Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Brumado: Ribeirinhos estão em estado de alerta com a cheia do Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Após as chuvas na região do município de Caculé, na última quarta-feira (27), o volume de água do Rio do Antônio subiu consideravelmente durante a madrugada desta quinta-feira (28). Durante a manhã, o site Brumado Notícias registrou a passagem do rio pelo município de Brumado, entre os Bairros Dr. Juracy e São Jorge, e avaliou que algumas propriedades correm o risco de serem alagadas caso o nível do rio continue a subir. 

Brumado: Ribeirinhos estão em estado de alerta com a cheia do Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Desde a enchente de 2013 que os moradores vêm alertando a prefeitura quanto ao assoreamento e o matagal no leito do rio, os quais impedem a livre passagem da água, mas nenhuma providência foi tomada até então. Outra preocupação dos moradores é com a possível invasão das águas nas residências no Bairro São Jorge, onde a prefeitura também havia dito que seria construído um muro de contenção, o que não foi feito. 

Brumado: Ribeirinhos estão em estado de alerta com a cheia do Rio do Antônio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nossa reportagem seguiu para a barragem à margem do Anel Rodoviário da BR-030 e registrou no local que o rio está quase alcançando o nível máximo na base da adutora. Nossa equipe também registrou que a água já começou a invadir algumas chácaras que ficam na encosta do rio e a água limpa que havia na barragem já deu lugar para a água barrenta que chegou nos últimos dias. Os institutos de meteorologia apontam que o sol começa a aparecer durante este final de semana, mas com pancadas rápidas e isoladas de chuva na região do sertão produtivo.

Em 2015, o Ministério Público Federal (MPF) em Guanambi atuou de forma enfática no combate à corrupção. No total, foram ajuizadas 15 ações de improbidade administrativa, oito penais, três de responsabilização objetiva de pessoa jurídica por atos de corrupção, além de expedição de 13 recomendações, assinatura de três termos de ajustamento de conduta (TAC) e realização de três audiências públicas. Nas ações de improbidade administrativa, além de outros envolvidos, figuram como réus os atuais prefeitos de Bom Jesus da Lapa, Eures Ribeiro Pereira; de Pindaí, Rosane Madalena Ladeia Pereira Prado; e de Licínio de Almeida, Alan Lacerda Leite. Também foram processados Moaci Nunes de Queiroz, ex-prefeito de Botuporã; Lourivaldo da Cruz Teixeira, ex-prefeito de Pindaí; Nilo Augusto Moraes Coelho, ex-prefeito de Guanambi; Carlos Roberto Souto Batista, ex-prefeito de Livramento de Nossa Senhora; e Marcel José Monteiro Carvalho, ex-prefeito de Paratinga. 

Em uma dessas ações foi imputada a prática de improbidade administrativa ao ex-deputado federal Coriolano Sales, envolvido na “Máfia dos Sanguessuga” no município de Livramento de Nossa Senhora. Os procuradores da República também buscaram a responsabilização penal de agentes envolvidos com atos de corrupção. Para tanto, ajuizaram oito ações penais contra os ex-prefeitos de Botuporã Moaci Nunes de Queiroz, este com três ações; de Rio de Contas Evilácio Miranda Silva, duas ações; de Pindaí Lourivaldo da Cruz Teixeira, de Livramento de Nossa Senhora Carlos Roberto Souto Batista; e de Carinhanha Geraldo Pereira Costa. O MPF em Guanambi ajuizou, ainda, três ações de responsabilização objetiva de empresas por atos de corrupção, relacionadas à Lei Anticorrupção (Lei. 12.846/2013). Além da atuação repressiva, o MPF em Guanambi também realizou três audiências públicas, firmou três Termos de Ajustamento de Conduta (TACs) e expediu inúmeras Recomendações em 2015.

