Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Barra da Estiva: Carro capota na BA-142 e criança de dez anos morre no acidente Foto: Reprodução/WhatsApp

Um grave acidente registrado na BA-142, em uma curva perigosa conhecida por Juvinha, nas proximidades de Barra da Estiva, no sudoeste baiano, deixou uma vítima fatal. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no local, um veículo capotou e uma criança de dez anos, identificada como Sabrina Sakura Sepulvida, morreu antes de chegar na unidade de saúde devido aos graves ferimentos. O motorista Luiz da Silva Viana, de 29 anos, teria perdido o controle do carro na curva e capotado em seguida. Além deles, havia no veículo mais três pessoas, entre elas duas crianças. As vítimas, moradoras da zona rural de Barra da Estiva, foram encaminhadas ao Hospital Municipal e o corpo da criança foi levado ao Instituto Médico Legal (IML) de Brumado. A polícia está investigando as causas do acidente.

Documentário 'Na terra, de corpo e alma' será lançado em Rio de Contas

Em Rio de Contas, o documentário “Na terra, de corpo e alma", que compõe o Projeto Refazeres, será lançado nesta quinta-feira, às 19h, na Rua da Panelada, ao lado da casa do Tonho Fizinho (se chover será realizado no Teatro São Carlos). No documentário, o oleiro Tonho Fizinho e o bioconstutor David Borja se encontram e trocam experiências com a terra. Na tradição construtiva de Rio de Contas a terra é um elemento forte na produção de tijolos de adobão e adobinho, nos rebocos e nas tintas de terra. O trailler pode ser visto no link  https://vimeo.com/153890600. A intenção do Projeto Refazeres é conectar essa tradição com os princípios de sustentabilidade que norteiam as propostas de bioconstrução presentes hoje na cidade. O projeto, realizado em parceria pelo Espaço Imaginário e o Núcleo de Permacultura de Rio de Contas, é a proposta de um grupo de amigos interessados em desvendar as tradições ancestrais na construção civil na cidade, mesclando-a aos conhecimentos contemporâneos da bioconstrução e da permacultura. 

Castilho Viana cobra medidas emergenciais para Rua Padre Cícero em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante esta semana, o vereador Castilho Viana (PSB), foi solicitado mais uma vez pelos moradores da Rua Padre Cícero, no Bairro São José, a fim de que fizesse uma visita no local com o intuito de cobrar as devidas melhorias ao poder executivo. Durante a visita, Castilho pôde observar que a situação da rua é bastante crítica e que ações precisam ser feitas em caráter de emergência para minimizar o sofrimento dos moradores. “A situação desta via tem caráter emergencial. Aqui envolve questões de infraestrutura, que é o caso da captação de esgoto, trafegabilidade de veículos e pedestres, acessibilidade dos moradores e captação da água pluvial, bem como uma questão de saúde pública, já que todo este cenário se transforma em possíveis criatórios do mosquito da dengue e o contato direto com esta água contaminada pode gerar outras doenças. Mesmo sabendo das dificuldades financeiras que o nosso município está passando, irei solicitar ao prefeito que medidas urgentes sejam tomadas para que esta situação seja minimizada o mais rápido possível”, disse o parlamentar.

Contrate os serviços da 3 MD Projetos e Topografia

Já conhece a 3 MD Projetos e Topografia? A empresa disponibiliza diversos serviços, como levantamentos planimétrico e planialtimétrico; locação de obras; desdobro; desmembramento; remembramento; retificação de registro; loteamento; averbação de imóveis; cálculo de corte e aterro (volume); georreferenciamento de imóveis rurais; cadastro ambiental rural (car); perícia técnica; confecção de plantas topográficas; consultoria em segurança do trabalho; e treinamento das normas regulamentadoras. Para contratar os serviços da empresa, através do Engenheiro de Minas e Segurança do Trabalho Michael Leite Fortes, você pode mandar um e-mail para [email protected] ou ligar nos números: 077-99143-7119 (Tim); 031- 98741-4173 (Oi); 037-99843-1911 (Vivo - WhatsApp).

