecanismos que possa dar maior celeridade às obras”, destacou Bastos.

Barra da Estiva: Homem que havia fugido depois de matar a esposa é encontrado morto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O fazendeiro Ângelo Alves da Silva, de 35 anos, foi encontrado morto dentro de uma residência na comunidade Pé do Morro, zona rural de Barra da Estiva, no sudoeste baiano. O homem estava foragido desde que foi acusado de assassinar a mulher, Cristiana Ribeiro dos Santos, com golpes de faca. Conforme já havia sido divulgado pelo site Brumado Notícias, ele não aceitava a separação e já tinha ameaçado a esposa outras vezes. O corpo foi levado ao Instituto Médico Legal de Brumado e sepultado em Barra da Estiva.

Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia realiza inspeção no comércio de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Equipes do Ibametro e do Inmetro iniciaram esta semana uma inspeção geral no comércio do município de Brumado. A inspeção anual é promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) da Bahia e são inspecionados pesos, medidas e qualidade dos produtos, bem como balanças e maquinários diversos utilizados no atendimento ao consumidor. Segundo apurou o site Brumado Notícias, os trabalhos foram iniciados na última terça-feira (8), nos postos de combustíveis. O período geral de inspeção no comércio brumadense é de trinta dias, dividido em três etapas. Ao final das avaliações serão divulgados os resultados e, caso sejam encontradas irregularidades nos produtos avaliados, serão aplicadas notificações e multas.

Delegacia de Ituaçu vai voltar às atividades sob o comando de Marco Torres Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Marco Torres é o novo delegado da Polícia Civil do município de Ituaçu, no sudoeste baiano, cuja delegacia havia sido interditada pela justiça. Conhecido pelo trabalho desenvolvido em Barra da Estiva e na 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), em Brumado, o delegado responderá pelas ocorrências na cidade. A decisão foi tomada após uma reunião com o coordenador da 20ª Coorpin, Leonardo Rabelo. Até então, o responsável pelas ocorrências no município era o delegado de Ibicoara, Alex Wendel. A nova delegacia de Ituaçu vai funcionar na Avenida José Carlos Brito.

Saveiro CE acaba de chegar na Taisan Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taisan Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem uma Saveiro CE, 2012/2013. Esse e mais diversos outros modelos só na Taisan Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Eleições 2016: Gerardo Júnior lança pré-candidatura à prefeitura de Livramento

O atual vice-prefeito de Livramento de Nossa Senhora, Gerardo Júnior (PT), lançou na última semana a sua pré-candidatura à prefeitura da cidade. O anúncio foi feito na Associação dos Amigos de Livramento, onde a experiência administrativa do político foi ressaltada por partidários. Gerardo já ocupou os cargos de secretário de saúde de Livramento, Coordenador Regional do Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (DNOCS), consultor em saúde da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB), além da Diretoria do Hospital de Base de Vitória da Conquista. Na ocasião, o pré-candidato esteve ao lado de militantes, dirigentes partidários, líderes estudantis e representantes de movimentos e organizações sociais do município. Em seu pronunciamento, Gerardo Jr. destacou a importância da união do partido e do diálogo com outras forças políticas com o intuito de renovar a política livramentense. “Agradeço muito pelo apoio e confiança depositada em minha pessoa, em nossa história de vida. Todos concordaram por aclamação com a nossa pré-candidatura e vamos trabalhar muito para mostrar o nosso projeto para Livramento”, disse.

Arquivo