Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Confira todas as novidades do SPA Glamour da Sobrancelha em Brumado

Destaque neste ano como o melhor centro de estética do olhar de Brumado e região, o SPA Glamour da Sobrancelha tem novidades para todos os seus clientes. Especializado em técnicas nacionais e internacionais de visagismo de sobrancelhas, incluindo a famosa técnica de dermopigmentação, o SPA Glamour também é referência no alongamento de cílios. Além disso, o centro de estética conta com uma sala específica para limpeza de pele profunda e rejuvenescimento facial, uma sala exclusiva de depilação, banho de lua e esfoliação, com todos os materiais esterilizados e assépticos, e a grande novidade: unhas em gel, acrigel e porcelana, o alongamento de unhas que é febre entre os maiores centros de estética do mundo. Faça uma visita e marque a sua avaliação no SPA Glamour da Sobrancelha, o que há de melhor em estética para você. O centro de estética fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554 A, Centro. Para marcar uma avaliação, ligue (77) 3441-5713 ou (77) 99827-1358 (whatsApp).

Eduardo Cunha: 'Aliança entre PT e PMDB será rompida em 2016'

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), acredita que a aliança entre o PT e o PMDB deve ser rompida em 2016 devido às crises política e econômica e a abertura do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). De acordo com o IG, Cunha explicou que o PT espera “submissão” de seus aliados, não parceria, e que o partido nunca dividiu o comando do País com o PMDB, como era de se esperar. O presidente da Câmara ainda ressaltou o que vem dizendo há semanas em sua defesa em relação ao processo que tenta cassar seu mandato de deputado, que pode ver o início da produção de um novo relatório, a ser analisado pelo Conselho de Constituição e Justiça e Cidadania da Casa (CCJ), já que o anterior, de autoria de Fausto Pinato (PRB-SP), deve ser derrubado. Segundo ele, o conselho optará pela nova troca de relator, levando o processo a retomar à sua estaca zero. Ainda de acordo com o deputado, a análise do pedido de impeachment da presidente deve dominar a agenda da Casa até março, quando, acredita ele, deve ser decidido se o processo será encaminhado para julgamento no Senado ou não.

Instituto de Beleza Vida deseja boas festas aos brumadenses

Neste final de ano, o Instituto de Beleza Vida deseja a todos um Natal cheio de luz e união e um Ano Novo de sonhos realizados. Que a beleza dessas datas se estenda por todo ano de 2016. Quer fazer uma mudança no seu visual? Então faça uma visita ao local e marque um horário. O Instituto de Beleza Vida fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 220. O telefone é (77) 3441-2741.

Presidente Dilma Rousseff cancela folga de fim de ano para cuidar da economia Foto: Reprodução

De acordo com o Blog de Cristiana Lôbo, a presidente Dilma Rousseff (PT) não terá dias de folga neste final de ano. A petista usará o tempo para se dedicar a definir medidas econômicas que serão apresentadas ao Congresso em fevereiro. Ela marcou uma reunião com os novos comandantes da área econômica no próximo dia 28 para definir “três ou quatro eixos”, como disse o ministro-chefe da Casa Civil, Jaques Wagner, em encontro com jornalistas. Entre as medidas estão a proposta de reforma da Previdência, com o aumento da idade mínima para aposentadoria; medidas de desburocratização do sistema tributário, uma proposta da CUT para permitir a livre negociação entre patrões e empregados e também medidas de crédito de médio e longo prazos. Para o ministro Jaques Wagner (PT), a decisão do STF de estabelecer novo rito para o processo de impeachment gera calmaria no mundo político e, assim, o governo tem tempo para reorganizar sua base parlamentar. Ele se referiu várias vezes aos 199 votos que teve a comissão especial indicada pelos líderes governistas como sendo o retrato da base do Palácio do Planalto. Para não haver a instalação do processo de impeachment são necessários pelo menos 172 votos.