Polícia destrói pequena fazenda de maconha em Barra da Estiva Foto: Divulgação/Polícia Civil

Sob a coordenação do delegado Marco Torres, policiais civis da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin) e militares da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) invadiram e destruíram uma plantação com 17 pés de maconha na Fazenda Morrinhos, comunidade rural de Barra da Estiva. Segundo apurou o site Brumado Notícias, as investigações tiveram início a partir de denúncias anônimas e a operação foi desencadeada na manhã desta quarta-feira (17). Os policiais tiveram de seguir uma trilha de difícil acesso por dentro de uma mata e, ao chegarem ao local, encontraram uma pequena fazenda de maconha - a plantação recebia todos os cuidados necessários para se desenvolver bem, como adubação e boa irrigação, pois ficava à margem de uma nascente de rio. Toda a plantação foi arrancada e encaminhada ao Departamento de Polícia Técnica (DPT) em Brumado. Nenhum agricultor foi encontrado no local, mas a polícia continua as buscas pelos suspeitos.

Marque uma avaliação na Clínica Luiza Feres e conheça o método 5S

Quer perder peso e resgatar o seu peso ideal, sua autoestima e qualidade de vida? Então, marque agora mesmo uma avaliação na Clínica Luiza Feres. O método 5S consiste na associação de 5 técnicas já consagradas e comprovadas cientificamente. Uma vez reunidas e aplicadas com ciência e ética traz resultados na saúde e estética do paciente. Em Brumado, a Clínica Luiza Feres oferece esse tratamento revolucionário, solução para a obesidade e o sobrepeso. A fisioterapeuta Luiza Feres está habilitada a realizar esse método em Brumado e região. Marque a sua avaliação gratuita e saiba mais sobre esse método e suas vantagens. A clínica fica localizada na Rua Cassemiro Pinheiro Azevedo, 254. Os telefones são (77) 3441-3298 / 99962-3010/ 99997-3200.

Brumado: Luciano Ribeiro crava filiação de Weliton Lopes no Democratas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O caminho do vereador Weliton Lopes (Sem Partido) realmente será o Democratas (DEM), conforme revelou o deputado estadual Luciano Ribeiro ao site Brumado Notícias, na manhã da última quarta-feira (17). Luciano disse que o partido irá marcar a data de filiação do parlamentar. “Já está tudo certo, o vereador Weliton irá fazer parte do nosso partido e vamos ajudá-lo a construir um novo modelo político-administrativo para Brumado”.  Na cidade, o partido é presidido pelo secretário-geral da Câmara de Vereadores, Carlos Magno de Souza Novais, conhecido como Maguinho, que é da extrema confiança de Lopes. A atuação parlamentar de Ribeiro com a conquista de recursos para a reforma da Praça Pompílio Leite, Praça do Jurema, e o dinamismo político do deputado pesaram para a escolha de Lopes, que pretende receber irrestrito apoio para formatar uma agenda positiva para o desenvolvimento da cidade.

'Aguiberto tem que agir como prefeito', diz Édio Pereira sobre impasse da FCA para liberar ponte Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vereador Édio Pereira (PCdoB), vice-presidente da mesa diretora da casa legislativa brumadense, fez críticas ao prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) quanto à liberação da nova ponte que liga o centro comercial de Brumado ao Bairro São Félix e adjacências. Édio declarou que está faltando pulso e empenho por parte do gestor diante do impasse da Ferrovia Centro Atlântica (FCA), que ainda não liberou o trecho de passagem de linha no local. A ponte ficou pronta ainda no primeiro semestre de 2015 e chegou a entrar na agenda de obras a serem inauguradas no período do aniversário da cidade, no mês de junho. No entanto, a programação foi tirada de pauta por conta da não liberação da FCA. 

'Aguiberto tem que agir como prefeito', diz Édio Pereira sobre impasse da FCA para liberar ponte Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

“O município atendeu todas as condicionantes exigidas pela FCA, mas como ela não abriu o prefeito tem que abrir. Abre e vai brigar com a ferrovia na justiça. O que não pode é ele deixar a cidade engarrafada com problema de mobilidade por conta da ligação entre o centro e o Bairro São Félix e adjacências. A ponte está concluída, mas não está liberada porque a empresa não desbloqueou a passagem pela linha férrea. Aguiberto tem que lembrar que é o prefeito da cidade. Espero que ele aja como prefeito e libere a ponte para melhoria da trafegabilidade na cidade”, pontuou o parlamentar.

