Achei Sudoeste
Achei Sudoeste
Ex-presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio, morre na manhã de hoje (9) Foto: Marcos Ribolli

Faleceu na manhã desta quarta-feira (9) o ex-presidente do São Paulo, Juvenal Juvêncio. Ele lutava contra um câncer de próstata. Apesar de não revelar a idade, amigos próximos dizem que ele teria 81 ou 83 anos. Juvêncio estava internado desde o fim de semana no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O ex-dirigente teve dois períodos como presidente do São Paulo - o primeiro entre 1988 e 1990 e o segundo de 2006 a 2014. Ele fez parte da diretoria comandada por Marcelo Portugal Gouvêa quando o clube foi campeão da Libertadores e do Mundial de Clubes pela terceira vez (2005). No ano seguinte, já como presidente, emendou três títulos seguidos do Brasileirão, todos com Muricy Ramalho como treinador. Em 2011, Juvenal alterou o estatuto do São Paulo para ficar por mais um mandato à frente do clube, o terceiro consecutivo.

Instalação da comissão do impeachment é suspensa por ministro do STF Foto: Reprodução

O ministro Luiz Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na noite de ontem (8) suspender a formação e a instalação da comissão especial que irá analisar o processo de impeachment da presidente Dilma Rousseff na Câmara dos Deputados. Fachin determinou que os trabalhos sejam interrompidos até que o plenário do Supremo analise o caso. A votação está marcada para a próxima quarta-feira (16). Segundo o magistrado, ele suspendeu todo o processo do impeachment para evitar novos atos que, posteriormente, possam ser invalidados pelo Supremo, inclusive prazos. A decisão liminar foi tomada no mesmo dia em que a Câmara elegeu, por 272 votos a 199, a chapa alternativa de deputados de oposição e dissidentes da base aliada para a comissão especial. A decisão do ministro do STF também impede os demais procedimentos previstos no processo: eleição de presidente e relator do pedido de impeachment, bem como abertura do prazo para Dilma apresentar sua defesa.

Brumado: Clínica Mais Vida completa dois anos e agradece população pela confiança Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A Clínica Mais Vida está comemorando hoje dois anos de serviços prestados à população de Brumado. Nesse período foram atendidas milhares de pessoas com qualidade, presteza e acima de tudo compromisso e comprometimento de seus profissionais. As instalações da clínica foram ampliadas para dar maior comodidade e conforto aos pacientes - são salas amplas, arejadas e refrigeradas. No início eram 9 profissionais, agora o quadro conta com 28, que atendem de segunda a sábado. Nesse segundo ano, o planejamento e organização da direção da Clínica Mais Vida fizeram com que conquistas importantes fossem obtidas, tornando o local referência na região. “O atendimento de qualidade e a parceria com profissionais experientes são as principais credenciais que resultaram no crescimento da Clínica Mais Vida. Para que a população tenha um horário mais flexível de atendimento não fecharemos mais durante o horário de almoço, passando a atender das 7h às 18h30”, informou a direção. O Laboratório de Pesquisa, instalado na Clínica, também comemora dois anos de bons resultados, ajudando de forma significativa a consolidar esse novo espaço para tratamento de saúde em Brumado. “Obrigada a todos que estiveram conosco nesses primeiros anos: funcionários, profissionais médicos, pacientes e amigos. Não teríamos conquistado estas vitórias sem o carinho e a confiança de vocês”, destacou a direção da Clínica Mais Vida.

Jovem arrastada por correnteza em carro é sepultada em Brumado Foto: Reprodução/TV Sudoeste

A estudante Paula Cristina Alves de Souza, de 15 anos, foi sepultada na tarde de ontem (8), em Brumado. A jovem foi arrastada por uma correnteza durante fortes chuvas. No domingo (6), ela estava em um carro com os pais, quando o veículo passou sobre um riacho raso. A força da água arrastou o automóvel. Os pais conseguiram abandonar o veículo, mas a filha acabou morrendo afogada. O enterro ocorreu no Sítio São José Parentes, zona rural do município, onde ela morava. No local, parentes e amigos estavam bastante comovidos. Os pais estavam em estado de choque. Em 2014, a estudante foi eleita a melhor aluna da rede pública municipal. 