CONTINUE LENDO
Guanambi: Barragem do Poço do Magro sangra pela primeira vez na história Foto: Thiago Marques/96 FM

Na madrugada desta quinta-feira (28), as chuvas fizeram com que a Barragem do Poço do Magro, em Guanambi, no sudoeste baiano, atingisse seu volume máximo e começasse a sangrar pela primeira vez na história. De acordo com a 96 FM, construído em 2005, o lago tem capacidade para 37.000.000 de metros cúbicos de água. Na época, a obra foi orçada em R$ 13 milhões, investimento do governo federal, através da Codevasf.

Caetité: Saúde sem Fronteiras realiza atendimento oftalmológico Foto: Divulgação/Sesab

O Programa Saúde Sem Fronteiras está levando atendimento oftalmológico para a cidade de Caetité. A estrutura para o atendimento, que está montada no Ginásio Poliesportivo Hélio Negreiros, foi visitada pelo secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, nesta quarta (27). O programa itinerante mobiliza uma equipe de mais de 100 profissionais, entre médicos oftalmologistas, anestesiologistas, enfermeiros, técnicos e profissionais de apoio. O público-alvo é composto pela população com idade a partir de 60 anos e por alunos do Programa Topa (Todos pela Alfabetização), que receberão óculos de grau, caso haja necessidade, por meio de uma parceria com a Secretaria de Educação do Estado (Sesab). Além das consultas e das cirurgias de catarata, por meio do programa, é possível identificar outros problemas, como glaucoma. Para os usuários que passarem por cirurgia de catarata, a Sesab vai disponibilizar o colírio para ser usado durante 30 dias. Todos os pacientes operados deverão retornar para avaliação pós-cirúrgica, em 24 horas. Nos próximos 30 dias, uma equipe de oftalmologistas retornará ao município de Caetité para assegurar o atendimento de intercorrências, caso elas existam, entre pacientes atendidos na região. Cerca de 5 mil consultas oftalmológicas e 1.500 cirurgias de catarata serão realizadas no centro-sul da Bahia até o dia 31.

Reunião em Aracatu definirá realização do I Regional de Futsal da Bahia Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Está agendada para o próximo sábado (30) uma reunião ente dirigentes de equipes de diversos municípios para definir a realização do I Regional de Futsal da Bahia. Até o momento, onze equipes confirmaram participação no torneio. São elas: Brumado, Ibotirama, Sussuarana, Jânio quadros, AABB Vitória da Conquista, Ibicoara, Encruzilhada, Cândido Sales, Jacaraci e Igaporã. Na reunião entre os dirigentes, além de serem definidas as formas de disputa, também será apresentada a tabela da competição.

Marque uma avaliação na Clínica Luiza Feres e conheça o método 5S

Quer perder peso e resgatar o seu peso ideal, sua autoestima e qualidade de vida? Então, marque agora mesmo uma avaliação na Clínica Luiza Feres. O método 5S consiste na associação de 5 técnicas já consagradas e comprovadas cientificamente. Uma vez reunidas e aplicadas com ciência e ética traz resultados na saúde e estética do paciente. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

Brumado: Hemoba apela por doações para reforçar banco de sangue Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O banco de sangue do Hemoba em Brumado está com o estoque bem reduzido e com isso a direção está apelando por doadores em potencial. A preocupação é ainda maior com a aproximação do carnaval, haja vista que, segundo levantamento do setor, nesse período, a procurar por sangue se torna maior por conta dos constantes casos de acidentes. A direção faz um apelo ainda maior para doadores com sangue tipo AB Negativo, que está com estoque zerado.

Caculé: Prefeitura retira moradores de áreas de risco após forte chuva Foto: Reprodução/Facebook

O prefeito de Caculé, José Roberto Neves (DEM), o Beto Maradona, gravou um vídeo para tranquilizar a população, após a forte chuva que atingiu a cidade na tarde da última quarta-feira (27). A chuva de 40 mm em 40 minutios foi forte, intensa, alagando ruas e avenidas, além de invadir diversos pontos comerciais da cidade. De acordo com informações obtidas pelo site Brumado Notícias, inicialmente três famílias que estavam em área de risco, detectada pelo Governo de Caculé, foram retiradas de suas residências por motivo de segurança. A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social já alugou residências para abrigar as famílias e o custo será arcado pela prefeitura local. Por serem áreas asfaltadas, segundo o gestor caculeense, os estragos não foram muitos, mas assim que as chuvas derem uma trégua a equipe de recuperação ligada à secretaria de infraestrutura entrará em ação para fazer um mutirão na cidade. 