Taxista é preso acusado de aliciar crianças em Vitória da Conquista

Em Vitória da Conquista, um taxista foi preso acusado pelo aliciamento de duas crianças, de 8 e 10 anos. De acordo com informações da 77ª Companhia Independente da Polícia, uma das crianças contou que brincava na porta de casa quando o taxista fez a abordagem. O homem teria oferecido R$ 100 para que as duas crianças o acompanhassem até a casa dele. A situação teria sido flagrada pelas mães das crianças, que deram início ao uma discussão com o taxista. A polícia foi acionada e o suspeito foi preso e levado, junto com as vítimas, para o Distrito Integrado De Segurança Pública (Disep).

Brumado: Vândalos atacam as palmeiras na Lindolpho de Brito Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O vandalismo em Brumado não vê limites para as ações de destruição do bem público. Como se já não bastasse os ataques aos bancos das praças e telefones públicos, agora os vândalos resolveram atacar as plantas. O site Brumado Notícias registrou os ataques contra mais de dez palmeiras na calçada e na rótula da Avenida Dr. Lindolpho Azevedo de Brito, via de acesso a BA-148 no município. Os destruidores do bem público mutilaram as árvores,  deixando apenas os tocos dentro dos cercados de proteção. “Não dá pra entender esse tipo de atitude. O que esse tipo de pessoa ganha atacando uma planta que, além de embelezar a via, ainda proporciona bem estar e mais qualidade de vida à população? Será que quem fez isso gostaria de ter os braços mutilados?”, indagou um comerciante na localidade.

Brumadense procura por família que não vê há mais de 40 anos Foto: Divulgação

O brumadense João Santos, que atualmente reside na cidade de Malhada, na região do São Francisco, está à procura de sua família em sua terra natal. Por telefone ao site Brumado Notícias, ele declarou que saiu de Brumado com 17 anos idade devido as condições difíceis no início da década de 1970. Dez anos depois, retornou para rever a família, mas foi informado que seus pais e irmãos haviam se mudado para a cidade de Ipiaú e, desde então, não teve mais notícias dos familiares. Com quase 65 anos de idade, João Santos quer apresentar sua família aos pais e irmãos. Com isso, ele pede a quem tiver informações verídicas dos seus pais, Antônio Santos e Zumira Alves Santos, para entrar em contato. Como se trata de uma família de muitos filhos, ele se lembra apenas dos nomes de algumas irmãs: Maria Lúcia, Jamira e Nilcinha. “Peço a população de Brumado e de Ipiaú que se tiverem alguma informação sobre o paradeiro dos meus familiares, por favor, me informem, quero dar um longo e caloroso abraço nos meus pais e poder ver novamente o sorriso dos meus irmãos”, disse o idoso. O celular de contato de João Santos é (77) 99975-6162.

#Zika Zero: Prefeitura de Brumado intensifica ações de limpeza em toda a cidade Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A empresa Lig Lixo, terceirizada da prefeitura de Brumado, intensificou nesta semana a limpeza de ruas e praças da cidade. Segundo apurou o site Brumado Notícias, as ações em parceria com as secretarias de saúde e infraestrutura visam eliminar todos os focos do mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, da febre chikungunya e do zika vírus, dentro da campanha 'Zika Zero', que teve início no último final de semana. De acordo com Djalma Carneiro, coordenador da equipe de limpeza, 60 profissionais estão trabalhando a topo vapor em diversos pontos da cidade. A nossa reportagem flagrou uma equipe realizando os serviços na tarde desta quarta-feira (17), nas imediações da Clínica de Hemodiálise, no Bairro Nobre.  Todas as localidades, das zonas urbana e rural, receberão os serviços.

Chegou o novo Jetta 1.4 TSI com 150 cv na Brumauto

O Jetta 2016 passa a ser equipado nas versões Trendline e Comfortline com o novo motor 1.4 TSI de 150 cv, que alia excelente desempenho e baixo consumo de combustível. A versão Highline mantém o consagrado motor 2.0 TSI com 211 cv, associado à transmissão automática DSG de seis marchas. O internauta poderá conferir mais informações sobre o modelo no site institucional e no hotsite da linha premium - www.vw.com.br/premium. O novo Jetta 1.4 TSI com 150 cv já está disponível na concessionária Brumauto. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-5000.