Eduardo Cunha apresenta novo recurso contra decisão do Conselho de Ética Foto: Reprodução

O presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), entrou com novo recurso (REC 108/15) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) para anular o processo de investigação contra ele, aprovado há sete dias pelo Conselho de Ética. A CCJ já tinha em mãos um recurso (REC 107/15) do deputado Carlos Marun (PMDB-MS), aliado do peemedebista, que questionava a negativa ao pedido de vista do deputado Genecias Noronha (SD-CE). Mas, no novo recurso, Cunha ampliou os questionamentos e pede para que todo o processo seja anulado desde a escolha do novo relator Marcos Rogério (PDT-RO), no último dia 9. “Não há previsão regimental para recurso nesta fase do processo”, disse Marcos Rogério. Titular da CCJ, o parlamentar disse que, com essas novas argumentações, vai pedir vista do relatório que será apresentado hoje (22) na comissão sobre o recurso de Marun. O temor de Marcos Rogério é que os dois documentos acabem sendo apensados e analisados conjuntamente. “Considerando os novos argumentos vou pedir vista. Este [recurso] fala em efeito suspensivo. Se for aceito pela CCJ, será um atropelo regimental”, avaliou. Relator do recurso apresentado por Marun, o deputado Elmar Nascimento (DEM-BA) acatou os argumentos a favor de Eduardo Cunha. Nascimento pretende apresentar o relatório na sessão marcada para as 14h30, mas parlamentares acreditam que não haverá quórum para a realização da sessão. É necessária a presença de pelo menos 34 parlamentares. Com o início do recesso do Congresso Nacional amanhã (23), os corredores da Câmara já estão vazios. O presidente do Conselho de Ética, deputado José Carlos Araújo (PSD-BA), que também integra a CCJ, informou que está a caminho de Brasília para participar da sessão. As informações são da Agência Brasil.

Apae de Brumado ganha praça recreativa Foto: Sandra Regina/Brumado Notícias

Pais, alunos e professores do núcleo da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Brumado agradeceram a iniciativa da cooperadora Elza Silva e do jovem empresário Cézar Paulo Ribeiro pelos recursos direcionados à construção da Praça Recreativa Paulo Cézar Rocha Ribeiro, o Lim. A praça conta com quiosques interativos, um minicampo society e é totalmente arborizada. Com a presença da vice-prefeita Cristina Gondim (PSDB), demais autoridades e convidados, a presidente da Apae de Brumado, Dorinalva da Silva Aragão, e o empresário Cézar Paulo descerraram a placa inaugural. 

Apae de Brumado ganha praça recreativa Foto: Sandra Regina/Brumado Notícias

Dorinalva declarou que o espaço de lazer é um marco na história da instituição no município e fará um grande diferencial nas atividades lúdicas e recreativas dos assistidos. Já o empresário Cézar Paulo disse que foi uma grande satisfação poder colaborar com o empreendimento e ter a honra de o mesmo carregar o nome do seu pai. “Ele era um colaborador assíduo da Apae e nos deixou esse legado de que temos que estender as mãos a essas crianças. Fico feliz, não pela obra em si, mas de poder ver o sorriso estampado em cada rosto. Espero que esse equipamento seja de grande valia e que possa também ajudar as famílias e melhor cuidar dos nossos especiais”, destacou ele.

Brumado: Polícia aborta plano de fuga, mas está em alerta com os presos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Durante uma revista de rotina realizada no final da tarde da última segunda-feira (21), policiais civis de Brumado se depararam com parte da grade de uma cela cerrada na cadeia anexa à delegacia e ao setor administrativo da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior. A polícia informou ao site Brumado Notícias que os presos camuflaram a grade cerrada com fitas adesivas, o que indica que os mesmos planejavam uma fuga antes do Natal ou do Ano Novo, já que não receberam indulto. No entanto, embora os policiais tenham abortado o plano, o delegado e os investigadores não descartam que os detentos tentem fugir novamente, uma vez que a vistoria de ontem (21) foi superficial e ainda não foram encontradas as serras utilizadas pelos custodiados.