Jovem arrastada por correnteza em carro é sepultada em Brumado Foto: Reprodução/Facebook

Segundo informações de parentes, Paula Cristina voltava de sede do município de Brumado, após a mãe ter sido atendida em uma unidade médica. No retorno, o pai, que estava na direção do automóvel, tentou atravessar o riacho com o carro, mas a força da correnteza arrastou o veículo. De acordo com o G1, o carro foi retirado de dentro do riacho por moradores. A polícia ainda espera o resultado da perícia e os depoimentos dos pais da adolescente para determinar como a situação aconteceu. A adolescente foi encontrada fora do veículo, horas depois do acidente, por moradores da região.

Confira todas as novidades do SPA Glamour da Sobrancelha em Brumado

Destaque neste ano como o melhor centro de estética do olhar de Brumado e região, o SPA Glamour da Sobrancelha tem novidades para todos os seus clientes. Especializado em técnicas nacionais e internacionais de visagismo de sobrancelhas, incluindo a famosa técnica de dermopigmentação, o SPA Glamour também é referência no alongamento de cílios. Além disso, o centro de estética conta com uma sala específica para limpeza de pele profunda e rejuvenescimento facial, uma sala exclusiva de depilação, banho de lua e esfoliação, com todos os materiais esterilizados e assépticos, e a grande novidade: unhas em gel, acrigel e porcelana, o alongamento de unhas que é febre entre os maiores centros de estética do mundo. Faça uma visita e marque a sua avaliação no SPA Glamour da Sobrancelha, o que há de melhor em estética para você. O centro de estética fica localizado na Avenida Dr. Antônio Mourão Guimarães, 554 A, Centro. Para marcar uma avaliação, ligue (77) 3441-5713 ou (77) 99827-1358 (whatsApp).

Brumado: Oportunidade imperdível para comprar dois terrenos no Recanto dos Pássaros Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Se você deseja morar em um local tranquilo, com ar puro, seguro, área de lazer, infraestrutura, excelente localização e a poucos minutos do centro comercial chegou a sua grande oportunidade. No Residencial Recanto dos Pássaros estão à venda dois terrenos de 1.500 m2 cada um, formando um quarteirão, oportunizando a construção da casa de seus sonhos. Não perca a chance de realizar um excelente negócio! Para maiores informações e negociação entrar em contato com: (77) 99993-6868 (VIVO) / (77) 99178-6868 (TIM).

Brumado: Oportunidade imperdível para comprar dois terrenos no Recanto dos Pássaros Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias
Brumado: Criadora acusa ex-prefeito de tentar desabrigar 70 cães e gatos retirados das ruas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Por duas vezes (aqui e aqui), o site Brumado Notícias registrou a luta da costureira Maria Luiza dos Santos, moradora do Bairro Santa Tereza, em Brumado, que busca com recursos próprios manter 30 cães e 40 gatos, que foram retirados por ela das ruas da cidade. Desta vez, a costureira está acusando o ex-prefeito Eduardo Lima Vasconcelos (PSB) de tentar invadir a propriedade onde mantém os animais, localizada em frente à Uneb, na Avenida Lindolpho Azevedo de Brito, juntamente com o coordenador da Vigilância Epidemiológica do Município (Vigep), Fábio Azevedo, a fim de desabrigar os animais. A costureira disse a nossa reportagem que estranhou a atitude do ex-prefeito, uma vez que há meses ele se mostrou solidário à causa e até ofereceu um imóvel para abrigar os animais recolhidos. A mulher declarou que discutiu com Vasconcelos quando ele mencionou que os animais são um mal para a vizinhança na localidade. “Ele disse que os animais estavam contaminando o bairro, aí eu respondi que ele era a verdadeira contaminação por aqui”, relatou a criadora, que retirou os animais que estavam na propriedade do ex-gestor e os abrigou em uma casa no Bairro São José. Nossa reportagem também ouviu Eduardo e ele negou ter invadido a propriedade, mas apenas foi apresentar o local ao coordenador de endemias. Ele rebateu as acusações alegando que os cães estão doentes por conta da falta de cuidados. 