Homem pode ter sido vítima de estelionato em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Uma suspeita de estelionato está sendo investigada pela polícia de Brumado. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, a vítima registrou queixa na delegacia afirmando que caiu em um golpe. De acordo com a denúncia, a vítima teria recebido a ligação de um homem vendendo um veículo Pick Up Estrada, com toda a documentação em dia. O veículo estaria em uma loja de veículos na cidade, onde a vítima esteve confirmando a veracidade das informações passadas via telefone. O proprietário da loja de veículos confirmou que o carro estava à venda e que seria de propriedade do suposto golpista. Diante disso, a vítima fez dois depósitos em dinheiro para contas indicadas pelo proprietário do veículo e, em seguida, esteve na loja para retirada do carro. No local, segundo a vítima, o dono do estabelecimento mudou a versão dos fatos e disse que o veículo seria de propriedade da loja, se recusando a entregar o Pick Up Estrada. O caso está sendo investigado.

Livramento: Homem com problemas mentais está desaparecido há quase um ano Foto: Reprodução/Blog Sigi Vilares

Desaparecido desde o dia 8 de maio de 2015, Petrônio Oliveira Silva, de 37 anos, tem problemas mentais e mora na cidade de Livramento de Nossa Senhora. Os familiares de Petrônio fazem um apelo para quem souber notícias do paradeiro do parente, que fugiu de casa há quase um ano. Ede acordo com Blog Sigi Vilares, ele pode ter sido visto pela última vez na cidade de Barreiras, com barba e cabelo grandes. Quem souber de qualquer informação, pode entrar em contato com a família através dos números (77) 99810-1365 ou (77) 99900-5598.

Brumado: Três pessoas são presas com armas de fogo Foto: Divulgação/PM

Na última terça-feira (16), uma guarnição da 34ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM) realizou diligências na cidade e deteve três pessoas, sendo um menor de idade. Com os indivíduos, a polícia encontrou dois revólveres e a suspeita é de que os mesmos tenham sido usados em diversos assaltos ocorridos nos últimos dias. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, no Bairro Dr. Juracy, a polícia deteve Eduardo de Almeida, vulgo Dudu, e um menor de 17 anos. Ambos possuíam um revólver calibre 32. Já durante a noite, por volta das 21h, a polícia deteve Carlos Magno na Fazenda Campo Seco, próximo à Vila Presidente Vargas. O mesmo portava um revólver calibre 38.

Brumado: Luciano Ribeiro diz que Alessandro Lôbo é qualificado e abre as portas do DEM Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O deputado estadual Luciano Ribeiro (DEM) disse na manhã desta quarta-feira (17) em telefonema ao site Brumado Notícias que o presidente da Câmara de Brumado, Alessandro Lôbo e Silva (PSL), é um nome qualificado para disputar a prefeitura da capital do minério. De acordo com Ribeiro, Lôbo reúne todas as condições necessárias para encarar a disputa nas eleições 2016. “É obvio que as legendas de oposições terão que ter uma candidatura à prefeitura de Brumado. Isso é o que nós pretendemos e vamos trabalhar”, disse. O presidente do legislativo já diz que mudará de partido para buscar mais apoio para a sua pré-candidatura ao executivo brumadense. Questionado sobre a possibilidade de ingressar no Democratas, Luciano estendeu o tapete vermelho. “Alessandro nunca me falou sobre uma filiação no DEM, mas será um grande prazer, engrandecerá demais o nosso partido não só em Brumado, mas também toda a região”, ressaltou. Uma possível candidatura do partido poderia trazer à cidade o badalado prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), para apoiar a legenda.

Eduardo Cunha tem dez dias para se defender sobre pedido de afastamento Foto: EBC

O Supremo Tribunal Federal (STF) notificou o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), sobre o pedido de afastamento dele do mandato, feito em dezembro do ano passado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, à Suprema Corte. A partir deste aviso, começa a contar o prazo de dez dias para defesa. O advogado de Cunha, Antônio Fernando, negou ter conhecimento sobre a notificação e mantém em segredo qualquer estratégia de defesa. Eduardo Cunha é acusado de usar o cargo de presidente da Câmara para intimidar parlamentares e cometer crimes. Ele responde a três inquéritos oriundos da Operação Lava Jato, que tramitam no Supremo. Eduardo Cunha nega todas as acusações e tem evitado falar sobre processos que tramitam contra ele no STF, como o que investiga a existência de contas secretas mantidas pelo deputado na Suíça para receber dinheiro de origem ilícita.