Caculé: Prefeitura retira moradores de áreas de risco após forte chuva Foto: Reprodução/Facebook

“Queridos amigos caculeenses, estamos passando por um período de chuvas intensas em nosso município, como também em nossa região. Para você ter uma ideia já choveu mais de 460 mm em pouco mais de dez dias, o que era para chover em três, quatro meses e estamos felizes, mas preocupados com os transtornos que essas chuvas nos trazem. Muitos buracos nas ruas e avenidas, as estradas vicinais danificadas, mas quero dizer que nossa equipe está de plantão para atender as urgências e emergências neste período. Sabemos dessas dificuldades, mas estamos preparados para que todos possam ser socorridos à medida que necessitarem. Nossa equipe está de plantão e vamos trabalhar duro para que em pouco tempo nossa cidade volte ao normal”, disse Maradona no vídeo.

Rui Costa visita Vitória da Conquista e Guanambi neste final de semana Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Nesta sexta-feira (29), o governador Rui Costa (PT) estará na cidade de Vitória da Conquista a fim de vistoriar as obras do aeroporto, do Hospital Geral e a construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que recebe R$ 4,6 milhões em investimentos. Rui também inaugura uma Farmácia da Família e entrega a Praça de Centro de Artes e Esportes Unificados. O governador também alcançará a marca de 140 escolas visitadas com o Colégio Estadual Camilo de Jesus Lima. Em Guanambi, no sábado (30), Costa entrega chaves de 300 unidades residenciais pelo Minha Casa, Minha Vida, inaugura a Escola Municipal Professor Celito Brito, e assina protocolo de intenções para a formação do consórcio de saúde para a região. Com as visitas, o chefe do executivo estadual completará 88 municípios percorridos em um ano e um mês, em um total de 110 viagens.

Empresa italiana anuncia R$ 440 milhões em investimentos em Brumado e Dom Basílio Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jorge Hereda, assinou ontem (27) Protocolo de Intenções com a companhia italiana de energias renováveis Enel Green Power (EGP) para instalação de três parques eólicos em Brumado e Dom Basílio. O investimento é de R$ 440 milhões com geração de 600 empregos diretos nas obras civis, além de 11 postos de trabalho quando os parques estiverem em funcionamento. A companhia italiana ganhou no Leilão de Fontes Alternativas, realizado em 27 de maio deste ano, o direito ao fornecimento de energia que será produzida através dos parques eólicos Cristalândia I, II e III, com capacidade instalada de 90 MW e previsão de entrar em funcionamento em 2018. Na Bahia, a Enel já conta com 19 usinas eólicas, o equivalente a 554 MW, contando entre projetos em funcionamento e em fase de construção, com um montante de investimentos na casa de R$ 3 bilhões. A companhia também administra 410 MW de projetos solares fotovoltaicos.

Brumado terá curso preparatório para o concurso do INSS

Em Brumado estão abertas as inscrições para o curso preparatório para o concurso do INSS. São três tipos de curso: Legislação Previdenciária, Serviço Social para concursos e Intensivão de exercícios, oferecidos pelo professor Valdir Pedro. O curso de Legislação Previdenciária inclui todo o conteúdo de Legislação Previdenciária de acordo com o edital - são 50 horas, com aulas noturnas 4 vezes por semana. O investimento é de R$ 250,00. O curso de Serviço Social inclui conhecimentos específicos para o cargo de Analista do Seguro Social - são 30 horas com aulas aos sábados no turno matutino. O investimento é de R$ 200,00. Já o Intensivão de exercícios inclui a resolução de questões da banca CESPE - são 10 horas, com aulas aos sábados no turno vespertino. O investimento é de R$ 50,00. Na compra dos dois primeiros cursos, faça grátis o Intensivão de exercícios. Aulas em sala climatizada no centro de Brumado. Faça já sua inscrição! Maiores informações pelo telefone: (77) 99905-6792 ou pelo e-mail [email protected].