Brumado: Criadora acusa ex-prefeito de tentar desabrigar 70 cães e gatos retirados das ruas Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Vasconcelos ainda criticou o governo e o Ministério Público por não darem à devida atenção a situação. “Não invadi nada. A vigilância sanitária me procurou para saber onde ficaria o criatório e eu fui mostrar. Penso eu que qualquer cidadão brumadense faria isso. Os cachorros estão pestilentos e são uma ameaça a saúde pública. Ela não tem condições de cuidar dos animais e não tem recebido o devido apoio, seja do poder público ou da sociedade, e com isso vem colocando em risco a saúde da própria família e da comunidade. Isso se dá pela incompetência do governo que não envia um kit para os agentes de endemias fazerem o controle do calazar e também pela falta de competência do Ministério Público, que não toma uma providência para cuidar desse tipo de coisa. Isso aqui só pode ser o mundo de Dilma e Eduardo Cunha, onde o cidadão de bem tenta fazer o bem para a sociedade e é condenado por tentar proteger a saúde pública”, disparou o ex-prefeito. Em contrapartida, o coordenador de endemias Fábio Azevedo afirmou que não teve acesso ao local onde os animais são mantidos e disse desconhecer se os animais são acompanhados por uma veterinária. “São animais que foram retirados das ruas e podem sim oferecer algum risco a saúde não apenas da família, mas como da vizinhança caso não estejam recebendo os devidos cuidados veterinários”, completou Azevedo. O coordenador não mencionou qual medida o órgão irá adotar diante do caso.

Brumado: Diretora de escola municipal é agredida durante tentativa de assalto Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A diretora do Centro Municipal de Ensino Agamenon Santana - CMEAS, do município de Brumado, foi agredida por dois marginais durante uma tentativa de assalto. Os elementos estavam a bordo de uma motocicleta e tentaram roubar a bolsa da diretora, quando ela se dirigia para a unidade de ensino na manhã desta terça-feira (8). Como não conseguiram arrancar a bolsa que estava pendurada no braço da diretora, os bandidos a empurraram, jogando-a no chão. Ela teve vários hematomas nos membros e no rosto. O crime ocorreu na Rua Maria Nilza de Azevedo Silva, no Bairro Monsenhor Fagundes, a pouco mais de 300 metros da escola e da delegacia de polícia. Os moradores disseram ao site Brumado Notícias que a diretora passa todos os dias pela via a caminho da escola e que o local é bastante movimentando no horário por conta da circulação de estudantes e operários. A vítima foi encaminhada ao Hospital Professor Magalhães Neto, onde recebeu atendimento médico. A polícia investiga o caso.

Brasil já tem mais de 20 milhões de acessos em 4G

De acordo com levantamento do mês de outubro da Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil), o número de acessos em banda larga móvel pela tecnologia 4G chegou a 20,4 milhões em todo o país - nos últimos 12 meses, a banda larga 4G cresceu 308%, com a ativação de 15 milhões de novos acessos. Considerando os resultados em 3G e 4G, o número de acessos em banda larga móvel se manteve estável, com 200,5 milhões. Segundo a entidade, as redes de 3G já estão instaladas em 4.295 municípios, que concentram 94% da população e o 4G está em 359 municípios, que concentram mais da metade da população brasileira (52%). Na banda larga total, considerando fixa e móvel, o número também se manteve estável, em 225,9 milhões, apresentando um crescimento de 26% desde outubro de 2014. Nesse período, foram ativados 47 milhões de novos acessos. Do número total de banda larga, 25,4 milhões são de banda larga fixa, segmento que apresentou crescimento de 6,7% no período de 12 meses.