UP 1.0 acaba de chegar na Taigun Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taigun Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem um UP!, 2014/2015. Esse e mais diversos outros modelos só na Taigun Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brumado: Ministério Público não terá expediente até o dia 6 de janeiro Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Em Brumado, o Ministério Público (MP) não terá expediente até o próximo dia 6 de janeiro de 2016 em razão do recesso forense. Procuradores e promotores de Justiça trabalharão em regime de plantão, conforme escala publicada no Diário da Justiça Eletrônico (DJE) do último dia 15. Da mesma forma, o expediente dos serviços administrativos considerados essenciais e que não admitem interrupção obedecerá à escala de plantão organizada pela Superintendência de Gestão Administrativa.

Brumado: Contempladas queimam pneus exigindo entrega das casas nos Brisas III e IV Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Dezenas de mulheres que foram contempladas e assinaram os contratos para aquisição de casas nos residenciais Brisas III e IV, através do programa Minha Casa, Minha Vida, em Brumado, protestaram queimando pneus na manhã desta terça-feira (22), na entrada dos condomínios. As manifestantes cobram a entrega imediata das casas, pois, segundo elas, foi anunciado que as mesmas seriam entregues ainda esta semana, após o adiamento da semana passada. Duas guarnições da Polícia Militar compareceram ao local e dispersaram as manifestantes. Para surpresa das mulheres, o superintendente regional da Caixa Econômica Federal (CEF), em Vitória da Conquista, Ismael Boaventura, que estava de passagem pelo município, viu o movimento e resolveu apaziguar a situação informando que na próxima semana será anunciada a data correta da entrega dos imóveis. 

Brumado: Contempladas queimam pneus exigindo entrega das casas nos Brisas III e IV Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Ele reforçou que uma vez assinados os contratos as casas já estão asseguradas a cada uma das contempladas. “É desnecessário tal exposição, a casa já está garantida a cada família. Temos de seguir os trâmites legais e para isso temos que vencer alguns aspectos burocráticos que fazem parte de todo o processo”, explicou o superintendente, acrescentando que a prefeitura também está avaliando as denúncias de que alguns cadastrados que foram sorteados já possuem casa própria e por isso estariam inabilitados para serem contemplados com a nova moradia. Ismael disse que ainda resta a conclusão de alguns procedimentos operacionais nos residenciais, dentre os quais a instalação de água e energia, além de poucos reparos finais em algumas casas. Segundo ele, a previsão é de que as residências sejam entregues na primeira semana de janeiro. Com as explicações do representante, as manifestantes se deram por satisfeitas, mas avisaram que caso o prazo de entrega não seja cumprido novos protestos serão realizados.

Pré-Reveillon do Sítio Novo acontece neste sábado (26) em Brumado

Faltam apenas alguns dias para a segunda edição do Pré-Réveillon do Sítio Novo. A festa de final de ano acontece no próximo sábado (26), com início às 18h. Serão oito horas de celebração com três grandes nomes do sertanejo universitário, Seu Maxixe, Torres da Lapa e Daniel Vieira, além da dupla Max e Léo e do cantor Sinho Ferrari. Para comemorar a chegada do novo ano, se vista de branco e venha comemorar no Pré-Réveillon do Sítio Novo. No local, será montada uma mega estrutura, que conta com dois palcos, comida e bebida free, queima de fogos e uma grande novidade, a tenda eletrônica que terá o DJ Toninho, a Banda Caso Contrário e o cantor Fann Estourado, que vai sacudir a galera com o hit “Baixinho Delícia”. Garanta já o seu ingresso em um dos postos de venda: Bar do Rei, Boutique Sandes, B2 Distribuidora, Padaria Pérola, Kabana Natural, WMan e Rei do Som. Comemore a chegada de 2016 em grande estilo no Pré-Réveillon do Sítio Novo 2015. Vai ser bom demais!