Com fortes chuvas, prefeitura de Tanhaçu suspende Operação Pipa Foto: Roger Figueiredo/Brumado Notícias

O prefeito de Tanhaçu, João Francisco Santos (PT), disse ao site Brumado Notícias que, após as fortes chuvas que ainda está caindo no município, a Operação Pipa foi suspensa. De acordo com o gestor, a prefeitura local estava com 22 caminhões abastecendo a cidade e a zona rural. “Já suspendemos. Graças a nosso bom Deus, Tanhaçu está mais aliviada devido às fortes chuvas”, disse. O chefe do executivo confirmou ainda que diversas comunidades rurais foram afetadas, inclusive dificultando a chegada ou saída de moradores. “Equipes de saúde e assistência social não estão conseguindo acesso a diversas comunidades da cidade”, ressaltou ele, confirmando que a prefeitura já está mapeando todas as localidades para iniciar uma operação de recuperação de ruas da sede do município e da zona rural. “Vamos ter que investir muito para recuperar tudo, mas satisfeitos, pois a seca que estava assolando a nossa região exigia muito mais. Hoje já percebemos a satisfação do homem do campo com as chuvas e a expectativa de dias melhores sem a seca que castigava a todos”, encerrou.

Acadêmicos de Direito movem representação contra o valor do gás de cozinha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Sob a coordenação do professor Eunadson Donato de Barros, alunos que formam a Comunidade Acadêmica do Curso de Direito da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), em Brumado, promoveram uma passeata com panfletagem em protesto contra o abusivo valor do gás de cozinha que é praticado no município. Em entrevista ao site Brumado Noticias, o professor considerou que há indícios de formação de cartel por parte dos representantes do segmento, levando em consideração que os preços são praticamente os mesmos e tiveram aumentos sequenciais que fizeram o produto elevar o custo de vida dos munícipes. 

Acadêmicos de Direito movem representação contra o valor do gás de cozinha em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“No início de 2015, pagávamos R$ 35 em uma botija de 13 kg, e terminamos o ano pagando R$ 55, um aumento abusivo fora dos padrões de renda da atual realidade, principalmente das famílias de baixa renda nesta cidade”, destacou o professor, acrescentando em seguida que o grupo também provocará o poder legislativo e executivo, uma vez que a situação envolve o custo de vida das famílias e reflete até mesmo na qualidade de vida da população. “O pai de família está deixando de proporcionar um pouco de lazer para seus filhos para encher os bolsos dos empresários do gás. Nem os vereadores e nem o prefeito podem ficar omissos, essa é uma luta em prol da sociedade que se sente afligida por esse desmando”, asseverou. O grupo partiu da sede da Uneb com cartazes e fizeram panfletagem no percurso até a sede do Ministério Público Estadual, onde foi entregue uma representação, provocando o órgão a averiguar as denúncias.

Livramento: Vereador Cidão Aracatu firma apoio à gestão do prefeito Paulo Azevedo Foto: Divulgação

Em Livramento de Nossa Senhora, o vereador Aparecido Lima (PSD), o Cidão de Aracatu, rompeu com o grupo político do ex-prefeito Carlos Roberto Souto Batista (PSD), o Carlão e aliou-se ao prefeito Paulo César Cardoso Azevedo (PRP), o Dr. Paulo, e ao veterano líder político Emerson Leal (PDT), do grupo de situação. A oposição foi pega de surpresa com a notícia. A saída de Cidão, que era a principal voz da oposição na Câmara de Vereadores, foi confirmada após encontro com Emerson Leal na residência do ex-prefeito. A foto do encontro desmente os boatos de desentendimentos e demonstra que o apoio do parlamentar torna a situação mais forte para as eleições deste ano. O vereador disse que não se arrepende e que sua saída se deu por vários motivos, mas o principal deles foi a falta de ações no distrito de Iguatemi, sua base eleitoral na época que seu ex-grupo político comandava a prefeitura.