Marcos Antônio Cardoso, o Kezinha, receberá título de cidadão brumadense Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Na última sessão legislativa, o vereador Weliton Lopes (Sem Partido) apresentou projeto de Decreto Legislativo para concessão de título de cidadão brumadense a Marcos Antônio Cardoso, conhecido como Kezinha. Aprovado por unanimidade, o projeto concederá a homenagem ao cidadão que reside há mais de vinte sete anos em Brumado e sempre trabalhou na área da cultura. Pioneiro em eventos que tornaram a cidade conhecida em toda região, Kezinha foi colunista social nos jornais da cidade, precursor dos cursos de modelo e manequim, formando centenas de pessoas e tendo alguns de seus alunos seguindo carreira. Em sua justificativa, Lopes destacou que Kezinha é referência em toda região, levando seu trabalho para mais de dez municípios. “O título de cidadão brumadense é uma forma que temos de homenagear a todos que escolheram Brumado como sua terra natal e trabalham para que seja uma cidade próspera e desenvolvida. Devido aos relevantes e indispensáveis serviços que vem prestando no nosso município é que apresentei o projeto, que após aprovação de meus nobres colegas irá condecorar e retribuir os préstimos dispensados à cidade de Brumado”, disse o parlamentar.

Drones podem auxiliar no combate ao aedes aegypti

Além dos tradicionais meios de combate, agora algumas cidades estão utilizando também drones para ajudar a exterminar o aedes aegypti, mosquito que transmite doenças como a dengue, a febre chikungunya e o zica vírus. Para o engenheiro industrial elétrico e especialista em drones, Charles Roberto Stempniak, esta ferramenta é um mercado muito novo, mas que pode ser bem interessante pelo fato de que os drones têm uma grande mobilidade para fazer imagens. Ele lembra que com esses equipamentos é possível “transportar câmaras para locais que até pouco tempo a gente não conseguia, fazendo imagens, aliando isso com tecnologia de processamentos de dados". Segundo ele, isso aliado a sofwares e algorítimos de inteligência artificial torna possível criar soluções muito interessantes para combater os focos do mosquito. Stempniak avalia que, ao contrário do que muita gente pensa, a tecnologia não tira trabalho de ninguém. Para ele, a ferramenta apenas melhora o trabalho das equipes em solo, tornando o esforço mais efetivo.

Brasília: Guardas Municipais de Brumado participam de audiência que debateu a PEC 534 Foto: Divulgação

Uma comissão dos Guardas Civis Municipais da cidade de Brumado esteve em Brasília, na última semana, quando participaram da audiência pública que debateu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, que tem por objetivo ampliar o poder de atuação da GM no auxílio da segurança pública em suas respectivas cidades. A proposta, que nasceu no senado federal, vem repercutindo em todo o país. Os GCMs de Brumado abraçam a causa e apostam na proposta como um dos grandes auxílios às polícias no município. No evento, a comissão foi recebida pelo deputado federal Erivelton Santana (PSC), que estendeu o braço de apoio aos anseios da categoria e disse que vai trabalhar com afinco no intuito de que a PEC seja logo aprovada. O parlamentar declarou ainda que buscará meios de ajudar no aparelhamento da GCM brumadense.

Onix acaba de chegar na Taigun Auto em Brumado

Está querendo comprar um carro? Então, passe agora mesmo na Taigun Auto e confira os modelos disponíveis na concessionária. No local, tem um Onix 1.4, 2015/2016. Esse e mais diversos outros modelos só na Taigun Auto, onde tem as melhores opções e as melhores condições de pagamento. A concessionária fica localizada na Avenida Centenário, 853, Novo Brumado. Ligue (77) 3441-5551.

Brumado poderá jogar a segunda divisão do Campeonato Baiano em 2016 Foto: Natan Filipe/Brumado Notícias

O presidente da Liga Brumadense de Futebol (LBF), Emanuel Araújo Lima, o Manelão, compareceu na última segunda-feira (7) ao departamento técnico da Federação Baiana de Futebol (FBF), onde junto com a diretora Taís Galvão deu entrada no processo para criar e inserir o Brumado Futebol Clube na segunda divisão do Campeonato Baiano de Futebol de 2016. O presidente da liga brumadense se reuniu com os demais membros da entidade e firmaram o compromisso de levar adiante o projeto de profissionalização do futebol local. Em contato com o site Brumado Notícias, o dirigente declarou que a passagem pela FBF foi positiva. Segundo ele, a parte burocrática está sendo bem encaminhada para que o município tenha uma representação na elite do futebol do estado. “Se estamos tentando entrar na segunda divisão é porque visamos à primeira, pois não pensamos em eternizar como time de segunda divisão. Para isso temos um longo caminho a percorrer e esperamos poder contar com todas as esferas para tornar esse sonho uma realidade”, disse Manelão.