Guanambi: Envelope com quase R$ 400 mil é furtado de comerciante Foto: Reprodução/Google Street View

Um comerciante teve um envelope com cerca de R$ 400 mil em cheques furtados do escritório de sua empresa, localizada na Avenida Barão do Rio Branco, em Guanambi, no sudoeste baiano. A vítima registrou queixa na delegacia local e entregou aos investigadores as imagens do circuito interno de segurança. No vídeo é possível ver o momento em que uma mulher morena, de estatura mediana, entra no local e furta o envelope. De acordo com o Farol da Cidade, a suposta ladra estava acompanhada com uma criança de aproximadamente 10 anos. A vítima disse na delegacia que só se deu conta do que havia acontecido quando precisou pegar os cheques para realizar pagamentos. A polícia civil está apurando o caso na tentativa de localizar a criminosa.

Brumado: CEEP em Gestão e Meio Ambiente disponibilizará cursos na modalidade PROSUB Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última segunda-feira (21), foram abertas as inscrições do sorteio eletrônico para 10 mil vagas dos Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma de Articulação Subsequente (PROSUB), da Rede Estadual de Educação Profissional. Os interessados devem acessar o Portal da Educação até o dia 5 de janeiro para realizar a sua inscrição. O sorteio será realizado no dia 13 de janeiro, na Secretaria da Educação, em Salvador. O Curso Técnico Subsequente (PROSUB) é voltado para estudantes, jovens e trabalhadores que cursaram o nível médio na rede pública, em instituição filantrópica ou em instituição privada na condição de bolsista integral. Em Brumado, o CEEP em Gestão e Meio Ambiente vai oferecer em 2016 dois cursos na modalidade PROSUB: Técnico em Administração (Noturno - 72 vagas) e Técnico em Logística (Noturno - 72 vagas). A matrícula deve ser feita entre os dias 25 e 27 de janeiro, no Centro de Educação Profissional. No ato da matrícula, o estudante deverá apresentar originais e cópias do CPF, do Histórico Escolar, da Cédula de Identidade e do comprovante de residência.

Prefeituras baianas têm acesso aos índices de participação no produto da arrecadação

Os gestores públicos e lideranças municipais interessados em saber os índices de participação dos municípios no produto da arrecadação do ICMS para aplicação no exercício de 2016 devem acessar o Diário Oficial Eletrônico, do Tribunal de Contas do Estado da Bahia (TCE-BA). A Resolução, que fixa os índices destinados ao cálculo da participação dos municípios no rateio da parcela de 25% do produto da arrecadação, pelo Estado, foi aprovada no último dia 15, em sessão plenária. 244 municípios tiveram aumento no rateio da receita proporcionada pelo ICMS e 173 tiveram uma redução percentual naquela receita, em relação ao ano de 2015. A Resolução nº 169, de 15/12/2015, bem como seus anexos, está disponível no portal do TCE/BA, na aba "Legislação", na janela "Resoluções Normativas".

Suprema Refrigerações faz votos de boas festas a todos

A equipe da Suprema Refrigerações deseja a todos os clientes e amigos um feliz Natal e um Ano Novo cheio de paz e realizações. “Obrigada por fazer parte da nossa família Suprema, pela confiança e fidelidade. Saiba que sem você não teríamos alcançado o sucesso. Gostaríamos de contar sempre com essa parceria e amizade”, disse a diretoria. Acesse o site www.supremaice.com.br e conheça toda linha de produtos da loja, que fica situada na Rua Teodoro Sampaio, 222, Centro. O telefone é (77) 3441-1786.

Brumado: 2ª CIPR inicia campanha de conscientização no trânsito Foto: Divulgação/PRE

Nesta época do ano há um aumento significativo no fluxo de veículos nas rodovias do país. Pensando nisso e na segurança no trânsito, a 2ª Companhia Independente de Polícia Rodoviária tem reforçado o efetivo policial e buscado conscientizar o seu público alvo através de campanhas educativas. Em Brumado, outdoors sobre a conscientização no trânsito foram instalados na área do posto rodoviário e os policiais estão em alerta para qualquer irregularidade. O objetivo é a redução de acidentes, principalmente aqueles provocados pelo excesso de velocidade.