Caculé: Alunos da rede municipal retornam às aulas e recebem kit escolar Foto: Tayga Ribeiro/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (15), os alunos e profissionais da rede municipal de ensino de Caculé retornaram às atividades, dando início ao ano letivo de 2016. Todos os alunos receberam kits escolares adquiridos com recursos próprios, orçados em cerca de R$ 120 mil. O kit é composto por lápis de cor, apontador, borracha, caneta, lápis de escrever, régua e cadernos com imagens de estímulo a coleta seletiva, a preservação da água e ao plantio.  Com o tema “Sustentabilidade - Faça sua parte”, a campanha do ano letivo 2016 foi desenvolvida através de um trabalho da Secretaria Municipal da Educação e Cultura, em parceria com a Secretaria do Desenvolvimento, da Agricultura e do Meio Ambiente, com o intuito de estimular alunos e professores a promover sustentabilidade por meio de ações de cuidado e respeito com o meio ambiente. 

Caculé: Alunos da rede municipal retornam às aulas e recebem kit escolar Foto: Tayga Ribeiro/Brumado Notícias

Segundo a Secretária da educação, a professora Adailde Fernandes Cruz Telles, os profissionais da educação se prepararam para o ano letivo durante a Semana Pedagógica e receberam os alunos com carinho e entusiasmo. “Os alunos da educação infantil e do 1º ao 5º ano também receberam o material completo do Programa Alfa e Beto, uma aquisição que já aponta um avanço expressivo na aprendizagem da escrita e da leitura das crianças”, disse a secretária.

Brumadenses fazem parte dos 42,4% moradores brasileiros sem acesso à rede de esgoto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Balanço divulgado pelo Ministério das Cidades na última terça-feira (14) aponta que 42,4% dos moradores de áreas urbanas do país não tinham acesso a rede de esgoto em 2014. A cidade de Brumado faz parte da estatística, pois ainda não conta com um sistema de esgotamento sanitário. Segundo o secretário Nacional de Saneamento Ambiental, Paulo Ferreira, a falta de recursos deve impedir o país de cumprir a meta de 93% da população conectada à rede de coleta até 2033. As maiores dificuldades são a disponibilidade de recurso e a gestão de estados e municípios. Os dados do Diagnóstico dos Serviços de Água e Esgoto também apontam que 6,8% da população não tinha acesso a água encanada em 2014. Segundo o levantamento, 2,4 milhões de habitantes urbanos ganharam acesso à rede de água entre 2013 e 2014. No mesmo período, 3,5 milhões de moradores foram atendidos pela rede coletora de esgoto. A pasta também informou ter sido feito investimento de R$ 12,2 bilhões no setor, em todo o país, em 2014 – 16,7% mais do que no ano anterior. Ainda de acordo com o secretário Paulo Ferreira, foram concluídos 1,58 mil empreendimentos no setor em 2015. Os investimentos chegam a R$ 3,94 bilhões. Ele também afirmou terem sido iniciadas 141 obras de saneamento básico.

Dom Basílio: Caminhão baú bate em carreta que estava parada no acostamento Foto: Reprodução/WhatsApp

Em Dom Basílio, um acidente que poderia ter se transformando em uma tragédia foi registrado no início da tarde desta terça-feira (16), na BA-148, próximo da comunidade de Fazendinha. Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias, uma carreta bitrem estava parada no acostamento com problemas mecânicos, quando um caminhão baú que seguia no mesmo sentido se chocou na lateral do veículo. Ao que tudo indica, o motorista da carreta não havia sinalizado o trecho. Nenhum dos motoristas se feriu e os prejuízos foram apenas materiais. Parte da carga ficou espalhada pela pista.