Azul Linhas Aéreas aguarda chegada de novas aeronaves para iniciar voos em Guanambi Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

De acordo com a Secretaria Estadual de Relações Institucionais, a Azul Linhas Aéreas está adquirindo novas aeronaves ATR 72 - 600 para voos regionais, que serão usadas no aeroporto de Guanambi. A expectativa é de que os voos na cidade tivessem início neste ano, mas a previsão é de que as novas linhas sejam iniciadas em 2016. Além do aeroporto de Guanambi, outros aeroportos também serão beneficiados com a chegada de mais aeronaves. Segundo a Serin-BA, os demais acordos de incentivo de ICMS já foram todos acertados e a única pendência é essa. Os aviões ATR 72 - 600, utilizados pela Azul, são apropriados para pouso em pistas curtas. Além do mais, são econômicos e a sua capacidade é de 74 passageiros.

Brumado: Lapeclin oferece os mais completos exames para melhor atender os pacientes Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Com unidades em Caetité e Ibitira, o Lapeclin - Laboratório de Análises Clínicas tem a sua central de atendimento localizada na Rua Tibúrcio Leite, nº 15, em Brumado. Trabalhando com confiança, segurança e excelência, o Lapeclin dispõe de uma série de exames: bioquímica, hormônios de fertilidade, urínalise, hematologia, imunologia, parasitologia, hemostasia, marcadores tumorais, citologia, hormônios da tireoide, bacteriologia, marcadores cardíacos, exames pré-natais, exames de DNA, entre outros. Se você valoriza profissionais capacitados, um laboratório equipado com toda tecnologia necessária e a confiança de resultados precisos, faça seus exames no Lapeclin. Há 29 anos no mercado atendendo com excelência e referência como o melhor laboratório da região. Para maiores informações, ligue: (77) 3441-2040.

Brumado é contemplado com mais 350 cisternas do programa Água Para Todos Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O município de Brumado recebeu uma primeira remessa de 100 cisternas de 16 mil litros a serem entregues às famílias nas comunidades rurais mais afetadas pela seca. O secretário de recursos hídricos, Frederico Neves, esclareceu ao site Brumado Notícias que as cisternas foram adquiridas através do Programa Água Para Todos, em parceria com a prefeitura e a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), mediada pelo então deputado estadual Vítor Bonfim. O secretário explicou que o lote total é de 350 cisternas, mas as demais só chegarão ao município após a entrega da primeira remessa, que encontra-se no pátio do Almoxarifado Central.

Governo da Bahia realiza eleição para diretores das escolas do Estado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias/Arquivo

Nesta quinta-feira (10), mais de dois mi­lhões de pes­soas estão aptas para es­co­lher os di­ri­gentes das es­colas da rede es­ta­dual. As elei­ções acon­tecem si­mul­ta­ne­a­mente nas es­colas da rede es­ta­dual de en­sino, du­rante os três turnos. Podem par­ti­cipar da eleição, pro­fes­sores, co­or­de­na­dores pe­da­gó­gicos, ser­vi­dores pú­blicos em exer­cício na uni­dade es­colar, es­tu­dantes a partir de 12 anos de idade com frequência re­gular e pais ou res­pon­sá­veis. Nesta eleição, o Governo da Bahia am­pliou para 55% o peso dos votos dos alunos e dos pais. A ini­ci­a­tiva in­tegra o pro­grama Educar para Transformar - Um Pacto pela Educação, que propõe maior in­te­gração das fa­mí­lias na es­cola, pela me­lhoria da edu­cação pú­blica. A par­ti­ci­pação da fa­mília no pro­cesso elei­toral também ganha força, so­bre­tudo, com a atu­ação do Co­le­giado Es­colar, con­selho for­mado pelo gestor, pro­fes­sores, fun­ci­o­ná­rios, es­tu­dantes, pais, mães ou res­pon­sá­veis pelos es­tu­dantes, que se reúnem men­sal­mente para co­la­borar com a me­lhoria da es­cola e cuja eleição dos mem­bros também foi re­a­li­zada este ano nas es­colas.