Secretário de agricultura da Bahia prestigia formação de associação em comunidade rural de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O secretário estadual de Agricultura, Vitor Bonfim, esteve no último de final de semana em Brumado, onde prestigiou a criação da Associação de Moradores das comunidades de Além Cachoeira, Lagoa do Jatobá, Covas de Mandioca, Curral Velho e adjacências, bem como a posse da mesa diretora, cujo presidente é Albânio Souza Lima. Além de outros representantes das comunidades ligadas à associação, também marcaram presença no evento o vereador José Santos (PTC), o Santinho, e o secretário municipal de agricultura e recursos hídricos, Frederico Neves. “Fiquei muito feliz pelo prestígio dado pelo secretário Vítor Bonfim e demais autoridades presentes. Espero que nossa associação, com esse apoio recebido, possa conseguir bons frutos para as famílias em nossas comunidades representadas”, destacou o líder comunitário Albânio Lima ao site Brumado Notícias.

Macaúbas: Jovem vereador petista morre após sofrer uma forte descarga elétrica Foto: Divulgação/CMM

O jovem vereador Cássio Ricardo de Sousa, de 34 anos, conhecido como Cau do PT, faleceu no início da tarde desta segunda-feira (21). Segundo informações obtidas pelo site Brumado Notícias com políticos da cidade, Cau sofreu uma forte descarga elétrica enquanto tentava ligar uma bomba d'água em uma chácara de sua propriedade, na zona rural de Macaúbas, no sudoeste baiano. O vereador chegou a ser socorrido por uma ambulância do Samu 192 e encaminhado para o Hospital Antenor Alves Silva, mas morreu ao dar entrada na unidade. Cau era um dos vereadores mais jovens na Câmara de Vereadores de Macaúbas. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ele foi eleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT) com 861 votos (3,48%) em 2012. O parlamentar deixa viúva e filhos. O sepultamento ocorrerá nesta terça-feira (22) em Macaúbas. O poder legislativo macaubense já decretou luto oficial.

TCM alerta sobre novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O superintendente de controle externo do Tribunal de Contas dos Municípios, Kléber Moraes, falou sobre o novo Plano de Contas Aplicado ao Setor Público - PCASP, que entra em vigor no primeiro dia do próximo ano. O objetivo é padronizar o reconhecimento dos atos e fatos administrativos que ocorrem no âmbito das entidades públicas municipais. O novo PCASP está disponível no site do TCM e a sua adoção é obrigatória. De acordo com Moraes, o recurso vai possibilitar maior controle e fiscalização sobre os atos e fatos contábeis dos jurisdicionados não apenas por parte dos órgãos encarregados do controle externo, mas da sociedade como um todo. As mudanças, segundo o superintendente, guardam sintonia com a Portaria nº 634, de 19/11/2013, da Secretaria do Tesouro Nacional, que dispõe sobre as regras gerais, as diretrizes, normas e procedimentos contábeis aplicáveis aos entes da federação, com vista à consolidação das contas públicas da União, Distrito Federal, Estados e Municípios. Moraes destacou ainda que esta versão possibilita o desdobramento da estrutura de contas até o 8º nível para o atendimento das demandas do controle externo, especialmente em relação às especificações de fontes de recursos dispostas na Resolução TCM 1.268/08, mas o jurisdicionado pode utilizar níveis ainda mais avançados, caso julgue necessário.

Governador Rui Costa fala sobre ações em 2015 e faz planejamentos para 2016 Foto: Manu Dias/GOVBA