Vitória da Conquista é a 36ª cidade mais violenta do mundo Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em dois anos, o Brasil passou a ter cinco cidades a mais na lista das 50 mais violentas do mundo, divulgada pela ONG mexicana Conselho Cidadão para a Segurança Pública e Justiça Penal. O país aparece agora com 21 cidades na lista - em 2014, 16 cidades brasileiras faziam parte da lista mundial. A cidade de Vitória da Conquista, na região Sudoeste da Bahia, aparece na 36ª colocação como a cidade mais violenta do mundo. O ranking apontou Caracas, capital da Venezuela, como a cidade mais violenta do mundo. Fortaleza, que ficou na 12ª colocação geral, foi a líder em mortes violentas no Brasil. O destaque negativo no país é a região Nordeste, que aparece com um quarto dos municípios mais violentos do planeta. Para fazer o cálculo do ranking, a entidade usa a taxa de número de homicídios por cada 100 mil habitantes. A pesquisa avalia apenas os municípios com mais de 300 mil habitantes.

Juros do cartão de crédito chegam a 431% e são os mais altos desde 2011 Foto: Reprodução

As taxas de juros do rotativo do cartão de crédito e do cheque especial encerraram 2015 em alta, de acordo com dados do Banco Central (BC), divulgados nesta quarta-feira (27). A taxa de juros do rotativo do cartão de crédito subiu 16,1 pontos percentuais de novembro para dezembro, quando atingiu 431,4% ao ano. De acordo com a Agência Brasil, em relação a dezembro de 2014, a alta é de 99,8 pontos percentuais. Essa é a maior taxa já registrada na série histórica do BC, iniciada em março de 2011. O rotativo é o crédito tomado pelo consumidor quando paga menos que o valor integral da fatura do cartão. Essa é a modalidade com taxa de juros mais alta na pesquisa do BC. A taxa média das compras parceladas com juros, do parcelamento da fatura do cartão de crédito e dos saques parcelados subiu 1,4 ponto percentual, de novembro para dezembro, quando ficou em 136,2% ao ano. Já a taxa do cheque especial chegou a 287% ao ano em dezembro, com alta de 2,1 pontos percentuais em relação a novembro. O valor é o mais alto desde abril de 1995, quando estava em 288% ao ano. Na comparação com dezembro de 2014, a alta chegou a 86 pontos percentuais. A taxa do crédito consignado (com desconto em folha de pagamento) subiu 0,4 ponto percentual para 28,8% ao ano, de novembro para dezembro. A taxa do crédito pessoal caiu 2,8 pontos percentuais para 117,6% ao ano.

Brumado: Mutirão da Limpeza no Bairro Olhos D'água conta com grande adesão dos moradores Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Encabeçado pela Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) e pela Vigilância Epidemiológica (Vigep), o Mutirão da Limpeza teve início no Bairro Olhos D’água, no último dia 21, com o objetivo de combater focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e chikungunya. Os agentes de endemias saíram às ruas do bairro orientando os moradores a retirar qualquer objeto das residências que pudessem se tornar criadouros do mosquito. Vagões foram colocados nas vias da localidade, onde o lixo e entulho eram jogados para posterior descarte. Encerrado na última segunda-feira (25), o mutirão foi bem-sucedido e os moradores participaram ativamente da iniciativa, enchendo os vagões e demonstrando consciência sobre os perigos de se manter focos do mosquito dentro de casa. Na manhã desta quarta-feira (27), o secretário municipal de Saúde, Cláudio Feres, e o coordenador do setor de Endemias, Fábio Azevedo, estiveram no bairro para agradecer a cooperação dos moradores, principalmente da Associação de Moradores, que não mediu esforços para que o trabalho surtisse o efeito desejado. Eles também agradeceram a participação dos agentes de endemias e de saúde que participaram da ação. O projeto continua nesta quinta-feira (28), no Bairro São Jorge.