Jovem é alvejado com quatro tiros em mais uma tentativa de homicídio em Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Um jovem de 20 anos foi vítima de mais de uma tentativa de homicídio na noite da última segunda-feira (7), próximo ao famoso morro da caixa d’água, na Rua São José, Bairro Olhos D’água, em Brumado. Os moradores do local disseram à polícia que ouviram vários disparos de arma de fogo e logo em seguida o barulho de um carro partindo em disparada. Antes das equipes de socorro e da polícia chegarem à localidade, um homem levou a vítima de moto para o Hospital Professor Magalhães Neto. A polícia informou ao site Brumado Notícias que o rapaz alvejado já tem passagem por assaltos a mão armada e associação ao tráfico. Os investigadores trabalham com a hipótese de um possível acerto de contas com o tráfico. O jovem passou por um procedimento cirúrgico para retirada dos projéteis ainda na noite de ontem, mas a equipe médica aponta que seu quadro inspira cuidados devido à gravidade dos ferimentos.

Vigep identifica vários focos do mosquito da dengue no pátio da delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

Bastou cair a chuva no último domingo (06) para ser comprovado o temor dos moradores vizinhos ao prédio da 20ª Coordenadoria de Polícia do Interior, que agrega a delegacia local, bem como o Departamento de Polícia Técnica e o Instituto Médico Legal, em Brumado. O mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Zika Vírus e Chikungunya, fez dos carros e reservatórios no pátio do complexo um grande berçário. 

Vigep identifica vários focos do mosquito da dengue no pátio da delegacia de Brumado Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

A comprovação veio nesta segunda-feira (7), após inspeção realizada por uma equipe de agentes da Vigilância Epidemiológica Municipal (Vigep), que recolheu várias larvas do mosquito nas carrocerias dos carros, nos tanques abertos de várias motocicletas, e no reservatório subterrâneo de água. Os agentes explicaram ao site Brumado Notícias que havia uma grande preocupação em o local ter focos do mosquito, mas a comprovação só veio após as chuvas, quando as larvas eclodiram. As amostras foram encaminhadas para análise e os agentes aplicaram os produtos de combate ao mosquito em toda a área.

Sindicato dos Comerciários de Brumado e região inicia campanha salarial 2016 Foto: Lay Amorim/Brumado Notícias

O Sindicato dos Comerciários de Brumado e região vem desenvolvendo um amplo planejamento de enfrentamento à crise econômica, que é composto por diversas ações que visam fazer com que comerciários e comerciantes possam superar as dificuldades do momento. Dentre estas ações está a parceria que congregou e continua congregando uma grande parte dos comerciantes locais, através da qual os comerciários foram agraciados com uma série de benefícios e descontos no comércio local. Além disso, o sindicato está iniciando a campanha salarial 2016, que vem no mesmo esteio das parcerias e da criatividade para se enfrentar a crise. O presidente do SCBR, Joilson Pereira, vem efetuando uma gestão proativa e inovadora, que já obteve grandes conquistas e resultados muito significativos para a categoria. É o Sindicato dos Comerciários de Brumado e Região mostrando competência e dando o suporte necessário para os seus associados. A Campanha salarial na cidade de Brumado propôs uma parceria inédita com as empresas da cidade, visando aquecer a economia local e proporcionar aos comerciários bens e serviços através de convênios firmados com mais de 45 lojas, além de academias, clínicas, cursos de idiomas, cursos profissionalizantes, consultórios diversos, faculdades, oficinas mecânicas e muito mais. A iniciativa foi bastante elogiada pelos comerciários e pelos comerciantes e indicada como possível solução para amenizar a crise. Lembrando que para usufruir dos serviços e convênios o comerciário precisa fazer sua carteirinha! Para maiores informações, lige: (77) 3441-3270.