Durante evento realizado nesta segunda-feira (21), no Palácio do Rio Branco, em Salvador, o governador Rui Costa (PT) fez um balanço das principais ações do governo em 2015 e falou sobre as previsões para 2016. Entre outros assuntos abordados, o governador disse que, no que se refere ao programa Educar para Transformar, foram feitas eleições para a diretoria em mais de 600 escolas, com a participação dos alunos e dos pais. Rui explicou que as eleições para diretor envolvem votos de professores, alunos e pais. Além disso, na área de saúde, o governador informou que o Estado está atingindo o objetivo de fazer redução nos custos, melhorando a gestão de cada hospital. Para 2016, o governo pretende aumentar a oferta de procedimentos. A Bahia também avançou na interiorização da saúde - já foram assinados convênios com os consórcios municipais de saúde de Irecê, Jequié e Teixeira de Freitas, e os de Paulo Afonso e Guanambi já estão prontos para assinar. No começo do ano, o governador adiantou que quer iniciar a construção de dez policlínicas para atender aos moradores do interior. Na área de segurança, Rui afirmou que o Estado fecha o balanço com números próximos à meta estabelecida. Segundo ele, nos investimentos públicos, foi mantido o ritmo das obras prioritárias. Rui também disse que a Bahia avançou nas obras de habitação, contenção de encostas, abastecimento de água e esgotamento sanitário e que os investimentos continuarão.

Recesso parlamentar do legislativo brumadense tem início hoje (21) Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Câmara de Vereadores de Brumado entra em recesso parlamentar a partir desta segunda-feira (21). De acordo com o Regimento Interno, os vereadores só retornarão aos trabalhos no dia 1º de fevereiro de 2016. Mesmo estando em recesso, os parlamentares destacaram que continuam visitando as comunidades e ouvindo as principais reivindicações dos moradores. Segundo o presidente da Câmara, vereador Alessandro Lôbo (PSL), o recesso também será utilizado para o trabalho realizado ao longo de 2015 ser avaliado, além de serem planejadas novas ações para 2016.

Deputada Ivana Bastos comemora boas notícias sobre Porto Sul e Fiol Foto: Camila Queiroz

Segundo a deputada estadual Ivana Bastos (PSD), o ano de 2015 encerra com boas novidades para a Bahia. A primeira delas é a liberação da Autorização de Supressão Vegetal (ASV) para o Porto Sul, concedida pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama), considerado último passo para o início das obras do empreendimento que irá escoar a produção transportada pela Ferrovia da Integração Oeste Leste (Fiol). O documento permite a retirada da vegetação na poligonal do projeto para que os atos de desapropriação e os programas ambientais previstos sejam executados. O investimento total na obra é de R$ 2,7 bilhões, incluindo instalações para operação com minérios e granéis agrícolas. Para a deputada, que é presidente da Comissão da Fiol e do Porto Sul da Assembleia Legislativa, o colegiado teve papel fundamental na liberação da licença. A parlamentar também comemorou a emenda que determina a redução de cortes do repasse destinado à obra da Ferrovia Integração Oeste-Leste (Fiol), apresentada pelos deputados federais José Rocha (PR) e Jorge Solla (PT). Com a aprovação da emenda, presente no relatório final da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2016 da União, a Fiol passa a contar com R$ 40 milhões a mais do que o previsto inicialmente para o ano que vem. Com esse aporte a ferrovia receberá R$ 430 milhões - R$ 213,9 milhões para o trecho Caetité-Ilhéus e R$ 216 milhões para outros custos da ferrovia.

Juiz Genivaldo Guimarães pode trocar comarca de Brumado pela de Eunápolis Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O juiz Genivaldo Alves Guimarães pode trocar a Vara da Infância e Juventude na comarca do Fórum Dr. Duarte Moniz, em Brumado, pela comarca da cidade de Eunápolis. Por telefone ao site Brumado Notícias, o magistrado declarou que, após publicação em edital do Tribunal de Justiça da Bahia (TJ-BA), se habilitou para vaga no sul do estado. Ele disputa o pleito com mais três candidatos. O juiz declarou ter interesse na vaga por questões de acomodação e aproximação com a família que reside no interior de Minas Gerais. Genivaldo ficou muito popular em Brumado pelas suas enérgicas e positivas ações que moralizaram as campanhas eleitorais no ano de 2012, bem como por sua incansável atuação em dar andamento aos processos, muitos dos quais estavam há anos engavetados na comarca brumadense. Mesmo com a possibilidade, o juiz deixou claro que ainda não está confirmada sua transferência, pois apenas se habilitou para o cargo em Eunápolis.

Arquivo