Presidente e vice da Câmara de Brumado repudiam e culpam FCA pela morte do maquinista George Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em seus pronunciamentos durante a sessão legislativa na noite da última segunda-feira (15), o presidente e vice da Câmara de Vereadores de Brumado fizeram menção à morte do maquinista George Rocha, de 28 anos, que ocorreu após um descarrilamento e incêndio na cabine de comando da locomotiva. Os parlamentares prestaram solidariedade aos familiares e, em seguida, partiram para o ataque a Ferrovia Centro Atlântica (FCA). Com uma nota expedida pelo Sindicato dos Ferroviários, os vereadores brumadenses repudiaram a empresa e culparam a mesma pela morte do maquinista, apontando falta de manutenção da malha ferroviária, uma vez que a própria FCA teria declarado que o trecho não é rentável. Em entrevista ao site Brumado Notícias, os vereadores reforçaram seus discursos de repúdio. “Há três anos, o sindicato esteve na câmara apontando a má utilização da linha férrea sem manutenção. Não podemos permitir que trabalhadores morram por conta da irresponsabilidade da FCA, que não presta a devida manutenção no trecho”, disse o presidente Alessandro Lôbo (PSL). 

Presidente e vice da Câmara de Brumado repudiam e culpam FCA pela morte do maquinista George Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Já o vice, Édio Pereira (PCdoB), foi mais enfático em cobrar uma punição contra a empresa e ao mesmo tempo medidas de segurança e valorização pela vida dos funcionários. “A FCA merece ser repudiada porque pegou a linha férrea do governo federal para maximizar seus lucros e arrebentou, detonou, acabou com a malha ferroviária. Não dá a devida manutenção e nem respeita a vida dos seus funcionários. Só em 2015 foram três descarrilamentos aqui em nossa região e agora essa morte que já era anunciada pelo sindicato. Repudio a FCA, pois os trabalhadores são o patrimônio de qualquer empresa. O grande potencial competitivo de qualquer empresa são seus trabalhadores e os mesmos devem ser respeitados e valorizados”, argumentou o vereador. A nota emitida pelo sindicato dos ferroviários aponta que a FCA demitiu mais de 60 operários que prestavam serviços na manutenção da linha, deixando a malha sem assistência desde então.

Membros da Guarda Municipal se encontram com prefeito e agradecem conquistas obtidas Foto: Divulgação

Membros da Guarda Civil Municipal de Brumado, juntamente com o diretor Paulo Marques, estiveram reunidos com o prefeito Aguiberto Lima Dias (PDT) a fim de agradecerem as conquistas obtidas e pelas reivindicações atendidas pelo gestor. Os membros da GCM fizeram questão de agradecer o fardamento novo, o veículo zero KM que está sendo utilizado para as rondas e o pagamento dos 30% de periculosidade, que era um dos maiores anseios da categoria. “Os guardas municipais reconhecem os esforços da atual administração em atender as reivindicações da entidade. Sabemos que, mesmo neste momento de crise profunda que afeta os municípios brasileiros, o prefeito não mediu esforços para atender aos pedidos feitos a ele, por isso, reconhecemos o seu esforço”, destacou o diretor. Eles também aproveitaram a ocasião e fizeram novos pleitos, como mais um veículo para a ronda escolar e a instalação da sede própria da GCM de Brumado. A categoria saiu otimista do encontro, já que o prefeito disse que os pedidos já estariam na pauta de trabalho e devem ser atendidos.

Novo vírus para Android 'apaga' celular com um SMS Foto: AFP

Um novo malware para Android consegue apagar todos os dados armazenados nos telefones com sistema do Google. Batizado de Mazar, o arquivo é espalhado por mensagens SMS, segundo a empresa de segurança Heimdal Security. Depois da instalação, os criminosos conseguem administrar o dispositivo da vítima, com acesso a várias funções, incluindo fazer e receber chamadas e apagar toda a memória do aparelho. No SMS, a vítima verá um link dizendo que ela recebeu uma mensagem multimídia. Ao clicar, um pacote APK é instalado no telefone. Logo depois, o malware instala o browser TOR, para navegação anônima e na chamada deep web. Depois, o vírus roda o TOR para se conectar a um servidor na rede anônima e envia um SMS automaticamente para um número no Irã, com dados do aparelho contaminado. Para evitar o vírus, a recomendação de analistas é não clicar em links recebidos por SMS ou MMS de pessoas ou empresas desconhecidas. Também é recomendado não permitir que o Android instale aplicativos de fontes desconhecidas - é preciso ir em Configurações - Segurança - Fontes  Desconhecidas e deixar essa opção desmarcada. Assim, o celular só irá instalar apps do Google Play. Também se recomenda cuidado com redes Wi-Fi desconhecidas. É aconselhável desligar o Wi-fi quando este não estiver em uso.

Arquivo