Prepare o teu coração, porque neste sábado (12), só haverá lugar para a paixão na 'Noite da Sofrência'

É neste sábado (12) a Noite da Sofrência, evento que vai reunir grandes nomes do segmento: Tayrone, Júlio Nascimento e Sinho Ferreira. O palco do Parque de Exposições, em Brumado, vai ficar pequeno pra tanta emoção. Os fãs dos artistas já estão em contagem regressiva para a festa da sofrência. A atmosfera é a mais positiva possível e os brumadenses estão no clima do evento ouvindo os sucessos das atrações da Noite da Sofrência. A produção do evento está também acelerando o ritmo e os últimos detalhes já estão sendo realizados para que o Parque de Exposições receba os milhares de fãs apaixonados. Você que ainda não adquiriu o seu ingresso, não perca mais tempo e corra agora mesmo a um dos postos de venda: B2 Distribuidora e Kabana Natural. Não haverá mais virada de preço. Noite da Sofrência, um festa inesquecível que será comandada pela paixão.

A4 Veículos: Promoção oferece dois Jeeps Renegade por preço de custo

A A4 resolveu surpreender até o Papai Noel com uma super promoção de tirar o fôlego que terá início nesta terça-feira (8). Os dois primeiros clientes que forem à loja poderão levar o sensacional Jepp Renegade a preço de custo da concessionária. Isso mesmo! A preço de custo da concessionária! São dois Jepps que estarão à disposição da clientela em uma oportunidade única e imperdível. Não perca essa chance de adquirir esse esportivo que é o sucesso do momento e que vem sendo o líder de vendas da categoria. Então, corra agora mesmo até a A4 Veículos, que fica localizada na Rua Exupério Pinheiro Canguçu, 245, bem no centro de Brumado. É a A4 Veículos fazendo do seu Natal muito mais que um bom negócio. O telefone é (77) 3441-4555.

Em carta a Dilma, Temer aponta desconfiança quanto a ele e ao PMDB Foto: Reprodução

O vice-presidente da República, Michel Temer, enviou carta à presidenta Dilma Rousseff em que aponta “fatos reveladores” da desconfiança que o governo possui em relação a ele e ao PMDB. De acordo com a assessoria de imprensa da Vice-Presidência, a decisão de Temer de escrever a carta foi tomada após a presidenta informar, durante entrevista coletiva à imprensa, na manhã desta segunda-feira, que o procuraria para conversar ontem (7). No documento, entregue no Palácio do Planalto, Temer não propôs rompimento entre partidos ou com o governo, de acordo com a assessoria da Vice-Presidência: “Ele rememorou fatos ocorridos nestes últimos cinco anos, mas somente sob a ótica do debate da confiança que deve permear a relação entre agentes públicos responsáveis pelo país”.

Leia abaixo a íntegra da carta.

São Paulo, 07 de Dezembro de 2.015.

Senhora Presidente,

"Verba volant, scripta manent" (As palavras voam, os escritos permanecem)

Por isso lhe escrevo. Muito a propósito do intenso noticiário destes últimos dias e de tudo que me chega aos ouvidos das conversas no Palácio.

Esta é uma carta pessoal. É um desabafo que já deveria ter feito há muito tempo.

Desde logo lhe digo que não é preciso alardear publicamente a necessidade da minha lealdade. Tenho-a revelado ao longo destes cinco anos.

Lealdade institucional pautada pelo art. 79 da Constituição Federal. Sei quais são as funções do Vice. À minha natural discrição conectei aquela derivada daquele dispositivo constitucional.

Entretanto, sempre tive ciência da absoluta desconfiança da senhora e do seu entorno em relação a mim e ao PMDB. Desconfiança incompatível com o que fizemos para manter o apoio pessoal e partidário ao seu governo.

Basta ressaltar que na última convenção apenas 59,9% votaram pela aliança. E só o fizeram, ouso registrar, por que era eu o candidato à reeleição à Vice.

Tenho mantido a unidade do PMDB apoiando seu governo usando o prestígio político que tenho advindo da credibilidade e do respeito que granjeei no partido. Isso tudo não gerou confiança em mim, Gera desconfiança e menosprezo do governo.

Vamos aos fatos. Exemplifico alguns deles.

1. Passei os quatro primeiros anos de governo como vice decorativo. A Senhora sabe disso. Perdi todo protagonismo político que tivera no passado e que poderia ter sido usado pelo governo. Só era chamado para resolver as votações do PMDB e as crises políticas.