Forte chuva alaga ruas e causa estragos no centro de Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma forte chuva caiu sobre a cidade de Caculé no início da tarde desta quarta-feira (27), deixando várias ruas do centro comercial alagadas e invadindo lojas. Por telefone ao site Brumado Notícias, o prefeito Beto Maradona (DEM) descreveu a precipitação como uma tromba d’água. Segundo o gestor, embora muitas ruas tenham ficado submersas, logo as águas sumiram devido à boa pavimentação e sistema de drenagem do município. 

Forte chuva alaga ruas e causa estragos no centro de Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com a forte chuva, aumentou a vazão na Barragem do Comocochico, que já sangrava desde a última semana. Já na Barragem do Truvisco, maior manancial do Território do Sertão Produtivo, o nível da água subiu 2 metros, mas ainda está longe de atingir sua capacidade máxima. De acordo com dados do sistema de monitoramento de chuvas do município, com a chuva dessa tarde, o acumulado no município chegou a 460 mm desde o início do período chuvoso na primeira semana do ano. 

Forte chuva alaga ruas e causa estragos no centro de Caculé Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O prefeito disse ainda que soube que também choveu forte nas cidades vizinhas de Caetité e Licínio de Almeida. Vale ressaltar que a água que transborda da Barragem do Comocochico desce pelo Rio Antônio, passando pelas cidades de Rio do Antônio, Guajeru, Malhada de Pedras e Brumado, o que aumenta ainda mais o alerta de cheia do rio, podendo afetar as comunidades ribeirinhas em seu trajeto.

Inaugurada a sede do sindicado dos agricultores familiares em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sexta-feira (22) foi realizada a solenidade de inauguração da sede do Sindicato dos Agricultores Familiares Rurais de Brumado. O presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável (CMDRS), Gilberto Lima Dias, realizou o cerimonial do evento e confirmou total apoio do conselho ao sindicato, que para ele será mais um braço de apoio aos produtores rurais do município. Além do presidente José Leite e do vice Flávio Alves Meira, estiveram presentes os demais membros da mesa diretora, bem como muitos convidados, dentre os quais representantes de associações comunitárias e de órgãos voltados para as políticas de desenvolvimento rural, como Lucas Láudano, presidente da Federação dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais da Bahia (FAFER). Em seu primeiro pronunciamento na sede do órgão, o presidente do sindicato, José Leite, afirmou que já está mantendo contato com diversas clínicas e médicos para assegurar aos associados convênios médicos. Ele garantiu que uma repartição da sede será transformada em sala de atendimento médico aos associados. A sede do novo sindicato fica localizada na Avenida Dr. Guilherme Dias, próximo ao escritório regional da Coelba, e conta com as acomodações necessárias para atender os associados.

Bebês de baixa renda com microcefalia receberão salário mínimo mensalmente Foto: Edmar Melo/JC Imagem

O governo deve anunciar nos próximos dias uma medida que busca proteger famílias pobres com crianças portadoras de microcefalia. Os bebês terão direito a um salário mínimo por mês, desde que a família comprove renda mensal de até R$ 220 por pessoa. A lista de municípios onde foram registrados casos da má-formação já foi repassada pelo Ministério da Saúde para que o Ministério do Desenvolvimento Social cruze os dados com o cadastro de benefícios sociais do governo. O recurso oferecido às crianças com microcefalia faz parte do Benefício de Proteção Continuada (BPC), que garante um salário mínimo mensal a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência que não tenham como se sustentar e não podem ser sustentadas pela família. O último boletim do Ministério da Saúde registra 3.893 casos suspeitos de microcefalia no país. Para solicitar o benefício, é necessário agendar uma perícia no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). As informações são do jornal o Estado de S. Paulo.