2. Jamais eu ou o PMDB fomos chamados para discutir formulações econômicas ou políticas do país; éramos meros acessórios, secundários, subsidiários.

3. A senhora, no segundo mandato, à última hora, não renovou o Ministério da Aviação Civil onde o Moreira Franco fez belíssimo trabalho elogiado durante a Copa do Mundo. Sabia que ele era uma indicação minha. Quis, portanto, desvalorizar-me. Cheguei a registrar este fato no dia seguinte, ao telefone.

4. No episódio Eliseu Padilha, mais recente, ele deixou o Ministério em razão de muitas "desfeitas", culminando com o que o governo fez a ele, Ministro, retirando sem nenhum aviso prévio, nome com perfil técnico que ele, Ministro da área, indicara para a ANAC. Alardeou-se a) que fora retaliação a mim; b) que ele saiu porque faz parte de uma suposta "conspiração".

5. Quando a senhora fez um apelo para que eu assumisse a coordenação política, no momento em que o governo estava muito desprestigiado, atendi e fizemos, eu e o Padilha, aprovar o ajuste fiscal. Tema difícil porque dizia respeito aos trabalhadores e aos empresários. Não titubeamos. Estava em jogo o país. Quando se aprovou o ajuste, nada mais do que fazíamos tinha sequência no governo. Os acordos assumidos no Parlamento não foram cumpridos. Realizamos mais de 60 reuniões de lideres e bancadas ao longo do tempo solicitando apoio com a nossa credibilidade. Fomos obrigados a deixar aquela coordenação.

6. De qualquer forma, sou Presidente do PMDB e a senhora resolveu ignorar-me chamando o líder Picciani e seu pai para fazer um acordo sem nenhuma comunicação ao seu Vice e Presidente do Partido. Os dois ministros, sabe a senhora, foram nomeados por ele. E a senhora não teve a menor preocupação em eliminar do governo o Deputado Edinho Araújo, deputado de São Paulo e a mim ligado.

7. Democrata que sou, converso, sim, senhora Presidente, com a oposição. Sempre o fiz, pelos 24 anos que passei no Parlamento. Aliás, a primeira medida provisória do ajuste foi aprovada graças aos 8 (oito) votos do DEM, 6 (seis) do PSB e 3 do PV, recordando que foi aprovado por apenas 22 votos. Sou criticado por isso, numa visão equivocada do nosso sistema. E não foi sem razão que em duas oportunidades ressaltei que deveríamos reunificar o país. O Palácio resolveu difundir e criticar.

8. Recordo, ainda, que a senhora, na posse, manteve reunião de duas horas com o Vice Presidente Joe Biden - com quem construí boa amizade - sem convidar-me o que gerou em seus assessores a pergunta: o que é que houve que numa reunião com o Vice Presidente dos Estados Unidos, o do Brasil não se faz presente? Antes, no episódio da "espionagem" americana, quando as conversar começaram a ser retomadas, a senhora mandava o Ministro da Justiça, para conversar com o Vice Presidente dos Estados Unidos. Tudo isso tem significado absoluta falta de confiança;

9. Mais recentemente, conversa nossa (das duas maiores autoridades do país) foi divulgada e de maneira inverídica sem nenhuma conexão com o teor da conversa.

10. Até o programa "Uma Ponte para o Futuro", aplaudido pela sociedade, cujas propostas poderiam ser utilizadas para recuperar a economia e resgatar a confiança foi tido como manobra desleal.

11. PMDB tem ciência de que o governo busca promover a sua divisão, o que já tentou no passado, sem sucesso. A senhora sabe que, como Presidente do PMDB, devo manter cauteloso silencio com o objetivo de procurar o que sempre fiz: a unidade partidária.

Passados estes momentos críticos, tenho certeza de que o País terá tranquilidade para crescer e consolidar as conquistas sociais.

Finalmente, sei que a senhora não tem confiança em mim e no PMDB, hoje, e não terá amanhã. Lamento, mas esta é a minha convicção.

Respeitosamente,

\ L TEMER

A Sua Excelência a Senhora

Doutora DILMA ROUSSEFF

DO. Presidente da República do Brasil

Palácio do Planalto

CONTINUE LENDO
Arquivo