'Governador quer disputar Salvador com ACM Neto e se esqueceu do interior', diz deputado Luciano Ribeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em entrevista ao site Brumado Notícias na manhã desta quarta-feira (27), o deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) comentou sobre as chuvas no estado, apontando uma inércia do governo frente aos efeitos colaterais que assolam muitas cidades do interior. Para o democrata, “o governo está mais preocupado com a prefeitura de Salvador diante da excepcional administração de ACM Neto”. O parlamentar disse ainda que a aprovação do prefeito de Salvador tem ofuscado a imagem do governador Rui Costa (PT). “Salvador virou uma vitrine para o resto do país, o que multiplicou a aprovação popular do prefeito ACM Neto e tem ofuscado a imagem do governador. Então agora o governador quer disputar Salvador com Neto e se esqueceu do interior”, reiterou Ribeiro. O deputado afirmou em seguida que os baianos estão frustrados com a administração estadual, que não tem demonstrado desenvoltura diante das tragédias com as chuvas. “Há uma decepção referente a esse posicionamento do governo, pois não se vê nenhuma medida concreta em relação ao que está acontecendo com os diversos municípios que estão sendo castigados pelas chuvas. Na época da seca, não havia ações de convivência com a seca e, agora, tantos municípios alagados com milhares de famílias desabrigadas, e ele se mantém na mesma inércia, só visando contrapor as ações do prefeito de Salvador na capital”, concluiu o parlamentar.

Duas pessoas morrem afogadas em reservatórios na zona rural de Aracatu Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última terça-feira (26), duas pessoas morreram afogadas em localidades distintas da zona rural do município de Aracatu. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, o primeiro caso de afogamento aconteceu na Fazenda Umburaninha, no Povoado de Milagre. No local, o jovem Wanderson Teixeira da Silva se afogou em uma represa. O segundo caso foi registrado na Fazenda Eixo da Serra, onde Antônio Honorato da Silva foi arrastado pela correnteza de um riacho. Os reservatórios estavam cheios devido às chuvas dos últimos dias e a polícia está investigando as circunstâncias que envolvem as mortes. Nesse período de chuva, os rios, lagos e riachos apresentam níveis acima do normal e é preciso redobrar a atenção ao entrar nesses locais. Os corpos das vítimas foram encaminhados para o Instituto Médico Legal de Brumado.

Vereador é afastado por usar recursos públicos para promover festas no interior de São Paulo Foto: Reprodução

Em Rosana, no interior de São Paulo, a justiça decretou o afastamento do vereador Roberto Fernandes Moya Junior (PSDB) por improbidade administrativa. Investigações feitas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público mostraram que o presidente da Câmara de Vereadores de Rosana utilizou recursos públicos para promover festas com prostitutas em abril do ano passado, quando esteve em Brasília. Em ligações grampeadas pela polícia, o tucano falou sobre as festas com o servidor da Câmara de Rosana, Alan Patrick Ribeiro Correa, que também foi afastado. Além disso, foram feitas buscas e apreensões nas residências de Moya e de outros parlamentares envolvidos. Após as investigações, o juiz Victor Trevisan Cove, da Vara Única de Rosana, concluiu que o tucano gastou dinheiro público com cerca de dez mulheres e que o gasto foi tão abusivo que prejudicou até mesmo os cofres da prefeitura. As informações são do G1.

Brumado: Prefeito visita bairros atingidos pelas chuvas e pode decretar estado de emergência Foto: Divulgação

O prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT), juntamente com os secretários de Infraestrutura e Esportes, percorreu os bairros que mais foram afetados com a forte chuva da madrugada do último domingo (24). O Bairro Santa Tereza recebeu uma atenção maior, já que várias ruas ficaram muito danificadas, algumas delas com a pavimentação totalmente destruída. No local, tem ainda a questão do Riacho do Bufão, que acabou transbordando e causando muitos estragos. Segundo o prefeito, a situação é delicada e irá necessitar de um planejamento especial por parte da administração. 

Brumado: Prefeito visita bairros atingidos pelas chuvas e pode decretar estado de emergência Foto: Divulgação

Ele também foi comunicado pelo coordenador da Defesa Civil que várias residências, a grande maioria desabitada, foram atingidas pelas chuvas e desabaram, provocando sua interdição e posterior demolição. Questionado sobre a adoção do estado de emergência, o gestor respondeu que haverá uma reunião nesta semana para decidir a questão, mas que existe sim essa possibilidade, visto que, segundo ele, as obras de recuperação das vias afetadas, praças e equipamentos públicos, irão demandar grandes esforços da administração municipal.

Arquivo